Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alexandra Fidalgo das Neves
Nomes de citação
- Neves, Alexandra
- Schmidt, Alexandra
- Das Neves
- Fidalgo Schmidt, Alexandra
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4B18-3A8F-B83F
- ORCID iD
- 0000-0002-0652-0686
Websites
- https://www.ua.pt/pt/p/80647699 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Alemão (Idioma materno) | |||||
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09/30
Concluído
|
MBA in Human Ressources Management (Outros)
Especialização em Recursos Humanos
COGNOS AG, Portugal
|
19 |
2003/09/01 - 2011/12/15
Concluído
|
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Education / Foreign Language Didactics
Universidade de Aveiro, Portugal
"Images of languages and affect in scholar contexts. A study regarding German.
Imagens das línguas e afectividade em contexto escolar. Um estudo sobre o Alemão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
approved |
2003/06
Concluído
|
Master in Didactics of Foreign Languages (Mestrado)
Especialização em Education / Foreign Language Didactics
Universidade de Aveiro, Portugal
|
17 |
2001/06/30
Concluído
|
Degree in Teaching of English and German (Licenciatura)
Especialização em English studies; German studies; Teaching English; Teaching German
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/03/19 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2020/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal | ||
2003/09/01 - 2007/08/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universität Stuttgart, Alemanha |
Universität Stuttgart, Alemanha | ||
2024/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2020/10/01 - 2024/07/31 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal | ||
2013/02/14 - 2016/01/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | G17 Fachhochschule Metalltechnik, Alemanha |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2020/07/31 | Director de Unidade Orgânica | BS22 - Berufliche Schule Energietechnik, Alemanha |
2016/02/01 - 2019/10/31 | Coordinator of interscholar groups (Fachreferentin) | HIBB - Hamburger Institut für Berufliche Bildung (Ministério de Educação Profissional de Hambrugo), Alemanha |
HIBB - Hamburger Institut für Berufliche Bildung (Ministério de Educação Profissional de Hambrugo), Alemanha | ||
2011/08/01 - 2013/02/28 | Subdirector de Unidade Orgânica | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Embaixada de Portugal em Berlim, Alemanha |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/11/30 | Teacher Trainer (Referentin) | Landesinstitut für Lehrerbildung und Schulentwicklung, Alemanha |
2002/09/01 - 2003/08/31 | Teacher (Secondary School) | Escola Secundária com Terceiro Ciclo Dr. Celestino Gomes, Portugal |
2000/09/01 - 2001/08/31 | Teacher (Secondary School) | Escola Secundária com Terceiro Ciclo Dr. Celestino Gomes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2003/10/01 - 2007/09/30 | Affect and images of languages regarding the teaching of German
SFRH/BD/13962/2003
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/09/01 - 2018/08/31 | Koinos - European Portfolio of Plurilingual Practices
Participante convidada
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
European Commission
Concluído
|
2011/09/01 - 2013/08/31 | Images of (the learning of) Portuguese abroad / The Plurilingualism of lusodescendant children in Germany
sem referência
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Concluído
|
2007/10/01 - 2010/12/30 | Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/10/16 - 2008/06/30 | Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal
POCI/CED/59777/2004
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/09/01 - 2006/08/31 | Images of languages in the intercultural communicatinon: contributions for the development of the plurilingual competence
POCTI/CED/45494/2002
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/01 - Atual | Creative Learning for Boosting Bio-Economy within HEIs’ Curricula - CL4BIO / 2022-1-PL01-KA220-HED-00087008
Bolseiro de Cientista Convidado
|
Em curso
|
2019/09/01 - Atual | LoCALL Projet / ID 2019-1-DE03-KA201-060024
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12/02 | Integrating social action towards linguistic and cultural diversity in initial teacher education curricula | 2024 SRHE International Research Conference, Higher Education: A Place for Activism and Resistance?
Society for Research into Higher Education (Online, Reino Unido)
|
2024/07/08 | Eventos Interdisciplinares como Inovação Pedagógica / Interdisciplinary events as pedagogical innovation | 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
University Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/03 | Interculturalidade e ensino da Língua Alemã: estratégias de mediação intercultural / Interculturality and Teaching German: strategies for intercultural mediation | Perpetuum Mobile
University Aveiro Centre for Languages, Literature and Culture (Aveiro, Portugal)
|
2024/06/26 | Explorando Sinergias: Eventos Interdisciplinares na Universidade de Aveiro / Exploring Sinergies at the University of Aveiro | Forum de Ensino e Aprendizagem UA
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/06/23 | Please, make mistakes! - The use of linguistic errors in written productions as a chance to improve Plurilingual Language Awareness in HE German Foreign Language Learning | International Conference on Humanities, Education, and Social Sciences.
University Prague (Prague, República Checa)
|
2024/06/07 | Bist du gut?” – Didaktisierungsvorschläge zum konstruktiven Umgang mit (transferbedingten) Fehlern und Förderung interkulturellen Sprachbewusstseins / Are You Good?" – Didactic Suggestions for Constructively Addressing (Transfer-Related) Errors and Promoting Intercultural Language Awareness | GETVICO
Goethe Institut (Online, Alemanha)
|
2024/06/06 | „Bist du gut?“ - Transferbedingte Phänomene portugiesischer DaF-Studierender als Chance für die Entwicklung von interkulturellem Sprachbewusstsein / Are You Good?" - Transfer-Related Phenomena Among Portuguese Students of German as a Foreign Language as an Opportunity for Developing Intercultural Language Awareness | 2. Wissenschaftliches Symposium – Lehren und Lernen der deutschen Sprache in den CPLP-Ländern
University of S. Tome (Maputo, Moçambique)
|
2024/05/17 | Ich lieben studieren Deutsch - As influências plurilingues dos alunos portugueses na aquisição do alemão como língua estrangeira / I loves to learn German - The Plurilingual Influences of Portuguese Students in Acquiring German as a Foreign Language | II. Encontro de Jovens Investigadores na Germanística
Univerisity of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/04/11 | Ensino da língua segunda a migrantes com background de fuga: estratégias para a inclusão e a valorização dos seus repertórios plurilingues e multiculturais / Teaching the Second Language to Migrants with a Refugee Background: Strategies for Inclusion and Valuing Their Plurilingual and Multicultural Repertoires | Flashcourse
Centro Inovação Pedagógica do Politécnico Porto (Porto, Portugal)
|
2024/04/11 | Teaching a Second Language to Migrants with Refugee Backgrounds: Strategies for Inclusion and Valuing Their Plurilingual and Multicultural Repertoires | Flashcourse
Centro Inovação Pedagógica do Politécnico Porto (Porto, Portugal)
|
2024/03/22 | Plurilinguale Einflüsse bei portugiesischsprachigen DaF-Lernenden als Chance zur Förderung des mehrsprachigen Sprachbewusstseins / Plurilingual Influences Among Portuguese-Speaking Learners of German as a Foreign Language as an Opportunity to Promote Multilingual Language Awareness | Forum Junge Romanistik 2024: Kritische Perspektiven in der Romanistik
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2024/03/02 | Ideen, Tipps und Tricks zur Förderung der Kreativität im und für den DaF-Unterricht / Ideas, Tips and Tricks for Developing Creativity in German Language Class | 18. Congress APPA (Associação Portuguesa Professores Alemão / Portuguese Association for German Teachers)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/03/02 | Ideas, Tips, and Tricks for Promoting Creativity in and for German as a Foreign Language Teaching | 18th congress Portuguese Association of German Teachers
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07/03 | This was an adventure!” – Developing Intercultural Competence with German language learners at the University through collaborative project work | EDULEARN
University of Maiorca (Maiorca, Espanha)
|
2023/06/30 | Plurilingual Voices on Migration – a collaborative project with students and professors for developing plurilingual education in Higher Education | EDILIC
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
|
2023/06/27 | “Era uma vez... – só que não! “Uma abordagem diferente aos Contos de Grimm no ensino de Alemão na Universidade | Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/05/12 | Desenvolver a Competência Intercultural com alunos universitários a estudar Alemão | Turling ¿ Jornadas de Línguas e Turismo 2023
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/03/03 | Digitale Tools und Ressourcen didaktisch sinnvoll in den DaF-Unterricht einbauen – wie geht das? | Jornadas da APPA,
Escola Quarteira (Quarteira, Portugal)
|
2022/09/09 | “’Fun facts about German’ plurilingual podcasts to reconstruct stereotyped images towards the German language and culture” | IALIC
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2022/09/04 | Bridging linguistic landscapes and mobile learning with the LoCALL App: a case study of in-service teacher professional development | ECER
European Education Research Association (Athens, Grécia)
|
2022/08/20 | “Das bin ich” – Selbstwahrnehmung der weiterentwickelten Kompetenzen bei Hochschul-DaF-Lernern während eines kollaborativen Padlet-Projekts auf A1-Niveau im Hybridunterricht | Internationale Deutschlehrertagung
University of Vienna (Vienna, Áustria)
|
2022/07/20 | Jornal Plurilingue DLC: um projeto interdisciplinar e interativo | / Teaching & Learning Forum@UA
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/03/07 | Collaborative Production of Podcasts and other innovative approaches to German FL at the University | INTED
University of Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2021/12/03 | From Problems to solutions – “Das bin ich” – Project work with German FL university students on A1 level | Aprolínguas
University of Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/12/03 | Being able to communicate with the world” – Images and opinions of adult German FL learners on multilingual competence in professional life | Multilingualism in professional life – manifestations, management
University of Verona (Verona, Itália)
|
2018/11/23 | Imagens das línguas e educação | Jornadas do Lale
University of Aveiro / CIDTFF (Aveiro, Portugal)
|
2018/03/30 | Muttersprache erlaubt? Ideen zum mehrsprachigen Ansatz im DaZ-Unterricht mit neu zugwanderten Schülern und Schülerinnen im Bildungsgang AvM-Dual in Hamburg. [ | Jornadas de KOINOS – Portfólio Europeu de Práticas Plurilingues de Literacia
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2016/06/06 | A dimensão afetiva na aprendizagem de línguas | “Enseigner une langue: la gestion de répertoires et d’attachements affectifs”.
University of Genèbre (Genebre, Suiça)
|
2016/03/10 | “Faz-me um desenho e eu compreendo (melhor) quem tu és”: a utilização de desenhos em aulas de Alemão e de Inglês com alunos refugiados na Alemanha. | Seminário sobre Ensino a Migrantes na Alemanha
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/03/10 | Aulas de línguas com alunos refugiados na Alemanha: características e desafios. | Seminário para Investigadores do CIDTFF
CIDTFF & University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/12/14 | Lugares Comuns de Ana Luísa Amaral | Poemas das Portuguesas: a voz e a alma das poetas lusas na memória das mulheres emigrantes portuguesas em Hamburgo
Camões IP (Hamburg, Alemanha)
|
2013/09/13 | A Língua Portuguesa na atualidade: um olhar multicultural sobre a Lusofonia”. Comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa | Imagens do Português Língua de Herança na Alemanha
Embassy of Portugal in Berlin (Berlin, Alemanha)
|
2013/04/13 | Formação de Professores de Português Língua de Herança – da investigação à intervenção ou retalhos da vida de um projeto | III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013/04/12 | Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro: da investigação à formação de professores de Português Língua de Herança. Comunicação | III Encontro Internacional do Português – Ensinar e aprender Português num mundo plural
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2013/03/25 | Qual o perfil sociolinguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha? – Implicações pedagógico-didáticas” | II Congresso de Formação de Professores de Português na Alemanha, Representações e estereótipos no ensino-aprendizagem de
línguas
Camões IP (Stuttgart, Alemanha)
|
2013/03/02 | Cross-linguistic influence in Portuguese Heritage Learner acquisition in Germany | CROSSLING: Language Contacts at the Crossroads of Disciplines
University of Joensuu (Joensuu, Finlândia)
|
2012/12/02 | That Word seems like a train!” – images of Portuguese learners towards the German (foreign) language and their affective relationship with it | IALIC, Intercultural Dialogue: Current Challenges / Future Directions
University of Durham (Durham, Equador)
|
2012/11/30 | Teaching and learning a heritage language: multilingual and intercultural issues. Images of Portuguese as Heritage Language | IALIC, Intercultural Dialogue: Current Challenges / Future Directions
University of Durham (Durham, Reino Unido)
|
2012/09/12 | Língua Materna, Língua de Herança ou Língua Estrangeira? Um olhar sobre as representações da Língua Portuguesa em alunos luso-descendentes na Alemanha | Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo
University of Stockholm (Stockholm, Suécia)
|
2012/09/09 | Malprojekt portugiesischstämmiger Kinder in Deutschland | Vom Drama, eine große / eine kleine Sprache zu sprechen
Comissão Europeia (Berlin, Alemanha)
|
2012/07/16 | “Desenha-te a falar as línguas que conheces”: imagens de crianças luso(fono)descendentes na Alemanha | EDILIC
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012/06/20 | Représentations croisées de la communauté portugaise, des enseignants et des apprenants de Portugais Langue d’Origine. Enjeux et perspectives didactiques | Colloque International DILTEC : « Langages – Cultures – Sociétés : interrogations didactiques
University Paris - Sorbonne (Paris, França)
|
2012/06/09 | Dessine-moi tes langues et je te dirai qui tu es": le rapport des enfants lusodescendants au portugais comme Langue-Culture d'Origine en Allemagne | ACÈDLE
University de Nantes (Nantes, França)
|
2012/06/04 | “Ecologia” e “desenvolvimento sustentável” nos discursos de promoção do plurilinguismo e do multiculturalismo: perspetivas a partir de desenhos de crianças lusofonodescentes na Alemanha | DASP „ambiENTES – Umweltfragen in der portugiesischensprachigen Welt“,
University of Cologne (Cologne, Alemanha)
|
2012/04/25 | Eu falo português em casa” – Quando as crianças representam o seu plurilinguismo | Herkunftssprachlicher Unterricht Portuguiesisch – Lernen und Unterrichten in heterogenen Gruppen. Vom Problem zur Bereicherung
– Didaktisch-methodische Gestaltung zwischen Wahrnehmung und Praxis
Camões IP (Weilburg, Alemanha)
|
2012/03/21 | Images of Languages: a portrait drawn by a school community | Vers le Plurilinguise? 20 ans après
University of Nantes (Nantes, França)
|
2012/03/07 | Social representations of primary school Portuguese Heritage Language pupils regarding their multilingualism. A case study in Germany | Jahrestagung der DGfS - Deutschen Gesellschaft für Sprachwissenschaft (AG 6: Unvollständiger Erstspracherwerb: Heritage Sprecher
im In- und Ausland)
University of Frankrfurt (Frankfurt, Alemanha)
|
2006/09/20 | Baton, caviar e Tintin – o perfil das línguas na voz dos alunos | Semana Das Línguas
Secondary School Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha, Portugal)
|
2006/07/10 | The affective dimension in third language acquisition: a study on German (FL) in Portugal | Fifth International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
|
2006/07/10 | Language Awareness and Images towards Foreign Languages: the view of a Portuguese school community on ‘important’ languages | 5th International Congress ALA
University of Le Mans (Le Mans, França)
|
2005/11/12 | Schwierig, hässlich und Würstchen“: Das Image der deutschen Sprache an Schulen in Portugal | Lektorentreffen DaF
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2005/09/08 | DaF-Krise in Portugal: Wie steht sie mit den Fremdsprachen-Images an den Schulen in Beziehung? | 2. Internationale Jahreskonferenz und Comenius-Kontaktbörse des DaF-Südost-Netzwerks
University of Budapest (Budapest, Hungria)
|
2005/08/05 | Difícil, feia e esquisita”: a cristalização de um discurso escolar sobre o Alemão | XIII ENDIPE
University of Pernambuco (Pernambuco, Brasil)
|
2005/05/10 | A dimensão Afectiva no processo de ensino-aprendizagem das Línguas Estrangeiras: um estudo no contexto das aulas de Alemão no ensino secundário português | Educação em Línguas em Contexto Escolar: Algumas investigações em curso
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2004/09/20 | The affective dimension in foreign language learning: a study within the context of German lessons in the Portuguese Secondary School System | ECER
University of Creta (Creta, Grécia)
|
2004/05/13 | Deutsch lernen, einfach super!!! – À procura da “felicidade pedagógica” em língua alemã no contexto educativo português | ”, II Encontro Nacional da SPDLL -Didáctica e Utopia: resistência
University of Algarve (Faro, Portugal)
|
2002/11/18 | “Collaborative production of bilingual podcasts as a means to create positive language learning experiences with German FL university students | ACÈDLE
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/29 - Atual | THE DEVELOPMENT OF LINGUISTIC AWARENESS IN LEARNING GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: THE PRODUCTIVE HANDLING OF ERRORS MADE BY
PORTUGUESE STUDENTS IN THE TRANSLATION PROCESS FROM PORTUGUESE TO GERMAN AND FROM GERMAN TO PORTUGUESE / O DESENVOLVIMENTO
DA CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O TRATAMENTO PRODUTIVO DOS ERROS COMETIDOS PELOS
ESTUDANTES PORTUGUESES NO PROCESSO DE TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA O ALEMÃO E DO ALEMÃO PARA O PORTUGUÊS
Coorientador
|
Foreign Language Didactics (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/09/01 - 2024/11/26 | Educação para a Sustentabilidade em aula de Alemão: um estudo no âmbito do ensino secundário em Portugal
Orientador de Célia Maria Mendes Morgado
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Especialidade
de Alemão Ou Francês Ou Espanhol (2o Ciclo) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/10/15 | A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet
Orientador de Joana Oliveira
|
Master in Languages and Business Relations (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012/09/25 - Atual | The Plurilinguism of Portuguese children in Germany (2012/09/25 - 2012/09/28)
Exposição (Coorganizador)
|
Aalborg Universitet Institut for Arkitektur Design og Medieteknologi, Dinamarca Freie Universität Berlin Fachbereich Geschichts- und Kulturwissenschaften, Alemanha |
2024/12/18 - 2024/12/18 | Línguas e Aprendizagens - Perspetivas Interdisciplinares / Languages and Acquisitions - Interdisciplinary perspectives (2024/12/18 - 2024/12/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal |
2024/11/25 - 2024/11/27 | Workshop "Development of Intercultural Competence in Language Learning" (2024/11/25 - 2024/11/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2024/11/23 - 2024/11/25 | Workshop on Developing Intercultural Competence in Portuguese as Heritage Language Education (2024/11/23 - 2024/11/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2024/05/17 - 2024/05/17 | II. Encontro de Jovens Investigadores na Germanística / II. Nachwuchstreffen Germanistik / II. Meeting of Young Researcher
in German Studies (2024/05/17 - 2024/05/17)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal |
2023/06/14 - 2023/06/16 | Member of organizing teach & chair of two sessions (bloco 1B e 2B), SILAPP, I. Simpósio Internacional de Língua Alemã nos Países de Língua Oficial Portuguesa (2023/06/14 - 2023/06/16) | Universidade São Tomé e Príncipe, Angola |
2023/05/04 - 2023/05/04 | Organization of a seminar on "The plurilingual and intercultural competence in the business world" (2023/05/04 - 2023/05/04)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Portugal |
2022/02/22 - 2022/02/22 | Organization of the workshop "Creative writing in language learning" (2022/02/22 - 2023/02/22)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Portugal |
2022/02/16 - 2022/02/18 | Member of the organization of the event "Educating for the challenges of the XXI. century" (2022/02/16 - 2022/02/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2021/01/18 - 2021/01/22 | Member of organization of the training week "LoCALL Training Week" (2021/01/18 - 2021/01/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/08/08 - 2019/08/09 | Organization of the seminar "Individualized classes with migrants" (2019/08/08 - 2019/09/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
BS22 - Berufliche Schule Energietechnik, Alemanha |
2018/08/14 - 2018/08/14 | Team of the organization of the "Fachtag HIBB AvM-Dual: Deutsch lernen in Betrieb und Schule" - Congress HIBB AvM-Dual: Learning
German at school and in companies" (2018/08/14 - 2018/08/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
HIBB - Hamburger Institut für Berufliche Bildung (Ministério de Educação Profissional de Hambrugo), Alemanha |
2018/08/14 - 2018/08/14 | Organization and chair of the event "Sicht der Betriebe" - The perspective of companies
(2018/08/14 - 2018/08/14)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
HIBB - Hamburger Institut für Berufliche Bildung (Ministério de Educação Profissional de Hambrugo), Alemanha |
2018/01/28 - 2018/01/28 | Organization of the seminar "Where do we stand? Where do we want to go to?" (2018/01/28 - 2018/01/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
BS22 - Berufliche Schule Energietechnik, Alemanha |
2012/04/22 - 2012/04/25 | Organization of the event "Herkunftssprachlicher Unterricht portugiesisch – Lernen und Unterrichten in heterogenen Gruppen
– vom Problem zur Bereicherung – Didaktisch-methodische Gestaltung zwischen Wahrnehmung und Praxis" (2012/04/22 - 2012/04/25)
Seminário (Coorganizador)
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/14 - 2024/05/16 | Opening lecture of the Paniberic Symposium on Learning to teach German (DLL - Deutsch lehren lernen), Goethe Institut. Title:
Zwischen Sprachpolitik und curricularen Spannungen an Schulen: Herausforderungen der DaF-Lehrkräfte-Ausbildung / Between Language
Policy and Curricular Tensions in Schools: Challenges in Training Teachers of German as a Foreign Language
Simpósio
|
Paniberisches Symposium DLL
Goethe Institut Portugal, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/20 | A canção enquanto fator potencializador para a consciencialização de pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
Arguente principal
|
Ana Catarina Gomes Afonso Neto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2022/11/09 | Imagens da língua e do povo alemão por alunos portugueses do ensino secundário
Arguente
|
Glória Cristina Belas de Jesus Vieira Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/05/21 - 2020/05/22 | Heritage Language Around the World (HLAW) | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
2012/04/22 - 2012/04/25 | Herkunftssprachlicher Unterricht portugiesisch – Lernen und Unterrichten in heterogenen Gruppen – vom Problem zur Bereicherung – Didaktisch-methodische Gestaltung zwischen Wahrnehmung und Praxis | Camões IP |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/04/13 | Interview for the Newsletter "Pegagogical Innovation" of the University of Aveiro, regarding the project that received a distinction. | Newsletter "Innovação Pedagógica" |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2013/11/09 - Atual | Portuguese in Hamburg | Documentary about Portuguese living in Hamburg |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | APPA - Associação de Professores Portugueses de Alemão |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Programm of Tutoring / Programa de Tutoria | Several groups of 1st Year University students |
Distinções
Outra distinção
2023 | 2th place in Incentive for Projects of Pedagogical Innovation
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | 4th place of Award for Pedagogical Innovation
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | European Language Label (2nd place)
Commission Européenne Représentation au Luxembourg, Luxemburgo
|