???global.info.a_carregar???
RICARDO JOSÉ FERNANDES MENA. Concluiu o(a) Doutoramento em PhD XESTIÓN DA COMUNICACIÓN: RELACIÓNS PÚBLICAS, INFORMACIÓN E PUBLICIDADE em 2011/10/05 pelo(a) Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Licenciatura em Gestão de Marketing em 2001 pelo(a) Instituto Português de Administração de Marketing e DEA em DEA - XESTIóN DA COMUNICACIóN: RELACIóNS PúBLICAS, INFORMACION E PUBLICIDADE em 2007/09/01 pelo(a) Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra. É Coordenador Pós graduação em Branding no(a) Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Professor Coordenador no(a) Instituto Português de Administração de Marketing e Coordenador Pós Graduação Marketing de Saúde e Inovação no(a) Universidade Europeia. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s). Organizou 10 evento(s). Participou em 4 evento(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RICARDO JOSÉ FERNANDES MENA

Nomes de citação

  • Mena, Ricardo José Fernandes

Identificadores de autor

Ciência ID
491F-7DE5-C525
ORCID iD
0000-0001-5048-8495
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=MmNx8hkAAAAJ&hl=en

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/01/01 - 2024/12/19
Concluído
Educação Digital (Pós-Graduação)
Especialização em Educação
Universidade Europeia, Portugal
2020/06/01 - 2020/12/28
Concluído
Programa Avançado E-commerce (Pós-Graduação)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2020/11/01 - 2020/12/20
Concluído
CURSO UNIVERSITARIO EN DOCENCIA ONLINE Y COMPETENCIAS DIGITALES DOCENTES (Postgraduate Certificate)
Universidad Europea de Madrid SLU, Espanha
2018/12/01 - 2018/12/31
Concluído
Fundamentos de Feedback (Curso médio)
Especialização em Liderança
Harvard Business School, Estados Unidos
2018/09/01 - 2018/09/30
Concluído
Liderar Pessoas (Curso médio)
Especialização em Liderança
Harvard Business School, Estados Unidos
2018/06/01 - 2018/06/30
Concluído
Team Management (Curso médio)
Especialização em Liderança
Harvard Business School, Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Master em Social Media / CESAE (Curso médio)
Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Inovação e Marketing (Curso médio)
InnovMark, Portugal
2012 - 2012
Concluído
The New Wave of Marketing (Curso médio)
QSP Consultoria Estratégica Marketing Lda., Portugal
2008/09/01 - 2011/10/05
Concluído
PhD XESTIÓN DA COMUNICACIÓN: RELACIÓNS PÚBLICAS, INFORMACIÓN E PUBLICIDADE (Doutoramento)
Especialização em RELACIÓNS PÚBLICAS, INFORMACIÓN E PUBLICIDADE
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
"A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MARCA CORPORATIVA PARA O SUCESSO DA EMPRESA: PROPOSTA DE NOVA METODOLOGIA DE CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MARCAS - MODELO 3'S" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2011 - 2011
Concluído
XI Curso Complementario de Comunicación y Protocolo (Curso médio)
Universidade de Vigo, Espanha
2010 - 2010
Concluído
The Marketing Service Time (Curso médio)
QSP Consultoria Estratégica Marketing Lda., Portugal
2006/09/01 - 2007/09/01
Concluído
DEA - XESTIóN DA COMUNICACIóN: RELACIóNS PúBLICAS, INFORMACION E PUBLICIDADE (DEA)
Especialização em Marketing and Advertising
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
A - Sobressaliente
2002 - 2002
Concluído
Direccção de Empresas (Curso médio)
Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Jovens Empresários de Elevado Potencial (Curso médio)
Associação Nacional de Jovens Empresários , Portugal
1996 - 2001
Concluído
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"Desenvolvimento de um Plano de Comunicação Interna em ambiente empresarial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1998 - 1998
Concluído
Formação Pedagógica de Formadores (Curso médio)
Associação Empresarial de Portugal, Portugal
1998 - 1998
Concluído
Gestão de Recursos Humanos (Curso médio)
Associação Empresarial de Portugal, Portugal
1998 - 1998
Concluído
Implementação e Organização de um Departamento de Recursos Humanos (Curso médio)
Associação Empresarial de Portugal, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2022/09/01 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal
2021/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013/09/01 - 2021/09/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2013/09/15 - 2014/03/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2011/09 - 2013/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2009/09 - 2010/02 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
2005/06 - 2009/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - 2015/10 Técnico Superior (Técnico Superior) MM+A Branding, Portugal
1996/09 - 1999/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Grupo Sardinha & Leite SA., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/01 - Atual Coordenador do Programa Avançado em Comunicação de Saúde Universidade Europeia, Portugal
2022/05/01 - Atual Coordenador Pós Graduação Marketing de Saúde e Inovação Universidade Europeia, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2020/07/01 - Atual Coordenador Pós graduação em Branding Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2020/09/01 - 2021/09/01 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2017/09/01 - 2020/09/01 Presidente Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/01 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/01 - Atual Employer Branding Strategy for Future Healthcare Professionals
Bolseiro de Investigação
Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia
Em curso
2024/09/01 - 2025/09/01 Explorar o impacto da automação de marketing nas startups portuguesas
Martech
Investigador
Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mena, Ricardo José Fernandes; Ana Rita Silva. "Understand fashion consumer profile sustainable textile in Portugal - sustainable makers marketplace case study". Trabalho apresentado em International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech’22),, Santiago Compostela, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Mena, Ricardo José Fernandes; João Carvalho. "Consumer Perception of Fast-Moving Consumer Goods about the Continente Food Lab brand". Trabalho apresentado em ICMarkTech'22 - The 2021 International Conference on Marketing and Technologies,, Tenerife, 2021.
    Publicado
  3. Mena, Ricardo José Fernandes; Francisco Perez. "Utilização das Plataformas Digitais como Mecanismo de Fidelização da Geração Z: O caso do Rio Ave F.C". Trabalho apresentado em ICMARKTECH 2020, Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. Mena, Ricardo José Fernandes; Jorge Remondes de Sousa; José Alberto Claro. "The Role of Social Media for the Effectiveness of Internal Communication: Exploratory Study". Trabalho apresentado em LCBR European Marketing Conference 2015, Lisboa, 2015.
    Publicado
  5. Mena, Ricardo José Fernandes. "Os Negócios na Internet e a Gestão Hoteleira: Reflexão sobre os Métodos usados para a Marcação de Hotéis em Viagens de Negócios. O Papel das Organizações na Sustentabilidade das Economias em Crise.". Trabalho apresentado em XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial - SLEEE 2013, Évora, 2013.
    Publicado
  6. Mena, Ricardo José Fernandes. "The structural implications in corporate communication when implementing a brand on social networks". Trabalho apresentado em IS YOUR RESPONSABILITY 2012 – INNOVATION FOR SUSTAINABILITY, Porto, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mena, Ricardo José Fernandes. "Unique Local Shopping: a comunidade local que alimentará a retoma", Semanário Vida Económica, 2012, www.vidaeconomica.pt.
Artigo em revista
  1. Mena, Ricardo José Fernandes. "ESTUDO COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS NA INTERNET POR JOVENS COMO INSTRUMENTO DE RECLAMAÇÃO JUNTO DE EMPRESAS". Revista de Administração da Unimep 11 (2013): 142-172. http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/630.
    Publicado
  2. Mena, Ricardo José Fernandes. "MODELOS E TENDÊNCIAS DA CRIAÇÃO E GESTÃO DE MARCAS PARA A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: Proposta de Modelo Marcas 3´S". REDMARKA Revista académica de Marketing Aplicado y Comunicación 8 (2012): 3-19. http://www.redmarka.org.ar/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Rita Silva; Ricardo Mena; Francisco Coelho. "Understand Fashion Consumer Profile Sustainable Textile in Portugal—Sustainable Makers Marketplace Case Study". 2024.
    10.1007/978-981-99-0333-7_17
  2. Ricardo Mena. "A Oportunidade de uma grande Ameaça: A “antecipação” One Health". In Literacia em Saúde, Boas Práticas, Sustentabilidade & One Health. Como chegar a uma única saúde equilibrada em todas as dimensões?. Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, 2024.
    Publicado
Livro
  1. Mena, Ricardo José Fernandes. Branding: Back to Basics. Porto, Portugal: Almedina. 2022.
    No prelo
  2. Mena, Ricardo José Fernandes. Health Care Marketing: como criar, gerir e melhorar uma estratégia de marketing de saúde centrada nas pessoas.. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2016.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Blog de Autor sobre Marcas, Pessoas e Estratégia. Próprio. 2012. Mena, Ricardo José Fernandes. http://brandspeoplestrategy.com/.
  2. RESEÑA DE TESIS DOCTORAL. A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇ O E ORGANIZAC O DA MARCA CORPORATIVA PARA O SUCESSO DA EMPRESA: PROPOSTA DE NOVA METODOLOGÍA DE CRIAÇ O E IMPLEMENTAÇ O DE MARCAS-MODELO 3’S.. 2011. Mena, Ricardo José Fernandes; Valderrama Santomé, Mónica. http://www.redmarka.org/.
  3. MM+A Workplace - Plataforma de Gestão de Projectos de Comunicação. Software. 2010. Mena, Ricardo José Fernandes. www.mmaworkplace.com.
  4. Branding Information System. Software. 2008. Mena, Ricardo José Fernandes.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013 Marcas Locais: Emoção vs Razão Marca Alentejo além fronteiras
AMBAAL e Quidgest (Beja, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013/09/15 - Atual IPAM Talks - uma iniciativa do IPAM do Porto e de Lisboa que reúne de forma regular a comunidade de Marketing em torno dos temas da atualidade tendo mais de 2000 participantes e 11 edições. (2013/09/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2013 - 2013 II International Marketing, Advertising and Public Relations Conference - Brand Internationalization, Competing in a Global Market
Congresso (Outra)
Fundação Terras de Santa Maria, Portugal
2012 - 2012 ISVOUGA Marketing Sessions | Empreendedorismo
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2012 - 2012 ISVOUGA Marketing Sessions | O Novo Mercado
Encontro (Outra)
2012 - 2012 ISVOUGA Marketing Sessions | O Futuro das Marcas
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2012 - 2012 ISVOUGA Marketing Sessions | Crescimento de Negócios
Encontro (Coorganizador)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2012 - 2012 ISVOUGA Marketing Sessions | Publicidade
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2011 - 2011 ISVOUGA Marketing Sessions | Marketing das Cidades
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2011 - 2011 ISVOUGA Marketing Sessions | Marketing Infantil
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2011 - 2011 ISVOUGA Marketing Sessions | City Marketing
Encontro (Outra)
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/19 - 2023/05/20 Palestrante no Congresso Internacional de Gestão de Saúde sobre Saúde 5.0: What Comes Next?
Conferência
Congresso Internacional de Gestão de Saúde
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal
2013 - 2013 Jornadas Internacionales de Comunicación institucional e imagen pública
Congresso
Jornadas Internacionales de Comunicación institucional e imagen pública
Universidade de Vigo, Espanha
2011 - 2011 Jornadas do Empreendedorismo
Encontro
Jornadas do Empreendedorismo
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 Eventos e Redes Sociais
Conferência
VI Jornadas Internacionais de Protocolo
Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Portugal
2010 - 2010 Inovação em Eventos
Conferência
Jornadas Internacionais de Protocolo
pela Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/04 RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA AM PEOPLE: ATIVAÇÃO DIGITAL DOS ESPETÁCULOS DE NATAL DA AM LIVE
Arguente principal
RITA FERRAZ SIMÕES (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/14 Relatório de estágio: Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
Arguente
Maria Leonor Santos Silva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021/07/21 A Gestão de Comunicação de Marca das PME. Análise das Startups em Portugal
Vogal
Ribeiro de Oliveira, Paula Cristina (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2020/12/02 O contributo do Turismo de Experiência no aumento da competitividade do Produto Turístico de Saúde e Bem-estar – caso do concelho de Chaves -
Arguente principal
Filipa Abreu Alegria Martins Costa Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2012 A Problemáti¿ca da Sucessão em Empresas Familiares Jorge Emanuel Silva (Outro)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2011 A importancia da Comunicación para a Atribución, Preservación e Divulgación do título de Patrimonio Mundial no Ámbito da UNESCO aos Centros Históricos Urbanos”. Artur Filipe dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/03/20 - 2013/03/20 Revista Organizações em Contexto - online

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2012 - Atual Tese Doutoramento "Stylemes of the autor in the cinematography of Clint Eastwood" de Juan Enrique Gonzálvez Vallés Universidade de Vigo, Espanha
2024/03/01 - 2034/09/30 Presidente do Júri Concurso Interno Concurso interno para a categoria de Professor Coordenador do IPAM Porto na Área disciplinar de Ciências Sociais - Despacho 03/2024
Presidente
Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal
2024/01/01 - 2034/09/01 Presidente do Júri Concurso Interno para a categoria de Professor Coordenador na Área disciplinar de Ciências Empresariais - IPAM Porto - Despacho nº 01/2024, de 14 de março
Presidente
Instituto Português de Administração de Marketing - Porto, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/09/15 - Atual Co-fundador da BASE - IPAM junior empresa Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 - Atual Relatório de Consultoria: Auditoria e Gestão Estratégica da Marca (área têxtil)
2011 - Atual Relatório de Consultoria: City Marketing - MyPlace in XXI - Gestão Estratégica e Marketing de Cidades
2010 - Atual Relatório de Consultoria: 3´s Brand Tree Method | Metodologia de Criação de Marcas
2010 - Atual Relatório de Consultoria: Estudo e Desenvolvimento da Marca Oneclinics SA.
2009 - Atual Relatório de Consultoria: Planeamento Estratégico de Marca EsferSaúde SA.
2008 - Atual Relatório de Consultoria: Estudo sobre Gestão Estratégica da Marca (Saúde)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/10/01 - Atual Projecto Aplicado PG em Marketing Digital e E-Commerce (Pós-Graduação) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024/01/01 - Atual UC Marketing Estratégico na Saúde Mestrado em Gestão da Saúde (Mestrado) Universidade Europeia, Portugal
2022/09/01 - Atual Executive Master em Gestão e Empreendedorismo em Medicina Dentária
2022/09/01 - Atual Marketing na Saúde Executive Master em Gestão e Empreendedorismo em Medicina Dentária (Pós-Graduação) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal
2012 - 2012 Mestrado em Gestão e Administração na Organização de Eventos Desportivos Especialização (Curso médio) UAL - Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Comunicação Corporativa e Redes Sociais Especialização (Curso médio) International Consultancy Portugal, Portugal
2011 - 2011 Gestão de Crises Online Especialização (Curso médio) International Consultancy Portugal, Portugal
2011 - 2011 Gestão de Marca nas Redes Sociais: Ferramentas e Estratégias Especialização (Curso médio) International Consultancy Portugal, Portugal
2003 - 2003 Gestão de Recursos Humanos Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação Comercial e Industrial de Guimarães, Portugal
2002 - 2002 Atendimento e Fidelização Clientes Especialização (Curso médio) Espaço Atlântico SA., Portugal
2001 - 2001 Novas Tecnologias na Empresa Especialização (Curso médio) Associação Comercial Industrial Barcelos, Portugal
2001 - 2001 BenchMarking Especialização (Curso médio) Espaço Atlântico SA., Portugal
2000 - 2000 Comunicação Interna Aperfeiçoamento (Curso médio) Grupo Sardinha & Leite SA., Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2013/10/24 - 2013 Debate Eleições Autárquicas 2013 Debate Eleições Autárquicas 2013
2013/10/23 - 2013 Balanço das Eleições Autárquicas 2013 - Marketing Politico Balanço Eleições Autárquicas 2013
2010/01/21 - 2010 Empreendedorismo Empreendedorismo

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/06/01 - Atual UNIDCOM Membro integrado
2011/09 - Atual CEPESE
1999/01 - Atual Associação Portuguesa de Marketing

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/09/01 - Atual Member of Editorial Board - International Journal of Marketing, Communication and New Media - ISSN: 2182-9306
Membro
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024/07/01 - 2024/11/04 Manifesto de Marketing - IPAM 40 anos
Membro
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal