???global.info.a_carregar???
Maria João Spilker is a collaborating researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/). She also collaborates in projects of higher education institutions, vocational education and training (VET) institutions. Her main research interests include the applicability of tools and services of the Web 2.0 in context of formal, non-formal and informal online learning. Maria Spilker has a degree in Business Management at the Goethe University in Frankfurt, with specialization in Informatics applied to Management. She has a Master in Pedagogy of Elearning at the Open University, Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Spilker

Identificadores de autor

Ciência ID
4916-771B-1F66
ORCID iD
0000-0003-1282-4691

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2013
Concluído
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Conferências 2.0 como elemento potenciador da aprendizagem formal e informal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. "The bootcamp module in massive open online courses: experiences in two european initiatives". 2015.
  2. Nascimento, Lauriza; Leal, Maria; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. "Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro". 2015.
    Nascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-87
  3. Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina. "Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning". 2013.
  4. Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina. "O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online". 2013.
  5. Silva, Paula; Spilker, Maria João; Moleirinho, Marina; Morgado, Lina. "An authoring and peer reviewing activity in the Master’s Program of eLearning Pedagogy: the teacher and students’ perspectives". 2011.
  6. Spilker, Maria. "An Authoring and Peer Reviewing Activity in the Master’s Program of eLearning Pedagogy: The Teacher and Students’ Perspectives". 2011.
Artigo em revista
  1. Maria Spilker; Fleur Prinsen; Marco Kalz. "Valuing technology-enhanced academic conferences for continuing professional development. A systematic literature review". Professional Development in Education 46 3 (2020): 482-499. https://doi.org/10.1080/19415257.2019.1629614.
    10.1080/19415257.2019.1629614
  2. Teixeira, António; Mota, José Carlos; Morgado, Lina; Spilker, Maria João. "iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)". A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional fo (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5159.
  3. Spilker, Maria. "Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro". EaD em Foco: Revista Científica de Educação a Distância (2015):
    10.18264/eadf.v5i1.296
  4. "iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs)". Educação, Formação & Tecnologias (2015): http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/465.
Capítulo de livro
  1. "Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas". 20-42. Pimenta Cultural, 2021.
    10.31560/pimentacultural/2021.384.20-42
  2. Spilker, M.J.; Silva, M.P.; Morgado, L.. "Research 2.0: The contribution of content curation and academic conferences". 1-18. 2018.
  3. Maria J. Spilker; Maria P. Silva; Lina Morgado. "Research 2.0". In The Contribution of Content Curation and Academic Conferences. Estados Unidos, 2016.
    10.4018/978-1-5225-0830-4.ch012
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/04/18 - 2023/04/18 ProfXXI Global Symposium Lx23 (2023 - 2023)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/04/16 - 2021/04/17 Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação — V ENJIE (2021 - 2031)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021 - 2021 XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA2021 (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal

Universidad de Alcalá, Espanha
Distinções

Prémio

2020 Best Research in Progress Award (BRIPA)
European Distance and E-Learning Network (EDEN), Hungria