???global.info.a_carregar???
Claudilene Perim é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Portugal. Concluiu o mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), com reconhecimento oficial do grau académico português de Mestre (registo nº 120190224561). Durante o mestrado, atuou como bolseira da CAPES no projeto PROUCA/NUTES/UFRJ, voltado para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino fundamental. Como resultado dessa investigação, criou o jogo Saúde dos Adolescentes – híbrido (digital e analógico), com foco na promoção da educação em saúde nas escolas, combinando metodologias ativas, interativas e participativas. No contexto profissional atuou como Preceptora de estágio da Universidade Estácio de Sá com enfase na atenção primária e secundária a saúde. Capacitou equipas das Clínicas da Família da cidade do Rio de Janeiro para uso e aplicação do jogo Saúde do Adolescente. Essa experiência constitui a base de sua investigação atual no doutoramento, que explora o impacto da inclusão digital, o bem-estar físico, mental e social de populações em situação de vulnerabilidade sob uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos - Game-based Learning. Atualmente, Claudilene é investigadora bolseira do CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, e tem participado em diversos projetos financiados pela União Europeia, incluindo: EEAD – Empowering Citizens Against Disinformation (CERV-2022-CITIZENS-CIV | 101081359), METAYOUTH – Aligning Youth, Parents and Teachers for Resilient Participation in Metaverses (KA220-SCH-1838C247), GameYES – Developing a Gamified Tool for Enhancing Youth Entrepreneurial Skills (KA220-YOU-1D0C67F2), PROMEnhance – Enhancing Management Profiles for Innovative Local Development (KA220-HED-53FF4513). Claudilene é professora de literacia digital de pessoas mais velhas no Centro Social do Campo Grande e na UTIL – Universidade da Terceira Idade de Lumiar.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Claudilene Moura Perim
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Perim, Claudilene

Identificadores de autor

Ciência ID
4915-ABBD-B525
ORCID iD
0000-0003-4024-3974

Endereços de correio eletrónico

  • lena.perim@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/08/07 - 2024/12/05
Em curso
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2016/02/24
Concluído
Curso para obtenção de título de mestre em Educação em Ciências e Saúde (Master)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde, Brasil
"Construção participativa de um jogo para trabalhar na escola o conceito ampliado de saúde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2006/03/04 - 2009/12/05
Concluído
Fisioterapia (Graduado)
Especialização em Saúde
Universidade Estácio de Sá, Brasil
Fisioterapeuta
1997/12/12
Concluído
Licenciatura em Educação Física (Licence)
Universidade Gama Filho, Brasil
"Educação Física na pré-escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08/06 - 2024/06/01 Mentora/Voluntária Programa EUSOUDIGITAL, Portugal
Programa EUSOUDIGITAL, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/06 - 2025/02/28 Bolseira/Investigadora Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2021/09/02 - 2021/09/30 Supervisora da Escola de Ciência CeiED: Experiências partilhadas em contexto de investigação - Iniciação à investigação científica e experiências digitais para a ciência do futuro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/12/08 - 2021/06/30 Voluntariado no Projeto TOD@S ON com objetivo de promover a inclusão digital e dar apoio socioeducativo a crianças e jovens. Fundação Cidade de Lisboa, Portugal
Fundação Cidade de Lisboa, Portugal
2012/02/05 - 2015/10/08 Bolsista/Pesquisadora no período no qual cursei o meu mestrado no Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasil
2010/02/08 - 2011/02/05 Supervisora de estágio I e II do curso de Fisioterapia com enfoque na atenção primária e secundaria na saúde. Universidade Estácio de Sá, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/06/30 - 2024/12/31 EEAD – Empowering Citizens Against Disinformation (CERV-2022-CITIZENS-CIV | 101081359)
(CERV-2022-CITIZENS-CIV | 101081359)
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluído
2023/06/30 - 2024/10/30 METAYOUTH – Aligning Youth, Parents and Teachers for Resilient Participation in Metaverses
Erasmus+ (KA220-SCH)
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluído
2019 - 2019/10/30 Verão com Ciência - Escolas de Ciências: desafios e oportunidades pós pandemia
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2012/05/02 - 2016/02/06 Análise do processo de integração de tecnologias de informação e comunicação em atividades no ensino fundamental no contexto do Programa um Computador por Aluno (PROUCA)
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Brasil
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/06/30 - 2024/12/31 GameYES – Developing a Gamified Tool for Enhancing Youth Entrepreneurial Skills (KA220-YOU-1D0C67F2)
Erasmus+ (KA220-YOU
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluído
2022/10/01 - 2024/09/30 PROMEnhance – Enhancing Management Profiles for Innovative Local Development (KA220-HED-53FF4513).
KA220-HED-53FF4513
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2022/09/07 - 2022/09/11 The STEAMing up the sustainability with sustainable development goals - and STEAM Education Method Integration traing for sustainable development goals
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Em curso
2021/07/28 - 2021/08/01 Digital No-Formal Language Learning Methodology - Training for youth workes Storyline Projetct
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Perim, Claudilene; Sousa, Carla; Damásio, Manuel. "Analogue Games and Digital Literacy: The NetSmart Case Study with Older People". Levanger, 2025.
  2. Perim, Claudilene; Sousa, Carla; Damásio, Manuel. "Game-Based Learning for Fostering Digital Literacy in Older Adults: An Intergenerational Approach". Trabalho apresentado em 10th International Conference, ITAP 2024, Held as Part of the 26th HCI International Conference, HCII 2024, Washington, DC, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-61543-6_18
  3. Perim, Claudilene Moura; Struchiner, Miriam; Giannella, Tais Rabetti. "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DO USO DE UM JOGO VOLTADO PARA ADOLESCENTES". Trabalho apresentado em II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), 2013.
    10.5753/cbie.wie.2013.415
Artigo em revista
  1. Perim, Claudilene; Sousa, Carla; Damásio, Manuel. "Digital Literacy and Older People: A Case Study in Lifelong Learning Institutions in Lisbon". Educational Gerontology (2025): https://doi.org/10.1080/03601277.2025.2505989..
    Publicado • https://doi.org/10.1080/03601277.2025.2505989.
  2. Sousa, Carla; Rye, Sara; Sousa, Micael; Torres, Pedro Juan; Perim, Claudilene; Atul Mansuklal, Shivani ; Ennami, Firdaous. "Playing at the school table: Systematic literature review of board, tabletop, and other analog game-based learning approaches". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1160591.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1160591
  3. Carla Sousa. Autor correspondente: Carla Sousa. "Playing at the School Table: Systematic Literature Review of Board, Tabletop, and other Analogue Game-Based Learning Approaches". Frontiers 14 (2023):
    Aceite para publicação
  4. Perim, Claudilene Moura. "ANÁLISE DO USO DE UM JOGO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES". Ensino, Saude e Ambiente 7 1 (2014): http://dx.doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21183.
    Acesso aberto • 10.22409/resa2014.v7i1.a21183
Capítulo de livro
  1. Claudilene Perim; Carla Sousa; Manuel José Damásio. "Game-Based Learning for Fostering Digital Literacy in Older Adults: An Intergenerational Approach". 2024.
    10.1007/978-3-031-61543-6_18
  2. Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia. Autor correspondente: Fábio Ferrentini Sampaio. "Análise do processo de integração de tecnologias de informação e comunicação em atividades educativas no ensino fundamental no contexto do "Programa Um Computador por Aluno" (PROUCA)". In Projeto um Computador por aluno - Pesquisas e Perspectivas, 35-44. Rio de Janeiro, Brasil: NCE/UFRJ, 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
Edição de livro
  1. ee. Game-Based Learning for Fostering Digital Literacy in Older Adults: An Intergenerational Approach. Estados Unidos: Springer. 2024.
    Publicado

Outros

Invenção
  1. O Jogo Saúde do Adolescente. 2011, Brasil Modelo de Utilidade. Número do registro: MU9100791, título: O Jogo Saúde do Adolescente, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 13/04/2011. Saúde pública. 2011. Perim, Claudilene.
Outra produção
  1. Página Interativa para o Symposium 3rd WCCES Symposium Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education. Página interativa no PADLET para os participantes: Repositório do material apresentado no Symposium 3rd WCCES Symposium Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education - disponível em: https://padlet.com/lenaperim/3rdWCCESSYMPOSIUM. 2020. Perim, Claudilene. https://padlet.com/lenaperim/3rdWCCESSYMPOSIUM.
  2. Produção de vídeo para abertura do 3rd WCCES Synposium Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education. o Produção de material multimedia para o Symposium: ¿ Vídeo de abertura disponível em: https://padlet.com/lenaperim/3rdWCCESSYMPOSIUM/wish/959306612. 2020. Perim, Claudilene. https://padlet.com/lenaperim/3rdWCCESSYMPOSIUM/wish/959306612.
  3. Saúde em Jogo - Cartilha. Perim, C. M., Giannella, T. R. & Struchiner, M. (2013). Saúde em Jogo. Produção de material pedagógico - Desenvolvimento de material didático instrucional – Cartilha.. 2013. Perim, Claudilene.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/21 A intergeracionalidade com foco na literacia digital: uma proposta com o uso de um jogo VI Congresso Literacia, Média e Cidadania
Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/26 Gamification as a pedagogical tool for Social Education classes MILT conference – Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/05/30 O jogo como ferramenta pedagógica para o Educador Social: um estudo exploratório I Congresso Internacional - "Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2013/05/02 Participação da mesa redonda - "I Oficina de Planejamento Integrado do Programa Saúde na Escola no Território de Manguinhos", (Manguinhos uma comunidade carente no Rio de Janeiro/Brasil) com objetivo de promover, além da oportunidade, um espaço de integração, de conhecimento e troca de experiências articulada das áreas de educação, saúde e assistência social, tendo como foco o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes do Território de Manguinhos. https://www.youtube.com/watch?v=b1fjZMzDD5c I Oficina de Planejamento Integrado do Programa Saúde na Escola no Território de Manguinhos
Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/23 - 2019/09/24 Congresso Internacional Profissionalidade Docente realizado ULHT Integrei o secretario na organização do Congresso Internacional Profissionalidade Docente realizado ULHT - Desafios na formação de professores, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), marcou o encerramento do projeto ERASMUS+ ¿From Tradition to Innovation TO IN¿ Accion K2- Capacity Building com a referência 573685-EPP-1-2016 (2019/09/23 - 2019/09/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/01/25 - 2019/01/26 Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. (2019/01/25 - 2019/01/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/11/30 - 2018/11/30 Seminário "Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido: 50 anos de Presença nas Sociedades (2018/11/30 - 2018/11/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/19 - 2033/04/19 Participação da mesa redonda com o tema: Reencontrar caminhos para reprogramar - Apresentação da experiência do uso de um jogo produzido pela Claudilene para promover Educação para a Saúde com jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Seminário
III Seminário sobre Delinquência Juvenil e Criminalidade Violenta
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/02/18 - 2019/02/18 Conferência "Ecossistema de Aprendizagem enquanto estímulo a aprendizagens ativas em contexto de fim de escola", Conferência proferida pelo Prof. Doutor João Fonseca da Universidade Unista (Brasil)
Conferência
Ecossistema de Aprendizagem enquanto estímulo a aprendizagens ativas em contexto de fim de escola
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/07/19 - 2020/07/29 Declaro para os devidos fins que Claudilene Moura Perim, emitiu parecer sobre artigo submetido para a Revista Educação e Cultura Contemporânea, atuando como avaliadora ad hoc. A REEDUC é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá classificada no Qualis Capes como A2 (2013-2016). Sua versão digital está disponível no endereço: http://periodicos.estacio.br/index.php/ree Universidade Estácio de Sá, Brasil
Distinções

Outra distinção

2015 Menção Honrosa na área temática Educação recebido pelo trabalho "Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias de informação e comunicação para refletir sobre saúde e cidadania no ensino fundamental"