Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho
Nomes de citação
- Orvalho, Luísa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4910-D1A1-848E
- ORCID iD
- 0000-0002-6645-5273
Endereços de correio eletrónico
- lorvalho@ucp.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 917340901 (Pessoal)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/06/02
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Dois estudos
de caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/06/06 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa Porto, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/11/05 | Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário | Conferência " Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário"
(Espinho, Portugal)
|
2015/03/28 | Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC" | Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC"
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/18 - 2023/07/18 | Estratégias de treino e de ensino para desenvolver a leitura à primeira vista no instrumento violoncelo : alunos do 1º grau
do curso básico de música
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/07/18 - 2023/07/18 | Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação
e 1º grau do ensino básico de múscia
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/05/31 - 2023/05/31 | Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação
ao Violino
Orientador
|
|
2021/09/07 - 2021/09/07 | A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes -
Música
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2021/07/19 - 2021/07/19 | Contributos para a construção de um e referencial de práticas pedagógicas para o ensino da formação musical iniciação
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/12/16 - 2019/12/16 | Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos
como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/01/19 - 2019/01/19 | Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musical
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018/07/23 - 2018/07/23 | Ansiedade dos alunos na performance instrumental : acordeão : estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018/01/03 - 2018/01/03 | A mão direita do guitarrista : redução para cordas soltas como forma de estudo elementar
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2017/06/26 - 2017/06/26 | Relatório da prática profissional
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música : o caso da ESPROARTE
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | Plataforma de apoio ao estudo : monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias : relatório da prática profissional
e projeto de intervenção pedagógica
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de música
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2016/07/21 - 2016/07/21 | A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de caso
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2016 - 2016 | O e-portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário
de música
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2015/02/13 - 2015/02/13 | Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violino
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2014/07/15 - 2014/07/15 | O questionamento enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de iniciação musical
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/06/30 - 2014/06/30 | O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição,
dos cursos secundários artísticos especializados de música
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012/07/26 - 2012/07/26 | Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciada
Orientador
|
School of Arts, Portugal
|
2012 - 2012 | Ensino profissional : razões para a sua escolha : um estudo de caso
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03/09 - 2022/03/09 | IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Outra)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/07 - 2023/07/07 | Educação da interioridade
Conferência
|
Educação da interioridade
Fundação Manuel Leão, Portugal
|
2022/03/18 - 2022/03/19 | V Fórum Educa 2022
Oficina (workshop)
|
V Fórum Educa 2022
Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal
|
2022/02/11 - 2022/02/12 | 2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática
Conferência
|
2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática |
2021/10/14 - 2021/10/14 | Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Conferência
|
Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021/03/26 - 2021/03/27 | III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência
em Tempos de Recuperação e Resiliência
Conferência
|
III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência em Tempos de Recuperação e Resiliência |
2020/05/28 - 2020/05/28 | 4ª Sessão dos Fóruns de Discussão
Conferência
|
4ª Sessão dos Fóruns de Discussão |
2020/05/16 - 2020/05/16 | VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional
Conferência
|
VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional |
2020/03/04 - 2020/03/04 | II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais:
Desafios e Oportunidades”
Conferência
|
II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais: Desafios e Oportunidades” |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/07/07 - 2023/07/07 | Educação da interioridade |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |
2018/10 - 2018/10 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |
2018/03 - 2018/03 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/07/26 - 2021/07/26 | Associação Nacional de Professores de Informática (External organisation) | Associação Nacional de Professores de Informática, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/10/27 | Schools 4.0. Innovation in VET | Revista TER-40 |
2009/01/01 | A estrutura modular: um projecto de inovação e mudança - um desafio ao papel do professor | Tecnicando |
2008/01/01 | Escolas Profissionais em Moçambique: um testemunho | Tecnicando |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet (External organisation) | Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet, Portugal |
2022/03/03 - Atual | Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (External organisation) | Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
2018/09 - Atual | Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P (External organisation) | Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P, Portugal |