???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho

Nomes de citação

  • Orvalho, Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
4910-D1A1-848E
ORCID iD
0000-0002-6645-5273

Endereços de correio eletrónico

  • lorvalho@ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 917340901 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2011/06/02
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Dois estudos de caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/06/06 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luísa Orvalho; Patrícia Peixoto Pinto. "Requalificação do Linho Artesanal de Covide - Inovar a Tradição, projeto integrador “EMP”". 2023.
  2. Patrícia Peixoto Pinto; Luísa Orvalho. "Requalificação do linho artesanal de Covide - inovar a tradição, projeto integrador EMP". Trabalho apresentado em V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Luísa Orvalho; Helena Duarte. "Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos.". 2022.
  4. Luísa Orvalho. "Schools 4.0 – innovation in vocational education". Trabalho apresentado em IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II, Porto, 2022.
    Publicado
  5. Luísa Orvalho. "Os novos desafios do ensino artístico especializado no século XXI: a pedagogia dos contextos e a avaliação". Trabalho apresentado em 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado, Lisboa, 2022.
    Publicado
  6. Helena Duarte; Luísa Orvalho. "Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2022.
    Publicado
  7. "Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos.". 2022.
  8. "Educação digital: moving to the future - desafios para a escola, professores e alunos". 2021.
  9. Luísa Orvalho; Rui Miguel Brandão. "Jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem da cultura e das artes". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  10. Luísa Orvalho. "Educação digital: moving to the future: desafios para a escola, professores e alunos". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2021.
    Publicado
  11. Luísa Orvalho. "O ensino profissional: percurso de sucesso!". Trabalho apresentado em Ciclo de Webinars Educação: Transição para um novo paradigma, Guimarães, 2021.
    Publicado
  12. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "Educação e idades da vida: testemunhos daqueles a quem a vida ensina que a escola faz falta". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida, Lisboa, 2021.
    Publicado
  13. António Cunha; José Dantas; Pedro Arantes; Luísa Orvalho; Sandra Monteiro. "Schools 4.0 – innovation in vocational education: project nr. 2018-1-PT01-KA202-047463". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Publicado
  14. Celisa Noronha; Sandra Pereira; Andrea Nadais; Luísa Orvalho. "Cidadania e desenvolvimento como impulsionadores de uma cultura de autonomia e responsabilidade". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Teacher Education, Bragança, 2019.
    Publicado
  15. Carla Moreno; Luísa Orvalho. "Intervisão entre pares multidisciplinares no ensino profissional". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2018.
    Publicado
  16. Luísa Orvalho; José Matias Alves. "Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional dos professores das escolas com ensino profissional". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional, Porto, 2017.
    Publicado
  17. "Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas como trampolim para o sucesso: …dos princípios de enquadramento curricular e pedagógico… Às práticas na sala de aula e trabalho colaborativo". 2009.
  18. Silva, Rosa; Orvalho, Luísa. "WANT2LEARN: Um Modelo de Aprendizagem Online". 2009.
  19. Orvalho, Luísa. "Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas como trampolim para o sucesso dos cursos profissionais: …dos princípios de enquadramento curricular e pedagógico …às práticas de gestão diferenciada na sala de aula". 2009.
  20. Orvalho, Luísa; Silva, Rosa. "O desafio dos cursos profissionalmente qualificantes nas escolas públicas". 2008.
Artigo em revista
  1. Luísa Orvalho. "Digital Marketing in the Age of Sustainability". Revista Kriativ. Tech - Revista científica (2023): http://www.kriativ-tech.com/?p=66526.
    DOI: 10.31112/kriativ-tech-2023-06-94
  2. Luísa Orvalho. "Using Unreal Engine 5 to realistic rendering of scenes". Revista Kriativ. Tech - Revista científica (2023): http://www.kriativ-tech.com/?p=66526.
    DOI: 10.31112/kriativ-tech-2023-06-93
  3. Luísa Orvalho; Carlos Couto; Duarte Costa; Gonçalo Leite. "Using Unreal Engine 5 to realistic rendering of scenes". Kriativ Tech 1 9 (2023): 1-8. http://hdl.handle.net/10400.14/44432.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2023-06-93
  4. Luísa Orvalho; Rúben Moleiro; André Meireles. "Digital marketing in the age of sustainability". Kriativ Tech 1 9 (2023): 1-5. http://hdl.handle.net/10400.14/44219.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Luísa Orvalho. "Information Technologies and Cybersecurity". Revista Kriativ. Tech - Revista científica (2023): http://www.kriativ-tech.com/?p=66523.
    DOI: 10.31112/kriativ tech 2023 06 94
  6. Luísa Orvalho; Carlos Couto; Diogo Faria; Diogo Dias. "Digital inclusion: accessibility of websites and mobile applications". Kriativ-tech 1 9 (2023): 1-7. http://hdl.handle.net/10400.14/44220.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Luísa Orvalho; Mariana Lopes; Francisco Santos. "Information technologies and cyber security". Kriativ Tech 1 9 (2023): 1-8. http://hdl.handle.net/10400.14/44450.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2023-06-92
  8. "Geographic Information Systems,". Kriativ-tech (2022): http://www.kriativ-tech.com/?p=66478.
    10.31112/kriativ-tech-2022-06-76
  9. Luísa Orvalho; João Sousa; Lucas Brito. "Celebration of the 5th Centenary of Fernão de Magalhães's circumnavigation voyage". Kriativ Tech 9 (2022): 1-4. http://hdl.handle.net/10400.14/40978.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2022-06-72
  10. Luísa Orvalho; Diogo Oliveira; Pedro Silva. "Environmental sustainability in companies: the circular economy". Kriativ Tech 9 (2022): 1-7. http://hdl.handle.net/10400.14/40986.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2022-06-73
  11. "SCHOOLS 4.0 – INNOVATION IN VOCATIONAL EDUCATION: PROJECT NR. 2018-1-PT01-KA202-047463". Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE realizado no Porto, de 10 a 12 de setembro de 2020 [Online] (2021): https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf.
  12. "Digital games as a teaching and learning strategy in history of culture and arts - music". Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação, (2021): https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf.
  13. "ESCOLA NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE AVEIRO: UMA OPORTUNIDADE AINDA MAIS COMPROMETIDA EM TEMPO DE PANDEMIA DE COVID-19". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2021): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10059.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10059
  14. Orquídea Martins; Luísa Orvalho. "Escola no estabelecimento prisional de Aveiro: uma oportunidade ainda mais comprometida em tempo de pandemia de COVID-19". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 21 (2021): 1-42. http://hdl.handle.net/10400.14/35325.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2021.10059
  15. Luísa Orvalho. "Moving to the future: ensino a distância: desafios para a escola, professores e alunos". Ter 41 (2021): 1-13. http://hdl.handle.net/10400.14/41289.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Luisa Orvalho. "MOVING ONLINE: using the potencial of media for teaching and learning: a new pedagogy of learning contexts". Kriativ Tech 1 7 (2020): 1-15. http://hdl.handle.net/10400.14/44968.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2020-06-37
  17. Luísa Orvalho; Ricardo Teixeira; Ricardo Filipe. "Sustainable and intelligent mobility". Kriativ Tech 8 (2020): 1-4. http://hdl.handle.net/10400.14/41610.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2020-06-30
  18. "Sustainable and Intelligent Mobility". Kriativ. tech, Edition Nº 8, 02 de Julho de 2020 ISSN Print: 1646-9976 | ISSN Online: 2184-223X | http://www.kriativ-tech.com (2020): http://www.kriativ-tech.com.
    DOI 10.31112/kriativ-tech-2020-06-30
  19. "ESCO TOURISM CASE | International & Integrating Projects Train Professionals and Citizens, Improve Access to Learning Opportunities and Foster a Taste for Activities Outside of School. CASO ESCO TURISMO | Projetos Integradores & Internacionais, Formar Profissionais e Cidadãos, Melhorar o Acesso às Oportunidades de Aprendizagem e Fomentar o Gosto pelo Saber Fora dos Muros da Escola.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2020): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8509.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8509
  20. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "Caso ESCO turismo | projetos integradores & internacionais formar profissionais e cidadãos, melhorar o acesso às oportunidades de aprendizagem e fomentar o gosto pelo saber fora dos muros da escola". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/31577.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2020.8509
  21. "IoT and 5G Internet". Kriativ.Tech. Edition nº8 - Vol.1-2020 (2020): http://www.kriativ-tech.com/.
    10.31112/kriativ-tech-2018-01-22
  22. Elisabete Fernandes; Luísa Orvalho; Nuno Caçote. "Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 19 (2019): 222-256. http://hdl.handle.net/10400.14/41574.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299
  23. "Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional /Training strategies and impacts on organizational and professional development.". Revista Kriativ.tech 006, 6ª edição (2018):
  24. Luísa Orvalho. "Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional: inovação e mudança". Kriativ Tech 6-7 (2018):
    Acesso aberto • Publicado • 10.31112/kriativ-tech-2018-01-10
  25. Catarina Nunes Cunha; Luísa Orvalho. "O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música: o caso da Esproarte". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 18 (2018): 134-164. http://hdl.handle.net/10400.14/26327.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2018.3457
  26. Luísa Orvalho; Catarina Nunes. "Projetos integradores no ensino artístico especializado de música: o caso da prova de aptidão profissional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extra 4 (2017): 27-30. http://hdl.handle.net/10400.14/46833.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.04.2352
  27. "Modelos e Práticas de Avaliação na Formação Avançada em Ciências da Educação: Face - Ensino Profissional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/125.
    DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10
  28. "Projetos Integradores no Ensino Artístico Especializado de Música: o caso da Prova de Aptidão Profissional.". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/116.
  29. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "Modelos e Práticas de Avaliação na Formação Avançada em Ciências da Educação: Face - Ensino Profissional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/125.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.10
  30. "Estratégias Formativas e Impactos no Desenvolvimento Profissional dos Professores". Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Nº16 (2016): http://www.fep.porto.ucp.pt/pt/revistainvestigacaoeducacional?msite=24.
  31. Luísa Orvalho; José Matias Alves. "Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento profissional dos professores". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 16 (2016): 145-180. http://hdl.handle.net/10400.14/22443.
    Acesso aberto • Publicado
  32. "A escola aliada ao território - o caso da ESPROARTE. Uma educação que toca.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional, nº15 (2015): http://www.fep.cedh.porto.ucp.pt/en/publications.
  33. Luísa Orvalho. "Ousar ser autor em tempos de crise: Desafios 11. Cadernos de trans_formação.". Desafios. Cadernos de Transformação (2015):
    Publicado
  34. Catarina Nunes; José Francisco Dias; Luísa Orvalho. "A escola aliada ao território - o caso da Esproarte, uma educação que toca". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 15 (2015): 101-113. http://hdl.handle.net/10400.14/23325.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2015.3412
  35. Luísa Orvalho. "WANT 2B - an Entrepreneurial Learning Menu - um projeto Leonardo da Vinci sobre empreendedorismo". Kriativ Tech (2015):
    Publicado
  36. Luísa Orvalho; Luísa Alonso. "A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 10 (2011): http://hdl.handle.net/10400.14/11506.
    Publicado
  37. Luísa Orvalho. "WANT2LEARN: um Modelo de Aprendizagem Online". Kriativ Tech (2009): http://hdl.handle.net/10400.14/3671.
    Acesso aberto • Publicado
  38. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "WANT2B - um projecto transnacional sobre empreendedorismo.". FORMAR. REVISTA DE FORMADORES. Nº65, Out,Nov, Dez (2008): https://www.iefp.pt/documents/10181/702849/Formar_65.pdf/5a4c086b-9190-4642-aead-13827247157f.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Luísa Orvalho. "Nota aos leitores". In Uma nova escola é possível?: inovar sabendo onde estamos, para onde queremos ir e como lá chegar, 11-16. 5Livros, 2021.
    Publicado
  2. "O Ensino Profissional em Portugal: aprendizagens essenciais dos cursos profissionais e artísticos especializados e acesso ao Ensino Superior para diplomados de vias profissionalizantes". In Artigo da Parte IV - Educação e Formação Profissional: reflexões e perspetivas. Portugal, 2020.
  3. Luísa Orvalho. "4". In Relatório do estado da educação 2019, 480-493. Conselho Nacional de Educação, 2020.
    Publicado
  4. "Schools 4.0. Innovation in Vocational Education". Portugal, 2019.
  5. Luísa Orvalho. "Autonomia e flexibilidade na organização e gestão curricular dos cursos profissionais: taxonomia de bloom revista e atualizada como instrumento de apoio à tomada de decisões". In 30 anos de ensino profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro, 26-35. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  6. Luísa Orvalho; Maria Joana Veiga Dias Portal; Maria José Lobato. "O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças". In Da igualdade de oportunidades à equidade educativa: caminhos de uma inclusão sucedida, 67-76. Universidade Católica Editora, 2019.
    Publicado
  7. Laura Rocha; Luísa Orvalho. "Schools 4.0 – innovation in vocational education". In Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, 272-294. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  8. Oliveira, Alexandre; Rocha, Guilherme; Orvalho, Luísa. "Estimulando ambientes de aprendizagem. O referencial de inovação pedagógica da ETPM em ação". 2018.
  9. "Estimulando ambientes de aprendizagem. O Referencial de Inovação Pedagógica da ETPM em Ação". 2018.
  10. "Testemunho de um Projeto Integrador da EPRALIMA. As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações).". In Aprender por projetos. 2018.
  11. "Repensar para Agir o que se aprende e ensina na Escola e na Sociedade do século XXI". 2018.
  12. Elisabete Martins; Luísa Orvalho. "Testemunho de um projeto integrador da EPRALIMA "As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações)": aprender por projetos". In Escola e mudança: construindo autonomias, flexibilidade e novas gramáticas de escolarização: os desafios essenciais, 94-106. Universidade Católica Editora, 2018.
    Publicado
  13. Alexandre Oliveira; Guilherme Rocha; Luísa Orvalho. "Estimulando ambientes de aprendizagem: o referencial de inovação pedagógica da ETPM em ação". In Conhecimento e ação: transformar contextos e processos educativos, 125-146. Universidade Católica Editora, 2018.
    Publicado
  14. Orvalho, Luísa; Susana, Nonato. "Ensinar e aprender por módulos". Universidade Católica Editora, 2017.
  15. "Ensinar e Aprender por Módulos". In Construir a Autonomia e a Flexibilização Curricular. Os desafios da escola e dos professores. Porto. Portugal, 2017.
  16. Luísa Orvalho. "Minigolfe para cegos. Orvalho, L., Leite, M.G. (2018). Minigolfe para cegos – desenhar para quem não vê - um projeto com visão.". 2017.
  17. Luísa Orvalho. "Minigolfe para cegos. Orvalho, L., Leite, M.G. (2018). Minigolfe para cegos – desenhar para quem não vê - um projeto com visão.". In Desafios 22. Cadernos de tans-formação. Projetos Integradores outra forma de fazer aprender. 2017.
    Publicado
  18. Luísa Orvalho; Susana Nonato. "Ensinar e aprender por módulos". In Construir a autonomia e flexibilização curricular: os desafios da escola e dos professores, 143-153. Universidade Católica Editora, 2017.
    Publicado
  19. Orvalho, Luísa; Matias Alves, José. "Celebrar o Conhecimento em Ação". 2016.
  20. Luísa Orvalho; José Matias Alves. "Celebrar o conhecimento em ação". In Boas práticas de provas de aptidão profissionais, 5-7. Universidade Católica Portuguesa, 2016.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. 2018. "The Project Work within the Professional Aptitude Teste in Vocational Education. The case of ESPROARTE.".
  2. 2018. "Intervisão entre pares multidisciplinares no ensino profissional". http://incte.ipb.pt.
  3. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. 2018. "The Project Work within the Professional Aptitude Teste in Vocational Education. The case of ESPROARTE.".
  4. 2018. "A família como promotora de inovação educativa no contexto da Iniciação Musical".
  5. 2018. "Reagir aos desafios do ensino profissional no século XXI".
  6. Luísa Orvalho. 2018. "Dinâmicas, condições, modelos e práticas reflexivas de formação-ação centrada na EPACarvalhais/Mirandela".
Edição de livro
  1. Schools 4.0. Innovation in Vocational Education. Portugal. 2021.
  2. José Matias Alves; Joaquim Azevedo. (Re)encontrar e projetar o ensino profissional para o século XXI. Serigrafia de Manuel Porfírio 96. Universidade Católica Portuguesa. 2017.
    Publicado • 10.34632/9789899948662
Livro
  1. Caderno de trans_formação. Portugal. 2020.
  2. 30 anos de Ensino Profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro.. Portugal. 2019.
    https://doi.org/10.34632/9789895436422
  3. Repensar para Agir o que se aprende e ensina na Escola e na Sociedade do século XXI. Portugal. 2018.
  4. Reagir aos Desafios do Ensino Profissional no Século XXI. Portugal. 2018.
  5. Novos Ambientes de Aprendizagem: APPs, Internet, Gamification, Tablets e Telemóveis. Portugal. 2018.
  6. Orvalho, Luísa (coord.); Matias Alves, José (coord.). Matosinhos: Casos de sucesso no Ensino Profissional_dando voz aos diplomados.... Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia. 2017.
  7. Orvalho, Luísa (org.); Matias Alves, José (org.). O meu primeiro dia de formação em contexto real de trabalho: dando voz aos alunos… vivências e sentidos. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia. 2017.
  8. Orvalho, Luísa (coord.); Matias Alves, José (coord.); Azevedo, Joaquim (coord.). (Re)Encontrar e Projetar o Ensino Profissional para o século XXI. Serigrafia de Manuel Porfírio 96. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia. 2017.
  9. Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional dos professores das escolas com Ensino Profissional. 2017.
  10. (Re)Encontrar e Projetar o Ensino Profissional para o século XXI. Portugal. 2017.
  11. Luisa Orvalho; José Matias Alves. Matosinhos: casos de sucesso no ensino profissional_dando voz aos diplomados.... Universidade Católica Portuguesa. 2017.
    Publicado
  12. Orvalho, Luísa (org.); Matias Alves, José (org.). Boas Práticas de Provas de Aptidão Profissionais. 2016.
  13. Um Caso de Implementação de Estratégias de Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula de Ensino Profissional, com Base nos Modelos das IM e Estilos de Aprendizagem. Portugal. 2016.
  14. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. Um Caso de Implementação de Estratégias de Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula de Ensino Profissional, com Base nos Modelos das IM e Estilos de Aprendizagem. Instituto Politécnico de Bragança. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "Trilhos de inovação a caminho do selo de qualidade EQAVET no ensino profissional". Trabalho apresentado em 9º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar, 2019.
Recurso online
  1. O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino e avaliação de aprendizagens e competências na disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Artísticos Especializados de Música. 2015. http://www.fep.cedh.porto.ucp.pt/en/publications.
Relatório
  1. Luísa Orvalho. 2023. MECHANICUS. Software para gestão de oficinas automóveis R.
  2. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. 2022. Curso básico de teatro: orientações curriculares para os 5.º e 7.º anos de escolaridade dos 2º e 3º ciclos. http://hdl.handle.net/10400.14/40985.
  3. I. Vieira; José Matias Alves; J. Machado; C. Palmeirão; L. Orvalho; I. Salvado; V. Almeida. 2013. Relatório Final de Avaliação do Programa “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto Educativo Metropolitano”.
Resumo em conferência
  1. Luísa Orvalho; Helena Deolinda Sobreiro Duarte. "À quarta…família com arte: como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da música". Trabalho apresentado em V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Maria Francisca Garcia; Luísa Orvalho. "Trabalho de projeto no ensino artístico especializado da música. O Barroco revisitado: ciclo de concertos de música erudita". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  3. Luísa Orvalho; Lígia Magalhães. "Project Based Learning (PBL): como prática de gestão flexível do currículo no ensino profissional : da teoria à prática". Trabalho apresentado em V Fórum Educa 2022, Santo Tirso, 2022.
    Publicado
  4. "Schools 4.0 Erasmus+ Project Multiplier Event". 2021.
  5. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho. "Schools 4.0. Innovation in VET". 2020.
    Publicado
  6. Luisa Orvalho; Maria da Glória Leite. "Minigolfe para cegos: desenhar para quem não vê: um projeto com visão". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
Revisão de livro
  1. "Uma Nova Escola é Possível? Inovar sabendo onde estamos, para onde queremos ir e como lá chegar.". (2021): https://www.wook.pt/livro/uma-nova-escola-e-possivel-sandra-pereira/26677279.
Tese / Dissertação
  1. "Ansiedade dos alunos na performance instrumental : acordeão : estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade". 2018.
  2. "Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musical". 2018. https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/25643.
  3. Sousa, Ana Maria Carvalho. "Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musical". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/25643.
  4. Ortiga, Carlos Alberto de Castro. "A mão direita do guitarrista : redução para cordas soltas como forma de estudo elementar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/25644.
  5. Silva, Joana Rosário Teixeira da. "A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23836.
  6. Lima, Tânia Sofia Gomes. "Plataforma de apoio ao estudo : monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias : relatório da pratica profissional e projeto de intervenção pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/25640.
  7. Nunes, Maria Catarina Dias. "O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de Música : o caso da ESPROARTE". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/25641.
  8. Campos, José Pedro Coelho. "Relatório da prática profissional". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23827.
  9. Resende, Mónica Patrícia do Couto. "O E-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário de Música". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/21398.
  10. Capitão, Ana Carolina Torres Lima. "A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/22075.
  11. Vieira, Joana Isabel Pinheiro. "Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de música". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/22071.
  12. Sá, Cátia Susete Silva Oliveira e. "Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violino". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/17656.
  13. "O Questionamento enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de Iniciação Musical". 2014. https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/28103.
  14. "O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição, dos cursos secundários artísticos especializados de música". 2014. https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/33301.
  15. Mikus, Ana Cristina Fernandes. "Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciada". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12084.
  16. Dias, José Carlos Rocha. "Ensino profissional : razões para a sua escolha : um estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/11741.

Outros

Outra produção
  1. OFICINA DE FORMACÃO: Project Based Learning (PBL- como prática de gestão flexível do currículo no ensino profissional. Da teoria à prática.. V Edição do FÓRUM EDUCA 2022 S. TIRSO - Educação para o mundo do Trabalho: Formação, tecnologia e sustentabilidade. 2022. https://www.cm-stirso.pt/conhecer/noticias/noticia/forum-educa-debate-educacao-para-o-mundo-de-trabalho.
  2. PIICIE de Santo Tirso Ag(IR) para o sucesso escolar: um testemunho de uma monitorização colaborativa. 2021. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/42880.
  3. Trajetos escolares vividos - Covid19 - memórias, histórias e tempo dos alunos. 2020. Cristina Palmeirão; Alexandra Carneiro; Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53469.
  4. Orientação técnica n.º1/2019: aplicação dos princípios da autonomia e flexibilidade curricular aos cursos de educação e formação. 2019. Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho.
  5. Repensar para agir o que se aprende e ensina na escola e na sociedade do século XXI. 2018. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53482.
  6. Novos ambientes de aprendizagem: apps, internet, gamification, tablets e telemóveis. 2018. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53486.
  7. Reagir aos desafios do ensino profissional no século XXI. 2018. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/46902.
  8. Intervisão entre pares multidisciplinares no ensino profissional. Perante os novos e exigentes desafios que se colocam, hoje, à Escola do século XXI, e para que esta possa contribuir com respostas mais adequadas e contextualizadas à complexidade da realidade de cada percurso educativo e formativo, é imprescindível poder contar com professores que acreditam no seu poder e nas suas capacidades de Transformação, de Recriação e de Autorregulação da sua prática e se. 2018. Moreno, Carla; Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/26652.
  9. O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música: o caso da Esproarte. 2018. Cunha, Catarina Nunes; Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/26327.
  10. Minigolfe para cegos – desenhar para quem não vê - um projeto com visão. 2018. Orvalho, Luisa; Leite, Maria da Glória. http://hdl.handle.net/10400.14/27204.
  11. Projetos integradores: outra forma de fazer aprender. 2017. Luísa Orvalho.
  12. Projetos integradores no ensino artístico especializado de música: o caso da prova de aptidão profissional. 2017. Orvalho, Luisa; Nunes, Catarina. http://hdl.handle.net/10400.14/27335.
  13. Modelos e práticas de avaliação na formação avançada em ciências da educação: Face - ensino profissional. 2017. Orvalho, Luísa; Nunes, Catarina. http://hdl.handle.net/10400.14/27332.
  14. Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional dos professores das escolas com ensino profissional. The empirical study, based on a qualitative research methodology, focused on multiple case studies, was carried out under the Post-Doctoral project in Education Sciences, at the Faculty of Education and Psychology, Portuguese Catholic University, Catholic Porto, Portugal entitled "Collaborate to Innovate in Vocational Education", under the scientific supervision of Professor José Matias Alves, foc. 2017. Orvalho, Luísa; Matias Alves, José. http://hdl.handle.net/10400.14/24267.
  15. Desafios 18 - cadernos de trans_formação. 2016. Luísa Orvalho.
  16. Desafios 15 - cadernos de trans_formação. 2016. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53473.
  17. Desafios 14 - cadernos de trans_formação. 2016. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53474.
  18. Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento profissional dos professores. The focus and the object of this qualitative research, carried out under the Post-Doctoral project in Educational Sciences, currently underway at the Faculty of Education and Psychology (FEP), the Portuguese Catholic University, Catholic Porto, entitled “Collaborate to Innovate in Vocational Education “under the supervision of professor José Matias Alves focus on ways, conditions, models of traini. 2016. Orvalho, Luísa; Matias Alves, José. http://hdl.handle.net/10400.14/22443.
  19. Desafios 11 - cadernos de trans_formação. 2015. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53481.
  20. Desafios 9 - cadernos de trans_formação. 2015. Luísa Orvalho. http://hdl.handle.net/10400.14/53485.
  21. A escola aliada ao território – O caso da Esproarte, uma educação que toca. Não obstante o importantíssimo trabalho social desempenhado pela escola ao longo dos anos, é hoje necessário (re)pensar o espaço público da educação e encará-lo enquanto um projeto de ação estrategicamente partilhado entre a escola, as famílias e outros atores sociais, culturais e políticos que operam num determinado território que, sem descurar os domínios e as missões específicas de cada um, são. 2015. Nunes, Catarina; Dias, José Francisco; Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/23325.
  22. O portefólio reflexivo como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação na formação dos professores do ensino artístico. Com esta comunicação pretende-se dar a conhecer os resultados de uma experiência de docência universitária, sobre o uso do e-portefólio reflexivo como metodologia alternativa de ensino, aprendizagem e avaliação, realizada na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto. Este estudo envolve setenta e seis professores do ensino artístico (de três 5715 escolas profissionais e quatro aca. 2012. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/14045.
  23. O portefólio reflexivo como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação na formação dos professores do ensino artístico. 2012. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/14046.
  24. Uma investigação colaborativa sobre mudança curricular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas. Curriculum innovation refers to the process of curriculum design and to its development. This communication presents a part of a PhD research: a qualitative research case study based on a 1 methodological approach to collaborative action research (C-A-R), carried out in two public secondary schools during the academic years 2008/09 and 2009/2010, involving the coordinators and teachers of vocation. 2011. Orvalho, Luísa; Alonso, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/11507.
  25. A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa. inovação curricular refere-se tanto aos processos de conceção do currículo, como aos do seu desenvolvimento. Este artigo apresenta uma súmula da investigação de âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação1 – uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, assente numa abordagem metodológica de aproximação à investigação-ação colaborativa (I-AC), efetuada em duas escolas secundárias pública. 2011. Orvalho, Luísa; Alonso, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/11506.
  26. A estrutura modular: Um projecto de inovação e mudança - Um desafio ao papel do professor. 2009. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/2799.
  27. Want2B: an Entrepreneurial Learning Menu. The project Want2B aims to disseminate and transfer methods, practices, tools and experiences to promote a wide range of entrepreneurial pedagogical methods and delivery systems, thus supporting an entrepreneurial mindset and culture in the individual and in organisations.. 2009. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/3055.
  28. Estrutura Modular nos Cursos Profissionais nas Escolas Secundárias Públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular. Na convicção de que é preciso continuar a investigar, a agir crítica e criativamente e a avaliar contínua e formativamente o desenvolvimento da Estrutura Modular no âmbito do sistema de educação e formação profissional das escolas secundárias públicas, nesta comunicação pretende-se apresentar os resultados intermédios de um projecto de investigação-acção colaborativa em curso, centrado em dois est. 2009. Orvalho, Luísa; Alonso, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/11508.
  29. WANT2LEARN: Um Modelo de Aprendizagem Online. Want2Learn: a model of online learning One of the objectives of this communication is to disseminate the blending learning training programme Want2Learn, built and tested in an international partnership of six countries: Denmark, England, Sweden, Greece, Hungary and Portugal, within the Leonardo da Vinci Programme and available on the website http://www.sthelens.ac.uk/want2learn/ The use of online. 2009. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/3671.
  30. Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas como trampolim para o sucesso: …dos princípios de enquadramento curricular e pedagógico… Às práticas na sala de aula e trabalho colaborativo. Com esta comunicação, pretende-se fazer um ponto de situação da investigação - acção colaborativa, que está a ser desenvolvida para identificar os factores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, nas escolas secundárias públicas, e que planos de intervenção e de melhoria de aplicação da estrutura modular é preciso introduzir, para que as prá. 2009. Orvalho, Luísa; Alonso, Luísa; Azevedo, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.14/3009.
  31. WANT2B - um projecto transnacional sobre empreendedorismo. 2008. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/3950.
  32. Escolas Profissionais em Moçambique: um testemunho. Neste artigo, pretendo relatar, de forma muito sumária, a minha experiência, desde 2001, enquanto formadora e colaboradora, no Programa de Reabilitação das Escolas de Artes e Ofícios (EAO) de Moçambique1, nas acções de formação pedagógica, destinadas aos professores - formadores, mestres e directores das escolas profissionais de Moçambique e, ainda, dos técnicos da Direcção Nacional do Ensino Técn. 2008. Orvalho, Luísa. http://hdl.handle.net/10400.14/2797.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/05 Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário Conferência " Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário"
(Espinho, Portugal)
2015/03/28 Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC" Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC"
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07/18 - 2023/07/18 Estratégias de treino e de ensino para desenvolver a leitura à primeira vista no instrumento violoncelo : alunos do 1º grau do curso básico de música
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/07/18 - 2023/07/18 Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/05/31 - 2023/05/31 Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação ao Violino
Orientador
2021/09/07 - 2021/09/07 A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes - Música
Orientador
School of Arts, Portugal
2021/07/19 - 2021/07/19 Contributos para a construção de um e referencial de práticas pedagógicas para o ensino da formação musical iniciação
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/12/16 - 2019/12/16 Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/01/19 - 2019/01/19 Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musical
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/07/23 - 2018/07/23 Ansiedade dos alunos na performance instrumental : acordeão : estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/01/03 - 2018/01/03 A mão direita do guitarrista : redução para cordas soltas como forma de estudo elementar
Orientador
School of Arts, Portugal
2017/06/26 - 2017/06/26 Relatório da prática profissional
Orientador
School of Arts, Portugal
2017 - 2017 O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música : o caso da ESPROARTE
Orientador
School of Arts, Portugal
2017 - 2017 Plataforma de apoio ao estudo : monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias : relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica
Orientador
School of Arts, Portugal
2017 - 2017 Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de música
Orientador
School of Arts, Portugal
2016/07/21 - 2016/07/21 A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de caso
Orientador
School of Arts, Portugal
2016 - 2016 O e-portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário de música
Orientador
School of Arts, Portugal
2015/02/13 - 2015/02/13 Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violino
Orientador
School of Arts, Portugal
2014/07/15 - 2014/07/15 O questionamento enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de iniciação musical
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/06/30 - 2014/06/30 O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição, dos cursos secundários artísticos especializados de música
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/07/26 - 2012/07/26 Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciada
Orientador
School of Arts, Portugal
2012 - 2012 Ensino profissional : razões para a sua escolha : um estudo de caso
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/03/09 - 2022/03/09 IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Outra)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/07 - 2023/07/07 Educação da interioridade
Conferência
Educação da interioridade
Fundação Manuel Leão, Portugal
2022/03/18 - 2022/03/19 V Fórum Educa 2022
Oficina (workshop)
V Fórum Educa 2022
Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal
2022/02/11 - 2022/02/12 2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática
Conferência
2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática
2021/10/14 - 2021/10/14 Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Conferência
Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/03/26 - 2021/03/27 III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência em Tempos de Recuperação e Resiliência
Conferência
III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência em Tempos de Recuperação e Resiliência
2020/05/28 - 2020/05/28 4ª Sessão dos Fóruns de Discussão
Conferência
4ª Sessão dos Fóruns de Discussão
2020/05/16 - 2020/05/16 VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional
Conferência
VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional
2020/03/04 - 2020/03/04 II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais: Desafios e Oportunidades”
Conferência
II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais: Desafios e Oportunidades”

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/07/07 - 2023/07/07 Educação da interioridade

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) Universidade Católica Portuguesa
2018/10 - 2018/10 Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) Universidade Católica Portuguesa
2018/03 - 2018/03 Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) Universidade Católica Portuguesa

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/07/26 - 2021/07/26 Associação Nacional de Professores de Informática (External organisation) Associação Nacional de Professores de Informática, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/10/27 Schools 4.0. Innovation in VET Revista TER-40
2009/01/01 A estrutura modular: um projecto de inovação e mudança - um desafio ao papel do professor Tecnicando
2008/01/01 Escolas Profissionais em Moçambique: um testemunho Tecnicando

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet (External organisation) Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet, Portugal
2022/03/03 - Atual Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (External organisation) Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P (External organisation) Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P, Portugal