Identification
Personal identification
- Full name
- Luísa Antónia de Vila Fernandes Orvalho
Citation names
- Orvalho, Luísa
Author identifiers
- Ciência ID
- 4910-D1A1-848E
- ORCID iD
- 0000-0002-6645-5273
Email addresses
- lorvalho@ucp.pt (Professional)
Telephones
- Mobile phone
-
- 917340901 (Personal)
Websites
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2011/06/02
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Dois estudos
de caso " (THESIS/DISSERTATION)
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011/06/06 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa Porto, Portugal |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Book review |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/11/05 | Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário | Conferência " Ensino: O Secundário, o Profissional e o Universitário"
(Espinho, Portugal)
|
2015/03/28 | Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC" | Tertúlia "Mulheres nos Cursos Profissionais e Superiores na Área da Informática/TIC"
(Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/07/18 - 2023/07/18 | Estratégias de treino e de ensino para desenvolver a leitura à primeira vista no instrumento violoncelo : alunos do 1º grau
do curso básico de música
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/07/18 - 2023/07/18 | Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação
e 1º grau do ensino básico de múscia
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/05/31 - 2023/05/31 | Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação
ao Violino
Supervisor
|
|
2021/09/07 - 2021/09/07 | A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes -
Música
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2021/07/19 - 2021/07/19 | Contributos para a construção de um e referencial de práticas pedagógicas para o ensino da formação musical iniciação
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/12/16 - 2019/12/16 | Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos
como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/01/19 - 2019/01/19 | Ensino diferenciado numa sala de aula de iniciação musical
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018/07/23 - 2018/07/23 | Ansiedade dos alunos na performance instrumental : acordeão : estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018/01/03 - 2018/01/03 | A mão direita do guitarrista : redução para cordas soltas como forma de estudo elementar
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2017/06/26 - 2017/06/26 | Relatório da prática profissional
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música : o caso da ESPROARTE
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | Plataforma de apoio ao estudo : monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias : relatório da prática profissional
e projeto de intervenção pedagógica
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2017 - 2017 | Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de música
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2016/07/21 - 2016/07/21 | A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de caso
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2016 - 2016 | O e-portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário
de música
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2015/02/13 - 2015/02/13 | Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violino
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2014/07/15 - 2014/07/15 | O questionamento enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de iniciação musical
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/06/30 - 2014/06/30 | O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição,
dos cursos secundários artísticos especializados de música
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012/07/26 - 2012/07/26 | Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciada
Supervisor
|
School of Arts, Portugal
|
2012 - 2012 | Ensino profissional : razões para a sua escolha : um estudo de caso
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/03/09 - 2022/03/09 | IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminar (Other)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/07/07 - 2023/07/07 | Educação da interioridade
Conference
|
Educação da interioridade
Fundação Manuel Leão, Portugal
|
2022/03/18 - 2022/03/19 | V Fórum Educa 2022
Workshop
|
V Fórum Educa 2022
Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal
|
2022/02/11 - 2022/02/12 | 2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática
Conference
|
2.º congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática |
2021/10/14 - 2021/10/14 | Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Conference
|
Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education, Erasmus Project nº 2018-1-PT01-KA202-047463, Blended Multiplier Event (international)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021/03/26 - 2021/03/27 | III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência
em Tempos de Recuperação e Resiliência
Conference
|
III Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação: Cursos e Percursos no Tâmega e Sousa: A importância da convergência em Tempos de Recuperação e Resiliência |
2020/05/28 - 2020/05/28 | 4ª Sessão dos Fóruns de Discussão
Conference
|
4ª Sessão dos Fóruns de Discussão |
2020/05/16 - 2020/05/16 | VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional
Conference
|
VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação: Revelando dinâmicas de ação pedagógica e organizacional |
2020/03/04 - 2020/03/04 | II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais:
Desafios e Oportunidades”
Conference
|
II Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, “O Local e a Educação: Autonomia, Comunidades e Territórios: Cursos Profissionais: Desafios e Oportunidades” |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - Current | Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet (External organisation) | Rede Nacional do Pensamento Crítico Crithinknet, Portugal |
2022/03/03 - Current | Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (External organisation) | Aldeia Santa Isabel - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
2018/09 - Current | Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P (External organisation) | Agência Nacional Para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/07/07 - 2023/07/07 | Educação da interioridade |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2021/07/26 - 2021/07/26 | Associação Nacional de Professores de Informática (External organisation) | Associação Nacional de Professores de Informática, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2020/10/27 | Schools 4.0. Innovation in VET | Revista TER-40 |
2009/01/01 | A estrutura modular: um projecto de inovação e mudança - um desafio ao papel do professor | Tecnicando |
2008/01/01 | Escolas Profissionais em Moçambique: um testemunho | Tecnicando |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |
2018/10 - 2018/10 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |
2018/03 - 2018/03 | Desafios. Cadernos de Transformação (2183-7406) | Universidade Católica Portuguesa |