???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Paula Gomes Costa Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
451B-685F-F62C
ORCID iD
0000-0002-4278-8129

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006/09/29
Concluído
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Para a redefinição do conceito de 'objecto'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Louvor e Distinção
1997/07/25
Concluído
M.A. in Linguistics - Syntax and Semantics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Contributions to the approach of secondary predication in Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good (Muito Bom por unanimidade)
1992/07/03
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2000 - 2008 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1997 - 2000 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994 - 1995 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola E. B. 2/3 Manuel da Maia., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Membro do Concelho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2000 - 2018 Membro do Conselho Técnico-científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2017 Coordenadora do Curso de Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2017 Membro da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2016 Vice-Presidente Conselho Técnico-científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2011 Coordenação de Domínio Científico de Línguas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2008 Presidente do Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002/11 - 2005/11 Para a redefinição do conceito de objecto [Redefining the object concept]
no code
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1994 - 1996 Contributos para a abordagem da predicação secundária em Português
no code
Bolseiro de Mestrado
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/15 - 2023/09/15 EnGRAL - O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos do 2.º CEB
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022/09/05 - 2023/09/05 AE.Maps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
Investigador
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022/09 - 2023/09/01 O Desenvolvimento do Pensamento Crítico através da Abordagem de Temas Controversos [The Development of Critical Thinking through the Controversial Issues Approach]
IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2021 - 2022 Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2019/05/13 - 2020/05/31 Cozinhar a aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Cooking to learn: Digital educational resource for the promotion of curricular integration in Primary School]
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2018/09/01 - 2019/12/31 RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Digital Educational REsources fot the Teaching ans Learning of Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education]
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2014/09/01 - 2016/12/31 PerGRam - Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade [Paths to teach grammar in the first years of schooling]
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística
Concluído
2000/09/01 - 2001/12/31 LER & ESCREVER - para uma tipologia textual [Reading & Writing - for a textual typology]
no code
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto de Incentivos à Qualidade da Educação
Concluído
1993 - 1996 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização
Colaboradora
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Susana; Rato, Valter; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Valente, Bianor. "O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunos". 2023.
    Publicado
  2. Pereira, Susana; Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Paulos, Bruno; Gonçalves, Carolina ; Silva, Maria Encarnação. ""A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB [The culinary recipe: a digital educational resource for the development of textual and linguistic competences in the primary school]"". Trabalho apresentado em 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português [13th National Meeting of the Portuguese Teachers Association], Leiria, 2019.
    Publicado
  3. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Leite, Teresa (7C1E-5C0F-56FA). "Metalinguistic activity in higher education: Thinking about words". 2019.
  4. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana. "L1 Grammar Instruction in Primary School". 2019.
  5. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pereira, Susana; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação; Alves, Dina; Paulos, Bruno; et al. "Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018.
  6. Pereira, Susana; Pinto, Mariana; Cardoso, Adriana. "PerGRam: O ensino da gramática pela descoberta". 2018.
  7. Pereira, Susana; Leite, Teresa; Ferreira, Patrícia. "Innovative Language Teaching: Teachers’ beliefs and practices.". Trabalho apresentado em The European Conference on Language Learning Conference, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Susana; Rato, Valter; Valente, Bianor; Leite, Teresa; Ramos, Andreia. "Grammar in Language Education: Insights From Portuguese Sixth Graders". International Journal of Applied Linguistics (2025): https://doi.org/10.1111/ijal.12770.
    Publicado • 10.1111/ijal.12770
  2. Pereira, Susana; Valente, Bianor; Rato, Valter. "As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português". Palavras (2022):
    Publicado
  3. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Leite, Teresa; Silva, Encarnação. "From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/9171.
    10.1590/0102-445090849479780631
  4. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "Grammar and text: an experiment in teacher training / Gramática y texto: un experimento en la formación de profesores". Cultura y Educación 27 2 (2015): 456-463. http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2015.1034532.
    10.1080/11356405.2015.1034532
  5. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Maria Encarnação. "Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores". (2015): http://hdl.handle.net/10451/33016.
  6. Correia, C.N.; Pereira, S.. "Shapes and constructions in European Portuguese: Referential tools and textual genre | Formas e construções linguísticas no português europeu: Ferramentas referenciais e género textual". Cadernos de Linguagem e Sociedade 16 1 (2015): 48-60. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938540504&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  7. Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana; Pereira, Susana. "Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/8461.
  8. Cardoso, A.; Pereira, S.; Silva, E.; Sousa, O.; Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Sousa, Otília. "On the development of textual competence in primary education". L1 Educational Studies in Language and Literature 9 4 (2009): 63-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84913532753&partnerID=MN8TOARS.
  9. Pereira, Susana; Cardoso, Adriana. "Contributos para o estudo da emergência do tempo composto em português". Revista da ABRALIN 2 2 (2003): 159-181.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; et al. "Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo". editado por Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos, 41-67. Lisboa, Portugal: CIED, 2024.
    No prelo
  2. Pereira, Susana; Cardoso, Adriana; Gonçalves, Carolina ; Almeida, António; Rodrigues, Margarida. ""Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: Análise do recurso Cozinhar a Aprender [Pedagogical-didactic principles for the design of digital educational resources: Analysis of the resource "Cooking to Learn."]"". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico [Curricular Integration Practices in the 1st and 2nd cycles of Elementary Education], 60-82. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), 2022.
    Publicado
  3. Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Paulos, Bruno; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Silva, Encarnação. "A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB". 2019.
  4. Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Pinto, Mariana Oliveira; Silva, Maria Encarnação. "O ensino de gramática pela descoberta: o projeto Pergram". Dialogarts, 2018.
  5. Pereira, Susana; Ramos, Andreia. "O desenvolvimento da consciência linguística num 1.o ano de escolaridade". In Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. Lisboa, Portugal: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2017.
  6. Pereira, Susana; Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa. "Desenvolvimento lexical: perspetivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico". In Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2015.
    Publicado
  7. Pereira, Susana. "Explicitação gramatical no 1.º Ciclo". In Desenvolver competências em língua: percursos didácticos, 145-174. Lisboa, Portugal: Edições Colibri / CIED, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. Lisboa, Portugal: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa. 2015.
    Publicado • Editor
  3. Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2013.
    Publicado • Editor
  4. Pereira, Susana. A semântica do objecto: aspecto e determinação nominal. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Adriana Cardoso; Ricardo Pereira Rodrigues; Carolina Gonçalves; Pereira, Susana. "Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, 2018.
Recurso online
  1. Valente, Bianor. AE Maps. 2023. https://aemaps.vercel.app.
  2. Adriana Cardoso; Almeida, António; Carolina Gonçalves; Margarida Rodrigues; Maria Encarnação Silva; Paulos, Bruno; Pereira, Susana. Recurso educativo digital “Cozinhar a Aprender”. 2020. https://cozi.comunidadered.pt.
  3. Pereira, Susana; Ana Rita Santos; Oliveira Pinto, Mariana; Maria Encarnação Silva; Cardoso, Maria Adriana Príncipe. Às voltas com as palavras. Percursos para o ensino da gramática no primeiro ano de escolaridade. (e-books 1-11).. 2016. https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/recursos/pergram/recursos-online.
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Susana. "Para a redefinição do conceito de objeto". Doutoramento, 2006.
  2. Pereira, Susana. "Contributos para a abordagem da predicação secundária em Português". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1997.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 Mapeando o currículo português: cruzando competências e conteúdos I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/29 Grammar Teaching in Primary Education: the students’ view 5th Eduling Biannual Meeting: Grammar teaching and learning: challenges and opportunities
UAB (Barcelona, Espanha)
2023/04/12 O que pensam os alunos sobre a gramática em sala de aula? 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Português em jogo e em projeto
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2023/01/23 O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunos XXX Colóquio AFIRSE Portugal. Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2022/07/08 Student’s beliefs about teaching and learning Portuguese grammar 16th. AlA Conference: Language Awareness for the next 30 years
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2021/07/10 As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Português: avaliação na aprendizagem
APP (Braga, Portugal)
2021 As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português 14º Encontro Nacional da Associação dos Professores de Português
Associação de Professores de Português (Chaves, Portugal)
2020/10/16 Tecnologia digital e ensino de língua: um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade 5th International techLING Congress - Languages, Linguistics and Technology
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020 Tecnologia digital e ensino de língua: um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade 5th International TechLING Congress - Languages, Linguistics and Technology
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020 O Recurso Educativo Digital "Cozinhar a Aprender": Promoção do desenvolvimento integrado de competências no 1.º CEB. 3.º Encontro de formação inicial de professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04/13 A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
APP (Leiria, Portugal)
2019 Ensino da gramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática
(Barcelona, Espanha)
2018 O ensino da gramática pela descoberta - Simpósio Formação de Professores para o Ensino de Línguas 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016/07 Projeto PerGRam – percursos de gramática no 1º ciclo III Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Benfica - A Qualidade da Aprendizagem e a Ação Estratégica da Sala de Aula
Agrupamento de Escolas de Benfica (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do português
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
Orientador
Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 O desenvolvimento do conhecimento lexical a partir da integração curricular com o Estudo do Meio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 O Impacto do Ensino de Estratégias Fonológicas, Morfológicas e Sintáticas na Escrita dos Morfemas “-se” e “sse”
Orientador de Marisa Inês Gonçalves
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019 Desenvolvimento lexical no 1.º ano de escolaridade: um percurso didático,
Orientador
Portuguese Didactics (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Refletir sobre a língua através do jogo – um estudo com alunos do 2.º ano do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
Orientador
Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Apropriação de conteúdos do conhecimento explícito da língua por alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Ler, contar e mostrar – desenvolvimento da leitura em voz alta e da expressão oral em alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o jogo e o desenvolvimento da consciência linguística
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino no 1º e 2º Ciclos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento lexical: perspectivas e práticas de professores no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2012 Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador
Portuguese Didactics (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/29 - 2023/10/30 Póster Perceções dos alunos sobre a gramática: inovação ou continuidade nas práticas de sala de aula?
Encontro
I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/12/15 - 2020/12/15 O Recurso Educativo Digital "Cozinhar a Aprender: Promoção do desenvolvimento integrado de competências no 1.º CEB
Oficina (workshop)
3.º Encontro de formação inicial de professores do 1.º e 2.º CEB, Escola Superior de Educação de Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2019 - 2019 VII Fórum de Partilha Linguística
2019 - 2019 12th ARLE Conference
2019 - 2019 XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2018 - 2018 IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2017 - 2017 SILE / ISEL – III Symposium international sur la littératie à l’école Corse, França
2017 - 2017 ENALP 2017 - XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Un. Évora, Portugal
2017 - 2017 VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa ESE/IP Setúbal, Portugal
2016 - 2016 II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática Un. Valência, Espanha
2016 - 2016 3º Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Eselx ESELx-CIED, Portugal
2015 - 2015 Grato 2015 - 4ª International Conference on Grammar and Text Un. Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Nouveaux C@hiers de la recherche en éducation
2019 - 2019 Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature
2019 - 2019 Egitania Sciencia
2017 - 2017 Revista Brasileira de Educação
2015 - 2017 Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature
2016 - 2016 Revista Brasileira de Educação
2015 - 2015 Da Investigação às Práticas
2014 - 2014 Estudos Linguísticos / Linguistics Studies

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Prática de Ensino Supervisionada II Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - Atual Sintaxe e Semântica doPortuguês/ Educação Básica Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - Atual Gramática e Texto Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do EB (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - Atual Fonologia e Morfologia do Português Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Atual Estratégias Promotoras da Atividade Metalinguística Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1º e no 2º Ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal