Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA MARIA MOURAZ LOPES
Nomes de citação
- Mouraz, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 451A-5847-2060
- ORCID iD
- 0000-0001-7960-5923
- Researcher Id
- K-5236-2014
- Scopus Author Id
- ID 55213861200
Endereços de correio eletrónico
- Ana.Lopes@uab.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
- 
                           - 966437559 (Pessoal)
 
Moradas
- Rua Keil do Amaral, 73, 3525.013, Canas de Senhorim, Nelas, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | 
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 1998/11/01 - 2004/07/19 Concluído | Doutoramento em Ciências da Educação / PhD in Sciences of Education (Doutoramento) Especialização em Filosofia da Educação Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal "Culturas Epistémicas na Àrea do Currículo / Epistemic Cultures in Curriculum Studies " (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovada com distinção e louvor | 
| 2001/09 - 2002/01 Concluído | Short Course (Postgraduate Certificate) University College London Institute of Education, Reino Unido | |
| 1992/10/01 - 1994/07/27 Concluído | Mestrado em Ciências da Educação /Master in Sciences of Education (Mestrado) Especialização em Epistemologia  /Epistemology Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal "Análise das conceções epistemológicas  dos alunos universitários /Higher Education students: Epistemological perspectives" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Muito Bom / Very Good | 
| 1982/01 - 1983/07 Concluído | Master in Contemporary Philosophy (Pós-Graduação) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | |
| 1977/10/01 - 1981/07/27 Concluído | Filosofia (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | 15 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/02/16 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2016/11/15 - 2018/02/15 | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2008/07/01 - 2016/09/15 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2019/02/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal | 
| 2015 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1996/09/01 - 2000/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/01/03 - 2024/12/31 | Cinquenta anos de docência em Portugal: diálogos intergeracionais | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2022/01 - 2024/12 | CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/1039/2021 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2018/07 - 2021/06 | ReKINDLE+50 .: Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e reencantar a profissão docente depois
                                 dos 50 Provided by PTCRIS: POCI-01-0145-FEDER-028017 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2018/07 - 2021/06 | Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e reencantar a profissão docente depois dos 50 Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/28017/2017 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2015/10/01 - 2019/09/30 | Desenhar pontes entre níveis de ensino um estudo misto sobre a transição do ensino secundário para o ensino superior /Drawing
                                 bridges between secondary schools and higher education SFRH/BD/113127/2015 Orientador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Concluído | 
| 2015/10/01 - 2018/10/31 | Students' transition . voices of students info:eu-repo/grantAgreement/NSF/Directorate for Education & Human Resources/9903264/US Orientador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Concluído | 
| 2012/03 - 2015/07 | Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/116674/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2012/03 - 2015/01 | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2012/03/01 - 2013/12/31 | Impacts and Effects of Schools¿ External Evaluation in Non-Higher Education [Impactos e Efeitos da Avaliação Externa de Escolas
                                 do ensino não superior] PTDC/CPE-CED/116674/2010 | Concluído | 
| 2011/03 - 2013/09 | Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: um estudo sobre o ensino e a enfermagem Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/113015/2009 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2001/10 - 2001/12 | PARA UMA LÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - O CASO DA TEORIA CURRICULAR Provided by PTCRIS: SFRH/BD/3239/2000 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/02/01 - 2026/12/31 | Who sAw You then and who sees you now! – Promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2023/06 - 2026/06 | CRED4TEACH – MOOC-based micro-credentialing for teacher professional development ERASMUS-EDU-2022-CBHE-STRAND-2-101082858  Investigador
                                     Universidade Aberta, Portugal | ERASMUS+ European Commission Em curso | 
| 2024/08/27 - 2025/08/26 | Here I find myself and I mix with people from all over the world that belongs to everyone (AQUIMEENCONTRO) Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - Secretaria-Geral Em curso | 
| 2024/05/01 - 2025/04/30 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos (DIGENDER2PALOP Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Em curso | 
| 2022/01/01 - 2024/12/31 | CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and
                                 intergenerational dialogues PTDC/CED-EDG/1039/2021 Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade Aberta, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2022/01/02 - 2022/09/01 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality –starting from an early age (DIGEQUALGENDER Investigador responsável
                                     Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | CaixaForum Barcelona Concluído | 
| 2022/01 - 2022/09 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality –starting from an early age (DIGEQUALGENDER | CaixaForum Barcelona | 
| 2018/10 - 2022/09 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não
                                 Superior, em Portugal. Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/30410/2017 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2018/07/02 - 2021/06/30 | Migrações digitais e inovação curricular / Digital Migrations and Curricular Innovation: giving new meaning to experience
                                 and rekindling teaching profession after 50 Investigador responsável
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2018/07/02 - 2021/06/28 | Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50 PTDC/CED-EDG/28017/2017 Universidade do Minho, Portugal Universidade do Porto, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2018/10/01 - 2021 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não
                                 superior, em Portugal (MAEE) PTDC/CED-EDG/30410/2017 Universidade do Minho, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade Aberta, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto UID/CED/00167/2019 Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2016/11/01 - 2019/11/01 | EDULOG - Observatório da Educação / Education Observatory Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2016/10/15 - 2019/10/15 | Tuning Asia-South East / TA-SE 573760-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP Investigador
                                     Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ERASMUS+ European Commission Concluído | 
| 2015/09/01 - 2018/09/01 | M@ss - Managing for a school of success Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2016/01/01 - 2017/12/31 | A relevância dos processos de autoavaliação das escolas básicas e secundárias / Schools' self-evaluation - Self-evaluation
                                 procedures relevant for primary and secondary schools SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457 Investigador responsável
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2015/09/01 - 2017/09/01 | Xeno Tolerance – Supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisation Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2014/09 - 2015/03 | De Par em Par - multidisciplinar e interinstitucional ['From Peer to Peer' - multidisciplinary and interinstitutional] 79/ID/2014 Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2014/02/01 - 2015/01/31 | De Par em Par na U.Porto Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012 PEst-OE/CED/UI0167/2011 Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2012/12/01 - 2013/11/30 | A Centralidade da Experiência escolar na estruturação da vida dos jovens Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Concluído | 
| 2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning Edition of 2011 Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24 | Santander Bank and Porto University. | 
| 2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning Edition of 2011 “Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24 | Santander Bank and Porto University. | 
| 2012/10 - 2013/09 | The use of synchronous devices to access and improve learning Edition of 2011 “Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24 | Santander Bank and Porto University. | 
| 2011/03 - 2013/09 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2011/01/10 - 2013/07/09 | Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos PTDC/CPE-CED/113768/2009 Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2011/01 - 2013/07 | Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2012/01 - 2012/06 | Metaphors in Higher Education Pequenos Projetos CIIE/2011 | Centre for Research and Intervention in Education | 
| 2009/10/01 - 2010/12/31 | Argumentar, precisa-se! / Arguing it is needed Proj. PP19 Investigador
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2016/10/01 - 2017/07/31 | Avaliação do programa educativo municipal Porto de Conhecimento da Câmara Municipal do Porto [Evaluation of the educational
                                 program "Porto de Conhecimento" ADG/348/2016/DMC Investigador responsável
                                     Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | Câmara Municipal do Porto Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2024/09/19 | Observação da prática Educativa e letiva. | Inspeção Geral da Educação -Seminário Nacional Inspeção Geral da Educação  | 
| 2024/06/20 | Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional. | Conselho Nacional de Educação | 
| 2024/05/08 | The professional development of primary and secondary teachers ensured by CPS Course | Ministério da Educação - DGAE (Lisboa, Portugal) | 
| 2024/04/10 | A formação de professores e os projetos STEAM com uso de tecnologias | Universidade Aberta - FAPESP (Montijo, Portugal) | 
| 2024/02/05 | The professional development of primary and secondary teachers in EuropeTraining Programme | UniversidadeAberta (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/11/18 | Autoavaliação de Escolas: Resultados de investigação | Avaliar a Escola: Políticas , Práticas e Investigação Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
| 2023/08 | Effects Of International Mobility On Teachers' Power Of Curriculum Agency | ECER 23 European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido) | 
| 2023/08 | Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality – starting from an early age. Results from a survey | ECER23 European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido) | 
| 2022/10 | O Curso de Profissionalização em Serviço do grupo 360 – Língua Gestual Portuguesa. Estratégias para promover a inclusão. | Jornadas da Educação 23 Universidade Aberta (Montijo, Portugal) | 
| 2022/09 | Shaping professional identity of Higher Education Teachers by Academic field. | European Educational Research Association (Yerevan, Arménia) | 
| 2022/06 | Currículo e quotidianos escolares. | IAACS20222 -7th World Curriculum Studies Conference of the International Association of the Advancement of Curriculum Studies. Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2022/06 | Effects Of International Mobility On Teachers' Power Of Curriculum Agency | Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2022/04 | Revalorizar o feedback no ensino superior. | Universidade Lusófona (Porto, Portugal) | 
| 2022/02 | Efeitos da Educação a distância no desenvolvimento de competências digitais. | IETIC 22 Instituto politécnico de Bragança (Bragança, Portugal) | 
| 2021/10 | O lado "fixe" / "legal" da Supervisão Pedagógica | Universidade 9 de julho UNINOVE (Brasil) | 
| 2021/09/10 | A avaliação formativa ao serviço das aprendizagens. | Jornadas Pedagógicas Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Portugal) | 
| 2021/09 | Epistemologias do Sul: do conceito aos usos curriculares. | - EBES. PROPESP/ IFSul  (Porto Alegre, Brasil) | 
| 2021/06 | Qual é a inovação curricular que os professores são capazes? | Webinar - Final Seminar of REKINDLE Project Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal) | 
| 2020/02 | In the battle of formative and summative assessment, summative usually wins. How to overcome this? Present efforts concerning policy, practices and teacher training to reach the goal. | Policy Workshop on Assessment for Learning.  Ministry of Science and Education in Croatia DG REFORM of the European Commission and British Council (Zagreb, Croácia) | 
| 2017/06 | Challenges of new materialism to curriculum studies. | University of Stirling (Stirling, Reino Unido) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/09 - 2023/06 | A implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no Ensino Secundário: uma análise de um processo. Orientador | Sciences of Education (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2021/09 - 2023/04 | Contributos Para Uma Compreensão Da Formação Contínua Em Avaliação Externa Do Desempenho Docente: Um Estudo De Caso. Coorientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2020/09 - 2023/03 | O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundaria Eugénio Tavares
                                 da ilha Brava - Cabo Verde. Coorientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2019/09 - 2022/10 | Os estudos de aula como estratégia de Supervisão colaborativa de professores de Inglês dos 1º e 2º CEB. Orientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2019/09 - 2021/10 | Perceções e práticas da Supervisão Pedagógica: um estudo realizado na Guiné Bissau. Orientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2019/09 - 2021/10 | Os efeitos do Programa “Saber Mais” na Formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola. Coorientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2015/09 - 2021/04 | Desenhar pontes entre níveis de ensino: a observação de aula em parceria como estratégia de melhoria dos processos de transição
                                 entre o secundário e o superior Coorientador | Sciences of Education (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2012 - 2019/04 | As competências de autonomia no trabalho curricular: das práticas pedagógicas aos efeitos constatados nos estudantes do ensino
                                 superior Coorientador | Sciences of Education (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2015/10 - 2018/07 | The transition from basic to secondary schools – the voices of students Coorientador | Educational Sciences (Outra) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2015/09 - 2016/07 | A especificidade curricular das expressões nas conceções dos/as docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico Coorientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2015/09 - 2016/06 | As competências na educação superior dos arquitetos em dois contextos diversos: Portugal e Bolívia – o papel dos docentes Coorientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Especificidades da educação das expressões nas conceções de docente do 1º CEB | Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2006/10 - 2008/06 | Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do Ensino Básico na perspetiva do trabalho curricular dos professores Orientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | 
| 2005/10 - 2007/11 | Estruturas organizacionais de Escola e (Re)Organização Curricular. As Imagens e as Práticas dos Atores educativos Orientador | Educational Sciences (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/03 - Atual | I Seminário Internacional do Projeto Quem te viu e quem te vê - (WAY) ( FPCEUP- UP . 10 de Julho, 2023) (2023/07/10) Conferência (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2023/05 - 2023/06 | 2.	Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão.  (2023/06/15 - 2023/06/19) Congresso (Coorganizador) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | 
| 2023/03 - 2023/06 | Comissão Organizadora do Debate: De Que Educadores E Professores Precisamos?
                                 centros de investigação de Ciências e Políticas de Educação (2023/06/20 - 2023/06/20) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2023/03 - 2023/05 | Comissão organizadora do MEET-UP23 -LE@D (2023/05/26 - 2023/05/27) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2022/12 - 2023/01/24 | Encontro Virtual - WEBINAR- Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação
                                 básica III ,  destinado a divulgar os resultados do Projeto DIGEQUALGENDER (2023/01/24 - 2023/01/24) Conferência (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2022/05 - 2022/06/20 | Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão.  (2022/06/16 - 2022/06/20) Congresso (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2022/05 - 2022/06 | - Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica II. destinado a divulgar
                                 o Projeto DIGEQUALGENDER junto  de Professores de 1.º ciclo, (online) . 6 de junho de 2022. https://digequalgender.pt/noticias/ (2022/06/06 - 2022/06/06) Conferência (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2022/03 - 2022/05/10 | WEBINAR- Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica I ,  destinado
                                 a divulgar o Projeto DIGEQUALGENDER junto de diretores de Agrupamentos de Escolas de Portugal, (online) . 10 de Maio de 2022.
                                 https://digequalgender.pt/noticias/ (2022/05/10 - 2022/05/10) Conferência (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2021/03 - 2021/06 | Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão (2021/06/17 - 2021/06/22) Congresso (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2020/11 - 2021/06 | Comissão organizadora do II Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar
                                 a Profissão Docente Depois dos 50"  FPCEUP, (online), de 29 de maio de 2021 (2021/05/27 - 2021/05/28) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2020/11 - 2021/03 | III Seminário Nacional “Mecanismos e efeitos da Avaliação externa de escolas:”, Universidade Aberta, (online). Fevereiro,
                                 2021)  (2021/02 - 2021/02) Conferência (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2020/03 - 2020/06 | Jornadas Pedagógicas de Supervisão. Universidade Aberta. 15 a 22 de junho de 2020.  (2020/06/16 - 2020/06/22) Congresso (Coorganizador) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2019/02/01 - 2019/07/08 | I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois
                                 dos 50" (2019/07/01 - 2019/07/01) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2019/01 - 2019/07 | I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois
                                 dos 50", FPCEUP, Porto, 1 de julho de 2019 (2019/07/01) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2018/03/01 - 2018/07/05 | IV Seminário Internacional dos Observatórios Educativos  (2018/06/28 - 2018/06/28) Conferência | |
| 2018/02 - 2018/07 | V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Porto, FPCEUP-CIIE, 4 de julho de 2018. (2018/07/04) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2018/01 - 2018/06 | Seminário Internacional do Projeto Management for a School of Success . ( FPCEUP- UP . 28 de Junho, 2018) (2018/06/28) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 2017/04/01 - 2017/07/15 | III Seminário Internacional dos Observatórios Educativos .  (2017/04/01 - 2017/07/15) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2015/07/01 - 2015/10/15 | II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS).  (2015/07/01 - 2015/10/15) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2015/03/01 - 2015/06/30 | II Seminário Internacional dos Observatórios Educativos  (2015/06/23 - 2015/06/23) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2014/11/01 - 2015/02/15 | I Seminário Internacional de Partilha Pedagógica (SIPAR) (2015/02/15 - 2015/02/15) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2014/01/01 - 2014/03/28 | I Seminário Internacional dos Observatórios Educativos  (2014/03/28 - 2014/03/28) Conferência (Coorganizador) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2013/06/01 - 2013/10/18 | II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente  (2013/10/15 - 2013/10/15) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2012/07/01 - 2012/10/12 | I Seminário Nacional  “Avaliação externa de escolas: princípios, processos e efeitos (2012/10/12 - 2012/10/12) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2012/01/01 - 2012/06/27 | VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária – realizado em Junho de 2012, Universidade do Porto – Faculdade de
                                 Psicologia e de Ciências da Educação. (Comissão  Científica  e Organizadora) http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/cientifica.html (2012/06/27 - 2012/06/27) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
| 2012/01/01 - 2012/06/02 | Spring School . “Stengthening the value of curriculum research for curriculum policies and practices”. (FPCEUP- UP May -
                                 June, 2012). - EERA Network 3; University of Twente, The Netherlands; University of Porto, Portugal; CIDREE (Consortium of
                                 Institutions for Development and Research of Education in Europe) (Comissão Organizadora) http://www.cidree.org/collaborative_activities/seminars_conferences (2012/05/30 - 2012/06/02) Outro (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2024/04 - 2024/05 | CNaPPES 24, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | Instituto Politécnico do Porto | 
| 2024/03 - 2024/04 | XIII Conf. Int. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação | Universidade doMinho | 
| 2024/01/02 - 2024/01/26 | Conf Ibérica de Inovação na Educação ieTIC23 | Universidade da Madeira | 
| 2023/02/03 - 2023/08/27 | European Conference on Educational Research - Network 22 | University of Glasgow | 
| 2023/03 - 2023/07 | CNaPPES -9, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior IX edição, Faro, 6 e 7 de julho de 2023 | Universidade do Algarve | 
| 2023/01 - 2023/02 | IX edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2023) | Instituto politécnico de Bragança | 
| 2022/07 - 2022/09/24 | IV Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas Escolas e na Inspeção | Universidade do Minho | 
| 2022/05/10 - 2022/07/09 | I Congresso Escola Identidade e Democracia | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | 
| 2022/03 - 2022/06/20 | Conference on Curriculum Studies IACCS | Universidade do Minho | 
| 2021/11 - 2022/03/26 | III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas Escolas e na Inspeção | Universidade de Coimbra | 
| 2022/03 - 2022/03 | III Seminário do Projeto Mecanismos de Mudança da Avaliação Externa das Escolas | Universidade de Coimbra | 
| 2021/12 - 2022/02/04 | Viii conferência Ibérica de Inovação na Educação | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2021/03 - 2021/03 | Vii conferência Ibérica de Inovação na Educação | Universidade de Aveiro | 
| 2021/01 - 2021/01 | Vi conferência Ibérica de Inovação na Educação | Universidade dos Açores | 
| 2019/01 - 2019/02 | V conferência Ibérica de Inovação na Educação | Instituto politécnico de Bragança | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2024/03/07 - 2024/03/14 | External Evaluation of Schools - - Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Avaliador | ||
| 2023/02 - 2023/12 | Internacional External Expert   for the  European Science Foundation Avaliador | European Science Foundation | |
| 2021/06 - 2023/12 | International expert of projects submitted to  Programa IDEAS –  Science Fund of the Republic of Serbia – 2021 Avaliador | Fond za nauku Republike Srbije, Sérvia | Fond za nauku Republike Srbije | 
| 2018/02 - 2019/06/01 | Bolsa de Avaliadores 2018-2020 de projetos ERASMUS + - Agência nacional Avaliador | Erasmus Plus, Bélgica | Agência Nacional ERASMUS + | 
| 2018/04 - 2018/09 | Avaliação externa da candidatura ao PNPSE do Plano Anual  do Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda1(2018). Coordenador | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
| 2018/03 - 2018/09 | Avaliação externa da candidatura ao Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) do Plano Anual  do Centro de Formação
                                 da Associação de Escolas EduFOR (2018). Coordenador | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
| 2015/10/01 - 2017/11/30 | Independent External Expert da Rede COST – 2015, 2016 e 2017. Avaliador | European Cooperation in Science and Technology, Bélgica | European Cooperation in Science and Technology | 
| 2016/09/01 - 2017/07/31 | Coordenadora e autora do projeto de avaliação da iniciativa  “Porto de Conhecimento” da Câmara Municipal do Porto, realizado
                                 entre setembro de 2016 e julho de 2017. Especialista | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Câmara Municipal do Porto | 
| 2011/10/19 - 2016/03/24 | Perita externa / avaliadora do 2º ciclo de Avaliação externa das escolas da Inspeção Geral da Educação e Ciência, desde outubro
                                 de 2011 até 2016. Avaliador | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Ministério da Educação | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2015/11/08 - 2018/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Paredes – Paredes - desde novembro de 2015 até julho de 2018 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Paredes, Portugal | 
| 2009/10/20 - 2018/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Souselo – Cinfães - desde outubro de 2009 a julho de 2018 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Souselo, Portugal | 
| 2016/01/02 - 2016/12/30 | Consultora externa do desenvolvimento dos processos formativos enquadrados no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Educativo (PNPSE) no Centro de Formação do Agrupamento de Escolas de Paredes, Penafiel e Paços de Sousa | |
| 2015/11/10 - 2016/07/31 | Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Peso da Régua, De novembro de 2015 a julho de 2016. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Agrupamento de Escolas de Peso da Régua, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/03 - 2024/06/20 | 1.	Comissão organizadora das Jornadas Pedagógicas de Supervisão. Universidade Aberta Coordenador | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
Distinções
            Outra distinção
| 2019 | GOOD PRACTICE EXAMPLE - Successful story   to M@SS project ERASMUS+ European Commission, Bélgica | 
