Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diana Maria Carreira Pires Urbano
Nomes de citação
- Urbano, Diana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3914-35D1-6C37
- ORCID iD
- 0000-0003-4514-5484
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001/10
Concluído
|
Física (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Física Teórica
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Parton Distributions in the Chiral Quark-soliton Model" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/11 - 2022/11 | Education & Training for Automation 4.0 in Thailand
610154-EPP-1-2019-1-DE-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
|
Em curso
|
2015/10 - 2016/12 | U-Academy
38259
Investigador
|
Concluído
|
2013/12 - 2016/11 | NeReLa Bulding network of remote labs for strengthening university secondary vocationla schools collaboration
543667-TEMPUS-1-2013-1-RS-TEMPUS-JPHES
Investigador
|
|
2013/01 - 2013/12 | Ciências em Português - Vídeo e Interação
122015
Investigador
|
Concluído
|
2011/04 - 2012/12 | Engenharia num minuto
16865
Investigador
|
|
2007/01 - 2010/12 | Das partículas às estrelas compactas
PTDC/FIS/64707/2006
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/02 | A Case Study of AR Technology and Engineering Students: Is There a Gender Gap? |
(Athens, Georgia, Estados Unidos)
|
2019/06 | Effectiveness of online experimentation to change conceptual knowledge in non-formal learning | IEEE 5th Experiment International Conference, exp'at19
(Funchal, Madeira, Portugal)
|
2019/02 | Workshop "Evaluating online experimentation" | International Conference on Remote and Virtual Instrumentation, REV 2019
(Bangalore, India)
|
2018/09 | Workshop "Evaluation of Experimenta Activities" | International Conference on Interactive and Collaborative Learning ICL 2018
(Ilha de Kos, Grécia)
|
2018/05 | Workshop Evaluation of Experimental Activities | Educon 2018 - IEEE Global Engineering Conference
(Santa Cruz de Tenerife , Espanha)
|
2017/11 | Workshop Evaluation of Online Experimentatiomn | 7th World Engineering Education Forum
(Kuala Lumpur, Malásia)
|
2017/09 | Evaluation of Online Experimentation | 7th World Engineering Education Forum, IFEES 2017
(Kuala Lumpur, Malásia)
|
2017/06 | Usefulness of remote experiments | IEEE 4th Experiment International Conference, exp'at17
(Faro, Portugal)
|
2017 | Effectiveness of Traditional Laboratory Classes to Learn Basic Concepts of Electric Circuits: A Case Study | International Conference on Interactive and Collaborative Learning ICL 2017
(Budapeste, Hungria)
|
2016/09 | Augmented Reality in Engineering | International Conference on Interactive and Collaborative Learning ICL 2016
(Belfast, Irlanda)
|
2016/09 | Technical Evaluation of Online Experimentation | Experiment@International Workshop
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2016/04 | Experimental Training in Engineering | Educon 2016 - IEEE Global Engineering Conference
(Abhu Dahbi, Espanha)
|
2014/10 | A case study of using multiple choice questions, supported by ICT in an introductory physics course for engineers. | 44th Annual Frontiers in Education Conference, FIE 2014 |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Aplicação ludificada para micro-aprendizagem em Engenharia: Um caso de estudo na Física
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/27 - 2020/04/30 | Member of the local organization committee of the EDUCON2020 – IEEE Global Engineering Education Conference (2020/04 - 2020/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019/06/11 - 2019/06/14 | Co-chair of Special Track OEEE'19 at the Expat'19 International conference (2019 - 2019) | |
2017/04/25 - 2017/04/28 | Co-chair of the Special Track “IT and Engineering Pedagogy” of EDUCON 2017 (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/11/05 | Aplicação ludificada para micro-aprendizagem em Engenharia: Um caso de estudo na Física
Orientador
|
Ana Sofia da Silva Cruz (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | Interactive Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) | |
2020 - Atual | IEEE - Frontiers in Education | |
2020/04 - 2020/04 | EDUCON2020 – IEEE Global Engineering Education Conference | |
2019 - 2019 | Experiment@International Conference exp@'19 | Funchal, Madeira |
2017/09 - 2017/09 | International Conference on Interactive and Collaborative Learning (ICL 2019) | |
2017 - 2017 | Experiment@International Conference, exp@'17 | Faro, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | Experiment@International Conference exp@'15 | Ponta Delgada |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | International Journal of Online and Biomedical Engineering (iJOE) | |
2020 - Atual | Applied Sciences | |
2018 - Atual | IEEE Transactions on Education | |
2018 - Atual | International Journal of Engineering Pedagogy | |
2021 - 2021 | Computers & Education |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Física II - Electricidade e Magnestimo, Óptica geométrica | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (Mestrado integrado) | |
2018 - Atual | Electricidade e Eletrogmanetismo | Mestrado Integrado em Bioengenharia (Mestrado integrado) | |
2004 - Atual | Física I - Mecânica Newtoniana | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (Mestrado integrado) | |
2004 - Atual | Física - Ondas, electricidade e magnetismo | Mestrado Integrado em Engenharia Civil (Mestrado integrado) | |
2018/06/06 - 2018/06/06 | Como avaliar a motivação e o ganho de conhecimentos na minha UC? Curso de formação pedagógica para docentes universitários | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2016/07/04 - 2016/07/04 | Curso de formação "Como melhorar a motivação e testar o ganho de conhecimentos na minha UC?" | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2015/07/06 - 2015/07/09 | Implementação de métodos activos e colaborativos no ensino universitário: como começar? Formações Pedagógicas Para Docentes Universitários do Porto | ||
2015/05/08 - 2015/05/08 | Instrução pelos pares | (Outros) | |
2011 - 2014 | Física Nuclear e da Radiação | PRODEF | |
2007 - 2010 | Telecomunicações | ||
2007 - 2009 | Ondas electromagnéticas | ||
2003 - 2007 | Ondas |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | International Society of Engineering Pedagogy (IGIP) | Presidente da secção nacional portuguesa e membro sénior |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07 - Atual | Jury in Physics and Mathematics areas of Contest for Young Scientists |
Distinções
Prémio
2017 | 1º Prémio As Novas Fronteiras da Engenharia Ordem dos Engenheiros da Região centro, Portugal |
2016 | Best paper "Talking about Teaching" 19th International Conference on Interactive Collaborative Learning, Irlanda |
2015 | Honorable mention paper at exp@'15 conference Feeling the Elastic force with an haptic device |