???global.info.a_carregar???
José Manuel Leonardo de Matos. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aprendizagem da matemática; Desenvolvimento curricular; História do ensino da matemática; Dimensões sociais e culturais da matemática; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Leonardo de Matos

Nomes de citação

  • Matos, José
  • Matos, José Manuel

Identificadores de autor

Ciência ID
2E1D-4DC5-928A
ORCID iD
0000-0003-2809-6561

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1986/09/01 - 1999/01/03
Concluído
Doctorate in Mathematics Education (Doctor of Philosophy)
Especialização em Mathematics Education
The University of Georgia, Estados Unidos
"Cognitive models for the concept of angle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GPA 3,95
1983/10/01 - 1985/05/01
Concluído
Master of Education (Master)
Boston University, Estados Unidos
"Van Hiele Levels of Preservice Primary Teachers in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GPA 3,92
1980/09/01 - 1982/07/31
Concluído
Profissionalização em Exercício (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Ensino da Matemática
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
16
1980/09/01 - 1982/07/22
Concluído
Faculdade de Ciências de Lisboa, Licenciatura em Matemática Aplicada (Licenciatura)
Especialização em Matemática Aplicada
Universidade de Lisboa, Portugal
"Teorias de Gauge e Geometria Diferencial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12/11 - 2020/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
1990/09/01 - 2013/10/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/01/01 - 2022/12/31 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular innovation and success in mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2016/01/01 - 2019/12/31 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Projeto UID/CED/02861/2016.
UID/CED/02861/2016.
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/01/01 - 2009/12/31 In-company Learning Processes Expert
LLP_LDV/TOI/2007/IT/186
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
European Commission
Concluído
2006/01/01 - 2009/12/31 Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso [Identification and characterization of classes of successful schools]
SEB07P
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2006/01/01 - 2009/12/31 A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Estudos históricos comparativos [Modern Mathematics in the schools of Brazil and Portugal: comparative historical studies]
CAPES/GRICES
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/04/01 - Atual Circulação da Geometria Analítica no ensino secundário do Brasil, décadas de 1930 a 1950, inclusive [Circulation of Analytical Geometry in secondary education in Brazil, from the 1930s to the 1950s]
01/2019-PROPP
Investigador responsável
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Universidade Federal de Juiz de Fora
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Alexandra Sofia Cunha Rodrigues; José Manuel Matos. "O Desenho, uma disciplina de preparação para uma profissão". Cadernos Cedes 41 115 (2022): https://submission.scielo.br/index.php/ccedes/article/view/245710.
  2. José Manuel Matos; Alexandra Rodrigues. "Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579.
    10.26514/inter.v12i36.6579
  3. Alexandra Rodrigues; José Manuel Matos. "O DESENHO, UMA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO". Cadernos CEDES (2021): https://doi.org/10.1590/cc245710.
    10.1590/cc245710
  4. Pedro Da Cruz Almeida; José Manuel Matos. "O CONCEITO DE NÚMERO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO PORTUGUÊS". ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (2021): https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29.
    10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29
  5. Matos, José Manuel; Almeida, Mária Cristina. "Evaluating modern mathematics curricula". Matemáticas, Educación y Sociedad 4 1 (2021): 57-72. http://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/mes/article/view/13177/12103.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Mária Cristina Almeida; José Manuel Matos. "A avaliação da experiência de Matemática Moderna nos liceus portugueses". REMATEC (2021): https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321.
    10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321
  7. José Manuel Matos; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. "Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional". Educação & Realidade (2021): https://doi.org/10.1590/2175-6236112154.
    10.1590/2175-6236112154
  8. José Manuel Matos. "Atores e processos da inovação curricular no ensino da matemática". REMATEC (2020): https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p60-77.id300.
    10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p60-77.id300
  9. Matos, José. "Mathematics in classrooms, an iconographic historical study". Revista História da Educação (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  10. Matos, José Manuel; Alexandra Rodrigues. "Construing Professional Knowledge of Secondary School Teachers of Mathematics: A Historical Perspective". Pedagogical Research 5 3 (2020): em0058. http://dx.doi.org/10.29333/pr/7898.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/pr/7898
  11. José Manuel Matos; Alexandra Sofia Rodrigues. "MATHEMATICS IN CLASSROMS, NA ICONOGRAPHIC HISTORICAL STUDY". História da Educação 24 (2020): https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597.
    10.1590/2236-3459/99597
  12. Dolores Carrillo Gallego; José Manuel Matos; Encarna Sánchez Jiménez; Wagner Rodrigues Valente. "La historia de la educación matemática en Iberoamérica". Historia y Memoria de la Educación (2019): https://doi.org/10.5944/hme.11.2020.25963.
    10.5944/hme.11.2020.25963
  13. José Manuel Matos; Alexandra Rodrigues; Rui Candeias. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)". Educação 42 2 (2019): 178-178. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.
    10.15448/1981-2582.2019.2.33830
  14. Matos, José Manuel. "A introdução da geometria analítica no ensino secundário português — a contribuição de José Adelino Serrasqueiro". Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática 3 1 (2019): 5-21. http://dx.doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825.
    Acesso aberto • 10.34019/2594-4673.2019.v3.27825
  15. Matos, José; Alexandra Rodrigues. "La matemática en la enseñanza técnica en Portugal (1967 – 2004) dificultades para el desenvolvimiento de un conocimiento profesional". Revista Paradigma XXXIX No Extra 1 (2018): 100-127. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/670/666.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Matos, José; Mária Cristina Almeida. "A reforma da matemática moderna em Portugal". HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática 4 2 (2018): 5-30. http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/212/159.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Matos, José. "O lugar da pesquisa histórica na Educação Matemática". REP’s - Revista Eventos Pedagógicos 9 2 (2018): 625-644. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3217/2349.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Matos, José Manuel. "O desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de matemática nas Escolas Normais Superiores portuguesas (1911-1930)". Cadernos de História da Educação 16 3 (2017): 666-683. http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-7.
    Acesso aberto • 10.14393/che-v16n3-2017-7
  19. Matos, José. "O ensino comercial em Portugal". HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática 3 3 (2017): 2-16. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177/127.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Matos, José; Paula Teixeira. "A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores". REMATEC, Revista de Matemática, ensino e Cultura 12 26 (2017): 6-22. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/107/82.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Machado, R.; César, M.; Matos, J.M.. "PROMOVER A INCLUSÃO E EQUIDADE EM MATEMÁTICA". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 914-918. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991515520&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1471-3802.12349
  22. Teixeira, P.C.; Matos, J.M.; Domingos, A.. "Mathematics teachers building new didactic tools: Coping with technology,Matematikos mokytojai kuria naujas didaktines priemones: Technologiju ivaldymas". Pedagogika 119 3 (2015): 126-133. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84943607445&partnerID=MN8TOARS.
    10.15823/p.2015.028
  23. Matos, J.M.; Da Silva, M.C.L.. "The modern mathematics movement and distinct curricular proposals for teaching geometry in Brazil and in Portugal,O movimento da matemática moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal". Bolema - Mathematics Education Bulletin 24 38 (2011): 171-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79958150313&partnerID=MN8TOARS.
  24. Wielewski, G.D.; Matos, J.M.; Wielewski, S.A.. "Stimuli given to pedagogical experiences and textbook production during the Modern Mathematics Period: The Brazil-Portugal context,Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal". Bolema - Mathematics Education Bulletin 23 35 (2010): 323-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960243482&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Matos, José Manuel; Almeida, Mária Cristina. "The Distinct Facets of Modern Mathematics in Portugal". In History of Mathematics Education, editado por Dirk De Brock, 169-197. Berlim, Alemanha: Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-11166-2_9
  2. Matos, José Manuel. "Uma Primeira Leitura da Investigação em História da Educação Matemática no Mundo Ibero-americano". In História da educação matemática, desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa, editado por Fernando Guedes Cury; Marcelo Bezerra de Morais; Antonio Vicente Marafioti Garnica, 167-190. Petrópolis, Brasil: Livraria da Física, 2022.
    Publicado
  3. Matos, José Manuel. "História da Educação Matemática e Educação Matemática". In História da Educação Matemática e Formação de professores: aproximações possíveis, editado por Maria Célia Leme da Silva; Thiago Pedro Pinto, 19-51. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020.
    Publicado
  4. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal de 1910 até 1926". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, editado por Matos, José Manuel (2E1D-4DC5-928A), 57-84. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Publicado
  5. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "Os professores de matemática dos liceus: acesso à profissão e formação (1836-1930)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 209-226. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Publicado
  6. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "A matemática e o seu ensino nas Escolas Normais Superiores". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 227-256. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Publicado
  7. Matos, José Manuel; Teresa Monteiro. "Elaborando o conhecimento pedagógico do conteúdo matemático na década de 1960 no Liceu Pedro Nunes". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 273-308. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Publicado
  8. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores". In Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, editado por Matos, José Manuel (2E1D-4DC5-928A); Mariana Gaio Alves; Ana Luísa Pires; Elisabete Xavier. Lisboa, Portugal: UIED, 2018.
    Publicado
  9. Ausejo, E.; Matos, J.M.. "Mathematics education in Spain and Portugal". 283-302. 2014.
  10. Furinghetti, F.; Matos, J.M.; Menghini, M.. "From mathematics and education, to mathematics education". 273-302. 2013.
Edição de livro
  1. Matos, José. Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Matos, José Manuel. A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica. Lisboa, Portugal: APM. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Matos, José Manuel. Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro em Investigação em Educação Matemática. A Aula de Matemática. Coimbra, Portugal: SPIEM. 2018.
    Publicado • Editor
  4. Matos, José Manuel. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa, Portugal: APM. 2018.
    Publicado • Editor
  5. Matos, José Manuel. IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, Actas. Murcia, Espanha: Universidad de Murcia. 2018.
    Publicado • Editor
  6. Matos, José Manuel. A Matemática nos Programas do Ensino não-Superior 1835-1974. Lisboa, Portugal: APM. 2014.
    Publicado • Editor
  7. Matos, José Manuel. “Dig where you stand” 2. Proceedings of the second “International Conference on the History of Mathematics Education” October 2-5, 2011, New University of Lisbon, Portugal. Lisboa, Portugal: UIED. 2012.
    Publicado • Editor
  8. Matos, José Manuel. Actas do I Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Caparica, Portugal: UIED. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Almeida, Mária Cristina ; Matos, José Manuel; Almeida, António José. Transcrição das notícias sobre matemática moderna publicadas nos jornais diários de Lisboa. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2022.
    Publicado
  2. Matos, José Manuel; António José Almeida; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. São Paulo, Brasil: Livraria da Física. 2021.
    No prelo
  3. Matos, José; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. Belém, Brasil: Rematec. 2020.
    No prelo
  4. Matos, José; Ana Santiago; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias; Alexandra Rodrigues; António Domingos. Uma perspectiva histórica sobre temas financeiros no ensino português: programas, escolas e livros de texto. Lisboa, Portugal: UIED. 2016.
    Publicado