???global.info.a_carregar???
José Manuel Leonardo de Matos. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aprendizagem da matemática; Desenvolvimento curricular; História do ensino da matemática; Dimensões sociais e culturais da matemática; .
Identification

Personal identification

Full name
José Manuel Leonardo de Matos

Citation names

  • Matos, José
  • Matos, José Manuel

Author identifiers

Ciência ID
2E1D-4DC5-928A
ORCID iD
0000-0003-2809-6561

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Italian Beginner (A1)
Education
Degree Classification
1986/09/01 - 1999/01/03
Concluded
Doctorate in Mathematics Education (Doctor of Philosophy)
Major in Mathematics Education
The University of Georgia, United States
"Cognitive models for the concept of angle" (THESIS/DISSERTATION)
GPA 3,95
1983/10/01 - 1985/05/01
Concluded
Master of Education (Master)
Boston University, United States
"Van Hiele Levels of Preservice Primary Teachers in Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
GPA 3,92
1980/09/01 - 1982/07/31
Concluded
Profissionalização em Exercício (Especialização pós-bacharelato)
Major in Ensino da Matemática
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
16
1980/09/01 - 1982/07/22
Concluded
Faculdade de Ciências de Lisboa, Licenciatura em Matemática Aplicada (Licenciatura)
Major in Matemática Aplicada
Universidade de Lisboa, Portugal
"Teorias de Gauge e Geometria Diferencial" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/12/11 - 2020/07/31 Visiting Professor (University Teacher) Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
1990/09/01 - 2013/10/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018/01/01 - 2022/12/31 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular innovation and success in mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Ongoing
2016/01/01 - 2019/12/31 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Projeto UID/CED/02861/2016.
UID/CED/02861/2016.
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/01/01 - 2009/12/31 In-company Learning Processes Expert
LLP_LDV/TOI/2007/IT/186
Principal investigator
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
European Commission
Concluded
2006/01/01 - 2009/12/31 Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso [Identification and characterization of classes of successful schools]
SEB07P
Principal investigator
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2006/01/01 - 2009/12/31 A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Estudos históricos comparativos [Modern Mathematics in the schools of Brazil and Portugal: comparative historical studies]
CAPES/GRICES
Principal investigator
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded

Other

Designation Funders
2019/04/01 - Current Circulação da Geometria Analítica no ensino secundário do Brasil, décadas de 1930 a 1950, inclusive [Circulation of Analytical Geometry in secondary education in Brazil, from the 1930s to the 1950s]
01/2019-PROPP
Principal investigator
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Universidade Federal de Juiz de Fora
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Almeida, Mária Cristina ; Matos, José Manuel; Almeida, António José. Transcrição das notícias sobre matemática moderna publicadas nos jornais diários de Lisboa. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2022.
    Published
  2. Matos, José Manuel; António José Almeida; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. São Paulo, Brazil: Livraria da Física. 2021.
    In press
  3. Matos, José; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. Belém, Brazil: Rematec. 2020.
    In press
  4. Matos, José; Ana Santiago; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias; Alexandra Rodrigues; António Domingos. Uma perspectiva histórica sobre temas financeiros no ensino português: programas, escolas e livros de texto. Lisboa, Portugal: UIED. 2016.
    Published
Book chapter
  1. Matos, José Manuel; Almeida, Mária Cristina. "The Distinct Facets of Modern Mathematics in Portugal". In History of Mathematics Education, edited by Dirk De Brock, 169-197. Berlim, Germany: Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-11166-2_9
  2. Matos, José Manuel. "Uma Primeira Leitura da Investigação em História da Educação Matemática no Mundo Ibero-americano". In História da educação matemática, desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa, edited by Fernando Guedes Cury; Marcelo Bezerra de Morais; Antonio Vicente Marafioti Garnica, 167-190. Petrópolis, Brazil: Livraria da Física, 2022.
    Published
  3. Matos, José Manuel. "História da Educação Matemática e Educação Matemática". In História da Educação Matemática e Formação de professores: aproximações possíveis, edited by Maria Célia Leme da Silva; Thiago Pedro Pinto, 19-51. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2020.
    Published
  4. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal de 1910 até 1926". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, edited by Matos, José Manuel (2E1D-4DC5-928A), 57-84. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Published
  5. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "Os professores de matemática dos liceus: acesso à profissão e formação (1836-1930)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 209-226. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Published
  6. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "A matemática e o seu ensino nas Escolas Normais Superiores". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 227-256. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Published
  7. Matos, José Manuel; Teresa Monteiro. "Elaborando o conhecimento pedagógico do conteúdo matemático na década de 1960 no Liceu Pedro Nunes". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 273-308. Lisboa, Portugal: APM, 2018.
    Published
  8. Matos, José Manuel; Ana Santiago. "Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores". In Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, edited by Matos, José Manuel (2E1D-4DC5-928A); Mariana Gaio Alves; Ana Luísa Pires; Elisabete Xavier. Lisboa, Portugal: UIED, 2018.
    Published
  9. Ausejo, E.; Matos, J.M.. "Mathematics education in Spain and Portugal". 283-302. 2014.
  10. Furinghetti, F.; Matos, J.M.; Menghini, M.. "From mathematics and education, to mathematics education". 273-302. 2013.
Edited book
  1. Matos, José. Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Published • Editor
  2. Matos, José Manuel. A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica. Lisboa, Portugal: APM. 2018.
    Published • Editor
  3. Matos, José Manuel. Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro em Investigação em Educação Matemática. A Aula de Matemática. Coimbra, Portugal: SPIEM. 2018.
    Published • Editor
  4. Matos, José Manuel. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa, Portugal: APM. 2018.
    Published • Editor
  5. Matos, José Manuel. IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, Actas. Murcia, Spain: Universidad de Murcia. 2018.
    Published • Editor
  6. Matos, José Manuel. A Matemática nos Programas do Ensino não-Superior 1835-1974. Lisboa, Portugal: APM. 2014.
    Published • Editor
  7. Matos, José Manuel. “Dig where you stand” 2. Proceedings of the second “International Conference on the History of Mathematics Education” October 2-5, 2011, New University of Lisbon, Portugal. Lisboa, Portugal: UIED. 2012.
    Published • Editor
  8. Matos, José Manuel. Actas do I Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Caparica, Portugal: UIED. 2011.
    Published • Editor
Journal article
  1. Alexandra Sofia Cunha Rodrigues; José Manuel Matos. "O Desenho, uma disciplina de preparação para uma profissão". Cadernos Cedes 41 115 (2022): https://submission.scielo.br/index.php/ccedes/article/view/245710.
  2. José Manuel Matos; Alexandra Rodrigues. "Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579.
    10.26514/inter.v12i36.6579
  3. Alexandra Rodrigues; José Manuel Matos. "O DESENHO, UMA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO". Cadernos CEDES (2021): https://doi.org/10.1590/cc245710.
    10.1590/cc245710
  4. Pedro Da Cruz Almeida; José Manuel Matos. "O CONCEITO DE NÚMERO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO PRIMÁRIO PORTUGUÊS". ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (2021): https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29.
    10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29
  5. Matos, José Manuel; Almeida, Mária Cristina. "Evaluating modern mathematics curricula". Matemáticas, Educación y Sociedad 4 1 (2021): 57-72. http://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/mes/article/view/13177/12103.
    Open access • Published
  6. Mária Cristina Almeida; José Manuel Matos. "A avaliação da experiência de Matemática Moderna nos liceus portugueses". REMATEC (2021): https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321.
    10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321
  7. José Manuel Matos; Mária Cristina Almeida; Rui Candeias. "Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional". Educação & Realidade (2021): https://doi.org/10.1590/2175-6236112154.
    10.1590/2175-6236112154
  8. José Manuel Matos. "Atores e processos da inovação curricular no ensino da matemática". REMATEC (2020): https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p60-77.id300.
    10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p60-77.id300
  9. Matos, José. "Mathematics in classrooms, an iconographic historical study". Revista História da Educação (2020):
    Open access • Accepted
  10. Matos, José Manuel; Alexandra Rodrigues. "Construing Professional Knowledge of Secondary School Teachers of Mathematics: A Historical Perspective". Pedagogical Research 5 3 (2020): em0058. http://dx.doi.org/10.29333/pr/7898.
    Open access • Published • 10.29333/pr/7898
  11. José Manuel Matos; Alexandra Sofia Rodrigues. "MATHEMATICS IN CLASSROMS, NA ICONOGRAPHIC HISTORICAL STUDY". História da Educação 24 (2020): https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597.
    10.1590/2236-3459/99597
  12. Dolores Carrillo Gallego; José Manuel Matos; Encarna Sánchez Jiménez; Wagner Rodrigues Valente. "La historia de la educación matemática en Iberoamérica". Historia y Memoria de la Educación (2019): https://doi.org/10.5944/hme.11.2020.25963.
    10.5944/hme.11.2020.25963
  13. José Manuel Matos; Alexandra Rodrigues; Rui Candeias. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)". Educação 42 2 (2019): 178-178. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.
    10.15448/1981-2582.2019.2.33830
  14. Matos, José Manuel. "A introdução da geometria analítica no ensino secundário português — a contribuição de José Adelino Serrasqueiro". Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática 3 1 (2019): 5-21. http://dx.doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825.
    Open access • 10.34019/2594-4673.2019.v3.27825
  15. Matos, José; Alexandra Rodrigues. "La matemática en la enseñanza técnica en Portugal (1967 – 2004) dificultades para el desenvolvimiento de un conocimiento profesional". Revista Paradigma XXXIX No Extra 1 (2018): 100-127. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/670/666.
    Open access • Published
  16. Matos, José; Mária Cristina Almeida. "A reforma da matemática moderna em Portugal". HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática 4 2 (2018): 5-30. http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/212/159.
    Open access • Published
  17. Matos, José. "O lugar da pesquisa histórica na Educação Matemática". REP’s - Revista Eventos Pedagógicos 9 2 (2018): 625-644. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3217/2349.
    Open access • Published
  18. Matos, José Manuel. "O desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de matemática nas Escolas Normais Superiores portuguesas (1911-1930)". Cadernos de História da Educação 16 3 (2017): 666-683. http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-7.
    Open access • 10.14393/che-v16n3-2017-7
  19. Matos, José. "O ensino comercial em Portugal". HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática 3 3 (2017): 2-16. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177/127.
    Open access • Published
  20. Matos, José; Paula Teixeira. "A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores". REMATEC, Revista de Matemática, ensino e Cultura 12 26 (2017): 6-22. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/107/82.
    Open access • Published
  21. Machado, R.; César, M.; Matos, J.M.. "PROMOVER A INCLUSÃO E EQUIDADE EM MATEMÁTICA". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 914-918. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991515520&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1471-3802.12349
  22. Teixeira, P.C.; Matos, J.M.; Domingos, A.. "Mathematics teachers building new didactic tools: Coping with technology,Matematikos mokytojai kuria naujas didaktines priemones: Technologiju ivaldymas". Pedagogika 119 3 (2015): 126-133. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84943607445&partnerID=MN8TOARS.
    10.15823/p.2015.028
  23. Matos, J.M.; Da Silva, M.C.L.. "The modern mathematics movement and distinct curricular proposals for teaching geometry in Brazil and in Portugal,O movimento da matemática moderna e diferentes propostas curriculares para o ensino de geometria no Brasil e em Portugal". Bolema - Mathematics Education Bulletin 24 38 (2011): 171-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79958150313&partnerID=MN8TOARS.
  24. Wielewski, G.D.; Matos, J.M.; Wielewski, S.A.. "Stimuli given to pedagogical experiences and textbook production during the Modern Mathematics Period: The Brazil-Portugal context,Estímulos dados às Experiências Pedagógicas e à Produção de Livros Didáticos no Período da Matemática Moderna: contexto Brasil-Portugal". Bolema - Mathematics Education Bulletin 23 35 (2010): 323-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960243482&partnerID=MN8TOARS.