???global.info.a_carregar???
Paulo Jorge dos Santos Perfeito. Concluiu o(a) Doctor em Doctor of Musical Arts em 2017/05 pelo(a) Eastman School of Music - University of Rochester, Doctor em Doctor of Musical Arts em 2017/05 pelo(a) Comissão Fullbright, Master em Master of Music em 2007/05 pelo(a) New England Conservatory, Master em Master of Music em 2007/05 pelo(a) Fundação Luso-Americana, Bachelor em Bachelor of Music em 2001/08 pelo(a) Berklee College Of Music e Bachelor em Bachelor of Music em 2001/08 pelo(a) Centro Nacional de Cultura. É Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Conselho pedagógico no(a) Instituto Politécnico do Porto e Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Organizou 2 evento(s). Orientou 4 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 12 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Composição; Contemporary Music; Treino auditivo; Progressões harmónicas; Improvisação; Jazz; Ear training; Harmonic progression; Improvisation; Trombone; Métodos; Manuais; Estudo individual; Prática pedagógica; Methods; Manuals; Individual study; Pedagogical practice; Ensino da música; Didática da percussão; Música de câmara; Trabalho em grupo; Percussão; Music education; Didatic percussion; Chamber music; Group work; Percussion; Prática de ensino supervisionada; Pedagogia; Ensino de jazz; Metodologia; Avaliação; Guitarra jazz; Técnicas de improvisação; Transcrição; Música; Mediterrâneo; Modos; Rítmo; Árabe; Music; Mediterranean; Modes; Rhythm; Arabic; Performance; Keith Jarrett; Análise; Ensino; Acessórios; Aprofundar; Excertos orquestrais; Teaching; Accessories; Deepen; Orchestral excerpts; Voz; Interdisciplinaridade; Criatividade; Curso profissional de jazz; Music teaching; Voice; Interdisciplinarity; Criativity; Jazz professional course; Ensino de música; Bateria; Ritmo; Pulsação; Coordenação motora; Processo cognitivo; Drum set; Pulse; Physical coordination; Cognitive process; Teoria; Theory; analysis; Estratégias; Autorregulação; Strategies; Self-regulation; Acompanhamento/orientação; Violino; Prática instrumental; Individual practice; Accompanied/orientated study; Violin; Instrumental practice; Movimento; Instrumento; Aprendizagem; Relaxamento; Consciencialização musical; Movement; Instrument; Learning; Relaxation; Musical awareness; Excelência; Professor; Aluno; Excellence; Teacher; Student; Violoncelo; Motivação; Festival; Cello; Pedagogy; Motivation; Trompete; Linguagem jazzística; Swing; Interpretação; Articulação; Fraseado; Trumpet; Jazz language; Interpretation; Articulation; Phrasing; Vanguarda; Idiomatismo; Drumset; Avant-garde; Idiomatism; Pilates; Postura; Posture; Prática educativa; Flauta transversal; Educational practice; Flute; Artes Digitais e Interactivas; Artes Audiovisuais e do Cinema; Estudo e Conservação do Património Cultural; Teoria das Artes; Music Theory; Music Analysis; Modern Music; Phenomenology; Mathematical modelling of music; Music Aesthetics; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Jorge dos Santos Perfeito

Nomes de citação

  • Perfeito, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
2E15-1680-BC1A
ORCID iD
0000-0001-9696-5576

Endereços de correio eletrónico

  • pauloperfeito@esmae.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • R. Sta. Escolástica #42, 4150-666, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2011/08 - 2017/05
Concluído
Doctor of Musical Arts (Doctor)
Especialização em Jazz & Contemporary Media
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos

Comissão Fullbright, Portugal
"Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
N/A
2005/08 - 2007/05
Concluído
Master of Music (Master)
Especialização em Jazz Composition Studies
New England Conservatory, Estados Unidos

Fundação Luso-Americana, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GPA 3,94 Full Academic Honors
1999/08 - 2001/08
Concluído
Bachelor of Music (Bachelor)
Especialização em Jazz Composition
Berklee College Of Music, Estados Unidos

Centro Nacional de Cultura, Portugal
GPA 3,8375 Summa Cum Laude
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2015 - 2020 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/06/01 - 2023/04/06 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017/09/18 - 2021/06/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2003/08 - 2017/09 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011/08 - 2013/05 Assistente (Docente Universitário) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10 - 2017/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/06 - Atual Vice-Presidente Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/01 - 2011/09 Direção Pedagógica Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/12/13 - 2021/11/18 Membro Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/05/01 - 2019/09/01 IF/01458/2014/CP1213/CT0003
IF/01458/2014/CP1213/CT0003
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Perfeito, Paulo; Perfeito, Paulo dos Santos. "Jazz harmony: chord-scales and implied modulatory fields". 2016.
  2. Perfeito, Paulo. "Jazz harmony: chord-scales and implied modulatory fields". 2016.
Artigo em revista
  1. Conceicao, M.; Perfeito, P.; Santos, P.. "Multidisciplinary Improvisation Consort in Brasov". Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series VIII: Performing Arts (2024): 59-66. http://dx.doi.org/10.31926/but.pa.2023.16.65.3.5.
    10.31926/but.pa.2023.16.65.3.5
  2. Perfeito, Paulo. "Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation". Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series VIII: Performing Arts (2024): 195-208. http://dx.doi.org/10.31926/but.pa.2023.16.65.3.20.
    10.31926/but.pa.2023.16.65.3.20
  3. Perfeito, Paulo. "Did Senator J. William Fulbright like jazz?". (2020): https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2020.13170.
    https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2020.13170
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Sérgio Francisco. "Improvisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23481.
  2. Ferreira, Nelson Pinho. "O método de pilates no desenvolvimento da performance trompetística". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23483.
  3. Vilaça, Marta Gonçalves. "Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23446.
  4. Cardoso, Acácio José Martins Pacheco. "O processo criativo na perspectiva do baterista de jazz". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24395.
  5. Soares, Gabriel José Brandão de Sousa Nascimento. "Padrões silábico-fonéticos na improvisação vocal em Portugal". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24393.
  6. Morais, Sandra Catarina Neves. "A importância do movimento na aprendizagem do instrumento". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20738.
  7. Peixoto, Gabriela Marques. "O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20810.
  8. Soares, Teresa Rodrigues. "A pedagogia nos festivais de violoncelo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21314.
  9. Formoso, Ricardo Costa. "Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20795.
  10. Peixoto, Gabriela Marques. "O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20810.
  11. Soares, Teresa Rodrigues. "A pedagogia nos festivais de violoncelo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21314.
  12. Formoso, Ricardo Costa. "Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20795.
  13. Morais, Sandra Catarina Neves. "A importância do movimento na aprendizagem do instrumento". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20738.
  14. Resende, Ricardo Filipe Barros. "Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / Autorregulação". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/18536.
  15. Vilarinho, Inês da Cruz Ramalho Quelhas. "A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17291.
  16. Resende, Ricardo Filipe Barros. "Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / Autorregulação". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/18536.
  17. Vilarinho, Inês da Cruz Ramalho Quelhas. "A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17291.
  18. Góis, Pedro Miguel dos Santos. "A música de câmara como ferramenta no desenvolvimento de competências musicais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/14529.
  19. Rosa, Tomás Filipe Sousa. "Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15110.
  20. Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes. "Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15040.
  21. Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa. "O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15063.
  22. Góis, Pedro Miguel dos Santos. "A música de câmara como ferramenta no desenvolvimento de competências musicais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/14529.
  23. Rosa, Tomás Filipe Sousa. "Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15110.
  24. Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa. "O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15063.
  25. Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes. "Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15040.
  26. Neves, António Pedro Saramago Campos. "Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11772.
  27. Neves, António Pedro Saramago Campos. "Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11772.
  28. Reis, Renato António Figueiredo dos. "Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10155.
  29. Reis, Renato António Figueiredo dos. "Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10155.
  30. Costa, João Pedro Lima Brandão. "O jazz e a música do mediterrâneo: modos e ritmos de influência árabe num contexto de escrita para Large Ensemble". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/9615.
  31. Costa, João Pedro Lima Brandão. "O jazz e a música do mediterrâneo: modos e ritmos de influência árabe num contexto de escrita para Large Ensemble". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/9615.

Outros

Outra produção
  1. A transcrição, uma ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem do jazz. O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca na utilização da transcrição musical como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem da música Jazz. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2015/2. 2018. Rodrigues, Pedro; Perfeito, Paulo; Mendes, Carlos; Dias, Renato Jorge de Almeida Pereira. http://hdl.handle.net/10773/25223.
  2. Impermanentia - Concerto for Tuba and Orchestra. 2010. Perfeito, Paulo. http://www.youtube.com/watch?v=ggh3GIB9I9o.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 O processo criativo na perspectiva do baterista de jazz
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Padrões silábico-fonéticos na improvisação vocal em Portugal
Coorientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 O método de pilates no desenvolvimento da performance trompetística
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Improvisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria
Coorientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 A pedagogia nos festivais de violoncelo
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 A importância do movimento na aprendizagem do instrumento
Coorientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / autorregulação
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/09/01 - 2019/03/23 Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/03/23 Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01/12 Título de Especialista na área da Música - Origens
Arguente
Ricardo Costa Formoso (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/12/09 É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos. Arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária. O caso de José Duarte. http://hdl.handle.net/10773/30480
Arguente principal
Helder Bruno de Jesus Redes Martins (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/12/04 Prova de Título de Especialista - Música, Trombone
Arguente
Ricardo André Gomes Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020/11/18 Prova de Título de Especialista - Performance - Trompete e Música de Câmara
Arguente
José Fernando Soares de Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020/07/27 A utilização do Software SmartMusic no apoio ao estudo da disciplina de instrumento (Trompa)
Arguente principal
Miguel Carvalho de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/07/09 Reflexão e Contributo Para a Estrutura Curricular do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz Passados Dez Anos da sua Homologação
Arguente principal
Davide Humberto Martins Fournier (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/05/13 A Malta do Norte: um estudo etnográfico sobre a cena do jazz portuense
Arguente principal
Leonardo Pellegrim Sanchez (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/06/07 Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita http://hdl.handle.net/10773/27530
Arguente
Nuno Xavier Borges de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/04/30 Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
Arguente
João Centeno Moreira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018/07/07 Concerto para trio de jazz e orquestra sinfónica: uma proposta de diálogo entre o jazz e a música erudita com base no conceito de “Third stream” http://hdl.handle.net/10773/24819
Arguente
ALBERTO MANUEL DE ALMEIDA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/05/18 Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
Arguente
Gonçalo Rodrigues Silvério Marques (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018/04/27 AN OPEN WINDOW TO A DIFFERENT WORLD: ENCOUNTERING JAZZ ON TELEVISION IN PORTUGAL (1956-1974) http://hdl.handle.net/10773/24261
Vogal
Pedro Miguel Cravinho Lopes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017/01/12 Música/Saxofone/Jazz
Arguente principal
Desidério Gaspar Lázaro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016/03/11 Música – Trombone/Composição
Arguente principal
Lars Arens (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013/11/10 Composição e improvisação: escrita vs "não escrita" http://hdl.handle.net/10400.22/8856
Arguente
António Pedro Saramago Campos Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013/11/08 Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações http://hdl.handle.net/10400.22/8893
Arguente
Manuel Alfredo Cepa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/01/01 - 2020/01/19 10th European Music Analysis Conference Moscow, September 20-25, 2021

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/12/01 - 2019/01/24 Revista Portuguesa de Filosofia - Issue 4, Volume 74, 2018 (0870-5283) © 2018 Aletheia - Associação Científica e Cultural | © 2018 Revista Portuguesa de Filosofia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/04 - 2019/04 Seleção de bolseiros Fulbright para Investigação 2019/2020 Avaliação científica das candidaturas. Comissão Fullbright, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/01 - 2013/05 JCM 252 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Spring (II-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2013/01 - 2013/05 TH 202J HISTORY, ANALYSIS, AND THEORY OF EARLY JAZZ Spring (II-2.5) History, Analysis, and Theory of Early Jazz (1900-1940): A comprehensive study of early jazz styles (Ragtime, New Orleans, Swing), their most significant representatives (Armstrong, Morton, Ellington, among others) and their various contributions to the development of modern jazz. Major emphases will include examination of formal design, tonal syntax, improvisation techniques, and harmonic vocabulary using several analytical and co Jazz Studies & Contemporary Media - (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2013/01 - 2013/05 TH 262J JAZZ AURAL MUSICIANSHIP IV Spring (II-1.5) Jazz Aural Musicianship IV: In this, the fourth course in the aural musicianship curriculum, students will complete their formal studies of common-practice tonal relationships and begin exploration of post-tonal idioms. In addition, students will learn audiation strategies for tonal vernacular music from post-1900. Facility in five clefs and score reading techniques will be stressed, along with an examination of multiple strategies for successfully learning and notating highly chromatic music. Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Aural Musicianship IV (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2012/08 - 2013/05 DEPARTMENTAL ASSISTANT, FALL 2012 & SPRING 2013 The Jazz Studies and Contemporary Media (JCM) department of the Eastman School of Music is committed graduate professional caliber musicians who are comfortable within the large sphere of jazz-based musical styles, and who are capable of creating their own strong voice in any musical setting. The faculty believes that the way to accomplish this is to expose students to both the classical and jazz traditions, with emphasis on the repertoire and disciplines associated with the learning of improvisation. JAZZ STUDIES AND CONTEMPORARY MEDIA (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2012/08 - 2012/12 JCM 251 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Fall (I-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) Jazz Study & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2012/08 - 2012/12 TH 205J ANALYSIS AND THEORY OF CONTEMPORARY MUSIC AND JAZZ Fall (I-4) Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz: This course offers a comprehensive study of contemporary music and jazz with an in-depth examination of compositional styles, analytical methods, improvisation techniques, and advanced harmony. This course is required for undergraduate Jazz and Contemporary Media (JCM) majors only, to be taken during junior or senior year. Recommended for undergraduate theory majors. Others may take the course with permission of the instructor. Jazz Studies & Contemporary Media - Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2008/01 - 2011/09 Formação Musical (Outros) Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
2008/01 - 2011/09 Trombone (Outros) Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
2002/09 - 2011/08 Combo/Big Band (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Analise de Standards (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Tecnicas de Escrita (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Arranjos Para Pequeno Ensemble (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Arranjos Para Big Band (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Composição Jazz (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2008/10 - 2011/07 Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz Responsável pela disciplina de Teoria do Jazz e pela Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho que fundou em 2008 com o objetivo de proporcionar uma formação abrangente e esteticamente diversificada aos seus alunos. Desde então o projeto tem-se expandido para alem da sua vocação didática produzindo concertos temáticos, reportórios de autor, espetáculos multimédia e multidisciplinares para os mais diversos públicos e faixas etárias. Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz (Ensino secundário) Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01 - Atual Associação Porta Jazz

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual PEP na Comissão de Auto-Avaliaçao do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE - P.Porto Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) ACEF/1920/1200966
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/07/20 - 2020/07/20 Relator na prova de qualificação de Doutoramento em Estudos Artísticos/Universidade de Coimbra de Rui Paulo de Moura Branco Simões, intitulado A IMPROVISAÇÃO EM KEITH JARRETT: UM ESTUDO ANALÍTICO Universidade de Coimbra, Portugal
Distinções

Prémio

2013 36th Downbeat Student Awards
Downbeat Magazine , Estados Unidos
2012 Marian McPartland Scholarship 2012/2013
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
2010 Bolsa Fulbright para Doutoramento
Portuguese Fulbright Comission, Portugal
2006 Bolsa de Estudo
Fundação Luso-Americana, Portugal

Outra distinção

2006 Mrs. Ruth Tucker Endowed Scholarship
NEC Beneficent Society, Portugal
2006 Nec Merit Award 2006/2007
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
2005 Nec Merit Award 2005/2006
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
2001 Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger
Berklee College of Music, Portugal
2000 Bolsa Jovens Criadores 2000/2001
Centro Nacional de Cultura, Portugal
2000 Merit Scholarship Award 2000/2001
Berklee College of Music, Portugal
1999 Bolsa Jovens Criadores 1999/2000
Centro Nacional de Cultura, Portugal
1999 Bolsa de Estudo 1999/2000 (European Tour Award)
Berklee College of Music, Portugal