???global.info.a_carregar???
Paulo Jorge dos Santos Perfeito. Concluiu o(a) Doctor em Doctor of Musical Arts em 2017/05 pelo(a) Eastman School of Music - University of Rochester, Doctor em Doctor of Musical Arts em 2017/05 pelo(a) Comissão Fullbright, Master em Master of Music em 2007/05 pelo(a) New England Conservatory, Master em Master of Music em 2007/05 pelo(a) Fundação Luso-Americana, Bachelor em Bachelor of Music em 2001/08 pelo(a) Berklee College Of Music e Bachelor em Bachelor of Music em 2001/08 pelo(a) Centro Nacional de Cultura. É Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Conselho pedagógico no(a) Instituto Politécnico do Porto e Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Organizou 2 evento(s). Orientou 4 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 12 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Composição; Contemporary Music; Treino auditivo; Progressões harmónicas; Improvisação; Jazz; Ear training; Harmonic progression; Improvisation; Trombone; Métodos; Manuais; Estudo individual; Prática pedagógica; Methods; Manuals; Individual study; Pedagogical practice; Ensino da música; Didática da percussão; Música de câmara; Trabalho em grupo; Percussão; Music education; Didatic percussion; Chamber music; Group work; Percussion; Prática de ensino supervisionada; Pedagogia; Ensino de jazz; Metodologia; Avaliação; Guitarra jazz; Técnicas de improvisação; Transcrição; Música; Mediterrâneo; Modos; Rítmo; Árabe; Music; Mediterranean; Modes; Rhythm; Arabic; Performance; Keith Jarrett; Análise; Ensino; Acessórios; Aprofundar; Excertos orquestrais; Teaching; Accessories; Deepen; Orchestral excerpts; Voz; Interdisciplinaridade; Criatividade; Curso profissional de jazz; Music teaching; Voice; Interdisciplinarity; Criativity; Jazz professional course; Ensino de música; Bateria; Ritmo; Pulsação; Coordenação motora; Processo cognitivo; Drum set; Pulse; Physical coordination; Cognitive process; Teoria; Theory; analysis; Estratégias; Autorregulação; Strategies; Self-regulation; Acompanhamento/orientação; Violino; Prática instrumental; Individual practice; Accompanied/orientated study; Violin; Instrumental practice; Movimento; Instrumento; Aprendizagem; Relaxamento; Consciencialização musical; Movement; Instrument; Learning; Relaxation; Musical awareness; Excelência; Professor; Aluno; Excellence; Teacher; Student; Violoncelo; Motivação; Festival; Cello; Pedagogy; Motivation; Trompete; Linguagem jazzística; Swing; Interpretação; Articulação; Fraseado; Trumpet; Jazz language; Interpretation; Articulation; Phrasing; Vanguarda; Idiomatismo; Drumset; Avant-garde; Idiomatism; Pilates; Postura; Posture; Prática educativa; Flauta transversal; Educational practice; Flute; Artes Digitais e Interactivas; Artes Audiovisuais e do Cinema; Estudo e Conservação do Património Cultural; Teoria das Artes; Music Theory; Music Analysis; Modern Music; Phenomenology; Mathematical modelling of music; Music Aesthetics; .
Identification

Personal identification

Full name
Paulo Jorge dos Santos Perfeito

Citation names

  • Perfeito, Paulo

Author identifiers

Ciência ID
2E15-1680-BC1A
ORCID iD
0000-0001-9696-5576

Email addresses

  • pauloperfeito@esmae.ipp.pt (Professional)

Addresses

  • R. Sta. Escolástica #42, 4150-666, Porto, Porto, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2011/08 - 2017/05
Concluded
Doctor of Musical Arts (Doctor)
Major in Jazz & Contemporary Media
Eastman School of Music - University of Rochester, United States

Comissão Fullbright, Portugal
"Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation" (THESIS/DISSERTATION)
N/A
2005/08 - 2007/05
Concluded
Master of Music (Master)
Major in Jazz Composition Studies
New England Conservatory, United States

Fundação Luso-Americana, Portugal
"N/A" (THESIS/DISSERTATION)
GPA 3,94 Full Academic Honors
1999/08 - 2001/08
Concluded
Bachelor of Music (Bachelor)
Major in Jazz Composition
Berklee College Of Music, United States

Centro Nacional de Cultura, Portugal
GPA 3,8375 Summa Cum Laude
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Researcher (Research) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2015 - 2020 Researcher (Research) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/04/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/06/01 - 2023/04/06 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017/09/18 - 2021/06/01 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2003/08 - 2017/09 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011/08 - 2013/05 Assistant (University Teacher) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
Eastman School of Music - University of Rochester, United States

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2008/10 - 2017/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/04/06 - Current Vice-President Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/01 - 2011/09 Direção Pedagógica Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017/12/13 - 2021/11/18 Membro Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2015/05/01 - 2019/09/01 IF/01458/2014/CP1213/CT0003
IF/01458/2014/CP1213/CT0003
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Perfeito, Paulo; Perfeito, Paulo dos Santos. "Jazz harmony: chord-scales and implied modulatory fields". 2016.
  2. Perfeito, Paulo. "Jazz harmony: chord-scales and implied modulatory fields". 2016.
Journal article
  1. Conceicao, M.; Perfeito, P.; Santos, P.. "Multidisciplinary Improvisation Consort in Brasov". Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series VIII: Performing Arts (2024): 59-66. http://dx.doi.org/10.31926/but.pa.2023.16.65.3.5.
    10.31926/but.pa.2023.16.65.3.5
  2. Perfeito, Paulo. "Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation". Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series VIII: Performing Arts (2024): 195-208. http://dx.doi.org/10.31926/but.pa.2023.16.65.3.20.
    10.31926/but.pa.2023.16.65.3.20
  3. Perfeito, Paulo. "Did Senator J. William Fulbright like jazz?". (2020): https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2020.13170.
    https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2020.13170
Thesis / Dissertation
  1. Vieira, Sérgio Francisco. "Improvisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23481.
  2. Ferreira, Nelson Pinho. "O método de pilates no desenvolvimento da performance trompetística". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23483.
  3. Vilaça, Marta Gonçalves. "Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23446.
  4. Cardoso, Acácio José Martins Pacheco. "O processo criativo na perspectiva do baterista de jazz". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24395.
  5. Soares, Gabriel José Brandão de Sousa Nascimento. "Padrões silábico-fonéticos na improvisação vocal em Portugal". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24393.
  6. Morais, Sandra Catarina Neves. "A importância do movimento na aprendizagem do instrumento". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20738.
  7. Peixoto, Gabriela Marques. "O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20810.
  8. Soares, Teresa Rodrigues. "A pedagogia nos festivais de violoncelo". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21314.
  9. Formoso, Ricardo Costa. "Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20795.
  10. Peixoto, Gabriela Marques. "O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20810.
  11. Soares, Teresa Rodrigues. "A pedagogia nos festivais de violoncelo". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21314.
  12. Formoso, Ricardo Costa. "Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20795.
  13. Morais, Sandra Catarina Neves. "A importância do movimento na aprendizagem do instrumento". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20738.
  14. Resende, Ricardo Filipe Barros. "Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / Autorregulação". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/18536.
  15. Vilarinho, Inês da Cruz Ramalho Quelhas. "A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17291.
  16. Resende, Ricardo Filipe Barros. "Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / Autorregulação". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/18536.
  17. Vilarinho, Inês da Cruz Ramalho Quelhas. "A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17291.
  18. Góis, Pedro Miguel dos Santos. "A música de câmara como ferramenta no desenvolvimento de competências musicais". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/14529.
  19. Rosa, Tomás Filipe Sousa. "Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15110.
  20. Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes. "Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15040.
  21. Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa. "O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15063.
  22. Góis, Pedro Miguel dos Santos. "A música de câmara como ferramenta no desenvolvimento de competências musicais". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/14529.
  23. Rosa, Tomás Filipe Sousa. "Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15110.
  24. Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa. "O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15063.
  25. Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes. "Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15040.
  26. Neves, António Pedro Saramago Campos. "Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11772.
  27. Neves, António Pedro Saramago Campos. "Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11772.
  28. Reis, Renato António Figueiredo dos. "Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10155.
  29. Reis, Renato António Figueiredo dos. "Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10155.
  30. Costa, João Pedro Lima Brandão. "O jazz e a música do mediterrâneo: modos e ritmos de influência árabe num contexto de escrita para Large Ensemble". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/9615.
  31. Costa, João Pedro Lima Brandão. "O jazz e a música do mediterrâneo: modos e ritmos de influência árabe num contexto de escrita para Large Ensemble". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/9615.

Other

Other output
  1. A transcrição, uma ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem do jazz. O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca na utilização da transcrição musical como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem da música Jazz. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo de 2015/2. 2018. Rodrigues, Pedro; Perfeito, Paulo; Mendes, Carlos; Dias, Renato Jorge de Almeida Pereira. http://hdl.handle.net/10773/25223.
  2. Impermanentia - Concerto for Tuba and Orchestra. 2010. Perfeito, Paulo. http://www.youtube.com/watch?v=ggh3GIB9I9o.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - 2023 O processo criativo na perspectiva do baterista de jazz
Supervisor
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Padrões silábico-fonéticos na improvisação vocal em Portugal
Co-supervisor
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 O método de pilates no desenvolvimento da performance trompetística
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Improvisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria
Co-supervisor
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023 - 2023 Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 A pedagogia nos festivais de violoncelo
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022 - 2022 A importância do movimento na aprendizagem do instrumento
Co-supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / autorregulação
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal
Supervisor
Ensino de Música (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/09/01 - 2019/03/23 Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/03/23 Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conference (Member of the Scientific Committee)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/01/12 Título de Especialista na área da Música - Origens
(Thesis) Arguer
Ricardo Costa Formoso (Other)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/12/09 É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos. Arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária. O caso de José Duarte. http://hdl.handle.net/10773/30480
(Thesis) Main arguer
Helder Bruno de Jesus Redes Martins (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/12/04 Prova de Título de Especialista - Música, Trombone
(Thesis) Arguer
Ricardo André Gomes Pereira (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020/11/18 Prova de Título de Especialista - Performance - Trompete e Música de Câmara
(Thesis) Arguer
José Fernando Soares de Almeida (Other)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020/07/27 A utilização do Software SmartMusic no apoio ao estudo da disciplina de instrumento (Trompa)
(Thesis) Main arguer
Miguel Carvalho de Sousa (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/07/09 Reflexão e Contributo Para a Estrutura Curricular do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz Passados Dez Anos da sua Homologação
(Thesis) Main arguer
Davide Humberto Martins Fournier (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/05/13 A Malta do Norte: um estudo etnográfico sobre a cena do jazz portuense
(Thesis) Main arguer
Leonardo Pellegrim Sanchez (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/06/07 Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita http://hdl.handle.net/10773/27530
(Thesis) Arguer
Nuno Xavier Borges de Sousa (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/04/30 Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
(Thesis) Arguer
João Centeno Moreira (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018/07/07 Concerto para trio de jazz e orquestra sinfónica: uma proposta de diálogo entre o jazz e a música erudita com base no conceito de “Third stream” http://hdl.handle.net/10773/24819
(Thesis) Arguer
ALBERTO MANUEL DE ALMEIDA RODRIGUES (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/05/18 Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
(Thesis) Arguer
Gonçalo Rodrigues Silvério Marques (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018/04/27 AN OPEN WINDOW TO A DIFFERENT WORLD: ENCOUNTERING JAZZ ON TELEVISION IN PORTUGAL (1956-1974) http://hdl.handle.net/10773/24261
Thesis Member
Pedro Miguel Cravinho Lopes (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017/01/12 Música/Saxofone/Jazz
(Thesis) Main arguer
Desidério Gaspar Lázaro (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016/03/11 Música – Trombone/Composição
(Thesis) Main arguer
Lars Arens (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013/11/10 Composição e improvisação: escrita vs "não escrita" http://hdl.handle.net/10400.22/8856
(Thesis) Arguer
António Pedro Saramago Campos Neves (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013/11/08 Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações http://hdl.handle.net/10400.22/8893
(Thesis) Arguer
Manuel Alfredo Cepa Marques (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2011/01 - Current Associação Porta Jazz

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current PEP na Comissão de Auto-Avaliaçao do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE - P.Porto Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) ACEF/1920/1200966
Coordinator
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/01/01 - 2020/01/19 10th European Music Analysis Conference Moscow, September 20-25, 2021

Consulting

Activity description Institution / Organization
2019/04 - 2019/04 Seleção de bolseiros Fulbright para Investigação 2019/2020 Avaliação científica das candidaturas. Comissão Fullbright, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2013/01 - 2013/05 JCM 252 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Spring (II-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2013/01 - 2013/05 TH 202J HISTORY, ANALYSIS, AND THEORY OF EARLY JAZZ Spring (II-2.5) History, Analysis, and Theory of Early Jazz (1900-1940): A comprehensive study of early jazz styles (Ragtime, New Orleans, Swing), their most significant representatives (Armstrong, Morton, Ellington, among others) and their various contributions to the development of modern jazz. Major emphases will include examination of formal design, tonal syntax, improvisation techniques, and harmonic vocabulary using several analytical and co Jazz Studies & Contemporary Media - (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2013/01 - 2013/05 TH 262J JAZZ AURAL MUSICIANSHIP IV Spring (II-1.5) Jazz Aural Musicianship IV: In this, the fourth course in the aural musicianship curriculum, students will complete their formal studies of common-practice tonal relationships and begin exploration of post-tonal idioms. In addition, students will learn audiation strategies for tonal vernacular music from post-1900. Facility in five clefs and score reading techniques will be stressed, along with an examination of multiple strategies for successfully learning and notating highly chromatic music. Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Aural Musicianship IV (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2012/08 - 2013/05 DEPARTMENTAL ASSISTANT, FALL 2012 & SPRING 2013 The Jazz Studies and Contemporary Media (JCM) department of the Eastman School of Music is committed graduate professional caliber musicians who are comfortable within the large sphere of jazz-based musical styles, and who are capable of creating their own strong voice in any musical setting. The faculty believes that the way to accomplish this is to expose students to both the classical and jazz traditions, with emphasis on the repertoire and disciplines associated with the learning of improvisation. JAZZ STUDIES AND CONTEMPORARY MEDIA (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2012/08 - 2012/12 JCM 251 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Fall (I-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) Jazz Study & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2012/08 - 2012/12 TH 205J ANALYSIS AND THEORY OF CONTEMPORARY MUSIC AND JAZZ Fall (I-4) Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz: This course offers a comprehensive study of contemporary music and jazz with an in-depth examination of compositional styles, analytical methods, improvisation techniques, and advanced harmony. This course is required for undergraduate Jazz and Contemporary Media (JCM) majors only, to be taken during junior or senior year. Recommended for undergraduate theory majors. Others may take the course with permission of the instructor. Jazz Studies & Contemporary Media - Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz (Bachelor) Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2008/01 - 2011/09 Formação Musical (Outros) Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
2008/01 - 2011/09 Trombone (Outros) Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal
2002/09 - 2011/08 Combo/Big Band (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Analise de Standards (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Tecnicas de Escrita (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Arranjos Para Pequeno Ensemble (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Arranjos Para Big Band (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2002/09 - 2011/08 Composição Jazz (Outros) Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal
2008/10 - 2011/07 Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz Responsável pela disciplina de Teoria do Jazz e pela Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho que fundou em 2008 com o objetivo de proporcionar uma formação abrangente e esteticamente diversificada aos seus alunos. Desde então o projeto tem-se expandido para alem da sua vocação didática produzindo concertos temáticos, reportórios de autor, espetáculos multimédia e multidisciplinares para os mais diversos públicos e faixas etárias. Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz (Ensino secundário) Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018/12/01 - 2019/01/24 Revista Portuguesa de Filosofia - Issue 4, Volume 74, 2018 (0870-5283) © 2018 Aletheia - Associação Científica e Cultural | © 2018 Revista Portuguesa de Filosofia

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2020/07/20 - 2020/07/20 Relator na prova de qualificação de Doutoramento em Estudos Artísticos/Universidade de Coimbra de Rui Paulo de Moura Branco Simões, intitulado A IMPROVISAÇÃO EM KEITH JARRETT: UM ESTUDO ANALÍTICO Universidade de Coimbra, Portugal
Distinctions

Award

2013 36th Downbeat Student Awards
Downbeat Magazine , United States
2012 Marian McPartland Scholarship 2012/2013
Eastman School of Music - University of Rochester, United States
2010 Bolsa Fulbright para Doutoramento
Portuguese Fulbright Comission, Portugal
2006 Bolsa de Estudo
Fundação Luso-Americana, Portugal

Other distinction

2006 Mrs. Ruth Tucker Endowed Scholarship
NEC Beneficent Society, Portugal
2006 Nec Merit Award 2006/2007
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
2005 Nec Merit Award 2005/2006
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
2001 Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger
Berklee College of Music, Portugal
2000 Bolsa Jovens Criadores 2000/2001
Centro Nacional de Cultura, Portugal
2000 Merit Scholarship Award 2000/2001
Berklee College of Music, Portugal
1999 Bolsa Jovens Criadores 1999/2000
Centro Nacional de Cultura, Portugal
1999 Bolsa de Estudo 1999/2000 (European Tour Award)
Berklee College of Music, Portugal