???global.info.a_carregar???
Degree in Modern Languages and Literature - Portuguese and English from Faculty of Education of Alta Floresta (1999), M.Sc. in Languages and Culture from the University of Aveiro - Portugal (2009) with dissertation studies in Corpora Linguistics, PhD in Applied Linguistics from the University of Aveiro (2015) with a thesis entitled: Literacy, multiple challenges for citizen formation. Assistant Professor at Federal University of Pará in the area of teaching and learning languages at the Faculty of Letters, and at PPGL/ILC. Currently, leader of the Research Group: Literacies, identities, diversities – registered by CNPQ, and a member of the Scientific Committee of ABRALIN – Alphabetization and Literacy. Also work mainly in the area of teaching formation in Letters Course, teaching and learning languages in the discursive perspective, literacy(ies) in the training of readers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Zeri de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Célia Zeri

Identificadores de autor

Ciência ID
2E12-9468-69A3
ORCID iD
0000-0001-9477-7336

Endereços de correio eletrónico

  • celiazeri@ufpa.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 9190000000 (Pessoal)
  • 910917369 (Pessoal)

Moradas

  • Tv. Barão do Trinunfo, 3840 Ap. 1 Altos Marco, 66095-055, Pará, Belém , Brasil (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/07/01 - 2026/06/30
Em curso
Pós- Doutorado (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Pós-doutoramento)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2021/07/01 - 2022/07
Concluído
Literatura Portuguesa (Investigação e Ensino) (Pós-doutoramento)
Especialização em Professsor Dr. José Augusto Cardoso Bernardes
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Approved.
2017/11/17 - 2018/11/30
Concluído
Curso de Aperfeiçoamento em "Relações Étnico-Raciais na Educação Básica" (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Federal do Pará, Brasil
Approved
2005/09/01 - 2009/02/16
Concluído
Mestrado Em Línguas e Culturas (Mestrado)
Especialização em Language and Culture
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
"Aprendizagem de Língua Estrangeira: Análise de Linguística de Corpus" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2009
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Letramento: Múltiplos desafios para a formação cidadã " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/03/01 - 2005/10/30
Concluído
Especialização em Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa (Postgraduate Certificate)
Especialização em Ensino de Língua Estrangeira
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
"Língua Inglesa no EJA - mitos e crenças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2000/07/03 - 2001/07/13
Concluído
Especialização em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brasil
"Causas das dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1996/02/01 - 1999/12/17
Concluído
Licenciatura em Ledtras - Habilitação em Português e Inglês e respectivas literaturas (Licence)
Especialização em Letras modernas
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brasil
Approved
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Pará, Brasil
2007/08/01 - 2010/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2007/12/01 - 2010/03/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Sinop- FASIPE, Brasil
Faculdade de Sinop- FASIPE, Brasil
2007/06/01 - 2009/10/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brasil
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brasil
2003/02/01 - 2008/10/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brasil
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brasil
2005/03/01 - 2005/10/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/03 - 2011/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso- SEDUC, Brasil
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso- SEDUC, Brasil
1992/03/01 - 2000/01/04 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Brasil
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - Atual É (ainda) possível criar o gosto pela literatura? Um estudo comparativo acerca da formação de leitores literários nos contextos socioeducacionais do Brasil e de Portugal
2356260
Universidade Federal do Pará
2022/07 - 2025/07 Aplicativo educacional para criação de material didático de Língua Portuguesa como língua materna
PRO5702-2022
Universidade Federal do Pará Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa
2018/07/01 - 2020/07/31 OBSERVATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: construção de identidades do professor
pro 2583-2018
Investigador responsável
Universidade Federal do Pará, Brasil
Pró-reitoria de pesquisa
Em curso
2015/07/01 - 2017/07/31 Letramento e Numeramento- um elo cognitivo
121
Investigador responsável
Universidade Federal do Pará, Brasil
PROPESP - UFPA
Concluído
2012/03/01 - 2013/03/31 Ações Integradas para o Fortalecimento do Profissional de Letras
224
Investigador
Universidade Federal do Pará, Brasil
Pró-reitoria de Graduação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/01/02 - Atual (Inter)ações Interculturais: diversidade e identidade
Orientador
UFPA/PROEX , Brasil
UFPA/PROEX
Em curso
2022/01/01 - Atual Saberes tecidos em escritas e leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica
Investigador responsável
UFPA/ILC/FALE, Brasil
UFPA/ILC/FALE
Em curso
2021/01/04 - Atual Narrativas do presente e do passado: a diversidade como estratégia no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de história na educação básica
00
Bolseiro de Cientista Convidado
UFPA/PROEGILC/IFCH, Brasil
Em curso
2018/07/01 - Atual Observatório da Profissão Docente no Mercosul - OPD MERCOSUL
220440
Investigador
Universidade Federal do Pará, Brasil

Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2024/07/01 - 2026/06/30 Interculturalidades - um estudo do processo de inclusão das diversidades étnicas no ensino superior
2024
Investigador Pós-doutorado
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021/08/01 - 2023/08/01 Traduzir Poesia e Prosa da boca pra fora
001
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Federal do Pará, Brasil
Em curso
2012/03/01 - 2015/03/31 Letramento e Formação Cidadã
2234
Investigador responsável
Universidade Federal do Pará, Brasil
Pró-reitoria de Graduação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Célia Zeri. "Atitudes Face às Tecnologias Digitais e Seu Contexto de Utilização por Licenciandos do Curso de Letras da UFPA . Modalidade a Distância". Trabalho apresentado em SIELP 2012 - IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação, Uberlândia, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Célia Zeri de Oliveira; Jailma Bulhões Campos; Márcia Andréa Almeida de Oliveira. "A ANÁLISE DO DISCURSO". Momento - Diálogos em Educação (2022): https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053.
    10.14295/momento.v31i03.14053
  2. Oliveira, Célia Zeri; Camos, Jailma Bulhões. "Ethos Profissional Docente- um percurso constitutivo por discursos e saberes". Revista Internacional de Formação de Professores Dossiê - 2021 (2021): 81-103. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/issue/archive.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões . Autor correspondente: Campos, Jailma U. Bulhões. "Ensino Remoto em Contexto de Pandemia: encantos, desencantos e percepções dos professores de Língua Portuguesa". Letra Magna- Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura 2021 28 (2021): 187-212. http://www.letramagna.com/index.html.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Célia Zeri de Oliveira. "Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa". Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación (2021): https://doi.org/10.48162/rev.36.008.
    10.48162/rev.36.008
  5. Oliveira, Célia Zeri. "O Estágio Supervisionado na Licenciatura como construção da base profissional docente para a formação de leitores literários.". Revista Hipótese 7 2021 (2021): 280-2021. https://revistahipotese.webnode.com/.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Célia Zeri de Oliveira. "estágio supervisionado na licenciatura como construção da base profissional docente para a formação de leitores literários". Revista Hipótese (2021): https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID47.
    10.47519/eiaerh.v7.2021.ID47
  7. Oliveira, Célia Zeri; Carlos Evaldo dos Santos Silva; Marisa Rosâni Abreu da Silveira. "Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico fisosófica". Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática 2 2 (2019): 207-224. http://seer.upf.br/index.php/rbecm/issue/view/696.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Oliveira, Ce´lia Zeri de. "LETRAMENTO CRÍTICO: O GE^NERO RAP EM UM PROCESSO DE ESCOLARIZAC¸A~O". Práxis Educacional 15 35 (2019): 96. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5664.
    10.22481/praxisedu.v15i35.5664
  9. Zeri de Oliveira, Célia; Santana Heinen, Isabella Vivianny. "Análise dos discursos: uma forma de combate ao racismo sob perspectivas filosófica e discursiva". Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26 50 (2019): 25-53. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n50id15756.
    Acesso aberto • 10.21680/1983-2109.2019v26n50id15756
  10. Oliveira, Célia Zeri. "Processo de letramento acadêmico de uma aluna indígena pela via de imersão na graduação da UFPA". Humanidades & Inovação 5 3 (2018): 82-92. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/index.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Oliveira, Célia; De Nez, Egeslaine. "Uma abordagem discursiva sobre a formação e identidade docente". Di@logus 7 3 (2018): 83-98. http://revista eletrônica.únicos.Edu.br/index.php/Revista/issue/view/105.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Oliveira, Célia. "Autonomia do Exercício docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente". Humanidades & Inovação 5 1 (2018): 280-293. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/27.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Oliveira, Célia; Lima, Joaquim Maia de. "O projeto pedagógico do curso de Letras/PARFOR - lições em curso". Humanidades & Inovação 5 8 (2018): 168-182.
    Acesso aberto • Publicado
  14. OLIVEIRA, Célia Zeri de. "A CONSTRUÇÃO DO ETHOS INDÍGENA PELAS VOZES LITERÁRIAS / ETHOS' CONSTRUCTION BY INDIGINOUS LITERARY VOICES". Acta Semiótica et Lingvistica 23 3 (2018): 67-83. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43838.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43838
  15. Oliveira, Célia. "Formação de Professores de Língua Portuguesa - a construção da autonomia pelo viés da reflexão sobre o estágio supervisionado". Revista Panorâmica 1 21 (2016): 130-154. http://revistas.cua.ufmt.br/index.php/revistapanoramica/index.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Oliveira, Célia. "Práticas de Letramento e Responsabilidade Social". Indagatio Didactica 5 4 (2013): 940-948. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4460.
    Acesso aberto • Publicado
  17. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  18. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  19. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  20. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
Artigo em revista (magazine)
  1. Oliveira, Célia Zeri; DOS SANTOS, ISABELLY RAIANE SILVA. Autor correspondente: DOS SANTOS, ISABELLY RAIANE SILVA. "Perceptions as to the relevance of teacher training to make multiliteracies effective", revista contribuciones, 2023, https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/953/585.
  2. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões . Autor correspondente: Campos, Jailma U. Bulhões. "Estágio supervisionado gamificado na Licenciatura em Letras em contexto de ensino remoto emergencial: percepções dos licenciandos", Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), 2022, https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/1916.
Capítulo de livro
  1. Moreira, Gillian; Abrantes, Carla Susana Além; Oliveira, Célia Zeri. "Interculturalidades em três instituições: contextos diversificados; mediações necessárias". In Identidades e Globalização: Encontros, Fronteiras e Mediações. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2024.
    No prelo
  2. Oliveira, Célia Zeri. "A construção do ethos docente: formação de professores numa abordagem discursiva". In RESIDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, 245-268. Curitiba: Editora CRV, 2019.
    Publicado
  3. Oliveira, Célia Zeri. "Fatores intervenientes no processo de letramento". In Amazônia- visão caleidoscópica, 239-258. Recife, Brasil: Pipa, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões. Ensino de Leitura: desafios e implicações para a formação de leitores. São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores. 2024.
    Publicado
  2. Oliveira, Célia Zeri; Helenice Joviano Roque de Faria; Erika Pessoa Japhyassu Britto. Memórias, desenvolvimentos e avanços na educação de jovens e adultos. Campinas, Brasil: Mercado de Letras. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  2. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  3. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  4. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  5. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  6. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  7. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  8. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  9. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  10. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.

Outros

Outra produção
  1. MEMÓRIA DOCENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL / TEACHING MEMORIES AS PART OF THE PROFESSIONAL TEACHER EDUCATION. O presente artigo tem como escopo evidenciar as contribuições da memória docente para o reconhecimento das concepções que alicerçam a prática do professor em sala de aula. Busca demonstrar que a utilização de abordagens teórico-metodológicas que se apropriam do recurso memória contribui para a percepção dos fatores que influenciam na formação profissional docente. Para tanto, a pesquisa apoia-se e. 2013. de OLIVEIRA, Célia Zeri; BULHÕES, Jailma. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/15738.
  2. O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE LÍNGUA MATERNA / THE STAGE IN THE TEACHER'S FORMATION ON GRADUATION OF MOTHER TONGUE. 2011. DE OLIVEIRA, CÉLIA ZERI. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/14833.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/13 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formaçãode Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/12/11 O Estágio Supervisionado no ERE 1º Seminário de estágio supervisionado - licenciatura em Letras: vivências e aprendizados no ERE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ILC/FALE (Belém, Brasil)
2020/08/18 A BNCC e a formação de leitores literários A FALE COM VOCÊ NA PANDEMIA , promovido pela Faculdade de Letras.
UFPA/ILC/FALE (Belém, Brasil)
2019/06/17 Experiências de Formação Docente no Brasil I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Universidade do Estado de Mato Grosso (Cuiabá)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/05/05 - 2024/12/01 RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS COMO RESIDENTE DO PROJETO “SABERES TECIDOS EM ESCRITA E LEITURA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” NA ESCOLA DE BELÉM-PA
Orientador de KAROLYNE VITÓRIA DE LANE DE JESUS SILVA
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2024/05/01 - 2024/12/01 FORMAÇÃO EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Orientador de KAROLYNE VITÓRIA DE LANE DE JESUS SILVA
LETRAS - LÍNGIA PORTUGUESA (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2024/05/05 - 2024/11/30 AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE BELÉM/PA
Orientador de GEOVANA CRISTINA PONTES MOREIRA
Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2024/05/01 - 2024/11/30 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA - PORTUGUESA
Orientador de MARCELI HUGO PACHECO
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2024/05/01 - 2024/11/30 A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador de LUANA DE PAULA BRAGA
Letras - Língua Portugusa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Pará, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/06 - 2024/11/08 1º Congresso: Letramentos, Identidades e Diversidades e 2º Seminário de Ensino de Leitura, com a temática “Somos Nossos Saberes. (2024/11/06 - 2024/11/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2020/07/18 - 2020/08/20 Thematic conference on "A FALE com você na pandemia" (2020/08/18 - 2020/08/20)
Conferência
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2019/07/23 - 2019/10/25 VIII SEGEL - Congress on geosociolinguistic studies (2019/10/23 - 2019/10/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Pará- ILC- FALE, Brasil
2018/11/01 - 2018/11/24 I Seminário de Pós-Graduação em Letras: práticas interacionais (2018/11/20 - 2018/11/24)
Seminário (Coorganizador)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/05/01 - 2018/09/13 VII Congresso latino-americano de formação de professores de línguas- CLAFPL (2018/09/11 - 2018/09/13)
Congresso
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2017/08/01 - 2017/09/01 GELCO - II ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO OESTE (2017/08/30 - 2017/09/01)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/11/06 - 2024/11/08 mediadora da mesa-redonda intitulada “Formação de Leitores Interculturais.
Congresso
1º CONALID – Congresso Letramentos, Identidades e Diversidades // 2º Seminário de Ensino de Leitura
Universidade Federal do Pará, Brasil
2023/10/25 - 2024/10/27 Proferiu a palestra "Materiais didáticos para o ensino da leitura na escola: entre o digital e o impresso"
Simpósio
IV Simpósio de leitura, reflexões e diálogos
Universidade Federal do Piauí, Brasil
2024/09/11 - 2024/09/13 participou no IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Seminário
IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formaçãode Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Universidade do Porto, Portugal
2024/03/21 - 2024/03/22 I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá e Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL da Universidade Federal do Pará-UFPA, intitulada “Questões germinantes”: inteligência artificial e decolonialidade.
Encontro
I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá
UFPA/ILC/PPGL, Brasil
2023/11/07 - 2023/11/11 Debatedor(a), do evento VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, ministrando a atividade Sessão de Debates - Estudos Linguísticos - letramento digital: o uso do Chromebook em sala de aula como ferramenta motivadora na leitura de artigo de opinião.
Seminário
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
2023/11/07 - 2023/11/09 participou do VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Seminário
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
2021/07/07 - 2021/07/09 Coordinated the Working Group (WG) "Qualitative Approach Methodologies for teacher training at initial and continuing levels
Congresso
Metodologias de abordagem qualitativa para a formação docente em nível inicial e continuado
Universidade de Santiago de Compostela - Campus de Lugo, Espanha
2021/04/05 - 2021/04/07 Participated as moderator of the round table about Supervised teaching internship: experiences in remote learning as part of the programming of the remote event 2nd SEMINAR OF SUPERVISED INTERNSHIP in Teacher Formation: experiences and learning at the ERE.
Seminário
Estágio docente supervisionado: vivências no ensino remoto
Universidade Federal do Pará, Brasil
2020/09/17 - 2020/09/17 Semana de Apresentação do Ensino Remoto no ILC
Oficina (workshop)
Elaboração de planos de ensino a partir dautilização do GSuite e do Google Classroom
UFPA/ILC/PPGL, Brasil
2019/08/20 - 2019/08/24 Observatório de formação docente – construção de identidades de professores
Simpósio
Estágio com Pesquisa: propostas para a formação docente
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
2019/07/23 - 2019/07/25 II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica
Seminário
Observatório de formação docente – construção de identidades de professores
Universidade de Brasília, Brasil
2018/11/27 - 2018/11/28 V SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO (V SEPEL)
Seminário
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2018/11/27 - 2018/11/28 V Seminário de Pesquisas em Letramento (V SEPEL)
Seminário
Grupo de Discussão Orientada (GDO) “Letramento e Estágio Supervisionado”
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2018/11/23 - 2018/11/23 Seminário “A Universidade e a Educação Básica: práticas na escola”
Seminário
ESCRUTINAÇÃO DE DISCURSOS: UMA FORMA DE COMBATE AO RACISMO SOB PERSPECTIVAS FILOSÓFICA E DISCURSIVA
NUCLEO GERA- Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, Brasil
2018/11/22 - 2018/11/22 Letra adentro: escrevendo rotas para a inclusão
Seminário
Escrita acadêmica: uma perspectiva dialógica
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/10/30 - 2018/11/01 X CIDU- Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária,
Congresso
Formação e identidade docente: uma abordagem discursiva
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brasil
2018/05/01 - 2018/05/05 1º SIEPE - Seminário Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão
Seminário
Universidade e Sociedade civil: desafios contemporâneos
UFPA/PROEX , Brasil
2017/08/30 - 2017/09/01 GELCO 2017- II Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste
Encontro
Autonomia no exercício docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2016/07/12 - 2016/07/14 CIAIQ2016 - Investigação Qualitativa na Educação
Congresso
Níveis de Letramento e Numeramento nos Exames em Larga Escala no Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/06/10 Teacher formation: Letramento- Estágio Supervisionado II em espaços educativos não escolares- projeto de letramento, agência e transformação sociais.
Arguente principal
Márcia Regina Mendes Santos (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil
2021/03/26 Teacher Training: PROFESSORA, TEM ERRO AQUI? CARANGUEIJO, SISNEI E ALÇE: Consciência Fonológica e Dificuldades de Escrita em Alunos do 5º Ano de Três Escolas Públicas de Belém-Pará
Arguente
Maria Lúcia Ferreira dos Santos (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2021/03/19 Language learning: APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DE LÍNGUAS ADICIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE AUTOACESSO NO ENSINO SUPERIOR
Arguente
Jhonatan Allan de Andrade Rabelo (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2020/09/15 Contos de Machado de Àssis para alunos do Ensino Médio: propostas didáitcas para quatro Campi do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
Arguente principal
Antónia Cláudia de Andrade Cordeiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/08/19 Estágio II - Espaços Educativos Não Escolares e os Projetos de Letramento: Agência Social e Transformação Pedagógica
Arguente
Márcia Regina Mendes Santos (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Biociências, Brasil
2019/07/08 Professores blogueiros: autoria didática em tempos de redes
Arguente
Kelly Nazaré Trindade Barbosa de Souza (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2019/07/01 Professores bloqueiros: autoria didática em tempos de redes
Arguente
Kelly Nazaré Trindade Barbosa de Souza (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2019/06/26 "Carimboletrando": uma análise no ensino de língua portuguesa sobre a implantação da Lei 10.639 no Pará
Arguente
Luah Sampaio Nogueira (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/12/20 Cenas do fazer pedagógico em "Tarja branca- a revolução que faltava"
Arguente
Larissa Ribeiro de Oliveira (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/12/19 As altas habilidades no campo da linguagem: caçando tesousos nas aulas de língua portuguesa
Arguente
Kaysa Melo de Oliveira (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/12/19 Multiletramentos na escola: a recepção, compreensão e produção do gênero rap na aula de língua portuguesa no ensino médio
Arguente
Thais Farias Pimenta de LIma (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/11/18 Prostituição e moralidade em "As asas de um Anjo e Lucíola" de José de Alencar
Arguente
Keyziane da Silva Oliveira (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/05/20 O uso de webquest no contexto escolas
Arguente
Edgilvan Pimenta dos Santos (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/03/08 Leitura pra além do livro didático na Educação de Jovens e Adultos
Arguente
Elaine Karine Golçalves (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/02/06 Produção textual: a produtividade do gênero meme
Arguente
Antônia do Socorro Conceição Maciel (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2017/08/29 Avaliação de redações de preparação para o ENEM
Arguente
Ana Flávia Almeida de Oliveira (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2017/04/11 Diálogos possíveis para uma (quase) professora
Arguente
Jamilly Nazaré Brito Koury (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2017/04/04 O gesto de regulação nas aulas de produção escrita do gênero resumo em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II
Arguente
Luana Aquino da Costa (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2015/12/09 Os alunos que terminan o Ensino Médio estão preparados para o plano B? Práticas de sala de aula e oralidade
Arguente
Katharine Martins Cordovil (Outro)
UFPA/ILC/FALE, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/08 - 2024/11/08 Educação, interculturalidade e saberes ancestrais Universidade Federal do Pará

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/08/01 - Atual Revista de Estudos em Educação e Diversidade (2675-6889) Lúcia Gracia Ferreira Trindade
2020/07/01 - Atual Editora Ilustração (2675-908X) 2675-908X
2020/01/09 - Atual International Journal of Applied Linguistics and Translation ( 2472-1271) Department of English Language and Literature, The Hashemite University Zarqa, Jordan
2019/02/01 - Atual Revista Missioneira (2594-9950) Fábio César Junges
2018/11/01 - Atual Revista Di@logus (2316-4034 ) Antonio Escandiel de Souza
2017/07/01 - Atual Revista Panorâmica (2238-9210) Marli Augusta Lopes de Magalhães

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/02/11 - Atual Banca Avaliadora do Processo Seletivo do Mestrado em Estudos Linguísticos, Linha 4: Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: Modelos e Ações, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)
Avaliador
UFPA/ILC/PPGL, Brasil UFPA/ILC/PPGL
2019/01/05 - Atual Abbreviation do University Graduation Degree
Membro
Universidade Federal do Pará- ILC- FALE, Brasil UFPA/ILC/FALE
2018/01/03 - Atual Evaluation evaluation of extension projects - to Pró-Reitora de Extensão - UFPA
Avaliador
Universidade Federal do Pará
2024/10/31 - 2024/12/31 Banca Examinadora de Estudos Linguísticos – Seleção de Doutorado 2024 do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará
Membro
Universidade Federal do Pará, Brasil UFPA/ILC/PPGL
2022/11/01 - 2024/04/30 Docente orientador no Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pará, no projeto/subprojeto UFPA: Pedagogia, Língua Portuguesa - 18678
Coordenador
Universidade Federal do Pará, Brasil Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019/03/02 - 2019/03/30 Evalution of projects to participation of XXX Seminário de Iniciação Científica da UFPA
Avaliador
PROPESP - UFPA, Brasil Universidade Federal do Pará
2017/06/01 - 2017/06/30 Evaluating member to Edital Navega Saberes/Infocentro 2017
Avaliador
Universidade Federal do Pará, Brasil Universidade Federal do Pará
2016/06/01 - 2016/06/30 Member of Evaluation Committee for UNIFESSPA - ED. 54/2016
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil UFPA/ CEPS
2016/02/01 - 2016/02/28 Correction of Essays for contests - MOBA 2016 - UFPA- CEPS
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil
2016/02/01 - 2016/02/28 Member of Evaluation Committee to UFPA- CAMPUS - ALTAMIRA - PSE- 2016-1
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil UFPA/ CEPS
2016/01/05 - 2016/01/31 Member of Evaluation commitee for UFPA- CEPS ED. 01/2016 - COPERPS
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil UFPA/ CEPS
2015/02/04 - 2015/02/28 Member of Evaluation Comittee for UFPA- PSE - 2015 - PRONERA
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil UFPA/ CEPS
2014/07/01 - 2014/07/31 Member of Evaluation Committee for UFPA- PSE - 2014-7
Avaliador
UFPA/ CEPS, Brasil UFPA/ CEPS

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011/07/01 - Atual Oficina de Compreensão Oral Oficina de Compreensão Escrita Oficina de Avaliação Oficina de Didatização de Gêneros Português Instrumental Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa I e II, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa Letramentos e gêneros textuais Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Licence) UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018/02/05 - 2019/12/30 Portuguese Language- theory and praxis Portuguese Language- theory and praxis (Postgraduate Certificate) UFPA/ILC/FALE, Brasil
2007/06/01 - 2009/10/31 Linguística Textual, Transtorno de Aprendizagem de Leitura e Escrita e de Morfossintase da Língua Portuguesa na Pós Graduação em Língua Portuguesa. Ministrou as disciplinas de Linguística Textual, Transtorno de Aprendizagem de Leitura e Escrita e de Morfossintase da Língua Portuguesa na Pós Graduação em Língua Portuguesa. (Licence) Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brasil
2007/07/06 - 2009/09/04 Metodologia de Ensino, Didática, Português Instrumental Bachelor - (Bachelor) Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/02/01 - Atual Scientific Committee Ad Hoc Revista di@logus
Consultor
Revista Di@logus, Brasil
2024/08/23 - 2024/08/25 member of the Organizing Committee of the World Conference on English Literature and Linguistics which is dedicated to providing an exceptional event that serves as a forum for the exploration of new concepts, practices and advances.
Membro
University of Oxford - Old Road Campus, Reino Unido
2023/10/30 - 2023/11/03 coordenou o Simpósio Temático ST 46 - Alfabetização e Letramento: desafios e perspectivas nas práticas de leitura e de escrita no XIII Congresso Internacional da Abralin
Coordenador
Associação Brasileira de Linguística, Brasil
2023/10/25 - 2023/10/27 MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA NO EVENTO DE EXTENSÃO "IV SIMLER: SIMPÓSIO DE LEITURA: REFLEXÕES E DIÁLOGOS"
Membro
Universidade Federal do Piauí, Brasil
2020/08/12 - 2020/12/20 Comissão de Apoio ao Ensino Remoto Emergencial – ERE, de acordo com a aprovação do Colegiado do referido Programa na reunião do dia 12 de agosto de 2020
Membro
UFPA/ILC/PPGL, Brasil
2016/07/01 - 2016/07/07 Member of Commitee for Tradinter - II Seminário de Tradução e Interculturalidade
Membro
Universidade Federal do Pará - Campus Bragança, Brasil
2016/03/01 - 2016/03/30 SPECIAL COMMITTEE TO PSE - 2016 ( SELECTIVE PROCESS FOR INDIGENOUS AND QUILOMBOLAS)
Membro
UFPA/ CEPS, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/01/03 - Atual Ad hoc reviewer for Revista Panorâmica on line ISSN 2238-9210 Revista Panorâmica ON Line, Brasil
2020/05/02 - 2020/05/05 XVII Seminário de Pesquisas em Andamento – SEPA PROPESP - UFPA, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/01 - 2024/12/31 Revista Estrategia y Gestión Universitaria (2309-8333) RED-DEES
2024/01/01 - 2024/07/31 Revista MOARA (0104-0944) EDITORA DA UFPA

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/08/01 - 2020/08/30 ENTRE TERRAS E RIOS DA AMAZÔNIA, O DIREITO À LITERATURA: PRÁTICAS SISTEMÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO QUILOMBO REMANESCENTE DE ITANCOÃNZINHO GABHRIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA
2019/03/01 - 2019/07/20 O gênero rap: ensino de língua portuguesa Luah Sampaio Nogueira
2018/07/01 - 2018/12/22 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: O PASSO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE Danielle Ferraz Santos de Freitas
2018/07/01 - 2018/12/22 Gêneros digitais e multiletramentos: práticas de ensino/aprendizagem de língua materna Monique Estefane Azevedo Modesto
2018/07/01 - 2018/12/20 A PROJEÇÃO E A REALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LETRAS COMPREENDIDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ana Beatriz Feitosa de Oliveira
2018/03/01 - 2018/07/30 Reflexões acerca do ensino da oralidade nos cursos de licenciaturas- Letras Auricélia Silva Monte
2017/07/01 - 2017/12/20 A Compreensão e a Produção Textual em Língua Portuguesa por Meio do Facebook Marinilma Teixeira Rodrigues
2017/07/01 - 2017/12/20 Avaliação Formativa como Instrumento no Ensino-Aprendizagem da Produção Escrita Manuelly Alves de Lima
2017/03/01 - 2017/06/30 Mediação Pedagógica no Ensino Aprendizagem de Língua Materna com Foco na Leitura Débora Braga Damasceno
2017/03/01 - 2017/06/30 O Gênero Oral na Sala de Aula Carla Danielle Favacho da Conceição
2017/03/01 - 2017/06/30 Processo de Letramento de Uma Aluna PET_QI pela Via da Imersão na Graduação Débora Patrícia dos Santos Nogueira
2016/07/01 - 2016/12/20 Mediação Pedagógica nas Aulas de Língua Portuguesa Rodrigo Borges de Sousa
2016/07/01 - 2016/12/20 Música: Uma Alternativa para o Ensino e Reflexão da Língua Portuugesa Josilane Moreira Lopes
Distinções

Outra distinção

2019 Professora Homenageada Turma Parfor Capanema 2014, PARFOR - LETRAS
UFPA/ILC/FALE, Brasil
2018 Professora Nome de Turma: Letras - 2018/4 - Turma Célia Zeri de Oliveira, FALE/UFPA
UFPA/ILC/FALE, Brasil