???global.info.a_carregar???
Degree in Modern Languages and Literature - Portuguese and English from Faculty of Education of Alta Floresta (1999), M.Sc. in Languages and Culture from the University of Aveiro - Portugal (2009) with dissertation studies in Corpora Linguistics, PhD in Applied Linguistics from the University of Aveiro (2015) with a thesis entitled: Literacy, multiple challenges for citizen formation. Assistant Professor at Federal University of Pará in the area of teaching and learning languages at the Faculty of Letters, and at PPGL/ILC. Currently, leader of the Research Group: Literacies, identities, diversities – registered by CNPQ, and a member of the Scientific Committee of ABRALIN – Alphabetization and Literacy. Also work mainly in the area of teaching formation in Letters Course, teaching and learning languages in the discursive perspective, literacy(ies) in the training of readers.
Identification

Personal identification

Full name
Célia Zeri de Oliveira

Citation names

  • Oliveira, Célia Zeri

Author identifiers

Ciência ID
2E12-9468-69A3
ORCID iD
0000-0001-9477-7336

Email addresses

  • celiazeri@ufpa.br (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+55) 9190000000 (Personal)
  • 910917369 (Personal)

Addresses

  • Tv. Barão do Trinunfo, 3840 Ap. 1 Altos Marco, 66095-055, Pará, Belém , Brazil (Personal)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Proficiency (C2) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2024/07/01 - 2026/06/30
Ongoing
Pós- Doutorado (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Pós-doutoramento)
Universidade Federal da Paraíba, Brazil
2021/07/01 - 2022/07
Concluded
Literatura Portuguesa (Investigação e Ensino) (Pós-doutoramento)
Major in Professsor Dr. José Augusto Cardoso Bernardes
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Approved.
2017/11/17 - 2018/11/30
Concluded
Curso de Aperfeiçoamento em "Relações Étnico-Raciais na Educação Básica" (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Universidade Federal do Pará, Brazil
Approved
2005/09/01 - 2009/02/16
Concluded
Mestrado Em Línguas e Culturas (Mestrado)
Major in Language and Culture
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
"Aprendizagem de Língua Estrangeira: Análise de Linguística de Corpus" (THESIS/DISSERTATION)
Approved
2009
Concluded
Linguística (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Letramento: Múltiplos desafios para a formação cidadã " (THESIS/DISSERTATION)
2004/03/01 - 2005/10/30
Concluded
Especialização em Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa (Postgraduate Certificate)
Major in Ensino de Língua Estrangeira
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
"Língua Inglesa no EJA - mitos e crenças" (THESIS/DISSERTATION)
Approved
2000/07/03 - 2001/07/13
Concluded
Especialização em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brazil
"Causas das dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa" (THESIS/DISSERTATION)
Approved
1996/02/01 - 1999/12/17
Concluded
Licenciatura em Ledtras - Habilitação em Português e Inglês e respectivas literaturas (Licence)
Major in Letras modernas
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brazil
Approved
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2011/07/01 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Federal do Pará, Brazil
2007/08/01 - 2010/09/30 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2007/12/01 - 2010/03/30 Invited Assistant Professor (University Teacher) Faculdade de Sinop- FASIPE, Brazil
Faculdade de Sinop- FASIPE, Brazil
2007/06/01 - 2009/10/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brazil
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brazil
2003/02/01 - 2008/10/31 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brazil
Faculdade de Educação de Alta Floresta, Brazil
2005/03/01 - 2005/10/31 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2000/01/03 - 2011/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso- SEDUC, Brazil
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso- SEDUC, Brazil
1992/03/01 - 2000/01/04 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Brazil
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2021/01 - Current É (ainda) possível criar o gosto pela literatura? Um estudo comparativo acerca da formação de leitores literários nos contextos socioeducacionais do Brasil e de Portugal
2356260
Universidade Federal do Pará
2022/07 - 2025/07 Aplicativo educacional para criação de material didático de Língua Portuguesa como língua materna
PRO5702-2022
Universidade Federal do Pará Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa
2018/07/01 - 2020/07/31 OBSERVATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: construção de identidades do professor
pro 2583-2018
Principal investigator
Universidade Federal do Pará, Brazil
Pró-reitoria de pesquisa
Ongoing
2015/07/01 - 2017/07/31 Letramento e Numeramento- um elo cognitivo
121
Principal investigator
Universidade Federal do Pará, Brazil
PROPESP - UFPA
Concluded
2012/03/01 - 2013/03/31 Ações Integradas para o Fortalecimento do Profissional de Letras
224
Researcher
Universidade Federal do Pará, Brazil
Pró-reitoria de Graduação
Concluded

Other

Designation Funders
2024/01/02 - Current (Inter)ações Interculturais: diversidade e identidade
Supervisor
UFPA/PROEX , Brazil
UFPA/PROEX
Ongoing
2022/01/01 - Current Saberes tecidos em escritas e leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica
Principal investigator
UFPA/ILC/FALE, Brazil
UFPA/ILC/FALE
Ongoing
2021/01/04 - Current Narrativas do presente e do passado: a diversidade como estratégia no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de história na educação básica
00
Invited Scientist Fellow
UFPA/PROEGILC/IFCH, Brazil
Ongoing
2018/07/01 - Current Observatório da Profissão Docente no Mercosul - OPD MERCOSUL
220440
Researcher
Universidade Federal do Pará, Brazil

Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2024/07/01 - 2026/06/30 Interculturalidades - um estudo do processo de inclusão das diversidades étnicas no ensino superior
2024
Post-doc
Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021/08/01 - 2023/08/01 Traduzir Poesia e Prosa da boca pra fora
001
Invited Scientist Fellow
Universidade Federal do Pará, Brazil
Ongoing
2012/03/01 - 2015/03/31 Letramento e Formação Cidadã
2234
Principal investigator
Universidade Federal do Pará, Brazil
Pró-reitoria de Graduação
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões. Ensino de Leitura: desafios e implicações para a formação de leitores. São Carlos, Brazil: Pedro & João Editores. 2024.
    Published
  2. Oliveira, Célia Zeri; Helenice Joviano Roque de Faria; Erika Pessoa Japhyassu Britto. Memórias, desenvolvimentos e avanços na educação de jovens e adultos. Campinas, Brazil: Mercado de Letras. 2019.
    Published
Book chapter
  1. Moreira, Gillian; Abrantes, Carla Susana Além; Oliveira, Célia Zeri. "Interculturalidades em três instituições: contextos diversificados; mediações necessárias". In Identidades e Globalização: Encontros, Fronteiras e Mediações. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2024.
    In press
  2. Oliveira, Célia Zeri. "A construção do ethos docente: formação de professores numa abordagem discursiva". In RESIDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, 245-268. Curitiba: Editora CRV, 2019.
    Published
  3. Oliveira, Célia Zeri. "Fatores intervenientes no processo de letramento". In Amazônia- visão caleidoscópica, 239-258. Recife, Brazil: Pipa, 2015.
    Published
Conference paper
  1. Oliveira, Célia Zeri. "Atitudes Face às Tecnologias Digitais e Seu Contexto de Utilização por Licenciandos do Curso de Letras da UFPA . Modalidade a Distância". Paper presented in SIELP 2012 - IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação, Uberlândia, 2012.
    Published
Journal article
  1. Célia Zeri de Oliveira; Jailma Bulhões Campos; Márcia Andréa Almeida de Oliveira. "A ANÁLISE DO DISCURSO". Momento - Diálogos em Educação (2022): https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053.
    10.14295/momento.v31i03.14053
  2. Oliveira, Célia Zeri; Camos, Jailma Bulhões. "Ethos Profissional Docente- um percurso constitutivo por discursos e saberes". Revista Internacional de Formação de Professores Dossiê - 2021 (2021): 81-103. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/issue/archive.
    Open access • Published
  3. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões . Corresponding author: Campos, Jailma U. Bulhões. "Ensino Remoto em Contexto de Pandemia: encantos, desencantos e percepções dos professores de Língua Portuguesa". Letra Magna- Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura 2021 28 (2021): 187-212. http://www.letramagna.com/index.html.
    Open access • Published
  4. Célia Zeri de Oliveira. "Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa". Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación (2021): https://doi.org/10.48162/rev.36.008.
    10.48162/rev.36.008
  5. Oliveira, Célia Zeri. "O Estágio Supervisionado na Licenciatura como construção da base profissional docente para a formação de leitores literários.". Revista Hipótese 7 2021 (2021): 280-2021. https://revistahipotese.webnode.com/.
    Open access • Published
  6. Célia Zeri de Oliveira. "estágio supervisionado na licenciatura como construção da base profissional docente para a formação de leitores literários". Revista Hipótese (2021): https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID47.
    10.47519/eiaerh.v7.2021.ID47
  7. Oliveira, Célia Zeri; Carlos Evaldo dos Santos Silva; Marisa Rosâni Abreu da Silveira. "Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico fisosófica". Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática 2 2 (2019): 207-224. http://seer.upf.br/index.php/rbecm/issue/view/696.
    Open access • Published
  8. Oliveira, Ce´lia Zeri de. "LETRAMENTO CRÍTICO: O GE^NERO RAP EM UM PROCESSO DE ESCOLARIZAC¸A~O". Práxis Educacional 15 35 (2019): 96. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5664.
    10.22481/praxisedu.v15i35.5664
  9. Zeri de Oliveira, Célia; Santana Heinen, Isabella Vivianny. "Análise dos discursos: uma forma de combate ao racismo sob perspectivas filosófica e discursiva". Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26 50 (2019): 25-53. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n50id15756.
    Open access • 10.21680/1983-2109.2019v26n50id15756
  10. Oliveira, Célia Zeri. "Processo de letramento acadêmico de uma aluna indígena pela via de imersão na graduação da UFPA". Humanidades & Inovação 5 3 (2018): 82-92. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/index.
    Open access • Published
  11. Oliveira, Célia; De Nez, Egeslaine. "Uma abordagem discursiva sobre a formação e identidade docente". Di@logus 7 3 (2018): 83-98. http://revista eletrônica.únicos.Edu.br/index.php/Revista/issue/view/105.
    Open access • Published
  12. Oliveira, Célia. "Autonomia do Exercício docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente". Humanidades & Inovação 5 1 (2018): 280-293. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/27.
    Open access • Published
  13. Oliveira, Célia; Lima, Joaquim Maia de. "O projeto pedagógico do curso de Letras/PARFOR - lições em curso". Humanidades & Inovação 5 8 (2018): 168-182.
    Open access • Published
  14. OLIVEIRA, Célia Zeri de. "A CONSTRUÇÃO DO ETHOS INDÍGENA PELAS VOZES LITERÁRIAS / ETHOS' CONSTRUCTION BY INDIGINOUS LITERARY VOICES". Acta Semiótica et Lingvistica 23 3 (2018): 67-83. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43838.
    Open access • Published • 10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43838
  15. Oliveira, Célia. "Formação de Professores de Língua Portuguesa - a construção da autonomia pelo viés da reflexão sobre o estágio supervisionado". Revista Panorâmica 1 21 (2016): 130-154. http://revistas.cua.ufmt.br/index.php/revistapanoramica/index.
    Open access • Published
  16. Oliveira, Célia. "Práticas de Letramento e Responsabilidade Social". Indagatio Didactica 5 4 (2013): 940-948. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4460.
    Open access • Published
  17. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  18. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  19. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
  20. de Oliveira, Célia Zeri. "Práticas de letramento e responsabilidade social". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4460
Magazine article
  1. Oliveira, Célia Zeri; DOS SANTOS, ISABELLY RAIANE SILVA. Corresponding author: DOS SANTOS, ISABELLY RAIANE SILVA. "Perceptions as to the relevance of teacher training to make multiliteracies effective", revista contribuciones, 2023, https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/953/585.
  2. Oliveira, Célia Zeri; Campos, Jailma U. Bulhões . Corresponding author: Campos, Jailma U. Bulhões. "Estágio supervisionado gamificado na Licenciatura em Letras em contexto de ensino remoto emergencial: percepções dos licenciandos", Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), 2022, https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/1916.
Thesis / Dissertation
  1. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". PhD, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  2. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  3. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  4. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  5. Oliveira, Célia Zeri de. "Letramento: múltiplos desafios para a formação cidadã". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14068.
  6. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  7. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  8. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  9. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.
  10. Weber, Célia Zeri de Oliveira. "Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2822.

Other

Other output
  1. MEMÓRIA DOCENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL / TEACHING MEMORIES AS PART OF THE PROFESSIONAL TEACHER EDUCATION. O presente artigo tem como escopo evidenciar as contribuições da memória docente para o reconhecimento das concepções que alicerçam a prática do professor em sala de aula. Busca demonstrar que a utilização de abordagens teórico-metodológicas que se apropriam do recurso memória contribui para a percepção dos fatores que influenciam na formação profissional docente. Para tanto, a pesquisa apoia-se e. 2013. de OLIVEIRA, Célia Zeri; BULHÕES, Jailma. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/15738.
  2. O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE LÍNGUA MATERNA / THE STAGE IN THE TEACHER'S FORMATION ON GRADUATION OF MOTHER TONGUE. 2011. DE OLIVEIRA, CÉLIA ZERI. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/14833.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/09/13 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formaçãode Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/12/11 O Estágio Supervisionado no ERE 1º Seminário de estágio supervisionado - licenciatura em Letras: vivências e aprendizados no ERE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ILC/FALE (Belém, Brazil)
2020/08/18 A BNCC e a formação de leitores literários A FALE COM VOCÊ NA PANDEMIA , promovido pela Faculdade de Letras.
UFPA/ILC/FALE (Belém, Brazil)
2019/06/17 Experiências de Formação Docente no Brasil I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Universidade do Estado de Mato Grosso (Cuiabá)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024/05/05 - 2024/12/01 RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS COMO RESIDENTE DO PROJETO “SABERES TECIDOS EM ESCRITA E LEITURA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” NA ESCOLA DE BELÉM-PA
Supervisor of KAROLYNE VITÓRIA DE LANE DE JESUS SILVA
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA (Degree)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2024/05/01 - 2024/12/01 FORMAÇÃO EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Supervisor of KAROLYNE VITÓRIA DE LANE DE JESUS SILVA
LETRAS - LÍNGIA PORTUGUESA (Degree)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2024/05/05 - 2024/11/30 AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE BELÉM/PA
Supervisor of GEOVANA CRISTINA PONTES MOREIRA
Letras - Língua Portuguesa (Degree)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2024/05/01 - 2024/11/30 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO EM LETRAS LÍNGUA - PORTUGUESA
Supervisor of MARCELI HUGO PACHECO
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA (Degree)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2024/05/01 - 2024/11/30 A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Supervisor of LUANA DE PAULA BRAGA
Letras - Língua Portugusa (Degree)
Universidade Federal do Pará, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/11/06 - 2024/11/08 1º Congresso: Letramentos, Identidades e Diversidades e 2º Seminário de Ensino de Leitura, com a temática “Somos Nossos Saberes. (2024/11/06 - 2024/11/08)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2020/07/18 - 2020/08/20 Thematic conference on "A FALE com você na pandemia" (2020/08/18 - 2020/08/20)
Conference
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2019/07/23 - 2019/10/25 VIII SEGEL - Congress on geosociolinguistic studies (2019/10/23 - 2019/10/25)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade Federal do Pará- ILC- FALE, Brazil
2018/11/01 - 2018/11/24 I Seminário de Pós-Graduação em Letras: práticas interacionais (2018/11/20 - 2018/11/24)
Seminar (Co-organisor)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/05/01 - 2018/09/13 VII Congresso latino-americano de formação de professores de línguas- CLAFPL (2018/09/11 - 2018/09/13)
Congress
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2017/08/01 - 2017/09/01 GELCO - II ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO OESTE (2017/08/30 - 2017/09/01)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/11/06 - 2024/11/08 mediadora da mesa-redonda intitulada “Formação de Leitores Interculturais.
Congress
1º CONALID – Congresso Letramentos, Identidades e Diversidades // 2º Seminário de Ensino de Leitura
Universidade Federal do Pará, Brazil
2023/10/25 - 2024/10/27 Proferiu a palestra "Materiais didáticos para o ensino da leitura na escola: entre o digital e o impresso"
Symposium
IV Simpósio de leitura, reflexões e diálogos
Universidade Federal do Piauí, Brazil
2024/09/11 - 2024/09/13 participou no IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Seminar
IV Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação / XIV EIFORPECS – Encontro Internacional de Formaçãode Professores e Estágio Curricular Supervisionado
Universidade do Porto, Portugal
2024/03/21 - 2024/03/22 I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá e Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL da Universidade Federal do Pará-UFPA, intitulada “Questões germinantes”: inteligência artificial e decolonialidade.
Meeting
I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá
UFPA/ILC/PPGL, Brazil
2023/11/07 - 2023/11/11 Debatedor(a), do evento VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, ministrando a atividade Sessão de Debates - Estudos Linguísticos - letramento digital: o uso do Chromebook em sala de aula como ferramenta motivadora na leitura de artigo de opinião.
Seminar
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
2023/11/07 - 2023/11/09 participou do VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Seminar
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - CONTEXTOS AMAZÔNICOS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brazil
2021/07/07 - 2021/07/09 Coordinated the Working Group (WG) "Qualitative Approach Methodologies for teacher training at initial and continuing levels
Congress
Metodologias de abordagem qualitativa para a formação docente em nível inicial e continuado
Universidade de Santiago de Compostela - Campus de Lugo, Spain
2021/04/05 - 2021/04/07 Participated as moderator of the round table about Supervised teaching internship: experiences in remote learning as part of the programming of the remote event 2nd SEMINAR OF SUPERVISED INTERNSHIP in Teacher Formation: experiences and learning at the ERE.
Seminar
Estágio docente supervisionado: vivências no ensino remoto
Universidade Federal do Pará, Brazil
2020/09/17 - 2020/09/17 Semana de Apresentação do Ensino Remoto no ILC
Workshop
Elaboração de planos de ensino a partir dautilização do GSuite e do Google Classroom
UFPA/ILC/PPGL, Brazil
2019/08/20 - 2019/08/24 Observatório de formação docente – construção de identidades de professores
Symposium
Estágio com Pesquisa: propostas para a formação docente
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
2019/07/23 - 2019/07/25 II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica
Seminar
Observatório de formação docente – construção de identidades de professores
Universidade de Brasília, Brazil
2018/11/27 - 2018/11/28 V SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO (V SEPEL)
Seminar
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
2018/11/27 - 2018/11/28 V Seminário de Pesquisas em Letramento (V SEPEL)
Seminar
Grupo de Discussão Orientada (GDO) “Letramento e Estágio Supervisionado”
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
2018/11/23 - 2018/11/23 Seminário “A Universidade e a Educação Básica: práticas na escola”
Seminar
ESCRUTINAÇÃO DE DISCURSOS: UMA FORMA DE COMBATE AO RACISMO SOB PERSPECTIVAS FILOSÓFICA E DISCURSIVA
NUCLEO GERA- Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, Brazil
2018/11/22 - 2018/11/22 Letra adentro: escrevendo rotas para a inclusão
Seminar
Escrita acadêmica: uma perspectiva dialógica
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/10/30 - 2018/11/01 X CIDU- Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária,
Congress
Formação e identidade docente: uma abordagem discursiva
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brazil
2018/05/01 - 2018/05/05 1º SIEPE - Seminário Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão
Seminar
Universidade e Sociedade civil: desafios contemporâneos
UFPA/PROEX , Brazil
2017/08/30 - 2017/09/01 GELCO 2017- II Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste
Meeting
Autonomia no exercício docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
2016/07/12 - 2016/07/14 CIAIQ2016 - Investigação Qualitativa na Educação
Congress
Níveis de Letramento e Numeramento nos Exames em Larga Escala no Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/06/10 Teacher formation: Letramento- Estágio Supervisionado II em espaços educativos não escolares- projeto de letramento, agência e transformação sociais.
(Thesis) Main arguer
Márcia Regina Mendes Santos (PhD)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brazil
2021/03/26 Teacher Training: PROFESSORA, TEM ERRO AQUI? CARANGUEIJO, SISNEI E ALÇE: Consciência Fonológica e Dificuldades de Escrita em Alunos do 5º Ano de Três Escolas Públicas de Belém-Pará
(Thesis) Arguer
Maria Lúcia Ferreira dos Santos (PhD)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2021/03/19 Language learning: APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DE LÍNGUAS ADICIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE AUTOACESSO NO ENSINO SUPERIOR
(Thesis) Arguer
Jhonatan Allan de Andrade Rabelo (PhD)
Universidade Federal do Pará, Brazil
2020/09/15 Contos de Machado de Àssis para alunos do Ensino Médio: propostas didáitcas para quatro Campi do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
(Thesis) Main arguer
Antónia Cláudia de Andrade Cordeiro (PhD)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/08/19 Estágio II - Espaços Educativos Não Escolares e os Projetos de Letramento: Agência Social e Transformação Pedagógica
(Thesis) Arguer
Márcia Regina Mendes Santos (PhD)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Biociências, Brazil
2019/07/08 Professores blogueiros: autoria didática em tempos de redes
(Thesis) Arguer
Kelly Nazaré Trindade Barbosa de Souza (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2019/07/01 Professores bloqueiros: autoria didática em tempos de redes
(Thesis) Arguer
Kelly Nazaré Trindade Barbosa de Souza (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2019/06/26 "Carimboletrando": uma análise no ensino de língua portuguesa sobre a implantação da Lei 10.639 no Pará
(Thesis) Arguer
Luah Sampaio Nogueira (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/12/20 Cenas do fazer pedagógico em "Tarja branca- a revolução que faltava"
(Thesis) Arguer
Larissa Ribeiro de Oliveira (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/12/19 As altas habilidades no campo da linguagem: caçando tesousos nas aulas de língua portuguesa
(Thesis) Arguer
Kaysa Melo de Oliveira (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/12/19 Multiletramentos na escola: a recepção, compreensão e produção do gênero rap na aula de língua portuguesa no ensino médio
(Thesis) Arguer
Thais Farias Pimenta de LIma (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/11/18 Prostituição e moralidade em "As asas de um Anjo e Lucíola" de José de Alencar
(Thesis) Arguer
Keyziane da Silva Oliveira (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/05/20 O uso de webquest no contexto escolas
(Thesis) Arguer
Edgilvan Pimenta dos Santos (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/03/08 Leitura pra além do livro didático na Educação de Jovens e Adultos
(Thesis) Arguer
Elaine Karine Golçalves (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/02/06 Produção textual: a produtividade do gênero meme
(Thesis) Arguer
Antônia do Socorro Conceição Maciel (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2017/08/29 Avaliação de redações de preparação para o ENEM
(Thesis) Arguer
Ana Flávia Almeida de Oliveira (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2017/04/11 Diálogos possíveis para uma (quase) professora
(Thesis) Arguer
Jamilly Nazaré Brito Koury (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2017/04/04 O gesto de regulação nas aulas de produção escrita do gênero resumo em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II
(Thesis) Arguer
Luana Aquino da Costa (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2015/12/09 Os alunos que terminan o Ensino Médio estão preparados para o plano B? Práticas de sala de aula e oralidade
(Thesis) Arguer
Katharine Martins Cordovil (Other)
UFPA/ILC/FALE, Brazil

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2024/04/01 - 2024/12/31 Revista Estrategia y Gestión Universitaria (2309-8333) RED-DEES
2024/01/01 - 2024/07/31 Revista MOARA (0104-0944) EDITORA DA UFPA

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019/02/01 - Current Scientific Committee Ad Hoc Revista di@logus
Advisor / Consultant
Revista Di@logus, Brazil
2024/08/23 - 2024/08/25 member of the Organizing Committee of the World Conference on English Literature and Linguistics which is dedicated to providing an exceptional event that serves as a forum for the exploration of new concepts, practices and advances.
Member
University of Oxford - Old Road Campus, United Kingdom
2023/10/30 - 2023/11/03 coordenou o Simpósio Temático ST 46 - Alfabetização e Letramento: desafios e perspectivas nas práticas de leitura e de escrita no XIII Congresso Internacional da Abralin
Coordinator
Associação Brasileira de Linguística, Brazil
2023/10/25 - 2023/10/27 MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA NO EVENTO DE EXTENSÃO "IV SIMLER: SIMPÓSIO DE LEITURA: REFLEXÕES E DIÁLOGOS"
Member
Universidade Federal do Piauí, Brazil
2020/08/12 - 2020/12/20 Comissão de Apoio ao Ensino Remoto Emergencial – ERE, de acordo com a aprovação do Colegiado do referido Programa na reunião do dia 12 de agosto de 2020
Member
UFPA/ILC/PPGL, Brazil
2016/07/01 - 2016/07/07 Member of Commitee for Tradinter - II Seminário de Tradução e Interculturalidade
Member
Universidade Federal do Pará - Campus Bragança, Brazil
2016/03/01 - 2016/03/30 SPECIAL COMMITTEE TO PSE - 2016 ( SELECTIVE PROCESS FOR INDIGENOUS AND QUILOMBOLAS)
Member
UFPA/ CEPS, Brazil

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024/11/08 - 2024/11/08 Educação, interculturalidade e saberes ancestrais Universidade Federal do Pará

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2011/07/01 - Current Oficina de Compreensão Oral Oficina de Compreensão Escrita Oficina de Avaliação Oficina de Didatização de Gêneros Português Instrumental Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa I e II, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa Letramentos e gêneros textuais Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Licence) UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018/02/05 - 2019/12/30 Portuguese Language- theory and praxis Portuguese Language- theory and praxis (Postgraduate Certificate) UFPA/ILC/FALE, Brazil
2007/06/01 - 2009/10/31 Linguística Textual, Transtorno de Aprendizagem de Leitura e Escrita e de Morfossintase da Língua Portuguesa na Pós Graduação em Língua Portuguesa. Ministrou as disciplinas de Linguística Textual, Transtorno de Aprendizagem de Leitura e Escrita e de Morfossintase da Língua Portuguesa na Pós Graduação em Língua Portuguesa. (Licence) Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Brazil
2007/07/06 - 2009/09/04 Metodologia de Ensino, Didática, Português Instrumental Bachelor - (Bachelor) Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2021/02/11 - Current Banca Avaliadora do Processo Seletivo do Mestrado em Estudos Linguísticos, Linha 4: Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: Modelos e Ações, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)
Evaluator
UFPA/ILC/PPGL, Brazil UFPA/ILC/PPGL
2019/01/05 - Current Abbreviation do University Graduation Degree
Member
Universidade Federal do Pará- ILC- FALE, Brazil UFPA/ILC/FALE
2018/01/03 - Current Evaluation evaluation of extension projects - to Pró-Reitora de Extensão - UFPA
Evaluator
Universidade Federal do Pará
2024/10/31 - 2024/12/31 Banca Examinadora de Estudos Linguísticos – Seleção de Doutorado 2024 do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará
Member
Universidade Federal do Pará, Brazil UFPA/ILC/PPGL
2022/11/01 - 2024/04/30 Docente orientador no Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pará, no projeto/subprojeto UFPA: Pedagogia, Língua Portuguesa - 18678
Coordinator
Universidade Federal do Pará, Brazil Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019/03/02 - 2019/03/30 Evalution of projects to participation of XXX Seminário de Iniciação Científica da UFPA
Evaluator
PROPESP - UFPA, Brazil Universidade Federal do Pará
2017/06/01 - 2017/06/30 Evaluating member to Edital Navega Saberes/Infocentro 2017
Evaluator
Universidade Federal do Pará, Brazil Universidade Federal do Pará
2016/06/01 - 2016/06/30 Member of Evaluation Committee for UNIFESSPA - ED. 54/2016
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil UFPA/ CEPS
2016/02/01 - 2016/02/28 Correction of Essays for contests - MOBA 2016 - UFPA- CEPS
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil
2016/02/01 - 2016/02/28 Member of Evaluation Committee to UFPA- CAMPUS - ALTAMIRA - PSE- 2016-1
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil UFPA/ CEPS
2016/01/05 - 2016/01/31 Member of Evaluation commitee for UFPA- CEPS ED. 01/2016 - COPERPS
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil UFPA/ CEPS
2015/02/04 - 2015/02/28 Member of Evaluation Comittee for UFPA- PSE - 2015 - PRONERA
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil UFPA/ CEPS
2014/07/01 - 2014/07/31 Member of Evaluation Committee for UFPA- PSE - 2014-7
Evaluator
UFPA/ CEPS, Brazil UFPA/ CEPS

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020/08/01 - Current Revista de Estudos em Educação e Diversidade (2675-6889) Lúcia Gracia Ferreira Trindade
2020/07/01 - Current Editora Ilustração (2675-908X) 2675-908X
2020/01/09 - Current International Journal of Applied Linguistics and Translation ( 2472-1271) Department of English Language and Literature, The Hashemite University Zarqa, Jordan
2019/02/01 - Current Revista Missioneira (2594-9950) Fábio César Junges
2018/11/01 - Current Revista Di@logus (2316-4034 ) Antonio Escandiel de Souza
2017/07/01 - Current Revista Panorâmica (2238-9210) Marli Augusta Lopes de Magalhães

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2019/08/01 - 2020/08/30 ENTRE TERRAS E RIOS DA AMAZÔNIA, O DIREITO À LITERATURA: PRÁTICAS SISTEMÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO QUILOMBO REMANESCENTE DE ITANCOÃNZINHO GABHRIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA
2019/03/01 - 2019/07/20 O gênero rap: ensino de língua portuguesa Luah Sampaio Nogueira
2018/07/01 - 2018/12/22 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: O PASSO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE Danielle Ferraz Santos de Freitas
2018/07/01 - 2018/12/22 Gêneros digitais e multiletramentos: práticas de ensino/aprendizagem de língua materna Monique Estefane Azevedo Modesto
2018/07/01 - 2018/12/20 A PROJEÇÃO E A REALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LETRAS COMPREENDIDA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ana Beatriz Feitosa de Oliveira
2018/03/01 - 2018/07/30 Reflexões acerca do ensino da oralidade nos cursos de licenciaturas- Letras Auricélia Silva Monte
2017/07/01 - 2017/12/20 A Compreensão e a Produção Textual em Língua Portuguesa por Meio do Facebook Marinilma Teixeira Rodrigues
2017/07/01 - 2017/12/20 Avaliação Formativa como Instrumento no Ensino-Aprendizagem da Produção Escrita Manuelly Alves de Lima
2017/03/01 - 2017/06/30 Mediação Pedagógica no Ensino Aprendizagem de Língua Materna com Foco na Leitura Débora Braga Damasceno
2017/03/01 - 2017/06/30 O Gênero Oral na Sala de Aula Carla Danielle Favacho da Conceição
2017/03/01 - 2017/06/30 Processo de Letramento de Uma Aluna PET_QI pela Via da Imersão na Graduação Débora Patrícia dos Santos Nogueira
2016/07/01 - 2016/12/20 Mediação Pedagógica nas Aulas de Língua Portuguesa Rodrigo Borges de Sousa
2016/07/01 - 2016/12/20 Música: Uma Alternativa para o Ensino e Reflexão da Língua Portuugesa Josilane Moreira Lopes

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2016/01/03 - Current Ad hoc reviewer for Revista Panorâmica on line ISSN 2238-9210 Revista Panorâmica ON Line, Brazil
2020/05/02 - 2020/05/05 XVII Seminário de Pesquisas em Andamento – SEPA PROPESP - UFPA, Brazil
Distinctions

Other distinction

2019 Professora Homenageada Turma Parfor Capanema 2014, PARFOR - LETRAS
UFPA/ILC/FALE, Brazil
2018 Professora Nome de Turma: Letras - 2018/4 - Turma Célia Zeri de Oliveira, FALE/UFPA
UFPA/ILC/FALE, Brazil