???global.info.a_carregar???
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias. Concluiu o(a) Mestrado em Didáctica da Matemática - Educadores de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico em 2007 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. No ano de 2021 concluiu o curso de Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias

Nomes de citação

  • Candeias, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
2C16-0531-363B
ORCID iD
0000-0002-4670-7090

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/09/01 - 2021/07/22
Concluído
Ciências da Educação Universidade Nova de Lisboa (Doutoramento)
Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2007
Concluído
Didáctica da Matemática - Educadores de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DAS INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO: JOÃO ANTÓNIO NABAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO VASCO DA GAMA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/07/17
Concluído
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
Bom (16,0)
1997/09/01
Concluído
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - 2019/12/31 Professor do Quadro de Agrupamento Ministério da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Professor requisitado na Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular [Teacher ordered by the Central Department of Curriculum Innovation and Development] Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Inovação Curricular em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01/01 - 2014/12/31 Promover o Sucesso em Matemática
PTDC/CPE-CED/121774/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Candeias, Rui. "Mathematics in the initial pre-service education of primary school teachers in Portugal: analysis of Gabriel Gonçalves proposal for the concept of unit and its application in solving problems with decimals.". Trabalho apresentado em 10th Congress of European Research in Mathematics Education, Dublin, 2017.
    Publicado
  2. Candeias, Rui. "A matemática na formação dos professores do ensino primário: análise de uma proposta didática de Alberto Pimentel Filho (1875 – 1950) para o ensino das frações.". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero-Americano História da Educação Matemática, Belém, 2015.
    Publicado
  3. Candeias, Rui. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, no período republicano (1910-1926): uma análise da legislação.". Trabalho apresentado em Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  4. Candeias, Rui. "Mathematics in the initial pre-service education of primary school teachers in Portugal (1926-1974).". Trabalho apresentado em Fourth International Conference on the History of Mathematics Education, Torino, 2015.
    Publicado
  5. Candeias, Rui. "Os programas de matemática do ensino primário elementar e complementar no período do Estado Novo (1926-1974).". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado
  6. Candeias, Rui. "Os programas de Matemática do Ensino Primário e do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário (1926-1974).". Trabalho apresentado em 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, Óbidos, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Matos, José Manuel; Almeida, Mária Cristina; Candeias, Rui. "Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional". Educação & Realidade 46 2 (2021): 1-16. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236112154.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/2175-6236112154
  2. Matos, José Manuel; de Almeida, Mária Cristina Ribeiro Correia; Candeias, Rui. "Modelos de formação de professores e conhecimento profissional". (2021): http://hdl.handle.net/10362/136122.
    https://doi.org/10.1590/2175-6236112154
  3. Candeias, Rui; Matos, José Manuel. Autor correspondente: Matos, José Manuel. "Os números racionais nos manuais da formação inicial de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)". Caminhos da Educação Matemática em Revista 10 3 (2020): 19-39.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Candeias, Rui; Monteiro Cecília. Autor correspondente: Monteiro Cecília. "A UNIDADE DE REFERÊNCIA NO ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)". HISTEMAT - Sociedade Brasileira de História da Matemática 6 3 (2020): 174-191. http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/359.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Candeias, Rui. "Duas abordagens distintas na iniciação aos números racionais não negativos no ensino primário: Pimentel Filho (1934) e Gabriel Gonçalves (1974)". Revista Cocar 6 (2019): 7-29. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/issue/view/139.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Candeias, Rui. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)". Educação Porto Alegre - Revista Quadrimestral 42 2 (2019): 178-188. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.
    Publicado
  7. Candeias, Rui; Matos, José Manuel. "A matemática na formação de professores do ensino primário: entre os programas e os livros de texto de matemática (1860 - 1910)". (2019): https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/17793.
  8. Matos, José Manuel; Rodrigues, Alexandra; Candeias, Rui. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)". (2019): http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33830.
  9. Matos, José Manuel; Rodrigues, Alexandra; Candeias, Rui. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)". (2019): http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33830.
  10. Candeias, Rui; Matos, José Manuel. "A matemática na formação de professores do ensino primário: entre os programas e os livros de texto de matemática (1860 - 1910)". (2019): https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/17793.
  11. Candeias, Rui. "Moreirinhas Pinheiro (1923-2017), uma vida de Professor". Educação & Matemática 142 (2017): 22-23. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=227674&rid=227622.
    Publicado
  12. Candeias, Rui. "A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário: a proposta de José Moreirinhas Pinheiro (1923 – 2017) para o ensino dos decimais". HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática 3 3 (2017): 55-67. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/178/130.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Candeias, Rui. "A matemática na formação de professores do ensino primário: entre os programas e os livros de texto de matemática (1860 – 1910)". Suplemento do Boletim da SPM 74 (2016): 11-13. https://www.spm.pt/store/product?prod_id=277.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Candeias, Rui; Matos, José Manuel. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910". Perspectiva 34 1 (2016): 41-66. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2016v34n1p41.
    Publicado • 10.5007/2175-795x.2016v34n1p41
  15. Candeias, Rui. "Contributo para a história das inovações no ensino da Matemática no Primário: João António Nabais e o desenvolvimento e divulgação de materiais didácticos". (2008): https://quadrante.apm.pt/article/view/22825.
    10.48489/quadrante.22825
  16. Candeias, Rui. "Contributo para a história das inovações no ensino da Matemática no Primário: João António Nabais e o desenvolvimento e divulgação de materiais didácticos". (2008): https://quadrante.apm.pt/article/view/22825.
    10.48489/quadrante.22825
Capítulo de livro
  1. Candeias, Rui. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910". In A matemática e o seu ensino na formação de professores: uma abordagem histórica, editado por José Manuel Matos, 10-58. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2018.
    Publicado
  2. Candeias, Rui. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, de 1910 até 1926.". In A matemática e o seu ensino na formação de professores: uma abordagem histórica, editado por José Manuel Matos, 59-86. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2018.
    Publicado
  3. Candeias, Rui. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, de 1926 até 1974". In A matemática e o seu ensino na formação de professores: uma abordagem histórica, editado por José Manuel Matos, 88-112. Portugal: Associação de Professores de Matemática/UIED, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Candeias, Rui. Uma perspetiva histórica sobre temas financeiros no ensino português: programas, escolas e livros de texto.. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. 2016.
    Publicado
Livro
  1. Almeida, António José; Almeida, Mária Cristina ; Matos, José Manuel; Candeias, Rui. A Matemática Moderna nos Jornais diários de Lisboa. Brasil: Livraria da Física. 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Candeias, Rui Pedro Campos Bento Barros. "A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais)". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10362/124341.
  2. Candeias, Rui Pedro Campos Bento Barros. "A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais)". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10362/124341.
  3. Candeias, Rui Pedro Campos Bento Barros. "Contributo para a história das inovações no ensino da matemática no primário: João António Nabais e o ensino da matemática no Colégio Vasco da Gama". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/1199.
  4. Candeias, Rui Pedro Campos Bento Barros. "Contributo para a história das inovações no ensino da matemática no primário: João António Nabais e o ensino da matemática no Colégio Vasco da Gama". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/1199.

Outros

Outra produção
  1. A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário: um olhar para os manuais de didática do passado. Comunicação oral proferida no ProfMat 2017 - Encontro Nacional de Professores de Matemática. 2017. Candeias, Rui. http://profmat2017.ipv.pt/pmconfdis.html#CD19.