Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fernanda Ferreira Chaves
Nomes de citação
- Chaves, Fernanda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2B12-5A97-0E95
- ORCID iD
- 0000-0001-6613-785X
Endereços de correio eletrónico
- fernanda.chaves@usp.br (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10/23 - 2025/07/18
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil "Trabalho da/o psicóloga/o escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão
das pessoas trans na Educação Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção única |
2013/08/30 - 2015/12/01
Concluído
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Especialização em Psicologia
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"Análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do estudante com deficiência
intelectual." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
2004/08/04 - 2009/06/18
Concluído
|
Psicologia (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Psicologia Geral
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação
inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/02/08 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil |
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/07 - 2009/06 | As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva. | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/06/20 - Atual | Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica (CCD), no âmbito do projeto Pesquisa Aprendizagens e Convivência
na Escolarização Fundamentos, Evidências Científicas e Ações para o Desenvolvimento Humano e a Implementação de Políticas
Públicas na Educação Básica,
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/06/26 | Psicologia Escolar e Educacional como Práticas de Resistência: Políticas e Práticas para a Inclusão de Pessoas Trans na Educação Superior Pública Brasileira. | Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política - Transição, mudança e resistência: desafios para a psicologia
política e educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal)
|
2025/05/30 | The Relevance of Search Strategies of Overview: The Case of Nature and Health | QQML 2025 17th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/10/28 | El trabajo de las/os psicólogas/os en el proceso de inclusión de las personas trans en educación superior pública brasileño | XXII Jornadas Internacionales de Psicología Educacional
Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Valparaíso, Chile)
|
2024/09/18 | Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior | 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Vitória, Brasil)
|
2024/07/04 | Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior | XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE)- Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa
dos Direitos Humanos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL - ABRAPEE (SÃO PAULO, Brasil)
|
2024/03/23 | Trabalho des Psicólogues no Processo de Inclusão das Pessoas Trans na Educação | V Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar - Psicologia e Educação: urgências e insurgências
e 20 anos do GIQE
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade (São Paulo, Brasil)
|
2023/12/08 | MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO | VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para
os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/12/07 | A produção teórica de Ignácio Martin-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina | VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para
os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/11/03 | MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO | XXXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
|
2023/04/14 | AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES | IX Congreso de la Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología – ULAPSI
União Latino-Americana de Entidades de Psicologia - ULAPSI (Montevidéu, Uruguai)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/07 - 2023/12/08 | VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para
os estudos latino-americanos. (2023/12/07 - 2023/12/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de São Paulo, Brasil |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/29 - 2023/03/29 | Ministrou a Oficina: Revisão Sistemática com Protocolo Cadastrado no Inplasy. | Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/05/15 - 2025/05/15 | Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género | Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género (Bachelor) | Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/06/06 - Atual | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). | MEMBRA |
2023/02/27 - 2024/10/31 | Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI). | Membro colaborador |
Distinções
Outra distinção
2025 | Tese aprovada por unanimidade com a menção Distinção Única, a mais elevada distinção acadêmica atribuída pela Universidade
de Lisboa, em reconhecimento do caráter excepcional do trabalho de investigação e da defesa pública.
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil |