???global.info.a_carregar???
Doutoranda no Doutoramento Interuniversitário em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (ULisboa), em regime de co-tutela no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo (USP), e Psicóloga do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. https://orcid.org/0000-0001-6613-785X
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernanda Ferreira Chaves

Nomes de citação

  • Chaves, Fernanda

Identificadores de autor

Ciência ID
2B12-5A97-0E95
ORCID iD
0000-0001-6613-785X

Endereços de correio eletrónico

  • fernanda.chaves@usp.br (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/10/23 - 2024/10/08
Em curso
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
"O trabalho das/os psicólogas/os escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/08/30 - 2015/12/01
Concluído
Mestrado em Psicologia (Master)
Especialização em Psicologia
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"Análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do estudante com deficiência intelectual." (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2004/08/04 - 2009/06/18
Concluído
Psicologia (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Psicologia Geral
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/02/08 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/07 - 2009/06 As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação". Revista Educação Especial 29 55 (2016): 413-413. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x17447.
    10.5902/1984686x17447
Capítulo de livro
  1. Chaves, Fernanda; marilene Proença Rebello de Souza. "Medicalização das identidades de gênero dissidentes e o trabalho das/os/es psicólogas/os/ues: contribuições da teoria da libertação". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, editado por Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 207-224. São Paulo, Brasil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Publicado
  2. Arnaldo Mesquita Santos Júnior; Chaves, Fernanda. "A produção teórica de Ignacio Martín-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, editado por Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 191-206. São Paulo, Brasil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Publicado • 10.11.606/9786567596419
Livro
  1. Fernanda Ferreira Chaves. Recomendações para a prática da psicologia escolar e educacional (PEE) na promoção da inclusão das pessoas trans nas instituições de educação superior (IES) públicas. 2025.
    10.11606/9786587596600
  2. Ética e instituições de cuidado Perspectivas críticas e antimedicalizantes na saúde, educação, assistência. Brasil: {EDITORA. 2021.
    10.24824/978652510845.2
Resumo em conferência
  1. Chaves, Fernanda; SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO. "O trabalho dos/as psicólogos/as escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior". Trabalho apresentado em I Seminário da Linha de Pesquisa Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas, São Paulo, 2024.
    Publicado
  2. Chaves, Fernanda; Rodrigues, Liliana. "AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES". Trabalho apresentado em IX Congresso Ulapsi, Montevidéu, 2023.
    Publicado

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2022. "Protocol: The educational inclusion of trans people in higher education: a systematic literature review".
    10.37766/inplasy2022.11.0021
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/28 El trabajo de las/os psicólogas/os en el proceso de inclusión de las personas trans en educación superior pública brasileño XXII Jornadas Internacionales de Psicología Educacional
Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Valparaíso, Chile)
2024/09/18 Fórum dos Estudantes de Pós-Graduação com a temática: "Políticas de Ações Afirmativas: por quem e para quem?" Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Vitória, Brasil)
2024/07/04 Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE)- Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL - ABRAPEE (SÃO PAULO, Brasil)
2024/03/23 Trabalho des Psicólogues no Processo de Inclusão das Pessoas Trans na Educação V Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar - Psicologia e Educação: urgências e insurgências e 20 anos do GIQE
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade (São Paulo, Brasil)
2023/12/08 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/12/07 A produção teórica de Ignácio Martin-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/11/03 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO XXXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2023/04/14 AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES IX Congreso de la Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología – ULAPSI
Union Latinoamericana de entidades de psicología - ULAPSI (Montevidéu, Uruguai)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12/07 - 2023/12/08 VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos. (2023/12/07 - 2023/12/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de São Paulo, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/03/29 - 2023/03/29 Ministrou a Oficina: Revisão Sistemática com Protocolo Cadastrado no Inplasy. Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/02/27 - Atual Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI). Collaborater member
2022/06/06 - Atual Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). MEMBRA