???global.info.a_carregar???
Doutora em Psicologia, na especialidade Psicologia da Educação, pelo Doutoramento Interuniversitário desenvolvido em regime de co-tutela internacional entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande, integra o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) do IP/USP. É Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Psicologia pela mesma instituição. Atua como pesquisadora nas áreas da Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Escolar Crítica, Inclusão Educacional, Direitos Humanos e Justiça Social, com ênfase em estudos de gênero e transfeminismos. Integra os Grupos de Pesquisa do CNPq “Psicologia e Escolarização na América Latina: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica” e “Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina”. É membra da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Comissão de Inclusão e Pertencimento do IP/USP e do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica (CCD), no âmbito do projeto “Pesquisa Aprendizagens e Convivência na Escolarização – Fundamentos, Evidências Científicas e Ações para o Desenvolvimento Humano e a Implementação de Políticas Públicas na Educação Básica”, financiado pela FAPESP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6613-785X
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernanda Ferreira Chaves

Nomes de citação

  • Chaves, Fernanda

Identificadores de autor

Ciência ID
2B12-5A97-0E95
ORCID iD
0000-0001-6613-785X

Endereços de correio eletrónico

  • fernanda.chaves@usp.br (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/10/23 - 2025/07/18
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
"Trabalho da/o psicóloga/o escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção única
2013/08/30 - 2015/12/01
Concluído
Mestrado em Psicologia (Master)
Especialização em Psicologia
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"Análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do estudante com deficiência intelectual." (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2004/08/04 - 2009/06/18
Concluído
Psicologia (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Psicologia Geral
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
"As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/02/08 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/07 - 2009/06 As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Projeto

Designação Financiadores
2024/06/20 - Atual Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica (CCD), no âmbito do projeto Pesquisa Aprendizagens e Convivência na Escolarização Fundamentos, Evidências Científicas e Ações para o Desenvolvimento Humano e a Implementação de Políticas Públicas na Educação Básica,
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação". Revista Educação Especial 29 55 (2016): 413-413. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x17447.
    10.5902/1984686x17447
Capítulo de livro
  1. Chaves, Fernanda; marilene Proença Rebello de Souza. "Medicalização das identidades de gênero dissidentes e o trabalho das/os/es psicólogas/os/ues: contribuições da teoria da libertação". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, editado por Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 207-224. São Paulo, Brasil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Publicado
  2. Arnaldo Mesquita Santos Júnior; Chaves, Fernanda. "A produção teórica de Ignacio Martín-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, editado por Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 191-206. São Paulo, Brasil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Publicado • 10.11.606/9786567596419
Livro
  1. Fernanda Ferreira Chaves. Recomendações para a prática da psicologia escolar e educacional (PEE) na promoção da inclusão das pessoas trans nas instituições de educação superior (IES) públicas. 2025.
    10.11606/9786587596600
  2. Ética e instituições de cuidado Perspectivas críticas e antimedicalizantes na saúde, educação, assistência. Brasil: {EDITORA. 2021.
    10.24824/978652510845.2
Relatório
  1. MARILENE SOUZA; MARIA SAMPAIO; FERNANDA CHAVES; JANAINA SILVA; LUCAS GERONE. 2025. School Coexistence and Its Impact on Learning: An Overview of the Evidences. https://doi.org/10.37766/inplasy2025.8.0044.
    10.37766/inplasy2025.8.0044
Resumo em conferência
  1. Chaves, Fernanda; SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO. "O trabalho dos/as psicólogos/as escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior". Trabalho apresentado em I Seminário da Linha de Pesquisa Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas, São Paulo, 2024.
    Publicado
  2. Chaves, Fernanda; Rodrigues, Liliana. "AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES". Trabalho apresentado em IX Congresso Ulapsi, Montevidéu, 2023.
    Publicado

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2022. "Protocol: The educational inclusion of trans people in higher education: a systematic literature review".
    10.37766/inplasy2022.11.0021
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/06/26 Psicologia Escolar e Educacional como Práticas de Resistência: Políticas e Práticas para a Inclusão de Pessoas Trans na Educação Superior Pública Brasileira. Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política - Transição, mudança e resistência: desafios para a psicologia política e educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal)
2025/05/30 The Relevance of Search Strategies of Overview: The Case of Nature and Health QQML 2025 17th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/10/28 El trabajo de las/os psicólogas/os en el proceso de inclusión de las personas trans en educación superior pública brasileño XXII Jornadas Internacionales de Psicología Educacional
Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Valparaíso, Chile)
2024/09/18 Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Vitória, Brasil)
2024/07/04 Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE)- Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL - ABRAPEE (SÃO PAULO, Brasil)
2024/03/23 Trabalho des Psicólogues no Processo de Inclusão das Pessoas Trans na Educação V Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar - Psicologia e Educação: urgências e insurgências e 20 anos do GIQE
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade (São Paulo, Brasil)
2023/12/08 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/12/07 A produção teórica de Ignácio Martin-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/11/03 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO XXXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2023/04/14 AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES IX Congreso de la Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología – ULAPSI
União Latino-Americana de Entidades de Psicologia - ULAPSI (Montevidéu, Uruguai)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12/07 - 2023/12/08 VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos. (2023/12/07 - 2023/12/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de São Paulo, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/03/29 - 2023/03/29 Ministrou a Oficina: Revisão Sistemática com Protocolo Cadastrado no Inplasy. Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/05/15 - 2025/05/15 Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género (Bachelor) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/06/06 - Atual Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). MEMBRA
2023/02/27 - 2024/10/31 Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI). Membro colaborador
Distinções

Outra distinção

2025 Tese aprovada por unanimidade com a menção Distinção Única, a mais elevada distinção acadêmica atribuída pela Universidade de Lisboa, em reconhecimento do caráter excepcional do trabalho de investigação e da defesa pública.
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil