???global.info.a_carregar???
Doutora em Psicologia, na especialidade Psicologia da Educação, pelo Doutoramento Interuniversitário desenvolvido em regime de co-tutela internacional entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande, integra o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) do IP/USP. É Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Psicologia pela mesma instituição. Atua como pesquisadora nas áreas da Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Escolar Crítica, Inclusão Educacional, Direitos Humanos e Justiça Social, com ênfase em estudos de gênero e transfeminismos. Integra os Grupos de Pesquisa do CNPq “Psicologia e Escolarização na América Latina: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica” e “Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina”. É membra da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Comissão de Inclusão e Pertencimento do IP/USP e do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica (CCD), no âmbito do projeto “Pesquisa Aprendizagens e Convivência na Escolarização – Fundamentos, Evidências Científicas e Ações para o Desenvolvimento Humano e a Implementação de Políticas Públicas na Educação Básica”, financiado pela FAPESP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6613-785X
Identification

Personal identification

Full name
Fernanda Ferreira Chaves

Citation names

  • Chaves, Fernanda

Author identifiers

Ciência ID
2B12-5A97-0E95
ORCID iD
0000-0001-6613-785X

Email addresses

  • fernanda.chaves@usp.br (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2020/10/23 - 2025/07/18
Concluded
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brazil
"Trabalho da/o psicóloga/o escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção única
2013/08/30 - 2015/12/01
Concluded
Mestrado em Psicologia (Master)
Major in Psicologia
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
"Análise das dimensões subjetivas dos psicólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do estudante com deficiência intelectual." (THESIS/DISSERTATION)
A
2004/08/04 - 2009/06/18
Concluded
Psicologia (Bachelor (1st cycle))
Major in Psicologia Geral
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
"As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva" (THESIS/DISSERTATION)
A
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2010/02/08 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brazil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2008/07 - 2009/06 As atitudes do professor na avaliação do processo de aprendizagem do aluno com deficiência mental na perspectiva da educação inclusiva. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contract

Designation Funders
2024/06/20 - Current Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica (CCD), no âmbito do projeto Pesquisa Aprendizagens e Convivência na Escolarização Fundamentos, Evidências Científicas e Ações para o Desenvolvimento Humano e a Implementação de Políticas Públicas na Educação Básica,
PhD Student Fellow
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brazil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Fernanda Ferreira Chaves. Recomendações para a prática da psicologia escolar e educacional (PEE) na promoção da inclusão das pessoas trans nas instituições de educação superior (IES) públicas. 2025.
    10.11606/9786587596600
  2. Ética e instituições de cuidado Perspectivas críticas e antimedicalizantes na saúde, educação, assistência. Brazil: {EDITORA. 2021.
    10.24824/978652510845.2
Book chapter
  1. Chaves, Fernanda; marilene Proença Rebello de Souza. "Medicalização das identidades de gênero dissidentes e o trabalho das/os/es psicólogas/os/ues: contribuições da teoria da libertação". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, edited by Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 207-224. São Paulo, Brazil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Published
  2. Arnaldo Mesquita Santos Júnior; Chaves, Fernanda. "A produção teórica de Ignacio Martín-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina". In Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos, edited by Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior; Renato Batista da Silva, 191-206. São Paulo, Brazil: Livros Abertos ABCD USP, 2024.
    Published • 10.11.606/9786567596419
Conference abstract
  1. Chaves, Fernanda; SOUZA, MARILENE PROENÇA REBELLO. "O trabalho dos/as psicólogos/as escolares e educacionais na formulação e implementação de políticas e práticas que fomentam a inclusão das pessoas trans na Educação Superior". Paper presented in I Seminário da Linha de Pesquisa Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas, São Paulo, 2024.
    Published
  2. Chaves, Fernanda; Rodrigues, Liliana. "AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES". Paper presented in IX Congresso Ulapsi, Montevidéu, 2023.
    Published
Journal article
  1. "Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação". Revista Educação Especial 29 55 (2016): 413-413. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x17447.
    10.5902/1984686x17447
Report
  1. MARILENE SOUZA; MARIA SAMPAIO; FERNANDA CHAVES; JANAINA SILVA; LUCAS GERONE. 2025. School Coexistence and Its Impact on Learning: An Overview of the Evidences. https://doi.org/10.37766/inplasy2025.8.0044.
    10.37766/inplasy2025.8.0044

Intellectual property

Copyright registration
  1. 2022. "Protocol: The educational inclusion of trans people in higher education: a systematic literature review".
    10.37766/inplasy2022.11.0021
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2025/06/26 Psicologia Escolar e Educacional como Práticas de Resistência: Políticas e Práticas para a Inclusão de Pessoas Trans na Educação Superior Pública Brasileira. Congresso da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política - Transição, mudança e resistência: desafios para a psicologia política e educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal)
2025/05/30 The Relevance of Search Strategies of Overview: The Case of Nature and Health QQML 2025 17th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/10/28 El trabajo de las/os psicólogas/os en el proceso de inclusión de las personas trans en educación superior pública brasileño XXII Jornadas Internacionales de Psicología Educacional
Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Valparaíso, Chile)
2024/09/18 Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Vitória, Brazil)
2024/07/04 Trabalho das/os Psicólogas/os Escolares e Educacionais na Formulação e Implementação de Políticas e Práticas que Fomentam a Inclusão das Pessoas Trans na Educação Superior XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE)- Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL - ABRAPEE (SÃO PAULO, Brazil)
2024/03/23 Trabalho des Psicólogues no Processo de Inclusão das Pessoas Trans na Educação V Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar - Psicologia e Educação: urgências e insurgências e 20 anos do GIQE
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade (São Paulo, Brazil)
2023/12/08 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2023/12/07 A produção teórica de Ignácio Martin-Baró e a abordagem das Interseccionalidades: (im)possibilidades de articulações. Reflexões para uma psicologia da Améfrica Ladina VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2023/11/03 MEDICALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DISSIDENTES E O TRABALHO DAS/OS/ES PSICÓLOGAS/OS/UES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA LIBERTAÇÃO XXXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brazil)
2023/04/14 AS CRUZADAS POLÍTICO-RELIGIOSAS ANTIGÊNERO NA ABYA YALA: ALGUNS ESBOÇOS E REFLEXÕES IX Congreso de la Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología – ULAPSI
União Latino-Americana de Entidades de Psicologia - ULAPSI (Montevidéu, Uruguay)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/12/07 - 2023/12/08 VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS IGNACIO MARTÍN-BARÓ E A AMÉRICA LATINA: Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos. (2023/12/07 - 2023/12/08)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade de São Paulo, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2022/06/06 - Current Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). MEMBRA
2023/02/27 - 2024/10/31 Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI). Membro colaborador

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/03/29 - 2023/03/29 Ministrou a Oficina: Revisão Sistemática com Protocolo Cadastrado no Inplasy. Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2025/05/15 - 2025/05/15 Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género Rodas de conversa sobre acessibilidade no ambiente construído: acessibilidade de género (Bachelor) Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
Distinctions

Other distinction

2025 Tese aprovada por unanimidade com a menção Distinção Única, a mais elevada distinção acadêmica atribuída pela Universidade de Lisboa, em reconhecimento do caráter excepcional do trabalho de investigação e da defesa pública.
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brazil