Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristina Mesquita
Nomes de citação
- Mesquita, Cristina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 281C-3FE6-83CA
- ORCID iD
- 0000-0002-4992-8614
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=X2KXn68AAAAJ&view_op=list_works&gmla=AJsN-F6CKTI2Oy1NKD3HfeW8Qfd1mmgt54DP04Gt-VMxezql7wmepN1iSke8x9uvDYxC1Fp8_4aXuPcj9502bHIsgEApAdayAQ
- Researcher Id
- K-3931-2017
- Scopus Author Id
- 56203897400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009/08/10 - 2013/07/30
Concluído
|
PhD in Educational Sciences, Child Studies (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"THE CHILD’S VOICE ON PEDAGOGICAL INNOVATION | A VOZ DA CRIANÇA SOBRE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
APROVADO |
2008
Concluído
|
Specialized Training Course in School and Educational Administration (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 VALORES |
2006
Concluído
|
MEd in Educational Sciences, Teacher Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Aprender a ser Educador de Infância: entre a teoria e a prática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
MUITO BOM |
1997
Concluído
|
Teaching History and Social Sciences (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 VALORES |
1989
Concluído
|
Early Childhood Education (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 VALORES |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/24 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2018/01 - 2024/01/23 | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/04 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2013/07/30 - 2023/10/14 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09/03 - 2013/07/30 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2022/09/01 | Member of the Scientific-Technical Council | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2019/06/30 - 2022/06/30 | Vice-Presidente | Professional Association of Early Childhood Education, Portugal |
Professional Association of Early Childhood Education, Portugal | ||
2017/07/01 - 2021/08/31 | Member of the Scientific-Technical Council | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal | ||
2016/01/01 - 2017/12/31 | President of The Scientific Committee of the Master Degree Pre-School and 1st Cycle of Basic Education | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014/01/01 - 2017/12/31 | Programme Coordinator of the Master of Preschool Education and of the 1st Cycle of Basic Education | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014/01/01 - 2017/12/31 | Vice-President of the Pedagogical Council | Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2006/04/01 - 2009/07/31 | Member of the Scientific Council | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1989/09/17 - 2001/09/02 | Kindergraten Teacher Pedagogical Coordinator | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2025/01/31 | EyDigifolio - Early Years Digital Portfolio
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Agencia Nacional Erasmus, Educação e Formação
Em curso
|
2021/01/15 - 2024/01/14 | CARE: Enhancing Early Childhood Education and Care in Palestine
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Al Quds Open University – QOU, Território Palestiniano
|
European Commission Palestine
Em curso
|
2021/03/01 - 2023/11/30 | OleaChain - Competências para a Sustentabilidade e Inovação da Cadeia de Valor do Olival Tradicional no Norte Interior de
Portugal
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Norte 2020; Portugal 2020; European Union; Câmara Municipal de Bragança; CIM-TT
Concluído
|
2020/10/01 - 2023/03/31 | GAINKIDS Global Citizenship for Kids
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Agencia Nacional Erasmus, Educação e Formação
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education
Investigador
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
Agencia Nacional Erasmus, Educação e Formação |
2020/07/22 - 2022/07/22 | PPIN - Portugal Polytechnics International Network
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
European Union |
2020/10 - 2022/01 | VIW - Voices of Immigrant Women
Investigador
Universidad Pablo de Olavide, Espanha
|
European Commission Joint Research Centre Sevilla
Em curso
|
2019/09 - 2022/01 | TUT4IND - Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities project
Investigador
Universidad de Burgos, Espanha
|
Representación de la Comisión Europea en España
Concluído
|
2019/09/01 - 2021/08/31 | QUALIMENTARY – Implementation of Quality Development Processes in Early Education and Care Institutions
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2018/09 - 2021/02 | TELESPA - Teaching Learning Spaces Competence in Early Childhood Education (TELESPA);
2018-1-RO01-KA201-049545
2018-1-RO01-KA201-049545
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2018/05 - 2019/10 | A3ES - Ambientes de Aprendizagem Ativos no Ensino Superior (A3ES - Active Learning Approaches in Higher Education)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Instituto Politécnico de Bragança; Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Concluído
|
2016/04/29 - 2018/04/29 | PPIN - Portugal Polytechnics International Network
POCI-02-0752-FEDER-014933
Investigador
European Union, Bélgica
|
Concluído
|
2014/09/01 - 2016/08/31 | EXPEDUCOM: Experiential Education Competence
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
European Union, Bélgica
|
Concluído
|
2013/01/25 - 2014/12/31 | LabMat1
PcC164
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Ciência Viva
Concluído
|
2013/01/25 - 2014/12/31 | Laboratório de Jogos
PeC268
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Ciência Viva |
2007 - 2009 | Potencializar recursos, valorizar e qualificar pessoas e organizações
2004/EQUAL/A3/EE/141
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
European Union
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/09 - 2024/12/31 | PEREQT - Quality Training and Education for All Project
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
World Bank |
2018/12 - 2021/12 | Prevenir para Melhorar Bragança (Prevent to Improve Bragança)
NORTE-08-5266-FSE-000164
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Em curso
|
2019/10/19 - 2021/01/01 | Study on Teachers’ Beliefs, Knowledge and Practices | Estudo sobre as Crenças, Saberes e Práticas dos Professores
NORTE-08-5266-FSE-000118
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Concluído
|
2019/01 - 2021/01 | Prevenir para Melhorar Vinhais
NORTE-66-2016-29-139
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Em curso
|
2018/01 - 2021/01 | Projeto-Piloto Prevenir para Melhorar Macedo de Cavaleiros
NORTE-66-2016-29-116
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/06/05 | Inovação Pedagógica: Reflexões sobre o envolvimento das organizações e dos educadores | Seminário Inovação Pedagógica nas Escolas - Um Referencial
Conselho Nacional de Educação - CNE (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/03 | Teacher Competence, Assessment and Instruments | 17th International Technology, Education and Development Conference:
INTED (Palmas, Espanha)
|
2023/06/03 | The Importance of Outdoor Spaces in the Development of Children’s Competencies and Motor and Social Skills | 17th International Technology, Education and Development Conference
INTED (Espanha)
|
2023/06/03 | Gender, Diversity and Ethnicity: Rethinking the Early Education Learning Environment | 17th International Technology, Education and Development Conference
(Palmas, Portugal)
|
2023/05/24 | Aí tu já sabes mandar? O Direito de participação das crianças numa autarcia de adultos | Pint of Science Portugal. https://www.pintofscience.pt/bragança-24-chatearcamões
Marron (Bragança, Portugal)
|
2023/05/06 | Avaliação das aprendizagens em estatística: concepções e crenças de professoras polivalentes e pesquisadores | 7th International Conference on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/05/06 | Enhancing critical thinking skills through children's literature: a case study of relevant Portuguese picture books | the 7th International Conference on Teacher Education
Polythechinc Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/05/06 | Processo de internacionalização de programas de pós-graduação do IPB e UTFPR-PG: uma proposta documental | 7th International Conference on Teacher Education
Polythechinc Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/05/06 | Professores e Escolas para um mundo em mudança [Teachers and Schools for a changing world] | 7th International Conferece on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança
|
2022/07/05 | Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar | 6th International Conference on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/07/04 | Pedagogical documentation in childhood education: A review of concepts | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN22 (Valencia, Portugal)
|
2022/07/04 | STEM in childhood education: A literature review. | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Portugal)
|
2022/07/04 | Food sustainable education: A systematic literature review | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN22 (Palma, Espanha)
|
2022/07/04 | Rights-based pedagogy and early childhood education practices | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN22 (Palma, Espanha)
|
2022/05/21 | Participação das crianças, mais do que um direito, uma filosofia educativa! | O direito de participação das crianças no jardim de infância: Recursos e prática.
Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/06 | Projeto VIW: conceção de um módulo de formação sobre migrações e género | 6th International Conference on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/06 | A abordagem STEM em contexto educativo: Conceções de educadores de infância | 6th International Conference in Teacher Education (INCTE 2022).
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/06 | O curso de pedagogia e a formação para o ensino da estatística | 6th International Conference on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/05 | PARTICIPA: Um projeto sobre o direito de participação das crianças em educação de infância. | 6th International Conference on Teacher Education
Polythechinc Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/05 | Education during covid-19 pandemic: from disruption to recovery | 6th International Conference on Teacher Education
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/04/01 | Teacher education – the basis of the prosperity and stability of the country: new opportunities and modern trends | Dulaty International pedagogical readings
University of Dulaty (Taraz, Cazaquistão)
|
2022/03/11 | OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
(Portugal)
|
2022 | Leaders' voices on curriculum and curricular flexibility | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN22 (Palma, Espanha)
|
2021/12/14 | Os direitos da criança e ética na investigação | Encontro: Educação e Direitos Humanos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2021/11/25 | ECE during COVID19 pandemic in Portugal | 7th Internacional Preschool Education Congress (IECEC-UOEK-2021)
Edge University (Ismir, Turquia)
|
2021/11/16 | The case of Polytechnic Institute of Bragança | Global Trends in Higher Education and Science
University od Dulaty (Taraz, Cazaquistão)
|
2021/11/09 | Active learning strategies for HEI sustainability: A characterization. | 13th International Conference of Education, Research and Innovation
ICERI20 (Espanha)
|
2021/11/06 | Aprender matemática através do brincar em educação pré-escolar e no 1.º CEB | Comunicação apresentada no XXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos.
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/27 | As perceções das crianças sobre as novas rotinas geradas pela COVID-19 | International Conference on Innovation, Documentation and Education INNODOCT/21
Universidad Politécnica de Valência (Valencia, Espanha)
|
2021/07/28 | Connecting Play and Learning Through Experiential Spaces | International Conference on Early Childhood Education and Care.
Edge University (Turquia)
|
2021/07/06 | O desenvolvimento do pensamento crítico na formação inicial de professores e educadores de infância | International Conference on Innovation, Documentation and Education INNODOCT/21
Universidade Politécnica de Valencia (Valencia, Portugal)
|
2021/07/05 | The importance of emotional intelligence to critical thinking: important issue in the field of school psychology | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN21 (Espanha)
|
2021/07/05 | Kindergarten teachers and children`s perception about spatial changes in time of Covid-19 | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Espanha)
|
2021/07/05 | Children’s conceptions about ageing and old age | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN21 (Espanha)
|
2021/07/05 | Critical thinking in education: A conceptual analysis | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN21 (Espanha)
|
2021/03/23 | Ser professor do Ensino Superior: A emergência de um novo paradigma. | Conferência de Inovação Pedagógica
Federação Académica do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/11/11 | Elaboração de vídeo-aula para Ensino Superior | International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universidad Politécnica de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2020/11/11 | Tendências da Investigação em Educação de Infância | International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2020/11/09 | Pedagogical challenges in times of SARS-COV-2 in early childhood education | 13th International Conference of Education, Research, and Innovation
ICERI20 (Espanha)
|
2020/03/07 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explícitas e implícitas | 2.º Encontro Regional de Vila Real
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2019/11 | Investigação em Educação: desafios do Centro de Investigação em Educação Básica. | VI Jornadas da prática pedagógica Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a prática educativa |
2019/08 | Documenting the impact of praxeological transformation over time. | 29th Conference of EECERA |
2019/05 | Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) |
2019/03/12 | Conferencia inaugural | IETC 2019
Universidad de Valladolid (Espanha)
|
2019/01/25 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explícitas e implícitas | 2.º Encontro Regional de Castelo Branco
Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/01/19 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explícitas e implícitas | 2.º Encontro Regional de Viana do Castelo
Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/01 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explicitas e implícitas | Comunicação oral por convite apresentada no 2.º Encontro Regional da APEI |
2019 | Arquitetura e desenvolvimento de um software educativo para o ensino de probabilidade e estatística. | Conferências ibero-americanas |
2019 | Igualdades, discriminação e dignidade social | V JORNADAS IBÉRICAS DE EDUCAÇÃO SOCIAL |
2019 | Educação Básica/Fundamental em Portugal e no Brasil: análise comparativa | LUSOCONF2019 |
2019 | A importância da investigação na formação de professores primários em Moçambique | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019
Instituto Politécnico de Bragança
|
2019 | Educação Básica/Fundamental em Portugal e no Brasil: análise comparativa | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019)
Instituto Politécnico de Bragança
|
2019 | Experiência pedagógica de formação de professores do ensino superior: perceções dos participantes | IV Encontro Internacional de Formação na Docência
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Documenting the impact of praxeological tranformation over time | 29th EECERA |
2019 | Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados | IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | A multinational investigagation of quality of day care centers | IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | A multinational investigation of quality in preschools | IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/12/05 | The impact of quality Early Childhood Education programs on children's development and learning. [O impacto dos programas de Educação de Infância de qualidade no desenvolvimento e aprendizagem das crianças]. | Edulog International Conference: Early Childhood Education: What science has to teach us.
Universidad do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/14 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explícitas e implícitas | 1.º Encontro Regional do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/10 | O que dizem as minhas paredes: mensagens explícitas e implícitas | 1.º Encontro Regional de Coimbra
CCCHUC (Coimbra, Portugal)
|
2018/05/11 | Que perfil para a formação do professor à luz do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória? | Desafios de aprendizagem e formação de professores
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2018/04/13 | Abordagem Holística em Educação de Infância | 3.º Encontro Regional da Madeira
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018/03/10 | Abordagem Holística em Educação de Infância | 1.º Encontro Regional de Leiria
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/01/27 | Abordagem Holística em Educação de Infância | 2.º Encontro Regional de Braga
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (Braga, Portugal)
|
2018/01/20 | Abordagem Holística em Educação de Infância | 2.º Encontro Regional de Aveiro
Escola Secundária João Estevão (Aveiro, Portugal)
|
2018 | The Experience of the Application of a Gamified Virtual Learning Environment in Higher Education | ICERI2018 Conference
(Sevilha, Espanha)
|
2018 | Advertising as a Determinat of Families and Children's Food Choices | ICERI2018 Conference
(Sevilha, Espanha)
|
2018 | Influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos | 1.º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em educação | Pedagogias participativas
na Educação de Infância
Instituto Politécnico de Lisboa
|
2018 | O bem estar das crianças em creche | 1.º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em educação | Pedagogias participativas
na Educação de Infância
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/04 | Caracterização multidimensional do RCAAP. | 8ªConferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
(Rio de Janeiro, Brasil)
|
2017/09/08 | O impacto do ensino superior na Construção do Pensamento de Ordem Superior | XIVCongresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/07/07 | Contextos participativos: a voz da criança e a intencionalidade pedagógica | 1.º ENCONTRO REGIONAL DOS AÇORES
(Portugal)
|
2017/07 | As conceções e práticas das educadoras sobre a transformação praxiológica | ICERI2017 Conference
(Porto, Portugal)
|
2017/02/18 | Reflexão sobre as OCEPE e as Políticas Educativas para a Infância | Encontro Regional de Educadores de Infância
Centro de Formação do Sindicato dos Professores do Norte (Macedo de Cavaleiros , Portugal)
|
2017/02/17 | Reflexão Crítica sobre as OCEPE | Encontro Regional de Educadores de Infância
Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros , Portugal)
|
2017 | Culturas e Emoções : As Conceções das Crianças Sobre o Medo |
XIV Congresso internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Braga, Portugal)
|
2017 | Experiências de Aprendizagem Ativas para o Desenvolvimento de Pensamento de Ordem Superior | CNaPPES 2017 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Aprendizagem de Programação Baseada na Investigação | CNaPPES 2017 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2016/07/05 | O ideal, o possível, a utopia: O caminho do ensino superior | Congreso Internacional Utopías e Imaginarios: em el centenário de la “Utopía (1516) de Tomás Moro
Universidad de Valladolid Campus de Sorianos (Soria, Espanha)
|
2016/07/04 | O ideal, o possível, a utopia: O camino do Ensino Superior |
Universidad de Valladolid
|
2016 | Desenvolvimento de Competências Transversais no Ensino Superior | People, Source of Innovation and Value Creation in the Organization
AEDEM
|
2016 | O Contributo da IBL na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Superior | CNaPPES 2016 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Ambientes utópicos na construção de ambientes de aprendizagem | CONGRESQ INTERNACIONAL UTOPÍAS E IMAGINÁRIOS: EN EL CENTENARÍO DE LA"UTOPÍA"
Universidad de Valladolid
|
2016 | The meaning of experíential learning in early childhood education | Intemational Scientifíc Practical Conference
University of Applied Sciences
|
2016 | A investigação como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 4thInternational Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universidad Politecnica de Valencia
|
2015/11 | Action Research Across Disdplinary Settings: Challenges for change and empowerment | CARN Conference 2015
(Braga, Portugal)
|
2015 | Favorecen el Emprendimiento los Planes de Estudio Universitarios? | XXIX Annual Conference os the Academy
AEDEM (Paris, França)
|
2015 | O imaginário das profissões e de género dos jovens do ensino superior | Imaxinaros Sociais Imaginales 2015
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2014 | (In) Preparação dos docentes face a novos desafios pedagógicos | Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2014 | O projeto Ciência@Bragança. | Comunicação de Ciência para o Desenvolvimento. |
2014 | Dos contextos de formação aos contextos profissionais: socialização, supervisão e construção de competências. | XXIII International Conference of the Academy
(Paris, França)
|
2014 | First Contact With the Word of Work: The Competence Built in the Teaching Practices | XXII International Conference of the Academy
EAMBE
|
2014 | Pedagogia da Infância: aprendendo com Bruner | VII Congreso Internacional de Psicologia y Educación e XXI Congresso Internacional INFAD: Educación, desarrollo y aprendizaje:
Propuestas psicológicas en positivo
Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
2014 | (In)Preparação dos Docentes face a Novos Desafios Pedagógicos | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Construir saberes para dois ciclos de ensino: A perceção dos formandos de mestrado EPE e 1.º CEB | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Pedagogical Innovation in Higher Education: Teachers' Perceptions | XXVIII Annual Conference of yhe Academy
AEDEM
|
2014 | First Contact With the Word of Work: The Competence Built in the Teaching Practices | XXIII International Conference of the Academy |
2013/11/22 | Pedagogia e mediação social: um estudo de caso sobre crianças em situação de vulnerabilidade familiar | II Jornadas Ibéricas de Educação Social
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2013/06/22 | Novos públicos no Ensino Superior Politécnico: desafios de formação | III Congresso Internacional de Docência Universitária
Education Editora (Espanha)
|
2013/02/02 | A formação em contexto na reconstrução praxiológica | XXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Novos públicos no Ensino Superior: perceções e expectativas dos docentes | |
2013 | O contributo da formação-investigação-ação na reconstrução da pedagogia da Infância. | XXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. |
2013 | Os desafios de Bolonha: perceções sobre a formação de professores para dois ciclos de ensino. | |
2013 | Involvement measurement through head pose estimation | INNODOCT
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2013 | Preschool observation supported by smartphone applocations | INOODOCT
Universidad Politecnica de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2012/09/01 | The child's voice in praxiological transformation | 22th EECERA
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012/03/19 | Educar num tempo de sociabilidades complexas | II Semana aberta - Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial do Santo Contestável
Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial do Santo Contestável (Bragança, Portugal)
|
2011/07/02 | Desenvolvimento Profissional de Professores - uma conceção para além do conceito de formação. | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2011/06/25 | Descobrindo sons, desenhando letras, atribuindo sentido(s) à expressão oral e escrita | Encontro "Leitura nos Entretantos do dia-a-dia na Escola"
Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros , Portugal)
|
2011/04/30 | A Geometria em Educação Pré-Escolar: Contextos Criativos de Aprendizagem | 15º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Agrupamento de Escolas Augusto Moreno (Bragança, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2027 | Desvendando a jornada de sucesso das famílias na quebra do ciclo intergeracional da pobreza por meio da educação
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - 2025 | (Re)situar o brincar das crianças através da documentação pedagógica
Coorientador de Maria Luisa Azevedo
|
Educação e Ciências do Comportamento (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
|
2020 - 2025 | (Re)significar a ação dos educadores de infância: cruzamento entre uma pedagogia baseada nos direitos das crianças e o pensamento
crítico dos educadores de infância
Coorientador de Cristiana Patrícia de Sousa Ribeiro
|
Educación (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2018 - 2021 | Formação De Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Base de Conhecimento no Ensino da Estatística
Coorientador
|
Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Doutoramento) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Conference on Innovation, Documentation and Education; International Coordinator (2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat Politècnica de València, Espanha |
2019 - 2019 | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2019 - 2019 | Porto international conference on research in education, centre for research and innovation in education. (2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2012/09/27 - 2012/09/29 | Conferência da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas – UASnet (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Moderação da Sessão Paralela III.6 no CNaPPES 2016
Congresso
|
CNaPPES 2016 - Congresso Nacional de Práticas Peda-gógicas no Ensino Superior
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/09 | Aprendizagem Cooperativa como Estratégia para elevar as atitudes e cooperação entre os Estudantes
Arguente
|
Lubacha Amândio Lopes Zilhão (Doutoramento)
Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
|
2022/03/11 | Uma aproximação das atividades lúdico- pedagógicas realizadas em sala de aula através do ensino na educação infantil: o caso
de um município do Recôncavo Baiano no Brasil
Arguente principal
|
Luiz Claudio da Silva Santos (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2022 | Percurso de vida de famílias que recebem apoio social escolar: um estudo a partir das vozes de diferentes atores
Orientador
|
Rosilda Marilete Reichert (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/12/14 | Formação de Professores dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Base de Conhecimento no Ensino Da Estatística
Orientador
|
Cristiane de Fatima Budek Dias (Doutoramento)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
|
2021/12/10 | Diálogos entre o português e as expressões artísticas na escola
Arguente
|
Nuno Filipe Sousa Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/12/10 | Dos palcos da Escola para os palcos da vida: A Expressão Dramática em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Carolina Miranda Pereira de Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2021/01/22 | La recepción y desarrollo de la sociología hermenéutica en España: su implementación en la Cultura de Paz
Arguente principal
|
Lídia Sanz Molina (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2021 | Riscos e perigos da Internet e das redes sociais: conceções de pais/encarregados de educação e de crianças dos 1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico
Arguente
|
Tânia Ribeiro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Tânia Rafaela Pereira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/02/27 | A Transição Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Isabel Raposo do Vale (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2020 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Davide Morais Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Fátima Mariana Neto Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Ana Sofia de Sousa Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10/31 | Formação em Contexto em narrativas biográficas
Arguente
|
Soraia Givá Juma (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/10/31 | Avaliação Pedagógica para uma educação de infância de qualidade: um estudo focado na Pedagogia-em-Participação
Arguente
|
Soraia Alamahomed Jamal (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019/10/28 | Tese de Doutoramento em Ciência da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica, Universidade do Minho
Vogal
|
Maria Inês Cardoso Vieira Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/07/19 | Tese de Doutoramento em Ciências, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vogal
|
Fernanda Paula Fernandes dos Reis Pinheiro; (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Ana Cristina dos Santos Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Sara Raquel Ferraz Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/07/18 | Comunicación literaria infantil y representaciones de los futuros docentes. Aproximación hermenéutico-analógica a una epistemología
sociodidáctica
Presidente do júri
|
Susana Gómez Redondo (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2018 | Estereótipos e representações sociais acercado envelhecimento e da velhice
Orientador
|
Cláudia Alexandra Martins Fraga Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Pedro Filipe da Silva Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Carla Sofia Cardoso Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Alexandra Sofia Lopes Lobato Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Maria Luísa de Oliveira Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
João Álvaro Sousa Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Ana Emanuela Mendes Moreno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Cristiana Patrícia de Sousa Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A adequação das Atividades de Animação Sociocultural aos idosos institucionalizados na perspetiva da Educação Social
Orientador
|
Miguel Ângelo Caseiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Patrícia Sofia Reis Jarnalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Carla Filipa Medeiros da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Susana Raquel Oliveira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Catarina Augusta do Nascimento Soares Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Juliana Manuela Nunes Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Ana Patrícia Assis Bartolomeu (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Ana Patrícia Alves de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Bárbara Daniela Machado Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Diana Marlene Moreira Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Emanuel Silveira da Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Rute Marma Torrão Veiga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Sara Elisabete Martins Portela Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Emigração - a questão da identidade cultural numa sociedade global emigrantes portugueses em Londres entre 2000 e 2015
Arguente
|
Armando Alberto Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Andreia da Silva Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Daniela Marisa Magalhães Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Sara Macedo de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Sofia Margarida Alves de Sousa Meireles (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Cristiana Pinto Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Alda Fernanda Peixoto Alves Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/05/15 | A Representação de Género em manuais escolares do ensino primário do Estado Novo
Orientador
|
Joana Isabel Barroso Pereira Leite Basto (Mestrado)
Escola Superior de Arte e Design, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Tatiana Andreia Moreira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Catarina Isabel Figueiredo Diegues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Bruna Mansa Rodrigues Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Lúcia Isabel Pinto Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Inês Diana Oliveira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Ana Raquel da Cunha Tomada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Rute Mariline Nunes Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Paula do Sameiro Sousa Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Sara Cristina Peixoto Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Elisabete Abreu da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Cristiana Isabel Caseiro Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12/17 | O Contributo das Perspetivas das crianças na Reconstrução de Práticas Educativas
Arguente
|
Teresa Maria Augusto dos Santos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014/12/17 | Entre a oposição e a negociação: um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos
entre pares na infância
Arguente
|
Maria Luísa Albuquerque Claro Oliveira Dessa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Cátia Filomena Moreira Pacheco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Cristiana Maria Magalhães Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Dionísia Filipa Gomes Freiras (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Vera Alexandra Matos Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Sandra Carina Cunha Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Tânia Glória Freitas Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Zelinda Maria Silva Abreu (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Mafalda Isabel Morais Bento (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Daniela Sofia Baptista da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Avaliação da Qualidade em creche: um estudo de caso sobre o bem-estar das crianças
Arguente
|
Inês da Silva Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Carla Maria Lopes Rodrigues Madureira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Beatriz Andreia de Lima e Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Sara Cristina Peixoto Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Cristiana Isabel Caseiro Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Rafaela Isabel Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Sofia Pires dos Santos Paixão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Adriana Patrícia da Silva Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Paula Cristina Reis Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Vanessa Marina Rachão Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Ana Lúcia Madureira Pinto Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Sofia Rodrigues Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Márcia Natália Pancha Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Marlene Daniela Gonçalves Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Sónia Cristina Vieira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Sílvia Daniela Gomes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Maria Júlia Correia Lomba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Joana Filipa Matos de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Ângela Filipa dos Santos Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Paula Carina Azevedo Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Paula Joana Rodrigues Sendim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Filipa Leite Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Ana Alexandra Carvalho Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Nuno Rafael de Freitas Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Célia Teresa Inácio Ferraz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Débora Alexandra Vilas Boas Jézero (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Paula Margarida Esteves Pereira Topa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
José Joel Faria de Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Ana Claúdia Oliveira Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Marlene Oliveira de Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Juliana da Conceição Ribeiro Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Cláudia Liliana da Cruz Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Virgínia de Fátima Queirós Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Diana Clara Pereira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Sofia Adelaide Pinheiro Miranda Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Ana Catarina da Silva Ribeiro Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | O poder local em educação. A contratualização de competências entre a administração central e a administração local numa autarquia
municipal da terra quente transmontana
Arguente
|
Ana Paula Belchior Tomé Maçaira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Maria Emília dos Santos Frades Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Cidália Raquel Vale Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Cristiana Isabel Machado Mendes Leal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Helena Maria Fernandes Pinto Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Vânia Raquel Bruno Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Lurdes Cristina Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Maria Helena Nunes Marcos Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Filomena Maria Capelo Teixeira Ferreira de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Maria Beatriz da Silva Marques Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Helena Maria Gonçalves do Nascimento (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Alice Cardoso Fontes Santos Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Isabel Cármen Pires Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Anabela Domingues de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
|
Paula da Conceição Pires do Espírito Santo Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/04/28 - Atual | Pedagogia no Ensino Euperior: Concretizações e Inquietações no Instituto Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu |
2022/04/01 - Atual | EPPAA+ “Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior | Instituto Politécnico de Viseu |
2021/06/23 - Atual | Viver e Aprender: os desafios do espaço em educação de infância | Instituto Politécnico de Bragança |
2023/08/30 - 2023/09/02 | 31st European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference | APEI - Centro de Congressos do Estoril |
2023/05/05 - 2023/05/06 | 7th International Conference on Teacher Education | Instituto Politécnico de Bragança |
2022/10/19 - 2022/10/21 | Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality | Universidade de Salamanca |
2022/10/13 - 2022/10/14 | IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2022). | Instituto Politécnico de Bragança |
2022/07/19 - 2022/07/20 | Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality – TEEM 2022 | Universidad de Salamanca |
2022/05/31 - 2022/06/01 | III Jornadas de Educação Básica | Universidade de Trás-os-Montes e Altodouro |
2022/05/06 - 2022/05/07 | 6th International Conference in Teacher Education (INCTE 2022). | Polytechnic Institute of Bragança |
2022/01/29 - 2022/03/12 | 2.º Ciclo de Webconferências 2020-2021: Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar. Online: | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Lisboa |
2021/11/24 - 2021/11/26 | 7th Internacional Preschool Education Congress (IECEC-UOEK-2021). | Kazim |
2021/10/14 - 2021/10/16 | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021) | Instituto Politécnico de Bragança |
2021/10/13 - 2021/10/16 | III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil. | Universidade de Évora |
2021/06/16 - 2021/06/17 | XVII Encontro internacional APEI: Unidade Tensões e Desafios | Palácio VillaFlor - Guimarães |
2021/04/24 - 2021/04/24 | Conferência Internacional Online: Promover a Inclusão no Ensino Superior | Polytechnic Institute of Bragança |
2020/05/03 - 2020/05/04 | 5thInternational Conference on Teaching Education | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
2019/11/11 - 2019/11/12 | V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil | II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. |
2019/10/17 - 2019/10/19 | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019). | Polytechnic Institute of Bragança |
2019/05/03 - 2019/05/05 | 4th International Conference on Teacher Education | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
2019/02/21 - 2019/02/23 | I Congresso Internacional em Inteligência Emocional / III Seminário Internacional em Inteligência Emocional. | Instituto Politécnico de Bragança |
2018/12/05 - 2018/12/06 | EDULOG International Conference, Early Childhood Education: What Science Has to Teach | Universidade do Minho |
2018/11/15 - 2018/11/16 | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil | II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação | Universidade de São Paulo, Brasil |
2018/10/19 - 2018/10/20 | I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2018). | Polytechnic Institute of Bragança |
2018/09/07 - 2018/09/08 | III Encontro de Boas Práticas Educativas | Instituto Politécnico de Bragança |
2018/05/04 - 2018/05/05 | 3rd International Conference in Teacher Education (INCTE’18). | Polytechnic Institute of Bragança |
2018/04/19 - 2018/04/21 | I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação - Pedagogias Participativas na Educação da Infância | Instituto Politécnico de Lisboa |
2017/11/24 - 2017/11/25 | IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia | Instituto Politécnico de Bragança |
2017/10/25 - 2017/10/27 | 4th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies INNODOCT/17 | Universidad Politecnica de Valência |
2017/07/03 - 2017/07/05 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias da infância | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Maceió, Brasil |
2017/07 - 2017/07 | Porto International Conference on Research in Education ICRE 2017 | Polytechnic of Porto |
2017/05/06 - 2017/05/07 | 2nd International Conference in Teacher Education (INCTE’17). | Polytechnic Institute of Bragança |
2016/07/04 - 2016/07/06 | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem – CMEA 2016 | Polytechnic Institute of Bragança |
2016/07/02 - 2016/07/02 | V Encontro sobre Imaginários Sociais 2016 | Polytechnic Institute of Bragança |
2016/05/18 - 2016/05/20 | 3rd International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies INNODOCT/16 | Universidade Politécnica de Valencia, Spain |
2016/03/04 - 2016/03/05 | 1st International Conference on Teacher Education INCTE’16 | Polytechnic Institute of Bragança |
2016 - 2016 | IV Encontro de jovens investigadores | Instituto Politécnico de Bragança |
2016 - 2016 | XVI Festival Nacional de Robótica | Instituto Politécnico de Bragança |
2015/05/13 - 2015/05/15 | 3rd International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies INNODOCT/15. | Universidade de Valencia, Spain |
2014/05/08 - 2014/05/09 | 2nd International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies INNODOCT/14 | Universidade Politécnica de Bragança |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Eduser | Instituto Politécnico de Bragança |
2020 - Atual | Humanities & Social Sciences Communications | Springer Nature |
2020 - Atual | Latino-americana de Educação de Infantil | Associação de Profissionais de Educação de Infância |
2019 - Atual | CEASGA | CEASGA Publishing |
2018 - Atual | Adolescência | Instituto Politécnico de Bragança |
2017 - 2017 | Ludica | DIGRA-ORG |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | President of one evaluation panel for the 2nd edition of the University of Salamanca Programme to Foster Research Excellence
– USAL4EXCELLENCE (2022-2027), funded by the European Union Horizon 2020 Program "Research and Innovation Programme under
MSCA COFUND actions" (Ref. 101034371) and co-funded by the Junta de Castilla y León. 2022_2023_USAL_Research
Presidente
|
Universidad de Salamanca, Espanha | European Union |
2022 - 2022 | Evaluator of the 1st edition of the University of Salamanca Programme to Foster Research Excellence – USAL4EXCELLENCE (2022-2027),
funded by the European Union Horizon 2020 Program "Research and Innovation Programme under MSCA COFUND actions" (Ref. 101034371)
and co-funded by the Junta de Castilla y León. 2022_2023_USAL_Research
Membro
|
Universidad de Salamanca, Espanha | European Comission |
2022 - 2022 | President of the Evaluation Panel for Internal R&D Projects CIEB¿22, under the scope of the Project "CIEB - UIDB/05777/2020,"
with funding code "CBEF01" and a total allocation of ¿30,000. 2022_Avaliação_ProjetoI_DT.pdf
Presidente
|
UI&D 5777- Research Center in Basic Education, Polytechnic Institute of Bragança, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia UI&D 5777- Research Center in Basic Education, Polytechnic Institute of Bragança |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the European Early Childhood Education Research Association (EECERA) | Member |
2021 - Atual | Portuguese Society of Educational Sciences | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Member |
2018 - Atual | Centro de Investigação de Educação Básica | Coordenadora |
2016 - Atual | Association of Early Childhood Education Professionals | Associação de Profissionais de Educação de Infância | Vice-President |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Teoria da Educação Revista Interuniversitária (2386-5660) | Universidad de Salamanca |
2016 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal | Tailors and Francis |
2016 - Atual | Humanities and Social Sciences Communications | Springer Nature |
2019 - 2023 | Revista Renote | UFRGS/PROPESQ |
Distinções
Prémio
2022 | European Innovative Teaching Award - EITA2022 - as member of the Prémio European Innovative Teaching Award - EITA2022 atribuído
Projeto TELESPA - Teaching Learning Spaces Competence From Early Childhood Education
European Commission, Bélgica
|
2018 | Best Paper
Universitat Politècnica de València Facultat d'Administració i Direcció d'Empreses, Espanha
|
2013 | Best Paper
Universitat Politècnica de València Facultat d'Administració i Direcció d'Empreses, Espanha
|
Outra distinção
2021 | Best paper
Universitat Politècnica de València Facultat d'Administració i Direcció d'Empreses, Espanha
|
2020 | Best
Universitat Politècnica de València Facultat d'Administració i Direcció d'Empreses, Espanha
|