???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sérgio Gaitas

Nomes de citação

  • Gaitas, Sérgio

Identificadores de autor

Ciência ID
2616-F6BA-1C17
ORCID iD
0000-0002-7367-2321

Endereços de correio eletrónico

  • sgaitas@ispa.pt (Profissional)
  • smpgaitas@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/04/01
Concluído
Special Educational Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2014/03/03
Concluído
Sciences de l’éducation (Docteur)
Université Toulouse Jean Jaurès, França
"L'enseignement de la lecture-écriture au cours preparatóire: Les résultats des élèves en lecture." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Trés honorable avec félicitations du jury
2014/03/03
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O ensino da linguagem escrita no 1º ano de escolaridade: Os resultados dos alunos em leitura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção e louvor
2006/09/01 - 2009/06/18
Concluído
Educational Psychology (Mestrado)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Relationships be-tween primary teachers’ beliefs and their practices in relation to writing instruction." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good
2001/09/15 - 2006/12/15
Concluído
Educational Psychology (Licenciatura)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Differentiated instruction: Teachers and pupils views" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2020/07/31 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
(...)
2015 - 2019 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/11 - Atual Inservice teacher training Centro de Formação do Litoral Alentejano, Portugal
2015/09/01 - 2023/08/31 Pedagogical Director A Voz do Operário, Portugal
A Voz do Operário, Portugal
2008/02/06 - 2009/12/31 Educational Psychologist COOPERATIVE OF EDUCATION AND REHABILITATION OF CITIZENS WITH DISABILITIES (CERCI), Portugal
COOPERATIVE OF EDUCATION AND REHABILITATION OF CITIZENS WITH DISABILITIES (CERCI), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/09/01 - 2013/08/31 The teaching of reading and writing in the 1st year of primary school: the results of students in reading
FCT - DFRH - SFRH/BD/64630/2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gaitas, Sérgio. "Written language teaching practices in the first grade in disadvantaged environments: relationship with reading outcomes". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  2. Gaitas, Sérgio. "Written language teaching practices in the first grade in disadvantaged environments: relationship with reading outcomes". 2013.
  3. Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Pipa, Joana. "Difficulty experienced by teachers of the 2nd and 3rd cycles in the implementation of differentiated pedagogical practices". Trabalho apresentado em 12º COLÓQUIO de PSICOLOGIA e EDUCAÇÃO, Lisboa, 2012.
    Publicado
  4. Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Martins, Margarida Alves. "Práticas de ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade". 2012.
  5. Gaitas, Sérgio. "The importance attributed to differentiated pedagogical practices by students of the 2nd and 3rd cycle". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2011.
  6. Gaitas, Sérgio; Castro Silva, José. ""Good Teachers" And Good "Pedagogical Practices": The Vision Of Teachers And Students Of The 2nd and 3rd Cycles". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  7. Gaitas, Sérgio. ""Good Teachers" And Good "Pedagogical Practices": The Vision Of Teachers And Students Of The 2nd and 3rd Cycles". 2010.
Artigo em revista
  1. Sérgio Gaitas; Joana Pipa; Margarida Botelho. "Inclusive horizons: School psychologists’ efficacy profiles in inclusive education". School Psychology International (2025): https://doi.org/10.1177/01430343241312903.
    10.1177/01430343241312903
  2. Sérgio Gaitas; T. Sarabando; C. Alves; M. Alves Martins; G. Leite; R. Laranjeira. "Teacher instructional arrangements for supporting social and academic needs of students with special educational needs in regular classrooms". European Journal of Special Needs Education (2024): https://doi.org/10.1080/08856257.2024.2380593.
    10.1080/08856257.2024.2380593
  3. Sérgio Gaitas; José Castro Silva; António Poças. "A latent class analysis on students' beliefs about teachers' practices enhancing their well-being". Frontiers in Education (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2024.1252222.
    10.3389/feduc.2024.1252222
  4. Guilherme Leite; M. Alves Martins; S. Gaitas; R. Laranjeira; C. Alves; T. Sarabando. "Can peer mediation foster migrant students’ inclusion in mainstream classrooms? An exploratory case study". International Journal of Inclusive Education (2024): https://doi.org/10.1080/13603116.2024.2356209.
    10.1080/13603116.2024.2356209
  5. José Castro Silva; Francisco Peixoto; Adriana Galhoz; Sérgio Gaitas. "Job demands and resources as predictors of well-being in portuguese teachers". European Journal of Teacher Education (2023): https://doi.org/10.1080/02619768.2023.2288552.
    10.1080/02619768.2023.2288552
  6. Sérgio Gaitas; C. Carêto; F. Peixoto; J. Castro Silva. "Differentiated instruction: ‘to be, or not to be, that is the question’". International Journal of Inclusive Education (2022): https://doi.org/10.1080/13603116.2022.2119290.
    10.1080/13603116.2022.2119290
  7. Gaitas, Sérgio; C. Carêto. Autor correspondente: Gaitas, Sérgio. "Educação Inclusiva e as (Insuperáveis?) Fronteiras da Organização Escolar". Curriculo sem Fronteiras (2022): http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1816.
    Publicado • 10.35786/1645-1384.v22.1816
  8. Gaitas, S.; Martins, A.; Fijalkow, J.. "Effective literacy teaching practices in Portugal: A study in first grade". L1 Educational Studies in Language and Literature 17, Open I Open Issue (2017): 1-24. http://dx.doi.org/10.17239/l1esll-2017.17.01.03.
    10.17239/l1esll-2017.17.01.03
  9. Gaitas, Sérgio. "Teacher perceived difficulty in implementing differentiated instructional strategies in primary school". International Journal of Inclusive Education (2016): http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2016.1223180.
    10.1080/13603116.2016.1223180
  10. Gaitas, Sérgio. "Relationships between primary teachers’ beliefs and their practices in relation to writing instruction". Research Papers in Education (2015): http://dx.doi.org/10.1080/02671522.2014.908406.
    10.1080/02671522.2014.908406
  11. Gaitas, Sérgio; Morgado, José. "Educação, diferença e psicologia". (2012): https://doi.org/10.14417/ap.292.
    https://doi.org/10.14417/ap.292
  12. Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Morgado, José António Marques. "Education, difference and psychology". (2010): http://hdl.handle.net/10400.12/263.
  13. Gaitas,Sérgio; Morgado,José. "Educação, diferença e psicologia". (2010): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200010.
  14. Gaitas, S.; Morgado, J.. "Education, psychology and difference,Educação, diferença e psicologia". Analise Psicologica 28 2 (2010): 359-375. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892731713&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.292
Capítulo de livro
  1. Gaitas, Sérgio. "Teaching practices of written language and success in learning to read in the first grade of primary school". In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, 211-225. 2015.
    Publicado
  2. Gaitas, Sérgio. "Teaching practices of written language and success in learning to read in the first grade of primary school". 2015.
  3. Gaitas, Sérgio. "Written language teaching and reading outcomes". In Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lourenço, Sara Isabel Martinho. "A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8793.
  2. Pereira, Rita Fradinho. "Diferenciação pedagógica : caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8791.
  3. Botelho, Margarida Duarte. "A prática do psicólogo em contexto escolar: A construção de uma escola inclusiva". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8834.
  4. Durão, Beatriz Cruz Simões; Gaitas, Sérgio Miguel Protásio. "Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8802.
  5. Rocha, Beatriz Esquível Rovisco Domingos. "Diferenciação pedagógica : práticas no Jardim de Infância". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8780.
  6. Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade. "A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/9064.
  7. Leite, Guilherme Duarte Baltazar. "E os alunos, também podem ajudar? Um estudo de caso sobre a mediação de pares como prática pedagógica para a inclusão de alunos migrantes". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/9086.
  8. Simões, Patrícia Alexandra de Jesus. "Estratégias promotoras de inclusão numa sala de 1ºCiclo". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8360.
  9. Bonifácio, Islânia Natanielly Mendes. "Análise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância : Um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8489.
  10. Balbino, Filipa Andreia Cardoso. "Diferenciação pedagógica em jardim de infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8459.
  11. Nunes, Joana Ramos Luís Correia. "A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8597.
  12. Félix, Mafalda. "Clima de sala de aula na disciplina de matemática : uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7381.
  13. Gaitas, Sérgio Miguel Protásio. "O ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade: os resultados dos alunos em leitura". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.12/2734.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/08/22 Differentiated students or differentiated instruction? EARLI 2023
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) (Thessaloniki, Grécia)
2023/07/17 Diferenciação pedagógica e bem-estar: A opinião dos alunos I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
2023/07/17 Pressupostos, princípios e práticas de diferenciação pedagógica I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
2023/07/05 School Psychologists perceived efficacy in promoting Inclusive Education 44th Annual Conference of the International School Psychology Association (ISPA)
University of Bologna (Bolonha, Itália)
2022/09/08 Das práticas de diferenciação pedagógica à pedagogia inclusiva I Congresso Internacional De Investigação E Intervenção Em Psicologia Escolar E Da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/08 Diferenciação pedagógica: Que estratégias te ajudam a aprender melhor? I Congresso Internacional De Investigação E Intervenção Em Psicologia Escolar E Da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/20 Fazer diferente para fazer a diferença: Diferenciação pedagógica no ensino da matemática no 2º ciclo Porto International Conference On Research In Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) (Porto, Portugal)
2022/04/20 Teachers' perceptions of differentiated instruction: What can we learn? ATEE 2022 Winter Conference
Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Sestri Levante, Itália)
2019/09/04 Clima de sala de aula da matemática do 2º ciclo e impacto nos resultados escolares. XV Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagoxía.
Universdiade da Coruña. (Corunha, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/12/09 - 2022/12/13 A perceção dos professores sobre o trabalho colaborativo e o papel da liderança na educação inclusiva
Orientador
Educação (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/09/14 - 2022/07/28 A Perceção Dos Alunos Sobre As Práticas Dos Professores Promotoras De Bem-Estar
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/28 A prática do psicólogo em contexto escolar: A construção de uma escola inclusiva
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/26 A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/18 Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/18 Diferenciação pedagógica: Práticas no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/18 Diferenciação Pedagógica: Caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/28 A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/30 Estratégias promotoras de inclusão numa sala de 1ºCiclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/27 Diferenciação Pedagógica em Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2018/10/01 - 2019/12/17 Clima de sala de aula na disciplina de matemática: Uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo do ensino básico.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/06/25 - 2015/06/27 Conference "13º International Conference on Psychology and Education (2015/06/25 - 2015/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013/06/10 - 2013/06/13 Conference held in Paris: Literacies And Effective Learning And Teaching For All and PhD Pre-conference International Association For The Improvement Of Mother Tongue Education (IAIMTE) (2013/06/10 - 2013/06/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/30 - Atual Communication about methodologies in the educational process in formal education.
Seminário
Dia Internacional da Cidade Educadora: Escutar a Cidade para a Transformar.
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 Comunication entitled: Social interaction, knowledge and school: learning through communication.
Encontro
IV Encontro IDEA sob o tema: “Investigar Hoje para Construir Amanhã"
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018/09/04 - 2018/09/05 Communication: The languages of Inclusive Education: The paths less traveled
Encontro
Na Vanguarda das Literacias.
Câmara Municipal de Seia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/22 Das conceções ás praticas de avaliação e estimulação do desenvolvimento na leitura, por professores de primeiro ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Fátima Maria Gonçalves Pereira Trindade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/04/27 Grade retention and the affective components of learning: effects on students’ self-concept, self-esteem, goal orientations, and school belonging
Arguente
Joana Cândido Pipa (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021/07/29 Highscope no 1º Ciclo - A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aula
Presidente do júri
Inês Ferreira Rodrigues (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2018/04/06 Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
Arguente principal
Dina Paula De Oliveira Sereno (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015/01/27 As Práticas de Ensino e a sua Relação com os resultados em leitura no 1º e 3º ano de Escolaridade
Arguente principal
Laura Maria Caleca Lampreia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02/01 - Atual Inclusion and pedagogical differentiation Educação de Infância (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/02/01 - Atual Theories and practices of inclusion and pedagogical differentiation Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/10/10 - Atual Questions and educational issues Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017/02/22 - Atual Education, Society and Culture Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016/02/12 - Atual Educational intervention and special educational needs Psicologia da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015/10/01 - 2020/07/01 Educational Psychology Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/05/05 Article publication "retrospective of a deep love: the proximity needed in distance education" Le Monde Diplomatique