Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sérgio Gaitas
Nomes de citação
- Gaitas, Sérgio
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2616-F6BA-1C17
- ORCID iD
- 0000-0002-7367-2321
Endereços de correio eletrónico
- sgaitas@ispa.pt (Profissional)
- smpgaitas@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/04/01
Concluído
|
Special Educational Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2014/03/03
Concluído
|
Sciences de l’éducation (Docteur)
Université Toulouse Jean Jaurès, França
"L'enseignement de la lecture-écriture au cours preparatóire: Les résultats des élèves en lecture." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Trés honorable avec félicitations du jury |
2014/03/03
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O ensino da linguagem escrita no 1º ano de escolaridade: Os resultados dos alunos em leitura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom com distinção e louvor |
2006/09/01 - 2009/06/18
Concluído
|
Educational Psychology (Mestrado)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Relationships be-tween primary teachers’ beliefs and their practices in relation to writing instruction." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good |
2001/09/15 - 2006/12/15
Concluído
|
Educational Psychology (Licenciatura)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Differentiated instruction: Teachers and pupils views" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/04 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015 - 2020/07/31 | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal (...) |
||
2015 - 2019 | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/05/11 - Atual | Inservice teacher training | Centro de Formação do Litoral Alentejano, Portugal |
2015/09/01 - 2023/08/31 | Pedagogical Director | A Voz do Operário, Portugal |
A Voz do Operário, Portugal | ||
2008/02/06 - 2009/12/31 | Educational Psychologist | COOPERATIVE OF EDUCATION AND REHABILITATION OF CITIZENS WITH DISABILITIES (CERCI), Portugal |
COOPERATIVE OF EDUCATION AND REHABILITATION OF CITIZENS WITH DISABILITIES (CERCI), Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/09/01 - 2013/08/31 | The teaching of reading and writing in the 1st year of primary school: the results of students in reading
FCT - DFRH - SFRH/BD/64630/2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/08/22 | Differentiated students or differentiated instruction? | EARLI 2023
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) (Thessaloniki, Grécia)
|
2023/07/17 | Diferenciação pedagógica e bem-estar: A opinião dos alunos | I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
|
2023/07/17 | Pressupostos, princípios e práticas de diferenciação pedagógica | I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
|
2023/07/05 | School Psychologists perceived efficacy in promoting Inclusive Education | 44th Annual Conference of the International School Psychology Association (ISPA)
University of Bologna (Bolonha, Itália)
|
2022/09/08 | Das práticas de diferenciação pedagógica à pedagogia inclusiva | I Congresso Internacional De Investigação E Intervenção Em Psicologia Escolar E Da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09/08 | Diferenciação pedagógica: Que estratégias te ajudam a aprender melhor? | I Congresso Internacional De Investigação E Intervenção Em Psicologia Escolar E Da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/20 | Fazer diferente para fazer a diferença: Diferenciação pedagógica no ensino da matemática no 2º ciclo | Porto International Conference On Research In Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) (Porto, Portugal)
|
2022/04/20 | Teachers' perceptions of differentiated instruction: What can we learn? | ATEE 2022 Winter Conference
Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Sestri Levante, Itália)
|
2019/09/04 | Clima de sala de aula da matemática do 2º ciclo e impacto nos resultados escolares. | XV Congresso Internacional Galego-Portugês de Psicopedagoxía.
Universdiade da Coruña. (Corunha, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/12/09 - 2022/12/13 | A perceção dos professores sobre o trabalho colaborativo e o papel da liderança na educação inclusiva
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2021/09/14 - 2022/07/28 | A Perceção Dos Alunos Sobre As Práticas Dos Professores Promotoras De Bem-Estar
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/28 | A prática do psicólogo em contexto escolar: A construção de uma escola inclusiva
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/26 | A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/18 | Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/18 | Diferenciação pedagógica: Práticas no Jardim de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/18 | Diferenciação Pedagógica: Caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/12/28 | A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/30 | Estratégias promotoras de inclusão numa sala de 1ºCiclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/27 | Diferenciação Pedagógica em Jardim de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/12/17 | Clima de sala de aula na disciplina de matemática: Uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo
do ensino básico.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/06/25 - 2015/06/27 | Conference "13º International Conference on Psychology and Education (2015/06/25 - 2015/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2013/06/10 - 2013/06/13 | Conference held in Paris: Literacies And Effective Learning And Teaching For All and PhD Pre-conference International Association
For The Improvement Of Mother Tongue Education (IAIMTE) (2013/06/10 - 2013/06/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/30 - Atual | Communication about methodologies in the educational process in formal education.
Seminário
|
Dia Internacional da Cidade Educadora: Escutar a Cidade para a Transformar.
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
|
2018/11/15 - 2018/11/17 | Comunication entitled: Social interaction, knowledge and school: learning through communication.
Encontro
|
IV Encontro IDEA sob o tema: “Investigar Hoje para Construir Amanhã"
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2018/09/04 - 2018/09/05 | Communication: The languages of Inclusive Education: The paths less traveled
Encontro
|
Na Vanguarda das Literacias.
Câmara Municipal de Seia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/22 | Das conceções ás praticas de avaliação e estimulação do desenvolvimento na leitura, por professores de primeiro ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Fátima Maria Gonçalves Pereira Trindade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023/04/27 | Grade retention and the affective components of learning: effects on students’ self-concept, self-esteem, goal orientations,
and school belonging
Arguente
|
Joana Cândido Pipa (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/07/29 | Highscope no 1º Ciclo - A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aula
Presidente do júri
|
Inês Ferreira Rodrigues (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2018/04/06 | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
Arguente principal
|
Dina Paula De Oliveira Sereno (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015/01/27 | As Práticas de Ensino e a sua Relação com os resultados em leitura no 1º e 3º ano de Escolaridade
Arguente principal
|
Laura Maria Caleca Lampreia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02/01 - Atual | Inclusion and pedagogical differentiation | Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2020/02/01 - Atual | Theories and practices of inclusion and pedagogical differentiation | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018/10/10 - Atual | Questions and educational issues | Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017/02/22 - Atual | Education, Society and Culture | Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2016/02/12 - Atual | Educational intervention and special educational needs | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015/10/01 - 2020/07/01 | Educational Psychology | Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/05/05 | Article publication "retrospective of a deep love: the proximity needed in distance education" | Le Monde Diplomatique |