???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe T Moreira
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Moreira, Filipe
  • Moreira, F. T.

Identificadores de autor

Ciência ID
2018-EB0B-151E
ORCID iD
0000-0002-3461-9827
Scopus Author Id
Scopus Author ID: 57189391413

Websites

  • filipetmoreira.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2016/10 - 2021/04
Concluído
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Internet das Coisas em Contextos de Educação: Tecnologias, Potencialidades, Desafios e Mudanças de Paradigmas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015
Concluído
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2021 Formador Universidade de Aveiro, Portugal
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal
2017/10 - 2020/11 Bolseiro de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/10/01 - 2017/09/30 Bolseiro de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/01/02 - 2016/09/30 Formador e Especialista em Educação Code For All, Portugal
2014/10/21 - 2015/01/10 Formador Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2014/09/20 - 2014/10/20 Formador Forminho – Consultoria de Gestão e Formação, Lda, Portugal
2014/02/01 - 2014/06/12 Professor Estagiário Escola Básica das Barrocas, Portugal
2013/09/20 - 2013/12/15 Professor estagiário Colégio Dom José, Portugal
2005/04/04 - 2009/04/03 Furriel Exército Português, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023/09 D-VET
KA220-VET-1855D80E
Investigador
European Commission
Em curso
2017 - 2019/10 TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
Investigador
Erasmus Plus

European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moreira, F. T.; Oliveira, D.. "Tangible programed robot and its use in education". Trabalho apresentado em 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, 2022.
    Publicado
  2. "Projeto-piloto Safeweb: Desenvolvimento de um currículo de literacia digital para crianças e jovens em Portugal". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2021.
    Publicado
  3. Moreira, Filipe. "Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141106
  4. Moreira, Filipe. "Enhancing Learnings with Internet of Things: PAprICa project". 2019.
    10.23919/cisti.2019.8760610
  5. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas". 2019.
  6. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: um projeto em autonomia e flexibilidade curricular". 2019.
  7. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Learning with the Internet of Things". Trabalho apresentado em INTED2019, 2019.
    Publicado
  8. Moreira, F.T.; Vairinhos, M.; Ramos, F.. "Internet of Things in education: A tool for science learning,Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências". 2018.
    10.23919/CISTI.2018.8399234
  9. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o meio". 2018.
  10. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração". Trabalho apresentado em Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning, Lisboa, 2018.
    Publicado
  11. Moreira, F. T.. "PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental.". Trabalho apresentado em VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), 2018.
    Publicado
  12. Moreira, Filipe. "O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário". 2017.
  13. Moreira, Filipe. "Projeto Piloto "Academia de Código Júnior": Perceções de Alunos e Professores". 2016.
  14. Moreira, Filipe. "Junior Code Academy: a pilot project". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451667
  15. Moreira, F. T.. "Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores". Trabalho apresentado em IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, 2016.
    Publicado
  16. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  17. Moreira, F. T.. "Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal". Trabalho apresentado em STEM-ATEM-ICEM International Conference, Medelin, 2015.
    Publicado
  18. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior – Um projeto piloto.". Trabalho apresentado em XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2015.
    Publicado
  19. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2012.
Artigo em jornal
  1. "Tráfico e exploração de crianças em crescendo", Diário da Feira, 2021, https://diariodafeira.com/?p=51761&fbclid=IwAR3l6S_t0-i4ehFcVhApT7fHuDvUJSokH0TEoa7Whl25gipdqfTAQEcu6bA.
  2. "Homenagear os portugueses que morreram na 2.ª Guerra Mundial", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=49315.
  3. "Como ficam as crianças no meio disto tudo?", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=47934.
Artigo em revista
  1. Natália Pestana; Carolina Almeida; Filipe Moreira; Maria José Loureiro. "Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal". Revista e-Curriculum 19 4 (2021): https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581
  2. "A Programação Tangível e a Matemática nos 1.º e 2.º CEB". Educação e Matemática 162 (2021): 55-58. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2745.
    Publicado
  3. Moreira, Filipe T.; Cabrita, Isabel; Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília. "Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn". (2020): http://hdl.handle.net/10773/30244.
  4. Conde, Ângelo Silva; Magalhães, Andreia; Moreira, Filipe Tavares. "Uma visão da Internet das Coisas na imprensa nacional: o jornal Observador". (2018): http://hdl.handle.net/10773/28796.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1780
  5. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  6. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  7. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Approaching the plant theme in an ESD context guided towards critical thinking in the first cycle of basic education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3567.
    10.34624/id.v8i1.3567
Capítulo de livro
  1. Maria José Loureiro; Filipe T. Tavares Moreira; Susana Senos. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO". In A Friendly Robot. 2022.
    10.4018/978-1-6684-2411-7.ch041
  2. Maria José Loureiro; Cecília Vieira Guerra; Isabel Cabrita; Filipe T. Moreira. "Multiple Case Studies About Robotics in Compulsory Education". In A Contribution to Changing Policies in Four European Countries, 100-129. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch006
  3. Moreira, Filipe; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Conceptualization of Hypersituation as Result of IoT in Education". In The Internet of Things for Education. Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-7383-5_6
  4. Moreira, F. T.. "Internet of Things in Education: A Reflection from Fieldwork About Hypersituated Experience". 97-122. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-85720-2_7
  5. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Open IoT technologies in the classroom: a case study on the student’s perception". IEEE, 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9141106
  6. Loureiro, M. José; Filipe T. Moreira; Susana Senos. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO". In A Friendly Robot. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch006
  7. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação: uma proposta de integração". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  8. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental". Editora Positivo, 2018.
  9. Moreira, Filipe. "The Power of the Internet of Things in Education: An Overview of Current Status and Potential". 2017.
    10.1007/978-3-319-61322-2_6
Livro
  1. Moreira, Filipe. Framework for using tangible programming concepts to stimulate learning of STEM subjects at primary school. UA Editora. 2020.
    10.34624/SJCA-KV54
  2. Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília; Cabrita, Isabel; Moreira, Filipe T.; Gonçalves, Daniel; Queiroz, João. Teachers' training handbook: tangible programming and inclusion in educational context. UA Editora. 2020.
  3. Gonçalves, Daniel; Queiroz, João; Costa, Pedro; Cabrita, Isabel; Guerra, Cecília; Loureiro, Maria José; Moreira, Filipe T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. UA Editora. 2020.
    10.34624/bpy8-4n33
  4. Moreira, F. T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. Portugal: UA Editora. 2020.
    10.34624/BPY8-4N33
  5. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges. Portugal: UA Editora. 2018.
Poster em conferência
  1. Moreira, F. T.. "Comunicar STEAM a adolescentes envolvendo-os em processos de cocriação de recursos didáticos". Trabalho apresentado em SciCom PT 2019, 2019.
  2. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas em contextos de Educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". Trabalho apresentado em Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
  3. Moreira, F. T.. "Conceitos Básicos de Programação em Colaboração com o MI-GO". Trabalho apresentado em Teaching Day’16, 2016.
  4. Moreira, F. T.. "Hábitos e representações de alunos do 1ºCEB acerca dos videojogos". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’16, 2016.
  5. Moreira, F. T.. "MI-GO: A friendly robot to introduce computational thinking". Trabalho apresentado em STEM-ATEM-ICEM International Conference, 2016.
  6. Moreira, F. T.. "Que “línguas” conheces? Português, Inglês e… Scratch – O projeto Academia de Código Júnior". Trabalho apresentado em Teaching day UA – Interação com a Comunidade, Oportunidades e experiências de ensino/aprendizagem., 2015.
  7. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Trabalho apresentado em Challenges 2015 – Meio século das TIC na Educação, 2015.
  8. Moreira, F. T.. "Tic na Educação Básica: Reflexão em torno das atividades e do uso do Facebook.". Trabalho apresentado em IC@Portugal13-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2013.
  9. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 12.º Colóquio internacional Psicologia e Educação, 2012.
Relatório
  1. 2015. Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1.ºCEB. http://hdl.handle.net/10773/16018.
Resumo em conferência
  1. Moreira, F. T.. "PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, Vale de Cambra, 2019.
    Publicado
  2. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio.". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, 2018.
    Publicado
  3. Moreira, F. T.. "PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN". Trabalho apresentado em 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Moreira, F. T.. "Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação, 2017.
    Publicado
  5. Moreira, F. T.. "MI-GO, uma abordagem inicial à programação". Trabalho apresentado em TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2016.
    Publicado
  6. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto". Trabalho apresentado em TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Moreira, F. T.. "A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2021. https://ria.ua.pt/handle/10773/31443.
  2. Moreira, F. T.. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16018.
Website
  1. Moreira, F. T.. PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas. 2018. http://paprica.web.ua.pt.
  2. Moreira, F. T.. Internet das Coisas na Educação. 2016. https://idcnaedu.wordpress.com/.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. 2022. "A odisseia do Zeca". Portugal: Alfarroba.

Outros

Outra produção
  1. TangIn European teachers training course on tangible programming. Curso com o objetivo de desenvolver nos formandos – professores dos 1.º e 2.º CEB – competências pedagógico-didáticas para promover a inclusão, desenvolver o pensamento computacional e, em particular, a aprendizagem de conceitos e de ferramentas de programação tangível no âmbito das áreas STEM. Este curso foi acreditado pela UA com 2ECTS para o (54 horas) para o 2º ciclo de estudos.. 2019.
  2. PAprICa (protótipos). Três dispositivos baseados em tecnologia de Internet das Coisas concebidos para serem utilizados em aulas de Ciências Naturais e de Físicas do 3.º ciclo do Ensino Básico Português.. 2018. http://paprica.web.ua.pt/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04 Cibersegurança ou uma questão de sobrevivência? Dias da Comunicação Social
ESEV/IPV (Viseu)
2022/03 IoT@schools, PAprICa project Mostra de trabalhos no âmbito da residência do Professor Bruce Lewenstein.
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/02 A programação de robôs como forma de promoção do pensamento computacional: da formação de professores aos projetos com alunos no 1.º e 2.º CEB I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿
Universidade do Minho (Braga)
2022/01 A Internet das Coisas: o presente e o futuro Conversas às quartas
AEAnadia (Anadia, Portugal)
2021/10 Riscos do Digital para os Alunos e a Escola Riscos do Digital para os Alunos e a Escola
Centro de Formação da FENPROF
2021/10 PROJETO-PILOTO SAFEWEB: DESENVOLVIMENTO DE CURRICULO DE LITERACIA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
UFMA (Brasil)
2021/04 Tecnologias Emergentes, preparem-se pais! III Oficinas SafeWeb Probranca
Probranca
2021 Pensamento Computacional- o que é e como potenciar? II Lamego Educa
Câmara Municipal de Lamego (Lamego, Portugal)
2020 Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
2019 Painel da Disquete às Coisas da Internet 4.º PIC.TIC
ccTICua (Viseu, Portugal)
2019 A Internet das Coisas em contextos educativos Fórum de Educação da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2019 LEARNING WITH THE INTERNET OF THINGS INTED2019
IATED (Espanha)
2019 Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
ccTICua, Educom (Portugal)
2019 PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente
ESE/IPP (Porto, Portugal)
2018/05 Internet das Coisas para a promoção do sucesso escolar dos alunos Congresso Municipal da Educação de Pinhel – Pinhel Ativo
Câmara Municipal de Pinhel (Pinhel, Portugal)
2018 PAprICa - Potenciar a Internet das Coisas em Educação II Seminário do Programa Doutoral TELSC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Universidade Positivo (Curitiba, Brasil)
2018 Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração V Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
(Cáceres, Espanha)
2018 Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2017/07 Internet das Coisas em Educação Evento Final Probótica
ERTE/DGS (Lisboa, Portugal)
2017 Programação Tangível com Mi-Go Evento Final Probótica
ERTE/DGE (Rio Tinto, Portugal)
2017 Mi-Go em Educação. Fórum de Educação da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2017 O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação
Educom; ccticUA (Portugal)
2016/10/04 Projeto piloto “Academia de Código Júnior: perceções de alunos e de professores IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Universidade Positivo. (Curitiba, Brasil)
2016 Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores TIC Educa 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação
IPLeiria (Leiria, Portugal)
2016 MI-GO, uma abordagem inicial à programação TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA
2015/07 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15 – Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2015 Academia de Código Júnior um Piloto em Ensino da Programação no 1.ºCEB. I Congresso Nacional de Professores de Informática
ANPRI (Lisboa, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior – Um projeto piloto XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
IPSetúbal (Setúbal, Portugal)
2015 Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal ICEM
(Medelin)
2015 Academia de Código: um projeto Piloto IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC.
Educom; ccticUA (Portugal)
2012 MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01 - Atual V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. (2022/05/27 - 2022/05/28)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão Organizadora do TIC@Portugal'22 em Tarouca (2022/07/08 - 2022/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - 2021/07 PIC.TIC Talks (2021/07 - 2021/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021/05 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade Católica Dom Bosco, Brasil

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
2019 - 2019 IV Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TangIn Multiplier Event Portugal (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TIC@Portugal’19 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. Vale de Cambra (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 3.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2018/06 - 2018/06)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Encontro Nacional do Multimédia, Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - 2018 TIC@Portugal’18 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 2.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2017/05 - 2017/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. (2017/07 - 2017/07)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual (2013 - 2013)
Encontro (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/10/12 - 2012/10/13 III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10 - 2012/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2022/06 CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação Madrid
2021 - 2021 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 Setúbal (online)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2021 O projeto piloto SafeWeb foi desenvolvido pela PROBRANCA – Associação para o Desenvolvimento Socio-Cultural da Branca, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” e contou ainda com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro como entidade avaliadora. Com este piloto pretendeu-se desenvolver um guião para a promoção de literacia e cidadania digital, com forte enfoque no uso da Internet, de forma esclarecida e segura, por parte de crianças e jovens (dos 6 aos 15 anos de idade).
2018 - 2020 Projeto “Conhecer o Presente – Projetar o Futuro” da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres com a coordenação do Ccticua. Com este projeto todos os alunos do 1.º CEB do município tiveram contacto com Programação e a Robótica, procedendo-se ainda à capacitação de todos os professores do 1.º CEB para que possam continuar a desenvolver atividades neste âmbito no futuro.
2016 - 2017 Mi-Go bot - teve como objetivo o desenvolvimento de um robô (Mi-Go) programado de forma tangível para ser utilizado como recurso educativo, assim como de atividades associadas.
2016 - 2017 O “Projeto Príncipe” da Sonha Faz Acontece, visou a dinamização de aulas de programação numa escola da Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe.
2013 - 2013 Desenvolvimento de recursos educativos nas áreas curriculares de Português e Matemática para o “Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer” desenvolvido na Casa do Gaiato em Maputo (Moçambique), através da HELPSOL, ONG.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/03 - 2022/07 Unidade Curricular Animação II Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2022/02 Unidade Curricular Animação I Licenciatura em Comunicação Multmédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2022/02 Unidade Curricular Audiovisual e Multimédia Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2021/12 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch e de robôs educativos" (15 horas). Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021/09 - 2021/10 TIC1 - Processador de Texto – Funcionalidades avançadas (UFCD 0755) (Ensino secundário) Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de História e Geografia de Portugal (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Oficina de Escrita (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Tutoria (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2021 - 2021/06 Formação de Professores SCRATCH como ferramenta de resolução de problemas (30 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas - Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, Portugal
2021/03/26 - 2021/03/26 Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/24 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização do AppInventor" (15 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021 - 2021 Oficina de Formação Projetos Educativos com App Inventor (12 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (12 horas) (Outros) Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2020/01/21 - 2020/01/21 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/08 - 2019/01/12 TangIn European teachers training course on tangible programming (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/01 Crianças em perigo por trás dos ecrãs - sobre o facto de o confinamento ter levado ao aumento do cyberbullying Contacto
2017 Grande Entrevista Correio da Feira
2013 Entrevista Jornal Terras da Feira

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/06/18 - Atual "Tudo menos alguma coisa"
2021 - 2021 Grande Entrevista Política
2017 - 2017 Discurso Direto na Rádio Sintonia Feirense Política

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual ICEM - International Council for Educational Media
2019 - Atual Semente - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Fundador/Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica no evento International Conference on Internet of Things, Communication and Intelligent Technology
Membro
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2021 - 2022 Membro da Comissão Científica da CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Membro
Distinções

Outra distinção

2018 Melhor Pitch no Research Summit (sessão 7)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Louvor por serviços prestados
Exército Português, Portugal