???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Filipe T Moreira
Gender
Male

Citation names

  • Moreira, Filipe
  • Moreira, F. T.

Author identifiers

Ciência ID
2018-EB0B-151E
ORCID iD
0000-0002-3461-9827
Scopus Author Id
Scopus Author ID: 57189391413

Websites

  • filipetmoreira.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Media and Communications
Education
Degree Classification
2016/10 - 2021/04
Concluded
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Internet das Coisas em Contextos de Educação: Tecnologias, Potencialidades, Desafios e Mudanças de Paradigmas" (THESIS/DISSERTATION)
2015
Concluded
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB" (THESIS/DISSERTATION)
2012
Concluded
Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - 2021 Formador Universidade de Aveiro, Portugal
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal
2017/10 - 2020/11 Bolseiro de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/10/01 - 2017/09/30 Bolseiro de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/01/02 - 2016/09/30 Formador e Especialista em Educação Code For All, Portugal
2014/10/21 - 2015/01/10 Formador Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2014/09/20 - 2014/10/20 Formador Forminho – Consultoria de Gestão e Formação, Lda, Portugal
2014/02/01 - 2014/06/12 Professor Estagiário Escola Básica das Barrocas, Portugal
2013/09/20 - 2013/12/15 Professor estagiário Colégio Dom José, Portugal
2005/04/04 - 2009/04/03 Furriel Exército Português, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - 2023/09 D-VET
KA220-VET-1855D80E
Researcher
European Commission
Ongoing
2017 - 2019/10 TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
Researcher
Erasmus Plus

European Commission
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Moreira, Filipe. Framework for using tangible programming concepts to stimulate learning of STEM subjects at primary school. UA Editora. 2020.
    10.34624/SJCA-KV54
  2. Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília; Cabrita, Isabel; Moreira, Filipe T.; Gonçalves, Daniel; Queiroz, João. Teachers' training handbook: tangible programming and inclusion in educational context. UA Editora. 2020.
  3. Gonçalves, Daniel; Queiroz, João; Costa, Pedro; Cabrita, Isabel; Guerra, Cecília; Loureiro, Maria José; Moreira, Filipe T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. UA Editora. 2020.
    10.34624/bpy8-4n33
  4. Moreira, F. T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the TangIn toolbox of resources. Portugal: UA Editora. 2020.
    10.34624/BPY8-4N33
  5. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges. Portugal: UA Editora. 2018.
Book chapter
  1. Maria José Loureiro; Filipe T. Tavares Moreira; Susana Senos. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO". In A Friendly Robot. 2022.
    10.4018/978-1-6684-2411-7.ch041
  2. Maria José Loureiro; Cecília Vieira Guerra; Isabel Cabrita; Filipe T. Moreira. "Multiple Case Studies About Robotics in Compulsory Education". In A Contribution to Changing Policies in Four European Countries, 100-129. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch006
  3. Moreira, Filipe; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Conceptualization of Hypersituation as Result of IoT in Education". In The Internet of Things for Education. Springer, 2021.
    Published • 10.1007/978-981-15-7383-5_6
  4. Moreira, F. T.. "Internet of Things in Education: A Reflection from Fieldwork About Hypersituated Experience". 97-122. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-85720-2_7
  5. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Open IoT technologies in the classroom: a case study on the student’s perception". IEEE, 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9141106
  6. Loureiro, M. José; Filipe T. Moreira; Susana Senos. "Introduction to Computational Thinking With MI-GO". In A Friendly Robot. United States, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch006
  7. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação: uma proposta de integração". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  8. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental". Editora Positivo, 2018.
  9. Moreira, Filipe. "The Power of the Internet of Things in Education: An Overview of Current Status and Potential". 2017.
    10.1007/978-3-319-61322-2_6
Conference abstract
  1. Moreira, F. T.. "PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular". Paper presented in TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, Vale de Cambra, 2019.
    Published
  2. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio.". Paper presented in TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC, 2018.
    Published
  3. Moreira, F. T.. "PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN". Paper presented in 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente, Porto, 2018.
    Published
  4. Moreira, F. T.. "Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB". Paper presented in TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação, 2017.
    Published
  5. Moreira, F. T.. "MI-GO, uma abordagem inicial à programação". Paper presented in TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2016.
    Published
  6. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto". Paper presented in TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2015.
    Published
Conference paper
  1. Moreira, F. T.; Oliveira, D.. "Tangible programed robot and its use in education". Paper presented in 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, 2022.
    Published
  2. "Projeto-piloto Safeweb: Desenvolvimento de um currículo de literacia digital para crianças e jovens em Portugal". Paper presented in III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2021.
    Published
  3. Moreira, Filipe. "Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141106
  4. Moreira, Filipe. "Enhancing Learnings with Internet of Things: PAprICa project". 2019.
    10.23919/cisti.2019.8760610
  5. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas". 2019.
  6. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "PAprICa: um projeto em autonomia e flexibilidade curricular". 2019.
  7. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Learning with the Internet of Things". Paper presented in INTED2019, 2019.
    Published
  8. Moreira, F.T.; Vairinhos, M.; Ramos, F.. "Internet of Things in education: A tool for science learning,Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências". 2018.
    10.23919/CISTI.2018.8399234
  9. Moreira, Filipe T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o meio". 2018.
  10. Moreira, F. T.; Vairinhos, Mário; Ramos, Fernando. "Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração". Paper presented in Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning, Lisboa, 2018.
    Published
  11. Moreira, F. T.. "PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental.". Paper presented in VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), 2018.
    Published
  12. Moreira, Filipe. "O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário". 2017.
  13. Moreira, Filipe. "Projeto Piloto "Academia de Código Júnior": Perceções de Alunos e Professores". 2016.
  14. Moreira, Filipe. "Junior Code Academy: a pilot project". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451667
  15. Moreira, F. T.. "Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores". Paper presented in IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, 2016.
    Published
  16. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Paper presented in IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Published
  17. Moreira, F. T.. "Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal". Paper presented in STEM-ATEM-ICEM International Conference, Medelin, 2015.
    Published
  18. Moreira, F. T.. "Academia de Código Júnior – Um projeto piloto.". Paper presented in XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2015.
    Published
  19. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Paper presented in Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2012.
Conference poster
  1. Moreira, F. T.. "Comunicar STEAM a adolescentes envolvendo-os em processos de cocriação de recursos didáticos". Paper presented in SciCom PT 2019, 2019.
  2. Moreira, F. T.. "Internet das Coisas em contextos de Educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". Paper presented in Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 2018.
  3. Moreira, F. T.. "Conceitos Básicos de Programação em Colaboração com o MI-GO". Paper presented in Teaching Day’16, 2016.
  4. Moreira, F. T.. "Hábitos e representações de alunos do 1ºCEB acerca dos videojogos". Paper presented in TIC@Portugal’16, 2016.
  5. Moreira, F. T.. "MI-GO: A friendly robot to introduce computational thinking". Paper presented in STEM-ATEM-ICEM International Conference, 2016.
  6. Moreira, F. T.. "Que “línguas” conheces? Português, Inglês e… Scratch – O projeto Academia de Código Júnior". Paper presented in Teaching day UA – Interação com a Comunidade, Oportunidades e experiências de ensino/aprendizagem., 2015.
  7. Moreira, F. T.. "Academia de Código: um projeto Piloto". Paper presented in Challenges 2015 – Meio século das TIC na Educação, 2015.
  8. Moreira, F. T.. "Tic na Educação Básica: Reflexão em torno das atividades e do uso do Facebook.". Paper presented in IC@Portugal13-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC, 2013.
  9. Moreira, F. T.. "MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar". Paper presented in 12.º Colóquio internacional Psicologia e Educação, 2012.
Journal article
  1. Natália Pestana; Carolina Almeida; Filipe Moreira; Maria José Loureiro. "Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal". Revista e-Curriculum 19 4 (2021): https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581.
    Open access • Published • 10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581
  2. "A Programação Tangível e a Matemática nos 1.º e 2.º CEB". Educação e Matemática 162 (2021): 55-58. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2745.
    Published
  3. Moreira, Filipe T.; Cabrita, Isabel; Loureiro, Maria José; Guerra, Cecília. "Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn". (2020): http://hdl.handle.net/10773/30244.
  4. Conde, Ângelo Silva; Magalhães, Andreia; Moreira, Filipe Tavares. "Uma visão da Internet das Coisas na imprensa nacional: o jornal Observador". (2018): http://hdl.handle.net/10773/28796.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1780
  5. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  6. Moreira, Filipe. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB". Indagatio Didáctica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3911.
  7. Moreira, Filipe T.; Tenreiro-Vieira, Celina. "Approaching the plant theme in an ESD context guided towards critical thinking in the first cycle of basic education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3567.
    10.34624/id.v8i1.3567
Newspaper article
  1. "Tráfico e exploração de crianças em crescendo", Diário da Feira, 2021, https://diariodafeira.com/?p=51761&fbclid=IwAR3l6S_t0-i4ehFcVhApT7fHuDvUJSokH0TEoa7Whl25gipdqfTAQEcu6bA.
  2. "Homenagear os portugueses que morreram na 2.ª Guerra Mundial", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=49315.
  3. "Como ficam as crianças no meio disto tudo?", Diário da Feira, 2020, https://diariodafeira.com/?p=47934.
Report
  1. 2015. Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1.ºCEB. http://hdl.handle.net/10773/16018.
Thesis / Dissertation
  1. Moreira, F. T.. "A internet das coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas". PhD, Universidade de Aveiro, 2021. https://ria.ua.pt/handle/10773/31443.
  2. Moreira, F. T.. "Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB". Master, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16018.
Website
  1. Moreira, F. T.. PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas. 2018. http://paprica.web.ua.pt.
  2. Moreira, F. T.. Internet das Coisas na Educação. 2016. https://idcnaedu.wordpress.com/.

Artistic / Performance

Short fiction
  1. 2022. "A odisseia do Zeca". Portugal: Alfarroba.

Other

Other output
  1. TangIn European teachers training course on tangible programming. Curso com o objetivo de desenvolver nos formandos – professores dos 1.º e 2.º CEB – competências pedagógico-didáticas para promover a inclusão, desenvolver o pensamento computacional e, em particular, a aprendizagem de conceitos e de ferramentas de programação tangível no âmbito das áreas STEM. Este curso foi acreditado pela UA com 2ECTS para o (54 horas) para o 2º ciclo de estudos.. 2019.
  2. PAprICa (protótipos). Três dispositivos baseados em tecnologia de Internet das Coisas concebidos para serem utilizados em aulas de Ciências Naturais e de Físicas do 3.º ciclo do Ensino Básico Português.. 2018. http://paprica.web.ua.pt/.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/04 Cibersegurança ou uma questão de sobrevivência? Dias da Comunicação Social
ESEV/IPV (Viseu)
2022/03 IoT@schools, PAprICa project Mostra de trabalhos no âmbito da residência do Professor Bruce Lewenstein.
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/02 A programação de robôs como forma de promoção do pensamento computacional: da formação de professores aos projetos com alunos no 1.º e 2.º CEB I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿
Universidade do Minho (Braga)
2022/01 A Internet das Coisas: o presente e o futuro Conversas às quartas
AEAnadia (Anadia, Portugal)
2021/10 Riscos do Digital para os Alunos e a Escola Riscos do Digital para os Alunos e a Escola
Centro de Formação da FENPROF
2021/10 PROJETO-PILOTO SAFEWEB: DESENVOLVIMENTO DE CURRICULO DE LITERACIA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
UFMA (Brazil)
2021/04 Tecnologias Emergentes, preparem-se pais! III Oficinas SafeWeb Probranca
Probranca
2021 Pensamento Computacional- o que é e como potenciar? II Lamego Educa
Câmara Municipal de Lamego (Lamego, Portugal)
2020 Open IoT technologies in the classroom — a case study on the student’s perception 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
2019 Painel da Disquete às Coisas da Internet 4.º PIC.TIC
ccTICua (Viseu, Portugal)
2019 A Internet das Coisas em contextos educativos Fórum de Educação da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2019 LEARNING WITH THE INTERNET OF THINGS INTED2019
IATED (Spain)
2019 Abordagens interdisciplinares no 3.º CEB baseadas na Internet das Coisas I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular TIC@Portugal’19 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
ccTICua, Educom (Portugal)
2019 PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL E INCLUSÃO: PROJETO TANGIN 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico – Que Identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente
ESE/IPP (Porto, Portugal)
2018/05 Internet das Coisas para a promoção do sucesso escolar dos alunos Congresso Municipal da Educação de Pinhel – Pinhel Ativo
Câmara Municipal de Pinhel (Pinhel, Portugal)
2018 PAprICa - Potenciar a Internet das Coisas em Educação II Seminário do Programa Doutoral TELSC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas no Ensino Fundamental VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Universidade Positivo (Curitiba, Brazil)
2018 Internet das Coisas em Educação – uma proposta de integração V Congresso Internacional das TIC na Educação – Technology Enhanced Learning
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
(Cáceres, Spain)
2018 Internet das Coisas para uma promoção de abordagens contextualizadas com o Meio TIC@Portugal’18 – Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2017/07 Internet das Coisas em Educação Evento Final Probótica
ERTE/DGS (Lisboa, Portugal)
2017 Programação Tangível com Mi-Go Evento Final Probótica
ERTE/DGE (Rio Tinto, Portugal)
2017 Mi-Go em Educação. Fórum de Educação da Murtosa; Agrupamento de Escolas da Murtosa
Câmara Municipal da Murtosa (Murtosa, Portugal)
2017 O potencial da Internet das Coisas do Ensino Básico e Secundário Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Twitter – uma ferramenta Web 2.0 para a promoção de consciência da diversidade cultural no Pré-escolar e no 1.º CEB TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre a Utilização das TIC em Educação
Educom; ccticUA (Portugal)
2016/10/04 Projeto piloto “Academia de Código Júnior: perceções de alunos e de professores IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e no II Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Universidade Positivo. (Curitiba, Brazil)
2016 Projeto Piloto “Academia de Código Júnior”: Perceções de Alunos e Professores TIC Educa 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o Pensamento Crítico no 1ºCEB V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação
IPLeiria (Leiria, Portugal)
2016 MI-GO, uma abordagem inicial à programação TIC@Portugal16-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA
2015/07 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15 – Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC
Educom; ccticUA (Portugal)
2015 Academia de Código Júnior um Piloto em Ensino da Programação no 1.ºCEB. I Congresso Nacional de Professores de Informática
ANPRI (Lisboa, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior – Um projeto piloto XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
IPSetúbal (Setúbal, Portugal)
2015 Junior Code Academy: An Innovative Project in Portugal ICEM
(Medelin)
2015 Academia de Código: um projeto Piloto IV Conferência Internacional. Investigação, práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)
2015 Academia de Código Júnior no 1º Ciclo – Projeto Piloto TIC@Portugal15-Encontro de professores sobre utilização Educativa das TIC.
Educom; ccticUA (Portugal)
2012 MiniLab do Valado: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar Conferência Internacional, Investigação Práticas e Contextos em Educação
ESECS/IPL (Leiria, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/01 - Current V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. (2022/05/27 - 2022/05/28)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão Organizadora do TIC@Portugal'22 em Tarouca (2022/07/08 - 2022/07/08)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2021 - 2021/07 PIC.TIC Talks (2021/07 - 2021/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021/05 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (2021 - 2021)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade Católica Dom Bosco, Brazil

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
2019 - 2019 IV Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar (2019 - 2019)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TangIn Multiplier Event Portugal (2019 - 2019)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 TIC@Portugal’19 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. Vale de Cambra (2019 - 2019)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 3.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2018/06 - 2018/06)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Encontro Nacional do Multimédia, Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (2018 - 2018)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - 2018 TIC@Portugal’18 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (2018 - 2018)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 2.º Encontro PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1ºCEB e Pré-Escolar. (2017/05 - 2017/05)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 TIC@Portugal’17 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC. (2017/07 - 2017/07)
Meeting (Co-organisor)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual (2013 - 2013)
Meeting (Other)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/10/12 - 2012/10/13 III Encontro Nacional de Educação Básica (2012/10 - 2012/10)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2022 - Current ICEM - International Council for Educational Media
2019 - Current Semente - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Fundador/Presidente

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica no evento International Conference on Internet of Things, Communication and Intelligent Technology
Member
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2021 - 2022 Membro da Comissão Científica da CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Member

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - 2022/06 CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação Madrid
2021 - 2021 Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 Setúbal (online)

Consulting

Activity description Institution / Organization
2020 - 2021 O projeto piloto SafeWeb foi desenvolvido pela PROBRANCA – Associação para o Desenvolvimento Socio-Cultural da Branca, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” e contou ainda com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro como entidade avaliadora. Com este piloto pretendeu-se desenvolver um guião para a promoção de literacia e cidadania digital, com forte enfoque no uso da Internet, de forma esclarecida e segura, por parte de crianças e jovens (dos 6 aos 15 anos de idade).
2018 - 2020 Projeto “Conhecer o Presente – Projetar o Futuro” da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres com a coordenação do Ccticua. Com este projeto todos os alunos do 1.º CEB do município tiveram contacto com Programação e a Robótica, procedendo-se ainda à capacitação de todos os professores do 1.º CEB para que possam continuar a desenvolver atividades neste âmbito no futuro.
2016 - 2017 Mi-Go bot - teve como objetivo o desenvolvimento de um robô (Mi-Go) programado de forma tangível para ser utilizado como recurso educativo, assim como de atividades associadas.
2016 - 2017 O “Projeto Príncipe” da Sonha Faz Acontece, visou a dinamização de aulas de programação numa escola da Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe.
2013 - 2013 Desenvolvimento de recursos educativos nas áreas curriculares de Português e Matemática para o “Projeto ABC – Aprender, Brincar, Crescer” desenvolvido na Casa do Gaiato em Maputo (Moçambique), através da HELPSOL, ONG.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/03 - 2022/07 Unidade Curricular Animação II Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2022/02 Unidade Curricular Animação I Licenciatura em Comunicação Multmédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2022/02 Unidade Curricular Audiovisual e Multimédia Licenciatura em Comunicação Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/10 - 2021/12 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch e de robôs educativos" (15 horas). Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021/09 - 2021/10 TIC1 - Processador de Texto – Funcionalidades avançadas (UFCD 0755) (Ensino secundário) Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de História e Geografia de Portugal (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Disciplina de Oficina de Escrita (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2020/11 - 2021/08/31 Tutoria (Ensino básico 2º ciclo) Agrupamento de Escolas de Búzio, Portugal
2021 - 2021/06 Formação de Professores SCRATCH como ferramenta de resolução de problemas (30 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas - Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, Portugal
2021/03/26 - 2021/03/26 Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/24 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Formação de Professores "Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização do AppInventor" (15 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2021 - 2021 Oficina de Formação Projetos Educativos com App Inventor (12 horas). Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Oficina de Formação (12 horas) (Outros) Centro de Formação Sebastião da Gama, Portugal
2020/01/21 - 2020/01/21 "Formação inicial de professores no âmbito do projeto GEN10S.pt Ação de Curta Duração (4 horas) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/08 - 2019/01/12 TangIn European teachers training course on tangible programming (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Aveiro, Portugal

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2022/01 Crianças em perigo por trás dos ecrãs - sobre o facto de o confinamento ter levado ao aumento do cyberbullying Contacto
2017 Grande Entrevista Correio da Feira
2013 Entrevista Jornal Terras da Feira

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2022/06/18 - Current "Tudo menos alguma coisa"
2021 - 2021 Grande Entrevista Política
2017 - 2017 Discurso Direto na Rádio Sintonia Feirense Política
Distinctions

Other distinction

2018 Melhor Pitch no Research Summit (sessão 7)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Louvor por serviços prestados
Exército Português, Portugal