Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vítor Manuel Ochoa Maia
Nomes de citação
- Maia, Vítor
- Maia, Vítor Ochoa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1F1E-907B-7A42
- ORCID iD
- 0000-0001-5571-6178
Endereços de correio eletrónico
- vitor.maia@edu.ulisboa.pt (Profissional)
- vitormaia@ae-danielsampaio.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09 - 2022/03
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores e Supervisão
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção. |
2015
Concluído
|
Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
"Representações Sociais e colaboração nos processos de educação Inclusiva: um estudo centrado no ensino secundário " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
1995 - 1997
Concluído
|
Ramo de Formação Educacional em Filosofia com Estágio Pedagógico (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 valores |
1990 - 1994
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Bom - 15 valores |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | TASC - Teacher Academy Sustainable Communication
Teacher Board
|
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/12/30 | Extemporize your Educations - EYES
Coordenação/execução
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/23 | Diversity, Equity & Inclusion | Training Course on Diversity, Migrants & Refugees
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
|
2024/05/16 | Portuguese Educational System Organization | Teachers' Training Course on Diversity
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
|
2024/05/08 | Teachers' Professional Identity: The role of In-Service Training | 50th Anniversary of Eekhout Academy
University of Leuven - campus Kortrijk (Kortrijk, Bélgica)
|
2024/05/02 | Designing Inclusive Learning Environments |
University of Leuven - campus Kortrijk (Bruges, Bélgica)
|
2022/07/13 | The Inclusion Challenge: Engaging all teachers as change agents | 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/09 | Understanding Teachers’ Mindsets regarding Differentiated Instruction: Issues related to Curriculum Planning | ECER 2021
EUROPEAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (Genève, Suiça)
|
2020/03/05 | Teacher Training on Differentiated Instruction | BPI 2020
Best Institute Practices (Charlottesville, Estados Unidos)
|
2019/07/17 | Diferenciação pedagógica: crenças dos professores | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/03 | Diferenciação Pedagógica: crenças e práticas dos professores | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/30 | A diferenciação pedagógica como pilar da educação inclusiva | II Encontro de Educação Inclusiva: Diálogos, Pontes e Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada (Almada, Portugal)
|
2019/03/20 | Decreto-Lei nº 54/2018: Principais Desafios e Constrangimentos | 5º Encontro Anual APDJ 20 Anos a Mudar Realidades
APDJ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (Lisboa, Portugal)
|
2019/01/31 | Diferenciação pedagógica: crenças dos professores | XXVI Colóquio AFIRSE Portugal Tempos, Espaçoes e artefactos em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/05 | Formação de professores para uma diferenciação pedagógica inclusiva | IX Encontro de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/28 | Educação Inclusiva: um direito fundamental | I Encontro de Educação Especial - Diálogos, Pontes, Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma (Almada, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/07/05 - 2018/07/06 | IX Fórum de Jovens Investigadores (2018/07/05 - 2018/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/05/17 - 2018/05/17 | Inovação Educativa: porquê e quando
Desafios da educação inclusiva
Simpósio
|
Simpósio Inclusão 2018
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/02/20 - 2018/02/20 | Desafios e possibilidades da Formação Inicial e Contínua de professores na sociedade atual
Seminário
|
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/11/22 - 2017/11/22 | Formação de Professores e Educação Especial
Seminário
|
SemEdEs2017 - Seminário de Formação de Professores e Educação Especial
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/11/18 - 2017/11/18 | Aprendizagem & Emoções... PositivaMente
Encontro
|
V Encontro Nacional de Formadores
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
|
2011/11/24 - 2011/11/26 | Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Outro
|
Colóquio Internacional Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2003/05/29 - 2003/05/30 | Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Outro
|
Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2003/03/13 - 2003/03/14 | Os professores: identidades (re)construídas.
Outro
|
Os professores: identidades (re)construídas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/04 - 2024/05 | Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal | |
2023/11 - 2023/12 | Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal | |
2023/11 - 2023/12 | Ambientes Educativos Inclusivos - opções metodológicas | Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal | |
2023/10/23 - 2023/10/27 | Diversity in Education: Concepts and Approaches | Teachers' Training Course | Eekhout Academy, Bélgica Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal |
2023/04/17 - 2023/04/21 | Critical and Creative Thinking | Teachers' Training Course | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal Eekhout Academy, Bélgica |
2021/11 - 2021/11 | Diferenciação Pedagógica: Dos Princípios às Práticas | Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012/04/13 - 2012/04/14 | Olimpíadas Nacionais de Filosofia (1ª Edição) | Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Portugal |
Distinções
Prémio
2014 | Prémio de Mérito
Ministério da Educação, Portugal
|
Outra distinção
2020 | Bolsa Paper@USA
Fundação Luso-Americana, Portugal
|