???global.info.a_carregar???
Vítor Maia. Concluiu a Licenciatura em Filosofia em 1994 e o Ramo de Formação Educacional com Estágio Pedagógico em Filosofia em 1997 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2015 concluiu o Mestrado em Educação Especial - Domínio cognitivo e motor, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Concluiu o Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, na especialidade de Formação de Professores e Supervisão em 2022, com o título de tese Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica. Orientou inúmeras formações de professores no domínio da educação inclusiva, em especial, no âmbito da diferenciação pedagógica. Tem publicados 5 artigos e 2 capítulos de livro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Manuel Ochoa Maia

Nomes de citação

  • Maia, Vítor
  • Maia, Vítor Ochoa

Identificadores de autor

Ciência ID
1F1E-907B-7A42
ORCID iD
0000-0001-5571-6178

Endereços de correio eletrónico

  • vitor.maia@edu.ulisboa.pt (Profissional)
  • vitormaia@ae-danielsampaio.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017/09 - 2022/03
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores e Supervisão
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção.
2015
Concluído
Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
"Representações Sociais e colaboração nos processos de educação Inclusiva: um estudo centrado no ensino secundário " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
1995 - 1997
Concluído
Ramo de Formação Educacional em Filosofia com Estágio Pedagógico (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
1990 - 1994
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom - 15 valores
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual TASC - Teacher Academy Sustainable Communication
Teacher Board
Em curso
2019/09/01 - 2022/12/30 Extemporize your Educations - EYES
Coordenação/execução
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maia, Vítor. "Crenças dos Professores em relação à Diferenciação Pedagógica". 2020.
  2. Maia, Vítor. "Crenças e práticas dos professores em relação à diferenciação pedagógica". 2020.
  3. Maia, Vítor. "Crenças dos Professores em relação à Diferenciação Pedagógica". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, Lisboa, 2019.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Maia, Vítor. "Understanding teachers’ mindset regarding differentiated instruction: issues related to curriculum planning", International Journal of Inclusive Education, 2023, https://doi.org/10.1080/13603116.2023.2245831.
Artigo em revista
  1. Maia, Vítor. "A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva". Revista Exitus (2020): http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1147.
    10.24065/2237-9460.2020v10n0id1147
Capítulo de livro
  1. Maia, Vítor. "A diferenciação pedagógica como promotora da participação em sala de aula de todos os alunos". In Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise, 101-112. Lisboa, Portugal, 2021.
    Publicado
  2. Maia, Vítor. "A formação contínua de professores para a mudança educacional". Portugal, 2019.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/23 Diversity, Equity & Inclusion Training Course on Diversity, Migrants & Refugees
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
2024/05/16 Portuguese Educational System Organization Teachers' Training Course on Diversity
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
2024/05/08 Teachers' Professional Identity: The role of In-Service Training 50th Anniversary of Eekhout Academy
University of Leuven - campus Kortrijk (Kortrijk, Bélgica)
2024/05/02 Designing Inclusive Learning Environments
University of Leuven - campus Kortrijk (Bruges, Bélgica)
2022/07/13 The Inclusion Challenge: Engaging all teachers as change agents 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/09 Understanding Teachers’ Mindsets regarding Differentiated Instruction: Issues related to Curriculum Planning ECER 2021
EUROPEAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (Genève, Suiça)
2020/03/05 Teacher Training on Differentiated Instruction BPI 2020
Best Institute Practices (Charlottesville, Estados Unidos)
2019/07/17 Diferenciação pedagógica: crenças dos professores III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/03 Diferenciação Pedagógica: crenças e práticas dos professores IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/30 A diferenciação pedagógica como pilar da educação inclusiva II Encontro de Educação Inclusiva: Diálogos, Pontes e Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada (Almada, Portugal)
2019/03/20 Decreto-Lei nº 54/2018: Principais Desafios e Constrangimentos 5º Encontro Anual APDJ 20 Anos a Mudar Realidades
APDJ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (Lisboa, Portugal)
2019/01/31 Diferenciação pedagógica: crenças dos professores XXVI Colóquio AFIRSE Portugal Tempos, Espaçoes e artefactos em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/05 Formação de professores para uma diferenciação pedagógica inclusiva IX Encontro de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/28 Educação Inclusiva: um direito fundamental I Encontro de Educação Especial - Diálogos, Pontes, Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma (Almada, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/07/05 - 2018/07/06 IX Fórum de Jovens Investigadores (2018/07/05 - 2018/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/05/17 - 2018/05/17 Inovação Educativa: porquê e quando Desafios da educação inclusiva
Simpósio
Simpósio Inclusão 2018
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/02/20 - 2018/02/20 Desafios e possibilidades da Formação Inicial e Contínua de professores na sociedade atual
Seminário
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/11/22 - 2017/11/22 Formação de Professores e Educação Especial
Seminário
SemEdEs2017 - Seminário de Formação de Professores e Educação Especial
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/11/18 - 2017/11/18 Aprendizagem & Emoções... PositivaMente
Encontro
V Encontro Nacional de Formadores
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
2011/11/24 - 2011/11/26 Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Outro
Colóquio Internacional Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/05/29 - 2003/05/30 Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Outro
Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/03/13 - 2003/03/14 Os professores: identidades (re)construídas.
Outro
Os professores: identidades (re)construídas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/04 - 2024/05 Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/11 - 2023/12 Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/11 - 2023/12 Ambientes Educativos Inclusivos - opções metodológicas Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/27 Diversity in Education: Concepts and Approaches Teachers' Training Course Eekhout Academy, Bélgica

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/21 Critical and Creative Thinking Teachers' Training Course Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal

Eekhout Academy, Bélgica
2021/11 - 2021/11 Diferenciação Pedagógica: Dos Princípios às Práticas Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012/04/13 - 2012/04/14 Olimpíadas Nacionais de Filosofia (1ª Edição) Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Prémio de Mérito
Ministério da Educação, Portugal

Outra distinção

2020 Bolsa Paper@USA
Fundação Luso-Americana, Portugal