???global.info.a_carregar???
Vítor Maia. Concluiu a Licenciatura em Filosofia em 1994 e o Ramo de Formação Educacional com Estágio Pedagógico em Filosofia em 1997 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2015 concluiu o Mestrado em Educação Especial - Domínio cognitivo e motor, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Concluiu o Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, na especialidade de Formação de Professores e Supervisão em 2022, com o título de tese Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica. Orientou inúmeras formações de professores no domínio da educação inclusiva, em especial, no âmbito da diferenciação pedagógica. Tem publicados 5 artigos e 2 capítulos de livro.
Identification

Personal identification

Full name
Vítor Manuel Ochoa Maia

Citation names

  • Maia, Vítor
  • Maia, Vítor Ochoa

Author identifiers

Ciência ID
1F1E-907B-7A42
ORCID iD
0000-0001-5571-6178

Email addresses

  • vitor.maia@edu.ulisboa.pt (Professional)
  • vitormaia@ae-danielsampaio.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Philosophy, Ethics and Religion - Philosophy
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Advanced (C1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2017/09 - 2022/03
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Formação de Professores e Supervisão
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação de Professores para a Diferenciação Pedagógica " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com Distinção.
2015
Concluded
Educação Especial (Mestrado)
Major in Área de especialização: Domínio Cognitivo e Motor
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
"Representações Sociais e colaboração nos processos de educação Inclusiva: um estudo centrado no ensino secundário " (THESIS/DISSERTATION)
19 valores
1995 - 1997
Concluded
Ramo de Formação Educacional em Filosofia com Estágio Pedagógico (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
1990 - 1994
Concluded
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom - 15 valores
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1996 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023 - Current TASC - Teacher Academy Sustainable Communication
Teacher Board
Ongoing
2019/09/01 - 2022/12/30 Extemporize your Educations - EYES
Coordenação/execução
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Maia, Vítor. "A diferenciação pedagógica como promotora da participação em sala de aula de todos os alunos". In Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise, 101-112. Lisboa, Portugal, 2021.
    Published
  2. Maia, Vítor. "A formação contínua de professores para a mudança educacional". Portugal, 2019.
Conference paper
  1. Maia, Vítor. "Crenças dos Professores em relação à Diferenciação Pedagógica". 2020.
  2. Maia, Vítor. "Crenças e práticas dos professores em relação à diferenciação pedagógica". 2020.
  3. Maia, Vítor. "Crenças dos Professores em relação à Diferenciação Pedagógica". Paper presented in III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, Lisboa, 2019.
    Published
Journal article
  1. Maia, Vítor. "A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva". Revista Exitus (2020): http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1147.
    10.24065/2237-9460.2020v10n0id1147
Newspaper article
  1. Maia, Vítor. "Understanding teachers’ mindset regarding differentiated instruction: issues related to curriculum planning", International Journal of Inclusive Education, 2023, https://doi.org/10.1080/13603116.2023.2245831.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/05/23 Diversity, Equity & Inclusion Training Course on Diversity, Migrants & Refugees
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
2024/05/16 Portuguese Educational System Organization Teachers' Training Course on Diversity
Eekhout Academy & CF AlmadaForma (Almada, Portugal)
2024/05/08 Teachers' Professional Identity: The role of In-Service Training 50th Anniversary of Eekhout Academy
University of Leuven - campus Kortrijk (Kortrijk, Belgium)
2024/05/02 Designing Inclusive Learning Environments
University of Leuven - campus Kortrijk (Bruges, Belgium)
2022/07/13 The Inclusion Challenge: Engaging all teachers as change agents 1st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/09 Understanding Teachers’ Mindsets regarding Differentiated Instruction: Issues related to Curriculum Planning ECER 2021
EUROPEAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (Genève, Switzerland)
2020/03/05 Teacher Training on Differentiated Instruction BPI 2020
Best Institute Practices (Charlottesville, United States)
2019/07/17 Diferenciação pedagógica: crenças dos professores III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/03 Diferenciação Pedagógica: crenças e práticas dos professores IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/30 A diferenciação pedagógica como pilar da educação inclusiva II Encontro de Educação Inclusiva: Diálogos, Pontes e Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada (Almada, Portugal)
2019/03/20 Decreto-Lei nº 54/2018: Principais Desafios e Constrangimentos 5º Encontro Anual APDJ 20 Anos a Mudar Realidades
APDJ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (Lisboa, Portugal)
2019/01/31 Diferenciação pedagógica: crenças dos professores XXVI Colóquio AFIRSE Portugal Tempos, Espaçoes e artefactos em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/05 Formação de professores para uma diferenciação pedagógica inclusiva IX Encontro de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/28 Educação Inclusiva: um direito fundamental I Encontro de Educação Especial - Diálogos, Pontes, Mudanças
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma (Almada, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/07/05 - 2018/07/06 IX Fórum de Jovens Investigadores (2018/07/05 - 2018/07/06)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018/05/17 - 2018/05/17 Inovação Educativa: porquê e quando Desafios da educação inclusiva
Symposium
Simpósio Inclusão 2018
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/02/20 - 2018/02/20 Desafios e possibilidades da Formação Inicial e Contínua de professores na sociedade atual
Seminar
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/11/22 - 2017/11/22 Formação de Professores e Educação Especial
Seminar
SemEdEs2017 - Seminário de Formação de Professores e Educação Especial
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/11/18 - 2017/11/18 Aprendizagem & Emoções... PositivaMente
Meeting
V Encontro Nacional de Formadores
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
2011/11/24 - 2011/11/26 Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Other
Colóquio Internacional Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/05/29 - 2003/05/30 Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Other
Estéticas e Artes. Controvérsias para o Século XXI.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/03/13 - 2003/03/14 Os professores: identidades (re)construídas.
Other
Os professores: identidades (re)construídas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/04 - 2024/05 Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/11 - 2023/12 Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/11 - 2023/12 Ambientes Educativos Inclusivos - opções metodológicas Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/27 Diversity in Education: Concepts and Approaches Teachers' Training Course Eekhout Academy, Belgium

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/21 Critical and Creative Thinking Teachers' Training Course Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal

Eekhout Academy, Belgium
2021/11 - 2021/11 Diferenciação Pedagógica: Dos Princípios às Práticas Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2012/04/13 - 2012/04/14 Olimpíadas Nacionais de Filosofia (1ª Edição) Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Portugal
Distinctions

Award

2014 Prémio de Mérito
Ministério da Educação, Portugal

Other distinction

2020 Bolsa Paper@USA
Fundação Luso-Americana, Portugal