Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira
Nomes de citação
- Costa-Pereira, Teresa
- Costa, T.
- Costa-Pereira, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1C1D-921C-3B50
- ORCID iD
- 0000-0002-2231-8269
Endereços de correio eletrónico
- teresa.costa.pereira@hotmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 968917450 (Pessoal)
- 968917450 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09 - 2019/10/02
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2012
Concluído
|
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2007
Concluído
|
Professores do 1.º ciclo do ensino básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/31 - 2020/04/17 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09/23 - 2020/04/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Diretora Editorial | Edições Sala100, Portugal |
2020 - Atual | Colaborador UIDEF | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2018/05/01 - 2024/08/31 | Diretora Pedagógica | Sala100 - Centro de Estudos, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/06 - Atual | Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2007/09/01 - 2016/02/29 | Docente 1.º CEB | Colégio Cesário Verde, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/06 - Atual | InText - Indicadores de qualidade textual: das macro às micro estruturas
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2019 - Atual | Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas? – CEO20
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2017 - Atual | ORISC - Oracy in the school culture
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Tic, Letramento e EaD
0
Investigador
|
Em curso
|
2020/07 - Atual | Desenvolvimento e Qualidade Textual – o que mudou em duas décadas? (DeQ20)
0
Investigador
|
Em curso
|
2019/10 - Atual | Projeto LEcCO – Leitura, Escrita e construção de Conhecimento
Investigador responsável
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Em curso
|
2019 - Atual | Didática do Português
0
Investigador
|
|
2018 - Atual | European Literacy Network - COST Action IS1401
0
Investigador
|
|
2016/12 - 2019/10 | Projeto de intervenção em leitura e escrita - PIELE
Investigador
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05/28 | A82 -CEO20 e DeQ20: Dois projetos, um caminho para a investigação da competência de escrita | X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria (Em formato online). (Leiria (online))
|
2019/08/20 | Um percurso de investigação de palavras difíceis: da escrita de texto ao ditado de palavras. | VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil)
|
2019/08/16 | Trabalho de Projeto, envolvimento do aluno e curiosidade intelectual | III Jornada TLB/CLELP/2nd Publications Meeting/Língua, Linguística e Ensino
Universidade Federal de Paraíba (Brasil)
|
2018/07/20 | Ensino da Escrita, Ortografia e Gramática | Conversas à Boleia da Língua
Agrupamento de Escolas de Caneças (Caneças, Portugal)
|
2018/07/16 | Diferenciação Pedagógica | Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião, Portugal)
|
2018/07/11 | Um corpus de textos do 4.º ano – a perspetiva da ortografia | Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
|
2018/05/15 | Da leitura à escrita: os géneros na sala de aula | Seminário no âmbito da Unidade Curricular Gramática e Texto
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/11 | Ler para aprender- relato de uma experiência | 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/11 | Escrever para aprender – relato de uma intervenção | 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/26 - 2019/06/27 | Comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019/06/26 - 2019/06/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/07/06 - 2018/07/07 | Comissão organizadora IX LPPE | 3 LESE | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização (2018/07/06 - 2018/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/07/05 - 2018/07/06 | Comissão organizadora do IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2018/07/05 - 2018/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/02/03 - 2020/06/20 | MOOC: Contemporary Approaches for University Teaching
Outro
|
|
2019/10/07 - 2019/11/24 | MOOC: Fall 2019 Five-week Massive Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Outro
|
The Chinese University of Hong Kong, Hong Kong
World Learning, Estados Unidos |
2019/02/04 - 2019/02/04 | Ação de Formação para Estudantes do Ensino Superior
Outro
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
|
2018/10/08 - 2018/11/15 | MOOC: DGE: AFC Autonomia e Flexibilidade Curricular (I)
Outro
|
Ministério da Educação, Portugal
|
2017/10/31 - 2018/01/15 | MOOC: ERTE: eTwinning MOOC eTwinning - 1.ª edição
Outro
|
Ministério da Educação, Portugal
|
2013/07/01 - 2013/07/26 | Formação de curta duração “Atividades Pedagógicas do quotidiano da criança"
Oficina (workshop)
|
Global XXI, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/06/26 - 2019/06/27 | X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Entrepalavras (2237-6321) | Programa de Extensao TEIA Entrepalavras |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02/17 - 2020/04/07 | Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2020/01/27 - 2020/04/07 | Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09/23 - 2020/02/15 | Didática do Português no 1.º ciclo | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2019/11/12 - 2019/12/17 | Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/11/11 - 2019/12/16 | Desenvolvimento da Linguagem | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09/25 - 2019/11/15 | Ação de Formação A091T1 - Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? | (Outros) | |
2019/04/30 - 2019/08/31 | Ensino Básico - 1.º Ciclo | (Ensino básico 1º ciclo) | Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal |
2019/01/15 - 2019/04/17 | Ensino Básico - 1.º Ciclo | (Ensino básico 1º ciclo) | Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Portugal |
2018/02/28 - 2018/04/02 | Ensino Básico - 1.º Ciclo | (Ensino básico 1º ciclo) | Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Portugal |
2016/07/05 - 2016/07/05 | Leitura e escrita no currículo: uma proposta didática Oradora convidada do Colóquio FEP 2016 – Formação e Ensino do Português | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal | |
2007/09/01 - 2016/02/29 | Ensino Básico - 1.º Ciclo | (Ensino básico 1º ciclo) | Colégio Cesário Verde, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/07/15 - 2018/07/15 | Páginas de Português | Ler e escrever para construir conhecimento |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Association for Writing Across the Curriculum (AWAC) | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Membro do grupo de formação contínua “A investigação em sala de aula: a ortografia e a aprendizagem da gramática”.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2014 | Concurso nacional "Agora o Escritor És Tu!", da revista VISÃO Júnior
Revista Visão Júnior, Portugal
|