???global.info.a_carregar???
Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2019/10/02 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Mestrado em Mestrado em Didática da Língua Portuguesa em 2012 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação e Licenciatura em Professores do 1.º ciclo do ensino básico em 2007 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. É Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) no(a) Ministério da Educação, Diretora Pedagógica no(a) Sala100 - Centro de Estudos e Colaborador UIDEF no(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 6 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 8 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Didática da Língua Portuguesa; Compreensão na leitura; Acesso ao conhecimento; Manual escolar; Texto expositivo; Escrita; 1.º ciclo do ensino básico; Educação; Formação de Professores; ortografia; escrita de palavras; ditado; Construção de conhecimento; Envolvimento dos alunos; Motivação; Leitura; Ler para aprender; Escrever para aprender; Trabalho de Projeto; Competências Transversais; Expository Texts; Text quality; Orthography; Oracy; Early Education; Teachers; Letramento; Currículo; Metacognição; Estudo do Meio; Coesão; Sequência desccritiva; Sequência explicativa; Texto Expositivo; Qualidade Textual; Conhecimento Ortográfico; Escrita Académica; Géneros; Ensino Superior; Escrita nas Disciplinas; Leitura e compreensão; Práticas de Ensino; Leitura e Escrita; Recursos Didáticos; Leitura; Textos expositivos; Cognição; Organização de sala de aula; Participação dos alunos; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira

Nomes de citação

  • Costa-Pereira, Teresa
  • Costa, T.
  • Costa-Pereira, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
1C1D-921C-3B50
ORCID iD
0000-0002-2231-8269

Endereços de correio eletrónico

  • teresa.costa.pereira@hotmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 968917450 (Pessoal)
  • 968917450 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2019/10/02
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2012
Concluído
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007
Concluído
Professores do 1.º ciclo do ensino básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/31 - 2020/04/17 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/04/07 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/27 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Diretora Editorial Edições Sala100, Portugal
2020 - Atual Colaborador UIDEF Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/05/01 - 2024/08/31 Diretora Pedagógica Sala100 - Centro de Estudos, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/06 - Atual Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2007/09/01 - 2016/02/29 Docente 1.º CEB Colégio Cesário Verde, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/09/06 - Atual InText - Indicadores de qualidade textual: das macro às micro estruturas
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2019 - Atual Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas? – CEO20
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2017 - Atual ORISC - Oracy in the school culture
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Tic, Letramento e EaD
0
Investigador
Em curso
2020/07 - Atual Desenvolvimento e Qualidade Textual – o que mudou em duas décadas? (DeQ20)
0
Investigador
Em curso
2019/10 - Atual Projeto LEcCO – Leitura, Escrita e construção de Conhecimento
Investigador responsável
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2019 - Atual Didática do Português
0
Investigador
2018 - Atual European Literacy Network - COST Action IS1401
0
Investigador
2016/12 - 2019/10 Projeto de intervenção em leitura e escrita - PIELE
Investigador
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa-Pereira, Teresa. "Aprender a ler como fator de inclusão". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão, Lisboa, 2024.
    Publicado
  2. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Trabalho apresentado em 12º Encontro Nacional Dos Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Teresa Costa-Pereira; Inês Alves; Otília Sousa. "Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa". Entrepalavras (2021): https://doi.org/10.22168/2237-6321-22358.
    10.22168/2237-6321-22358
  2. Costa-Pereira, Teresa; Sousa, Otília Costa e. "Compreensão de textos expositivos: avaliação de uma intervenção em leitura no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". EGITANIA SCIENCIA 29 (2021): 205-222. http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia/article/view/449/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Costa-Pereira, Teresa. "O papel da organização da sala de aula e do ditado metalinguístico na iniciação da leitura e da escrita". EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE 11 2 (2021): 6-25. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/4359.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Costa-Pereira, T.. "Comparative analysis of the approach to L1 oracy in Polish and Portuguese early education curricula.". L1 Educational Studies in Language and Literature 20 (2020): 1-17. https://l1.publication-archive.com/download/1/6704.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Teresa Costa-Pereira; Cláudia Faria; Otília Costa Sousa. "A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio". Acta Scientiarum. Language and Culture 41 1 (2019): 45794-45794. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794.
    10.4025/actascilangcult.v41i1.45794
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Centenário de Sophia: um projeto de leitura numa escola TEIP". Palavras - revista em linha 2 (2019): 61-70. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/index.
    Publicado
  7. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes ; Otília Costa Sousa; Teresa Alexandra Costa-Pereira. "Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas". Acta Scientiarum. Language and Culture 40 2 (2018): 41888-41888. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41888.
    10.4025/actascilangcult.v40i2.41888
  8. Otilia Costa e Sousa; Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrita, leitura e aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior.". Exedra 0 (2016):
    Aceite para publicação
  9. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes; Otilia Costa e Sousa; Adriana Cardoso. "Compreensão na leitura num manual de estudo do meio". DA INVESTIGAÇÃO ÀS PRÁTICAS 5 1 (2015): 98-117. http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4422.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa-Pereira, T.; Otilia Costa e Sousa; Sara Pereira. "Literacia em ciências usando ferramentas digitais". In Ensino na educação básica: abordagens teóricas e práticas, 19-38. Natal, Brasil: Editora IFRN, 2023.
    Publicado
  2. Costa-Pereira, Teresa. "Ensinar a ler e a escrever: uma abordagem equilibrada". In Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares, 105-132. Vitória da Conquista, Brasil: Fonema e Grafema, 2022.
    Publicado
  3. Costa-Pereira, T.; Sousa, Otília Costa e. "Compreensão na Leitura: Investigação e Ensino". In ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA Manual do Curso ABC, 361-377. Brasília, Brasil: Ministério da Educação(Brasil), 2021.
    Publicado
  4. Costa-Pereira, T.; Sousa, Otília Costa e. "Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento.". In Investigação e Práticas em Leitura., 87-110. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Publicado
  5. Pereira, Teresa Costa; Sousa, Otília; Matos, Denilson Pereira de. "A escrita com função epistémica em projeto do 1.º ciclo do ensino básico de Lisboa: escrever enquanto processo de organização e construção do conhecimento". CCTA, 2018.
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrever para aprender: do questionamento à construção de conhecimento". In Linguística e ensino: teoria e método, 133-156. João Pessoa, Brasil: Editora UFPB, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Costa-Pereira, T.. Ler e Escrever: Diálogos entre investigação e Práticas - Livro de resumos do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de LIsboa - CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Costa-Pereira, Teresa. Ler e Escrever para Construir Conhecimento. Lisboa, Portugal: Edições Sala100. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "IX Encontro Língua Portuguesa, 4as Jornadas LESE e 3as Jornadas Internacionais de Alfabetização.". Trabalho apresentado em IX Encontro Língua Portuguesa, 4as Jornadas LESE e 3as Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2018.
  2. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no ensino básico". Trabalho apresentado em Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017.
  3. Lago, Nuilane. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Trabalho apresentado em A Aula de Língua como Espaço de Investigação, 2013.
Resumo em conferência
  1. Costa-Pereira, Teresa. "Atividades promotoras do desenvolvimento da escrita no 1º ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em IV Jornada TLB no ano de 2021, Língua e Linguagem: conexões intra e extra linguísticas., 2022.
    Publicado
  2. Costa-Pereira, T.. "A construção de textos e o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa (online), 2021.
    Publicado
  3. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Projeto CEO20: comparar escrita de palavras entre 2000-2019 no 1.º CEB". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2019.
    Publicado
  4. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Atividades potenciadoras do envolvimento dos alunos na aprendizagem: um projeto de intervenção no 4º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - CIEAE2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Leitura e escrita de textos expositivos: investigação, intervenção e formação". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  7. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrita, trabalho de projeto e competências transversais". Trabalho apresentado em EIPE 2019 - IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2019.
    Publicado
  8. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Writing expository text: Writing skills and orthographic knowledge". Trabalho apresentado em 1st Literacy Summit, Porto, 2018.
    Publicado
  9. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Teachers’ actions supporting oracy: A comparison between Portugal and Poland.". Trabalho apresentado em 1st Literacy Summit, Porto, 2018.
    Publicado
  10. Costa-Pereira, T.. "Entre discursos e práticas: a formação do leitor aluno universitário e professor do ensino básico". Trabalho apresentado em Lusoconf – Primeiro Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2018.
    Publicado
  11. Costa-Pereira, T.. "A escrita no currículo: escrever para elaborar conhecimento". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
    Publicado
  12. Costa-Pereira, T.. "Descrever e explicar: os desafios dos textos de Estudo do Meio". Trabalho apresentado em Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Publicado
  13. Costa-Pereira, T.. "A escrita com função epistémica: um percurso de aprendizagem.". Trabalho apresentado em III Encontro Temático APL/ESE, Setúbal, 2018.
    Publicado
  14. Costa-Pereira, T.. "Aprender a escrever textos expositivos: um estudo de intervenção no final do 1.º Ciclo.". Trabalho apresentado em IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, 2018.
    Publicado
  15. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Trabalho apresentado em IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
    Publicado
  16. Costa-Pereira, T.. "Teachers views, atitudes and beliefs on oracy: a comparison between Portugal and Poland.". Trabalho apresentado em Encontro Educational Role of Language III – How do we understand it?, Vilnius, 2018.
  17. Costa-Pereira, T.. "Escrita e leitura no ensino superior: ensino e aprendizagem". Trabalho apresentado em VI SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, Santarém, 2017.
    Submetido
  18. Costa-Pereira, T.. "A Escrita no Ensino Superior: das concepções dos estudantes à escrita nas disciplinas.". Trabalho apresentado em 2ª LESE e III Jornadas Internacionais de Alfabetização, Braga, 2017.
    Publicado
  19. Costa-Pereira, T.. "Ensinar a ler para aprender em Estudo do Meio: resultados de um projeto de intervenção.". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL/ESE, Porto, 2017.
    Publicado
  20. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Publicado
  21. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para aprender: da análise de manuais à proposta de intervenção.". Trabalho apresentado em IV Writing Research Across Borders, Bogotá, 2017.
    Publicado
  22. Jerônimo, Mendes; Kymberli, Souza; Thainá, Carvalho; Fernanda, Silva; Sanderson, Malta. "Ler para aprender: uma proposta didática.". Trabalho apresentado em VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
    Publicado
  23. Anne Beatriz de, Oliveira; Aretuza Bezerra Brito, Ramos. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Temático APL/ESE conjuntamente com o 8.º Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e o 7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa, Lisboa, 2016.
    Publicado
  24. Costa-Pereira, T.. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Trabalho apresentado em VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de Escolaridade -Investigação e Boas Práticas, Lisboa, 2012.
    Publicado
  25. Costa-Pereira, T.. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Trabalho apresentado em 4.º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais Escolares e Contextos Sociais, Lisboa, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Cómo nos convertimos em lectores competentes: El caso de los textos expositivos. Entrevista a Emilio Sanchez Miguel. 2019. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/index.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05/28 A82 -CEO20 e DeQ20: Dois projetos, um caminho para a investigação da competência de escrita X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria (Em formato online). (Leiria (online))
2019/08/20 Um percurso de investigação de palavras difíceis: da escrita de texto ao ditado de palavras. VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil)
2019/08/16 Trabalho de Projeto, envolvimento do aluno e curiosidade intelectual III Jornada TLB/CLELP/2nd Publications Meeting/Língua, Linguística e Ensino
Universidade Federal de Paraíba (Brasil)
2018/07/20 Ensino da Escrita, Ortografia e Gramática Conversas à Boleia da Língua
Agrupamento de Escolas de Caneças (Caneças, Portugal)
2018/07/16 Diferenciação Pedagógica Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião, Portugal)
2018/07/11 Um corpus de textos do 4.º ano – a perspetiva da ortografia Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2018/05/15 Da leitura à escrita: os géneros na sala de aula Seminário no âmbito da Unidade Curricular Gramática e Texto
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2017/07/11 Ler para aprender- relato de uma experiência 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2017/07/11 Escrever para aprender – relato de uma intervenção 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/26 - 2019/06/27 Comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019/06/26 - 2019/06/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/07/06 - 2018/07/07 Comissão organizadora IX LPPE | 3 LESE | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização (2018/07/06 - 2018/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/05 - 2018/07/06 Comissão organizadora do IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2018/07/05 - 2018/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/02/03 - 2020/06/20 MOOC: Contemporary Approaches for University Teaching
Outro
2019/10/07 - 2019/11/24 MOOC: Fall 2019 Five-week Massive Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Outro
The Chinese University of Hong Kong, Hong Kong

World Learning, Estados Unidos
2019/02/04 - 2019/02/04 Ação de Formação para Estudantes do Ensino Superior
Outro
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2018/10/08 - 2018/11/15 MOOC: DGE: AFC Autonomia e Flexibilidade Curricular (I)
Outro
Ministério da Educação, Portugal
2017/10/31 - 2018/01/15 MOOC: ERTE: eTwinning MOOC eTwinning - 1.ª edição
Outro
Ministério da Educação, Portugal
2013/07/01 - 2013/07/26 Formação de curta duração “Atividades Pedagógicas do quotidiano da criança"
Oficina (workshop)
Global XXI, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Entrepalavras (2237-6321) Programa de Extensao TEIA Entrepalavras

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02/17 - 2020/04/07 Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/01/27 - 2020/04/07 Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/02/15 Didática do Português no 1.º ciclo Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2019/11/12 - 2019/12/17 Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/11 - 2019/12/16 Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/25 - 2019/11/15 Ação de Formação A091T1 - Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros)
2019/04/30 - 2019/08/31 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal
2019/01/15 - 2019/04/17 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Portugal
2018/02/28 - 2018/04/02 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Portugal
2016/07/05 - 2016/07/05 Leitura e escrita no currículo: uma proposta didática Oradora convidada do Colóquio FEP 2016 – Formação e Ensino do Português Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/09/01 - 2016/02/29 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Colégio Cesário Verde, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/07/15 - 2018/07/15 Páginas de Português Ler e escrever para construir conhecimento

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Association for Writing Across the Curriculum (AWAC) Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro do grupo de formação contínua “A investigação em sala de aula: a ortografia e a aprendizagem da gramática”.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Concurso nacional "Agora o Escritor És Tu!", da revista VISÃO Júnior
Revista Visão Júnior, Portugal