???global.info.a_carregar???
Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2019/10/02 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Mestrado em Mestrado em Didática da Língua Portuguesa em 2012 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação e Licenciatura em Professores do 1.º ciclo do ensino básico em 2007 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. É Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) no(a) Ministério da Educação, Diretora Pedagógica no(a) Sala100 - Centro de Estudos e Colaborador UIDEF no(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 6 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 8 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Didática da Língua Portuguesa; Compreensão na leitura; Acesso ao conhecimento; Manual escolar; Texto expositivo; Escrita; 1.º ciclo do ensino básico; Educação; Formação de Professores; ortografia; escrita de palavras; ditado; Construção de conhecimento; Envolvimento dos alunos; Motivação; Leitura; Ler para aprender; Escrever para aprender; Trabalho de Projeto; Competências Transversais; Expository Texts; Text quality; Orthography; Oracy; Early Education; Teachers; Letramento; Currículo; Metacognição; Estudo do Meio; Coesão; Sequência desccritiva; Sequência explicativa; Texto Expositivo; Qualidade Textual; Conhecimento Ortográfico; Escrita Académica; Géneros; Ensino Superior; Escrita nas Disciplinas; Leitura e compreensão; Práticas de Ensino; Leitura e Escrita; Recursos Didáticos; Leitura; Textos expositivos; Cognição; Organização de sala de aula; Participação dos alunos; .
Identification

Personal identification

Full name
Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira

Citation names

  • Costa-Pereira, Teresa
  • Costa, T.
  • Costa-Pereira, T.

Author identifiers

Ciência ID
1C1D-921C-3B50
ORCID iD
0000-0002-2231-8269

Email addresses

  • teresa.costa.pereira@hotmail.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 968917450 (Personal)
  • 968917450 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Portuguese Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Intermediate (B1)
English Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2015/09 - 2019/10/02
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2012
Concluded
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio" (THESIS/DISSERTATION)
18 valores
2007
Concluded
Professores do 1.º ciclo do ensino básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/10/31 - 2020/04/17 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/04/07 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2018/02/27 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024/09/01 - Current Diretora Editorial Edições Sala100, Portugal
2020 - Current Colaborador UIDEF Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/05/01 - 2024/08/31 Diretora Pedagógica Sala100 - Centro de Estudos, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019/09/06 - Current Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2007/09/01 - 2016/02/29 Docente 1.º CEB Colégio Cesário Verde, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/09/06 - Current InText - Indicadores de qualidade textual: das macro às micro estruturas
0
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Ongoing
2019 - Current Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas? – CEO20
0
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Ongoing
2017 - Current ORISC - Oracy in the school culture
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Ongoing

Other

Designation Funders
2021 - Current Tic, Letramento e EaD
0
Researcher
Ongoing
2020/07 - Current Desenvolvimento e Qualidade Textual – o que mudou em duas décadas? (DeQ20)
0
Researcher
Ongoing
2019/10 - Current Projeto LEcCO – Leitura, Escrita e construção de Conhecimento
Principal investigator
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Ongoing
2019 - Current Didática do Português
0
Researcher
2018 - Current European Literacy Network - COST Action IS1401
0
Researcher
2016/12 - 2019/10 Projeto de intervenção em leitura e escrita - PIELE
Researcher
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Costa-Pereira, Teresa. Ler e Escrever para Construir Conhecimento. Lisboa, Portugal: Edições Sala100. 2023.
    Published
Book chapter
  1. Costa-Pereira, T.; Otilia Costa e Sousa; Sara Pereira. "Literacia em ciências usando ferramentas digitais". In Ensino na educação básica: abordagens teóricas e práticas, 19-38. Natal, Brazil: Editora IFRN, 2023.
    Published
  2. Costa-Pereira, Teresa. "Ensinar a ler e a escrever: uma abordagem equilibrada". In Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares, 105-132. Vitória da Conquista, Brazil: Fonema e Grafema, 2022.
    Published
  3. Costa-Pereira, T.; Sousa, Otília Costa e. "Compreensão na Leitura: Investigação e Ensino". In ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA Manual do Curso ABC, 361-377. Brasília, Brazil: Ministério da Educação(Brasil), 2021.
    Published
  4. Costa-Pereira, T.; Sousa, Otília Costa e. "Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento.". In Investigação e Práticas em Leitura., 87-110. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Published
  5. Pereira, Teresa Costa; Sousa, Otília; Matos, Denilson Pereira de. "A escrita com função epistémica em projeto do 1.º ciclo do ensino básico de Lisboa: escrever enquanto processo de organização e construção do conhecimento". CCTA, 2018.
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrever para aprender: do questionamento à construção de conhecimento". In Linguística e ensino: teoria e método, 133-156. João Pessoa, Brazil: Editora UFPB, 2018.
    Published
Conference abstract
  1. Costa-Pereira, Teresa. "Atividades promotoras do desenvolvimento da escrita no 1º ciclo do Ensino Básico". Paper presented in IV Jornada TLB no ano de 2021, Língua e Linguagem: conexões intra e extra linguísticas., 2022.
    Published
  2. Costa-Pereira, T.. "A construção de textos e o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa (online), 2021.
    Published
  3. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Projeto CEO20: comparar escrita de palavras entre 2000-2019 no 1.º CEB". Paper presented in II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2019.
    Published
  4. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Atividades potenciadoras do envolvimento dos alunos na aprendizagem: um projeto de intervenção no 4º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - CIEAE2019, Lisboa, 2019.
    Published
  5. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Leitura e escrita de textos expositivos: investigação, intervenção e formação". Paper presented in IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Published
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento". Paper presented in X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.
    Published
  7. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrita, trabalho de projeto e competências transversais". Paper presented in EIPE 2019 - IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2019.
    Published
  8. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Writing expository text: Writing skills and orthographic knowledge". Paper presented in 1st Literacy Summit, Porto, 2018.
    Published
  9. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Teachers’ actions supporting oracy: A comparison between Portugal and Poland.". Paper presented in 1st Literacy Summit, Porto, 2018.
    Published
  10. Costa-Pereira, T.. "Entre discursos e práticas: a formação do leitor aluno universitário e professor do ensino básico". Paper presented in Lusoconf – Primeiro Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2018.
    Published
  11. Costa-Pereira, T.. "A escrita no currículo: escrever para elaborar conhecimento". Paper presented in IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
    Published
  12. Costa-Pereira, T.. "Descrever e explicar: os desafios dos textos de Estudo do Meio". Paper presented in Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Published
  13. Costa-Pereira, T.. "A escrita com função epistémica: um percurso de aprendizagem.". Paper presented in III Encontro Temático APL/ESE, Setúbal, 2018.
    Published
  14. Costa-Pereira, T.. "Aprender a escrever textos expositivos: um estudo de intervenção no final do 1.º Ciclo.". Paper presented in IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, 2018.
    Published
  15. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Paper presented in IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
    Published
  16. Costa-Pereira, T.. "Teachers views, atitudes and beliefs on oracy: a comparison between Portugal and Poland.". Paper presented in Encontro Educational Role of Language III – How do we understand it?, Vilnius, 2018.
  17. Costa-Pereira, T.. "Escrita e leitura no ensino superior: ensino e aprendizagem". Paper presented in VI SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, Santarém, 2017.
    Submitted
  18. Costa-Pereira, T.. "A Escrita no Ensino Superior: das concepções dos estudantes à escrita nas disciplinas.". Paper presented in 2ª LESE e III Jornadas Internacionais de Alfabetização, Braga, 2017.
    Published
  19. Costa-Pereira, T.. "Ensinar a ler para aprender em Estudo do Meio: resultados de um projeto de intervenção.". Paper presented in II Encontro Temático APL/ESE, Porto, 2017.
    Published
  20. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Paper presented in 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Published
  21. Costa-Pereira, T.. "Ler e escrever para aprender: da análise de manuais à proposta de intervenção.". Paper presented in IV Writing Research Across Borders, Bogotá, 2017.
    Published
  22. Jerônimo, Mendes; Kymberli, Souza; Thainá, Carvalho; Fernanda, Silva; Sanderson, Malta. "Ler para aprender: uma proposta didática.". Paper presented in VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
    Published
  23. Anne Beatriz de, Oliveira; Aretuza Bezerra Brito, Ramos. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Paper presented in 1.º Encontro Temático APL/ESE conjuntamente com o 8.º Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e o 7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa, Lisboa, 2016.
    Published
  24. Costa-Pereira, T.. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Paper presented in VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de Escolaridade -Investigação e Boas Práticas, Lisboa, 2012.
    Published
  25. Costa-Pereira, T.. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Paper presented in 4.º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais Escolares e Contextos Sociais, Lisboa, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Costa-Pereira, Teresa. "Aprender a ler como fator de inclusão". Paper presented in 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão, Lisboa, 2024.
    Published
  2. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento.". Paper presented in 12º Encontro Nacional Dos Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Published
Conference poster
  1. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "IX Encontro Língua Portuguesa, 4as Jornadas LESE e 3as Jornadas Internacionais de Alfabetização.". Paper presented in IX Encontro Língua Portuguesa, 4as Jornadas LESE e 3as Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2018.
  2. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no ensino básico". Paper presented in Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017.
  3. Lago, Nuilane. "O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio.". Paper presented in A Aula de Língua como Espaço de Investigação, 2013.
Edited book
  1. Costa-Pereira, T.. Ler e Escrever: Diálogos entre investigação e Práticas - Livro de resumos do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de LIsboa - CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2018.
    Published • Editor
Journal article
  1. Teresa Costa-Pereira; Inês Alves; Otília Sousa. "Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa". Entrepalavras (2021): https://doi.org/10.22168/2237-6321-22358.
    10.22168/2237-6321-22358
  2. Costa-Pereira, Teresa; Sousa, Otília Costa e. "Compreensão de textos expositivos: avaliação de uma intervenção em leitura no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". EGITANIA SCIENCIA 29 (2021): 205-222. http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia/article/view/449/pdf.
    Open access • Published
  3. Costa-Pereira, Teresa. "O papel da organização da sala de aula e do ditado metalinguístico na iniciação da leitura e da escrita". EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE 11 2 (2021): 6-25. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/4359.
    Open access • Published
  4. Costa-Pereira, T.. "Comparative analysis of the approach to L1 oracy in Polish and Portuguese early education curricula.". L1 Educational Studies in Language and Literature 20 (2020): 1-17. https://l1.publication-archive.com/download/1/6704.
    Open access • Published
  5. Teresa Costa-Pereira; Cláudia Faria; Otília Costa Sousa. "A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio". Acta Scientiarum. Language and Culture 41 1 (2019): 45794-45794. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794.
    10.4025/actascilangcult.v41i1.45794
  6. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Centenário de Sophia: um projeto de leitura numa escola TEIP". Palavras - revista em linha 2 (2019): 61-70. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/index.
    Published
  7. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes ; Otília Costa Sousa; Teresa Alexandra Costa-Pereira. "Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas". Acta Scientiarum. Language and Culture 40 2 (2018): 41888-41888. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41888.
    10.4025/actascilangcult.v40i2.41888
  8. Otilia Costa e Sousa; Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. "Escrita, leitura e aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior.". Exedra 0 (2016):
    Accepted
  9. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes; Otilia Costa e Sousa; Adriana Cardoso. "Compreensão na leitura num manual de estudo do meio". DA INVESTIGAÇÃO ÀS PRÁTICAS 5 1 (2015): 98-117. http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4422.
    Published

Other

Other output
  1. Cómo nos convertimos em lectores competentes: El caso de los textos expositivos. Entrevista a Emilio Sanchez Miguel. 2019. Costa-Pereira, Teresa Alexandra Mendes. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/index.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/05/28 A82 -CEO20 e DeQ20: Dois projetos, um caminho para a investigação da competência de escrita X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria (Em formato online). (Leiria (online))
2019/08/20 Um percurso de investigação de palavras difíceis: da escrita de texto ao ditado de palavras. VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Porto de Galinhas, Pernambuco, Brazil)
2019/08/16 Trabalho de Projeto, envolvimento do aluno e curiosidade intelectual III Jornada TLB/CLELP/2nd Publications Meeting/Língua, Linguística e Ensino
Universidade Federal de Paraíba (Brazil)
2018/07/20 Ensino da Escrita, Ortografia e Gramática Conversas à Boleia da Língua
Agrupamento de Escolas de Caneças (Caneças, Portugal)
2018/07/16 Diferenciação Pedagógica Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião, Portugal)
2018/07/11 Um corpus de textos do 4.º ano – a perspetiva da ortografia Formação Contínua de Professores
Agrupamento de Escolas de Torres Vedras (Torres Vedras, Portugal)
2018/05/15 Da leitura à escrita: os géneros na sala de aula Seminário no âmbito da Unidade Curricular Gramática e Texto
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2017/07/11 Ler para aprender- relato de uma experiência 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2017/07/11 Escrever para aprender – relato de uma intervenção 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/06/26 - 2019/06/27 Comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019/06/26 - 2019/06/27)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/07/06 - 2018/07/07 Comissão organizadora IX LPPE | 3 LESE | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização (2018/07/06 - 2018/07/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/05 - 2018/07/06 Comissão organizadora do IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2018/07/05 - 2018/07/06)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020/02/03 - 2020/06/20 MOOC: Contemporary Approaches for University Teaching
Other
2019/10/07 - 2019/11/24 MOOC: Fall 2019 Five-week Massive Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Other
The Chinese University of Hong Kong, Hong Kong SAR China

World Learning, United States
2019/02/04 - 2019/02/04 Ação de Formação para Estudantes do Ensino Superior
Other
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2018/10/08 - 2018/11/15 MOOC: DGE: AFC Autonomia e Flexibilidade Curricular (I)
Other
Ministério da Educação, Portugal
2017/10/31 - 2018/01/15 MOOC: ERTE: eTwinning MOOC eTwinning - 1.ª edição
Other
Ministério da Educação, Portugal
2013/07/01 - 2013/07/26 Formação de curta duração “Atividades Pedagógicas do quotidiano da criança"
Workshop
Global XXI, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018 - Current Association for Writing Across the Curriculum (AWAC) Membro

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018 - 2018 Membro do grupo de formação contínua “A investigação em sala de aula: a ortografia e a aprendizagem da gramática”.
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020/02/17 - 2020/04/07 Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/01/27 - 2020/04/07 Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/02/15 Didática do Português no 1.º ciclo Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2019/11/12 - 2019/12/17 Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/11 - 2019/12/16 Desenvolvimento da Linguagem Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/25 - 2019/11/15 Ação de Formação A091T1 - Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros)
2019/04/30 - 2019/08/31 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal
2019/01/15 - 2019/04/17 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Portugal
2018/02/28 - 2018/04/02 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Portugal
2016/07/05 - 2016/07/05 Leitura e escrita no currículo: uma proposta didática Oradora convidada do Colóquio FEP 2016 – Formação e Ensino do Português Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/09/01 - 2016/02/29 Ensino Básico - 1.º Ciclo (Ensino básico 1º ciclo) Colégio Cesário Verde, Portugal

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2018/07/15 - 2018/07/15 Páginas de Português Ler e escrever para construir conhecimento

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018 - Current Entrepalavras (2237-6321) Programa de Extensao TEIA Entrepalavras
Distinctions

Award

2014 Concurso nacional "Agora o Escritor És Tu!", da revista VISÃO Júnior
Revista Visão Júnior, Portugal