???global.info.a_carregar???
In brief, it can be said that I have been conducting most of my work in the area of social and educational policies, with a special emphasis on the theme of inequality. My main concern has been to develop work that not only advances knowledge but is also socially relevant. As such, I have been responsible for research funded by the Portuguese Social Security on the fight against poverty and social exclusion; this research involved the production of evidence-based recommendations for social and educational policy and practice. I have also had the chance of developing a research and intervention project on conflict mediation funded by FCT (PTDC/CED/66812/2006 - this project ended in 2010, and received the final score of A by the FCT evaluation panel). My PhD was on the education of youth offenders in state care, an often neglected topic. More recently, I have been developing research on secondary schools' rankings, grade inflation and the effectiveness of compensatory education. These topics seem to provide a socially and politically relevant ground for continuing my research on social and educational policies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves

Nomes de citação

  • Neves, Tiago

Identificadores de autor

Ciência ID
191C-1891-7C7E
ORCID iD
0000-0002-4309-5906

Endereços de correio eletrónico

  • tiago@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079700 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/researchers/tiago-neves-0 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Entre Educativo e Penitenciário - etnografia de um centro de internamento de menores delinquentes [Between Education and Penitentiary - ethnography of a detention center for juvenile offenders]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity
1999
Concluído
Equivalence to the Master of Arts in Contemporary Urban Studies - Goldsmiths College, University of London (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
"Lives of Resistance: the drug-business, underground economies, and policing - an ethnographic study in a Porto council estate" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1997
Concluído
Master of Arts in Contemporary Urban Studies (Mestrado)
Goldsmiths University of London, Reino Unido
"Lives of Resistance: the drug-business, underground economies, and policing - an ethnographic study in a Porto council estate" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass
1995
Concluído
Degree in Sociology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Percepções do racismo da comunidade angolana negra imigrante no Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17/20
Percurso profissional

Ciência

2015 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
1999 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
1998/04/01 - 1999/12/31 Investigador (Investigação)
Observatório Permanente de Segurança da cidade do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

2016/06/03 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2000/10/02 - 2006/07/04 Leitor (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1998/03/02 - 2000/09/29 Leitor (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

2020 - Atual Director of the Doctoral Programme in Educational Sciences of the University of Porto
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Co-Coordinator of CIIE's 'Participation, Communities and Political Education' research and training group
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - Atual Member of the Scientific Council of FPCEUP
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual Vice-President (elected) of the Portuguese Society of Educational Research (SPCE)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual Visiting Scholar at the University of Huddersfield, UK
University of Huddersfield, Reino Unido
2015 - Atual Member of the Executive Board of CIIE
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - Atual Scientific Coordinator of FPCEUP's International Relations and Mobility Office
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Coordinator of CIIE's cross-sectoral thematic line 'Policy and Participation'
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
1999/09/15 - 2000/09/29 Invited lecturer (40%)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - Atual Mediação em Matosinhos (Construção de um Dispositivo de Formação-Intervenção Para a Constituição de Equipas de Mediadores e Serviços de Mediação na Cidade de Matosinhos).
Câmara Municipal Matosinhos
2016 - 2019/02 Policies Supporting Young People in their Life Course. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe
grant.693167
European Commission
2015 - 2018/08 Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions
grant.649538
European Commission
2016 - 2018 Integrating Cultural Diversity in Higher Education.
562237-EPP-1-2015-1-BE-EPPKA3-PI-FORWARD
2015 - 2017 EDUPLACES. Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva.
PTDC/MHC-CED/3775/2014
2015 - 2017 Jogos Sérios no Ensino Superior: impactos, experiências e potenciais
PTDC/MHC-CED/7182/2014
2015 - 2017 UNIBILITY – University Meets Social Responsibility
2015-1-AT01_K203-005033
2011 - 2014/09 Social Information Processing in Psychopathy: Patterns of Interaction and Neurophysiological Correlates in the Ultimatum Game
Provided by PTCRIS: 114953
114953
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2013 - 2013 CIDEU – Construção e Cidadania Europeia na Escola
Jacques Delors
2009 - 2012/04 Processes Influencing Democratic Ownership and Participation
grant.225282
European Commission
2012 - 2012 O peso escondido das desigualdades sociais nos rankings escolares
CIIE
2012 - 2012 Pressionar play para activar: vídeo jogos e a educação para a cidadania de jovens.
CIIE
2011 - 2012 RankDes: Rankings Escolares e Desigualdades
RankDes
2007 - 2010/07 Mediation in the Community
Provided by PTCRIS: 66812
66812
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2008 - 2010/02 Mediation: actors, training and professions
Provided by PTCRIS: 109268
109268
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2009 - 2010 Acção Local no Combate à Pobreza e à Exclusão Social
Instituto de Segurança Social, I.P.
2006 - 2008/12 Mediation: actors, training and professions
56626
Provided by PTCRIS: 56626
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2003 - 2006 Vivências, Percursos e Produção em Ciências da Educação: contributo para o conhecimento de uma experiência em formação e investigação
POCTI/CED/47518/2002
2000 - 2001 Consumos problemáticos de drogas em populações ocultas
IPDT
1999 - 2000 As crianças dos saberes e os saberes das crianças - as crianças, os saberes e o Estado, uma abordagem sociológica.
PRAXIS/P/SOC/13 205/1998
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ribeiro, N; Malafaia, C; Fernandes-Jesus, M; Neves, T; Coimbra, J L; Menezes, I. 2012. "The gap between "rhetoric" and "reality": Portuguese immigration policies and the visions of associations' leaders and young Angolans.".
  2. Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Silva, S.; Arau´jo, H.; Neves, T.. 2011. "(Bologna Conference) The institutional discourses and the policies of immigration in Portugal".
  3. Fernandes de Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fonseca, Laura; Neves, Tiago; Menezes, Isabel. 2010. "Opportunities and Constraints for Civic and Political Engagement of Young Immigrants: the Cases of Angolans and Brazilians in Portugal".
  4. Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Menezes, Isabel; Neves, Tiago. 2010. "Intervenção educativa, cidadania e imigração: Dos discursos normativos à perspectiva dos jovens".
Artigo em revista
  1. Ubirajara Couto Lima; Tiago Neves. 2020. "Como é que faz para sair da ilha? O fórum de Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá". Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14559.004.
    10.5212/retepe.v.5.14559.004
  2. Mariana Rodrigues; Rita Queiroga; Ana Bela Ribeiro; Natália Alves; Tiago Neves. 2019. "Lifelong learning policies supporting young adults in two Portuguese regions". International Journal of Lifelong Education. https://doi.org/10.1080/02601370.2019.1690596.
    10.1080/02601370.2019.1690596
  3. Hélder Ferraz; Tiago Neves; Gil Nata. 2019. "Has the Portuguese Compensatory Education Program Been Successful in Reducing Disadvantaged Schools’ Performance Gaps? A 15-Year Quantitative Analysis of National Exams". Education Sciences 9 (4): 270-270. https://doi.org/10.3390/educsci9040270.
    10.3390/educsci9040270
  4. Ekaterina Enchikova; Tiago Neves; Sam Mejias; Veronika Kalmus; Elvira Cicognani; Pedro D. Ferreira. 2019. "Civic and Political Participation of European Youth: Fair Measurement in Different Cultural and Social Contexts". Frontiers in Education 4. https://doi.org/10.3389%2Ffeduc.2019.00010.
    10.3389/feduc.2019.00010
  5. Ferraz, Hélder; Neves, Tiago. 2019. "O sistema educativo português e as desigualdades no acesso ao ensino superior".
  6. Hélder Ferraz; Tiago Neves; Gil Nata. 2018. "A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: análise do programa nacional português de educação compensatória ao longo de 13 anos". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. https://doi.org/10.1590%2Fs0104-40362018002601036.
    10.1590/s0104-40362018002601036
  7. Malafaia, C.; Luhtakallio, E.; Menezes, I.; Neves, T.. 2018. "Being civic while disavowing politics: An ethnography of a youth NGO in Portugal". Current Sociology 66 (5): 769-787. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85051631555&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0011392117704243
  8. Malafaia, C.; Menezes, I.; Neves, T.. 2018. "Living, doing, and learning from politics in a youth wing of a political party". Qualitative Report 23 (1): 49-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85042656734&partnerID=MN8TOARS.
  9. Neves, Tiago; Holligan, Chris; Deuchar, Ross. 2018. "Reflections concerning ethnographic ethical decisions and neo-liberal monitoring". http://journals.openedition.org/etnografica/5270.
  10. Piedade, F.; Ribeiro, N.; Loff, M.; Neves, T.; Menezes, I.. 2018. "Learning about the European Union in times of crisis: Portuguese textbooks’ normative visions of European citizenship". Journal of Social Science Education 17 (2): 31-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056652910&partnerID=MN8TOARS.
    10.4119/UNIBI/jsse-v17-i2-1714
  11. Lima, Ubirajara Couto; Neves, Tiago. 2018. "Regime de colaboração: duas experiências de organização cooperativa na área de educação".
  12. Ferraz, Hélder; Neves, Tiago; Nata, Gil. 2018. "A emergência e evolução da educação compensatória na teoria e na prática: fragilidades e possibilidades".
  13. Malafaia, C.; Neves, T.; Menezes, I.. 2017. "In-between fatalism and leverage: The different effects of socioeconomic variables on students’ civic and political experiences and literacy". Journal of Social Science Education 16 (1): 43-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016127019&partnerID=MN8TOARS.
    10.2390/jsse-v16-i1-1587
  14. Ribeiro, N.; Neves, T.; Menezes, I.. 2017. "An Organization of the Theoretical Perspectives in the Field of Civic and Political Participation: Contributions to Citizenship Education". Journal of Political Science Education: 1-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85031898769&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15512169.2017.1354765
  15. Neves, Tiago; Ferraz, Hélder; Nata, Gil. 2016. "Social inequality in access to higher education: grade inflation in private schools and the ineffectiveness of compensatory education". International Studies in Sociology of Education 26 (2): 190-210. http://dx.doi.org/10.1080/09620214.2016.1191966.
    10.1080/09620214.2016.1191966
  16. Norberto Ribeiro; Carla Malafaia; Tiago Neves; Isabel Menezes. 2016. "Immigration and the Ambivalence of the School". Urban Education: 004208591664117-004208591664117. https://doi.org/10.1177%2F0042085916641172.
    10.1177/0042085916641172
  17. Neves, T.; Ferraz, H.; Nata, G.. 2016. "Social inequality in access to higher education: grade inflation in private schools and the ineffectiveness of compensatory education". International Studies in Sociology of Education 26 (2): 190-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84996527515&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09620214.2016.1191966
  18. Ribeiro, N.; Neves, T.; Menezes, I.. 2016. "Civic and political participation of young immigrants and Portuguese,Participação cívica e política de jovens imigrantes e portugueses". Analise Social 51 (221): 822-849. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016730901&partnerID=MN8TOARS.
  19. Malafaia, C.; Teixeira, P.M.; Neves, T.; Menezes, I.. 2016. "Linking learning contexts: The relationship between students' civic and political experiences and their self-regulation in school". Frontiers in Psychology 7 (APR). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84974605142&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2016.00575
  20. Malafaia, Carla; Neves, Tiago; Menezes, Isabel. 2016. "“Os cidadãos continuam a ter direito à democracia”: discursos de jovens estudantes sobre as manifestações anti-austeridade em Portugal.".
  21. Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Menezes, Isabel. 2016. "Participação cívica e política de jovens imigrantes e portugueses".
  22. Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Neves, T.; Ferreira, P.D.; Menezes, I.. 2015. "Constraints and opportunities for civic and political participation: perceptions of young people from immigrant and non-immigrant background in Portugal". Journal of Youth Studies 18 (6): 685-705. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929836998&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13676261.2014.992307
  23. Neves, T.; Pereira, M.J.; Nata, G.. 2014. "Head teachers’ perceptions of secondary school rankings: Their nature, media coverage and impact on schools and the educational arena". Education as Change 18 (2): 211-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926225280&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/16823206.2014.926829
  24. Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Fernandes-Jesus, M.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Europe as a Beacon of Democracy? Citizenship Policies Relating to Youth and Migrants in Portugal". Journal of Civil Society 10 (1): 51-68. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896485760&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17448689.2014.895605
  25. Nata, G.; Pereira, M.J.; Neves, T.. 2014. "Unfairness in access to higher education: a 11 year comparison of grade inflation by private and public secondary schools in Portugal". Higher Education 68 (6): 851-874. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896406501&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-014-9748-7
  26. Ribeiro, N.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Educação para a cidadania em Portugal: Contributos para analisar a sua evolução no currículo escolar Português". Curriculo sem Fronteiras 14 (3): 12-31. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84921456072&partnerID=MN8TOARS.
  27. Carla Malafaia; Maria Fernandes-Jesus; Norberto Ribeiro; Tiago Neves; Joaquim Luís Coimbra; Isabel Menezes. 2013. "Civic and Political E-Participation of Young Immigrants". International Journal of E-Politics 4 (1): 32-49. http://dx.doi.org/10.4018/jep.2013010103.
    10.4018/jep.2013010103
  28. Neves, T.. 2013. "The managerialist turn and the education of young offenders in state care". European Journal of Social Work 16 (1): 105-119. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875200251&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13691457.2012.722978
  29. Norberto Ribeiro; Carla Malafaia Almeida; Maria Fernandes-Jesus; Tiago Neves; Pedro D. Ferreira; Isabel Menezes. 2012. "Education and Citizenship: Redemption or Disempowerment? A Study of Portuguese-Speaking Migrant (and Non-Migrant) Youth in Portugal". Power and Education 4 (2): 207-218. https://doi.org/10.2304%2Fpower.2012.4.2.207.
    10.2304/power.2012.4.2.207
  30. Neves, Tiago. 2012. "Etnografia das drogas no Bairro do Cerco do Porto: a economia subterrânea". http://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1084.
  31. Lúcio, J.; Neves, T.. 2010. "Mediation in local educational governance: The educating cities movement in a Portuguese town". Emotion Review 9 (4): 484-497. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649758032&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2010.9.4.484
  32. Neves, T.. 2009. "Practice note: Community mediation as social intervention". Conflict Resolution Quarterly 26 (4): 481-495. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-68349128228&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/crq.244
  33. Neves, T.. 2007. "A defesa institucional numa instituição total: O caso de um centro de internamento de menores delinquentes". Analise Social 42 (185): 1021-1039. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-57749159647&partnerID=MN8TOARS.
  34. Chris Jenks; Tiago Neves. 2000. "A walk on the wild side: Urban ethnography meets the Flâneur". Cultural Values 4 (1): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/14797580009367183.
    10.1080/14797580009367183
Capítulo de livro
  1. Neves, Tiago; Alves, Natália; Cossetta, Anna; Domovic, Vlatka. 2020. "The changing meanings of lifelong learning policies: consequences for young adults and their life courses". In Lifelong learning policies for young adults in Europe.
  2. Rodrigues, Raquel; Amorim, José Pedro; Menezes, Isabel; Neves, Tiago. 2019. "Processos que superam barreiras em educação: vozes e debates".
  3. Neves, Tiago. 2016. "The managerialist turn and the education of young offenders in state care". In The education of children and young people in State care.
  4. Neves, Tiago; Guedes, Mafalda. 2016. "A validação e certificação de competências pessoais e sociais [The validation and certification of personal and social skills].".
  5. Neves, Tiago; Malafaia, C.. 2015. "‘You study people... That’s ugly!’ - The implications of ethnographic deceptions for the ethnographer’s ethics". In The complexities and dilemmas of researching marginalised groups. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84941978908&partnerID=MN8TOARS.
  6. Ferraz, Hélder; Enes, Damiana; Neves, Tiago; Nata, Gil. 2014. "O Impacto do Programa TEIP nos Resultados dos Exames Nacionais ao Longo de 12 Anos". In Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal.
  7. Malafaia, Carla; Menezes, Isabel; Neves, Tiago. 2014. "O desempenho escolar de jovens portugueses: um estudo comprativo entre escolas públicas e privadas, em contexto rural e urbano". In Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal.
  8. Neves, Tiago. 2012. "A fragmentação do Estado Social: um controlo social renovado?".
  9. Neves, Tiago. 2012. "Notas sobre um percurso: teoria, metodologia e política".
  10. Malafaia, Carla; Jesus, Maria-Fernandes; Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago. 2012. "Perspectivas e subjectividades sobre a participação política e cívica: jovens, família e escola.".
  11. Lopes, Amélia; Vaz, Henrique; Pereira, Fátima; Neves, Tiago. 2010. "Concretização do processo de Bolonha e ajustamentos na docência universitária: Dados e reflexões sobre uma experiência".
  12. Fernandes, Luís; Neves, Tiago. 2002. "Ethnographic space-time: culture of resistance in a ‘dangerous place’".
Edição de número de revista
  1. Neves, Tiago; Fernandes, Luís. 2010. "A Educação em Instituições de Custódia". Educação, Sociedade e Culturas.
Livro
  1. Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro; Araújo, Helena; Neves, Tiago; Sousa, Cristina; Pinheiro, Sara; Caetano, Andreia; Ramos Sousa, Rita. 2014. Construindo pilares do projecto europeu com jovens nas escolas: informação, reflexão e ação.
  2. Neves, Tiago. 2012. Gestão de conflitos: Uma experiência, um guia [Conflict resolution: an experience, a guide]. Porto: Livpsic..
  3. Neves, Tiago. 2012. Neves, Tiago, Bloemers, Wolf, Johnstone, David, Magalhães, António M., & Cutileiro, Leonor (Eds.) (2012). Education and research on social inclusion in Europe: Taking stock of an experience.
  4. Neves, Tiago. 2012. Education and research on social inclusion in Europe: taking stock of an experience..
  5. Neves, Tiago; Cruz, Isabel; Silva, Maria do Rosário. 2012. Acção Local no Combate à Pobreza e Exclusão Social.
  6. Neves, Tiago. 2008. Entre educativo e penitenciário: Etnografia de um centro de internamento de menores delinquentes [Between educational and penitentiary: Ethnography of a detention centre for juvenile offenders]. Porto: Afrontamento. 269p.. Portugal: Edi{\c{c.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Participação Cívica e Política – mudança, individual e social [Civic and Political Participation - change, individual and social] CIRCUS: Create International Relations' Change: Ultimate Show
NERIFE – Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Associação Académica de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Open Talk Mediação educacional: que horizontes? [Educational mediation: what horizons?] II Colóquio de Mediação em Diálogo - Horizontes Partilhados
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Invited speaker - Desigualdades sociais e injustiça no acesso ao ensino superior [Social inequalities and injustice in access to higher education] ICCA 2017 – 1st International Conference on Childhood and Adolescence, organizado pela Eventqualia e pela Secção de Pediatria Social da Sociedade Portuguesa de Pediatria
Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Porto, Portugal)
2017 Keynote speaker - Research in post-truth times School of Education and Professional Development’s Annual Research Conference
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2015 Invited speaker - ‘You study people… That’s ugly!’: the implications of ethnographic deceptions for the ethnographer’s ethics Researching Marginalized Groups Symposium
University of the West of Scotland (Reino Unido)
2015 Invited speaker - Social inequality in access to higher education: a tale of two stories. Grade inflation in private schools and the ineffectiveness of compensatory education Youth, Insecurity and Education Seminar
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2015 Invited speaker - Inflação de notas e o seu impacto no acesso ao ensino superior [Grades inflation and its impact on access to higher education] Seminário “Acesso ao ensino superior: desafios para o século XXI”
Conselho Nacional de Educação. Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 Invited - Apresentação do livro Construindo pilares do projecto europeu com jovens nas escolas: informação, reflexão e ação, coordenado por Eunice Macedo e Pedro Ferreira [Presentation of the book Building pillars of the European project with young people in schools: information, reflection and action, coordinated by Eunice Macedo and Pedro Ferreira] Seminário Internacional Construindo Pilares do Projeto Europeu - Cidadania Europeia em debate
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Invited speaker - Benefiting those already advantaged: unfairness in access to higher education in Portugal International Symposium Reclaiming the Disengaged: researching the lives of marginalised young people
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2013 Invited speaker - ‘You study people… that’s ugly!’: the implications of ethnographic deceptions for conducting research with marginalised groups International Symposium Reclaiming the Disengaged: researching the lives of marginalised young people
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2012 Invited speaker - Getting your hands dirty: tales of four ethnographic researchers and storytellers UWS Youth, Social Justice and Inclusive Education Research Network
Faculty of Education, Health and Social Sciences da University of the West of Scotland (Glasgow, Reino Unido)
2012 Invited speaker - The realist model and the interpretive model Seminário Phenomenology
School of Health da Glasgow Caledonian University (Glasgow , Reino Unido)
2012 Invited speaker - One-dimensional school rankings: a non-neutral device that conceals and naturalises inequalities Seminário organizado pela UWS Youth, Social Justice and Inclusive Education Research Network
School of Education da Faculty of Education, Health and Social Sciences da University of the West of Scotland (Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Arranjos de Desenvolvimento e o Regime de Colaboração: do associativismo territorial à qualidade social da educação [Development Arrangements and Collaboration Scheme: from territorial associations to the social quality of education]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - Atual Knowledge as a battlefield: emerging processes of knowledge production and their impacts on teaching in higher education (Grant FCT SFRH/BD/75929/2011)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2017 Living and doing politics: an educational travelogue through meanings, processes and effects (Grant FCT SFRH/ BD/92113/2012)
Coorientador
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 Doutoramento em mobilidade ERASMUS [PhD in mobility ERASMUS]
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Fakultní nemocnice Brno, República Checa
2009 - 2014 Educação e cidadania de jovens e imigrantes: Constrangimentos e possibilidades de participação cívica e política [Education and citizenship of youth and immigrants: Constraints and possibilities for civic and political participation] (Grant FCT SFRH/BD/78506/2011)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Doutoramento sanduíche [Sandwich PhD]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2007 - 2012 A mediação sócio - educativa na construção da Cidade Educadora. O projecto “Massarelos, freguesia educadora” [Socio - educational mediation in the construction of the Educating City. The “Massarelos, educating parish” project] (Grant FCT SFRH/BD/40214/2007)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - 2020 17ª Conferência EARA (European Association for Research in Adolescence) (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 II Seminário Internacional JEDI: Border crossing/Cruzar fronteiras (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 II Colóquio Mediação em Diálogo: Horizontes Partilhados (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Seminário Internacional Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Expectativas (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências, Culturas e Cidadanias (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2018 Seminário Internacional “A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?”, coordenado pelas equipas dos projetos internacionais Xeno Tolerance: Supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisations, NAOS: Professional Capacity Dealing with Diversity, e LINK: Learning in a New Key - Engaging Vulnerable Young People in School Education (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Reunião intercalar do projeto YOUNG ADULLLT (2016 - 2016)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Congresso Portugal, 40 anos de democracia (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012 - 2012 2nd Conference on Applied Interculturality Research (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 I Fórum de Projectos: Investigar e intervir em educação (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2010 - 2010 Conferência de Liselotte Olsson (Universidade Karlstads, Suécia), Local actors understanding of and view on organised crime (2010 - 2010)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 International Conference The European Project of Social Inclusion (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Seminário internacional Mediações na Sociedade Contemporânea (2010 - 2010)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Conferência de Philip Milburn (Universidade de Versailles – Saint-Quentin) Mediation and democracy: beyond the technique, a political issue? (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 Conferência Internacional Spreadthesign – Celebrar a diversidade linguística, promover a acessibilidade e a excelência educativa dos surdos (2008 - 2008)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 3º Fórum Jovens Cientistas (2007 - 2007)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Lançamento do Gabinete de Mediação de Conflitos de Lordelo do Ouro. Porto: Fundação Portugal-África (2007 - 2007)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2006 - 2006 do 2º Fórum Jovens Cientistas (2006 - 2006)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1993 - 1993 III Noites de Sociologia do Porto (1993 - 1993)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1992 - 1992 II Noites de Sociologia do Porto (1992 - 1992)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1991 - 1991 I Noites de Sociologia do Porto (1991 - 1991)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Influência da inteligência emocional na gestão do conflito entre professor-aluno [Influence of emotional intelligence on conflict management between teacher-student]
Arguente
Maria Sabina Madureira Nunes Valente (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A mediação educacional como estratégia de inclusão social de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social [Educational mediation as a strategy for social inclusion of publics in situations of vulnerability and social risk]
Arguente
Liliana Alexandra Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Experiência e perceções em programas de prevenção comunitária. Um estudo qualitativo [Experience and perceptions in community prevention programs. A qualitative study]
Arguente
Rita Isabel Hipólito Martinho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
2017 Políticas e práticas de educação para cidadania na Europa: entre as potencialidades das parcerias com ONGs e os riscos de ONGização das políticas educativas [Policies and practices of citizenship education in Europe: between the potential of partnerships with NGOs and the risks of NGOization of educational policies]
Arguente
Ana Bela Sequeira Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Intercultural competence in conflict mediation: a mixed-methods approach on training design and outcome assessment
Arguente
Nuno Vladimiro Pereira Ramos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Projeto Incluir: um projeto de reinserção social com ex-consumidores de droga [Inclusion Project: a social reintegration project with former drug users]
Arguente
Fátima Raquel Machado da Ressurreição (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Atividades académicas (co)curriculares e o (des)envolvimento dos estudantes: o curso e as margens na travessia da implementação do processo de Bolonha no Ensino Superior [Academic (co) curricular activities and the (dis) involvement of students: the course and the margins in crossing the implementation of the Bologna process in Higher Education]
Arguente
Helena Sofia Rocha Lopes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Resolução de conflitos internacionais: estudo com militares em missões de paz [International conflict resolution: study with military personnel on peacekeeping missions]
Arguente
João Gabriel Rucha-Pereira (Doutoramento)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2012 Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: o caso das crianças e jovens com doença crónica e suas famílias [School experience and quality of life, empowerment and participation: the case of children and young people with chronic illness and their families]
Arguente
Sofia Castanheira Pais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 Os caminhos de Alice do outro lado do espelho: discursos e percursos na delinquência juvenil feminina [Alice's paths from the other side of the mirror: discourses and paths in female juvenile delinquency]
Arguente
Vera Mónica da Silva Duarte (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 The "Academic Community" and the Transformation of Modes of Knowledge Production: A Disciplinary, Institutional, Professional and Generational Study
Arguente
Ana Sofia Branco Ferreira de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 Exuberâncias e (trans)figurações de si numa Casa da Juventude - etnografia de fragilidades e estratégias juvenis para o reconhecimento e para a dignidade [Exuberances and (trans) figurations of oneself in a House of Youth - ethnography of weaknesses and youth strategies for recognition and dignity]
Arguente
Carla Sofia Marques da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Reviewer - European Journal of Higher Education (2156-8243) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - Atual Review Editor - Frontiers in Political Science (2673-3145) Frontiers Media SA
2019 - Atual Reviewer - European Educational Research Journal (1474-9041) SAGE Publications
2019 - Atual Reviewer - Ethnography & Education (1745-7831) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - Atual Reviewer - Frontiers in Sociology (2297-7775) Frontiers Media SA
2018 - Atual Reviewer - International Journal of Educational Research (0883-0355) Elsevier
2017 - Atual Reviewer - Higher Education (1573-174X) Springer-Verlag
2017 - Atual Reviewer - Journal of Youth Studies (1469-9680) Informa UK (Taylor & Francis)
2015 - Atual Reviewer - Critical Discourse Studies (1740-5912) Informa UK (Taylor & Francis)
2014 - Atual Reviewer - Psicologia USP (0103-6564) SciELO
2014 - Atual Reviewer - Configurações (2182-7419) OpenEdition
2013 - Atual Reviewer - Etnográfica (0873-6561) ISCTE
2011 - Atual Reviewer - JSSE Journal of Social Science Education Bielefeld University, Faculty of Sociology
2011 - Atual Reviewer - Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2008 - Atual Member of the Editorial Board - Educação, Sociedade & Culturas CIIE
2012 - 2017 Member of the Editorial Board - The International Journal on School Disaffection (1478-8497) UCL IOE Press

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - 2015 Evaluator for the Portuguese-German Integrated Actions (Programme of scientific cooperation - agreement between the Portuguese Council of Universities Rectors, Portugal, and DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienstac)
Avaliador
2014 - 2014 Nominated referee for the British Academy/Leverhulme Small Research Grants
Avaliador
The British Academy, Reino Unido
2013 - 2013 External referee for the Carnegie Research Grants from Carnegie Trust for the Universities of Scotland
Avaliador
Carnegie Trust for the Universities of Scotland, Reino Unido

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - 2012 Consultant of the External Evaluation Study of the National Plan Against Drugs and Drug Addiction 2005-2012 (call for tenders launched by IDT - Institute of Drugs and Drug Addiction, I.P.) Gesaworld SA, Espanha
2000 - 2000 Expert advisor of the Qualitative European Drug Research Network

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Vice President of the Portuguese Society of Education Sciences (SPCE)
2015 - Atual Research Network on Researching Marginalized Groups, at Universidade de Southampton and University of the West of Scotland Founding member
2011 - Atual Research Network on Youth, Social Justice and Inclusive Education, coordinated by Ross Deuchar at the University of the West of Scotland Collaborating member
1999 - 2001 Qualitative European Drug Research Network Expert advisor
1999 - 2001 Radicário - Instituto de Ciências do Comportamento Desviante Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Representative of FPCEUP in the Consultative Council for International Relations of the University of Porto
2019 - Atual CIIE representative on the Scientific Council of FPCEUP
2019 - Atual Elected member of the Executive Committee of the Department of Educational Sciences of FPCEUP
Distinções

Outra distinção

1995 Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal