???global.info.a_carregar???
Arminda Maria Finisterra do Paço. Concluiu o(a) Título de Agregado em Gestão em 2020/01/17 pelo(a) Universidade da Beira Interior e Doutoramento em Gestão em 2005 pelo(a) Universidade da Beira Interior. É Professor Associado no(a) Universidade da Beira Interior. Publicou 119 artigos em revistas especializadas. Possui 21 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Orientou 5 tese(s) de doutoramento. Recebeu 10 prémio(s) e/ou homenagens. Participa como Investigador responsável em 7 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Atitudes; Comportamentos Pró-Ambientais; Conhecimento Ambiental; Energia; Sustentabilidade; Empreendedorismo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Arminda Maria Finisterra do Paço

Nomes de citação

  • Paço, Arminda

Identificadores de autor

Ciência ID
1313-115F-A571
ORCID iD
0000-0002-2806-4247
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=H_Vm_DIAAAAJ
Researcher Id
A-1507-2017

Telefones

Telemóvel
  • 918741481 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, 6200-209, Covilhã, Covilhã, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/01/17
Concluído
Gestão (Título de Agregado)
Especialização em Marketing
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Marketing Verde: uma Aplicação da Segmentação de Mercado Aos Consumidores Portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2020 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2020 Presidente de Unidade Orgânica Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2005 - 2006 “OBSEREGIO - Observatório Transfronteiriço da Avaliação do Impacto das Universidades no Tecido Regional”.
Programa Interreg
Bolseiro de Investigação

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - Atual ENTER_EdTech: Entering the EdTech Entrepreneurship World.
21584-EPP-1-2020-1-EL-EPPKA2-KA
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2020/11/01 - Atual ENTRANCE – Enhancing the ENTRepreneurial mindset of non-business Academics in Europe.
022 KA203-63074741
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2020/06/01 - Atual I3SOCIAL BSE - Incubadora itinerante para a inovação social BSE
POISE-03·4639·FSE·000731
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2023/09/01 - 2026/09/30 HEALTH2INNOVATION: A University-Business Alliance to accelerate the digital and green transition of healthcare and innovation in the health market
101111300-Health2Innovation-ERASMUS-EDU-2022-PI-ALL-INNO
Investigador responsável
Em curso
2024/03/01 - 2026/03/31 RESTLESS - empoweRing univErsity Students Through heaLth EntrepreneurShip trainingS
ID KA220-HED-DCCA6FD1
Investigador responsável
2021/11/01 - 2024/11/01 START CIRCULAR - Integrated entrepreneurship management model for circular economy
XXXXX
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021/11/01 - 2023/11/01 RE-START – Reinforcing the circular economy model for START-ups
2021-1-CY01-KA220-HED-000032155
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Em curso
2019 - 2021 SPRING - Succession Planning and Regeneration In family businesses for New Growth through an innovative training programme.
Erasmus + Programme – Key Action 2 (KA2) - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, Knowledge Alliances
Investigador responsável
Em curso
2018 - 2020 Remedia. Lab - Laboratório e Incubadora de Media Regionais
Projetos de Desenvolvimento e Implementação de Infraestruturas de Investigação inseridas no RNIE, PT 2020.
Investigador
Em curso
2018 - 2020 TWINE - Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural area.
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), PT 2020.
Investigador
Em curso
2019 - 2019 Elaboração do Guia para Criação de Empresas. Projeto CETEIS. CEC/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro
Projeto CETEIS. CEC/CCIC
Investigador responsável
Concluído
2016 - 2018 ARTISAN – “AspiRing enTrepreneurIaI families to perpetuate cultural business Across geNerations”.
Erasmus+ KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices Strategic Partnerships for adult educ
Investigador
Concluído
2015 - 2017 SCIENT – “A European University-Business Alliance aiming to foster young SCIEntists’ ENTrepreneurial spirit”.
Erasmus+ Knowledge Alliances-Sector Skills Alliances.
Investigador
Concluído
2015 - 2017 ICT Entrepreneur ¿ ¿A European University-Business Alliance aiming to foster the Entrepreneurial spirit of ICT students¿.
Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Higher Education.
N/A
2015 - 2017 SCIENT ¿ ¿A European University-Business Alliance aiming to foster young SCIEntists¿ ENTrepreneurial spirit¿.
Erasmus+ Knowledge Alliances-Sector Skills Alliances.
N/A
2013 - 2013 Estudo sobre o Impacto do Programa Curricular de Empreendedorismo no Ensino Secundário em Moçambique
UNIDO. Project TF/MOZ/07/003
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2020 "Environmental management in the hospitality sector: the demand perspective"
Bolsa de Doutoramento FCT
Orientador
2013 - 2014 Consultoria no âmbito do Projeto QI PME CENTRO/ACIFF - Qualidade e Inovação nas PME's
QI PME CENTRO
Outra
2004 - 2004 “Estudo ITV@2010: Construir as Novas Vantagens Competitivas”
CENESTAP (Centro de Estudos Têxteis Aplicados)
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Marisa R.; Paço, Arminda. "The Context Influence in Volunteers Motivations". 2014.
Artigo em revista
  1. Nitika Sharma; Arminda Paço; Raysa Geaquinto Rocha; Maria Palazzo; Alfonso Siano. "Examining a theoretical model of eco-anxiety on consumers' intentions towards green products". Corporate Social Responsibility and Environmental Management (2023): https://doi.org/10.1002/csr.2670.
    10.1002/csr.2670
  2. Capucho, João; Paço, Arminda; Gaspar, Pedro Dinis; João Capucho; Arminda do Paço; Pedro Dinis Gaspar. "Tourism Related to Aromatic and Medicinal Plants: Some Practical Evidence". Sustainability 15 22 (2023): 15966. http://dx.doi.org/10.3390/su152215966.
    10.3390/su152215966
  3. Sara Marcelino; Samia Hamdane; Pedro D. Gaspar; Arminda Paço. "Sustainable Agricultural Practices for the Production of Medicinal and Aromatic Plants: Evidence and Recommendations". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su151914095.
    10.3390/su151914095
  4. Sara Marcelino; Pedro Dinis Gaspar; Arminda Paço. "Sustainable Waste Management in the Production of Medicinal and Aromatic Plants—A Systematic Review". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su151813333.
    10.3390/su151813333
  5. Leal Filho, Walter; Brandli, Luciana Londero; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Vidal, Diogo Guedes; Paço, Arminda; Levesque, Vanessa; Salvia, Amanda Lange; et al. "International trends on transformative learning for urban sustainability". Discover Sustainability 4 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s43621-023-00145-7.
    10.1007/s43621-023-00145-7
  6. Sharma, Nitika; Paço, Arminda; Upadhyay, Deepika. "Option or necessity: Role of environmental education as transformative change agent". Evaluation and Program Planning 97 (2023): 102244. http://dx.doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2023.102244.
    10.1016/j.evalprogplan.2023.102244
  7. Leal Filho, Walter; Frankenberger Silva, Fernanda; Salvia, Amanda; Shiel, Chris; Paço, Arminda; Price, Elizabeth; Brandli, Luciana Londero; et al. "An overview of research trends on sustainability in higher education – an exploratory study". International Journal of Sustainability in Higher Education 24 5 (2023): 1161-1175. http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-08-2022-0252.
    10.1108/ijshe-08-2022-0252
  8. Raysa Geaquinto Rocha; Arminda do Paço; Helena Alves; Pedro Dinis Gaspar. "The Portuguese Circular Entrepreneurial Ecosystem: Experts Advice on How to Overcome the Challenges". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15054642.
    10.3390/su15054642
  9. Pedro Mendonça Silva; Arminda Finisterra Paço; Victor Ferreira Moutinho. "The Trend of Omnichannel Trade Fairs. Are B2B Exhibitors Open to This Challenge? A Study on Portuguese Exhibitors". Journal of Business-to-Business Marketing (2023): https://doi.org/10.1080/1051712X.2023.2174825.
    10.1080/1051712X.2023.2174825
  10. Pedro Mendonça Silva; Victor Ferreira Moutinho; Arminda Finisterra Paço. "Examining the relationships between Entrepreneurship, Intrapreneurship, and e-Commerce. Evidence from Iberian and Scandinavian Countries". Revista Galega de Economía (2023): https://doi.org/10.15304/rge.32.2.8679.
    10.15304/rge.32.2.8679
  11. Leal Filho, Walter; Simaens, Ana; Paço, Arminda; Hernandez-Diaz, Paula M.; Vasconcelos, Claudio R.P.; Fritzen, Barbara; Mac-Lean, Claudia; et al. "Integrating the Sustainable Development Goals into the strategy of higher education institutions". International Journal of Sustainable Development & World Ecology 30 5 (2023): 564-575. http://dx.doi.org/10.1080/13504509.2023.2167884.
    10.1080/13504509.2023.2167884
  12. Lima, C.S.; Kieling, D.L.; Veiga Ávila, L.; Paço, A.; Zonatto, V.C.S.. "Towards sustainable development: a systematic review of the past decade’s literature on the social, environment and governance and universities in Latin America". International Journal of Sustainability in Higher Education 24 2 (2023): 279-298. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85126342490&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJSHE-09-2021-0394
  13. Filho, W.L.; Yayeh Ayal, D.; Wall, T.; Shiel, C.; Paco, A.; Pace, P.; Mifsud, M.; et al. "An assessment of attitudes and perceptions of international university students on climate change". Climate Risk Management 39 (2023): 100486. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85148950850&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.crm.2023.100486
  14. Arminda Paço. "The influences of the COVID-19 pandemic on sustainable consumption: an international study". Environmental Sciences Europe 34 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s12302-022-00626-y.
    10.1186/s12302-022-00626-y
  15. Walter Leal Filho; Maria Alzira Pimenta Dinis; Salvador Ruiz-de-Maya; Federica Doni; João Henrique Eustachio; Julia Swart; Arminda Paço. "The economics of the UN Sustainable Development Goals: does sustainability make financial sense?". Discover Sustainability (2022): https://doi.org/10.1007/s43621-022-00088-5.
    10.1007/s43621-022-00088-5
  16. Arminda Paço. "Social values and sustainable development: community experiences". Environmental Sciences Europe 34 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s12302-022-00641-z.
    10.1186/s12302-022-00641-z
  17. Walter Leal Filho; Amanda Lange Salvia; Rohana Ulluwishewa; Ismaila Rimi Abubakar; Mark Mifsud; Todd Jared LeVasseur; Vanderli Correia; et al. "Linking sustainability and spirituality: A preliminary assessment in pursuit of a sustainable and ethically correct world". Journal of Cleaner Production (2022): https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.135091.
    10.1016/j.jclepro.2022.135091
  18. Elisabeth Kastenholz; Arminda Paço; Ana Nave. "Wine tourism in rural areas – hopes and fears amongst local residents". Worldwide Hospitality and Tourism Themes (2022): https://doi.org/10.1108/WHATT-08-2022-0095.
    10.1108/WHATT-08-2022-0095
  19. Walter Leal Filho; Alfonso Coronado-Marín; Amanda Lange Salvia; Fernanda Frankenberger Silva; Franziska Wolf; Todd LeVasseur; Maria J. Kirrane; et al. "International Trends and Practices on Sustainability Reporting in Higher Education Institutions". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su141912238.
    10.3390/su141912238
  20. Arminda Paço. "COVID-19 and sustainability in textile, apparel and fashion use: an assessment of trends". Textile Research Journal (2022): 004051752211141-004051752211141. http://dx.doi.org/10.1177/00405175221114167.
    10.1177/00405175221114167
  21. Arminda Paço. "An overview of the contribution of the textiles sector to climate change". Frontiers in Environmental Science 10 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fenvs.2022.973102.
    10.3389/fenvs.2022.973102
  22. Arminda Paço. "Student energy-saving in higher education tackling the challenge of decarbonisation". International Journal of Sustainability in Higher Education (2022): http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-10-2021-0432.
    10.1108/ijshe-10-2021-0432
  23. Arminda Paço. "Assessing the Connections between COVID-19 and Waste Management in Brazil". Sustainability 14 13 (2022): 8083-8083. http://dx.doi.org/10.3390/su14138083.
    10.3390/su14138083
  24. Pradeep Kautish; Arminda Paço; Park Thaichon. "Sustainable consumption and plastic packaging: Relationships among product involvement, perceived marketplace influence and choice behavior". Journal of Retailing and Consumer Services 67 (2022): 103032-103032. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2022.103032.
    10.1016/j.jretconser.2022.103032
  25. Edgar Nave; João J. Ferreira; Cristina I. Fernandes; Arminda do Paço; Helena Alves; Mário Raposo. "A review of succession strategies in family business: content analysis and future research directions". Journal of Management & Organization (2022): https://doi.org/10.1017/jmo.2022.31.
    10.1017/jmo.2022.31
  26. Nitika Sharma; Arminda Paço; Pradeep Kautish. "The impact of eco-innovation on green buying behaviour: the moderating effect of emotional loyalty and generation". Management of Environmental Quality: An International Journal (2022): https://doi.org/10.1108/MEQ-11-2021-0267.
    10.1108/MEQ-11-2021-0267
  27. Helena Alves; Marta P. Alves; Arminda Paço. "Antecedents of the Sharing Economy in a Pandemic Scenario: Prosocial Attitudes, Past Behaviour and Transformation Expectations". Cuadernos de Gestión (2022): https://doi.org/10.5295/cdg.211615ha.
    10.5295/cdg.211615ha
  28. Oscar Daniel Licandro; Arminda do Paço; Stefanía Yapor; Patricia Correa. "Relación entre motivación y satisfacción en voluntarios corporativos". Revista Venezolana de Gerencia 27 97 (2022): 88-106. https://doi.org/10.52080/rvgluz.27.97.7.
    10.52080/rvgluz.27.97.7
  29. Filho, W.L.; Barbir, J.; Abubakar, I.R.; Paço, A.; Stasiskiene, Z.; Hornbogen, M.; Fendt, M.T.C.; Voronova, V.; Klõga, M.. "Consumer attitudes and concerns with bioplastics use: An international study". PLoS ONE 17 4 April (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85128876959&partnerID=MN8TOARS.
    10.1371/journal.pone.0266918
  30. Laurett, R.; Paço, A.; Mainardes, E.W.. "Sustainability in higher education institutions: a case study of project FUCAPE 120% sustainable". International Journal of Sustainability in Higher Education 23 7 (2022): 1604-1627. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85129523600&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJSHE-02-2021-0053
  31. Nave, E.; Duarte, P.; Rodrigues, R.G.; Paço, A.; Alves, H.; Oliveira, T.. "Craft beer – a systematic literature review and research agenda". International Journal of Wine Business Research 34 2 (2022): 278-307. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85126199390&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJWBR-05-2021-0029
  32. Walter Leal Filho; Barbara Fritzen; Valeria Ruiz Vargas; Arminda Paço; Qiong Zhang, (Jane); Federica Doni; Anabela Marisa Azul; et al. "Social innovation for sustainable development: assessing current trends". International Journal of Sustainable Development & World Ecology (2021): 1-12. https://doi.org/10.1080/13504509.2021.2013974.
    10.1080/13504509.2021.2013974
  33. Ana Nave; Arminda do Paço. "Barriers versus Benefits of Sustainable Practices: An Application to the Wine-Tourism Sector". International Journal of Hospitality & Tourism Administration (2021): https://doi.org/10.1080/15256480.2021.1981185.
    10.1080/15256480.2021.1981185
  34. Carla Magalhães; Arminda Paço; Hugo Alonso; Marta Oliveira. "Marketing Verde: Comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e Y". CBR - Consumer Behavior Review 5 3 (2021): 339-339. https://doi.org/10.51359/2526-7884.2021.250619.
    10.51359/2526-7884.2021.250619
  35. Laurett, Rozélia; Paço, Arminda; Mainardes, Emerson Wagner. "Sustainable Development in Agriculture and its Antecedents, Barriers and Consequences – An Exploratory Study". Sustainable Production and Consumption 27 (2021): 298-311. http://dx.doi.org/10.1016/j.spc.2020.10.032.
    10.1016/j.spc.2020.10.032
  36. Ana Nave; Arminda do Paço. "Sustainability in the wine-tourism sector – an analysis of perceived understanding and practices implemented by firms". Journal of Wine Research (2021): 1-14. https://doi.org/10.1080/09571264.2021.1964945.
    10.1080/09571264.2021.1964945
  37. Inês Fonseca; Arminda Paço; Vítor Figueiredo. "Nonprofit organisations, management and marketing strategies for survival: The case of philharmonic bands". International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing (2021): https://doi.org/10.1002/nvsm.1678.
    10.1002/nvsm.1678
  38. Walter Leal Filho; Markus Will; Chris Shiel; Arminda Paço; Carla Sofia Farinha; Violeta Orlovic Lovren; Lucas Veiga Avila; et al. "Towards a common future: revising the evolution of university-based sustainability research literature". International Journal of Sustainable Development & World Ecology (2021): https://doi.org/10.1080/13504509.2021.1881651.
    10.1080/13504509.2021.1881651
  39. Walter Leal Filho; Vanessa R. Levesque; Amanda Lange Salvia; Arminda Paço; Barbara Fritzen; Fernanda Frankenberger; Luana Inês Damke; et al. "University teaching staff and sustainable development: an assessment of competences". Sustainability Science 16 1 (2021): 101-116. https://doi.org/10.1007/s11625-020-00868-w.
    10.1007/s11625-020-00868-w
  40. Ana Fernandes; Teresa Proença; Marisa R. Ferreira; Arminda Paço. "Does youth civic engagement enhance social and academic performance?". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2021): https://doi.org/10.1007/s12208-020-00272-1.
    10.1007/s12208-020-00272-1
  41. Nave, A.; Laurett, R.; do Paço, A.. "Relation between antecedents, barriers and consequences of sustainable practices in the wine tourism sector". Journal of Destination Marketing and Management 20 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85102456750&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jdmm.2021.100584
  42. Do Paço, A.; Fernandes, C.; Nave, E.; Alves, H.; Ferreira, J.J.; Raposo, M.. "Succession planning and strategies in family business: A multiple case study". International Journal of Entrepreneurship 25 Special Is (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85114685358&partnerID=MN8TOARS.
  43. Leal Filho, W.; Salvia, A.L.; Minhas, A.; Paço, A.; Dias-Ferreira, C.. "The COVID-19 pandemic and single-use plastic waste in households: A preliminary study". Science of the Total Environment 793 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85108416009&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.scitotenv.2021.148571
  44. Nave, A.; do Paço, A.; Duarte, P.. "A systematic literature review on sustainability in the wine tourism industry: insights and perspectives". International Journal of Wine Business Research 33 4 (2021): 457-480. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85102556225&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJWBR-09-2020-0046
  45. Filho, W.L.; Voronova, V.; Kloga, M.; Paço, A.; Minhas, A.; Salvia, A.L.; Ferreira, C.D.; Sivapalan, S.. "COVID-19 and waste production in households: A trend analysis". Science of the Total Environment 777 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85101841764&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.scitotenv.2021.145997
  46. Laurett, R.; Paço, A.; Mainardes, E.W.. "Antecedents and consequences of sustainable development in agriculture and the moderator role of the barriers: Proposal and test of a structural model". Journal of Rural Studies 86 (2021): 270-281. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85108274596&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jrurstud.2021.06.014
  47. Sharma, N.; Paço, A.. "Moral disengagement: A guilt free mechanism for non-green buying behavior". Journal of Cleaner Production 297 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85102567984&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2021.126649
  48. Casado-Aranda, Luis-Alberto; Caeiro, Sandra Sofia; Trindade, Jorge; Paço, Arminda; Lizcano Casas, David; Landeta, Ana. "Are distance higher education institutions sustainable enough? – A comparison between two distance learning universities". International Journal of Sustainability in Higher Education ahead-of-p ahead-of-p (2020): http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-07-2020-0260.
    10.1108/ijshe-07-2020-0260
  49. Leal Filho, Walter; Azul, Anabela Marisa; Wall, Tony; Vasconcelos, Claudio R. P.; Salvia, Amanda Lange; do Paço, Arminda; Shulla, Kalterina; et al. "COVID-19: the impact of a global crisis on sustainable development research". Sustainability Science 16 1 (2020): 85-99. http://dx.doi.org/10.1007/s11625-020-00866-y.
    10.1007/s11625-020-00866-y
  50. Laurett, Rozélia; Paço, Arminda; Mainardes, Emerson Wagner. "Measuring sustainable development, its antecedents, barriers and consequences in agriculture: An exploratory factor analysis". Environmental Development (2020): 100583. http://dx.doi.org/10.1016/j.envdev.2020.100583.
    10.1016/j.envdev.2020.100583
  51. Paço, Arminda; Leal Filho, Walter; Ávila, Lucas V; Dennis, Karen. "Fostering sustainable consumer behavior regarding clothing: Assessing trends on purchases, recycling and disposal". Textile Research Journal 91 3-4 (2020): 373-384. http://dx.doi.org/10.1177/0040517520944524.
    10.1177/0040517520944524
  52. Ferreira, João; Paço, Arminda; Raposo, Mário; Hadjichristodoulou, Celia; Marouchou, Despina. "International entrepreneurship education: Barriers versus support mechanisms to STEM students". Journal of International Entrepreneurship (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s10843-020-00274-4.
    10.1007/s10843-020-00274-4
  53. Ana Raquel Costa; Helena Alves; Arminda Paço. "Explanatory factors of blood-giving in young adults: An extended theory of planned behaviour model". International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing (2020): e1674-e1674. https://doi.org/10.1002/nvsm.1674.
    10.1002/nvsm.1674
  54. Shiel, Chris; Paço, Arminda do; Alves, Helena. "Generativity, sustainable development and green consumer behaviour". Journal of Cleaner Production 245 (2020): 118865. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118865.
    10.1016/j.jclepro.2019.118865
  55. Marchiori, Danilo Magno; Paço, Arminda Maria Finisterra Do; Alves, Helena Maria Batista; Duarte, Paulo Alexandre De Oliveira; Ascens¿ã, Ricardo José De; Rodrigues, o Gouveia. "Digital marketing: a quantitative approach on the scientific production". International Journal of Electronic Marketing and Retailing 11 4 (2020): 384. http://dx.doi.org/10.1504/ijemr.2020.111160.
    10.1504/ijemr.2020.111160
  56. Laurett, R.; do Paço, A.M.F.; do Rosario Leitão Dinis, A.. "Entrepreneurship in nonprofit organizations: a systematic review of the literature". International Review on Public and Nonprofit Marketing 17 2 (2020): 159-181. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076200927&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-019-00236-0
  57. Carreiro, D.; Paço, A.; Alves, H.. "The image of hostel accommodation from the tourist’s perspective-an analysis of online booking platforms,A imagem do alojamento local na perspetiva do turista-uma análise às plataformas de reserva online". Journal of Tourism and Development 2020 34 (2020): 39-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098055271&partnerID=MN8TOARS.
  58. Murphy, Patrick J.; Ferreira, João J.; Fernandes, Cristina I.; do Paço, Arminda. "Blended value and female entrepreneurial performance: social and economic aspects of education and technology transfer". International Entrepreneurship and Management Journal (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11365-019-00620-6.
    10.1007/s11365-019-00620-6
  59. Paço, Arminda. "The role of higher education institutions in sustainability initiatives at the local level". Journal of Cleaner Production (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.06.059.
    10.1016/j.jclepro.2019.06.059
  60. Paço, Arminda. "Sustainable Development Goals and sustainability teaching at universities: Falling behind or getting ahead of the pack?". Journal of Cleaner Production (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.309.
    10.1016/j.jclepro.2019.05.309
  61. Paço, Arminda. "A review of the socio-economic advantages of textile recycling". Journal of Cleaner Production (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.01.210.
    10.1016/j.jclepro.2019.01.210
  62. Leal Filho, W.; Salvia, A.L.; Paço, A.D.; Anholon, R.; Gonçalves Quelhas, O.L.; Rampasso, I.S.; Ng, A.; et al. "A comparative study of approaches towards energy efficiency and renewable energy use at higher education institutions". Journal of Cleaner Production 237 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069708853&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2019.117728
  63. Leal Filho, W.; Skanavis, C.; Kounani, A.; Brandli, L.L.; Shiel, C.; Paço, A.D.; Pace, P.; et al. "The role of planning in implementing sustainable development in a higher education context". Journal of Cleaner Production 235 (2019): 678-687. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85068453231&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2019.06.322
  64. Paço, A.D.; Shiel, C.; Alves, H.. "A new model for testing green consumer behaviour". Journal of Cleaner Production 207 (2019): 998-1006. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056195065&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2018.10.105
  65. Paço, Arminda. "Sustainable development policies as indicators and pre-conditions for sustainability efforts at universities". International Journal of Sustainability in Higher Education (2018): http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-01-2017-0002.
    10.1108/ijshe-01-2017-0002
  66. Rodrigues, Sabrina Silva; University of Beira Interior; Paço, Arminda Maria Finisterra do; University of Beira Interior; Rodrigues, Sabrina Silva. "ROTULAGEM ECOLÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL". (2018): http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/gesto/article/view/2713.
  67. Laurett, Rozelia; Paço, Arminda; Alves, Helena; Duarte, Paulo; Rodrigues, Ricardo. "Envolvimento do Cidadão em Organizações Sem Fins Lucrativos: Uma Revisão Sistemática da Literatura". (2018): http://hdl.handle.net/10400.6/6712.
  68. Laurett, Rozélia; Mainardes, Emerson Wagner; Paço, Arminda Maria Finisterra do; Sidoncha, Idalina Maia. "EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E HIBRIDISMO: IGUAIS, SIMILARES OU DIFERENTES?". (2018): https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4902.
  69. Goldaracena, O.D.L.; Paço, A.M.; Yapor, S.. "Empirical testing of the benefits of corporate volunteering proposed in manuals and guides,Contrastación empírica de los beneficios del Voluntariado Corporativo propuestos en manuales y guías". Opcion 34 Special Is (2018): 80-111. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071187807&partnerID=MN8TOARS.
  70. Paço, Arminda. "Market Segmentation: An Application to the Schist Village Tourism Destinations". Market-Tržište 29 2 (2017): 205-218. http://dx.doi.org/10.22598/mt/2017.29.2.205.
    10.22598/mt/2017.29.2.205
  71. Arminda Paço; Tânia Lavrador. "Environmental knowledge and attitudes and behaviours towards energy consumption". Journal of Environmental Management 197 (2017): 384-392. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2017.03.100.
    10.1016/j.jenvman.2017.03.100
  72. Paço, A.; Ferreira, J.; Raposo, M.. "How to foster young scientists’ entrepreneurial spirit?". International Journal of Entrepreneurship 21 1 (2017): 47-60. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028340139&partnerID=MN8TOARS.
  73. Paço, A.; Oliveira, S.. "Influence marketing in the fashion and beauty industry". Estudos em Comunicacao 25 (2017): 119-136. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040554027&partnerID=MN8TOARS.
    10.20287/ec.n25.v1.a07
  74. Debby Cotton; Chris Shiel; Arminda Paço. "Energy saving on campus: a comparison of students' attitudes and reported behaviours in the UK and Portugal". Journal of Cleaner Production 129 (2016): 586-595. https://doi.org/10.1016%2Fj.jclepro.2016.03.136.
    10.1016/j.jclepro.2016.03.136
  75. Shiel, C.; Leal Filho, W.; do Paço, A.; Brandli, L.. "Evaluating the engagement of universities in capacity building for sustainable development in local communities". Evaluation and Program Planning 54 (2016): 123-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84949088072&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.evalprogplan.2015.07.006
  76. Paço, A.; Ferreira, J.; Raposo, M.. "Development of entrepreneurship education programmes for HEI students: The lean start-up approach". Journal of Entrepreneurship Education 19 2 (2016): 39-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995624229&partnerID=MN8TOARS.
  77. Leal Filho, W.; Shiel, C.; Paço, A.. "Implementing and operationalising integrative approaches to sustainability in higher education: the role of project-oriented learning". Journal of Cleaner Production 133 (2016): 126-135. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988838339&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2016.05.079
  78. Paço, A.; Gouveia Rodrigues, R.. "Environmental activism and consumers’ perceived responsibility". International Journal of Consumer Studies 40 4 (2016): 466-474. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973327626&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ijcs.12272
  79. Shiel, C.; Leal Filho, W.; do Paço, A.; Brandli, L.. "Assessing and evaluating sustainable development in higher education". Assessment and Evaluation in Higher Education 40 6 (2015): 783-784. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939219761&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2015.1073028
  80. Filho, W.L.; Shiel, C.; do Paço, A.. "Integrative approaches to environmental sustainability at universities: an overview of challenges and priorities". Journal of Integrative Environmental Sciences 12 1 (2015): 1-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84924490663&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1943815X.2014.988273
  81. Alves, H.; Do Paço, A.; Roberto, C.. "Influence of internal marketing on organizational commitment - Evidence from care institutions for the elderly". Trziste 27 2 (2015): 237-250. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85017162911&partnerID=MN8TOARS.
  82. Paço, A.. "The effect of aging in the quality of life and in the consumer behaviour,O efeito do envelhecimento na qualidade de vida e no comportamento de consumo". Revista Brasileira de Marketing 14 1 (2015): 84-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85091244804&partnerID=MN8TOARS.
    10.5585/remark.v14i1.2731
  83. Paco, A.; Ferreira, M.; Leal, J.. "Motivations for participating in clinical trials and health-related product testing". Journal of Medical Marketing 15 1-2 (2015): 39-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84984879017&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1745790416650602
  84. do Paço, A.; Alves, H.; Shiel, C.; Filho, W.L.. "An analysis of the measurement of the construct "buying behaviour" in green marketing". Journal of Integrative Environmental Sciences 11 1 (2014): 55-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898909361&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1943815X.2014.894082
  85. Raposo, M.; Rodrigues, R.; Dinis, A.; Do Paço, A.; Ferreira, J.J.. "The influence of competitiveness and regulations on entrepreneurial activity in emerging and advanced economies | L’influence de la compétitivité et des régulations sur L’activité entrepreneuriale dans les économies émergentes Et avancées | Influência da competitividade e das regulações de Atividades empresariais nas economias emergentes e Avançadas | La influencia de la competitividad y las regul". Innovar 24 (2014): 113-128. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979819369&partnerID=MN8TOARS.
    10.15446/innovar.v24n1spe.47560
  86. do Paço, A.. "Branding in ngos – its influence on the intention to donate". Economics and Sociology 7 3 (2014): 11-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928237384&partnerID=MN8TOARS.
    10.14254/2071-789X.2014/7-3/1
  87. MARTINS,OLIVA MARIA DOURADO; PAÇO,ARMINDA MARIA FINISTERRA DO; MAINARDES,EMERSON WAGNER; RODRIGUES,RICARDO GOUVEIA. "O MARKETING SOCIAL E A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO ALEITAMENTO MATERNO". (2014): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902014000400370.
  88. Martins, O.M.D.; do Paço, A.M.F.; Mainardes, E.W.; Rodrigues, R.G.. "Social marketing and the promotion of structural changes on breastfeeding | O marketing social e a promoção de mudanças estruturais no aleitamento materno". RAE Revista de Administracao de Empresas 54 4 (2014): 370-380. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905497218&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0034-759020140403
  89. do Paço, A.; Alves, H.; Shiel, C.; Filho, W.L.. "A multi-country level analysis of the environmental attitudes and behaviours among young consumers". Journal of Environmental Planning and Management 56 10 (2013): 1532-1548. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887111288&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09640568.2012.733310
  90. Paço, A.; Nave, A.C.. "Corporate volunteering: A case study centred on the motivations, satisfaction and happiness of company employees". Employee Relations 35 5 (2013): 547-559. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84881591139&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/ER-12-2012-0089
  91. do Paço, A.; Agostinho, D.; Nave, A.. "Corporate versus non-profit volunteering-do the volunteers' motivations significantly differ?". International Review on Public and Nonprofit Marketing 10 3 (2013): 221-233. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884814518&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-013-0101-0
  92. Dinis, A.; Paço, A.D.; Ferreira, J.; Raposo, M.; Rodrigues, R.G.. "Psychological characteristics and entrepreneurial intentions among secondary students". Education and Training 55 8-9 (2013): 763-780. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885449546&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/ET-06-2013-0085
  93. do Paço, A.; Ferreira, J.M.; Raposo, M.; Rodrigues, R.G.; Dinis, A.. "Entrepreneurial intentions: is education enough?". International Entrepreneurship and Management Journal (2013): 1-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886081969&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11365-013-0280-5
  94. Do Paço, A.; Alves, H.; Shiel, C.; Filho, W.L.. "Development of a green consumer behaviour model". International Journal of Consumer Studies 37 4 (2013): 414-421. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879492406&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ijcs.12009
  95. Martins, O.M.D.; do Paço, A.M.F.; de Ascensão Gouveia Rodrigues, R.J.. "Social marketing: An application to the behaviour of breastfeeding". International Review on Public and Nonprofit Marketing 10 2 (2013): 185-186. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879899889&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-013-0097-5
  96. Paço, Arminda. "Conserving Behaviour: A Replication of the ENVIROCON Scale in Four Countries". (2013):
    10.1016/j.apcbee.2013.05.009
  97. Paço, Arminda. "Corporate volunteering – an analysis of volunteers' motivations and demographics". (2013):
    10.1108/20412561311324050
  98. Do Paço, A.M.F.; Reis, R.. "Factors affecting skepticism toward green advertising". Journal of Advertising 41 4 (2012): 147-155. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876732872&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00913367.2012.10672463
  99. do Paço, A.; Alves, H.; Nunes, C.. "Ecotourism from both hotels and tourists' perspective". Economics and Sociology 5 2 (2012): 132-142. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871426510&partnerID=MN8TOARS.
  100. Ferreira, J.J.; Raposo, M.L.; Rodrigues, R.G.; Dinis, A.; do Paço, A.. "A model of entrepreneurial intention: An application of the psychological and behavioral approaches". Journal of Small Business and Enterprise Development 19 3 (2012): 424-440. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865111793&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/14626001211250144
  101. Martins, O.D.; do Paço, A.; Rodrigues, R.. "Influences of behavioral intention on maternal breastfeeding- An exploratory study in the realm of social marketing | Influenciadores da intenção do comportamento do aleitamento materno - Um estudo exploratório no âmbito do marketing social". Innovar 22 46 (2012): 99-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874354410&partnerID=MN8TOARS.
  102. do Paço, A.; Agostinho, D.. "Does the kind of bond matter? The case of food bank volunteer". International Review on Public and Nonprofit Marketing 9 2 (2012): 105-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866664741&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-012-0081-5
  103. Paço, Arminda. "Analysis of the motivations, generativity and demographics of the food bank volunteer". (2012):
    10.1002/nvsm.1427
  104. do Paço, A.; Palinhas, M.J.. "Teaching entrepreneurship to children: A case study". Journal of Vocational Education and Training 63 4 (2011): 593-608. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859138166&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13636820.2011.609317
  105. do Paço, A.M.F.; Ferreira, J.M.; Raposo, M.; Rodrigues, R.G.; Dinis, A.. "Behaviours and entrepreneurial intention: Empirical findings about secondary students". Journal of International Entrepreneurship 9 1 (2011): 20-38. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951772033&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10843-010-0071-9
  106. Do Paço, A.; Ferreira, J.; Raposo, M.; Rodrigues, R.G.; Dinis, A.. "Entrepreneurial intention among secondary students: Findings from Portugal". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 13 1 (2011): 92-106. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79957779625&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJESB.2011.040418
  107. Raposo, M.; do Paço, A.. "Special issue: Entrepreneurship and education-links between education and entrepreneurial activity". International Entrepreneurship and Management Journal 7 2 (2011): 143-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79958161051&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11365-010-0152-1
  108. Raposo, M.; do Paço, A.. "Entrepreneurship education: Relationship between education and entrepreneurial activity | Educación emprendedora: Relación entre educación y actividad emprendedora". Psicothema 23 3 (2011): 453-457. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960536101&partnerID=MN8TOARS.
  109. Do Paço, A.; Rodrigues, R.G.; Duarte, P.; Pinheiro, P.; De Oliveira, J.M.; Soares, M.. "The role of marketing in the promotion of breastfeeding". Journal of Medical Marketing 10 3 (2010): 199-212. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77953654668&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/jmm.2010.13
  110. do Paço, A.; Varejão, L.. "Factors affecting energy saving behaviour: A prospective research". Journal of Environmental Planning and Management 53 8 (2010): 963-976. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77958062565&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09640568.2010.495489
  111. Paço, Arminda. "Green consumer market segmentation: empirical findings from Portugal". (2010):
    10.1111/j.1470-6431.2010.00869.x
  112. Rodrigues, R.G.; Raposo, M.; Ferreira, J.; Do Paço, A.. "Entrepreneurship education and the propensity for business creation: Testing a structural model". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 9 1 (2010): 58-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952639175&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJESB.2010.029506
  113. Do Paço, A.; Varejão, L.. "Energy saving and the contribution of green marketing to behavioural change". WSEAS Transactions on Business and Economics 7 3 (2010): 181-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954444352&partnerID=MN8TOARS.
  114. Finisterra Do Paço, A.M.; Barata Raposo, M.L.; Filho, W.L.. "Identifying the green consumer: A segmentation study". Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing 17 1 (2009): 17-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67650260523&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/jt.2008.28
  115. do Paço, A.; Raposo, M.. ""Green" segmentation: An application to the Portuguese consumer market". Marketing Intelligence and Planning 27 3 (2009): 364-379. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-68549135011&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/02634500910955245
  116. Paço, Arminda. "Determining the characteristics to profile the “green” consumer: an exploratory approach". (2008):
    10.1007/s12208-008-0010-9
  117. Paço, Arminda. "Entrepreneur's profile: a taxonomy of attribu tes and motivations of university students". (2008):
    10.1108/14626000810871763
  118. Raposo, M.L.B.; Matos Ferreira, J.J.; Finisterra Do Paço, A.M.; Gouveia Rodrigues, R.J.A.. "Propensity to firm creation: Empirical research using structural equations". International Entrepreneurship and Management Journal 4 4 (2008): 485-504. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-54949157544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11365-008-0089-9
  119. Paço, Arminda. "E-Governance and public marketing tools for universities: A benchmarking proposal". (2006):
    10.1007/bf02893618
Capítulo de livro
  1. Kragulj, Florian; Grill, Anna Katharina; Rocha, Raysa Geaquinto; Paço, Arminda do. "But What Does Sustainability Mean? The Groundwork for Knowledge About Sustainability and Knowledge for Sustainability". In Developments in Corporate Governance and Responsibility, 173-206. Emerald Publishing Limited, 2023.
    10.1108/s2043-052320230000022008
  2. Paço, Arminda; Casado-Aranda, L.-A.; Sánchez-Fernández, J.; Paço, A.. "Exploring the effectiveness of storytelling in advertising through eye-tracking.". In Handbook of Research on Contemporary Storytelling Methods Across New Media and Disciplines., 158-179. IGI Global, 2021.
    Publicado
  3. Paço, Arminda. "Gastromotiva: estudo do seu marketing mix". In Consumo Socialmente Responsable y Gobernanza Alimentaria. Casos Prácticos Docentes, 55-67. Oviedo, Espanha: Ediciones de la Universidad de Oviedo, 2021.
    Publicado
  4. Laurett, R.; Paço, A.; Mainardes, E.W.. "Barriers to Sustainable Development in Agriculture". 135-147. 2021.
    10.1007/978-3-030-76624-5_9
  5. Paço, Arminda. "Sustainability Barriers". 2019.
    10.1007/978-3-319-63951-2_188-1
  6. Paço, Arminda. "Sustainable Development Goals". 2019.
    10.1007/978-3-319-63951-2_325-1
  7. Paço, Arminda. "Sustainable Consumer Lifestyles/Sustainable Consumption". 2019.
    10.1007/978-3-319-71062-4_20-1
  8. Paço, Arminda. "Environmental Behaviour and Sustainable Development". 2019.
    10.1007/978-3-319-63951-2_14-1
  9. Paço, Arminda. "Prosocial Behavior and Sustainable Development". 2019.
    10.1007/978-3-319-63951-2_25-1
  10. do Paço, A.; Azeiteiro, U.M.. "Living labs for education for sustainable development in the context of higher education: Identifying triggers and drivers of development in the Portuguese Universities". 155-170. 2017.
  11. Paço, A.. "Innovation in public health care institutions: The case of green hospitals". 339-351. 2015.
  12. Leal Filho, W., Shiel, C., Paço, A., & Brandli, L.. "Putting sustainable development in practice: campus greening as a tool for institutional sustainability efforts". In Sustainability in Higher Education, i-ii. Elsevier, 2015.
    10.1016/b978-0-08-100367-1.09989-3
  13. Martins, O., Paço, A., & Rodrigues, R.. "Applying Segmentation to Social Marketing Breastfeeding Behaviour". 2015.
  14. Nave, A., Paço, A., & Alves, H.. "Galp Voluntaria. Otra cara de la responsabilidad corporativa". 2014.
  15. Paço, Arminda. "Case 12: How a municipality can serve the elderly public: the case of the Ages Space (Espaço das Idades)". 2013.
  16. Shiel, C., & Paço, A.. "Do formal policies for sustainable development make a difference? A comparison of students from two different universities, one in the UK and one in Portugal.". 2012.
  17. Rodrigues, R., Dinis, A., Paço, A., Ferreira, J., & Raposo, M.. "The effect of an entrepreneurial training programme on entrepreneurial traits and intention of secondary students". 2012.
Edição de livro
  1. Agapito, D., Guerreiro, M., Pinto, P., Paço, A., Bender, A., Almeida, H., & Cesário, M.. Book of Cases on Public and Non-profit Marketing: Trends and Responsible Approaches in Tourism. CinTurs, UAlg.. 2023.
    Editor
  2. Paço, Arminda. Universities as Living Labs for Sustainable Development. Springer International Publishing. 2020.
    10.1007/978-3-030-15604-6
  3. Leal Filho, W., Skanavis, C., Paço, A., Rogers, J., Kuznetsova, O., & Castro, P.. Handbook of Theory and Practice of Sustainable Development in Higher Education. 2017.
  4. Leal Filho, W., Brandli, L., Kuzetsona, O., & Paço, A.. Integrative Approaches to Sustainable Development at University Level. 2015.
  5. Paço, A., Alves, H., Ferreira, J., Leitão, J., Silva, M. J., Raposo, M., Duarte, P., Pinheiro, P., Rodrigues, R., & Azev. Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica. 2007.
  6. Raposo, M., Paço, A., Leitão, D., Ferreira, J., Leitão, J., Silva, M. J., Rodrigues, R., & Serrasqueiro, Z.. Manual de Benchmarking para as Universidades - Instrumento de Reforço da Competitividade e da Identidade Territorial. 2006.
Livro
  1. Filho, W.L.; Skanavis, C.; Do Paço, A.; Rogers, J.; Kuznetsova, O.; Castro, P.; Salvia, A.L.; et al. Preface. 2017.
    10.1016/B978-0-323-06794-2.00083-3
  2. Leal Filho, W.; Shiel, C.; do Paço, A.; Brandli, L.. Putting sustainable development in practice: Campus greening as a tool for institutional sustainability efforts. 2015.
    10.1016/B978-0-08-100367-1.00001-9
  3. Maria, O.; Martins, D.; do Paço, A.M.F.; Rodrigues, R.G.. Applying segmentation to social marketing breastfeeding behaviour. 2015.
Pré-impressão
  1. Samia Hamdane; Sara Marcelino; Pedro Dinis Gaspar; Arminda Paço. "Sustainable Agricultural Practices for the Production of Aromatic and Medicinal Plants: Evidences and Recommendations". 2023. https://doi.org/10.20944/preprints202307.1380.v1.
    10.20944/preprints202307.1380.v1
  2. Sara Marcelino; Pedro Dinis Gaspar; Arminda Paço. "Sustainable Waste Management in the Production of Medicinal and Aromatic Plants – A Systematic Review". 2023. https://doi.org/10.20944/preprints202307.1822.v1.
    10.20944/preprints202307.1822.v1
Tese / Dissertação
  1. "Responsabilidade Social Universitária: a Perceção dos Estudantes e dos Docentes da Universidade da Beira Interior Face às Práticas Implementadas". Mestrado, 2023.
  2. "Como o Greenwashing Afeta o Consumidor: Estudo de Caso da Água Fiji". Mestrado, 2022.
  3. "Gabinete de Marketing Bmviv S.A.". Mestrado, 2022.
  4. "Adoção de veículos elétricos: uma análise das barreiras à compra". Mestrado, 2022.
  5. "Procura e comportamento de consumo em clínicas de estética: um estudo de caso". Mestrado, 2022.
  6. "Turismo Sostenible – Programa de Formación en Validación de Negocios en la Zona de Influencia del Topocoro". Mestrado, 2022.
  7. "A cosmética verde: A identidade de marca das microempresas portuguesas". Mestrado, 2022.
  8. "Quem fez minhas roupas? - Análise da estratégia de comunicação do movimento Fashion Revolution". Mestrado, 2022.
  9. "Naiara Cheico de Andrade com a dissertação intitulada “A reputação no Facebook: uma análise à interação dos usuários nas publicações". Mestrado, 2022.
  10. "O Impacto da Intensidade Concorrencial das Marcas do Distribuidor e do Preço no Desempenho da Categoria". Doutoramento, 2021.
  11. "Enoturismo em Portugal: Análise às suas Práticas Sustentáveis". Doutoramento, 2021.
  12. "A Influência da Educação para o Empreendedorismo nos Empresários Portugueses". Doutoramento, 2021.
  13. "Marketing de Conteúdo e Criação de Personas Para Marcas Sustentáveis O Caso da ‘Mãe Natureza’". Mestrado, 2021.
  14. "Análise das Práticas Sustentáveis Na Indústria Têxtil e do Vestuário: Estudo dos Relatórios de Sustentabilidade No Brasil". Mestrado, 2021.
  15. "A Avaliação de Uma Aplicação Móvel de Saúde Sob O Ponto de Vista do Utilizador: O Caso da App Mysns Carteira". Mestrado, 2021.
  16. "O Papel das Organizações Sem Fins Lucrativos Na Promoção do Consumo e Produção Sustentáveis No Concelho da Covilhã- Caso da Coolabora". Mestrado, 2021.
  17. "O Marketing Social como ferramenta de inclusão: O Projeto Speak". Mestrado, 2021.
  18. "O Marketing Digital como ferramenta de captação de novos clientes". Mestrado, 2020.
  19. "Desenvolvimento sustentável: antecedentes, barreiras e consequências do desenvolvimento sustentável na agricultura". Doutoramento, 2019.
  20. "El Voluntariado Corporativo como Responsabilidad Social Empresaria hacia los Empleados y la Comunidad. Estudio de la Consistencia entre Enfoque, Gestión e Impactos". Doutoramento, 2019.
  21. "Responsabilidade Social Corporativa: relação entre a Empresa e a Comunidade Local". Mestrado, 2019.
  22. "A influência do marketing ecológico no consumo de bens, estudo comparativo entre a geração X e geração Y". Mestrado, 2019.
  23. "A utilização do neuromarketing na comunicação das marcas". Mestrado, 2019.
  24. "Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal: da captação à fidelização de públicos". Mestrado, 2019.
  25. "E-commerce no Mercado B2B: Soluções para o ponto de venda". Mestrado, 2019.
  26. "A Imagem do Alojamento Local na perspetiva do turista - Uma análise às plataformas de reserva online". Mestrado, 2019.
  27. "O Inbound Marketing como estratégia de captação de leads qualificados na Solved – The Cleantech Company". Mestrado, 2018.
  28. Guerra, Cíntia Helena Aguilar. "Comportamento do Consumidor de Música". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/7835.
  29. Oliveira, Sofia. "Marketing de Influência". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/6363.
  30. Duarte, Sara Raquel Sousa. "Customer relationship management: uma aplicação à Portela Cafés". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13773.
  31. Fernandes, Daniela Ramos. "Marketing de Moda Perceção da marca H&M". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/7020.
  32. Leal, Joana Andreia Ferreira. "Motivações para participar em testes de produtos relacionados com saúde". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/6041.
  33. Lavrador, Tânia Sofia Louro. "Conhecimento, Atitudes e Comportamento dos Universitários e as Práticas Ambientais das suas Instituições de Ensino". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5983.
  34. Pinto, Carlos Filipe Viseu Alves. "Planeamento Estratégico de Marketing em Equipamentos Culturais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/6467.
  35. Fantasia, Carla Susana da Silva Pinheiro. "Boas práticas no setor público". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5829.
  36. Martins, Sílvia Maria dos Santos. "Gestão e Execução de Comunicação Empresarial Online". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5929.
  37. Martinho, Manuel António de Jesus. "Principais linhas de orientação para a operacionalização de um plano de marketing para as Aldeias do Xisto". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/6090.
  38. Alves, Joana Patrícia Lopes. "Influência da política da comunicação interna no processo criativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/6552.
  39. Balrôa, Filipa Margarida Tavares Lopes dos Santos. "A importância do lazer e da ocupação de tempos livres para a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Castelo Branco". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/4788.
  40. Rosa, Bruno José Lopes. "Projeto “Re-Create”". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/6428.

Outros

Outra produção
  1. Attitudes and Perceptions of University Students on Climate Change: Evidences from an International Study. 2022. Filho, W.L.; Ayal, D.Y.; Wall, T.; Shiel, C.; Paco, A.; Pace, P.; Mifsud, M.; et al. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85133117502&partnerID=MN8TOARS.
    10.21203/rs.3.rs-1179074
  2. Case 12: How a Municipality Can Serve the Elderly Public: The Case of the Ages Space (ESPAÇO DAS IDADES). Applying Quality of Life Research:. 2013. Paço, Arminda.
    10.1007/978-94-007-5878-0_13
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/11/06 - 2023/11/22 Environmental management in the hospitality sector: the demand perspective
Coorientador
2022/11/01 - 2023/11/01 Avaliação da Pegada de Carbono. Um Estudo de Caso no Setor dos Transportes [Carbon Footprint Assessment. A Case Study in the Transport Sector]
Orientador
2021/10/01 - 2023/10/01 Comunicação Estratégica na Diplomacia: a Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital [Strategic Communication in Diplomacy: the Transformation of the Diplomatic Institution and the Digital Communication Process]
Orientador
2022/09/09 - 2023/09/09 Plano de Negócio para a Criação de Uma Microempresa Digital Veggie Saab [Business Plan for Creating a Veggie Saab Digital Microcompany]
Orientador
2021/05/02 - 2023/05/02 Responsabilidade Social Universitária: a Perceção dos Estudantes e dos Docentes da Universidade da Beira Interior Face às Práticas Implementadas [University Social Responsibility: the Perception of Students and Teachers at the University of Beira Interior Regarding Implemented Practices]
Orientador
2021 - 2022 Como o Greenwashing Afeta o Consumidor: Estudo de Caso da Água Fiji [How Greenwashing Affects the Consumer: Fiji Water Case Study]
Orientador
2021 - 2022 Adoção de veículos elétricos: uma análise das barreiras à compra [Adoption of electric vehicles: an analysis of barriers to purchase]
Orientador
2021 - 2022 A cosmética verde: A identidade de marca das microempresas portuguesas [Green cosmetics: The brand identity of Portuguese micro-enterprises]
Orientador
2021 - 2022 Quem fez minhas roupas? - Análise da estratégia de comunicação do movimento Fashion Revolution [Who made my clothes? - Analysis of the communication strategy of the Fashion Revolution movement]
Orientador
2020 - 2022 A reputação no Facebook: uma análise à interação dos usuários nas publicações [Reputation on Facebook: an analysis of user interaction in publications]
Orientador
2020/01/01 - 2021/01/01 Marketing de Conteúdo e Criação de Personas Para Marcas Sustentáveis O Caso da Mãe Natureza [Content Marketing and Persona Creation for Sustainable Brands The Case of Mãe Natureza]
Orientador
2020/01/01 - 2021/01/01 Análise das Práticas Sustentáveis Na Indústria Têxtil e do Vestuário: Estudo dos Relatórios de Sustentabilidade No Brasil [Analysis of Sustainable Practices in the Textile and Clothing Industry: Study of Sustainability Reports in Brazil]
Orientador
2020/01/01 - 2021/01/01 A Avaliação de Uma Aplicação Móvel de Saúde Sob O Ponto de Vista do Utilizador: O Caso da App Mysns Carteira [The Evaluation of a Mobile Health Application From the User's Point of View: The Case of the Mysns Carteira App]
Orientador
2020 - 2021 O Marketing Social como ferramenta de inclusão: O Projeto Speak [Social Marketing as an inclusion tool: The Speak Project]
Orientador
2019 - 2021 O Papel das Organizações Sem Fins Lucrativos Na Promoção do Consumo e Produção Sustentáveis No Concelho da Covilhã- Caso da Coolabora
Orientador
2017 - 2021 O Impacto da Intensidade Concorrencial das Marcas do Distribuidor e do Preço no Desempenho da Categoria [The Impact of Competitive Intensity of Distributor Brands and Price on Category Performance]
Orientador
2017/10/01 - 2020/02/18 Enoturismo em Portugal: Análise às suas Práticas Sustentáveis [Wine tourism in Portugal: Analysis of its Sustainable Practices]
Orientador
Doutoramento em Gestão
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2020/02/11 A Influência da Educação para o Empreendedorismo nos Empresários Portugueses [The Influence of Entrepreneurship Education on Portuguese Entrepreneurs]
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 O Marketing Digital como ferramenta de captação de novos clientes [Digital Marketing as a tool for attracting new customers]
Orientador
2019 - 2020 Responsabilidade Social Corporativa: relação entre a Empresa e a Comunidade Local [Corporate Social Responsibility: relationship between the Company and the Local Community]
Orientador
2016 - 2019/09/13 El Voluntariado Corporativo como Responsabilidad Social Empresaria hacia los Empleados y la Comunidad. Estudio de la Consistencia entre Enfoque, Gestión e Impactos [Corporate Volunteering as Corporate Social Responsibility towards Employees and the Community. Study of the Consistency between Approach, Management and Impacts]
Orientador
Pontificia Universidad Católica Argentina. Facultad De Ciencias Económicas, Argentina
2018 - 2019 A influência do marketing ecológico no consumo de bens, estudo comparativo entre a geração X e geração Y [The influence of ecological marketing on the consumption of goods, a comparative study between generation X and generation Y]
Coorientador
2018 - 2019 A utilização do neuromarketing na comunicação das marcas [The use of neuromarketing in brand communication]
Coorientador
2018 - 2019 Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal: da captação à fidelização de públicos [Marketing Strategies in Philharmonic Bands in Portugal: from attracting audiences to loyalty]
Orientador
2018 - 2019 E-commerce no Mercado B2B: Soluções para o ponto de venda [E-commerce in the B2B Market: Solutions for the point of sale]
Orientador
2018 - 2019 A Imagem do Alojamento Local na perspetiva do turista - Uma análise às plataformas de reserva online [The Image of Local Accommodation from the tourist's perspective - An analysis of online booking platforms]
Orientador
2017 - 2019 Desenvolvimento sustentável: antecedentes, barreiras e consequências do desenvolvimento sustentável na agricultura [Sustainable development: antecedents, barriers and consequences of sustainable development in agriculture]
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 O Inbound Marketing como estratégia de captação de leads qualificados na Solved – The Cleantech Company [Inbound Marketing as a strategy for capturing qualified leads at Solved – The Cleantech Company]
Orientador
2009 - 2012 Marketing social: uma aplicação ao comportamento do aleitamento materno [Social marketing: an application to breastfeeding behavior]
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/04/13 People’s Awareness of the Circular Economy
Arguente principal
Jéssica dos Santos Leite Gonella (Doutoramento)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2023/02/07 Understanding the Consumption of Fashion as a Communication Medium: The Role of Civic Engagement
Arguente
Farah Khaled Fouad Helmy (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/01/21 When Actions Speak Louder than Words: Three Essays on the WordsDeeds’ Gaps in Socially Responsible Consumption
Arguente principal
Diana Guterres Falcão de Sousa Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2021/04/09 A influência das reformas administrativas nas organizações públicas - Mecanismos de melhoria do desempenho governamental [The influence of administrative reforms on public organizations - Mechanisms for improving government performance]
Arguente
Samuel Leite Castelo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/09/25 Stakeholder relationship marketing in nonprofit organizations: towards omnichannel strategies
Vogal
Vanessa Mato Santiso (Doutoramento)
Universidade da Coruña, Espanha
2019/10/21 Ethics in Social Entrepreneurship
Vogal
Raju Ranjan Kumar Paswan (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019/01/08 A social marketing approach to (in)tolerance between refugees and host communities in Lebanon
Arguente principal
Bassen Jamil Kheireddine (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Melhor comunicação da sessão no XII Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo com o tema “Inclusão digital nas favelas do Brasil: case da parceria entre Alô Social e Central Única das Favelas”
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020 Melhor comunicação da sessão no XII Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo com o tema “Speak no combate ao isolamento imposto pela COVID-19”
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 Best paper na conferência CIEM 2018 [Paço, A., Ferreira, J., Raposo, M., Nave, A., Fernandes, C. (2018). STEM Entrepreneurial Competencies and Skills of Graduates and Post-Graduates in EU Universities Context]. 15-16 November, Salamanca, Spain.
2015 2º lugar no Concurso EDP University Challenge (professor orientador), com o trabalho “Reino das Águias”.

Outra distinção

2016 Menção honrosa no âmbito do conferência CIEM 2016, 6th Iberian Conference on Entrepreneurship, com o tema “Development of entrepreneurship education programmes for HEI students: the lean star-up approach”. University of Coruña, Spain.
2015 Menção honrosa no âmbito do 14th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing: “Energy saving in hospitals - Implementation of a communication and perception campaign using collaborators of a hospital center"
2014 Menção honrosa no âmbito do VI Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo, promovido pela AIMPNL e ISCAC concedida ao artigo intitulado “Fundação Realizar Um Desejo"
2014 2º prémio no concurso “The Best Marketing Idol” com o trabalho “Voluntariado empresarial: análise aos fatores motivacionais dos colaboradores voluntários” (em co-autoria com a discente Ana Nave). Instituto Politécnico de Leiria.
2013 Melhor tese na área da gestão “Marketing social: uma aplicação ao comportamento do aleitamento materno” (orientadora da autora O. Martins). Prémio Científico da Casa da América Latina.
2013 Melhor comunicação no V Congreso Internacional de Casos Docentes en Marketing Público y No Lucrativo com o tema “O impacto económico da fundação de Serralves”, 13 de dezembro (Badajoz, Espanha).