???global.info.a_carregar???
I am an Assistant Professor at the University of Lisbon, School of Arts and Humanities, and a researcher at Centro de Linguística (CLUL). I hold an MA (2006) and a Ph.D in Portuguese Linguistics (2012), both focused on the phonological acquisition of French-Portuguese bilingual children. I received an FCT grant for the realization of my doctoral research. My research interests are in the fields of phonology, phonological acquisition, bilingual acquisition and clinical linguistics. Research results have been disseminated in national and international journals and books (29), and at national and international events (47). I have participated in national and international projects (4). My teaching activity includes undergraduate courses in language acquisition and general linguistics, both in Portugal (2008-2013; 2020-2024) and in France (2015-2016; 2018-2019) for students enrolled in speech and language therapy and in linguistics. My supervising activity includes 3 MA students.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Letícia Barros de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Letícia
  • de Almeida, Laetitia

Identificadores de autor

Ciência ID
0E11-FD2E-96C5
ORCID iD
0000-0003-0611-9523

Endereços de correio eletrónico

  • lalmeida@campus.ul.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012/01/20
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Linguística Portuguesa
Universidade de Lisboa, Portugal
"Acquisition de la struture syllabique en contexte de bilinguisme simultané portugais-français" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/12/14
Concluído
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"L'acquisition des codas non finales par un enfant bilingue portugais-français" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/14 - 2020/09/20 Investigador (Investigação) Covirtua Healthcare, França
2016/10/01 - 2019/06/30 Pós-doutorado (Investigação) Centre National de la Recherche Scientifique, França
Dynamique du Langage, França
2013/09/01 - 2015/08/31 Pós-doutorado (Investigação) Université de Tours, França

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/21 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Universitário) Université de Tours, França
2008/12/01 - 2013/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/01 - 2010/12 L'acquisition de la structure syllabique par une enfant bilingue simultanée portugais-français
SFRH/BD/27733/2006
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2012 - Atual Cross-Linguistic Child Phonology Project.
Investigador
The University of British Columbia School of Audiology & Speech Sciences, Canadá
Government of Canada Social Sciences and Humanities Research Council
Concluído
2005 - Atual PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development
Investigador
Carnegie Mellon University, Estados Unidos
National Institute of Child Health and Human Development
2025/02/01 - 2026/07/31 Nonword repetition in children with typical and atypical language development
2023.12648.PEX
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/09/01 - 2015/08/31 Bilad - Bilingual Language Development: Typically Developping Children and Children with Language Impairment
ANR-12-FRAL-0014-01
Investigador Pós-doutorado
Université de Tours, França
Agence nationale de la recherche
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 214 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0214/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 Aquisição do Português Europeu: recursos e resultados linguísticos.
Investigador
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sandrine Ferré; Christophe dos Santos; Laetitia de Almeida. "Potential Phonological Markers for SLI in Bilingual Children". Trabalho apresentado em The 39th annual Boston University Conference on Language Development, 2014.
    Publicado
  2. Almeida, Letícia; Yvan Rose ; Freitas, Maria João. "Prosodic influence in bilingual phonological development: evidence from a Portuguese-French language learner". Trabalho apresentado em Proceedings of the 36th Boston University Conference on Language Development, Sommerville, 2012.
  3. Almeida, Letícia; Rose, Yvan; Freitas, Maria João. "Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português-Francês". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2011.
    Publicado
  4. Almeida, Letícia; Freitas, Maria João; Rose, Yvan. "Prosodic influence in bilingual phonological development: Evidence from a Portuguese-French first language learner". Trabalho apresentado em The 36th annual Boston University Conference on Language Development., 2011.
  5. Almeida, Letícia; Costa, Teresa; FREITAS, MARIA JOÃO. "Estas portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu". Trabalho apresentado em XXV encontro nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2010.
    Publicado
  6. Almeida, Letícia; FREITAS, MARIA JOÃO. "Sobre a hierarquia dos traços de Ponto de Articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue português/francês". Trabalho apresentado em XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Evora, 2007.
    Publicado
  7. Almeida, Letícia. "Compensatory lengthening in bilingual acquisition of languages insensitive to syllable weight". Trabalho apresentado em Generative Approaches to Language Acquisition 2007, Barcelona, 2007.
    Publicado
  8. Almeida, Letícia. "A aquisição das Codas mediais por uma criança bilingue em português e francês". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, 2006.
    Publicado
  9. Almeida, Letícia. "Os erros fonéticos de aprendentes lusófonos do francês. Estratégias utilizadas e suas implicações para o estudo de aquisição de L2". Trabalho apresentado em XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Letícia Almeida; Christophe dos Santos; Maria João Freitas. "Nova versão do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 10 (2023): 1-15. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a1.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a1
  2. Freitas, Maria João; Ramalho, Ana Margarida; Almeida, Letícia. "Avaliação clínica à luz da fonologia não linear". Revista da Associação Portuguesa de Terapia da Fala 15 (2023): 8-12.
    Publicado
  3. Flores, Cristina; Almeida, Letícia. "Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 250-263. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2
  4. Catarino, Inês; Almeida, Letícia; Santos, Christophe dos; Freitas, Maria João. "Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 87-104. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7.
    Acesso aberto • 10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7
  5. Laetitia de Almeida; Sandrine Ferré; Marie-Anne Barthez; Christophe dos Santos. "What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?". First Language 39 2 (2019): 158-176. https://doi.org/10.1177/0142723718805665.
    10.1177/0142723718805665
  6. Laetitia de Almeida; Sandrine Ferré; Eléonore Morin; Philippe Prévost; Christophe dos Santos; Laurie Tuller; Racha Zebib; Marie-Anne Barthez. "Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France". Linguistic Approaches to Bilingualism 7 3-4 (2017): 331-358. https://doi.org/10.1075/lab.15019.alm.
    10.1075/lab.15019.alm
  7. de Almeida, Laetitia; Ferré, Sandrine; Morin, Eléonore; Prévost, Philippe; dos Santos, Christophe; Tuller, Laurie; Zebib, Rasha. "L’identification d’enfants bilingues avec Trouble Spécifique du Langage en France". SHS Web of Conferences 27 (2016): 10005. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20162710005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1051/shsconf/20162710005
  8. Ramalho, Ana Margarida; Almeida, Letícia; Freitas, Maria João. "Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2016): 463-472.
    Acesso aberto • Publicado
  9. De Almeida, L.; Rose, Y.; Freitas, M.J.. "Acquisition of branching onsets by simultaneous Portuguese-French bilingual children,Acquisition des attaques branchantes (complexes) par des enfants bilingues simultanés portugaisfrançais". Lidil 51 (2015): 143-168. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028778983&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto
  10. FREITAS, MARIA JOÃO; Almeida, Letícia; Costa, Teresa. "O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue". Veredas – Revista de Estudos Linguísticos 16 (2012): 79-103. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25058.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, Letícia; Christophe dos Santos. "French (France) speech development". In The Oxford handbook of speech development in languages of the world, editado por Sharynne MacLeod. Oxford University Press, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Rose, Yvan; Almeida, Letícia; Freitas, Maria João. "Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages". In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics, editado por Loporcaro, M.. Oxford University Press, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436
  3. Catarino, Inês; Almeida, Letícia. "A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica". In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção, editado por Maria João Freitas; Marisa Lousada; Dina Alves, 211-234. Berlin: Language Science Press, 2022.
    Publicado • https://zenodo.org/records/7233229
  4. Laetitia de Almeida; Sandrine Ferré; Eléonore Morin; Philippe Prévost; Christophe dos Santos; Laurie Tuller; Racha Zebib; Marie-Anne Barthez. "Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France". In Language Impairment in Multilingual Settings: LITMUS in action across Europe., editado por Armon-Lotem, Sharon; Grohmann, Kleanthes, 170-196. John Benjamins Publishing Company, 2021.
    10.1075/tilar.29.06alm
  5. Cristina Flores; Ana Lúcia Santos; Laetitia de Almeida; Alice Jesus; Rui Marques. "Chapter 2. Portuguese as a heritage language in contact with German and French". In A comparative study on the acquisition of verbal mood, 36-52. John Benjamins Publishing Company, 2019.
    10.1075/rllt.15.02flo
  6. Flores, Cristina; Almeida, Letícia. "Bilinguismo". In Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português, editado por Ana Lúcia Santos; Maria João Freitas, 275-304. Language Science Press, 2017.
    10.5281/zenodo.889439
  7. Almeida, Letícia; Correia, Susana. "A ferramenta Phon e os dados da aquisição da Fonologia – o caso do Português Europeu". In O português na Plataforma CHILDES, 135-162. Florianópolis, Brasil: Insular, 2014.
    Publicado
  8. Almeida, Letícia. "The acquisition of word-final consonants in a bilingual learner of French and European Portuguese". In New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected Proceedings of the Romance Turn V, editado por Ana Lúcia Santos; Maria João Freitas; Maria Lobo; Alexandra Fiéis; Joao Costa, 62-77. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2014.
    Publicado

Outros

Conjunto de dados
  1. Almeida, Letícia. Almeida Bilingual Corpus. PhonBank database.
    10.21415/T5CS4X
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/06/07 Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMUS-QU-NWR. RFP 2022: 19th Meeting of the French Phonology Network
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2022/04/29 Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP II Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
2022/01/14 Enfants bilingues portugais-français : recueil de données socio-langagières et langagières. Journée d'études Bilinguisme et biographie langagière.
Université de Lyon
2021/10/29 Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia) na Mesa-redonda ‘Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações’ XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
aculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2021/09/25 Quels facteurs influencent l’acquisition de la phonologie du français chez des enfants bilingues ? Entretiens CLiniques d’ORthophonie, 4 - Le langage oral chez l’enfant
Orphéo, Paris, França
2020/11/20 Os primeiros passos da aquisição da fonologia do francês língua segunda. I PHONOSHUTTLE OPO-LIS - Ponte aérea de Fonologia
Universidade de Lisboa e Universidade do Porto
2020/10/30 Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP XXXVI Encontro Nacional da APL
(Portugal)
2018/12 Acquisition de la phonologie en L1 et en L2 : quels enjeux, quelles données ? 2èmes journées d’étude du Réseau Français d’Acquisition des Langues Secondes.
Université de Nantes, France
2018/11 L'acquisition du langage en contexte de bilinguisme. 1ère journée d’études recherche et orthophonie : le langage oral et son développement typique et atypique
Laboratoire Dynamique Du langage, Lyon, France.
2018/09 La contribution des outils LITMUS à l’identification du Trouble Spécifique du Langage chez les enfants bilingues. Evaluation et intervention logopédiques auprès d'enfants bilingues.
Université de Neuchâtel, Suiça.
2018/05 Considérations méthodologiques pour l’étude de l’acquisition de la phonologie du français par des enfants primo-arrivants. Research methodology in the field of second language acquisition and learning.
Université Paul-Valéry Montpelllier 3 (Montpellier, França)
2017/12 How to identify bilingual children with Specific Language Impairment ? Workshop Picking Brains, Crossing Ideas
Universidade Nova de Lisboa
2017/11 Acquisitions par de jeunes enfants en milieu scolaire Journées d’études du Réseau d’Acquisition des Langues Secondes
Université Paris VIII (Paris, França)
2017/07 Représentations phonologiques et acquisition précoce du français L2 : le rôle de la L1 15èmes rencontres du réseau français de phonologie
Université Grenoble Alpes (Grenoble, França)
2016/12 Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood Going Romance 2016
University of Frankfurt
2016/07 L’identification du Trouble Spécifique du Langage chez des enfants bilingues en France Congrès Mondial de Linguistique Française
Université de Tours
2016/02 The production of complex nonwords in bilingual children VI Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2015/11 What do they do when phonology is too complex: the case of monilingual and bilingual children with SLI Journées d’Etude autour de la Syllabe: phonétique, phonologie, psycholinguistique, acquisition
Université de Poitiers
2015/10 Repair strategies in monolingual and bilingual children with and without SLI: the same or different? Romance Turn VII
University of Venice (Veneza)
2015/07 Using Litmus Tools with bilinguals 5- to 8-year-old children in France Bi-SLI 2015 Bilingualism and Specific Language Impairment
Université de Tours
2015/05 Crosslinguistic Child Phonology Project - European Portuguese (CLCP-EP): adaptation and validation procedures 9th European Congress of Speech and Language Therapy
University of Florence
2015/03 The ease of labial first: Evidence from a non-word repetition task aimed for bilinguals The 37th Annual Meeting of the Deutsche Gesellschaft für Sprachwissenschaft
University of Leipzig
2014/10 Potential Phonological Markers for SLI in bilingual children The 39th annual Boston University Conference on Language Development
The University of Boston
2014/10 Can Complex Phonology Identify SLI in bilingual children? Experimental Psycholinguistics Conference
University of Madrid
2014/09 Phon/PhonBank - Português Europeu Fórum CHILDES Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
2014/09 Production strategies of monolingual and bilingual children with and without SLI: insights from place of articulation permutations Romance Turn VI
University of Palma de Mallorca
2014/07 When Place changes Place: is /kifapu/ the same as /pufaki/? 12èmes rencontres du Réseau Français de Phonologie
Université de Lille 2
2013/08 The adaptation of the Cross-Linguistic Child Phonology Project tool into European French: preliminary results. Knowledge Mobilization for an International Crosslinguistic Study of Children’s Speech Development,
University of Bristish Columbia
2013/02 Desenvolvimento fonológico bilingue: um estudo de caso III Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2012/07 The acquisition of word-final consonants by a French-Portuguese bilingual learner Romance Turn, V
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2012/06 Aquisição da estrutura silábica em contexto de bilinguismo simultâneo português-francês Quid Novi? 2012 – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2012/05 Desenvolvimento fonológico na criança bilingue 1º Encontro de Alunos e Antigos Alunos do Curso de Terapia da Fala da Universidade Atlântica
Universidade Atlântica
2012/04 Aquisição e desenvolvimento fonológico em contexto de bilinguismo simultâneo Colóquio Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Universidade de Faro
2011/10 Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português-Francês XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Nova de Lisboa
2010/07 Target phonologies in bilingual and monolingual development of branching onsets Worskhop The database Phon-Theoretical and Methodological contributions,
Memorial University of Newfoundland
2009/10 Esta portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu XXV encontro nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2009/07 Cross-grammar interference in bilingual phonological acquisition International Symposium on Bilingualism, 7
(Utrecht)
2009/05 Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese. Workshop on Complexity, Typology and Acquisition
Laboratoire Dynamique Du langage, Lyon, France.
2007/10 Sobre a arquitectura dos traços do Ponto de Articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Evora
2007/09 Moraicity in bilingual acquisition of languages non sensitive to syllable weight Generative Approaches to Language Acquisition
University of Barcelona
2007/06 Compensatory lengthening in bilingual acquisition of languages non sensitive to syllable weight Phonetics and Phonology in Iberia
Universidade do Minho
2007/05 Claiming for interference or questionning the target languages analyses? International Symposium on Bilingualism, 6
University of Hamburg
2007/02 Acquiring word-medial Codas in a French-Portuguese bilingual environment Workshop Issues on Bilingualism
Universidade do Minho
2006/10 A aquisição das Codas mediais por uma criança bilingue em português e francês XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra
2005/09 Os erros fonéticos de aprendentes lusófonos do francês XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2019 Produção de Consoantes em Ataque no 1º Ciclo do Ensino Básico, em Contexto de Repetição de Pseudopalavras
Coorientador
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Acquisition de la consonne rhotique en français L2 par des adultes italophones résidant en France
Coorientador
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Università degli Studi di Torino Centro Linguistico di Ateneo, Itália
2017 - 2018 La phonologie d’enfants bilingues portugais-français âgés de 4 ans 6 mois. Quatre études de cas
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Université Claude Bernard Lyon 1, França

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Member of the organizing comittee of the XI Workshop on Linguistics, Language, Development and Impairment (2024 - 2024)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Member of the organizational board (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Laboratoire Structures Formelles du Langage, França
2016 - 2018 Organization of a monthly seminar (2016 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Laboratoire Dynamique Du Langage, França
2014 - 2015 Member of the organizational board (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/16 Complexidade fonológica e aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os Ataques Ramificados na base de dados EFFE-On
Arguente
Ana Mafalda Duarte Lamarosa (Mestrado)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2022/10/12 Perturbação articulatória em crianças de 4 e 5 anos: Prevalência e caracterização
Vogal
Sónia Pós de Mina (Doutoramento)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2022/06/17 Efeitos do Contexto Adjacente na Aquisição das Consoantes Líquidas em Ataque Ramificado do Português Europeu por Aprendentes Chineses
Arguente
Yidan Cao (Mestrado)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2022/01/12 Aplicação de Estratégias e Importância da Revisão na Tradução para Legendagem
Arguente principal
Rita Lopes (Mestrado)
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2016 Répétition de non-mots : erreurs de transcription et phonologie
Arguente principal
Aline Delsart (Mestrado)
Université de Tours, França
2013 Perfil fonológico da criança com perturbação de linguagem primária
Arguente principal
Diana Domingues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Interacción del desarrollo fonológico y morfológico en la adquisición del español : el desarollo de las codas en la lengua materna
Vogal
Nuria Polo (Doutoramento)
Universitad Complutense de Madrid, Espanha

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 XVIII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2024 - 2024 Speech Prosody 2024 Leiden University
2023 - 2023 XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade da Beira Interior
2022 - 2022 XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2019 - 2019 International Association for the Study of Child Language meeting 2020 University of Philadelphia
2019 - 2019 Heritage Languages around the World Universidade do Minho
2018 - 2018 16èmes rencontres du réseau français de phonologie Laboratoire Structures Formelles du Langage
2018 - 2018 XIII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2017 - 2017 11th International Conference on Multilingualism and Third Language Acquisition Universidade de Lisboa
2016 - 2016 Syllabe et syllabation : théorie(s) et applications pédagogiques Université de Poitiers
2016 - 2016 XI Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2015 - 2015 Bi-SLI 2015 Bilingualism and Specific Language Impairment Université de Tours
2015 - 2015 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho
2014 - 2014 International Conference on Language Acquisition for Young Researchers Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2013 - 2013 VIII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2011 - 2011 Phonetics and Phonology in Iberia Universitat Rovira i Virgili

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Journal of Monolingual and Bilingual Speech (2631-8415) Equinox
2022 - 2022 Diacrítica (2183-9174) Universidade do Minho
2022 - 2022 Letrônica (1984-4301)
2020 - 2020 First Language (1740-2344) SAGE
2019 - 2019 Journal of Child Language (1469-7602) Cambridge University Press
2017 - 2018 Applied Psycholinguistics (1469-1817) Cambridge University Press
2017 - 2017 Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación (1576-4737)
2012 - 2012 Diacrítica Universidade do Minho

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - 2020 Evaluation of a research project
Avaliador
Conseil scientifique régional Île-de-France, França Conseil scientifique régional Île-de-France
2018 - 2018 Evaluation of two Ph.D projects for funding
Avaliador
Narodowe Centrum Nauki, Polónia Narodowe Centrum Nauki

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Second Language Acquisition Linguistics; Languages and Literatures; Arts and Humanities (Licenciatura) Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Portuguese-French Translation Practice Translation (Licenciatura) Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual The Study of Human Language Linguistics; Languages and Literatures; Arts and Humanities (Licenciatura) Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual French Linguistics I Linguistics; Languages and Literatures; Arts and Humanities (Licenciatura) Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual French Linguistics II Linguistics; Languages and Literatures; Arts and Humanities (Licenciatura) Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Language Cognitive Science (Licence) Université de Lyon, França
2018 - 2019 Language and Mind Linguistics (Licence) Université de Lyon, França
2015 - 2016 Language and Biology Linguistics (Licence) Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França
2015 - 2016 L2 Acquisition Linguistics (Licence) Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França
2015 - 2016 Syntax 1 Linguistics (Licence) Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França
2015 - 2016 Orthography and written language Linguistics (Licence) Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França
2015 - 2016 Linguistic tools Linguistics (Licence) Université de Tours Faculté de Lettres et Langues, França
2015 - 2016 Morphology and lexicon Speech and Language Therapy (Licence)
2014 - 2016 General Linguistics Speech and Language Therapy (Licence) Université de Tours Faculté de Médecine, França
2014 - 2016 Clinical Linguistics Speech and Language Therapy (Licence) Université de Tours Faculté de Médecine, França
2012 - 2013 Written Language Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2009 - 2013 Clinical Linguistics Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2013 Phonology Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2013 Linguistic Analysis Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2013 Psycholinguistics Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2011 - 2012 The phonology and Morphology of Portuguese Basic Education (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2012 General Linguistics Speech and Language Therapy Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2012 Linguistics Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2012 Phonetics Speech and Language Therapy (Licenciatura) Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/10 - Atual Associação Portuguesa de Linguística
2018 - Atual Réseau Français d'Acquisition des Langues Secondes

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/12 - Atual Comissão Científica do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Membro
Faculdade de Letras da universidade de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - 2017 Evaluation of the doctoral dissertation project 'L’utilisation de l’évaluation dynamique pour évaluer les capacités langagières des enfants bilingues français-portugais', by Salomé Schwob. Université de Neuchâtel, Suiça

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/10/01 - Atual BA Scholarship in Linguistics Margarida Possidónio
2022/09/01 - Atual MA Scholarship in Linguistics Mariana Castro