Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Coelho Barbosa
Nomes de citação
- Barbosa, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0D1E-4824-1244
- ORCID iD
- 0000-0002-6314-7080
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=u9h06ZsAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- V-9104-2019
- Scopus Author Id
- 55505529600
Endereços de correio eletrónico
- anabarbosa@ese.ipvc.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 258806200 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513, 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ipvc.pt/ese/persons/persons?id=anabarbosa&mp=&c=416 (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Ana-Barbosa-30 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/03/02
Concluído
|
Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento)
Especialização em Matemática Elementar [Elementary Mathematics]
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos
do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal
study]
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2003/05/30
Concluído
|
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Geometria no plano numa turma do 9.º ano de escolaridade: uma abordagem sociolinguística à Teoria de Van Hiele usando o computador
[Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to Van Hiele's Theory using the computer]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000/06/05
Concluído
|
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/02/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2010/05/13 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2002/09/01 - 2010/05/12 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005/02 - 2005/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/09 - 2002/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Valença, Portugal | ||
2000/09 - 2001/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
EB 2,3 Dr. Carteado Mena, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Polo do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Hub of Center for Research and Innovation in Education], Portugal | ||
2023/10 - Atual | Membro da Direção do inED [Member of inED's Management Board] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2018/11 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2018 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013 - Atual | ETEN Co-ordinator (ECO) na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão de Avaliação de Pessoal Docente (CAPD) para o triénio 2019-2021 [Member of the Faculty Evaluation Committee (CAPD) for the 2019-2021 term] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2016/10 - 2020/11 | Membro da Comissão de Creditação da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo [Member of the Accreditation Committee of the School of Education of Viana do Castelo] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2018/04 - 2020/07 | Membro do Conselho Técnico-Científico do IPVC [Member of the Technical-Scientific Council of IPVC] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015 - 2017 | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo [Vice-President of the Pedagogic Council of the School of Education of Viana do Castelo] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2010 - 2017 | Coordenadora Erasmus [Erasmus Coordinator] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da Comissão de Avaliação de Pessoal Docente (CAPD) para o triénio 2013-2015 [ ChatGPT Member of the Faculty Evaluation Committee (CAPD) for the 2013-2015 term] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal | ||
2015/09 - Atual | Membro externo colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) [Collaborator Research at CIEC-UM] | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2009 | A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos
do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal
study with elementary school students]
SFRH/PROTEC/50064/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2026/08/31 | MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2024/06/27 - 2026/06/30 | EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação
04/C06-i07/2023
Investigador
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Em curso
|
2024/04 - 2025/12 | +Power: avaliar um projeto participativo para construir uma gamificação inclusiva
inED/2024/1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular Innovation and Success in Mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
NOVA.ID.FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2017 - 2020 | Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
Investigador
COMITATO INTERNAZIONALE PER LO SVILUPPO DEI POPOLI, Itália
|
European Union
Concluído
|
2015/06/01 - 2018/05/31 | Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education
Investigador
Provincia Autonoma di Trento, Itália
|
European Union
Concluído
|
2014/09 - 2015/07 | Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos [Entrepreneurship for children from 3 to 12 years old]
FEDER/Candidatura ON2 – Alto Minho Invest
Investigador
|
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho
Concluído
|
2007/09/15 - 2010/06/01 | Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns
in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
PTDC/CED/69287/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/09/01 - 2008/08/31 | MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
CV/33-2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Ciência Viva
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/18 | Trilhos matemáticos para promover uma aprendizagem contextualizada [Math Trails to Promote Contextualized Learning] | Aula aberta, Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2024/07 | Visualisation and paper folding in problem-solving tasks | Psychology of Mathematics Education (PME 47) Teacher Day
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
|
2024/07 | Problem solving: the effective choices of representations. | Psychology of Mathematics Education (PME 47)
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
|
2024/07 | Visual solutions: a resource to solve challenging problems and be creative. | Psychology of Mathematics Education (PME 47)
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
|
2024/07 | Outdoor Mathematics with MathCityMap | BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2024
Mazaryk University (República Checa)
|
2024/06 | The integration of STEAM areas through engineering design in the context of 3D printing | 2024 CASTeL 10th Science and Maths Education Conference
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2024/06 | Developing a mathematical eye through photography: a resource to pose and solve challenging tasks | 2024 CASTeL 10th Science and Maths Education Conference
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2024/05 | Algumas ideias sobre a criatividade na aula de Matemática [Some Ideas About Creativity in the Mathematics Classroom] | Seminário LEM Instituto Federal de Espírito Santo Campus Cachoeiro de Itapemirim |
2024/03 | Ambientes Educativos Inovadores no ensino da matemática e das ciências [Innovative Educational Environments in Mathematics and Science Teaching] | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2024/03 | A integração das áreas STEAM através do design de engenharia no contexto da impressão 3D | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2024/03 | A abordagem interdisciplinar da educação STEM no 4.º ano de escolaridade [The Interdisciplinary Approach to STEM Education in the 4th grade] | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2024/03 | O ciclo de design de engenharia na resolução de problemas e na criatividade coletiva [The Engineering Design Cycle in Problem Solving and Collective Creativity] | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2023/10 | O papel das conexões no ensino e aprendizagem da Matemática [The Role of Connections in Mathematics Teaching and Learning] | XXVI EMPA
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL (Portugal)
|
2023/07 | Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns | 13th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME (Budapeste, Hungria)
|
2023/07 | Desafios matemáticos para todos – o poder das tarefas com resoluções múltiplas [Mathematical Challenges for All - the power of multiple solution tasks] | XXXVIII ProfMat
IPCA (Barcelos, Portugal)
|
2023/07 | Investigando padrões por meio da torre de Hanói [Investigating Patterns Through the Tower of Hanoi] | IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (SHIAM)
Unicamp (Brasil)
|
2023/07 | A matemática fora da sala de aula – um percurso de 15 anos de sucesso com alunos e professores [Mathematics Outside the Classroom – A 15-Year Journey of Success with Students and Teachers] | . XXXIII SIEM
IPCA (Portugal)
|
2023/07 | Perspectives about STEAM Education – an overview of the state of the art | BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2023
IPVC (Portugal)
|
2023/07 | STEAM Education in the outdoors | BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2023
IPVC (Portugal)
|
2023/05 | Mobile math trails and its influence on pre-service teachers’ engagement | ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
|
2023/05 | Challenge and creative problem solving tasks through visual solutions | ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
|
2023/05 | A criatividade matemática: o papel dos contextos e das tarefas [Creativity in mathematics: the role of the contexts and the tasks] | V ENCUENTRO APM – FESPM
FESPM (Huleva, Espanha)
|
2023/05 | Ensino eficaz da matemática numa perspetiva STEAM: a resolução de problemas autênticos [Effective Mathematics Teaching from a STEAM Perspective: Solving Authentic Problems] | INCTE 23
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2022/11 | Conexões na (e com) a matemática [Connections in (and with) Mathematics] | XXV EMPA
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2022/10 | A resolução de problemas em Matemática [Problem solving in mathematics] | VI CICA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2022/07 | Feedback and written mathematics communication – a pen pal exchange | EDULEARN22
IATED (Valencia, Espanha)
|
2022/07 | Pontes na e com a matemática: o poder das conexões [Bridges in and with Mathematics: The Power of Connections] | XXXVII Profmat
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2022/07 | Solving problems using the engineering design process through a STEAM perspective | EDULEARN22
IATED (Espanha)
|
2022/05 | Solving problems through Engineering Design: a pathway for a connected STEAM Education | BBC'22
ISEP & ISCAP (Porto, Portugal)
|
2022/05 | Mobile Math Trails: an experience in teacher training with MathCityMap | BBC22
ISEP e ISCAP (Portugal)
|
2022/03 | Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap [Mathematics outside the classroom with MathCityMap] | IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/03 | O contributo do feedback escrito para a aprendizagem da geometria através de uma Gallery Walk [The Contribution of Written Feedback to Geometry Learning Through a Gallery Walk] | IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2022/03 | Educação STEAM através do design de engenharia na formação inicial de professores [STEAM Education Through Engineering Design in Initial Teacher Training] | IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2021/07 | Rich contexts to promote effective learning of mathematics | PME 44
Khon Kaen University (Khon Kaen , Tailândia)
|
2021/07 | The exploration of friezes and rosettes through digital and non-digital resources in a teacher education program | EDULEARN21
IATED (Valencia, Espanha)
|
2021/07 | Posters: a tool to foster visual and communication skills through mathematical challenging tasks using a Gallery Walk | EDULEARN21 Conference
IATED (Espanha)
|
2021/04 | Matemática fora da sala de aula em debate [Mathematics Outside the Classroom Under Debate] | APM (Debates)5
APM (Portugal)
|
2021/04 | You’ve got mail! – written communication and feedback in mathematics | ICEMST 2021
ISTES (Turquia)
|
2021 | Trilhos matemáticos digitais com o MathCityMap [Digital Math Trails with MathCityMap] | XXIV EMPA
Escola Superior de Educação de Bragança (Portugal)
|
2020/12 | Exploring the potential of the outdoors with digital technology in teacher education | TECH-EDU 2020
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2020/09 | Preservice teachers’ perceptions on outdoors education using a digital resource | 10th ERME Topic Conference: Mathematics Education in the Digital Age (MEDA)
Linz School of Education (Áustria)
|
2020/09 | Outdoor photography: a resource in teacher training | 10th ERME Topic Conference: Mathematics Education in the Digital Age (MEDA)
Linz School of Education (Áustria)
|
2019/11 | Álgebra nos primeiros anos?!? Sim! [Algebra in the early years?!? Yes!] | XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Ano
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11 | Álgebra e Visualização nos Primeiros Anos: uma incursão pelos padrões figurativos | XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2019/07 | Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with pre-service teachers | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/03 | Exploring friezes and rosettes: an experience with future teachers | PME and Yandex
Yandex (Rússia)
|
2019/03 | A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita [Letter Exchange as a Strategy to Highlight Written Mathematical Communication] | IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2019 | Tens correio! – A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática [You've got mail! - Written communication and feedback in the mathematics classroom] | XVIII ENEC/IIIISSE
FCUP (Porto, Portugal)
|
2018/11 | As resoluções visuais: Aprender a ver para compreender [Visual Solutions: Learning to See to Understand] | XXI EMPA
Instituto de Educação-UM (Portugal)
|
2018/09 | Aprender Matemática em Movimento através da Gallery Walk [Learning Mathematics in Motion Through a Gallery Walk] | XXI EMPA
Instituto de Educação-UM (Portugal)
|
2018/05 | As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy] | VII IPCE
Escola Superior de Educação de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/05 | Visual solutions as a resource to promote mathematical learning | Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
|
2018/05 | Math trails: a resource for teaching and learning | Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (França)
|
2016/07 | Visual patterns: a creative path to generalization | ICME 2016
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2016/07 | Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Mathematic + Children's Literature = creative connections in pre-school education] | 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2016/07 | Seeing: an intuitive and creative way to solve a problem | ICME 2016
University of Hamburg (Alemanha)
|
2016/04 | Math at home: parents’ involvement in mathematics education | ETEN Conference 2016
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2016/04 | The importance of seeing in mathematics learning | ETEN Conference 2016
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2016/03 | Matemática em casa: ideias para os pais [Mathematics at Home: Ideas for Parents] | ProfMat 2016
APM (Portugal)
|
2015/07 | Trilhos matemáticos – uma proposta criativa para abordar a matemática fora da sala de aula [Mathematical Trails – A Creative Approach to Exploring Mathematics Outside the Classroom] | 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
|
2015/07 | Brincar com materiais do dia a dia: a construção do sentido de número [Playing with Everyday Materials: Building Number Sense] | 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
|
2015/07 | Math trails a rich context for problem solving – an experience with pre-service teachers | CIEAEM 67 – Teaching and learning mathematics resources and obstacles
Universidade d’Aosta (Itália)
|
2015/07 | Era uma vez 1, 2, 3 – Histórias matematicadas [Once Upon a Time 1, 2, 3 – Mathematicized Stories] | 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
|
2015/05 | Trilhos matemáticos e a criação de problemas [Math trails and problem posing] | XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (Tuxtla Gutierrez, México)
|
2015/05 | A criatividade na aula de matemática [Creativity in the Mathematics Classroom] | XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (México)
|
2015/04 | Math Trails: Meaningful Mathematics Outside the Classroom with Pre-Service Teachers | ETEN Conference 2015
UCC (Dinamarca)
|
2015 | Contextos não formais de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores: os trilhos matemáticos [Non formal teaching and learning contexts in pre-service teacher training: math trails] | CiEMeLP2015
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014/11 | Comunicar para aprender matemática através de tarefas desafiantes [Communicating to Learn Mathematics Through Challenging Tasks] | Encontro A Matemática nos primeiros anos 2014
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2014/11 | Tarefas para promover a criatividade em matemática [Tasks to Promote Creativity in Mathematics] | EIEM 2014
SPIEM (Portugal)
|
2014/09 | Creative potential of problem solving and problem posing tasks | The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Porto, Portugal)
|
2014/09 | Mathematics beyond the classroom: Outdoor Mathematical Trails | The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Portugal)
|
2014/05 | Mathematical creativity through the eyes of future teachers | Problem@Web International Conference - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2014/04 | Creativity in mathematics teaching and learning: perspectives of future elementary school teachers | European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Alemanha)
|
2014 | Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges | European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Lepzig, Alemanha)
|
2013/11 | A visualização e o sentido de número: um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and Number Sense: A Study in the 1st Grade] | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal)
|
2013/09 | A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização [Solving Tasks with Figural Patterns and Generalization] | VII CIBEM – Congreso Ibero Americano de Educación Matemática
(Uruguai)
|
2013/07 | Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns | CIEAEM 65
Università degli Studi di Torino Rettorato (Turim, Itália)
|
2013/06 | Era uma vez...a Matemática! [Once Upon a Time...Mathematics!] | Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
|
2013/05 | O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional [The Contribution of Visualization to the Development of Functional Reasoning] | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
SPIEM (Portugal)
|
2013/04 | Early mathematical experiences: the importance of curricular integration | European Teacher Education Network Annual Conference 2013
(Bélgica)
|
2013/04 | Challenging and creative mathematical tasks: an exploratory study with elementary pre-service teachers | European Teacher Education Network Annual Conference 2013
(Bélgica)
|
2012/07 | Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas | 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taipé, Taiwan)
|
2012/07 | Pattern problem solving tasks as a means to foster creativity in Mathematics | 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taiwan)
|
2012/06 | Das contagens ao raciocínio funcional [From Counting to Functional Reasoning] | Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2011/09 | O impacto de contextos visuais na generalização [The Impact of Visual Contexts on Generalization] | III Bienal da Aprendizagem: Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias
Instituto Politécnico de S. Tomé (São Tomé e Príncipe)
|
2011/05 | Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Pattern generalization in visual contexts: a study with 6th graders] | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
SPIEM (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2011/02 | Patterning problems: sixth graders' ability to generalize | Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
University of Rzeszow (Polónia)
|
2010/08 | Developing students’ flexibility on pattern generalization | Mathematical Creativity and Giftedness Sixth Conference
Latvijas Universitate (Riga, Letónia)
|
2009/05 | Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students | International Meeting on Patterns,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2008/09 | A resolução de problemas e a generalização de padrões: estratégias e dificuldades emergentes [Problem Solving and Pattern Generalization: Emerging Strategies and Challenges] | XII SEIEM, XIX SIEM, XVII EIEM
Universidade Extremadura (Espanha)
|
2008/05 | Avaliação do desempenho de alunos do 2º ciclo na resolução de problemas envolvendo padrões [Assessment of 2nd Cycle Students' Performance in Solving Problems Involving Patterns] | XVI EIEM
SPIEM (Portugal)
|
2008/04 | The influence of visual strategies in generalization: a study with 6th grade students solving a pattern task | ETEN Conference 2008
Liverpool Hope University (Reino Unido)
|
2007/02 | Patterns and generalization: the influence of visual strategies | CERME 5
University of Cyprus (Chipre)
|
2006/11 | A visualização e a resolução de problemas envolvendo padrões: um estudo no 2.º ciclo [Visualization and Problem Solving Involving Patterns: A Study in the 2nd Cycle] | ProfMat 2006
Escolas Superiores de Educação e de Tecnologia de Setúbal (Portugal)
|
2005/11 | Investigar e construir com o Imagina [Investigating and Building with Imagina] | ProfMat 2005
APM (Portugal)
|
2004/11 | O Jogo como ponto de partida para actividades de investigação [Games as a Starting Point for Inquiry Activities] | ProfMat 2004
UBI (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas [The impact of STEM education on the development
of mathematical skills]
Coorientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/02 - 2025/05 | A educação para a Cidadania como contexto para o desenvolvimento do Raciocínio Estatístico no 2º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2024/02 - 2025/05 | Caraterização do Raciocínio Estatístico de alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2024/02 - 2025/01 | Raciocínio estatístico no 6.º ano de escolaridade: a influência do contexto das tarefas
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2024/02 - 2025/01 | O papel do contexto na resolução de tarefas de Estatística no 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2022/02 - 2023/02 | O MathCityMap e a Sala de Aula Digital: um recurso para a aprendizagem não formal dos números racionais no 2.º CEB [MathCityMap
and the Digital Classroom: a resource for non-formal learning of rational numbers in the 2nd cycle]
Orientador
|
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences
in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2022/02 - 2023/01 | Utilização do MathCityMap num trilho matemático sobre números racionais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Using MathCityMap
in a math trail about rational numbers: a study in the 6th grade]
Orientador
|
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences
in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2021/02 - 2022/01 | O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
[The contribution of written feedback to learning through a Gallery Walk: a study with 5th graders]
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico [Teaching of the 1st
Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2020/03 - 2021/03/29 | Trilho matemático digital com o MathCityMap: um estudo no 6.º ano de escolaridade no domínio da Geometria
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020/03 - 2021/01 | A influência do contexto na resolução de tarefas com números racionais não negativos numa turma de 6.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2020 | Uma abordagem às isometrias através de um trilho matemático: um estudo no 6º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2020 | Trilho matemático virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015/09/01 - 2017 | Implementação de um projeto de educação empreendedora com crianças do pré-escolar : "Castelo dos Amigos"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2017 | Exploração de padrões por crianças do pré-escolar : Um estudo realizado no domínio da matemática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011/09/01 - 2017 | Conexões matemáticas através dos padrões : Uma abordagem globalizante no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/09/01 - 2016 | Histórias com matemática : uma ponte para a resolução de problemas e a comunicação matemática no pré-escolar [Stories with
mathematics: a bridge to problem solving and mathematical communication in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/09/01 - 2016 | Educação para o empreendedorismo no pré-escolar: o percurso do sonho à ação [Entrepreneurship education in pre-school: the
journey from dream to action]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/09/01 - 2016 | Educação empreendedora: um projeto desenvolvido com crianças do pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Brincar com materiais do dia a dia: O desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [Playing with everyday materials:
The development of number sense in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014/09/01 - 2015 | O contributo das aplicações interativas na abordagem de conceitos geométricos : um estudo com crianças do pré-escolar [The
contribution of interactive applications in approaching geometric concepts: a study with pre-school children]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | A OTD na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 3 a 4 anos [Statistics in pre-school education: a study with 3 to
4 year olds]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | O contributo da visualização para o desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [The potential of visualization to
the development of number sense in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | Os Padrões no ensino pré-escolar : Um veículo para aprendizagens integradoras [Patterns in pre-school education: A vehicle
for integration]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011/09/01 - 2013 | O pensamento algébrico em contextos visuais : um estudo no 6º ano de escolaridade [Algebraic thinking in visual contexts:
a study in the 6th grade]
Orientador
|
Didáctica da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Sciences] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2013 | A visualização e o sentido de número : um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st
grade]
Orientador
|
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2013 | A resolução de problemas através da descoberta de padrões : um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade [Problem solving
through patterns exploration: a study with 1st graders]
Orientador
|
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo dos contextos visuais para o desenvolvimento da contagem no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2012 - 2012 | A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras [Measurement in pre-school education: a
study focusing on interdisciplinary experiences]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2012 - 2012 | A exploração de conceitos geométricos no Pré-Escolar através da Literatura Infantil [Exploring geometric concepts in pre-school
through children's literature]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado) |
2012 - 2012 | Desenvolver o sentido de número na educação Pré-Escolar através de experiências integradoras
Orientador
|
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2011 | Resolução de problemas de processo na educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2011 | Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
Orientador
|
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2011 | O desenvolvimento do sentido de número em contexto pré-escolar: o impacto dos materiais manipuláveis [The development of number
sense in pre-school settings: the impact of manipulatives]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07 - 2024/07 | Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education (2024/07 - 2024/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/06 | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/1st International Conference on Teaching and Learning with
Creativity from 3 to 12 years old (2019/07/05 - 2019/07/06)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2019/03/29 - 2019/03/30 | 3.º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes de Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [23rd Forum of the
Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2019/03/29 - 2019/03/30)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2016/07 - 2016/07 | 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [4th Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 years old] (2016/07 - 2016/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015/07 - 2015/07 | 3º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [3rd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 years old] (2015/07 - 2015/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2014/07 - 2014/07 | 2.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [2nd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 year old] (2014/07 - 2014/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2014/02 - 2014/02 | 2.º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos – “Da investigação
às práticas” [2nd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers - "From
research to practice"] (2014/06 - 2014/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/06 - 2013/06 | Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos [Teaching and Learning Mathematics with Creativity
from 3 to 12 years old] (2013/06 - 2013/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012/11 - 2012/11 | 1º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [1st Forum of Professional
Masters in Preschool Education and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2012/11 - 2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2009/09/03 - 2009/09/05 | Profmat 2009 (2009/09/03 - 2009/09/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2007/03/29 - 2007/03/30 | X encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos [10th National Meeting: Mathematics in the Early Years] (2007/03/29 - 2007/03/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2005/04/17 - 2005/04/19 | XIV Encontro Investigação em Educação Matemática [14th Meeting on Research in Mathematics Education] (2005/04/17 - 2005/04/19)
Encontro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2004/02/11 - 2004/02/14 | ETEN – European Teacher Education Network Conference (2004/02/11 - 2004/02/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2003/01/24 - 2003/01/25 | Encontro Regional de Professores de Matemática – Minho Mat 2003 (2003/01/24 - 2003/01/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/04 | O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico [Geometric
Thinking in External Mathematics Assessment Exams: A Study in the 2nd Cycle of Basic Education]
Arguente principal
|
Paula Manuela Vieira da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/05/06 | Potencialidades da supervisão pedagógica em contexto colaborativo para a promoção de práticas de ensino com conexões matemáticas
[Potential of Pedagogical Supervision in Collaborative Contexts for Promoting Teaching Practices with Mathematical Connections]
Arguente principal
|
Mariana Custódia Capela Honrado Amaral (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/03 | Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade [A mathematical
congress on isometries: a proposal for a study in a 6th grade class]
Arguente principal
|
Ana Filipa Rodrigues Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2020/02 | Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses
Arguente
|
Daniela Assemany da Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019/03 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade [Solving
mathematical tasks in non-formal learning contexts - a study with 3rd graders]
Arguente principal
|
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/12 | Raciocinando matematicamente: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade [Reasoning mathematically: a study with 4th
grade students]
Arguente principal
|
Cátia Roberta Mesquita dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2016/12 | Um trilho pela Educação Financeira: implementação de uma proposta didática baseada no REF [A trail through Financial Education:
implementing a didactic proposal based on the REF]
Arguente principal
|
Isabel Cecília Falcão Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015/07 | Contando histórias com matemática … [Telling stories with mathematics ...]
Arguente principal
|
Cindy Belle da Silva Quaresma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015/05 | A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos [The initial training of primary
school teachers and geometry: a study of two cases]
Arguente principal
|
Ângela Maria Pinto do Couto (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014/12 | Matemática e expressão motora: que relação?: um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução
de tarefas [Mathematics and motor expression: what's the relationship?: a study with pre-school children in terms of task
completion time]
Arguente principal
|
Alice Maria Lourinho Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2013/05 | Raciocínio Matemático de alunos do 2.º ano de escolaridade [Mathematical reasoning of 2nd grade students]
Arguente principal
|
Vânia Filipa Pereira Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2012/12 | Resolução de problemas com padrões numéricos [Solving problems with numerical patterns]
Arguente principal
|
Ângela Raquel Pacheco Marques Freitas Faria (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/05 | Desenvolvendo o sentido de número na educação pré-escolar [Developing number sense in pre-school education]
Arguente principal
|
Teresa Sofia Lopes Vilar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025/04/22 - 2025/04/25 | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2025 (INW25) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2024/07/22 - 2024/07/26 | VI Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e II Seminário Linsiano | Universidade Nova de Lisboa |
2024/07/17 - 2024/07/18 | XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIV Seminar of Investigation in Mathematics Education] | APM/E.S. Rafael Bordalo Pinheiro e CCC Caldas da Rainha |
2024/04/22 - 2024/04/25 | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2024 (INW24) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2024/03/15 - 2024/03/16 | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024) [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2024] | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2023/10/19 - 2023/10/20 | I Encontro Nacional de Educação Básica [I Meeting on Basic Education] | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2023/07/05 - 2023/07/06 | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] | APM |
2023/02/23 - 2023/02/25 | ROSEDA 2023: Research Online STEM Education in the Digital Age | Instituto Superior de Engenharia do Porto |
2022/11/23 - 2022/11/24 | Encontro Internacional Património, Educação e Cultura (EIPEC 2022) [International Meeting Heritage, Education, and Culture] | Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
2022/03/11 - 2022/03/12 | Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022" [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2022] | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2021/10/21 - 2021/10/22 | II Congresso Paulista de Ensino de Ciências [2nd São Paulo Congress on Science Teaching] | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de S. Paulo |
2020/06/16 - 2020/06/19 | ROSETA Conference: Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age | Instituto Superior de Engenharia do Porto |
2019/03/15 - 2019/03/16 | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (IEMC 2019) [International Meeting on Innovation in Mathematics and Science Teaching 2019] | Escola Superior de Educação de Santarém |
2017/07/07 - 2017/07/07 | 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [5th Meeting on Teaching and Learning with Creativity for Ages 3 to 12] | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
2014/06/29 - 2014/06/30 | Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência [Meeting on Mathematics and Creativity in Preschool and Primary Education: Best Practices] | Universidade de Aveiro |
2012/06/29 - 2012/06/30 | Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência [Meeting on Mathematics and Creativity in Preschool and Primary Education: Best Practices] | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Open Education Studies (2544-7831) | De Gruyter |
2023/01 - Atual | Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) | APM |
2021/04 - Atual | Journal of Studies in Education and Science (2767-9799) | ISTES |
2020/06 - Atual | Revista International de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (2675-4258) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics | |
2014 - Atual | European Teacher Education Network (ETEN) | ETEN Co-Ordinator (ECO) at the School of Education of Viana do Castelo |
2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2010 - Atual | International Group for Mathematical Creativity and Giftedness (MCG) | Membro Fundador [Founding member] |
2000 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Distinções
Prémio
2021 | Education Sciences 2020 Outstanding Reviewer Awards
Education Sciences Journal, Suiça
|