???global.info.a_carregar???
I hold a PhD in the sociology of education awarded by NOVA FCSH. The thesis was about the historical process of the development of the primary school curriculum in Portugal (1835-1910). I’m Assistant Professor at NOVA FCSH. I have taught on all the education degrees at FCSH, in the MA in Teaching, the MA in Education Studies, and the PhD in Education. I also teach education courses in the BA in Sociology (Sociology of Education) and the MA in Portuguese as a Second and Foreign Language (Education and Multiculturalism). In terms of positions, I coordinate the PhD in Education (in association with FCT NOVA and ISPA). I’m researcher at the Interdisciplinary Centre of Social Sciences (CICS.NOVA), where I coordinated projects in the area of education. My research path has favoured the fields of sociology of education, sociology of the curriculum, curriculum policies, curriculum development, school segregation and inclusion of immigrant students. At CICS.NOVA, I created an innovative line of research called Curriculum Monitor, aimed at curriculum studies, where I have developed projects supported by the National Education Council. I am currently coordinating a project on the inclusion of immigrant pupils, Inclusion or discrimination? From the analysis of school results to strategies for the success of pupils with an immigrant background, funded by the Entrepreneurs for Social Inclusion Association, and I am a member of the management/research committee of an international network (COST ACTION) – CA18115 – Transnational Collaboration on Bullying, Migration and Integration at School Level. At NOVA FCSH, my contributions in the field of education have been significant. I was part of the team that designed the MA in Education Studies and I have a leading position in the teaching of this Master’s with 5 courses (2 compulsory). As a result of my work on this Master’s, I have been invited to Co-coordinate the PhD in Education in collaboration with NOVA and ISPA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SÍLVIA MARIA CÂNDIDO DE ALMEIDA

Nomes de citação

  • Almeida, Sílvia de

Identificadores de autor

Ciência ID
0B17-3E16-EE5E
ORCID iD
0000-0002-4728-064X

Telefones

Telemóvel
  • 961621745 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2008/09/30 - 2014/12/22
Concluído
PhD in Sociology (Doutoramento)
Especialização em Sociology of Culture, Knowledge and Education
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Nacionalização e universalização do curriculum da escola primária em Portugal: origens, controlo e práticas escolares. Para uma Sociologia Histórico Comparada do conhecimento escolar (1835-1910)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2012/09/02 - 2014/07/16
Concluído
Postgraduate Course in Data Analysis in Social Sciences (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal
16 valores
2004/09/01 - 2008/07/01
Concluído
Degree in Sociology (Licenciatura)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal
2012/10/01 - 2014/12/22 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal
2008/09/01 - 2012/09/30 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
2015/09/01 - 2023/05/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
2010/09/01 - 2015/08/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Vice-coordinator PhD in Education (in association with FCT NOVA and ISPA) Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/01/01 - 2023/12/31 Management Committee member - CA18115 - Transnational Collaboration on Bullying, Migration and Integration at School Level (TRIBES) European Cooperation in Science & Technology: , Bélgica
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/12/01 - 2024/11/30 ACT-Di-V: Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities (Erasmus+ European project)
Investigador
European Commission
Em curso
2018/04/01 - 2023/12/31 Inclusion or discrimination? From the analysis of the school results to the strategies for the success of the students with immigrant origin
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Empresários pela Inclusão Social
Em curso
2019 - 2023 Action CA18115 - Transnational Collaboration on Bullying, Migration and Integration at School Level (TRIBES).
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
European Cooperation in Science & Technology:
Em curso
2008/09/01 - 2014/12/22 Nationalization and universalization of the primary school curriculum in Portugal: origins, control and school practic
SFRH/BD/48191/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2012 - Atual Project School Networks for Excellence - ESCXEL
ESCXEL
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Câmara Municipal da Amadora; Câmara Municipal da Batalha; Câmara Municipal de Castelo Branco; Câmara Municipal de Constância; Câmara Municipal do Entroncamento; Câmara Municipal de Mação; Câmara Municipal de Oeiras; Câmara Municipal do Sardoal; Câmar
Em curso
2015/02/01 - 2020/12/31 Project Curriculum Monitor. https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/curriculum-monitor
UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Financiado no âmbito do projeto estratégico do CICS.NOVA - UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais:
Concluído
2016/01/01 - 2017/01/01 Project From the National Curriculum to Contextualized Curricular Management. http://cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/do-curriculo-nacional-a-gestao-curricular-contextualizada
UID/SOC/04647/2013, apoiado pela FCT/MCTES através de Fundos Nacionais.
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Financiado no âmbito do projeto estratégico do CICS.NOVA - UID/SOC/04647/2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais:
Concluído
2015 - 2017 Project Atlas of Education in Portugal - Social and Local Contexts of School Success and Failure . https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/atlas-da-educacao-contextos-sociais-e-locais-do-sucesso-e-insucesso
ATLAS
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2016/01/01 - 2016/12/31 Project Education of Excellence in the Médio Tejo - Educational diagnosis in the Médio Tejo. https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/projects/research-projects/educacao-de-excelencia-no-medio-tejo-diagnostico-educativo-no-medio-tejo
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Investigador
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2014/01/01 - 2015/12/31 Curriculum Monitor: Curriculum, Knowledge and School Results in Higher Education
Currículo, Conhecimento e Resultados Escolares
Investigador responsável
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
projeto estratégico do CESNOVA, Pest-OE/SADG/UI4067/2014 (BI), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de Fundos Nacionais.
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, S. de; Firmino, J.; Gabriel, J. M.; Hortas, M.J.; Morais, C.; Nunes, L. C.. "Resultados escolares dos alunos com origem imigrante em comparação com os seus colegas portugueses [Academic results of students with an immigrant background compared to their Portuguese peers]". Trabalho apresentado em XII Congresso Português de Sociologia, Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia, Coimbra, 2023.
    Em revisão
  2. Almeida, S. de; Hortas, M.J.; Firmino, J.; Gabriel, J.G.; Nunes, L. C.. "School results in national mathematics exams of students by national origin.". Trabalho apresentado em Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas., Lisbon, 2022.
    No prelo
  3. Almeida, S. de; Roldão, M. C.; Barcelos, N.. "As associações de professores no campo de recontextualização oficial. O envolvimento dos professores nas aprendizagens essenciais. [Teachers' associations in the field of official recontextualization. Teachers' involvement in essential learning.]". Trabalho apresentado em Seminário: Currículo, Inovação e Flexibilização, Braga, 2020.
    Publicado
  4. Santana, M. R.; Almeida, S. de. "Práticas e representações sobre a retenção escolar em escolas de oito concelhos do Alentejo [Practices and representations about school retention in schools in eight municipalities in Alentejo]". Trabalho apresentado em II Semina´rio Internacional Curri´culo, Avaliac¸a~o, Formac¸a~o e Tecnologias educativas, Porto, 2019.
  5. Almeida, S. de; Gonçalves, E. ; Batista, S.. "Conhecimento na mediação da relação do poder local com a comunidade educativa: sociologia de intervenção num município. [Knowledge in mediating the relationship between local power and the educational community: sociology of intervention in a municipality.]". Trabalho apresentado em Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo Lisboa, Covilhã, 2018.
    Publicado
  6. Carvalho, M J.; Almeida, S. de. "Os modelos de autoavaliação da escola pública portuguesa.". Trabalho apresentado em Política e gestão da educação: discursos globais e práticas locais, Goiânia, 2017.
    Publicado
  7. Almeida, S. de; Roldão, M. C.; Gonçalves, E. ; Batista, S.. "Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada. [Collaborative network of schools in the contextualized curriculum management process.]". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Redes Sociais., Évora, 2017.
    Publicado
  8. Almeida, S. de. "The Sociology of Education in Initial Teacher Training: Approaches to curriculum knowledge.". Trabalho apresentado em La Educación en la Europa del Sur. Constricciones y Desafíos en Tiempos Inciertos, Lisbon, 2016.
    Publicado
  9. Almeida, S. de. "Modos de apropriação das políticas educativas para uma gestão curricular contextualizada.". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios., Faro, 2016.
    Publicado
  10. Almeida, S. de; Batista, S.. "(in)sucesso escolar em territórios educativos de educação prioritária: uma análise aos resultados dos exames nacionais.". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios., Faro, 2016.
    Publicado
  11. Almeida, S. de. "Reflective practice, Competences and Assessment in Initial Teacher Training.". Trabalho apresentado em Curriculum, Studies, Perspectives and Practices, Porto, 2015.
    Publicado
  12. Almeida, S. de. "Nationalisation and Universalisation of the Primary School Curriculum in Portugal: Origin and school Practices. For a Comparative Historical Sociology of School Knowledge (1835-1910).". Trabalho apresentado em Future Directions : Uncertainty and Possibility ., Braga, 2013.
    Publicado
  13. Justino, J.D.; Almeida, S. de. "The discourse of reforms of public instruction, 1835-1901. Concepts and ideological conceptions in the legitimation of primary education and the curriculum of the Portuguese liberalismo.". Trabalho apresentado em Future Directions : Uncertainty and Possibility ., Braga, 2013.
    Publicado
  14. Lopo, T. T.; Almeida, S. de. "Approaches to Curriculum in Portugal: New or Old Directions?". Trabalho apresentado em Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, 2013.
    Publicado
  15. Almeida, S. de. "A Repartição de Pesos e Medidas entre o projeto civilizador da reforma metrológica e o projeto civilizador da instrução primária: Estado Moderno, Elite ilustrada e Sociedade paroquializada [The Weights and Measures Section between the civilizing project of metrological reform and the civilizing project of primary education: Modern State, Enlightened Elite and Parochialized Society]". Trabalho apresentado em A construção da fortuna e do malogro: perspectivas históricas, Lisbon, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Almeida, Sílvia de; Viana, Joana; Barcelos, Natalia Melo; Roldão, Maria do Céu; Peralta, Helena. "Network curriculum design? Relational dynamics of teachers’ associations in the design of Essential Learning in Portugal". Revista Portuguesa de Educação 36 1 (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.24086.
    10.21814/rpe.24086
  2. Almeida, Sílvia de; Viana, Joana. Autor correspondente: Almeida, Sílvia de. "Teachers as curriculum designers: What knowledge is needed?". The Curriculum Journal 34 3 (2022): 357-374. https://doi.org/10.1002/curj.199.
    Publicado • 10.1002/curj.199
  3. Almeida, S. de; Firmino, J.; Gabriel, J. M.; Hortas, Mari J; Nunes, L. C.. "Students with an immigrant background in the Lisbon Metropolitan Area. Evidence at the municipal, school, and class levels". Cidades, Comunidades e Territórios 46 (2022): 59-77. http://dx.doi.org/10.15847/cct.25864.
    Acesso aberto • 10.15847/cct.25864
  4. Almeida, S. de; Félix, P.; Ferreira, S.; Rodrigues, A.. "Curriculum flexibility policies expressed in school timetables in Portugal. From prescribed curriculum to practiced curriculum". European Journal of Curriculum Studies 6 1 (2021): 30-55. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/40755/1/Curriculum%20flexibility%20policies%20expressed%20in%20school%20timetables%20in%20Portugal%20-%20pp.%2030-55.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Amalee Meehane; Almeida, Sílvia de; Bäckström, Bárbara; Borg-Axisa, Glorianne ; Nathanaël Friantt; Øystein Lund Johannessen; Roman, Monica. "Context rules! Top-level education policies for newly arrived migrant students across six European countries". International Journal of Educational Research Open 2 2 (2021): 100046-100046. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2021.100046.
    10.1016/j.ijedro.2021.100046
  6. Santana, M. R.; Justino, J. D.; Almeida, S. de. "Envolvimento dos encarregados de educação na escola: perspectiva dos professores". Revista Psicologia em Pesquisa 14 1 (2020): 1-17. http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27418.
    Publicado • 10.34019/1982-1247.2020.v14.27418
  7. Roldão, M. C.; Almeida, S. de. "Curriculum contextualization in a network of portuguese schools: a promise or a missed opportunity?". Estudos em Avaliação Educacional 29 70 (2018): 8-45. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Justino, J; Almeida, S. de. "International assessment, curriculum policy induction and instruction time management: lessons from Portuguese experience". European Journal of Curriculum Studies 4 2 (2017): 671-691. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/162.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Justino, J. D.; Almeida, S. de. "Inspecionar e avaliar: origens da regulação coerciva da educação em Portugal.". Educação, Sociedade & Culturas 47 (2016): 31-51. http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47David_0.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, S. de; Johannessen, O. L.; Fandrem, H.; Friant, N.; Guyori, J.; Sebestova, J. D.; Støen, J. ; Tsagari, D.. "Diverse responses to differing, complex realities: Inclusive Educational programmes for Newly Arrived Migrant Students in five European countries". In International Perspectives on Migration, Bullying, and School Environments: Exploring Implications for Students with Refugee and other Migrant Backgrounds. London: Routledge Taylor & Francis, 2024.
    No prelo
  2. Almeida, S. de. "Knowledge and curriculum. Curriculum integration in Portugal - a socio-historical approach.". In Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations, editado por Almeida, Sílvia de; Sousa, Francisco, 22-44. Lisbon, Portugal: Interdisciplinary Centre of Social Sciences, School of Social Sciences and Humanities, NOVA University Lisbon, 2022.
    Publicado
  3. Almeida, S. de; Viana, J.; Barcelos, N.; Roldão, M. C.; Peralta, Helena. "Collaboration between teachers' associations on the curriculum design of Essential Learning in Portugal". In Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations, 110-145. Lisbon, Portugal: Interdisciplinary Centre of Social Sciences, School of Social Sciences and Humanities, NOVA University Lisbon, 2022.
    Publicado
  4. Roldão, Maria do Céu; Almeida, S. de. "Conhecimento e currículo: Como se seleciona o conhecimento relevante?". In Estudos de currículo, editado por Pacheco, José Augusto; Roldão, Maria do Céu; Estrela, Maria Teresa, 87-127. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0869-3_37
  5. Almeida, S. de. "Cultura escolar, currículo e equidade social.". In Ética Aplicada: Educação, 291-313. Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Edições 70., 2018.
    Publicado
  6. Almeida, S. de; Lopo, T.. "Formação Inicial de Professores do 1º e 2º Ciclos. Tendências de Organização Curricular.". In Formação Inicial de Professores, 85-138. Lisbon, Portugal: Conselho Nacional da Educação, 2015.
    Publicado
  7. Almeida, S. de; Faria, E.. "Formação Inicial de Professores. Instituições de Formação e Classificações dos Docentes da Educação Pré-Escolar e Ensinos Básico e Secundário.". In Formação Inicial de Professores. Lisbon, Portugal: Conselho Nacional da Educação, 2015.
    Publicado
  8. Almeida, S. de. "Abandono Escolar Precoce: Portugal no Contexto da União Europeia e nos Censos de 1991, 2001 e 2011". In Estado da Educação 2013, 392-407. Libon, Portugal: Conselho Nacional da Educação, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Almeida, S. de; Viana, J.; Barcelos, N.; Roldão, M. C.; Peralta, H.. 2021. "Colaboração entre as associações de professores no design curricular das Aprendizagens Essenciais em Portugal. [Collaboration between teacher associations in the curriculum design of Essential Learning in Portugal.]". http://cics.uminho.pt/wp-content/uploads/2011/07/comtextos_n%C2%BA6_2021.pdf.
  2. Almeida, S.D.; Firmino, J.; Mesquita, J.; Hortas, M.J.; Nunes, L.C.. 2021. "Academic Performance and Territorial Patterns of Students with an Immigrant Background in the Lisbon Metropolitan Area". http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85109996124&partnerID=MN8TOARS.
    10.2139/ssrn.3846487
  3. Firmino, J.; Nunes, L.C.; Almeida, S. de; Batista, S.. 2020. "Student Segregation across and within Schools - The Case of the Portuguese Public School System". http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85114487091&partnerID=MN8TOARS.
    10.2139/ssrn.3555011
Edição de livro
  1. Almeida, Sílvia de. Autor correspondente: Almeida, Sílvia de. Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations. Lisbon, Portugal: Interdisciplinary Centre of Social Sciences, School of Social Sciences and Humanities, NOVA University Lisbon. 2022.
    Aceite para publicação • Editor
Livro
  1. Roldão, M. C.; Almeida, Sílvia de. Gestão curricular. Para a autonomia das escolas e professores. [Curriculum management. For the autonomy of schools and teachers.]. Lisbon, Portugal: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. 2018.
    Publicado
  2. Rodrigues, A.; Ramos, F.; Rodrigues. I. P.; Gregório, M. C.; Félix, P.; Perdigão, R.; Ferreira, S.. Organização escolar: o tempo.. Lisbon, Portugal. 2017.
    Publicado
  3. Justino, David (coord); Santos, Rui (coord.); Pascueiro, Liliana; Beatriz, Isabel; Gramaxo, Leonor; Franco, Luísa; Carvalho, Maria João; et al. Altas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso, Edição 2017 [Education Altas - Social and local contexts of success and failure, 2017 Edition]. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência, CICS.NOVA. 2017.
    Publicado
  4. Justino, David ; Santos, Rui; Pascueiro, Liliana; Pires, Helena; Franco, Luísa; Almeida, Sílvia de. Altas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso, Atualização 2016 [Education Altas - Social and local contexts of success and failure, Update 2016]. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência; Cics.Nova. 2017.
    Publicado
  5. Justino, D.; Pires, H.; Pascueiro, L.; Franco, L.; Santos, R.; Almeida, S. de.. Atlas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso. Portugal, 1991-2012 [[Education Altas - Social and local contexts of success and failure. Portugal, 1991-2012]. Lisbon, Portugal: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Almeida, S. de; Batista, S.; Eva, G.. Projetos Educativo e Curricular: contributo para o desenvolvimento de um modelo integrado [Educational and Curricular Projects: contribution to the development of an integrated model]. Lisbon, Portugal: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. 2018.
    Publicado
Relatório
  1. Almeida, Sílvia de; Lopo, Teresa Teixeira. 2015. Estudo formação inicial de professores para o 1.º ciclo e o 2.º ciclo do ensino básico: Tendências de organização curricular [Research study on initial teacher education for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education: Trends in curriculum organisation]. https://www.cnedu.pt/content/iniciativas/seminarios/Relatorio_FIP_PARTE_2_versao_final.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/07 Convite do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Senhora Vereadora do Pelouro da Educação para o 1º Encontro Municipal da Educação – Oportunidade e desafios. Apresentação dos primeiros resultados do Projeto Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante, financiado pela EPIS - Associação dos Empresários pela Inclusão Social 1º Encontro Municipal da Educação – Oportunidade e desafios.
Câmara Municipal da Marinha Grande (Marinha Grande, Portugal)
2021/04/23 invited to participate in a seminar of the OECD's Strength Through Diversity project, which focuses on inclusive education and analyses member countries' policy initiatives and practices for the inclusion of all students. The seminar, which counted on the participation of Mel Ainscow, focused on inclusive education in Portugal. Seminário “A inclusão dos estudantes de origem imigrante” organizado pelo projeto da OCDE – “A Diversidade Faz a Força”, com a presença de Mel Ainscow.
OCDE (Lisbon)
2021/04/15 Dissemination of results on school segregation and differences in results/pathways between students with an immigrant background and their Portuguese colleagues, from the Project - Inclusion or discrimination? From the analysis of school results to strategies for the success of students with an immigrant background, financed by EPIS - Association of Entrepreneurs for Social Inclusion. Apresentação pública do estudo: Inclusão ou discriminação?
EPIS - Associação dos Empresários pela Inclusão Social (Lisbon, Portugal)
2019/09/03 Curricular flexibility policies and teacher involvement in curriculum design in Portugal. What should we have learned from the 2001 reform? EERA - European Educational Research Association, ECER- European Conference on Educational Research, Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future
Universität Hamburg (Hamburg, Alemanha)
2019/01/25 Legitimate Knowledge in curriculum flexibility policies and the pedagogical recontextualization process. International Seminar Curriculum autonomy policies in Europe: trends, tensions and transformations
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/11/29 - Atual Integração da Educação para a Cidadania Global no Desenvolvimento Curricular do 3º Ciclo do Ensino Básico: linhas de ação para a conceção de um referencial teórico e metodológico. Doutoramento em Educação/ Educação Sociedade e Desenvolvimento
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2024/01/25 Ensino Secundário Profissional: motivações e expectativas. Um estudo com alunos de escolas profissionais privadas em Portugal. Doutoramento em Educação/Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/01 - 2023/06/23 Ensino do Português na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/01 - 2023/04/05 O domínio da língua portuguesa como influenciador dos resultados escolares dos alunos, no 3º ciclo, com origem, ou ascendência, nos Palop e no Brasil. Mestrado em Estudos de Educação
Orientador
Estudos de Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/01 - 2023/03/08 Estudantes Chineses de Português Língua Estrangeira: a análise das competências de comunicação intercultural. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2022/09/18 Alunos com origem imigrante e o seu desempenho escolar na disciplina de Português. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2022/06/27 Os pidgins e a comunicação intercultural na China: A comparação entre chinês-português e chinês-inglês. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Orientador
Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2020/04/21 O (re)encontro com o ensino nos estabelecimentos prisionais: ensino e a contextualização curricular. Mestrado em Ciências da Educação.
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/09/01 - 2019/10/01 Práticas de Retenção e Representações acerca do Insucesso Escolar. Doutoramento em Ciências da Educação
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2019/01/23 Gestão e Coordenação da Formação: Planeamento, Conceção e Monitorização. Projetos e-learning em contexto de formação. Mestrado em Ciências da Educação
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/09 O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: um estudo sobre as ações de formação promovidas pela Associação de Professores de História. Mestrado em Ciências da Educação
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/13 Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar – da teoria à prática. Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/09/01 - 2016/11/29 Diferenças de Género na Educação. Atraso, Abandono Escolar e Abandono Precoce em Portugal, 1991-2011. Mestrado em Ciências da Educação
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/09/01 - 2016/07/25 Organização dos tempos escolares. Políticas públicas de educação e construção de compromissos: o papel do Conselho Nacional de Educação na consensualização de um mecanismo de regulação educativa. (Relatório de estágio) Mestrado em Ciências da Educação.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01/25 - 2019/01/26 O seminário abordou as políticas de flexibilidade curricular numa perspetiva comparada (Escócia, Suécia, Holanda, Chipre e Irlanda). Entre outros, o evento contou com a presença de Mark Priestley, University of Stirling, Nienke Nieveen, coordenadora da Rede Curriculum Innovation da European Educational Research Association (EERA), a sua secretária-geral Maria Pacheco Figueiredo, Stavroula Philippou, University of Cyprus, Majella Dempsey, Maynooth University, Daniel Alvunger, Linnaeus University e Michael Young, Institute of Education-keynotespeaker (2019/01/25 - 2019/01/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/20 Ensino de Português como Língua de Acolhimento: Ações de Educação Não Formal em Portugal
Presidente do júri
Maria Helena Valinhas Valença Pinto (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/07/24 How Teachers Implement Multicultural Education in Early Childhood Education Context in Thailand. (Erasmus Mundos Joint Master Degree: Play, Toys and Languages in Early Childhood Education (PETaL) )
Arguente
Tornthep Soisoongnern (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa., Portugal
2023/07/17 O Desenvolvimento de Competências de Comunicação Intercultural no Ensino de Português Língua Estrangeira Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Presidente do júri
Zixuan Wu (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/15 Ensino do português como língua estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispano falantes e anglófonos - nível A1. Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira.
Presidente do júri
Maria João Ramos Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/04/13 Adultos em Transições Incertas: A experiência do (não) reconhecimento das competências para a empregabilidade. Doutoramento em Sociologia
Vogal
Maria Emília Ferreira Gama Veloso Ramires Barreto de Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
2022/04/06 Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica dos Gestores, Professores e Alunos. Doutoramento em Educação/Especialidade em Liderança Educacional
Arguente principal
Benvindo de Jesus Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021/07/19 O Instituto de Odivelas: A educação feminina entre a tradição e o sucesso escolar. Doutoramento em Educação/Especialidade Educação, Sociedade e Desenvolvimento.
Vogal
Maria de Lourdes Mendes Antunes De Beltrão Loureiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal
2021/03/31 Punição física na educação de crianças: perceção dos psicólogos brasileiro. Mestrado em Psicologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Instituto Meridional – IMED, Brasil
Arguente principal
Tatiane França (Mestrado)
Instituto Meridional – IMED, Brasil, Brasil
2018/11/22 A indisciplina na sala de aula no primeiro ciclo no distrito de Bragança. Doutoramento em Ciências da Educação
Vogal
Alfredo José Ramos Ruano (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/06 - 2019/07/06 4th European Conference on Curriculum Studies Curriculum: Origins, Trajectories and Practices Maynooth University, Ireland

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/04/17 Interview with Jornal Expresso regarding the publication of the study, by Universidade Nova de Lisboa (CICS-NOVA and NOVA SBE), financed by Entrepreneurs for Social Inclusion - EPIS, on the segregation of students with immigrant origins. This is a project with the following partners: European Network of Education Councils (EUNEC); High Commission for Migrations (ACM, IP); Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon, IGOT/UL; European Community School Museums Project COSMUS. Jornal Expresso

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/06/19 - 2023/06/23 International Congress on Teaching, Training and Research Celebration of the 20th Anniversary of the Master's Degree in Portuguese as a Second and Foreign Language
Membro
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/06/20 - 2022/06/22 7th World Curriculum Studies Conference of the International Association for the Advancement of Curriculum Studies 6th Luso-Afro-Brazilian Conference on Curriculum Issues
Membro