???global.info.a_carregar???
Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa. Concluiu o Doutoramento em Ciencias del trabajo em 2010/09/16 pela Universidad de Cádiz, Licenciatura em Psicologia em 1990/12 pela Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Investigador no Instituto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial do Politécnico do Porto. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo de livros e 1 livro. Atua na área da Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Academic engagement; Student expectations; First-year students; Gender differences; Structural equation modelling; Universidad; Expectativas académicas; Estudiantes de primer año; Transición; Modelos de ecuaciones estructurales; University; Academic expectations; academic engagement; student expectations; first-year students; gender differences; structural equation modeling; academic expectations; transition; structural equation modelling; Ciências da Educação; Interdisciplinarity; Soft skills; Team work; Higher Education; Sociocultural variables; Enseñanza Superior; Variables socioculturales; Academic adjustment; Academic success; Expectativas; Ajuste académico; expectations; academic adjustment; Perfiles de expectativas; Educación Superior; Adaptación académica; Expectativas Académicas; Alunos não-tradicionais; Ajustamento académico; Alunos do 1º ano; Acesso ao Ensino Superior; Adaptação Académica; Communication; Assertive comunication; Negociation; Culture; .
Identification

Personal identification

Full name
MARIA ALEXANDRA PACHECO RIBEIRO DA COSTA

Citation names

  • Costa, Alexandra R.
  • Costa, Alexandra

Author identifiers

Ciência ID
AA1A-E717-53B6
ORCID iD
0000-0001-5053-536X

Email addresses

  • map@isep.ipp.pt (Professional)
  • alexandraribeirocosta@gmail.com (Personal)

Telephones

Telephone
  • 228340500 (Professional)

Addresses

  • R. Carlos Alberto Morais, 122D 7º Esq, 4450-349, Leça da Palmeira, Matosinhos, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2013 - 2014/07
Concluded
Psicologia da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/09/16
Concluded
Ciencias del trabajo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Spain
"Hay Vida Más Allá del Trabajo.la Relación Entre la Recuperación de Recursos y el Desempeño en el Trabajo" (THESIS/DISSERTATION)
1999 - 2000
Concluded
MASTER BUSINESS ADMINISTRATION (Pós-Graduação)
Major in GESTÃO
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
14
1990/12
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Affiliation

Science

2018 - Current Researcher (Research)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Portugal

Teaching in Higher Education

2010/10 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2003/01 - 2010/09 Assistant (Polytechnic Teacher)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1998 - 2002 Assistant (Polytechnic Teacher)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Positions / Appointments

2016 - 2018 Conselho técnico-científico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Costa, Alexandra R.. Hay vida más allá del trabajo: la relación entre la recuperación de recursos y el desempeño en el trabajo. Cadiz, Spain: Instituto de Formación Interdisciplinar. 2011.
    Published
Book chapter
  1. Isabel Torres; Alexandra R. Costa. "Strategic Leadership for New Competitive Environments". 19-33. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-1843-4.ch002
  2. Amélia Caldeira; S. O. Lopes; Isabel Figueiredo; Alexandra R. Costa. "Low-Cost Videos for Learning Mathematics by Teaching". United States, 2019.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch010
  3. Costa, Alexandra R.. "Há vida para lá das aulas: Como recuperar do stress depois de um dia de trabalho?". In Contributos para o bem-estar dos professores, 11-30. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2018.
    Published
  4. Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.. "Questionário de perceções académicas: Expectativas (QPA-Exp)". Associação para o Desenvolvimento a Investigação em Psicologia da Educação, 2017.
  5. Costa, Alexandra R.; Maroco, J.. "Inventário do Envolvimento Académico dos Estudantes do Ensino Superior - USEI.". In Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação., edited by L. S. Almeida, M. R. Simões, M. M. Gonçalves, 33-44. Braga, Portugal: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação., 2017.
    Published
  6. Costa, Alexandra R.; Rodrigues, José; Viterbo, Conceição; Costa, A.; Rodrigues, J.; Da Conceição Viterbo, M.. "Principles of communication and negotiation". IOS Press, 2011.
    10.3233/978-1-60750-984-4-39
Conference paper
  1. Caldeira, Amélia; Lopes, Sofia O.; Costa, Alexandra R.; Figueiredo, Isabel. "The Effects of Motivation in Student Academic Success". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125404
  2. Costa, Alexandra R.; Alves, Gustavo R.; Moura, A.. "A bibliometric analysis of 10 years of EDUCON (2010-2019)". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125206
  3. De Carvalho, C.V.; Bessa, P.; Costa, R.; Barata, A.; Costa, A.. "LearnIt: A serious game to support study methods in engineering education". 2019.
    10.1109/EDUCON.2019.8725109
  4. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinary team work: Applying working methods to a math project". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
Journal article
  1. Costa, A.R.; Ferreira, M.; Barata, A.; Viterbo, C.; Rodrigues, J.S.; Magalhães, J.. "Impact of interdisciplinary learning on the development of engineering students’ skills". European Journal of Engineering Education 44 4 (2019): 589-601. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073910090&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2018.1523135
  2. Diniz, A.M.; Alfonso, S.; Araújo, A.M.; Deaño, M.; Costa, A.R.; Conde, Â.; Almeida, L.S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". Studies in Higher Education 43 4 (2018): 689-701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976345094&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03075079.2016.1196350
  3. Diniz, António M.; Alfonso, Sónia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2558.
    http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350
  4. Diniz, António M.; Alfonso, Sonia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2018): http://hdl.handle.net/1822/56994.
    10.1080/03075079.2016.1196350
  5. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". (2018): http://hdl.handle.net/1822/56988.
    10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  6. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2545.
    http://dx.doi.org/10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  7. Costa, Alexandra; Ferreira, Mafalda; Barata, Ana; Viterbo, Maria da Conceição; Rodrigues, José; Magalhães, José. "Impact of interdisciplinary learning on the development of engineering students’ skills". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/13498.
    10.1080/03043797.2018.1523135
  8. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/13543.
    10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  9. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinarity to integrate knowledge in engineering". Advances in Science, Technology and Engineering Systems 2 3 (2017): 788-795. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069483724&partnerID=MN8TOARS.
    10.25046/aj020399
  10. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luis A.C.. "Interdisciplinary Team Work". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10063.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  11. Diniz, Antonio; Alfonso, Sonia; Araujo, Alexandra; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Almeida, Leandro. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/9420.
    http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350
  12. Diniz, António M.; Alfonso, Sonia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2016): http://hdl.handle.net/11328/1794.
    doi: 10.1080/03075079.2016.1196350
  13. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas em estudantes de engenharia do primeiro ano: Uma análise de clusters". (2016): http://hdl.handle.net/11328/1791.
  14. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luis A.C.. "Interdisciplinary Team Work". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10063.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  15. Diniz, Antonio; Alfonso, Sonia; Araujo, Alexandra; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Almeida, Leandro. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/9420.
    http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350
  16. Alexandra M. Araújo; Leandro S. Almeida; Alexandra R. Costa; Sonia Alfonso; Ángeles Conde; Manuel Deaño. "Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza". Revista Portuguesa de Educação (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37441153008.
  17. Manuel Deaño; Antonio M. Diniz; Leandro S. Almeida; Sonia Alfonso; Alexandra R. Costa; Mar García-Señorán; Ángeles Conde; et al. "Propiedades psicométricas del Cuestionario de Percepciones Académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en Enseñanza Superior". Anales de Psicología (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16732936029.
  18. Deaño, M.; Diniz, A.M.; Almeida, L.S.; Alfonso, S.; Costa, A.R.; García-Señorán, M.; Conde, Á.; et al. "Psychometric properties of the academic perceptions questionnaire for the assessment of first-year university students´ expectations,Propiedades psicométricas del cuestionario de percepciones académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en enseñanza superior". Anales de Psicologia 31 1 (2015): 280-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920971219&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/analesps.31.1.161641
  19. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. "Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30121.
  20. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
  21. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  22. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  23. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
  24. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. "Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação". (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
  25. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. "Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação". (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
Thesis / Dissertation
  1. Bastos, Andreia Palmira da Costa Pina de. "Felicidade no trabalho em pequenas e médias empresas do setor do calçado". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17647.
  2. Bastos, Andreia Palmira da Costa Pina de. "Felicidade no trabalho em pequenas e médias empresas do setor do calçado". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17647.
  3. Silva, Carla Patrícia Correia da. "Qualidade nos serviços públicos: avaliação da satisfação dos colaboradores". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16581.
  4. Coelho, Cláudia dos Santos. "Qual o nível de burnout da amostra de profissionais do contexto financeiro?". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/17402.
  5. Frauches, Vinicius de Souza. "A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo - Brasil". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16044.
  6. Silva, Carla Patrícia Correia da. "Qualidade nos serviços públicos: avaliação da satisfação dos colaboradores". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16581.
  7. Frauches, Vinicius de Souza. "A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo - Brasil". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16044.
  8. Coelho, Cláudia dos Santos. "Qual o nível de burnout da amostra de profissionais do contexto financeiro?". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/17402.
  9. Pereira, Cláudia Sofia Ferreira. "Absentismo e engagement dos enfermeiros do Centro Hospitalar de S. João". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15543.
  10. Carvalho, Nathalie Alves. "Estudo da qualidade de vida do indivíduo com vertigem". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15397.
  11. Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua. "Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/13199.
  12. Gonçalves, Rita Almeida. "Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11782.
  13. Silva, Paula Quintas de Jesus. "Avaliação de desempenho: perceções de justiça organizacional dos funcionários públicos". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/14115.
  14. Alves, António Custódio Correia. "Recuperação de recursos dos trabalhadores em regime de turnos: estudo de caso". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11452.
  15. Rocha, Iuri Rafael Simões. "Satisfação e fidelização de clientes na área do fitness". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10300.
  16. Guedes, Júlia Maria Ferreira da Silva. "Impacto do estilo de liderança no nível de stress dos profissionais do serviço de radioterapia do Instituto Português de Oncologia do Porto". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9046.
  17. Silva, Ana Vanessa Pereira. "Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalho". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8709.
  18. Alves, Mariana Teixeira. "Impacto do estilo de liderança na satisfação no trabalho dos colaboradores". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8706.
  19. Fernandes, Marisa Alexandra Machado. "O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11027.
  20. Tavares, Ana Cláudia Gonçalves. "Ambiguidade na partilha de informações entre profissionais de saúde e doente com carcinoma da próstata, ao longo do tratamento de radioterapia". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/11026.
  21. Carneiro, Gilberto de Sousa. "A importância da liderança para o engagement dos colaboradores nas empresas do Vale do Ave". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/4486.
  22. Barbosa, Vitor José Pereira. "A satisfação no trabalho e a perceção da qualidade de vida nos colaboradores do Instituto Politécnico do Porto". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/5830.
  23. Belo, Vera Lúcia Lopes Gomes. "Nunca mais é sexta-feira: o impacto do processo de recuperação de recursos durante o fim de semana no engagement". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/5562.
  24. Silva, Nuno Filipe Macedo. "Contrato psicológico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/6000.
  25. Costa, Ana Rita Reis. "Precariedade e stress laboral - um estudo em profissionais de saúde". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/9042.
  26. Preto, Ana. "Satisfação profissional dos técnicos de radiologia no setor privado e no setor público". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/4734.
  27. Torres, José Luís Mendes. "Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenho". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/5434.
  28. Costa, Tatiane Claudino da. "A influência dos horários de trabalho (horário normal e horário por turnos) na qualidade de vida no trabalho e engagement profissional". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/3217.
  29. Torres, José. "Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenho". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/1979.
  30. Freitas, Ângela Carina Gomes. "Do outro lado da linha: impacto dos horários de trabalho de trabalhadores de call center nas necessidades de recuperação – engagement e esforço compensatório". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/4400.
  31. Esteves, Anabela Monteiro Aguilar. "O Burnout e o engagement: estudo numa amostra de professores do ensino superior público português". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/5064.
  32. Palhau, José Joaquim Fernandes. "Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre burnout e engagement". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/3104.

Other

Other output
  1. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia; Diniz, António M.; Conde, Ángeles. 2018. Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Este estudio presenta los resultados de una investigación sobre expectativas académicas de estudiantes universitarios de primer año de Enseñanza Superior (ES) pertenecientes al norte de Portugal y noroeste de España. Su objetivo es replicar las propiedades psicométricas del instrumento utilizado obtenidas con una versión anterior del mismo. La muestra está integrada por 1.268 estudiantes de primer. http://hdl.handle.net/11328/2545.
    Almeida, L. S., Deaño, M. D., Araújo, A. M., Diniz, A. M., Costa, A. R., Conde, A., & Alfonso, S. (2018). Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Revista Latinoamericana de Psicología,
  2. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luis A.C.. 2016. Interdisciplinary Team Work. In this work, we describe an interdisciplinary teaching experiment involving three subjects of the scientific area of Mathematics and a fourth one in the area of Management. Using only one project, the students developed skills, in an integrated way, in the fields of the subjects involved. The structure of the project is described in detail. It is shown how the knowledge obtained in the different. http://hdl.handle.net/10400.22/10063.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  3. Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Alfonso, Sonia; Conde, Ángeles; Deaño, Manuel. 2015. Personal and Sociocultural Variables and the Differentiation of Academic Expectations: A Study With Higher Education Students From North Portugal and Galicia. Massification of Higher Education in the past decades has resulted in a greater heterogeneity of students. Expectations are a central variable when analysing students’ profiles, as they are related to engagement, persistence and academic success. In this study, a questionnaire assessing students’expectations was administered to a sample of 717 first year Portuguese andSpanish students, measuring s. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7057.
  4. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Alfonso, Sonia; Conde, Ángeles; Deaño, Manuel; Araújo,Alexandra M.; et al. 2015. Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza. Com a expansão do acesso ao Ensino Superior, nas últimas décadas assistimos a uma maior heterogeneidade de estudantes neste nível de ensino. Uma das variáveis que importa considerar na análise dos perfis de estudantes universitários são as suas expectativas académicas, uma vez que as mesmas estão associadas a níveis diferentes de envolvimento, permanência e sucesso escolar. Foi administrado um que. http://hdl.handle.net/1822/36482.
  5. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. 2014. Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa. O estudo das expectativas académicas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua importância na qualidade da adaptação, persistência e sucesso académico no Ensino Superior. O Questionário de Percepções Académicas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Deaño, et al.,2012) constitui um instrumento de avaliação destas expectativas, avaliando as mesmas em sete dimensões distintas: Formação para o Empreg. http://hdl.handle.net/1822/30121.
  6. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. 2013. Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior. Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se p. http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  7. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. 2013. Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais. Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a. http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
  8. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. 2012. Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação. As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios. http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2018 Avaliação Comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2018 - 2018 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: PERCEÇÕES DE JUSTIÇA ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS Engenharia e Gestão Industrial (Master)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2018 - 2018 Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola) Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2017 - 2017 Satisfação e Fidelização de Clientes na Área do Fitness Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2017 - 2017 Recuperação de recursos dos trabalhadores em regime de turnos: estudo de caso Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2016 - 2016 Burnout, Engagement e perceção das exigências do trabalho: comparação entre professores do ensino público e privado Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2016 - 2016 Impacto do Estilo de Liderança na Satisfação no Trabalho dos Colaboradores: Estudo de Caso Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Contrato Psicológico: Caso de Estudo num Centro Clínico do Porto Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Do Outro Lado da Linha: Impacto dos Horários de Trabalho de Call Center nas Necessidades de Recuperação - Engagement e Esforço Compensatório Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 A Importância da Liderança para o Engagement dos Colaboradores nas Empresas do Vale do Ave Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 A Satisfação no Trabalho e a Perceção da Qualidade de Vida nos Colaboradores do Instituto Politécnico do Porto Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 O Burnout e o Engagement - Estudo numa amostra de professores do ensino superior público português Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Nunca mais é sexta-feira: O impacto do processo de recuperação de recursos durante o fim de semana no engagement Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2013 - 2013 A influência dos horários de trabalho (horário normal e horário por turnos) na qualidade devida no trabalho e engagement profissional Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2013 - 2013 Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre Burnout e Engagement Gestão das Organizações (Master)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal