???global.info.a_carregar???
MARIA ALEXANDRA PACHECO RIBEIRO DA COSTA. Has a postdoctoral degree in Educational Psychology from the University of Minho. Completed her PhD in Work Science (Specialization in Social Psychology) in 2010/09/16 from the University of Cádiz and a Degree in Psychology in 1990/12 from the University of Porto-Faculty of Psychology and Educational Sciences. She is a Researcher at Instituto Politécnico do Porto, more specifically at the Center for Innovation in Engineering and Industrial Technology and Adjunct Professor at Instituto Politécnico do Porto-Instituto Superior de Engenharia do Porto. She has published 18 articles in specialized journals and has 9 book chapters and 2 books published. She co-supervised 1 doctoral thesis and supervised 25 master's theses and co-supervised 2 others. She received 3 awards in scientific events. She participated as a Researcher in 2 projects. She works in the area of Social Sciences with an emphasis on Psychology and Educational Sciences. In your Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are: Academic engagement; Student expectations; First-year students; Interdisciplinarity; Soft skills; Team work; Academic success; Active learning; Quality of work life; Professional engagement; higher education among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA ALEXANDRA PACHECO RIBEIRO DA COSTA

Nomes de citação

  • Costa, Alexandra R.
  • Costa, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
AA1A-E717-53B6
ORCID iD
0000-0001-5053-536X
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=XcUU-xMAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
J-7586-2017
Scopus Author Id
55794445500

Endereços de correio eletrónico

  • map@isep.ipp.pt (Profissional)
  • alexandraribeirocosta@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 228340500 (Profissional)

Moradas

  • R. Carlos Alberto Morais, 122D 7º Esq, 4450-349, Leça da Palmeira, Matosinhos, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2014/07
Concluído
Psicologia da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/09/16
Concluído
Ciencias del trabajo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
"Hay Vida Más Allá del Trabajo.la Relación Entre la Recuperación de Recursos y el Desempeño en el Trabajo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999 - 2000
Concluído
MASTER BUSINESS ADMINISTRATION (Pós-Graduação)
Especialização em GESTÃO
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
14
1990/12
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2003/01 - 2010/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1998 - 2002 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho técnico-científico Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/10 - 2023/09 ATHENA › Advanced Technology Higher Education Network Alliance - European University for the Digitalization of Societies
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial
UID/EQU/04730/2019
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amélia C. D. Caldeira; Lopes, Sofia; Costa, Alexandra R.; Figueiredo, Isabel. "Learning by teaching with vídeos – an integration strategy to promote mathematical communication among students of higher education.". Trabalho apresentado em ROSEDA, porto, 2023.
  2. Silva, Mariana M.; Costa, Alexandra R.; Moura, Ana; Alves, Gustavo R.. "Impact of COVID-19 pandemic to EDUCON: a bibliometric analysis". Trabalho apresentado em EDUCON, 2022.
    Publicado • 10.1109/educon52537.2022.9766651
  3. Caldeira, Amélia; Lopes, Sofia O.; Costa, Alexandra R.; Figueiredo, Isabel. "The Effects of Motivation in Student Academic Success". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125404
  4. Costa, Alexandra R.; Alves, Gustavo R.; Moura, A.. "A bibliometric analysis of 10 years of EDUCON (2010-2019)". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125206
  5. De Carvalho, C.V.; Bessa, P.; Costa, R.; Barata, A.; Costa, A.. "LearnIt: A serious game to support study methods in engineering education". 2019.
    10.1109/EDUCON.2019.8725109
  6. Abreu, Stella; Caldeira, A.; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luís. "Trabalho multidisciplinar: estudo de caso.". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2017.
  7. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinary team work: Applying working methods to a math project". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  8. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luís. "Interdisciplinary Teamwork: Applying working methods to a math project In: Proceedings of the 2nd 1 de julho de 2023 14 Curriculum Vitae – Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa". Trabalho apresentado em International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2016.
    Publicado
  9. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro da Silva. "Relação entre a percepção de autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia.". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de Psicologia y Educacion & XXI Congreso Internacional INFAD, 2014.
  10. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Almeida, Leandro da Silva. "Expectativas académicas segundo o género dos estudantes portugueses do primeiro ano do ensino superior.". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de Psicologia y Educacion & XXI Congreso Internacional INFAD, 2014.
    Publicado
  11. Costa, Alexandra R.. "Expectativas académicas de los estudantes universitários de primeiro año y adaptación a la universidad.". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional Psicología y Educación & XXI Congreso Internacional INFAD, Badajoz, 2014.
  12. Rodrigues, José; Costa, Alexandra R.. "National Culture and planning and control of projects in Portugal: the Portuguese are changing their attitude?". Trabalho apresentado em Business Sustainability, 2013.
  13. Costa, Alexandra R.; Rodrigues, José. "Desenvolvimento de competências metodológicas através da introdução de uma unidade curricular de Métodos de Trabalho nas licenciaturas de engenharia.". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência., Porto, 2012.
    Publicado
  14. Rodrigues, José Salgado; Costa, Alexandra R.. "Promotion of School Success Through PBL ¿ Project Based Learning ¿ and Project Management Good Practices Based on Project Management Body of Knowledge (PMBOK)". 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Almeida, Diogo; Morais, Carminda; Costa, Alexandra R.. "Work Engagement in Portugal´s National Continues Care Network Professionals". European Journal of Business and Management Research 8 4 (2023): 110-115. http://dx.doi.org/10.24018/ejbmr.2023.8.4.2068.
    10.24018/ejbmr.2023.8.4.2068
  2. Clara Viegas; Natércia Lima; Alexandra R. Costa. "Engineering Students’ Perception on Self-Efficacy in Pre and Post Pandemic Phase". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15129538.
    10.3390/su15129538
  3. Costa, A.R.; Ferreira, M.; Barata, A.; Viterbo, C.; Rodrigues, J.S.; Magalhães, J.; Costa, Alexandra; et al. "Impact of interdisciplinary learning on the development of engineering students’ skills". European Journal of Engineering Education 44 4 (2019): 589-601. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073910090&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2018.1523135
  4. Diniz, A.M.; Alfonso, S.; Araújo, A.M.; Deaño, M.; Costa, A.R.; Conde, Â.; Almeida, L.S.; et al. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". Studies in Higher Education 43 4 (2018): 689-701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976345094&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03075079.2016.1196350
  5. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia; Diniz, António M.; Conde, Ángeles. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". Este estudio presenta los resultados de una investigación sobre expectativas académicas de estudiantes universitarios de primer año de Enseñanza Superior (ES) pertenecientes al norte de Portugal y noroeste de España. Su objetivo es replicar las propiedades psicométricas del instrumento utilizado obtenidas con una versión anterior del mismo. La muestra está integrada por 1.268 estudiantes de primer (2018): http://hdl.handle.net/11328/2545.
    http://dx.doi.org/10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  6. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinarity to integrate knowledge in engineering". Advances in Science, Technology and Engineering Systems 2 3 (2017): 788-795. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069483724&partnerID=MN8TOARS.
    10.25046/aj020399
  7. Costa, Alexandra R.; M. Araújo, Alexandra; M. Diniz, Antonio; S. Almeida, Leandro. "EXPECTATIVAS ACADÉMICAS SEGUNDO O GÉNERO DOS ESTUDANTES PORTUGUESES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 2 1 (2016): 325-334. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.447.
    Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.447
  8. Costa, Alexandra R.; M. Araújo, Alexandra; S. Almeida, Leandro. "RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DA AUTOEFICÁCIA ACADÈMICA E O ENGAGEMENT DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 2 1 (2016): 307-314. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.445.
    Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.445
  9. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas em estudantes de engenharia do primeiro ano: Uma análise de clusters". (2016): http://hdl.handle.net/11328/1791.
  10. Alexandra M. Araújo; Leandro S. Almeida; Alexandra R. Costa; Sonia Alfonso; Ángeles Conde; Manuel Deaño; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; et al. "Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza". Revista Portuguesa de Educação (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37441153008.
  11. Manuel Deaño; Antonio M. Diniz; Leandro S. Almeida; Sonia Alfonso; Alexandra R. Costa; Mar García-Señorán; Ángeles Conde; et al. "Propiedades psicométricas del Cuestionario de Percepciones Académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en Enseñanza Superior". Anales de Psicología (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16732936029.
  12. Deaño, M.; Diniz, A.M.; Almeida, L.S.; Alfonso, S.; Costa, A.R.; García-Señorán, M.; Conde, Á.; et al. "Psychometric properties of the academic perceptions questionnaire for the assessment of first-year university students´ expectations,Propiedades psicométricas del cuestionario de percepciones académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en enseñanza superior". Anales de Psicologia 31 1 (2015): 280-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920971219&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/analesps.31.1.161641
  13. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. "Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa". Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde (2014): http://hdl.handle.net/1822/30121.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de engenharia". Revista Peruana de Psicología y Trabajo Social 2 1 (2013): 63-74. http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
    Publicado
  15. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior". Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se p (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  16. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. "Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação". As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
  17. Silva, Joana Coelho; Graça, Pedro; Costa, Alexandra. "Satisfação no trabalho numa empresa de restauração pública.". Nutricias 10 (2010): 34-37. https://www.apn.org.pt/documentos/2021/Nutricias/10.pdf.
    Publicado
  18. Costa, Alexandra ; Reis, Vitor; Lemos, Marina Serra. "Escala de Orientação intrínseca/extrínseca em sala de aula - Análise das características psicométricas". Psicologia VII 3 (1989): 251-259.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Isabel Torres; Alexandra R. Costa. "Strategic Leadership for New Competitive Environments". 19-33. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-1843-4.ch002
  2. Amélia Caldeira; S. O. Lopes; Isabel Figueiredo; Alexandra R. Costa. "Low-Cost Videos for Learning Mathematics by Teaching". Estados Unidos, 2019.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch010
  3. Costa, Alexandra R.. "Há vida para lá das aulas: Como recuperar do stress depois de um dia de trabalho?". In Contributos para o bem-estar dos professores, 11-30. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2018.
    Publicado
  4. Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.. "Questionário de perceções académicas: Expectativas (QPA-Exp)". Associação para o Desenvolvimento a Investigação em Psicologia da Educação, 2017.
  5. Costa, Alexandra R.; Maroco, J.. "Inventário do Envolvimento Académico dos Estudantes do Ensino Superior - USEI.". In Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação., editado por L. S. Almeida, M. R. Simões, M. M. Gonçalves, 33-44. Braga, Portugal: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação., 2017.
    Publicado
  6. Almeida, Leandro da Silva ; Costa, Alexandra R.. "Mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem: favorecer o sucesso académico dos estudantes no ensino superior.". In Inovação Pedagógica no Ensino Superior – Ideias e práticas, 15-27. Portugal: DE Facto Editores, 2016.
    Publicado
  7. Rodrigues, José; Costa, Alexandra R.; Guillén, Carlos Gestoso. "National culture and planning and control of projects in Portugal.". In Project Management and Engineering Research, 59-72. Valência, Espanha: Spinger, 2014.
    Publicado
  8. Costa, Alexandra R.; Rodrigues, José; Viterbo, Conceição; Costa, A.; Rodrigues, J.; Da Conceição Viterbo, M.. "Principles of communication and negotiation". IOS Press, 2011.
    10.3233/978-1-60750-984-4-39
  9. Costa, Alexandra R.. "Há vida para lá do trabalho: Impacto da recuperação de recursos no desempenho profissional". In Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2011 – Gestão para a Cidadania, 569-581. Porto, Portugal: Edições Politema, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Costa, Alexandra R.; Caldeira, A.; Alves, Gustavo R.. CASHE: Academic Success in Higher Education. Proceding book.. Porto, Portugal: ISEP. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Vega, Antonio; Costa, Alexandra R.; Caldeira, A.. CASHE: New tecnological approaches in the educational praxis of higher education. Porto, Portugal: ISEP. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Costa, Alexandra R.. Hay vida más allá del trabajo: la relación entre la recuperación de recursos y el desempeño en el trabajo. Cadiz, Espanha: Instituto de Formación Interdisciplinar. 2011.
    Publicado
  2. Ramos, Florindo; Costa, Alexandra R.. Inovação Organizacional e formação em contexto de trabalho. Lisboa: Edições do Gabinete de Gestão do Programa Equal.. Portugal: Programa EQUAL. 2005.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Caldeira, Amélia; Sofia O. Lopes; Figueiredo, Isabel P.; Costa, Alexandra R.. "Exploring the Use of Videos for Learning by Teaching". Trabalho apresentado em CASHE 2019 - Conference Academic Success in Higher Education, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Rodrigues, J. S.; Costa, Alexandra R.; Santos, P.. "Programa de integração dos novos estudantes na comunidade P. PORTO". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto 2019, Porto, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bastos, Andreia Palmira da Costa Pina de. "Felicidade no trabalho em pequenas e médias empresas do setor do calçado". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17647.
  2. Silva, Carla Patrícia Correia da. "Qualidade nos serviços públicos: avaliação da satisfação dos colaboradores". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16581.
  3. Coelho, Cláudia dos Santos. "Qual o nível de burnout da amostra de profissionais do contexto financeiro?". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/17402.
  4. Frauches, Vinicius de Souza. "A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo - Brasil". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/16044.
  5. Pereira, Cláudia Sofia Ferreira. "Absentismo e engagement dos enfermeiros do Centro Hospitalar de S. João". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15543.
  6. Carvalho, Nathalie Alves. "Estudo da qualidade de vida do indivíduo com vertigem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15397.
  7. Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua. "Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/13199.
  8. Gonçalves, Rita Almeida. "Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/11782.
  9. Silva, Paula Quintas de Jesus. "Avaliação de desempenho: perceções de justiça organizacional dos funcionários públicos". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/14115.
  10. Alves, António Custódio Correia. "Recuperação de recursos dos trabalhadores em regime de turnos: estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11452.
  11. Rocha, Iuri Rafael Simões. "Satisfação e fidelização de clientes na área do fitness". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10300.
  12. Guedes, Júlia Maria Ferreira da Silva. "Impacto do estilo de liderança no nível de stress dos profissionais do serviço de radioterapia do Instituto Português de Oncologia do Porto". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9046.
  13. Silva, Ana Vanessa Pereira. "Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalho". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8709.
  14. Alves, Mariana Teixeira. "Impacto do estilo de liderança na satisfação no trabalho dos colaboradores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8706.
  15. Fernandes, Marisa Alexandra Machado. "O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11027.
  16. Tavares, Ana Cláudia Gonçalves. "Ambiguidade na partilha de informações entre profissionais de saúde e doente com carcinoma da próstata, ao longo do tratamento de radioterapia". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/11026.
  17. Carneiro, Gilberto de Sousa. "A importância da liderança para o engagement dos colaboradores nas empresas do Vale do Ave". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/4486.
  18. Barbosa, Vitor José Pereira. "A satisfação no trabalho e a perceção da qualidade de vida nos colaboradores do Instituto Politécnico do Porto". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/5830.
  19. Belo, Vera Lúcia Lopes Gomes. "Nunca mais é sexta-feira: o impacto do processo de recuperação de recursos durante o fim de semana no engagement". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/5562.
  20. Silva, Nuno Filipe Macedo. "Contrato psicológico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/6000.
  21. Costa, Ana Rita Reis. "Precariedade e stress laboral - um estudo em profissionais de saúde". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/9042.
  22. Preto, Ana. "Satisfação profissional dos técnicos de radiologia no setor privado e no setor público". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/4734.
  23. Torres, José Luís Mendes; Torres, José. "Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenho". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/5434.
  24. Costa, Tatiane Claudino da. "A influência dos horários de trabalho (horário normal e horário por turnos) na qualidade de vida no trabalho e engagement profissional". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/3217.
  25. Freitas, Ângela Carina Gomes. "Do outro lado da linha: impacto dos horários de trabalho de trabalhadores de call center nas necessidades de recuperação – engagement e esforço compensatório". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/4400.
  26. Esteves, Anabela Monteiro Aguilar. "O Burnout e o engagement: estudo numa amostra de professores do ensino superior público português". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/5064.
  27. Palhau, José Joaquim Fernandes. "Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre burnout e engagement". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/3104.

Outros

Outra produção
  1. Personal and Sociocultural Variables and the Differentiation of Academic Expectations: A Study With Higher Education Students From North Portugal and Galicia. Massification of Higher Education in the past decades has resulted in a greater heterogeneity of students. Expectations are a central variable when analysing students’ profiles, as they are related to engagement, persistence and academic success. In this study, a questionnaire assessing students’expectations was administered to a sample of 717 first year Portuguese andSpanish students, measuring s. 2015. Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Alfonso, Sonia; Conde, Ángeles; Deaño, Manuel. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7057.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Trabalho remoto uma perspetiva da literatura antes e depois do surgimento da COVID-19
Coorientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Edições Universitárias Lusófonas, Portugal
2020 - 2022 Satisfação profissional e work engagement em profissionais da rede nacional de cuidados. Mestrado em Gestão das Organizações
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2021 - 2021 FELICIDADE NO TRABALHO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR DO CALÇADO
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2020 O impacto da mudança constante dos consumidores na gestão de empresas da área do fitness
Orientador
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2020 - 2020 A importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no estado do Espírito Santo – Brasil
Orientador
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2020 - 2020 QUALIDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS: AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2020 - 2020 QUAL O NÍVEL DE BURNOUT DA AMOSTRA DE PROFISSIONAIS DO CONTEXTO FINANCEIRO?
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2020 A Importância das SOFT SKILLS no Processo de Transição dos Recém-diplomados para o Mundo do Trabalho Atual: Um Estudo Quantitativo no Estado do Espírito Santo - Brasil
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2019 Estudo da qualidade de vida do indivíduo com vertigem.
Orientador
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2018 - 2019 Absentismo e Engagement nos enfermeiros do centro hospitalar do Norte de Portugal
Orientador
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2018 - 2018 Avaliação Comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2018 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: PERCEÇÕES DE JUSTIÇA ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Orientador
Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2018 - 2018 Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Satisfação e Fidelização de Clientes na Área do Fitness
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2017 Recuperação de recursos dos trabalhadores em regime de turnos: estudo de caso
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Burnout, Engagement e perceção das exigências do trabalho: comparação entre professores do ensino público e privado
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Impacto do Estilo de Liderança na Satisfação no Trabalho dos Colaboradores: Estudo de Caso
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 Impacto do estilo de liderança no nível de stress dos profissionais do serviço de radioterapia do Instituto Português de Oncologia do Porto
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2014 Contrato Psicológico: Caso de Estudo num Centro Clínico do Porto
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 Do Outro Lado da Linha: Impacto dos Horários de Trabalho de Call Center nas Necessidades de Recuperação - Engagement e Esforço Compensatório
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 A Importância da Liderança para o Engagement dos Colaboradores nas Empresas do Vale do Ave
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 A Satisfação no Trabalho e a Perceção da Qualidade de Vida nos Colaboradores do Instituto Politécnico do Porto
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 O Burnout e o Engagement - Estudo numa amostra de professores do ensino superior público português
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 Nunca mais é sexta-feira: O impacto do processo de recuperação de recursos durante o fim de semana no engagement
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2010 - 2013/06/24 Impacto da cultura nacional no planeamento e gestão de projetos
Coorientador
Ciencias del Trabajo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz Facultad de Ciencias del Trabajo, Espanha
2013 - 2013 A influência dos horários de trabalho (horário normal e horário por turnos) na qualidade devida no trabalho e engagement profissional
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2013 Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre Burnout e Engagement
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Co-chair da Comissão organizadora da Conference Academic in Academic Success, 2022. ISEP (2022)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2019 - Atual Co-chair da Comissão organizadora da Conference Academic in Academic Success, 2019. ISEP (2019)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Estudo da motivação de colaboradores de uma IPSS do concelho de Caminha e de Vila Nova de Cerveira : estudo de caso
Arguente
Jéssica Pinto Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023 Estudo de caso : gestão em responsabilidade social fator de sucesso da empresa Petrobras S.A.
Arguente
Sebastião Marcondes da Silva Junior (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 Perfil de satisfação do utilizador de um serviço de fisioterapia em ambulatório
Arguente
Natália Pires Amoedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 Práticas de gestão de recursos humanos numa Instituição Particular de Solidariedade Social : o caso do Centro Comunitário de Darque
Arguente
Myléne Gil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 A relação entre cultura organizacional e níveis motivacionais em bombeiros
Arguente
Bárbara Alexandra Sierra Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 Clima para Gestão de Conflitos, Exposição ao Workplace Bullying e Work Engagement: uma Análise Correlacional
Arguente
Jacinta de Jesus de Sá (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Atitudes individuais perante a competição: efeito diferencial na saúde física e mental dos estudantes do ensino superior
Arguente
Jéssica Filipa Dias Campos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021 Habilidades Cognitivas, Aprendizaje y Rendimiento Académico en la Educación Superior
Arguente principal
Jorge Guillermo Cedeño Meza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 A Conciliação entre a Vida Profissional e a Vida Familiar: análise dos dados do módulo ad-hoc do Inquérito ao Emprego de 2018
Arguente
FÁTIMA MARISA CUNHA RAMOS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2020 Gestão dos cuidados de saúde e satisfação dos utentes numa unidade de cuidados continuados integrados estudo de caso
Arguente
Fátima Alexandra Martins Rebelo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020 A modalidade teletrabalho e a relação trabalho e família na perspetiva dos profissionais da área de Tecnologia da Informação
Arguente
Sara dos Santos Auad Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 Preditores das estratégias dos estudantes do Ensino Superior para lidar com o sucesso e o fracasso: o papel primordial da saúde
Arguente
Filipa Andreia dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 ÁLCOOL NO MUNDO ACADÉMICO. AS PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE OS EFEITOS DO CONSUMO.
Arguente
Isabel Maria Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 Motivação no trabalho : um estudo de caso numa IPSS
Arguente
João Manuel Alves Seixas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Inteligência emocional e desempenho nas organizações da economia social: a perceção dos diretores técnicos
Arguente
Ângela Conceição Campos Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2019 Atitudes empreendedoras e coaching psicológico como catalisador
Arguente
Sofia Patrícia Vieira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: Comparing Social Sciences and STEM Higher Education Graduates Ana Carolina Pereira Barros (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 Responsabilidade cocial corporativa tendo por base o valor da marca para o cliente: perspectiva do estudante da UTFPR
Arguente
Stefany Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Work Engagement, Inovação e o Contexto de Trabalho: Um Estudo em Universidades Públicas do Brasil e Portugal
Arguente
Aléxia Aguiar de Moura Ferreira Gomes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Gestão dos cuidados em contexto institucional: satisfação e felicidade em idosos do concelho de Santa Marta de Penaguião
Arguente
André Manuel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Corporate social responsibility and strategic management. The Polytechnic Institute of Bragança case study
Arguente
Kseniya Sorokina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 A ação da direção técnica das estruturas residenciais para pessoas idosas : um estudo de caso no concelho de Viana do Castelo
Arguente
Maria de Jesus da costa Névoa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 A importância da avaliação da formação profissional nas microempresas
Arguente
Ana Catarina Saraiva Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 Avaliação do desempenho dos colaboradores de uma IPSS : estudo de caso no Centro Social e Cultural de Carreço
Arguente
Diana Sofia Ludgero Veloso Alves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 A influência do apoio organizacional percebido no empenhamento organizacional: estudo aplicado a trabalhadores técnicos administrativos do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I
Arguente
Andreia Clara de Sousa Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2018 A liderança no feminino em empresas privadas do concelho de Braga: Estudo exploratório a quadros dirigentes
Arguente
Lóide Alves Pereira Guedes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2018 Fatores explicativos da satisfação e da motivação no trabalho: o caso Coindu S.A.
Arguente
Maria Goreti Gonçalves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2018 A influência do empenhamento organizacional na satisfação dos colaboradores: o caso do Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria
Arguente
Liliana Patrícia Novais Gandra (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2018 Transição, adaptação e sucesso académico: Estudo centrado nas expectativas e vivências académicas dos alunos do 1º ano do Ensino Superior em Angola
Arguente
Mbaz Nauege (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Satisfação do utente na comunicação com os profissionais de saúde
Arguente
Vera Lúcia Soares da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 A qualidade de vida do idoso institucionalizado - um contributo para a melhoria da gestão de uma IPSS
Arguente
Joana Correia dos Santos Pereira Porto Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 A Motivação no Trabalho: estudos de caso numa PME Excelência, numa PME Líder e numa PME Excelência e Líder
Arguente
Vera Lúcia Lopes Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Portugal
2017 O processo de recrutamento e seleção como fator de desenvolvimento numa organização pública do Kwanza-Sul-Angola : caso de estudo empresa pública angolana (MAPTESS)
Arguente
Rosimey Jamba Raimundo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2017 Transição, adaptação e sucesso académico: Estudo centrado nas expectativas e vivências académicas dos alunos do 1º ano do Ensino Superior em Angola
Arguente principal
Mbaz Nauege (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 O papel do design numa estratégia de branding sensorial
Arguente
Inês Araújo Crispim Grosso (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2016 Convergências entre gerir e pensar design como condição sine qua: incrementar valor aos serviços
Arguente
Soraia Maduro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 Práticas de gestão de recursos humanos e satisfação profissional nas instituições de ensino superior públicas da Província do Kwanza Sul: o caso do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul e do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe
Arguente
Domingos Augusto Lunga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 Relatório da Atividade Profissional
Arguente
Elisabete Helena Leite Marques Rito (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Uma síntese reflexiva. A construção de um percurso.Competências para a vida.
Arguente
Sónia Margarida Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Suporte social,stress percebido e bem-estar subjetivo em estudantes universitários do 1.º ano
Arguente
Graça Alexandra Costa Zenha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 Suporte social, stress e adaptação ao ensino superior de estudantes do primeiro ano: uma análise de perfis
Arguente
Daniela da Silva Amorim (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 Suporte social, stress percebido e bem-estar subjetivo em estudantes universitários do 1.º ano
Arguente
Brigite Veloso de Azevedo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 Justification the strategy of enterprise development: PJSC Elektrotermometriya: case study
Arguente
Selivonchyk Yevhenii (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 Management and development of enterprise
Arguente
Yuliia Karpinska (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 O desenvolvimento do turismo desportivo: o caso das provas da meia maratona e da maratona do Porto
Arguente
Rui Manuel Ferreira Cortinhas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 Riscos ocupacionais e gestão ergonómica em postos de trabalho com utilização de equipamento informático
Arguente
Signalda Sousa Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 Relatório de estágio II
Arguente
Inês da Conceição Carvalhido Salgado Fernandes Andorinha (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Portugal
2012 Como se gere o conhecimento? Um estudo em empresas de consultoria informática portuguesas
Arguente
Maria da Conceição Teles Pinheiro de Viterbo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
2012 Emociones, personalidad y liderazgo: un estudio con directores de centros educativos
Arguente
Gualberto Inácio Melim Soares (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
2011 Transição e adaptação dos novos públicos ao ensino superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade do Minho
Arguente
Paula Fernanda Dourado Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação - ADIPSIEDUC Presidente Conselho fiscal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Comissão científica do Congresso Internacional do I Congresso Internacional - Cuidar em Oncologia Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - Atual Comissão científica do Congresso Internacional de Literacia em Saúde e Autocuidados Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018 - Atual Comissão Científica 6º International Congresso Educational Sciences and Development Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - Atual Comissão Científica IV Seminário GICAD Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Comissão cientifica III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Provas de atribuição do título de Especialista do candidato Acácio Espírito Santo, Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Revista REIPEE
2015 - Atual revista ABRAPEE
2023 - 2023 Sustainability MDPI
2023 - 2023 Applied Sciences MDPI
2021 - 2021 revista Personnel Review revista Personnel Review
2020 - 2021 Revista Portuguesa de Educação Revista Portuguesa de Educação
2019 - 2019 European Journal of Engineering Education
2019 - 2019 Journal of Psychology CES Universidad de Medellín
2019 - 2019 Psicologia, Educação e Cultura
Distinções

Prémio

2022 Prémio Best Paper - com a publicação Impact of COVID-19 pandemic to EDUCON: a bibliometrics analysis
2019 Prémio para o melhor póster CASHE 2019
2014 Prémio para a melhor publicação no (2014) com a publicação Cultura nacional y la planificación y control de proyectos en Portugal.