???global.info.a_carregar???
Rui Almeida Amaral. Concluiu Gestão - Recursos Humanos pela Universidade de Évora em 2014. Frequenta Turismo pela Universidade do Algarve desde 2016. É da Universidade de Évora. Publicou 7 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui . Participou em 8 eventos em Portugal. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identification

Personal identification

Full name
Rui Almeida Amaral

Citation names

  • Amaral, Rui

Author identifiers

Ciência ID
921B-5526-34EC

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2017 - 2022
Ongoing
Phd_Tourism (Outros)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2022
Ongoing
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"a designar" (THESIS/DISSERTATION)
2019/07/01 - 2019/07/01
Concluded
Revisão da Literatura com o NVivo e EndNote (Outros)
Major in Ação de Formação
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016 - 2016
Concluded
Re (Aprender a Ensinar e Avaliar no Ensino Profissional: o saber em ação) (Curso médio)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016
Concluded
Papel, Lápis e SPSS: Construção, Organização e Gestão de Bases de Dados par (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2016
Concluded
Turismo e Desenvolvimento de Produtos e Destinos (Pós-Graduação)
Universidade de Évora, Portugal
17
2016
Concluded
Gestão 3º Ciclo (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluded
Entre]vistas: desenho, aplicação e análise de entrevistas em investigação s (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluded
LaTeX (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2015
Concluded
PORDATA – Base de Dados de Portugal contemporâneo (Curso médio)
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2014
Concluded
Gestão - Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"Análise de Perceções sobre Motivação e Satisfação de Futuros Técnicos em Organizações Turísticas" (THESIS/DISSERTATION)
17
2014
Concluded
Língua Inglesa – relações laborais – Iniciação (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2014
Concluded
Língua Inglesa – relações laborais – Desenvolvimento (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2012
Concluded
Turismo (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14
2012
Concluded
Web Survey – Questionários Eletrónicos (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2009
Concluded
Animação de Grupos (Curso médio)
Instituto de Emprego, Portugal
2008
Concluded
Coaching (Curso médio)
Data Alentejo, Portugal
2006
Concluded
Higiene e Segurança Alimentar (Curso médio)
Fundação Alentejo, Portugal
2003
Concluded
Técnicas de Bar (Curso médio)
Pernod Ricard Portugal, Portugal
2001
Concluded
Curso de Escanções (Curso médio)
Instituto Nacional de Formação Turística, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016/09/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/04 - 2018/07/31 Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2020/09/07 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Portugal
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Portugal
2001/09 - 2020/08/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Alentejo, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Amaral, Rui; Saraiva, Margarida; Rocha, Susana. "Gastronomy and Wines in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Tourists from Évora". Portugal: Springer International Publishing,
  2. Peris-Ortiz, Marta; Del Río Rama, María de la Cruz; Rueda-Armengot, Carlos. "Gastronomy and Wine in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Turists from Évora". Portugal: Springer International Publishing,
    http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-18857-7_13
  3. Amaral, Rui Almeida; Margarida Saraiva; Susana Rocha; Jaime Serra. "Gastronomy and Wines in the Alentejo Portuguese Region: Motivation and Satisfaction of Tourists from Évora". In Wine and Tourism - A Strategic Segment for Sustainable Economic Development, 179-192. Cham, Spain: Springer International Publishing, 2016.
    Published • 10.1007/978-3-319-18857-7_13
  4. Amaral, Rui Almeida; Jaime Serra. "O Visitante Enogastronómico da Cidade de Évora". In Os Estudos de Turismo na Universidade de Évora – Ensino e Investigação, 99-111. Universidade de Évora, Portugal: Escola de Ciências Sociais/Universidade de Évora, 2013.
    Published
Conference abstract
  1. Rui Amaral; Jaime Serra. "Back to the same place of holidays.An analysis of European tourists’preferences towards cultural tourism". Paper presented in 9th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure, Cartagena, Spain, 2017.
    Published
  2. Rui Amaral; Margarida Santos. "Perceções visuais no turismo gastronómico do Alentejo". Paper presented in VIII Postgraduate Conference, ESGHT, Faro, 2017.
    Published
Conference paper
  1. Amaral, Rui Almeida; Fátima Jorge; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "MOTIVATION AND SATISFACTION IN CONTEXT OF JOB TRAINING IN TOURIST ORGANIZATIONS". Paper presented in Proceedings of EDULEARN16 Conference, Barcelona, Spain, 2016.
    Published
  2. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana". Paper presented in VII Encontro de Investigadores da Qualidade, Troia, 2016.
    Published
  3. Amaral, Rui Almeida; Fátima Jorge. "Análise dos determinantes da motivação e satisfação no trabalho na perspetiva de futuros técnicos de hotelaria e turismo". Paper presented in VII Encontro de Investigadores da Qualidade, Troia, 2016.
    Published
  4. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Ana sampaio; Margarida Saraiva. "A Qualidade da Formação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL". Paper presented in VI Encontro de Investigadores da Qualidade, Lisboa, 2015.
    Published
  5. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva; Ana sampaio. "Quality perceptions in Vocational Education – The Perspective of Training While providing a Service". Paper presented in 7th International Conference on Education and New Learning technologies, Barcelona, 2015.
    Published
  6. Amaral, Rui Almeida; Susana Rocha; Margarida Saraiva. "Perceções da Motivação e Satisfação para uma melhor Qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro (Évora)". Paper presented in V Encontro de Investigadores da Qualidade, Covilha, 2014.
    Published
  7. Susana Rocha; Amaral, Rui Almeida; Duarte Costa; António Sousa. "Reflexões Éticas sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social no Turismo: Os casos Turismo de Portugal versus Grupo Pestana". Paper presented in Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições Atas do III Congresso Internacional de Verão / ECS - UÉvora, Évora, 2013.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Amaral, Rui Almeida. "Análise de perceções sobre motivação e satisfação de futuros técnicos em organizações turísticas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/18157.

Other

Other output
  1. Back to the same place of holidays.An analysis of European tourists’preferences towards cultural tourism. Cultural tourism remains one of European tourists’ main preference for travelling inside Europe(Kozak, 2002; Chaldler& Costello, 2012).Travel has long been associated with cultural standards and levels, because a visitor who is motivated to explore, discover and learn about the attractions of a country or region exert an incalculable personal, social and professional investment. Although several s. 2017. Kosak, Metin; Artal-Tur, Andreas; Kosak, Nazmi. http://hdl.handle.net/10174/21180.
  2. Back to the same place of holidays: An analysis of European tourists’ preferences towards cultural tourism. Cultural tourism remains one of European tourists’ main preference for travelling inside Europe (Kozak, 2002; Chaldler & Costello, 2012). Travel has long been as-sociated with cultural standards and levels, because a visitor who is motivated to explore, discover and learn about the attractions of a country or region exert an incalculable personal, social and professional investment. Although sever. 2017. Kozak, Metin; Artal-Tur, Andreas; Kozak, Nazmi. http://hdl.handle.net/10174/22752.
  3. Perceções visuais no turismo gastronómico do Alentejo. Esta investigação visou identificar com recurso à imagem fotográfica as perceções dos visitantes da cidade de Évora relativamente ao produto gastronomia (...). CIDEHUS: UID/HIS/00057/2013 (POCI-01-0145-FEDER-007702). 2017. Amaral, Rui; Santos, Margarida. http://hdl.handle.net/10174/21169.
  4. MOTIVATION AND SATISFACTION IN CONTEXT OF JOB TRAINING IN TOURIST ORGANIZATIONS. This research aims to determine the dimensions of motivation and satisfaction, acquired, through the perception in context of job training, by future technicians (students) in the hospitality and tourism industry, particularly by technical courses in the hotel and restaurant sector. The methodology comprises three distinct stages. First were recovered instruments (questionnaires), already validate. 2016. Chova, L. Gómez; Martínez, A. López; Torres, I. Candel. https://iated.org/concrete3/view_abstract.php?paper_id=51947.
  5. Análise dos Determinantes da Motivação e Satisfação no Trabalho na Perspetiva de Futuros Técnicos de Hotelaria e Turismo. Este trabalho tem como objetivo determinar as dimensões da motivação e satisfação, adquirida, através da perceção em contexto da formação profissional, por futuros técnicos (estudantes) da indústria do turismo, nomeadamente através de cursos técnicos no sector da hotelaria e restauração. A metodologia compreende três fases distintas. Primeiro foram recuperados instrumentos (questionários), já vali. 2016. Rosa, Álvaro; Pires, António; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. http://hdl.handle.net/10174/20154.
  6. QUALITY PERCEPTIONS IN VOCATIONAL EDUCATION – THE PERSPECTIVE OF TRAINING WHILE PROVIDING A SERVICE. The present article is intended to evaluate the quality of training and initial vocational qualification of young people, of professional courses secondary levels, with school accreditation and professional qualification of level IV. In that sense, it´s intended to know the perspective of students of professional courses in various areas of knowledge, their perceptions and expectations about the q. 2015. Gómez Chova, L.; López Martínez, A.; Candel Torres, I.. http://library.iated.org/view/AMARAL2015QUA.
  7. A Qualidade da Formação e Qualificação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL. Com o presente artigo pretende-se avaliar as percepções e expetativas dos formandos de uma escola de ensino profissional, de nível secundário, com certificação escolar e com qualificação profissional de nível IV, em Évora, Alentejo, Portugal, relativamente à qualidade da formação e da qualificação profissional oferecida pela instituição. Para a recolha dos dados foram aplicados questionários, send. 2015. Rosa, Álvaro; Ramos Pires, António; Lopes, Henrique; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia; Sampaio, Paulo. http://publicacoes.apq.pt/a-qualidade-da-formacao-e-qualificacao-profissional-uma-avaliacao-empirica-do-servqual/.
  8. Análise de Perceções da Motivação e Satisfação de Futuros Técnicos em Organizações Turísticas. 2014. Amaral, Rui Almeida.
  9. Perceções da Motivação e da Satisfação para uma melhor qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro. Diversos autores (Day e Peters, 1994; Evans e Lindsay, 2002) têm-se confrontado com o conceito de qualidade nos serviços, como um meio que tende a divulgar a eficácia e eficiência dos mesmos. A noção de qualidade denota, atualmente, uma estratégia de competitividade e um agente para o desenvolvimento sustentado, de modo a responder às expetativas dos consumidores. No setor turístico, esse desenvol. 2014. Rosa, Álvaro; Pires, António Ramos; Lopes, Henrique; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia; Sampaio, Paulo. http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/.
  10. O Visitante Enogastrnómico da Cidade de Évora. 2012. Amaral, Rui Almeida.
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2016 - 2016 Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana
Congress
VII Encontro de Investigadores da Qualidade
APQ, Portugal
2016 - 2016 Análise dos determinantes da motivação e satisfação no trabalho na perspetiva de futuros técnicos de hotelaria e turismo
Congress
VII Encontro de Investigadores da Qualidade
APQ, Portugal
2015 - 2015 A Qualidade da Formação e Qualificação Profissional: Uma avaliação empírica do SERVQUAL
Congress
VI Encontro de Investigadores da Qualidade
Associação Portuguesa da Qualidade, Portugal
2015 - 2015 Os Cocktails Comem-se ou Bebem-se?
Workshop
Academia de Formação de Formadores
Turismo de Portugal, Portugal
2014 - 2014 Qualidade e Desempenho Organizacional Turístico – Motivação e Satisfação de Recursos Humanos
Seminar
56.ª Lição no âmbito da iniciativa Gestão 100 Lições. U.E – Universidade de Évora/ APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
Universidade de Évora/ APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade na Prestação do Serviço de Ensino Profissional
Other
39º Colóquio da Qualidade
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2014 - 2014 Perceções da Motivação e Satisfação para uma melhor Qualidade no Trabalho: O caso do Hotel Convento do Espinheiro (Évora)
Congress
V Encontro dos Investigadores da Qualidade,
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Portugal
2013 - 2013 Reflexões Éticas sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social no Turismo: Os casos Turismo de Portugal versus Grupo Pestana
Congress
III Congresso Internacional de Verão: Europa Cidadã: Pessoas, Empresas e Instituições
Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Portugal

Association member

Society Organization name Role
Current Confraria Gastronómica do Alentejo
Current Associação Portuguesa da Qualidade
Current CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

Consulting

Activity description Institution / Organization
2013 - Current Relatório de projecto: Carta Gastronómica do Alentejo

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2015 - 2015 Atelier Gastronómico Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Capitações, Fichas Técnicas, Cartas e Ementas Aperfeiçoamento (Curso médio)
2003 - 2003 Técnicas de Culinária Aperfeiçoamento (Curso médio)