???global.info.a_carregar???
Ana Paula Rodrigues. Concluiu Doutoramento em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2009. É Professora Auxiliar, Investigador Principal, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 18 artigos em revistas especializadas e 33 trabalhos em actas de eventos, possui 11 capítulos de livros publicados. Possui 101 itens de produção técnica. Participou em 13 eventos no estrangeiro e 17 em Portugal. Orientou 2 teses de doutoramento, orientou 9 dissertações de mestrado e co-orientou 2 na área de Economia e Gestão. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Entre 2003 e 2006 participou em 5 projectos de investigação. Actualmente participa em 6 projectos de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 56 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Orientação para o mercado, Desempenho organizacional, Comprometimento organizacional, Cultura organizacional, Inovação, Marketing interno, Market orientation e Sector público.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Paula Rodrigues

Citation names

  • Rodrigues, Ana Paula

Author identifiers

Ciência ID
771E-FDE1-B720
ORCID iD
0000-0002-3675-0546
Scopus Author Id
36080985700

Telephones

Mobile phone
  • 964024774 (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2023/11/30 - 2023/11/30
Attended
Análise Bibliométrica (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015
Concluded
Análise qualitativa de dados - Nvivo (Curso médio)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010
Concluded
Formação em Equações estruturais – AMOS (Curso médio)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009
Concluded
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção e louvo
2007
Concluded
Utilização AMOS (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2004
Concluded
General English (Curso médio)
Wall Street Institute, Vila Real, Portugal
2003
Concluded
Equivalência a Gestão (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
14 valores
2000
Concluded
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A inovação e o desempenho das indústrias agro-alimentares" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2000
Concluded
Estatística Aplicada com SPSS (Curso médio)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1996
Concluded
Gestão Agrária (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
14 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2009/10/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2007/01 - Current Principal Investigator (Research) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/06/23 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2000/10 - 2009/09 Assistant (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1996/10 - 2000/10 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017/03 - 2020/02 Vice-Directora 1º Ciclo de Estudos em Gestão Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2023/10/01 - 2026/09/30 Projeto ES-Factory Rede de aceleradoras de economia social para promover e consolidar as empresas nas novas economias emergentes
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Ongoing

Contract

Designation Funders
2016/05/01 - 2019/04/30 DOUROTUR – Turismo e inovação tecnológica no Douro
..
Researcher
CETRAD - UTAD, Portugal
Concluded
2017 - 2019 LACES - Laboratórios de Apoio à Criação de Emprego e Empresas de Economia Socia
RS0268
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2009 - Current REAL”: Rede de inovação e desenvolvimento tecnológico Agro-Alimentar – Norte de Portugal/Galiza
REAL
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2014/01 - 2016 Entrepreneurship open learning for job creation – INCUB Training
..
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2013/09 - 2014/07 Avaliação e acompanhamento do Projecto POPH Q3 – Qualificação do 3º Sector (3ª edição)
POPH
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2013 - 2014 Projecto Querença Sabrosa
Querença Sabrosa
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2010 - 2013 Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro
Douro Alliance
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2011 - 2012 Igualdade de Género na UTAD
UTAD RIMA COM IGUALDADE
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ongoing
2005/12 - 2006/05 Uma Rede para o Futuro? Estudo de Avaliação da COMUM – Rede Cultural
COMUM
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
2005 - 2005 Estudo Final de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro
AIBTD
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
2005 - 2005 Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro
AIBT
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
2004/07 - 2004/12 Estudo 2 sobre o Festival Música na Região Norte
FMCM2
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
2003/01 - 2003/10 Avaliação dos Impactes do Festival de Música da Casa de Mateus
FMCM1
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Vieira, Isabel; Fernandes, Didiana; Índio, Liliana; Rodrigues, Ana. "Improving Tourist Interpretation in the Castelo Neighborhood in Lamego: Evaluation and Proposals for the Enhancement of Cultural and Historical Heritage". In Sustainable and Resilient Businesses in the Global Economy, 77-98. Springer Nature Switzerland, 2025.
    Published • 10.1007/978-3-031-75883-6_6
  2. Ana Paula Rodrigues; Isabel Vieira; Didiana Fernandes; Nuno Sousa. "The Role of Public Trust in Fostering Residents’ Support for Tourism Development: Evidence from a Portuguese Historic Town". 2024.
    10.1007/978-3-031-51212-4_15
  3. Isabel Vieira; Ana Rodrigues; Elisa Alén; Miguel Mota. "Residents’ Perceptions of Sustainable Tourism Development in an Emerging Destination: A Factor-Cluster Approach". In Smart Innovation, Systems and Technologies (SIST), 37-50. SPRINGER, Cham., 2024.
    Published • 10.1007/978-981-99-9758-9_4
  4. Andreia Silva; Isabel Vieira; Didiana Fernandes; Ana Rodrigues; Miguel Mota. "Cultural Indicators as a Tool for Assessing Sustainable Development in the Alto Douro Wine Region". 2024.
    10.1007/978-981-99-9765-7_31
  5. Correia, Leonida; Rodrigues, A.P.; Martins P.. "Dinâmicas Económicas na Indústria Agroalimentar, Capítulo 3.3". In Ecossistema Agroalimentar, Gestão Ativa do Território e Desenvolvimento Regional, 150-165. Portugal, 2023.
    Published
  6. Rodrigues, Ana Paula ; Correia, L; Martins, P.. "Diagnóstico das Empresas Agroalimentares, Capítulo 3.5". In Ecossistema Agroalimentar, Gestão Ativa do Território e Desenvolvimento Regional, 179-201. 2023.
    Published
  7. Isabel Vieira; Daiana de Moura Bernardes Coelho; Paulo Barradas; Ana Paula Rodrigues. "Lazarim: A Norma da Pandemia". 2022.
    10.21814/uminho.ed.73.34
  8. Rodrigues, Ana Paula ; Sousa, N.; Marques, C.P.; Vieira, I; Fernandes, D.. "Perceções dos residentes no Douro sobre o desenvolvimento turístico da região". In Douro Turístico: Representações, Recursos e Políticas, Turismo, Património e Desenvolvimento, edited by Sacramento, Octávio ; Eduardo Gonçalves; PEREIRO, XERARDO, 355-390. Centro de Publicações ISMAI Press, 2021.
    Published
  9. Fernandes, D.; Vieira, I.; Rodrigues, Ana Paula. "O Alto Douro Vinhateiro pelo olhar estrangeiro (1845 1974)". In Douro Turístico: Representações, Recursos e Políticas, Turismo, Património e Desenvolvimento, edited by Sacramento, Octávio ; Gonçalves, Eduardo; PEREIRO, XERARDO, 85-110. Centro de Publicações ISMAI Press, 2021.
    Published
  10. Filipa Eira; Rodrigues, Ana Paula; Campos, S.. "Entrepreneurial intention: the role of spirituality, emotional intelligence and Creativity in a university contex". In New Challenges, strategies and trends in tourism, hospitality and management – TMS Conference Series, 313-333. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2018.
    Published
  11. Makanse, Y; Oca, Luzia; Rodrigues, Ana Paula; Mendonça, V.. "How gender (in)equalities are perceived by female tourism workers in the douro region?". In New Challenges, strategies and trends in tourism, hospitality and management – TMS Conference Series, 39-56. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2018.
    Published
  12. Rodrigues, Ana Paula; Ferreira, L.; Vieira, Isabel; Fernandes, D.. "Turismo religioso e desenvolvimento local: uma análise empírica das perspetivas de diversos stakeholders". In Desafios, Estratégias e Tendências em Turismo e Hotelaria – TMS Conference Series, Universidade do Algarve, 331-364. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2016.
    Published
  13. Fernandes, D.; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "A imagem turística do Alto Douro Vinhateiro – os guias de viagem na 1.ª metade do século XIX". In Desafios, Estratégias e Tendências em Turismo e Hotelaria – TMS Conference Series, 217-238. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2016.
    Published
  14. Filipa Eira; Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António; Cordeiro, C.. "Antecedentes da intenção empreendedora num contexto universitário: proposta de um modelo conceptual". In Gestão de Recursos Humanos – Questões atuais – TMS Conference Series, 319-342. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2016.
    Published
  15. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António; Francisco Diniz. "Territórios de baixa densidade e exclusão social e económica de mulheres na sub-região do Douro". In Mujeres en riesgo de exclusión social y violência de género, 00-00. león, Spain: Área de Publicacions, 2014.
    Published
  16. Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula; Mário Sérgio Teixeira. "Visões e perceções de gestores do património, operadores turísticos e do poder local sobre o desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: uma abordagem qualitativa". In Perspetivas contemporâneas em turismo – TMS Conference series, 191-203. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2014.
    Published
  17. Branco, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "Multidisciplinariedade e metodologias pró-ativas no ensino do turismo". In Perspetivas contemporâneas em turismo – TMS Conference series, Universidade do Algarve, 47-63. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2014.
    Published
  18. Rodrigues, Ana Paula. "Marketing interno: uma abordagem teórica". In Tópicos Avançados de Gestão, 211-239. Vila Real, Portugal: UTAD, 2011.
    Published
  19. Rodrigues, Ana Paula; Lourenço-Gomes, Lina. "The Casa de Mateus Music Festival – Public and Non-Public Characterization". In Festivals and Events: Cultural and Identity in leisure, Sport and Tourism, 35-53. Eastbourne, United Kingdom, United Kingdom: LSA Publication, 2007.
    Published
  20. Rodrigues, Ana Paula; Correia, Leonida. "Performing Arts Marketing: A Case Study of a Serious Music festival in Portugal". In Case Studies in festival and Event Marketing and Cultural Tourism, 55-78. United Kingdom, United Kingdom: LSA Publication, 2006.
    Published
Conference abstract
  1. Rodrigues, Ana Paula ; Marques, Carlos Peixeira. "Hosts’ Support for Tourism Development: The Importance of Affective Reactions.". Paper presented in 29th EBES Conference, Lisboa, 2019.
    Published
  2. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Ferreira, L.; Madeira, Rui. "Stakeholder´s perceptions of religious tourism and local development in a Portuguese historic town". Paper presented in 10th Annual International Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP) Conference, Santiago de Compostela, 2018.
    Published
  3. Rodrigues, Ana Paula; Marques, C.; Vieira, Isabel; Fernandes, D.. "Confiança pública, efeitos do turismo e apoio ao desenvolvimento turístico: Proposta de um modelo conceptual aplicado às comunidades locais da região do Douro". Paper presented in Tourism & Management Studies International Conference, TMS Algarve 2018, Olhão, 2018.
    Published
  4. Cunha, C.; Rodrigues, Ana Paula; Madeira, Carlos; Patrícia António. "O marketing dos valores - à conquista da lealdade - do colaborador desinteressado ao colaborador envolvido: proposta de um modelo conceptual". Paper presented in TMS Algarve 2018, Olhão, 2018.
    Published
  5. Makanse, Y; Oca, Luzia; Rodrigues, Ana Paula; Mendonça, V.. "How gender (in)equalities are perceived by female tourism workers in the douro region". Paper presented in Tourism & Management Studies International Conference, TMS Algarve 2018, Olhão, 2018.
    Published
  6. Filipa Eira; Rodrigues, Ana Paula; Campos, S.. "Entrepreneurial intention: the role of spirituality, emotional intelligence and Creativity in a university contex". Paper presented in Tourism & Management Studies International Conference, TMS Algarve 2018, Faro, 2018.
    Published
  7. Madeira, Rui; Rodrigues, Ana Paula; Cardoso, P.T.. "As práticas de gestão de recursos humanos: O caso das subsidiárias portuguesas das multinacionais alemãs". Paper presented in XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Cientifica – Localización Y Dinámicas Competitivas en un Entorno Global, Alicante, 2017.
    Published
  8. Rodrigues, Ana Paula; Queirós, A.; Pires, C.; Madeira, Rui. "Efeitos das variáveis demográficas e profissionais nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização portuguesa que presta cuidados sociais e de saúde". Paper presented in XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Cientifica, Alicante, 2017.
    Published
  9. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Fernandes, D.; Makanse, Y. "Residents and visitors perceptions of an event-experience: An on-site event-experience analysis of Lazarim Carnival (Portugal)". Paper presented in ATLAS Annual Conference 2017 - Destinations past, present and future, Viana do Castelo, 2017.
    Published
  10. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Fernandes, D.; Makanse, Y. "Residents and visitors perceptions of an event-experience: An on-site event-experience analysis of Lazarim Carnival (Portugal)". Paper presented in ATLAS Annual Conference 2017 - Destinations past, present and future, Viana do Castelo, 2017.
    Published
  11. Joukes, V.; Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Cantante, A.; Marques, C.. "Website evaluation of lodging facilities along the Saint James’ Pilgrim Way (North Portugal)". Paper presented in ATLAS Annual Conference 2017 - Destinations past, present and future, Viana do Castelo, 2017.
    Published
  12. Filipa Eira; Rodrigues, A.; Patrícia António; Cordeiro, C.. "Antecedentes da intenção empreendedora num contexto universitário: proposta de um modelo conceptual". Paper presented in Tourism & Management Studies International conference – TMS Algarve 2016, Olhão, 2016.
    Published
  13. Fernandes, D.; Vieira, Isabel; Rodrigues, A.. "A imagem turística do Alto Douro Vinhateiro – os guias de viagem na 1.ª metade do século XIX". Paper presented in Tourism & Management Studies International conference – TMS Algarve 2016, Olhão, 2016.
    Published
  14. Rodrigues, A.; Ferreira, L.; Vieira, Isabel; Fernandes, D.. "Turismo religioso e desenvolvimento local: uma análise empírica das perspetivas de diversos stakeholders". Paper presented in Tourism & Management Studies International conference – TMS Algarve 2016, Olhão, 2016.
    Published
  15. Vieira, Isabel; Rodrigues, A.; Branco, Didiana; Pires, C.. "Government management of tourism in fostering residents support for sustainable tourism development: Evidence from a Portuguese historic town". Paper presented in 5th International Conference on Tourism (ICOT2015) – From Tourism Policy Into Practice: Issues and Challenges in Engaging Policy Makers and End Users, Londres, 2015.
    Published
  16. Branco, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "Multidisciplinary in tourism: designing cultural itineraries". Paper presented in 4th International Conference on Heritage and Sustainable Development (Heritage 2014), Guimarães, 2014.
    Published
  17. Rodrigues, Ana Paula. "Visões e perceções de gestores do património, operadores turísticos e do poder local sobre o desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: uma abordagem qualitativa". Paper presented in TMS Algarve 2014 - Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2014.
    Published
  18. Branco, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "Multidisciplinaridade e metodologias pró-ativas no ensino do turismo". Paper presented in TMS Algarve 2014 - Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2014.
    Published
  19. Rodrigues, Ana Paula; Cantante, Ana; Patrícia António; Baptista, Alberto. "Qualificar o 3º sector: Experiências nacionais no âmbito do projecto Q3". Paper presented in TMS Algarve 2014 - Tourism & Management Studies International Conference, Faro, 2014.
    Published
  20. Vieira, Isabel; Rodrigues, A.; Mário Sérgio Teixeira. "Pequenas cidades históricas e seus visitantes: Aplicação a uma cidade histórica do norte de Portugal". Paper presented in III Congresso Internacional de Turismo “Gestão Turística: Tradição, Inovação e Empreendedorismo”, Barcelos, 2014.
    Published
  21. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Mário Sérgio Teixeira. "Pequenas cidades históricas: orientações estratégicas que visam o desenvolvimento turístico sustentável". Paper presented in TMS Algarve 2013 - Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2013.
    Published
  22. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Carlos Marques; Mário Sérgio Teixeira. "Apoio da comunidade residente ao desenvolvimento turístico sustentável: Um modelo de equações estruturais aplicado a uma cidade histórica do norte de Portugal". Paper presented in TMS Algarve 2013 - Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2013.
    Published
  23. Rodrigues, Ana Paula; José Carlos Pinho. "The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment on organisational performance: the case of non-profit health organisations". Paper presented in XIth Congress on Public and Non-profit Marketing, Vilnius, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Vieira, Isabel; Rodrigues, A.; Mário Sérgio Teixeira. "Small historic towns and sustainable tourism development: visions and perceptions of stakeholders". Paper presented in 5th International Congress of IAPMN (International Association for Public and Non-Profit Marketing), Cork, 2016.
    Published
  2. Gonçalves, Paulo; Rodrigues, Ana Paula; Alves, Helena. "Orientação para o mercado, orientação empreendedora, capacidade de inovação e desempenho organizacional: contributos na construção e proposta de um modelo conceptual". Paper presented in 14th IAPNM (International Association of Public and Nonprofit Marketing) Congress, Vitória do Espírito Santo, 2015.
    Published
  3. Filipa Eira; Rodrigues, Ana Paula; Pires, C.. "Antecedentes da intenção empreendedora: análise correlacional aplicada a estudantes de uma instituição de ensino superior em Portugal". Paper presented in XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Covilhã, 2015.
    Published
  4. Branco, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "Multidisciplinary in tourism: designing cultural itineraries". Paper presented in 4th International Conference on Heritage and Sustainable Development, Guimarães, 2014.
    Published
  5. Rodrigues, Ana Paula; José Carlos Pinho. "Cultura organizacional, orientação para o mercado, comprometimento organizacional e desempenho: Aplicação a organizações de saúde não lucrativas". Paper presented in XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga, 2013.
    Published
  6. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António; Hermínia Gonçalves; Carlos Marques; Francisco Diniz. "Gender Equality in Institutions of Higher Education: Diagnosis and Action Plan for an Institution of Higher Education in the North of Portugal". Paper presented in 7th International Academic Conference, Praga, 2013.
    Published
  7. Rodrigues, Ana Paula; José Carlos Pinho. "A influência da orientação para o mercado interno e externo no desempenho organizacional em organizações do sector público". Paper presented in XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Vila Real, 2012.
    Published
  8. Rodrigues, Ana Paula; José Carlos Pinho; Francisco Vitorino Martins. "Orientação para o mercado (interno e externo) e desempenho em organizações do sector público local". Paper presented in XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Córdoba, 2011.
    Published
  9. Rodrigues, Ana Paula; Fernanda Nogueira. "O impacto da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Ensaio sobre um modelo conceptual para o sector público". Paper presented in XVI Congresso Internacional do CLAD, Assunção, 2011.
    Published
  10. Rodrigues, Ana Paula; Pinho, J.C. "The impact of internal/external market orientation on performance: the synergistic effect of job satisfaction and employees commitment". Paper presented in VIIth International Congress on Public and Nonprofit Marketing,, Szeged, 2008.
    Published
  11. Rodrigues, Ana Paula; Pinho, J.C. "O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional". Paper presented in VIth International Congress on Public and Non Profit Marketing, Braga, 2007.
    Published
Journal article
  1. Maria de Lurdes da Costa Martins; Ana Paula Rodrigues; Carlos Duarte Coelho Peixeira Marques; Rui Miguel Barros Cunha Carvalho. "Do spirituality and emotional intelligence improve the perception of the ability to provide care at the end of life? The role of knowledge and self-efficacy". Palliative and Supportive Care (2024): https://doi.org/10.1017/S1478951524000257.
    10.1017/S1478951524000257
  2. Isabel Vieira; Ana Rodrigues; Elisa Alén; Nuno Sousa. "Challenges of sustainable tourism management in a small Historical town from the perspective of accommodation managers". RPER (2024): http://dx.doi.org/10.59072/rper.vi69.632.
    10.59072/rper.vi69.632
  3. Isabel Vieira; Elisa Alen; Didiana Fernandes; Ana Paula Rodrigues. "Navigating uncertainty: The role of perceived risks in supporting sustainable tourism development in low-density territories". Journal of Destination Marketing & Management (2024): http://dx.doi.org/10.1016/j.jdmm.2024.100895.
    10.1016/j.jdmm.2024.100895
  4. Maria Martins; Ana Rodrigues; Carlos Marques; Rui Carvalho. "LEVEL OF KNOWLEDGE IN PALLIATIVE CARE, PREPARATION AND CAPACITY TO PROVIDE CARE AT THE END OF LIFE BY HEALTH PROFESSIONALS". RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia (2024): http://dx.doi.org/10.61415/riage.244.
    10.61415/riage.244
  5. Vieira, Isabel; Alén-González, Elisa; Fernandes, Didiana; Rodrigues, Ana Paula. Corresponding author: Rodrigues, Ana Paula. "Sustainable Tourism Development in Times of Pandemic: Correlational Analysis Applied to Residents of a Portuguese Historic Town". Journal of Tourism, Sustainability and Well-Being 11 3 (2023): 159-174.
    Open access • Published • 10.34623/14cn-8293
  6. Rodrigues, Ana Paula ; Barreira, Marta; Madeira, Carlos Rui Taveira ; Vieira, Isabel. "The role of internal marketing on employees' attitudes and behaviors of local public sector organizations". Tourism & Management Studies 9 3 (2023): 41-57.
    Open access • Published • https://doi.org/10.18089/tms.2023.190303
  7. Thomas, Baby; Rodrigues, Ana Paula. "Internal Marketing and Brand Promise Delivery of Indian Public Sector Banks : A Causal Relationship Analysis". Indian Journal of Marketing 50 10-11 (2020): 40. http://dx.doi.org/10.17010/ijom/2020/v50/i10-11/155841.
    Published • 10.17010/ijom/2020/v50/i10-11/155841
  8. Paula Rodrigues, Ana; Vieira, Isabel; Fernandes, Didiana; Pires, Carlos. "RESIDENTS’ SUPPORT FOR TOURISM DEVELOPMENT IN A PORTUGUESE HISTORIC TOWN". Tourism Analysis (2020): http://dx.doi.org/10.3727/108354220x15758301241792.
    Published • 10.3727/108354220x15758301241792
  9. Ana Paula Rodrigues; Filipa Eira Jorge; Carlos André Pires; Patrícia António. "The contribution of emotional intelligence and spirituality in understanding creativity and entrepreneurial intention of higher education students". Education + Training 61 7/8 (2019): 870-894. https://doi.org/10.1108/ET-01-2018-0026.
    10.1108/ET-01-2018-0026
  10. Rodrigues, A.P.; Vieira, I.; Ferreira, L.; Madeira, R.. "Stakeholder perceptions of religious tourism and local development: Evidence from Lamego (Portugal) historic town". International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage 7 4 (2019): 41-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85072729576&partnerID=MN8TOARS.
  11. Cardoso, Pedro; Madeira, Carlos; Rodrigues, Ana Paula. "Does exist a way to Manage HR in Portugal? An Analysis from German Multinationals HRM Practices.". Gestão e Sociedade 12 31 (2018): 2152-2171. https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/2331/1264.
    Published • 10.21171/ges.v12i31.2331
  12. Rodrigues, Ana Paula; Cantante, A.; Patrícia António; Pires, C.; Madeira, Rui. "Employees’ Perceptions of Internal Communication Processes and Communication Satisfaction in a Northern Portuguese Higher Education Institution". International Journal of Marketing, Communication and New Media 6 10 (2018): 52-77.
    Published
  13. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Branco, Didiana; Makanse, Y. "Residents and visitors perceptions of an event-experience: An on-site event-experience analysis of Lazarim Carnival (Portugal)". ATLAS Tourism and Leisure Review 1 1 (2018): 12-28.
    Published
  14. Rodrigues, Ana Paula; Filipa Eira; Patrícia António; Pires, C.. "The influence of academic and demographic factors on entrepreneurial intention antecedents among students of a Portuguese higher education institution". New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences. [Online]. 4 1 (2017): 511-521. http://sproc.org/ojs/index.php/pntsbs/issue/view/142.
    Published • 10.18844/prosoc.v4i1
  15. Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana; Fernandes, Didiana; Pires, Carlos. "The role of local government management of tourism in fostering residents' support to sustainable tourism development: evidence from a Portuguese historic town". International Journal of Tourism Policy 6 2 (2016): 109-109.
    Published • 10.1504/IJTP.2016.077967
  16. Rodrigues, Ana; Queirós, Ana; Pires, Carlos. "A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidados sociais e de saúde". Revista Portuguesa de Saúde Pública 34 3 (2016): 292-304.
    Published • 10.1016/j.rpsp.2016.08.001
  17. Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula; Mário Sérgio Teixeira. "Pequenas cidades históricas e seus visitantes: Aplicação a uma cidade histórica do norte de Portugal". Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 13 3 (2015): 521-540.
    Published
  18. Branco, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula. "Interpretation, history and heritage tourism: Evidences from Lamego cathedrals’ pórtico". International Journal of Scientific Management and Tourism 1 Janeiro (2015): 41-59. http://www.ijosmt.com/.
    Published
  19. Rodrigues, A.; Patrícia António; Cantante, Ana; Baptista, Alberto. "Qualification and quality in the third sector: Experiences in two Portuguese regions". International Journal of Business and Management 3 3 (2015): 58-84. http://www.iises.net/international-journal-of-business-management/publication-16.
    Published
  20. José Carlos Pinho; Rodrigues, Ana Paula; Dibb, Sally. "The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment in organisational performance: the case of non-profit organisations". Jornal of Management Development 33 4 (2014): 374-398.
    Published
  21. Rodrigues, Ana Paula; Vieira, Isabel; Carlos Marques; Mário Sérgio Teixeira. "Apoio da comunidade residente ao desenvolvimento turístico sustentável: Um modelo de equações estruturais aplicado a uma cidade histórica do norte de Portugal". Tourism & Management Studies 10 2 (2014): 17-25.
    Published
  22. Pinho, J.C.; Rodrigues, A.P.; Dibb, S.. "The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment in organisational performance: The case of non-profit organisations". Journal of Management Development 33 4 (2014): 374-398. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898405974&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JMD-03-2013-0036
  23. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António; Hermínia Gonçalves; Carlos Marques; Francisco Diniz. "Gender equality in institutions of higher education: Diagnosis and action plan for an institution of higher education in the north of Portugal". International Journal of Teaching and Education 1 1 (2013): 18-51. http://www.iises.net/jounals/international-journal-of-teaching-and-education/.
    Published
  24. Rodrigues, Ana Paula; Pinho, José Carlos; Martins, Francisco Vitorino. "O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local". Revista Portuguesa de Marketing 16 30 (2013): 18-34.
    Published
  25. Rodrigues, Ana Paula; Pinho, José Carlos. "The impact of internal and external market orientation on performance in local public organisations". Marketing Intelligence & Planning 30 3 (2012): 284-306.
    Published • 10.1108/02634501211226276
  26. Rodrigues, Ana Paula; Pinho, J.C. "Market Orientation, Job Satisfaction, Commitment and Organisational Performance: The specific case of Local Public Sector". Transforming Government: People, Process and Policy 4 2 (2010): 172-192.
    Published
  27. Rodrigues, A.P.; Pinho, J.C.M.R.. "Market orientation, job satisfaction, commitment and organisational performance: The specific case of local public sector". Transforming Government: People, Process and Policy 4 2 (2010): 172-192. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952687371&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/17506161011047398
  28. Rodrigues, Ana Paula; Rebelo, João; Correia, Leonida. "Aplicação do Marketing no Sector das Artes do Espectáculo". Revista Portuguesa de Marketing 12 22 (2007): 43-57.
    Published
  29. Cristóvão, Artur; Rebelo, João; Rodrigues, Ana Paula; Correia, Leonida; Baptista, Alberto. "COMUM – O Imprescindível Trabalho em Rede na Cultura". Agenda Cultural NOVO CICLO ACERT 00 (2007): 00-00.
    Published
  30. Correia, Leonida; Rodrigues, Ana Paula; Lourenço-Gomes, Lina. "O Festival de música da casa de mateus: Caracterização do Público e Não-Público". Boletim OBS 14 (2005): 58-74.
    Published
  31. Rodrigues, Ana Paula. "A inovação e a performance das empresas agro-alimentares". Revista Portuguesa de Marketing 7 14 (2003): 11-19.
    Published
Manual
  1. Rodrigues, Ana Paula. Sebenta teórica “Marketing Público”. Portugal. 2015.
  2. Rodrigues, Ana Paula. Caderno de apoio Empreendedorismo - Mercado. Portugal. 2012.
  3. Rodrigues, Ana Paula. Revisitando conceitos fundamentais do marketing. Portugal. 2008.
Newspaper article
  1. Rodrigues, Ana Paula. "Perceções dos residentes no Douro sobre o desenvolvimento turístico da região – Alguns resultados do estudo dos residentes no âmbito do Projeto Dourotur", Jornal VivaDouro, 2021, www.vivadouro.org.
Report
  1. Rodrigues, Ana Paula. 2014. Relatório “Comunicação interna na UTAD”..
  2. Rodrigues, Ana Paula; Baptista, Alberto; Cantante, Ana; Abreu, Sónia. 2014. “Relatório de Avaliação Final Implementação do Projecto Q3 – Norte”,.
  3. Rodrigues, Ana Paula; Abreu, Sónia; Baptista, Alberto. 2014. Relatório de Avaliação Final Implementação do Projeto Q3 – Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
  4. Rodrigues, Ana Paula; Abreu, Sónia; Baptista, Alberto. 2014. “Relatório de Avaliação Final Implementação do Projecto Q3 – Centro”,.
  5. Abreu, Sónia; Baptista, Alberto; Rodrigues, Ana Paula. 2014. Relatório de Avaliação Final Implementação do Projecto Q3 – Alentejo.
  6. Abreu, Sónia; Rodrigues, Ana Paula; Baptista, Alberto. 2014. Relatório de Avaliação Final Implementação do Projecto Q3 – Algarve.
  7. Rodrigues, Ana Paula; Francisco Diniz; Patrícia António; Hermínia Gonçalves; Carlos Marques; José Luís D'Almeida. 2012. “UTAD RIMA COM IGUALDADE – Plano para a igualdade de Género na Universidade de Trás-os-Montes – Diagnóstico do status quo em termos de política de género na UTAD”.
  8. Cristóvão, Artur; João Rebelo; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana Paula. 2007. Uma Rede para o Futuro? Estudo de avaliação da COMUM – Rede Cultural.
  9. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Rebelo, João; Rodrigues, Ana Paula; Correia, Leonida; Lourenço-Gomes, Lina. 2005. Relatório Final do Estudo 2 sobre o Festival de Música na Região do Norte”, Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento.
  10. Cristóvão, Artur; Rebelo, João; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana Paula; Carlos Marques. 2005. Relatório Final do Estudo 2 de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro.
  11. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Rebelo, João; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana Paula; Lourenço-Gomes, Lina. 2003. Relatório Final do Estudo de Avaliação dos Impactes do Festival de Música da Casa de Mateus…Uma Viagem Deslumbrante.
  12. Cristóvão, Artur; Baptista, Alberto; Correia, Leonida; Rodrigues, Ana Paula; Carlos Marques; Rebelo, João. 2003. Relatório Final do Estudo de Avaliação Estratégica da Acção Integrada de Base Territorial do Douro.

Other

Other output
  1. "Acção de divulgação do curso de Gestão no NERVIR". 2013. Rodrigues, Ana Paula.
  2. “Acção de divulgação do curso de Gestão na escola Diogo Cão". 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  3. “Acção de divulgação do curso de Gestão no NERVIR". 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  4. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Secundária 13 de Novembro em Amarante". 2011. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António.
  5. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola de S. Pedro". 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  6. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola de S. Pedro". 2011. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António.
  7. “Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Profissional da NERVIR". 2011. Rodrigues, Ana Paula; Patrícia António.
  8. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Profissional da NERVIR". 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  9. “Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Profissional António Lago Cerqueira". 2011. Rodrigues, Ana Paula; Teresa Pinto.
  10. “Criação de um vídeo de divulgação do curso de gestão”. 2011. Rodrigues, Ana Paula. http://www.youtube.com/watch?v=PEO_10mb2Yw.
  11. “Inquérito às entidades empregadoras da região sobre a UTAD/DESG/cursos”,. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  12. “Inquérito à satisfação dos alunos de Gestão”,. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  13. “Criação de um vídeo de divulgação da vida académica”. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  14. “Criação de um vídeo sobre o marketing”. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  15. “Criação de um vídeo sobre a UTAD e a cidade de Vila Real”. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  16. “Base de dados para novos e antigos alunos de Gestão”. 2011. Rodrigues, Ana Paula.
  17. O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local. 2009. Rodrigues, Ana Paula.
  18. A inovação e o desempenho das indústrias agro-alimentares. 2001. Rodrigues, Ana Paula.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/10 Nice people at beautiful places: destination image and residents’ support for tourism development International Conference on Tourism Marketing and Destination Branding
(Torres Vedras, Portugal)
2019/10 Hosts’ support for tourism development: the importance of affective reactions 29th EBES Conference
(Lisboa, Portugal)
2019/06 Residents’ support for tourism development: Contributions from the Affect Theory of Social Exchange 9th ICOT2019
(Braga, Portugal)
2018 Linha 3: A procura turística e os efeitos do turismo no Douro Seminário intermédio do projeto Dourotur – O turismo do Douro visto de dentro e de fora
UTAD/CETRAD (Vila Real, Portugal)
2018 Stakeholder´s perceptions of religious tourism and local development in a Portuguese historic town 10th Annual International Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP) Conference
Institute for Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP); International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage (IJRTP); University of Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Spain)
2018 Entrepreneurial intention: the role of spirituality, emotional intelligence and Creativity in a university contex TMS Algarve 2018 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2018 O MARKETING DOS VALORES - À CONQUISTA DA LEALDADE - DO COLABORADOR DESINTERESSADO AO COLABORADOR ENVOLVIDO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEPTUAL TMS Algarve 2018 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2018 Confiança pública, efeitos do turismo e apoio ao desenvolvimento turístico: Proposta de um modelo conceptual aplicado às comunidades locais da região do Douro TMS Algarve 2018 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2017 The Influence of Academic and Demographic Factors on Entrepreneurial Intention Antecedents among Students of a Portuguese Higher Education Institution 9th World Conference on Educational Sciences
Near East University, University of Kyrenia, Academic World Education and Research Center & Association for Human, Science, Natura, Education and Technology (Nice, France)
2017 Residents and visitors perceptions of an event-experience: An on-site event-experience analysis of Lazarim Carnival (Portugal) ATLAS Annual Conference 2017 - Destinations past, present and future, 12-15 September, 2017
ATLAS + IPVC (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Stakeholder’s role in promoting sustainable tourism development: the case of a Portuguese small historic town 7th Advances in Tourism Marketing Conference
CEFAGE – Universidade do Algarve (Casablanca, Morocco)
2017 Residents’ support for tourism development in a Portuguese historic town: the role of residents’ trust in government actors, tourism impacts, community attachment and local government management of tourism 7th Advances in Tourism Marketing Conference
CEFAGE – Universidade do Algarve (Casablanca, Morocco)
2016 A importância da comunicação interna e sumário dos resultados do estudo exploratório da UTAD Fórum Permanente da UTAD 2016 – Desafios da comunicação interna
UTAD (Vila Real, Portugal)
2016 Antecedentes da intenção empreendedora num contexto universitário: proposta de um modelo conceptual TMS Algarve 2016 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2016 Turismo religioso e desenvolvimento local: uma análise empírica das perspetivas de diversos stakeholders TMS Algarve 2016 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve (Olhaõ, Portugal)
2016 Small historic towns and sustainable tourism development: visions and perceptions of stakeholders 15th International Congress of IAPMN (International Association for Public and Non-Profit Marketing): “Public, social and non-profit marketing: Transforming people´s lives
IAPMN - Cork Institute of Technology (Cork, Ireland)
2016 DOUROTOUR: Turismo e Inovação Tecnológica no Douro – A procura turística e os efeitos do turismo no Douro Semana de Iniciação à Ciência – Um estímulo para o voluntariado científico
UTAD (Vila Real, Portugal)
2015 Capacity-building in social economy organizations: National experiences of the Q3 Project 5th CIRIEC International Research Conference on Social Economy
CIRIEC (Lisboa, Portugal)
2015 Government management of tourism in fostering residents support for sustainable tourism development: Evidence from a Portuguese historic town International Conference on Tourism (ICOT2015)
(Londres, United Kingdom)
2015 Qualification and quality in the third sector: Experiences in two Portuguese regions 16th International Academic Conference
(Amsterdam, Netherlands)
2015 Antecedentes da intenção empreendedora: análise correlacional aplicada a estudantes de uma instituição de ensino superior em Portugal XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial
Universidade da Beira Interior através do Departamento de Gestão e Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE-UBI) (Covilhã, Portugal)
2014 Qualificar o 3º sector: Experiências nacionais no âmbito do projecto Q3 TMS Algarve 2014 - Tourism & Management Studies International Conference
Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo (Olhão, Portugal)
2013 Cultura organizacional, orientação para o mercado, comprometimento organizacional e desempenho: Aplicação a organizações de saúde não lucrativas XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica - Bases para Empreender y Gestionar con Racionalidad Economica y Transparencia
Universidade de Málaga (Málaga, Spain)
2013 Pequenas cidades históricas: orientações estratégicas que visam o desenvolvimento turístico sustentável TMS Algarve 2013 - Tourism & Management Studies International Conference
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2013 Apoio da comunidade residente ao desenvolvimento turístico sustentável: Um modelo de equações estruturais aplicado a uma cidade histórica do norte de Portugal
(Portugal)
2012 A influência da orientação para o mercado interno e externo no desempenho organizacional em organizações do sector público XXII Jornadas Luso Esanholas de Gestão Científica
UTAD/UBI/U. Sevilha (Vila Real, Portugal)
2012 The role of corporate culture, market orientation and organisational commitment on organisational performance: the case of non-profit health organisations XIth Congress on Public and Non-profit Marketing
(Vilnius, Lithuania)
2012 Marketing de organizações sem fins lucrativos: o caso das unidades de saúde e serviços sociais Aula aberta da Unidade Curricular de Gestão e Organização em Unidades de Saúde
Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde (Vila Real, Portugal)
2011 Orientação para o mercado (interno e externo) e desempenho em organizações do sector público local XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
ETEA, Instituição Universitária da Companhia de Jesus (Córdoba, Spain)
2011 Marketing Público Comunicação na Unidade Curricular de Gestão e Organização Pública do Mestrado em Gestão, ramo de Gestão Pública
UTAD (Vila Real, Portugal)
2011 O impacto da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Ensaio sobre um modelo conceptual para o sector público XVI Congresso Internacional do CLAD
Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento CLAD) (Assunção, Paraguay)
2010 Marketing na Administração Pública Comunicação na Unidade Curricular de Gestão e Organização Pública
Mestrado em Gestão (Vila Real, Portugal)
2009 O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional: Aplicação ao sector público local Seminário de pesquisa do iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 The impact of internal/external market orientation on performance: the synergistic effect of job satisfaction and employees commitment VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing,
University of Szeged (Szeged, Hungary)
2007 O impacto da orientação para o mercado na satisfação e comprometimento dos funcionários e no desempenho organizacional VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005 Knowlede, perceptions and behaviours of attendants and non-attendants at a serious music festival in North Portugal LSA 2005 Conference: Festivals and Events - beyond Economic Impacts
Napier University (Edinburgh, United Kingdom)
2005 Performaing Arts Marketing: A Case Study of a Serious Music Festival in Portugal LSA 2005 Conference: Festivals and Events - Beyond Economic Impacts
Napier University (Edinburgh, United Kingdom)
2004 Estudo de Avaliação dos Impactes do festival de Música da Casa de mateus Seminário CETRAD/UTAD; Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos
CETRAD (Vila Real, Portugal)
2003 A inovação e o desempenho da indústria agro-alimentar Casos de Investigação
Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local - Disciplina de Metodologia de Investigação (Vila Real, Portugal)
2003 A gestão da inovação nas empresas agro-alimentares Gestão da Inovação
Curso de gestão (Vila Real, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2025/01/09 - Current Bem-estar na comunidade Académica
Supervisor of Lília Maria Ribeiro Macieirinha
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Spain
2018 - Current O impacto do marketing interno em atitudes e comportamentos dos colaboradores: Aplicação a organizações de saúde
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - Current O impacto do Marketing Interno em atitudes e comportamentos dos colaboradores: Aplicação nas Autarquias do Alto Tâmega
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - Current Liderança em tempos de crise: o caso de uma instituição bancária
Co-supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - Current A inteligência espiritual como fator de desenvolvimento da comunicação, da motivaçao e do desempenho no interior das organizações
Supervisor
2011 - Current Um estudo da relação orientação para o mercado, vantagens competitivas e desempenho empresarial
Supervisor
Doutoramento em Gestão (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - Current Sobre a Responsabilidade Social num grupo Financeiro Português – Práticas e acções em prol da Saúde
Co-supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - Current O impacto da inovação e da orientação para o mercado no desempenho organizacional: Aplicação ao sector da Ourivesaria
Co-supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2023/12/20 Desafios do desenvolvimento turístico sustentável em territórios de baixa densidade: o caso de Lamego em tempos de incertezas
Supervisor of Isabel Cristina Pereira Vieira
Doutoramento em Turismo (PhD)
2018 - 2018 A influência das práticas de marketing interno na satisfação laboral - Estudo de caso numa IPSS - Santa Casa da Misericórdia de Bragança
Supervisor
Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - 2018 O marketing dos valores: à conquista da lealdade do colaborador desinteressado ao colaborador envolvido
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Qualidade do serviço, satisfação do utente e confiança pública: Aplicação ao ACES de Chaves
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 O impacto da qualidade de serviço, da satisfação e da confiança na fidelização do cliente: Aplicação à Caixa Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Sousa e Baixo Tâmega
Supervisor
Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Turismo religioso e desenvolvimento local de Lamego
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Antecedentes da Intenção Empreendedora: Aplicação a Estudantes de uma Instituição de Ensino Superior de Portugal
Supervisor
Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt.
Supervisor
Doutoramento em Gestão (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A satisfação no trabalho no setor público: um estudo de caso num centro distrital de segurança social de viana do castelo
Co-supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: o caso de Lamego
Supervisor
Doutoramento em Gestão (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A influência do marketing interno na satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e desempenho individual: Aplicação a uma unidade de saúde do Norte de Portugal
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Plano de negócios: Serviço de Apoio Domiciliário
Supervisor
Empreendedorismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A gestão da comunicação interna como factor impulsionador da produtividade da empresa
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Marketing empreendedor: A percepção do marketing empreendedor nas micro, pequenas e grandes empresas
Supervisor
Empreendedorismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Estratégias de marketing e comunicação para escolas de condução
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Análise das Estratégias e Acções de Marketing e Comunicação das IPSS Portuguesas
Co-supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/06/01 - Current Jornadas CIMI (Centro Interpretativo da Máscara Ibérica) - Normas e Inversão nas festas e rituais com máscara (2019/06)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2019/05/21 - Current SPID “Grupo Mystic Invest numa perspetiva de Marketing”, (orador Bruno José Pacheco Ribeiro, Diretor de Marketing e Comunicação do Grupo Mystic Investque) (2019/05)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2019/05/21 - Current SPID “MarketingGame – uma ferramenta para aumentar a motivação, o fluxo, a atitude e a aprendizagem da UC de Marketing”, (orador Rui Silva, UTAD) (2019/05)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2018 - 2018 A importância do Marketing Digital numa Star-up e o futuro do setor
Other (Other)
2018 - 2018 Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Secundária de S. Pedro
Other (Co-organisor)
2018 - 2018 Acção de divulgação do curso de Economia no Colégio Nossa Senhora da Boavista
Other (Co-organisor)
2017 - 2017 ECONOMIA SOCIAL, A COESÃO TERRITORIAL E A VALORIZAÇÃO DO INTERIOR
Conference (Co-organisor)
2016 - 2016 Dia DESG – Empreender Vila Real
Seminar (Co-organisor)
2016 - 2016 SPID: “Princípios de neuromarketig: neurociência cognitiva aplicada ao consumo, espaços e design”
Seminar (Co-organisor)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
2016 - 2016 Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Amadeu de Souza Cardoso
Other (Other)
2016 - 2016 Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Secundária de Amarante
Other (Other)
2016 - 2016 Acção de divulgação do curso de Economia na Escola Agostinho Roseta
Other (Other)
2016 - 2016 Acção de divulgação do curso de Gestão na Escola Básica e Secundária Abel Botelho
Other (Other)
2016 - 2016 Acção de divulgação do curso de Gestão no Nervir
Other (Other)
2016 - 2016 Desenvolvimento sustentável do território Douro e Trás-os-Montes
Congress (Co-organisor)
2015 - 2015 Dia DESG – Motivar para o sucesso!
Seminar (Co-organisor)
2015 - 2015 SPID "Economia da Felicidade"
Seminar (Co-organisor)
2015 - 2015 Acção de divulgação dos cursos de Economia e Gestão
Other (Co-organisor)
2015 - 2015 Acção de divulgação do curso de Gestão
Other (Co-organisor)
2015 - 2015 Acção de divulgação do curso de Economia
Other (Co-organisor)
2015 - 2015 2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento
Conference (Co-organisor)
2014 - 2014 Rendimento básico de Inserção
Workshop (Co-organisor)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 SPID "A Neurobiologia da Felicidade"
Conference (Co-organisor)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Acção de divulgação dos cursos do DESG
Other (Co-organisor)
2014 - 2014 Acção de divulgação do curso de Gestão”, no Nervir
Other (Co-organisor)
2013 - 2013 Acção de Divulgação do Curso de Gestão
Other (Other)
2013 - 2013 SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”
Seminar (Co-organisor)
2013 - 2013 SPID "Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo"
Seminar (Co-organisor)
2013 - 2013 Universidade de Verão Júnior UTAD 2013 - “Vamos jogar ao Economista e ao Gestor”
Other (Co-organisor)
2013 - 2013 XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial
Seminar (Co-organisor)
2012 - 2012 XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Other (Co-organisor)
2012 - 2012 Marketing interno e comunicação nas PME´s
Other (Other)
2012 - 2012 XI Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD
Other (Co-organisor)
2011 - 2011 SPID: "Social networks, stakeholders and entrepreneurial performance"
Seminar (Co-organisor)
2011 - 2011 Workshop de marketing
Workshop (Other)
2011 - 2011 Palestra Marketing no Douro: Greengrape e o projecto Alltodouro.com
Other (Other)
2011 - 2011 Acção de voluntariado – Encontro solidário no Lar da Nª Srª das Dores
Meeting (Other)
2011 - 2011 Palestra “Decisões estratégicas de marketing: segmentação do mercado, determinação do grupo alvo, posicionamento”
Other (Other)
2011 - 2011 X Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD
Other (Co-organisor)
2011 - 2011 Sessão de esclarecimento a alunos e docentes do DESG sobre o Programa de Mobilidade Erasmus
Other (Co-organisor)
2010 - 2010 RoadShow de Empreendedorismo
Seminar (Co-organisor)
2010 - 2010 IX Jornadas de Divulgação do Ensino Superior do Distrito de Vila Real - Dia Aberto da UTAD
Other (Co-organisor)
2010 - 2010 Sessão de recepção aos novos alunos do DESG
Other (Co-organisor)
2010 - 2010 Ideias para promover o curso de Gestão e o DESG
Exhibition (Other)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018 - 2018 Tourism & Management Studies International Conference, TMS Algarve 2018
Conference
Tourism & Management Studies International Conference, TMS Algarve 2018
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 XX Seminário Hispano-Luso de Economia Empresarial
Seminar
XX Seminário Hispano-Luso de Economia Empresarial
Departamiento de Dirección de Empresas y Marketing, Universidade de Huelva, Spain
2018 - 2018 10th Annual International Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP) Conference
Conference
10th Annual International Religious Tourism and Pilgrimage (IRTP) Conference
Institute for Religious Tourism and pilgrimage, Spain
2017 - 2017 XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
Other
XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
Departamento de Organização de Empresas da Universidade de Alicante, Spain
2016 - 2016 XXVI Jornadas Hispano Lusas de Gestão Científica “Competitividade das regiões transfronteiriças”
Other
XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica “Competitividade das regiões transfronteiriças”
Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESG/IPCB)., Portugal
2015 - 2015 Workshop de Investigadores Nascentes (WIN) inserido no XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial
Seminar
Workshop de Investigadores Nascentes (WIN) inserido no XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 XXV Jornadas Hispano Lusas de Gestão Científica
Seminar
XXV Jornadas Hispano Lusas de Gestão Científica
2015 - 2015 II Jornadas Internacionales sobre Género y exclusión social, International conference on gender and women at risk of social exclusion (ICWAR2015),
Other
• II Jornadas Internacionales sobre Género y exclusión social, International conference on gender and women at risk of social exclusion (ICWAR2015),
Universidad de León, Spain
2014 - 2014 Jornadas Internacionales sobre Mujeres en riesgo de exclusión y violencia de género ICWAR - International Conference on Women At Risk of social exclusion and domestic violence (ICWAR2014)
Other
Jornadas Internacionales sobre Mujeres en riesgo de exclusión y violencia de género ICWAR - International Conference on Women At Risk of social exclusion and domestic violence (ICWAR2014)
Universidad de León, Spain
2013 - 2013 XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
Other
XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
Universidade de Málaga, Spain
2013 - 2013 7th International Academic Conference - IISES
Conference
7th International Academic Conference
International Institute of Social and Economic Sciences, Czech Republic
2013 - 2013 SPID “Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo”,
Seminar
SPID - “Marketing desportivo: novas estratégias de marketing desportivo”,
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”
Seminar
SPID “Comportamento do Consumidor: Quando a Neurociência, a Psicologia, a Economia e o Marketing se encontram”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Seminário de investigaçao no âmbito do 3º ciclo em Gestão
Seminar
Seminário de Investigação no âmbito do programa de Doutoramento em Gestão
UBI - FCSH, Portugal
2012 - 2012 XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
Other
XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
Other
XXII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 XIth Congress on Public and Non-profit Marketing – “Ethics, Sustainable Consuption and Other Current Challenges for Public and Non-Profit Marketing”
Congress
XIth Congress on Public and Non-profit Marketing – “Ethics, Sustainable Consuption and Other Current Challenges for Public and Non-Profit Marketing”
2012 - 2012 Marketing interno e comunicação nas PME`s
Other
"Marketing interno e comunicação nas PME`s"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Seminário de Investigação no âmbito do 3º ciclo em Gestão
Seminar
Seminário de Investigação no âmbito do programa de Doutoramento em Gestão
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2011 XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
Other
XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica
ETEA, Instituição Universitária da Companhia de Jesus, Spain
2011 - 2011 XVI Congresso Internacional do CLAD
Congress
XVI Congresso Internacional do CLAD
CLAD, Paraguay
2010 - 2010 Marketing nas organizações sem fins lucrativos
Other
Marketing nas organizações sem fins lucrativos
Núcleo Distrital de Vila Real da REAPN, Portugal
2009 - 2009 iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia
Seminar
Seminário de pesquisa do iMARKE – Investigação em Marketing e Estratégia
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing
Congress
VII International Congress on Public and Nonprofit Marketing
Szegedi Tudomanyegyetem, Hungary
2007 - 2007 VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo
Congress
VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não-Lucrativo
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005 LSA 2005 Conference: Festivals and Events – Beyond Economic Impacts
Conference
LSA 2005 Conference: Festivals and Events – Beyond Economic Impacts
Napier University, United Kingdom
2004 - 2004 Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos
Seminar
Cultura e Desenvolvimento - Reflexão Teórica e Casos Práticos
CETRAD - UTAD, Portugal
2003 - 2003 III Seminário de investigação
Seminar
III Seminário de investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2003 - 2003 Fórum da Gestão
Seminar
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, Portugal
1998 - 1998 A Dinâmica Empresarial e Desenvolvimento na Região de Trás-os- Montes e Alto Douro - na perspectiva de PME´s
Seminar
A Dinâmica Empresarial e Desenvolvimento na Região de Trás-os- Montes e Alto Douro - na perspectiva de PME´s
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/01/24 Corporate Social Responsability and Value Co-criation: Exploring dynamic interactions between firms and employees
(Thesis) Main arguer
Olga Filipa de Andrade Brites Pereira (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Relação entre receita e despesa públicas: Estudo para o caso português Bernardo António Ferreira Moreira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A gestão da qualidade em contexto empresarial André de Jesus Morais Sobreira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Auditing the innovation in providing eating and drinking experiences Sandra Marie Evelyn Christiane Derom (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Gestão social aplicada ao terceiro setor: estratégias de gestão para a captação de recursos Marie Cristine Fortes Rocha (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Balanço De Competências Uma Ferramenta de Gestão de Pessoas Letícia Alexandra Figueiredo Macovei (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Influência das crises nas exportações do vinho do porto Ana Filipa Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 O marketing dos valores: à conquista da lealdade do colaborador desinteressado ao colaborador envolvido Catarina Gonçalves da Cunha (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Gestão dos Recursos Humanos de uma Multinacional Catarina Fernandes de Oliveira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A influência das práticas de marketing interno na satisfação laboral - Estudo de caso numa IPSS - Santa Casa da Misericórdia de Bragança Andreia Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 Redes Inovadoras para a Internacionalização da Agricultura Portuguesa Patrícia Isabel Pires Dinis (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 Los destinos turísticos en las producciones de cine y televisión. Influencia en su notoriedade e imagen de marca u en la elección del consumidor Sara Alexandra Soares da Mata Nunes (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2017 Economia solidária como estratégia de desenvolvimento e de combate à pobreza: uma análise da gestão pública do Estado do Panamá-Brasil Kátia Paulino dos Santos (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 A internacionalização das PME da indústria dos plásticos – A importância da inovação no desempenho exportador Cláudia Pires Ribau (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Qualidade do serviço, satisfação do utente, confiança pública e fidelização: Aplicação aos Centros de Saúde de Chaves Ana Raquel Romão Ribeiro (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 O impacto da qualidade de serviço, da satisfação e da confiança na fidelização do cliente: Aplicação à Caixa Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Sousa e Baixo Tâmega João Pedro Magalhães (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Gestão dos stakeholders em hospitais religiosos brasileiros Fábio Augusto Martins (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Empreendedorismo em turismo rural: caso do Brasil José Gonzalez Garcia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Inteligência emocional em gestores de enfermagem Fernando António Neto Teixeira de Sousa (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A participação social na avaliação das políticas públicas – O impacto da percepção de justiça global na satisfação dos usuários com o programa saúde da família Geraldo César Diegues (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Espiritualidade e engajamento no trabalho: Análise em stakeholders internos de organizações não governamentais da região Amazônica Marizete Xavier Lopes (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Antecedentes da Intenção Empreendedora: Aplicação a Estudantes de uma Instituição de Ensino Superior de Portugal Filipa Margarida Eira Jorge (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Efeitos de mediação entre o Capital Intelectual e a Performance Empresarial no contexto português Susana Isabel Almeida Campos (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Influência da cultura nas práticas de gestão de recursos humanos em Portugal: O caso das multinacionais Alemãs Pedro Tiago Rodrigues Cardoso (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Política orçamental e a importância do quadro orçamental nacional Ricardo Alves Martins (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 O princípio da tributação no destino e a neutralidade do IVA no comércio internacional de bens Carlos Duarte Travanca (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Orientação para o Mercado Interno nas Instituições de Ensino Superior Terezita Pereira Braga Barroso (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Determinantes da performance empresarial associados a capacidades e comportamentos organizacionais: O caso Português Ricardo Jorge Vieira Correia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Entrepreneurial orientation, market orientation and performance of teachers and researchers in higher education institutions Teresa Maria Monteiro Felgueira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Alcohol sponsored events: the impacto n attitudes and intentions, and the mitigating impacto f persuasion knowlwdge Faranak Abbaspull Mamaghani (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Internal market orientation and market orientation in higher education institutions – implications on workers’ attitudes, behaviour na on internal service quality Vera Lúcia da Silva Carlos (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 O papel da imagem e das motivações na atividade cinegética: uma aplicação às coutadas alentejanas Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da Mota (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 O impacto da qualidade na satisfação do utente e nas dimensões da confiança pública nos serviços de saúde Teresa Josefina Lopes Esquerdo (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés Maria Cristina Meloni Guarido (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Inteligência emocional em gestores de enfermagem Fernando António Neto Teixeira de Sousa (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Gestão Estratégica do Conhecimento, Inovação e Desempenho das Empresas da Indústria do Calçado Ana Rita Leite Castro Cardoso (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 As atitudes dos residentes relativamente ao casino de Chaves Sónia Isabel Sousa Jesus Rodrigues (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Consumo conspícuo do indivíduo vimaranense. Determinantes socioeconómicas João Nuno Silveira e Silva (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes in the contex of uncertainty from the perspective of the effectuation theory Elisabete Maria Sampaio de Sá (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Orientação para o mercado interno, orientação para o mercado e Desempenho: O caso do sector Transformador da Cortiça em Portugal João Pedro Dinis Araújo de Sousa (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Uma orientação para o Mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho – um estudo nas Misericórdias portuguesas Susana Maria Salgueiro Rebelo da Fonseca (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Firms´ Resources and Capabilities: their influence on export performance Margarida Alexandra Lopes Vicente (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A influência do marketing interno na socialização, satisfação no trabalho e motivação dos enfermeiros em diferentes contextos organizacionais Fernanda Maria Marques Filipe Vital (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: O caso de Lamego Isabel Cristina Pereira Vieira (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A influência do marketing interno na satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e desempenho individual: Aplicação a uma unidade de saúde do Norte de Portugal Ana Queirós (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Gestão da qualidade e satisfação: um estudo de caso Alessandra Tapajós Jansen (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Plano de negócios: Serviço de Apoio Domiciliário Carlos Queijo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Percepção dos residentes sobre a classificação do Douro como património da Humanidade Ana Filipa Amaral Pinheiro (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Perfil do visitante da Casa de Mateus: Qualidade e Satisfação Inês de Fátima Gouvinhas Peixoto (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Percursos empreendedores em tempos de crise: Comportamentos e Motivações Maura dos Santos Moura Seabra (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Relação entre a satisfação no trabalho e o suporte social em enfermeiros que desenvolvem acções paliativas Anna Loucádia Guimarães Escaleira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas: Uma análise multicasos na região de Trás-os-Montes e Alto Douro Carlos Rui Taveira Madeira (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Turismo de saúde e bem-estar: satisfação do cliente da Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort Isa Natércia Gorgulho Gonçalves (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O estudo do marketing e as inferências na gestão de instituições federais de ensino brasileiro Terezita Pereira Braga Barroso (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal António Augusto dos Santos Soares (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 A gestão criativa de metas: uma solução para uma instituição privada de ensino superior Oscar Martins Rennó (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 A responsabilidade social das empresas: Estudo de casos de empresas agrícolas Armandina Bernardete Além Costa Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Orientação para o mercado interno nas instituições do ensino superior: as suas inter-relações com outras variáveis organizacionais Vera Carlos (Other)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Orientação empreendedora, orientação para o mercado e desempenho dos docentes e investigadores do ensino superior Teresa Maria Monteiro Felgueira (Other)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2016 - Current Associação Portuguesa de Management Membro da Direção Regional
2013/11 - Current Associação Portuguesa de Management
2011/10 - Current UTAD Solutions Consulting
2010/07 - Current Instituto de Gestão e Administração Pública

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2010/07 - Current Primeiro Secretário da mesa da Assembleia Geral do Instituto de Gestão e Administração Pública (IGAP)
Other
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2003/01 - 2005/01 Membro eleito do Conselho Pedagógico
Member
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2009/10 - Current Empreendedorismo e Criação de Empresas (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Empreendedorismo (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Gestão de Força de Vendas (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Marketing (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Gestão e Estratégia Empresarial (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Gestão no Terceiro Sector (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009/10 - Current Introdução à Gestão (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - 2018 Mercado Extensão e divulgação científica (Curso médio) Incubadora de Base Rural de Guimarães, Portugal
2018 - 2018 Plano de Marketing Extensão e divulgação científica (Curso médio) Incubadora de Base Rural de Guimarães, Portugal
2016 - 2016 Programa de Empreendedorismo do Vale do Sabor: acção 3 – Capacitação dos Empreendedores: Plano de Marketing Extensão e divulgação científica (Curso médio) UTAD/EDP, Portugal
2014 - 2014 Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua: acção 3 – Capacitação dos Empreendedores: Análise do Mercado Extensão e divulgação científica (Curso médio) UTAD/EDP, Portugal
2014 - 2014 Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua: acção 3 – Capacitação dos Empreendedores: Plano de marketing Extensão e divulgação científica (Curso médio) UTAD/EDP, Portugal
2010 - 2010 Valorização e Empreendedorismo Rural Extensão e divulgação científica (Curso médio) ITIDAI – Instituto de Trás-os-Montes para a Investigação e desenvolvimento Agro-Industrial, Portugal
2010 - 2010 Técnicas de marketing research aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos agro-alimentares Extensão e divulgação científica (Curso médio) Projecto REAL, Portugal
2007/09 - 2009/08 Teoria e Prática de Empreendedorismo (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Empreendedorimo e Criação de empresas (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Empreendedorismo (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Introdução à Gestão (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Gestão de Força de Vendas (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Marketing (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/09 - 2009/08 Gestão e Estratégia Empresarial (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2004 - 2004 Marketing nas instituições sem fins lucrativos Extensão e divulgação científica (Curso médio) Formação Integrada (PNIP) para Técnicos Superiores, UTAD, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2018 - Current Auto-avaliação da Licenciatura em Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Current Auto-avaliação do 2º ciclo em Ciências Económicas e Empresariais Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - Current Auto-avaliação do 1ª Ciclo de Estudos em Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018/08/07 - Current Tourism & Management Studies Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
2018/07/17 - Current International Journal of Marketing, Communication and New Media Research and Internationalisation Unit of the Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
2017/01/25 - Current Investigaciones Turísticas
2016/08/23 - Current Marketing Intelligence and Planning Emerald
Current The Service Industries Journal Taylor & Francis
2018/07/17 - 2018/09/01 International Journal of Services, Economics and Management Inderscience Publishers
2017/11/02 - 2017/11/22 International Journal of Business Excellence
2016/02/14 - 2016/03/14 International Review on Public and Nonprofit Marketing
2012/06/01 - 2012/07/01 Canadian Journal of Administrative Sciences Wiley-Blackwell
Distinctions

Other distinction

2013 Melhor Comunicação na área de Gestão das organizações sem fins lucrativos
XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Portugal
2013 Best Paper Award
TMS Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, Portugal