???global.info.a_carregar???
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira é doutorada em Educação, no ramo de Formação de Professores, pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (2018). É mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo, pelo Instituto Politécnico de Lisboa (2013).É licenciada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo Instituto Politécnico de Lisboa (2006) e em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (1998). É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Publica artigos em revistas e livros especializados. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gramática; Práticas; Escrita; Conceções; Currículo; Terminologia; Ensino; Aprendizagem; Conceções dos professores; Formação de Professores; Orientações curriculares; Terminologia gramatical.
Identification

Personal identification

Full name
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira

Citation names

  • Ferreira, Patrícia
  • Patrícia Santos Ferreira

Author identifiers

Ciência ID
2715-4578-71B8
ORCID iD
0000-0003-2423-4533

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2018
Concluded
Doutoramento em Educação, Ramo: Formação de Professores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, com distinção, por unanimidade
2013
Concluded
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa relativamente ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico" (THESIS/DISSERTATION)
18
2006
Concluded
Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
17
1998
Concluded
Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/09/17 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016/09/19 - 2018/08/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007 - 2018 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/11 - 2021/08/31 Coordenadora do domínio de Línguas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Formação contínua de educadores de infância e professores do 1.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2007/10/01 - 2010/08/31 Supervisor the professores do 1.º CEB (Programa Nacional de Ensino do Português) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2014 - Current Scriptorium: Centro de escrita académica em Português
Scriptorium
Other
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Current Teach G: Um programa para o ensino da gramática
TeachG
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Ongoing
2021/09/15 - 2023/09/14 Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
G-Lab
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Ongoing
2022 - 2023 AE.Maps
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2021/09/07 - 2022/09/06 Indicadores de qualidade textual: Das macro às microestruturas (InText)
IPL/2021/InText_ESELx
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2020/09/06 - 2021/09/07 DeQ20/ Desenvolvimento e qualidade textual: O que mudou em duas décadas?
IPL/2020/DeQ20_ESELx
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2019/10 - 2020/12 Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e da literacia emergente
PDCL
Researcher
Colégio Sagrado Coração de Maria
Ongoing
2019/05/13 - 2020/05/12 CEO/ Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?
CEO
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2017 - 2019 PLE em Contexto
PLE em Contexto
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluded
2014 - 2015 Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade – PerGram
PerGram
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Ferreira, Patrícia. O João e a Rainha da Noite. Portugal: Contos da noite. 2007.
    Published
Book chapter
  1. Estrela, Antónia; Vanda Magarreiro; Ferreira, Patrícia. "Das expetativas à diferenciação: Percursos de Construção de Materiais Didáticos no Ensino Superior". In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português Língua Não Materna, edited by Catarina Castro; Ana Madeira; Maria José Grosso, 137-154. LIDEL, 2023.
    Published
  2. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela; Ana Boléo. "Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira". In Diversidades, Educação e Inclusão, edited by Nuno Martins Ferreira; Clarisse Nunes, 127-144. 2021.
    Published
  3. Ferreira, Patrícia. "Ensino da gramática, currículo e terminologia: um estudo multicasos". In Ensinar e Aprender num Mundo Plural, edited by M. Teixeira; I. Silva, 591-628. Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2014.
    Published
  4. Ferreira, Patrícia. "Investigar conceçõess e práticas dos professores: alguns desafios metodológicos". In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidade, edited by A. A. Vasconcelos; F. Botelho; J. Pinto; J. Duarte, 155-163. Portugal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 2014.
    Published
  5. Ferreira, Patrícia; Otília Sousa; Encarnação Silva. "Da leitura à escrita: desenvolvimento da competência textual". In Géneros textuais e práticas educativas, 137-158. Portugal: LIDEL, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Ferreira, Patrícia; otítia sousa; marina fuertes; Encarnação Silva; Marta Soares; Andreia Seabra; Ana Paula Vale; et al. "CEO e DeQ20: Dois projetos, um caminho para a investigação da competência de escrita". Paper presented in Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2021, Leiria, 2021.
    Under revision
  2. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. "Competências linguísticas de estudantes de artes visuais e tecnologias à entrada do ensino superior". Paper presented in 12.º ENAPP: Língua e Literatura na Escola do Século XXI, 2017.
    Published
  3. Ferreira, Patrícia. "Avaliação de atividades de desenvolvimento do conhecimento explícito da língua". Paper presented in VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais - Avaliação: Desafios e riscos, 2014.
    Published
  4. Ferreira, Patrícia; Pereira, S.; Leite, T.. "Innovative language teaching: teachers’ beliefs and practices". Paper presented in The Inaugural Conference on Language Learning 2013, Brighton, 2013.
    Published
Edited book
  1. Ferreira, Patrícia. Investigação e Práticas em Leitura. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar em Estudos Educacionais. 2020.
    Published • Editor
Journal article
  1. Cardoso, Adriana; Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Gonçalves, Carolina. "HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree". Pensares em Revista 26 (2022): 55-68. http://dx.doi.org/10.12957/pr.2022.70976.
    Published • 10.12957/pr.2022.70976
  2. Estrela, Antónia; Santos Ferreira, Patrícia; Boléo, Ana. "Peer learning: Mentoring in a Portuguese as a foreign language course". Educational Role of Language Journal 4 (2021): 68-78. http://dx.doi.org/10.36534/erlj.2020.02.07.
    10.36534/erlj.2020.02.07
  3. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Oliveira, A.L.; Abrantes, A.. "Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: Diálogos e interseções". Da investigação às práticas 10 1 (2020): 31-61. http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202.
    Open access • Published
  4. Ferreira, Patrícia; Estrela, A.. "Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante". Eutomia 23 1 (2019): 245-267.
    Published
  5. Ferreira, Patrícia; Miguel, E.; Pereira, T.; Estrela, A.. "Entrevista - Cómo nos convertimos em lectores competentes: El caso de los textos expositivos". Palavras - revista em linha 2 (2019): 3-8.
    Published
  6. Ferreira, Patrícia Santos. "Ensino da gramática: conceções, práticas, currículo e terminologia". (2015): http://hdl.handle.net/10400.21/4571.
  7. Ferreira, Patrícia. "Beliefs and practices towards teaching and learning grammar: A multicase study". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 7 3 (2014): 14-29. https://revistes.uab.cat/jtl3/issue/view/74/showToc.
    Published
  8. Ferreira, Patrícia. "Conhecimento gramatical e conceções de futuros professores relativamente ao ensino e à aprendizagem da gramática". Tejuelo Monográfico 10 (2014): 27-48. http://dehesa.unex.es/handle/10662/8675.
    Published
Manual
  1. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela. Descobrir a Gramática - 1.º ano. Lisboa, Portugal: Fábula Educação. 2021.
    Published
  2. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela. Descobrir a Gramática - 2.º ano. Lisboa, Portugal: Fábula Educação. 2021.
    Published
  3. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. Gramática no laboratório - 3.º ano. Portugal: Fábula Educação. 2019.
    Published
  4. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. Gramática no laboratório - 4.º ano. Portugal: Fábula Educação. 2019.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Coelho, Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz. "Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34022.
  2. Ferreira, Patrícia do Nascimento Casanova Santos. "Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/2321.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/11/20 Grupo nominal e qualidade textual (Comunicação na mesa redonda Escrita, leitura e ensino de textos: Características linguísticas e qualidade textual) 7th International Conference on Grammar e Text
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
2021/11/18 G-Lab Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção
Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor
2021/11/17 Conferência: Percursos de investigação sobre escrita nos primeiros anos de escolaridade IV Jornada TLB: LÍNGUA E LINGUAGEM - CONEXÕES INTRA E EXTRA LINGUÍSTICAS
Universidade Federal da Paraíba (Brazil)
2021/10/27 Seminário: Abordagem indutiva e reflexiva da gramática
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal)
2021/05 CEO20 e DeQ20: 2 projetos, 1 caminho para a investigação da competência de escrita X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria
2021/01 Grupos nominais e qualidade textual (Comunicação no simpósio Qualidade textual: Investigação e práticas educativas XXVIII Colóquio AFIRSE 2021
AFIRSE Portugal
2021 A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género 2.º Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
2019/12/06 Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira 9.º Encontro do CIED – Diversidades, Educação e Inclusão
Escola Superior de Educação de Lisboa
2019/10/04 Contextualização e diferenciação pedagógica na construção de materiais didáticos no ensino superior ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
2019/10/03 A influência das especificidades do português de Timor no desenvolvimento de percursos didáticos ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
2019/10 Projeto CEO:20: Comparar escrita de palavras entre 2000 e 2019 no 1.º CEB XX Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança
2019/09/06 Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Sessão de abertura
EB 2,3 Avelar Brotero, em Odivelas
2019 Do texto ao esquema, do esquema à reflexão metalinguística VI Fórum de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2018/11/10 Tabelas: Um organizador gráfico estruturante do raciocínio, XXI Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Associação dos Professores de Matemática, Instituto de Educação da Universidade de Braga
2018/10/26 Aprendizagem de PLE: Construção de materiais pedagógicos a partir das expetativas dos estudantes. V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finland)
2018/10/24 O Mentorado num curso de PLE: Um estudo exploratório V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finland)
2018/09/22 Benefícios de um programa de mentorado num curso de PLE Colóquio Internacional Aprolínguas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2018/07/12 Caminhos para a Interdisciplinaridade entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa
2018/06/07 Compreensão de problemas matemáticos: Contributos da Língua IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa
2018/06/06 Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - Current Ensino reflexivo da gramática no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - Current Erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-intervenção
Supervisor
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - Current O Desenvolvimento Da Competência Emocional A Partir Da Compreensão De Histórias
Supervisor
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Current O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para gerir os erros ortográficos
Supervisor
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021/07/12 O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Supervisor
Ensino no 1.º Ciclo e em ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018 - Current V Encontro de Literatura para a Infância: Há Assuntos Interditos na Literatura para a Infância? (2018/05/19)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2017 - Current IV Encontro de Literatura para Infância: Segredos por Contar (2017/05/27)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2016 - Current III Encontro de Literatura para a Infância: A Ciência dos/ nos Livros (2016/05/21)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2015 - Current II Encontro de Literatura para a Infância: Livros de Mão em Mão (2015/05/23)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2014 - Current I Encontro de Literatura para a Infância: Textos em Diálogo (2014/05/10)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 VI Encontro de Literatura para a Infância: Ilustra-Te (2019/05/18 - 2019/05/18)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2018 - 2018 Membro da comissão organizadora do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e das IV Jornadas Internacionais de Alfabetização (2018/06/06 - 2018/06/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/07/13 Formar cidadãos. O trabalho em torno das questões de cidadania numa sala de aula com minorias étnicas de 4.º ano
President of the jury
Gisela Ferreira Ângelo Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/07/12 O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Supervisor
Andreia Seabra (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/07/16 Soares, V. S. (2019). Interações entre veteranos e novatos em movimentos de brincadeira e movimentos de refeição (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10879
President of the jury
Vanessa Sofia Esteves Soares (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Rodrigues, C. A. S. (2019). Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de Infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10941
President of the jury
Catarina Alexandra Silva Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 Sá, M. R. (2019). A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10946
President of the jury
Maria Rodrigues de Sá (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/01 Santos, R. A. P. (2019). Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10880
President of the jury
Raquel Alexandra Pires dos Santos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/01 Pereira, S. F. (2019). Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10874
President of the jury
Sara Filipa Sousa Veneno Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/06 Pinto, V. A. (2018). O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9568
(Thesis) Arguer
Vanessa Anacleto Pinto (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2016 - Current Da investigação às práticas Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2019 - 2019 Investigação e Práticas em Leitura Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Association member

Society Organization name Role
2010 - Current Associação de Professores de Português

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current Membro da equipe editorial da revista Da Investigação às Práticas (CIED)
Member
2018 - Current Membro da comissão científica do CIED
Member
2013/11 - Current Revisão linguística da revista Da Investigação às Práticas do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Other
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
2018 - 2018 Membro da comissão científica do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e das IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Member
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2018/07/06 - 2018/07/07 IX Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018/07/06 - 2018/07/07 III Jornadas Internacionais de Leitura, Educac¸a~o e Sucesso Escolar Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018/07/06 - 2018/07/07 IV Jornadas Internacionais de Alfabetizac¸a~o Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Consulting

Activity description Institution / Organization
2020/03/11 - Current Representante da Escola Superior de Educação de Lisboa no Painel de Avaliação Externa do Agrupamento Rainha Dona Leonor – painel das entidades parceiras Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2023 Consultoria científica e acompanhamento do processo de elaboração do Kit pedagógico ACV.pt Fundação Cidade de Lisboa, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019 - Current Prática em Ensino Supervisionada I Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Current Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Current Conhecimento e Docência em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Current Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Current Prática de Ensino Supervisionada II Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Current Escrita Académica em Português Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - Current Linguística e aquisição da linguagem Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Current Didática da Língua Portuguesa na Educação Básica Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Current Literatura para a Infância e Juventude Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Current Intervenção em Situações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Current Língua e Cultura Portuguesa Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Current Perspetivas Curriculares Integradas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente (Outros) Colégio Sagrado Coração de Maria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Ação de formação: Metodologia de Projeto e Integração Curricular (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2020 Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Oficina de formação contínua Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros) CFAE Cenfores, Portugal
2018 - 2019 Metodologia de Projeto e Integração Curricular Metodologia de Projeto e Integração Curricular (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar em Português e Matemática Avaliar para diferenciar em Português e Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Ação de formação: Avaliar para diferenciar no ensino do Português e daMatemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar no ensino do Português e da Matemática: Aprofundamento (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Ação de formação: Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros) CFAE Cenfores, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2022 - Current Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2022
2022 - Current Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes
2022 - Current Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos
2021 - Current Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2021
2017 - Current Membro do júri das provas de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Concurso Literário Belas Letras (Poesia e Prosa) 2020 Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Concurso literário Belas Letras 2019 (poesia e prosa) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Membro do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Distinctions

Other distinction

2012 Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal