Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, Patrícia
- Patrícia Santos Ferreira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2715-4578-71B8
- ORCID iD
- 0000-0003-2423-4533
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018
Concluído
|
Doutoramento em Educação, Ramo: Formação de Professores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, com distinção, por unanimidade |
2013
Concluído
|
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa relativamente ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo
exploratório no 2.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2006
Concluído
|
Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1998
Concluído
|
Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/17 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2016/09/19 - 2018/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2007 - 2018 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/11 - 2021/08/31 | Coordenadora do domínio de Línguas | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Formação contínua de educadores de infância e professores do 1.º CEB | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2007/10/01 - 2010/08/31 | Supervisor the professores do 1.º CEB (Programa Nacional de Ensino do Português) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - Atual | Scriptorium: Centro de escrita académica em Português
Scriptorium
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2012 - Atual | Teach G: Um programa para o ensino da gramática
TeachG
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
|
2021/09/15 - 2023/09/14 | Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
G-Lab
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
|
2022 - 2023 | AE.Maps
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2021/09/07 - 2022/09/06 | Indicadores de qualidade textual: Das macro às microestruturas (InText)
IPL/2021/InText_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2020/09/06 - 2021/09/07 | DeQ20/ Desenvolvimento e qualidade textual: O que mudou em duas décadas?
IPL/2020/DeQ20_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2019/10 - 2020/12 | Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e da literacia emergente
PDCL
Investigador
|
Colégio Sagrado Coração de Maria
Em curso
|
2019/05/13 - 2020/05/12 | CEO/ Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?
CEO
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa |
2017 - 2019 | PLE em Contexto
PLE em Contexto
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
2014 - 2015 | Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade – PerGram
PerGram
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/11/20 | Grupo nominal e qualidade textual (Comunicação na mesa redonda Escrita, leitura e ensino de textos: Características linguísticas e qualidade textual) | 7th International Conference on Grammar e Text
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
|
2021/11/18 | G-Lab Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção |
Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor
|
2021/11/17 | Conferência: Percursos de investigação sobre escrita nos primeiros anos de escolaridade | IV Jornada TLB: LÍNGUA E LINGUAGEM - CONEXÕES INTRA E EXTRA LINGUÍSTICAS
Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
|
2021/10/27 | Seminário: Abordagem indutiva e reflexiva da gramática |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal)
|
2021/05 | CEO20 e DeQ20: 2 projetos, 1 caminho para a investigação da competência de escrita | X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria
|
2021/01 | Grupos nominais e qualidade textual (Comunicação no simpósio Qualidade textual: Investigação e práticas educativas | XXVIII Colóquio AFIRSE 2021
AFIRSE Portugal
|
2021 | A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género | 2.º Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
|
2019/12/06 | Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira | 9.º Encontro do CIED – Diversidades, Educação e Inclusão
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2019/10/04 | Contextualização e diferenciação pedagógica na construção de materiais didáticos no ensino superior | ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
|
2019/10/03 | A influência das especificidades do português de Timor no desenvolvimento de percursos didáticos | ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
|
2019/10 | Projeto CEO:20: Comparar escrita de palavras entre 2000 e 2019 no 1.º CEB | XX Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança
|
2019/09/06 | Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Sessão de abertura |
EB 2,3 Avelar Brotero, em Odivelas
|
2019 | Do texto ao esquema, do esquema à reflexão metalinguística | VI Fórum de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
|
2018/11/10 | Tabelas: Um organizador gráfico estruturante do raciocínio, | XXI Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Associação dos Professores de Matemática, Instituto de Educação da Universidade de Braga
|
2018/10/26 | Aprendizagem de PLE: Construção de materiais pedagógicos a partir das expetativas dos estudantes. | V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
|
2018/10/24 | O Mentorado num curso de PLE: Um estudo exploratório | V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
|
2018/09/22 | Benefícios de um programa de mentorado num curso de PLE | Colóquio Internacional Aprolínguas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
|
2018/07/12 | Caminhos para a Interdisciplinaridade entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio | 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2018/06/07 | Compreensão de problemas matemáticos: Contributos da Língua | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais
de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2018/06/06 | Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais
de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Ensino reflexivo da gramática no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | Erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-intervenção
Orientador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | O Desenvolvimento Da Competência Emocional A Partir Da Compreensão De Histórias
Orientador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - Atual | O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para gerir os erros ortográficos
Orientador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021/07/12 | O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Orientador
|
Ensino no 1.º Ciclo e em ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | V Encontro de Literatura para a Infância: Há Assuntos Interditos na Literatura para a Infância? (2018/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - Atual | IV Encontro de Literatura para Infância: Segredos por Contar (2017/05/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - Atual | III Encontro de Literatura para a Infância: A Ciência dos/ nos Livros (2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - Atual | II Encontro de Literatura para a Infância: Livros de Mão em Mão (2015/05/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - Atual | I Encontro de Literatura para a Infância: Textos em Diálogo (2014/05/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | VI Encontro de Literatura para a Infância: Ilustra-Te (2019/05/18 - 2019/05/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Membro da comissão organizadora do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas,
das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e das IV Jornadas
Internacionais de Alfabetização (2018/06/06 - 2018/06/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/13 | Formar cidadãos. O trabalho em torno das questões de cidadania numa sala de aula com minorias étnicas de 4.º ano
Presidente do júri
|
Gisela Ferreira Ângelo Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021/07/12 | O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Orientador
|
Andreia Seabra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019/07/16 | Soares, V. S. (2019). Interações entre veteranos e novatos em movimentos de brincadeira e movimentos de refeição (Dissertação
de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10879
Presidente do júri
|
Vanessa Sofia Esteves Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/12 | Rodrigues, C. A. S. (2019). Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de Infância (Dissertação
de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10941
Presidente do júri
|
Catarina Alexandra Silva Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/08 | Sá, M. R. (2019). A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada).
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10946
Presidente do júri
|
Maria Rodrigues de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/01 | Santos, R. A. P. (2019). Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das
estratégias educativas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação,
Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10880
Presidente do júri
|
Raquel Alexandra Pires dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/01 | Pereira, S. F. (2019). Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
(Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em:
http://hdl.handle.net/10400.21/10874
Presidente do júri
|
Sara Filipa Sousa Veneno Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/07/06 | Pinto, V. A. (2018). O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos (Dissertação de mestrado não publicada).
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9568
Arguente
|
Vanessa Anacleto Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/07/06 - 2018/07/07 | IX Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa |
2018/07/06 - 2018/07/07 | III Jornadas Internacionais de Leitura, Educac¸a~o e Sucesso Escolar | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa |
2018/07/06 - 2018/07/07 | IV Jornadas Internacionais de Alfabetizac¸a~o | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03/11 - Atual | Representante da Escola Superior de Educação de Lisboa no Painel de Avaliação Externa do Agrupamento Rainha Dona Leonor – painel das entidades parceiras | Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2021 - 2023 | Consultoria científica e acompanhamento do processo de elaboração do Kit pedagógico ACV.pt | Fundação Cidade de Lisboa, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Prática em Ensino Supervisionada I | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Conhecimento e Docência em Educação de Infância | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada II | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Escrita Académica em Português | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Linguística e aquisição da linguagem | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - Atual | Didática da Língua Portuguesa na Educação Básica | Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - Atual | Literatura para a Infância e Juventude | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - Atual | Intervenção em Situações Educativas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - Atual | Língua e Cultura Portuguesa | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - Atual | Perspetivas Curriculares Integradas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente | Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente (Outros) | Colégio Sagrado Coração de Maria, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2020 | Ação de formação: Metodologia de Projeto e Integração Curricular | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2020 | Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Oficina de formação contínua | Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros) | CFAE Cenfores, Portugal |
2018 - 2019 | Metodologia de Projeto e Integração Curricular | Metodologia de Projeto e Integração Curricular (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Câmara Municipal de Oeiras, Portugal |
2017 - 2018 | Avaliar para diferenciar em Português e Matemática | Avaliar para diferenciar em Português e Matemática (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento | Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Ação de formação: Avaliar para diferenciar no ensino do Português e daMatemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Avaliar para diferenciar no ensino do Português e da Matemática: Aprofundamento | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Ação de formação: Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? | (Outros) | CFAE Cenfores, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Associação de Professores de Português |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da equipe editorial da revista Da Investigação às Práticas (CIED)
Membro
|
|
2018 - Atual | Membro da comissão científica do CIED
Membro
|
|
2013/11 - Atual | Revisão linguística da revista Da Investigação às Práticas do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior
de Educação de Lisboa.
Outro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da comissão científica do IX Encontro Língua Portuguesa nos
primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso
Escolar e das IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2022 | |
2022 - Atual | Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes | |
2022 - Atual | Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos | |
2021 - Atual | Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2021 | |
2017 - Atual | Membro do júri das provas de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Concurso Literário Belas Letras (Poesia e Prosa) 2020 | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2020 | Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2020 | Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Concurso literário Belas Letras 2019 (poesia e prosa) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - 2019 | Membro do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Da investigação às práticas | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
2019 - 2019 | Investigação e Práticas em Leitura | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
Distinções
Outra distinção
2012 | Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2006 | Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|