???global.info.a_carregar???
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira é doutorada em Educação, no ramo de Formação de Professores, pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (2018). É mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo, pelo Instituto Politécnico de Lisboa (2013).É licenciada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo Instituto Politécnico de Lisboa (2006) e em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (1998). É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Publica artigos em revistas e livros especializados. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gramática; Práticas; Escrita; Conceções; Currículo; Terminologia; Ensino; Aprendizagem; Conceções dos professores; Formação de Professores; Orientações curriculares; Terminologia gramatical.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Patrícia
  • Patrícia Santos Ferreira

Identificadores de autor

Ciência ID
2715-4578-71B8
ORCID iD
0000-0003-2423-4533

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Doutoramento em Educação, Ramo: Formação de Professores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, com distinção, por unanimidade
2013
Concluído
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa relativamente ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2006
Concluído
Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1998
Concluído
Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/17 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016/09/19 - 2018/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007 - 2018 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11 - 2021/08/31 Coordenadora do domínio de Línguas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Formação contínua de educadores de infância e professores do 1.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2007/10/01 - 2010/08/31 Supervisor the professores do 1.º CEB (Programa Nacional de Ensino do Português) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - Atual Scriptorium: Centro de escrita académica em Português
Scriptorium
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Atual Teach G: Um programa para o ensino da gramática
TeachG
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2021/09/15 - 2023/09/14 Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
G-Lab
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2022 - 2023 AE.Maps
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2021/09/07 - 2022/09/06 Indicadores de qualidade textual: Das macro às microestruturas (InText)
IPL/2021/InText_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2020/09/06 - 2021/09/07 DeQ20/ Desenvolvimento e qualidade textual: O que mudou em duas décadas?
IPL/2020/DeQ20_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2019/10 - 2020/12 Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e da literacia emergente
PDCL
Investigador
Colégio Sagrado Coração de Maria
Em curso
2019/05/13 - 2020/05/12 CEO/ Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?
CEO
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2017 - 2019 PLE em Contexto
PLE em Contexto
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
2014 - 2015 Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade – PerGram
PerGram
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Patrícia; otítia sousa; marina fuertes; Encarnação Silva; Marta Soares; Andreia Seabra; Ana Paula Vale; et al. "CEO e DeQ20: Dois projetos, um caminho para a investigação da competência de escrita". Trabalho apresentado em Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2021, Leiria, 2021.
    Em revisão
  2. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. "Competências linguísticas de estudantes de artes visuais e tecnologias à entrada do ensino superior". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP: Língua e Literatura na Escola do Século XXI, 2017.
    Publicado
  3. Ferreira, Patrícia. "Avaliação de atividades de desenvolvimento do conhecimento explícito da língua". Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais - Avaliação: Desafios e riscos, 2014.
    Publicado
  4. Ferreira, Patrícia; Pereira, S.; Leite, T.. "Innovative language teaching: teachers’ beliefs and practices". Trabalho apresentado em The Inaugural Conference on Language Learning 2013, Brighton, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cardoso, Adriana; Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Gonçalves, Carolina. "HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree". Pensares em Revista 26 (2022): 55-68. http://dx.doi.org/10.12957/pr.2022.70976.
    Publicado • 10.12957/pr.2022.70976
  2. Estrela, Antónia; Santos Ferreira, Patrícia; Boléo, Ana. "Peer learning: Mentoring in a Portuguese as a foreign language course". Educational Role of Language Journal 4 (2021): 68-78. http://dx.doi.org/10.36534/erlj.2020.02.07.
    10.36534/erlj.2020.02.07
  3. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Oliveira, A.L.; Abrantes, A.. "Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: Diálogos e interseções". Da investigação às práticas 10 1 (2020): 31-61. http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ferreira, Patrícia; Estrela, A.. "Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante". Eutomia 23 1 (2019): 245-267.
    Publicado
  5. Ferreira, Patrícia; Miguel, E.; Pereira, T.; Estrela, A.. "Entrevista - Cómo nos convertimos em lectores competentes: El caso de los textos expositivos". Palavras - revista em linha 2 (2019): 3-8.
    Publicado
  6. Ferreira, Patrícia Santos. "Ensino da gramática: conceções, práticas, currículo e terminologia". (2015): http://hdl.handle.net/10400.21/4571.
  7. Ferreira, Patrícia. "Beliefs and practices towards teaching and learning grammar: A multicase study". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 7 3 (2014): 14-29. https://revistes.uab.cat/jtl3/issue/view/74/showToc.
    Publicado
  8. Ferreira, Patrícia. "Conhecimento gramatical e conceções de futuros professores relativamente ao ensino e à aprendizagem da gramática". Tejuelo Monográfico 10 (2014): 27-48. http://dehesa.unex.es/handle/10662/8675.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Estrela, Antónia; Vanda Magarreiro; Ferreira, Patrícia. "Das expetativas à diferenciação: Percursos de Construção de Materiais Didáticos no Ensino Superior". In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português Língua Não Materna, editado por Catarina Castro; Ana Madeira; Maria José Grosso, 137-154. LIDEL, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela; Ana Boléo. "Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira". In Diversidades, Educação e Inclusão, editado por Nuno Martins Ferreira; Clarisse Nunes, 127-144. 2021.
    Publicado
  3. Ferreira, Patrícia. "Ensino da gramática, currículo e terminologia: um estudo multicasos". In Ensinar e Aprender num Mundo Plural, editado por M. Teixeira; I. Silva, 591-628. Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2014.
    Publicado
  4. Ferreira, Patrícia. "Investigar conceçõess e práticas dos professores: alguns desafios metodológicos". In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidade, editado por A. A. Vasconcelos; F. Botelho; J. Pinto; J. Duarte, 155-163. Portugal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 2014.
    Publicado
  5. Ferreira, Patrícia; Otília Sousa; Encarnação Silva. "Da leitura à escrita: desenvolvimento da competência textual". In Géneros textuais e práticas educativas, 137-158. Portugal: LIDEL, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ferreira, Patrícia. Investigação e Práticas em Leitura. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar em Estudos Educacionais. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Ferreira, Patrícia. O João e a Rainha da Noite. Portugal: Contos da noite. 2007.
    Publicado
Manual
  1. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela. Descobrir a Gramática - 1.º ano. Lisboa, Portugal: Fábula Educação. 2021.
    Publicado
  2. Ferreira, Patrícia; Antónia Estrela. Descobrir a Gramática - 2.º ano. Lisboa, Portugal: Fábula Educação. 2021.
    Publicado
  3. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. Gramática no laboratório - 3.º ano. Portugal: Fábula Educação. 2019.
    Publicado
  4. Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia. Gramática no laboratório - 4.º ano. Portugal: Fábula Educação. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz. "Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34022.
  2. Ferreira, Patrícia do Nascimento Casanova Santos. "Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/2321.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/20 Grupo nominal e qualidade textual (Comunicação na mesa redonda Escrita, leitura e ensino de textos: Características linguísticas e qualidade textual) 7th International Conference on Grammar e Text
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
2021/11/18 G-Lab Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção
Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor
2021/11/17 Conferência: Percursos de investigação sobre escrita nos primeiros anos de escolaridade IV Jornada TLB: LÍNGUA E LINGUAGEM - CONEXÕES INTRA E EXTRA LINGUÍSTICAS
Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
2021/10/27 Seminário: Abordagem indutiva e reflexiva da gramática
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal)
2021/05 CEO20 e DeQ20: 2 projetos, 1 caminho para a investigação da competência de escrita X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria
2021/01 Grupos nominais e qualidade textual (Comunicação no simpósio Qualidade textual: Investigação e práticas educativas XXVIII Colóquio AFIRSE 2021
AFIRSE Portugal
2021 A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género 2.º Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
2019/12/06 Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira 9.º Encontro do CIED – Diversidades, Educação e Inclusão
Escola Superior de Educação de Lisboa
2019/10/04 Contextualização e diferenciação pedagógica na construção de materiais didáticos no ensino superior ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
2019/10/03 A influência das especificidades do português de Timor no desenvolvimento de percursos didáticos ReCles.pt International Conference 2019
Universidade do Algarve
2019/10 Projeto CEO:20: Comparar escrita de palavras entre 2000 e 2019 no 1.º CEB XX Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança
2019/09/06 Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Sessão de abertura
EB 2,3 Avelar Brotero, em Odivelas
2019 Do texto ao esquema, do esquema à reflexão metalinguística VI Fórum de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2018/11/10 Tabelas: Um organizador gráfico estruturante do raciocínio, XXI Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Associação dos Professores de Matemática, Instituto de Educação da Universidade de Braga
2018/10/26 Aprendizagem de PLE: Construção de materiais pedagógicos a partir das expetativas dos estudantes. V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
2018/10/24 O Mentorado num curso de PLE: Um estudo exploratório V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
2018/09/22 Benefícios de um programa de mentorado num curso de PLE Colóquio Internacional Aprolínguas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2018/07/12 Caminhos para a Interdisciplinaridade entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa
2018/06/07 Compreensão de problemas matemáticos: Contributos da Língua IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa
2018/06/06 Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Ensino reflexivo da gramática no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-intervenção
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - Atual O Desenvolvimento Da Competência Emocional A Partir Da Compreensão De Histórias
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para gerir os erros ortográficos
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021/07/12 O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Orientador
Ensino no 1.º Ciclo e em ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual V Encontro de Literatura para a Infância: Há Assuntos Interditos na Literatura para a Infância? (2018/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - Atual IV Encontro de Literatura para Infância: Segredos por Contar (2017/05/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - Atual III Encontro de Literatura para a Infância: A Ciência dos/ nos Livros (2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - Atual II Encontro de Literatura para a Infância: Livros de Mão em Mão (2015/05/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - Atual I Encontro de Literatura para a Infância: Textos em Diálogo (2014/05/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 VI Encontro de Literatura para a Infância: Ilustra-Te (2019/05/18 - 2019/05/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 Membro da comissão organizadora do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e das IV Jornadas Internacionais de Alfabetização (2018/06/06 - 2018/06/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/13 Formar cidadãos. O trabalho em torno das questões de cidadania numa sala de aula com minorias étnicas de 4.º ano
Presidente do júri
Gisela Ferreira Ângelo Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/07/12 O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Orientador
Andreia Seabra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/07/16 Soares, V. S. (2019). Interações entre veteranos e novatos em movimentos de brincadeira e movimentos de refeição (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10879
Presidente do júri
Vanessa Sofia Esteves Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Rodrigues, C. A. S. (2019). Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de Infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10941
Presidente do júri
Catarina Alexandra Silva Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 Sá, M. R. (2019). A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10946
Presidente do júri
Maria Rodrigues de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/01 Santos, R. A. P. (2019). Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10880
Presidente do júri
Raquel Alexandra Pires dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/01 Pereira, S. F. (2019). Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10874
Presidente do júri
Sara Filipa Sousa Veneno Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/06 Pinto, V. A. (2018). O Impacto das condições de produção na escrita de textos narrativos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9568
Arguente
Vanessa Anacleto Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/07/06 - 2018/07/07 IX Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018/07/06 - 2018/07/07 III Jornadas Internacionais de Leitura, Educac¸a~o e Sucesso Escolar Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018/07/06 - 2018/07/07 IV Jornadas Internacionais de Alfabetizac¸a~o Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/03/11 - Atual Representante da Escola Superior de Educação de Lisboa no Painel de Avaliação Externa do Agrupamento Rainha Dona Leonor – painel das entidades parceiras Agrupamento de escolas Rainha Dona Leonor, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2023 Consultoria científica e acompanhamento do processo de elaboração do Kit pedagógico ACV.pt Fundação Cidade de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Prática em Ensino Supervisionada I Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Conhecimento e Docência em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Prática de Ensino Supervisionada II Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Atual Escrita Académica em Português Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - Atual Linguística e aquisição da linguagem Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Atual Didática da Língua Portuguesa na Educação Básica Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Atual Literatura para a Infância e Juventude Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Atual Intervenção em Situações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Atual Língua e Cultura Portuguesa Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - Atual Perspetivas Curriculares Integradas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente Percursos de desenvolvimento da consciência linguística e literacia emergente (Outros) Colégio Sagrado Coração de Maria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Ação de formação: Metodologia de Projeto e Integração Curricular (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2020 Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? Oficina de formação contínua Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros) CFAE Cenfores, Portugal
2018 - 2019 Metodologia de Projeto e Integração Curricular Metodologia de Projeto e Integração Curricular (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar em Português e Matemática Avaliar para diferenciar em Português e Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento Avaliar para diferenciar em Português e Matemática: Aprofundamento (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Ação de formação: Avaliar para diferenciar no ensino do Português e daMatemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Avaliar para diferenciar no ensino do Português e da Matemática: Aprofundamento (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Ação de formação: Como lidar com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade? (Outros) CFAE Cenfores, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Associação de Professores de Português

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da equipe editorial da revista Da Investigação às Práticas (CIED)
Membro
2018 - Atual Membro da comissão científica do CIED
Membro
2013/11 - Atual Revisão linguística da revista Da Investigação às Práticas do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Outro
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
2018 - 2018 Membro da comissão científica do IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, das III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e das IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2022
2022 - Atual Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes
2022 - Atual Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos
2021 - Atual Concurso Literário Belas Letras (poesia e prosa) 2021
2017 - Atual Membro do júri das provas de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Concurso Literário Belas Letras (Poesia e Prosa) 2020 Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Presidente do júri da prova de Língua Portuguesa para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Concurso literário Belas Letras 2019 (poesia e prosa) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Membro do júri da prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Da investigação às práticas Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2019 - 2019 Investigação e Práticas em Leitura Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Distinções

Outra distinção

2012 Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 Merit award
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal