???global.info.a_carregar???
Maria Helena Gonçalves Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Gestão em 2016 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Mestrado em Erasmus Mundus Master on Work, Organizations and Personnel Psychology (WOP-P) em 2008 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Licenciatura em Psicologia em 2005 pelo(a) Universidade do Minho. É Formadora Externa na Área Comportamental no(a) Profissional Liberal (por conta própria), Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Setúbal e Professor Auxiliar Convidado no(a) Universidade Nova de Lisboa NOVA SBE Venture Lab. Publicou 25 artigos em revistas especializadas. Possui 19 capítulo(s) de livros. Orientou 30 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 8. Orientou 4 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato e coorientou 2. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão com ênfase em Organização e Gestão de Empresas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Psicometria; Problem-Based Learning; Comunicação clínica; Comunicação em saúde; Competências transversais; Formação de profissionais de saúde; Big Five; Instrumento; Personalidade; Validação; Gaming disorder; Gaming Addiction Scale; GAS; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Gonçalves Martins
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Martins, H.
  • Martins, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
FF10-E82B-8ED6
ORCID iD
0000-0002-0749-917X

Endereços de correio eletrónico

  • helena.martins@esce.ips.pt (Profissional)

Moradas

  • ESCE/IPS - Campus do IPS Estefanilha, 2914-503 , Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Chinês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Human resource management and performance-related worker self-efficacy: the role of the worker-organization relationship in Portuguese hospital workers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2008
Concluído
Erasmus Mundus Master on Work, Organizations and Personnel Psychology (WOP-P) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship." (TESE/DISSERTAÇÃO)
B
2005
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Licenciatura em Psicologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/26 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa NOVA SBE Venture Lab, Portugal
2019/09/01 - 2022/09/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/09/01 - 2019/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015/09/01 - 2019/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/01 - 2018/11/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/09/01 - 2018/08/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2008/10/01 - 2018/08/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2008/10/01 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2014/02/01 - 2016/07/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015/02/01 - 2015/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012/01/01 - 2012/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02/01 - 2012/07/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2009/01/01 - 2010/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01/14 - Atual Formadora Externa na Área Comportamental Profissional Liberal (por conta própria), Portugal
2008/09/01 - 2009/09/01 Responsável da Formação Atlanco Rimec Group, Portugal
2006/01/16 - 2009/01/16 Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências Escola Secundária de Estarreja, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/08 - 2020/11 Escola de Verão em Transformação Digital – Dimensões Organizacionais e Societais do CEOS.PP, ISCAP, P.Porto
Outra
Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/10/01 - 2015/12/15 EMIC - Eramus Mundus Intercultural Competence project
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
European Commission
Concluído
2013/10 - 2015/12 EMIC - Eramus Mundus Intercultural Competence project European Commission

Outro

Designação Financiadores
2021/10/07 - 2023/02/01 Brighter Future - Fundação José Neves
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação José Neves
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tim Rieke; Martins, H.. Autor correspondente: Martins, H.. "The relationship between motives for using a Chatbot and satisfaction with Chatbot characteristics: An exploratory study". Trabalho apresentado em IES2022, Setúbal, 2022.
    Publicado • 10.1051/shsconf/202316001007
  2. Helena Martins; Maria João Machado; Ana Brasão. "E-MOTIVE: REVISITING MOTIVATION AND REMOTE LEARNING IN HIGHER EDUCATION STUDENTS IN THE COVID19 ERA". 2022.
    10.21125/inted.2022.2667
  3. Helena Martins; Inês Direito; Ana Freitas; Ana Salgado. "ROSES IN, ROSES OUT – HOW THE FRAMEWORK OF MANAGEMENT BY COMPETENCIES IN HRM CAN HELP ADDRESS THE ISSUE OF DOCTORAL CANDIDATES AND GRADUATES SOFT SKILLS DEVELOPMENT IN ENGINEERING". 2022.
    10.21125/inted.2022.2534
  4. Dores, Artemisa R.; Martins, Helena; Geraldo, Andreia; Barbosa, Fernando . "The psychometric properties of the Gaming Addiction Scale in a sample of Portuguese college students". 2022.
    10.1556/2006.2022.00700
  5. Helena Martins; Ana Freitas; Ines Direito; Ana Salgado. "Engineering the future: transversal skills in Engineering Doctoral Education". 2021.
    10.1109/CISPEE47794.2021.9507210
  6. Alves, Patrícia; Saraiva, Pedro; Carneiro, João; Campos, Pedro; Martins, Helena; Novais, Paulo; Marreiros, Goreti. "Modeling Tourists' Personality in Recommender Systems". Genoa, 2020.
    10.1145/3340631.3394843
  7. Santos, Rita; Martins, Helena. "Coping strategies in civil aviation professionals: A case study of the COVID-19 pandemic.". Trabalho apresentado em st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020, Lisboa, 2020.
    Publicado
  8. Fernandes, Sandra; Martins, Helena; Rouco, José. "Management of threats and errors in civil aviation.". Trabalho apresentado em 1st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020, Lisboa, 2020.
  9. Martins, H.; Rouco, C.; Piedade, L.; Borba, F.. "Soft skills for hard times: Developing a framework of preparedness for overcoming crises events in higher education students". 2020.
    10.34190/IKM.20.079
  10. Silva, Dina; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena. "Gamificação: um novo paradigma na gestão de pessoas.". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos Recursos Humanos e Transformação Social: trabalho, ética e tecnologia digital, Porto, 2019.
  11. Silva, Dina; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena. "Gamificação na gestão das equipas de vendas: um estudo de caso.". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos Recursos Humanos e Transformação Social: trabalho, ética e tecnologia digital., Porto, 2019.
    Publicado
  12. Cunha, Tiago; Carvalho, Amélia; Martins, Helena. "Evolução da Profissão de Contabilista: O Desenvolvimento Tecnológico e a Aquisição de Competências". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria: a Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios, Porto, 2019.
  13. Dores, Artemisa Rocha; Silva, D.; Martins, H.. "Gamificação: um novo paradigma na gestão de pessoas. IX CiIIRH: Recursos Humanos e Transformação Social: trabalho, ética e tecnologia digital [Gamification: a new paradigm in people management. IX CiIIRH: Human Resources and Social Transformation: work, ethics and digital technology]". Trabalho apresentado em Atas da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, 2019.
  14. Silva, Susana Costa; Elo, Maria; Martins, Helena. "Should I stay or should I go? – Macau and Portuguese transnational diaspora.". Trabalho apresentado em 5th Global Conference on Economic Geography, Köhln, 2018.
  15. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, Ana. "Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia". 2018.
  16. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Reis, Ana. "Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1". 2018.
  17. Lukic, Dane; Solari, Melina; Martins, Helena; Yarosh, Maria. "ERASMUS MUNDUS INTERCULTURAL COMPETENCE - RESULTS AND EMIC TOOLKIT". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1897
  18. Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia. "Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde". 2017.
  19. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Andreia Magalhães; Rui Macedo. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)., Lisboa, 2016.
    Publicado
  20. Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Magalhães; Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Dores, Artemisa Rocha. "Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da Saúde.". Trabalho apresentado em Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016, Évora, 2016.
  21. Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Magalhães; Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Dores, Artemisa Rocha. "Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portuguesas de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em XXIII Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016, Évora, 2016.
  22. Martins, Helena; Martins, H.; Sousa, Jorge Freire; Pacheco, Edgar; Schuller, Pedro; Carrapatoso, Beatriz. "Harry Potter and the Cursed Child: an experience in gamification in higher education". Trabalho apresentado em 9th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla, 2016.
  23. Magalhães, Andreia; Salgado, Ana ; Martins, Helena; Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Personalidade e empatia em estudantes do 1.ºano de Tecnologias da Saúde na Escola Superior de Saúde do Porto - P. Porto.". Trabalho apresentado em 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto, 2016.
  24. Martins, H.; Jorge Freire de Sousa. "“O Despertar da Força” – O Projeto de Gamificação da Unidade Curricular de Gestão de Recursos Humanos no Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão.". Trabalho apresentado em Workshop de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, 2016.
  25. Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia Carla Fonseca; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portugueses de tecnologias da saúde". 2016.
  26. Dane Lukic; Maria Yarosh; Melina Solari; Martins, H.. "Intercultural Competence of University Employees in Erasmus Mundus Joint Degrees.". Trabalho apresentado em . 9th International Conference in Research and Workplace Learning (RWL), Singapura, 2015.
  27. Martins, H.. "Games people play – creating a framework for the gamification of a Master’s course in a Portuguese University.". Trabalho apresentado em ICERI 2015 – 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation;, 2015.
  28. Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). ""I'm doing my best, considering" - The relationship between worker satisfaction with HRM practices and worker perception of individual performance in the healthcare sector.". Trabalho apresentado em 30th workshop on strategic human resource management, Brussels, 2015.
  29. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita. "Associations between empathy and personality in allied health sciences 1st year students from ESTSP IPP". 2015.
  30. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Pedroso, João P.; Sousa, Zita; Martins, Helena. "Training and research in communication skills at the School of Allied Health Technologies of Porto". 2015.
  31. Andreia Magalhães; Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Síndrome de burnout em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde". Trabalho apresentado em 10.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2014.
    Publicado
  32. Andreia Magalhães; Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Síndrome de burnout e acontecimentos significativos de vida em estudantes do ensino superior de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso Iberoamericano de Psicologia, Lisboa, 2014.
  33. Martins, Helena; Proença, Teresa. "Comprometimento Organizacional em trabalhadores de diferentes áreas num Hospital Português: um estudo de caso". 2014.
  34. Patrícia Alves; Pedro Campos; Martins, H.. "Trustworthiness of a supplier: A conceptual model based on exploratory and con¿rmatory factor analysis". Trabalho apresentado em Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD), 2013.
    Publicado
  35. Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). "Minnesota Satisfaction Questionnaire: Validation and evaluation pf psychometric properties in the Portuguese hospital workers population.". Trabalho apresentado em Conferência em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, Vila do Conde, 2011.
  36. Andreia Santos; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); João Barreto; Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha. "Problem-based learning e suas implicações: Breve revisão teórica.". Trabalho apresentado em I International Health Congress, Gaia, 2010.
    Publicado
  37. Martins, H.; Andreia Santos; Dores, Artemisa Rocha; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); João Barreto. "Questionário de Envolvimento Académico – Propriedades psicométricas e validação numa população de estudantes de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em I International Health Congress, Gaia-Porto, Portugal., Gaia, 2010.
    Publicado
  38. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Santos; João Barreto; Rosália Fonte. "Problem based learning and learning styles: A study in higher education.". Trabalho apresentado em VII European Learning Styles Information Network (ELSIN), Aveiro, 2010.
  39. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Andreia Santos; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7). "Relação entre atitudes e comportamentos de estudo e rendimento académico no contexto de um modelo pedagógico inovador do ensino superior.". Trabalho apresentado em Learning and Teaching in Higher Education (EBSCO), Évora, 2010.
  40. Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha; Andreia Santos. "O problem-based learning e suas implicações nas expectativas e vivências académicas dos estudantes dos 1.ºs anos de cursos de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
  41. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Rosália Fonte. "O problem-based learning e suas implicações nas atitudes e comportamentos de estudo: Estudo exploratório do 1º ano de cursos de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
  42. Martins, H.; Teresa Rebelo; Inés Tomás. "The impact of firm-promoted accreditation of prior learning processes on the worker-organization relationship". Trabalho apresentado em II International Psychology Conference, Athens, 2008.
  43. Martins, H.; Teresa Rebelo; Inés Tomás. "A promoção do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências pelas Organizações: Impacto na Relação do Trabalhador com a Organização.". Trabalho apresentado em IV Conferência de Desenvolvimento Vocacional/ I Conferência Virtual da Universidade do Minho, Braga, 2008.
Artigo em jornal
  1. Martins, Helena; Martins, H.. "Era assim no antigamente.", P3, Jornal Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/06/18/p3/cronica/assim-antigamente-1920279.
  2. Martins, Helena; Martins, H.. "Zeros à direita: o que é e como se caracteriza a geração Z?", P3, Jornal Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/04/24/p3/cronica/zeros-direita-caracteriza-geracao-z-1870191.
  3. Martins, Helena; Martins, H.. "Olha lá, este é o mês de quê?", P3, Jornal Público. , 2014, http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/15093/olha-la-este-e-o-mes-de-que.
Artigo em revista
  1. Adelaide Martins; Sofia Gomes; Luís Pacheco; Helena Martins. "Higher education students’ perceptions of accounting online learning: the emergency context of the COVID-19 pandemic". Accounting Education (2023): https://doi.org/10.1080/09639284.2023.2244947.
    10.1080/09639284.2023.2244947
  2. Patrícia Alves; Helena Martins; Pedro Saraiva; João Carneiro; Paulo Novais; Goreti Marreiros. "Group recommender systems for tourism: how does personality predict preferences for attractions, travel motivations, preferences and concerns?". User Modeling and User-Adapted Interaction (2023): https://doi.org/10.1007/s11257-023-09361-2.
    10.1007/s11257-023-09361-2
  3. Maria João Coelho; Martins, H.; Martins, H.; Coelho, M.J.. "The future of soft skills development: a systematic review of the literature of the digital training practices for soft skills". Journal of e-learning and knowledge society 18 2 (2022): 78-85. https://www.je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1135576.
    Publicado • 10.20368/1971-8829/1135576
  4. Fachada, Jéssica; Rebelo, Teresa; Lourenço, Paulo; Dimas, Isabel; Martins, H.. "Green Human Resource Management: A Bibliometric Analysis". Administrative Sciences 12 3 (2022): 95. http://dx.doi.org/10.3390/admsci12030095.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/admsci12030095
  5. Cunha, Tiago; Martins, H.; Carvalho, Amélia; Carmo, Cecília. "Not Practicing What You Preach: How Is Accounting Higher Education Preparing the Future of Accounting". Education Sciences 12 7 (2022): 432. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12070432.
    10.3390/educsci12070432
  6. Mariana Gomes da Costa; Luisa Helena Pinto; Helena Martins; Diana Aguiar Vieira. "Developing psychological capital and emotional intelligence in higher education: A field experiment with economics and management students". The International Journal of Management Education 19 3 (2021): 100516-100516. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100516.
    10.1016/j.ijme.2021.100516
  7. Dores, A.R.; Martins, H.; Reis, A.C.; Carvalho, I.P.. "Empathy and coping in allied health sciences: Gender patterns". Healthcare (Switzerland) 9 5 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85105448794&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/healthcare9050497
  8. Reis, Ana; Salgado, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 127-131. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2369.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2369
  9. Martins, Helena. "Strategic Organizational Learning – Using System Dynamics for Innovation and Sustained PerformanceStrategic Organizational Learning – Using System Dynamics for Innovation and Sustained Performance Martha A. Gephart and Victoria J. Marsick Springer, 2016 New York 176 pp. ISBN: 978-3-662-48641-2.". The Learning Organization 24 3 (2017): 198-200. http://dx.doi.org/10.1108/tlo-01-2017-0008.
    10.1108/tlo-01-2017-0008
  10. Martins, Helena; Sousa, Jorge Freire. "Game on: Reflexões sobre uma experiência de ludificação da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial". Revista Educação Cultura e Sociedade N.º supl. (2017): 193. https://cifi2d.fade.up.pt/files/escnum-supl1701.pdf.
    Publicado
  11. Dores, Artemisa Rocha; Grilo, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Salgado, Ana; Carvalho, Irene Palmares. "Psychometric properties of the Communication Skills Attitudes Scale (CSAS) among Portuguese undergraduate students in Allied Health Sciences". Medical Encounter 30 1 (2016): 102.
    Publicado
  12. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Reis, A.; Salgado, A.; Magalhães, A.; Sousa, Z.. "Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da Saúde [Psychometric characteristics of the Jefferson Empathy Scale in Health Technology students]". Atas das XXIII Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016 1 (2016): 121-121.
    Publicado
  13. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Sousa, Z.; Salgado, A.; Reis, A.; Magalhães, A.. "Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portuguesas de tecnologias da saúde [Evaluation of psychometric properties and validation of NEO-FFI for Portuguese students of health Technologies]". Atas das XXIII Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016 1 (2016): 71-71.
    Publicado
  14. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.; Magalhães, A.; Reis, A.; Sousa, Z.. "Personalidade e empatia em estudantes do 1.º ano de Tecnologias da Saúde na Escola Superior de Saúde do Porto [Personality and empathy in 1st year students of Health Technologies at Escola Superior de Saúde do Porto]". Comunicação apresentada no 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses 1 (2016): 1-1.
    Publicado
  15. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Salgado, A.; Magalhães, A.; Carvalho, I.. "Psychometric Properties of the Communication Skills Attitudes Scale among Portuguese". Proceedings of 13th International Conference on Communication in Healthcare 2015. The Primacy of Healthcare Communication 1 (2015): 1-1.
    Publicado
  16. Lamela, Diogo; Figueiredo, Barbara; Bastos, Alice; Martins, Helena. "Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Posttraumatic Growth Inventory Short Form Among Divorced Adults". European Journal of Psychological Assessment 30 1 (2014): 3-14. http://dx.doi.org/10.1027/1015-5759/a000161.
    10.1027/1015-5759/a000161
  17. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Magalhães, A.. "Síndrome de Burnout em Estudantes do Ensino Superior da área de tecnologias da saúde [Burnout Syndrome in Higher Education Students in the area of health Technologies]". Atas do 10.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde 1 (2014): 1-1.
    Publicado
  18. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Magalhães, A.. "Síndrome de Burnout e acontecimentos significativos de vida em estudantes do ensino superior de tecnologias da saúde [Burnout syndrome and significant life events in health technology students]". Atas do 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso Iberoamericano de Psicologia 1 (2014): 1-1.
    Publicado
  19. Teixeira, Ricardo; Dores, Artemisa Rocha; Santos, Andreia; Barreto, João; Martins, Helena. "A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes de 1.º ano da ESTSP-IPP". Revista Saúde & Tecnologia 9 (2013): 43-48.
    Publicado
  20. Dores, Artemisa Agostinha Monteiro da Rocha; Teixeira, R. J.; Martins, H.; Barreto, J.; Santos, A.; Sucena, A.. "Coping, positive/negative affect, and academic goal attainment in first-year students from ESTSP-IPP.". Atención Primaria 45 1 (2013): 59-131.
    Publicado
  21. Dores, Artemisa Agostinha Monteiro da Rocha; Barreto, J.; Martins, H.. "A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPP. [The influence of the pedagogical model on psychological variables of 1st year students at ESTSP-IPP. Health & Technology]". Saúde & Tecnologia . (2013): .-..
    Publicado
  22. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Objetivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: O papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicos [The role of coping and emotional regulation in the experience with different pedagogical models]". Atas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Promoção da Saúde e Doenças Crónicas: Desafios à promoção da saúde, Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e Universidade de Aveiro 1 (2012): 1-1.
    Publicado
  23. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Assessing Coping, Emotional Regulation, and Psychosocial Perceptions of Academic Stress in Undergraduates". Proceedings of 33nd World Conference on Stress & Anxiety Research 1 (2012): 1-1.
    Publicado
  24. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.. "Expectativas e vivências académicas dos estudantes do 1.º ano da ESTSP-IPP: O impacto das metodologias pedagógicas. [Expectations and academic experiences of 1st year students of ESTSP-IPP: The impact of pedagogical methodologies]". ], Presented at XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña 1 (2011): 1-1.
    Publicado
  25. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.. "The impact of the teaching model on academic experiences and achievement among 1st year students in ESTSP-IPP". Proceedings of Hybrid Poster of the 12th European Congress of Psychology Istanbul 1 (2011): 3-3.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Martins, Helena; Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). "Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim - Mas só às vezes e em circunstâncias muito especiais - Uma reflexão sobre o crescente interesse da Gestão de Recursos Humanos no “lado humano” dos seus trabalhadores", InComunidade, 2014, http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11.
  2. Martins, Helena; Martins, H.. "Eu trabalho muito, mas aqui não me sabem dar valor.", RH Magazine [Edição especial de aniversário]. , 2014, http://inforh.pt/eu-trabalho-muito-mas-aqui-nao-me-sabem-dar-valor-por-helena-martins-do-instituto-politecnico-do-porto/.
Capítulo de livro
  1. Helena Martins; Lisa Dollmann; Melanie Lehmann; Ana Cláudia Rodrigues. "Training for Crisis Situations". In A Panoramic View of Theory and Practice Around the World. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8392-3.ch012
  2. Helena Martins; Tiago Cunha; Amélia Oliveira Carvalho; Cecília Carmo; Gianluigi Baldacci. "Changes, Challenges, and Choices". In An Approach to the Future of Accounting Education in a Turbulent World. 2023.
    10.4018/978-1-6684-5483-1.ch005
  3. Martins, Helena; Dores, Artemisa. "Fun and Games: How to Actually Create a Gamified Approach to Health Education and Promotion (reprint)". In Research Anthology on Game Design, Development, Usage, and Social Impact, 84-104. IGI Global, 2023.
    10.4018/978-1-6684-7589-8.ch005
  4. Andreea-Iulia Iordache; Helena Martins; Teresa Proença; L?cia Piedade. "Expect the Unexpected". In Lessons From the COVID-19 Pandemic for the Future of Airport Leaders and Managers. Estados Unidos, 2022.
    10.4018/978-1-6684-4615-7.ch011
  5. Helena Martins; Evangelia Maritsa; Elisabeth Rodrigues. "Where Are You Going, Work From Anywhere?". In The Challenges of Remote Work Before and After the COVID-19 Pandemic. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9840-5.ch011
  6. Helena Martins; Artemisa Dores. "Fun and Games". In How to Actually Create a Gamified Approach to Health Education and Promotion. 2022.
    10.4018/978-1-6684-7589-8.ch005
  7. Iordache, A.-I.; Martins, H.; Proença, T.; Piedade, L.. "Expect the unexpected: Lessons from the COVID-19 pandemic for the future of airport leaders and managers". 229-250. 2022.
  8. Martins, Helena; Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha. "Fun and Games: How to Actually Create a Gamified Approach to Health Education and Promotion". In Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification, 258-278. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7472-0.ch014
  9. Dores, Artemisa Rocha; Geraldo, Andreia; Martins, Helena; Martins, H.. "The Role of Gamification in Neurocognitive Rehabilitation". In Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification, 80-99. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7472-0.ch006
  10. Artemisa R. Dores; Andreia Geraldo; Helena Martins. "The Road to Digitally-Driven Mental Health Services". In Remote Psychological Interventions. Estados Unidos, 2021.
    10.4018/978-1-7998-8634-1.ch003
  11. Salminen, H.; Martins, H.; Hurskainen, A.. "WORK-RELATED ADVERSITIES AND RESILIENCE DURING THE LATE CAREER PHASE IN FINLAND: A DESCRIPTIVE QUALITATIVE STUDY". 67-84. 2021.
  12. Silva, Marlene Sofia Alves e; Viviana Meirinhos; Rodrigues, Ana Cláudia; Martinho, Ana Luisa; Vieira, Diana; Dora Martins; Martins, Helena; et al. "Recursos humanos: um modelo compreensivo do campo". In A gestão de recursos humanos a múltiplas vozes: experiências ibéricas e lusófonas, editado por Sónia P. Gonçalves; Fernanda Nogueira, 9-27. Portugal: Vida Económica, 2021.
    Publicado
  13. Maria João Coelho Simões; Martins, H.; Andrea-Iulia Iordache. "Soft-skills e soluções de formação digital: uma revisão sistemática de literatura Soft-skills e soluções de formação digital: uma revisão sistemática de literatura". In Transformação digital, dimensões organizacionais e societais: cadernos de investigação da escola de verão do CEOS.PP, editado por Martins, H. (FF10-E82B-8ED6); Manuel Fernando Moreira da Silva (7619-C207-CDB4), 14-21. Porto, Portugal: CEOS.PP, ISCAP, P.Porto, 2020.
    Publicado
  14. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.; Sousa, Z.; Magalhães, A.; Reis, A.. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica no primeiro ano de Fisioterapia [Development of Clinical Communication Skills in the first year of Physiotherapy]". 2018.
  15. Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, H.; Martins, H.. "Gestão da Vida Escolar: ultrapassar os desafios da transição para o Ensino Superior, criar laços para a vida [School Life Management: overcoming the challenges of the transition to Higher Education, creating bonds for life]". 2018.
  16. Dores, Artemisa Rocha; Reis, A. C.; Salgado, A.; Martins, H.; Magalhães, A.; Sousa, Z.. "Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde [Empathy and affection in higher education students in the health field]". 2017.
    doi.org/10.17979/reipe.2017.0.09.2451
  17. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "The Promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship". In Research studies, literature reviews and perspectives in Psychological Science, 31-46. Athens, Grécia: ATINER, 2012.
    Publicado
  18. Martins, H.; Rebelo, T. ; Tomás, I.. "The Promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship. In T. Patelis (Ed.), Research Studies, Literature Reviews and Perspectives in Psychological Science (pp. 31-46). Athens: Atiner". 2012.
  19. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: Impacto na relação do trabalhador com a organização". In Estudos de Psicologia Vocacional - Readings, editado por Taveira, Maria do Céu, 103-123. Portugal: Almedina, 2011.
    Publicado
  20. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "Escala de compromisso organizacional - Afectivo, Normativo e de Continuidade (ECO-ANC)". In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, editado por Simões, Mário; Machado, Carla; Gonçalves, Miguel; Almeida, Leandro da Silva. Coimbra, Portugal: Almedina, 2011.
  21. Martins, H.; Rebelo, Teresa; Tomás, I.. "A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: impacto na relação do trabalhador com a organização. In M. Taveira (Ed.) Estudos de Psicologia Vocacional (pp. 103-124). Coimbra: Edições Almedina.". 2011.
  22. Martins, H.; Rebelo, Teresa; Tomás, I.. "Escala de compromisso organizacional - afectivo, normativo e de continuidade (ECO-ANC). In C. Machado, M. Gonçalves, L. Almeida, & M. Simões (Eds.) Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica, Vol. I (pp. 125-146). Coimbra: Almedina.". 2011.
Documento de trabalho
  1. Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha. 2018. "Energia em Segurança¿: um projeto pedagógico e de consultoria organizacional".
  2. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Reis, A.; Salgado, A.; Sousa, Z.; Magalhães, A.; Macedo, R.. 2017. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Based Learning".
Edição de livro
  1. Martins, H.. Transformação digital, dimensões organizacionais e societais: cadernos de investigação da escola de verão do CEOS.PP. Porto, Portugal: CEOS.PP, ISCAP, P.Porto. 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.26537/NE7D-VF69 • Editor
Poster em conferência
  1. Dores, Artemisa Rocha; Reis, A.; Martins, H.; Salgado, A.; Carvalho, Irene Palmares. "Empatia e estratégias de coping associadas: diferenças de género nas Tecnologias da Saúde". Trabalho apresentado em I Congresso de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde, 2017.
  2. Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Z.; Martins, H.; Magalhães, A.; Salgado, A.. "Comunicação em Saúde: Ferramentas Pedagógicas para o Treino de Competências [Health Communication: Pedagogical Tools for Skills Training]". 2017.
  3. Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Z.; Magalhães, A.; Reis, A.; Martins, H.; Salgado, A.. "Comunicação em Saúde: Ferramentas Pedagógicas para o Treino de Competências [Communication in Health: Pedagogical Tools for the Skills Training]". Trabalho apresentado em Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP (rRACS)., 2017.
  4. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Sousa, Z.; Magalhães, A.; Reis, A.; Salgado, A.. "O lado humano da saúde: investigar e desenvolver as competências de comunicação dos profissionais de saúde". Trabalho apresentado em Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da CPLP (rRACS), 2017.
  5. Dores, Artemisa Rocha; Carvalho, Irene Palmares; Reis, A.; Martins, H.; Salgado, A.. "Empathy and coping strategies in Allied Health Technologies". Trabalho apresentado em International Conference on Communication in Healthcare (7-10/09/2016), 2016.
  6. Dores, Artemisa Rocha; Reis, A.; Sousa, Z.; Magalhães, A.; Salgado, A.; Martins, H.. "Competências de comunicação e experiências de afetos em estudantes das tecnologias da saúde [ Communication skills and affection experiences in health technology students]". 2016.
  7. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Magalhães, A.; Sousa, Z.; Martins, H.; Reis, A.. "Empatia em estudantes do 1º ano de tecnologias da saúde [ Empathy in 1st year students of health technologies]". 2016.
  8. Reis, A.; Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.; Sousa, Z.; Magalhães, A.. "Competências de comunicação e experiências de afetos em estudantes das tecnologias da saúde". Trabalho apresentado em 2º Congresso Nacional de Investigação em Educação Medica, 2016.
  9. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.. "Estudo da Perceção das Competências Comunicacionais em Estudantes de Tecnologias da Saúde". Trabalho apresentado em 1º Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica, 2014.
  10. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, A.; Martins, H.. "Questionário de Perceções Académicas: uma revisão do instrumento [ Academic Perceptions Questionnaire: a review of the instrument]". 2014.
  11. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Salgado, A.. "Estudo da Perceção das Competências Comunicacionais em Estudantes de Tecnologias da Saúde [ Study of Perception of Communication Skills in Health Technology Students]". 2014.
  12. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Magalhães, A.. "Validação do Maslasch Burnout Inventory ¿ Student Survey para estudantes do Ensino Superior em Portugal". 2014.
Resumo em conferência
  1. Martins, H.; Areosa, João; Tiago Godinho; João Mouro. Autor correspondente: Martins, H.. "Explorando o Potencial do Chat GPT como Parceiro de Aprendizagem em Contexto de Ensino Remoto". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), Faro, 2023.
  2. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Geraldo, A.; Barbosa, F.. "The psychometric properties of the Gaming Addiction Scale in a sample of Portuguese college students, MT-2B2". 2022.
    Publicado
Tradução
  1. Teixeira, R. J.; Dores, Artemisa Agostinha Monteiro da Rocha; Santos, A.; Barreto, J.; Martins, H.. School Achievement Goal Scale (SAGS; Gaudreau & Thompson, in press). ESTSP-IPP, Portugal: Tradução e versão de investigação, Ciências Sociais e Humanas. 2011.

Outros

Outra produção
  1. Group Recommender Systems for Tourism: How does Personality predicts Preferences for Attractions, Travel Motivations, Preferences and Concerns?. 2022. Alves, P.; Martins, H.; Saraiva, P.; Carneiro, J.; Novais, P.; Marreiros, G.. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85134919298&partnerID=MN8TOARS.
    10.21203/rs.3.rs-1762820
  2. Constructing and validating a scale of employee satisfaction with HRM practices in the healthcare context. The concept of HRM perceptions is a growing interest in the literature, as one of the antecedents of HRM outcomes. Regardless, not only the cognitive aspect of perception is interesting in this field (what you think) but also the affective perspective is of interest (how you feel about it). In this study we propose a scale for assessing satisfaction with the perceptions of the HRM practices. A 24. 2015. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7499.
  3. Give some to get some - Analysing the relationship between worker satisfaction with human resources management and perceived individual performance in a Portuguese hospital. The purpose of this study is to investigate the association between the satisfaction with HRM practices in an organization and the workers' perceived performance. We are interested in learning if indeed workers that are more satisfied with the organization¿s practices will also perceive themselves as more hardworking than others, thus confirming the happy-productive worker hypothesis, from an indi. 2015. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7498.
  4. Comprometimento Organizacional em trabalhadores de diferentes a´reas num Hospital Portugue^s: um estudo de caso. 2014. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7495.
  5. Validação da ECO-ANC (Escala de Comprometimento Organizarional ¿ Afetivo, Normativo e de Continuidade) para a população de Trabalhadores na área da Saúde no Norte de Portugal. Comunicação apresentada no 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 2014. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7489.
  6. Van Dyne & LePine¿s (1998) Helping and Voice Behaviours Scale: Validation to a sample of Portuguese hospital workers. Comunicação apresentada na 16th Conference of EAWOP. 2013. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7488.
  7. When the fat lady sings: Organizational Commitment in workers of a decaying Portuguese Hospital. Comunicação apresentada na 12ª Global Bussiness and Technology Association - International Conference. 2012. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7480.
  8. Minnesota Satisfaction Questionnaire: Propriedades Psicométricas e Validação para uma População Portuguesa de Trabalhadores de Hospital. Propriedades Psicométricas e Validação para uma População Portuguesa de Trabalhadores de Hospital. 2011. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7479.
  9. What is ¿good¿ human resource management in the hospital context?. Comunicação apresentada no I International Health Congress Gaia-Porto. 2010. Martins, Helena; Proença, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.22/7478.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/10 - 2023/12 Impacto na perceção de apoio da liderança no comprometimento com uma mudança cultural numa organização multinacional: um estudo de caso.
Orientador
Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2023 - 2023 Developing Communication as a Soft Skill for Organizational Crisis Situations: Improving Managerial Outcomes in The Delivering of Bad News
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2023 - 2023 Developing Communication as a Soft Skill for Organizational Crisis Situations: Improving Managerial Outcomes in The Delivering of Bad News
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 Hot topics on Human Resource Management throughout the first year of the COVID19 pandemic.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 An examination of the impact of sexual orientation on the professional experiences and career choices of gay men and lesbian women: a qualitative study.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 The Personality Characteristics of Managers in Times of Crisis: A systematic Literature Approach
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 The role of organizational culture in the crisis management of Maersk.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 Training and development for crisis situations and disasters - an approach focused on training design.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 Training and development for crisis situations and disasters - an approach focused on targeted competencies.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 Crisis Preparedness of GenZ Business Students and Graduates of Nova SBE: a Qualitative Exploratory Study.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2022 - 2023 The Effects of Working From Anywhere on Job Satisfaction: A Moderated Mediation Study of Employee Engagement and Perceived Supervisor Support.
Orientador
Gestão (mestrado internacional) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2021 - 2022 Quais as Competências mais Relevantes para a Profissão de Contabilista? Um Estudo Comparativo entre as Perceções dos Estudantes e Profissionais de Contabilidade
Orientador
do Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade da Escola de Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 Liderança eficaz em tempos de pandemia: estratégias de comunicação eficazes.
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas da Escola de Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 Quais as habilidades transversais mais importantes numa situação de crise inesperada no contexto aeroportuário?
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas da Escola de Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 Trabalho remoto: uma perspetiva da literatura antes e depois do surgimento da COVID-19.
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas da Escola de Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 How to deal with systemic instability scenarios: analysis of crisis management and the related competencies
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2021 - 2022 A Importância das Soft Skills nos Serviços Desportivo e Fitness no Brasil – Aplicação do Modelo ESCO (European Skills, Competences, Qualifications and Occupations).
Coorientador
Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2022 Resiliência, estratégias e competências dos Enfermeiros em contexto COVID-19.
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2020 - 2021 A modalidade teletrabalho e a relação trabalho e família na perspetiva dos profissionais da área de Tecnologia da Informação.
Coorientador
Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Graduates perceptions and efforts for the Labour Market
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Soft Skills para Gestão de Crises : o caso do aeroporto do Porto
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Soft Skills para Gestão de Crises : ocaso da proteção civil.
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Is cultural intelligence also important in repatriation?
Coorientador
Mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Impacto da exposição às artes no desenvolvimento de competências de gestão
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2021 Liderança em contexto de crise: lições da literatura científica para a área da aeronáutica - Uma abordagem sistemática à revisão de literatura.
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2021 O impacto da gamificação na motivação e no engagement dos vendedores: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2020 - 2020 Revisão Sistemática da Literatura de formação de soft skills online
Orientador
Escola de Verão em Transformação Digital – Dimensões Organizacionais e Societais (Iniciação científica)
Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Quais as características que definem o perfil do expatriado português atual?
Orientador
Mestrado em Gestão de Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2019 - 2020 Coping strategies in civil aviation professionals: A case study of the COVID-19 pandemic.
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2019 - 2020 Management of threats and errors in civil aviation.
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/15 Evolução das competências na profissão de contabilista: adequabilidade dos perfis dos contabilistas com o mercado de trabalho
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/15 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais em estudantes de Gestão
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Impacto da Satisfação com o Emprego na Qualidade de Vida dos Cuidadores Formais de Idosos
Orientador
Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Master in Innovation and Technological Entrepreneurship (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 Inteligência emocional e personalidade
Orientador
Licenciatura em Recursos Humanos (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 A Gamification como Ferramenta de Gesta~o de Recursos Humanos
Orientador
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2018 Chatbots efficiency: impact in consumer experience
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2018 Estágio em Gestão de Recursos Humanos
Orientador
Mestrado de Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/15 Language diversity impact on the self-efficacy of members in teams
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2017 A relação da síndrome de burnout com o comprometimento organizacional nos contabilistas certificados na zona norte
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2015 - 2016 Contributo para a validação portuguesa do Questionário Sensorial de Glasgow
Coorientador
Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Representação Social da "Perda Auditiva" e da "Prótese Auditiva" na Sociedade Portuguesa
Coorientador
Licenciatura em Audiologia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2011 - 2012 A Satisfação Profissional dos Técnicos de Farmácia
Orientador
Mestrado em Aconselhamento e Informação em Farmácia (Mestrado)
2011 - 2012 Combinações fixas de análogos de prostaglandina e beta-bloqueador versus os componentes isolados. Caraterização dos doentes com glaucoma acompanhados no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga e análise da Adesão Terapêutica.
Coorientador
Mestrado Integrado em Medicina (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
2009 - 2012 O Gestor do Design enquanto Líder
Coorientador
Mestrado em Design (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/04 The Long-Term Benefits of Acculturation: A Longitudinal Study of Change and Self-Development among Saudi Academic Returnees.
Arguente
May Buhaymid (Doutoramento)
Kingston University, Reino Unido
2021/07 Subgroups and team effectiveness: the mediating role of affective commitment.
Arguente principal
Pereira, B. (Mestrado)
2021/02 O estado da arte da gestão de recursos humanos verde: uma revisão bibliométrica
Arguente principal
Jéssica Fachada (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/11 Supervisão Abusiva e Burnout - Atribuições e Emoções dos Colaboradores
Arguente principal
Braz, A.M. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020/07 How to promote innovation in work teams: The role of trust and reflexivity
Arguente principal
Mendes, A. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07 Decent Work and Psychological Capital (PsyCap): A profile study with academic personnel.
Arguente principal
Bolito, C. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 Qualidade nos serviços públicos: avaliação da satisfação dos colaboradores.
Arguente principal
Silva, C. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2019/11 Discriminação no processo de recrutamento no mercado de trabalho português com base na orientação sexual homossexual: a perceção dos/as candidatos/as.
Arguente principal
Grilo, R. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/09 A Gestão de Sobrevivência no mercado informal de São Paulo em Luanda: o caso das zungueiras
Arguente principal
Francisco, N. (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/10 The relationship between the Perceived Workload and the Withdrawal Intentions of Portuguese Young Auditors.
Arguente principal
Rodrigues, P (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/10 Perceived employer attractiveness: The effects of individual demographics and experience in practicing volunteering.
Arguente principal
Carvalho, M. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/07 Team Autonomy and Team Effectiveness in an organizational context: the mediating role of Supportive Behaviors
Arguente principal
Silva, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03 O Capital Psicológico Grupal e a Inovação das Equipas: O papel mediador da Confiança Grupal em equipas em contexto virtual
Arguente principal
Silva, L. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03 Grau de virtualidade, conflito intragrupal, regulação emocional dos membros e desempenho da equipa: Que relações?
Arguente principal
Santos, S. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/01 A Importância da Proposição de Valor do Empregado como Fator Motivacional e de Retenção do Colaborador.
Arguente principal
Barros, B. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017/12 A Gestão de Carreiras nas Sociedades de Advogados Portuguesas.
Arguente principal
Rocha, A. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/11 A Importância da Proposição de Valor do Empregado como Fator Motivacional e de Retenção do Colaborador.
Arguente principal
Rodrigues, D. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/11 Desenho do Trabalho – Geração Y e o Mercado de Trabalho.
Arguente principal
Andrade, A. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/07 Team autonomy and team effectiveness in an organizational context: The mediating role of team learning behaviours.
Arguente principal
Bader, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2017/07 Transformational leadership and team effectiveness: the mediating role of affective team commitment.
Arguente principal
Paolucci, N. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/11 Empowerment in SMEs: two case studies.
Arguente principal
Araújo, J. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/11 Do empowerment estrutural ao psicológico: impacto na satisfação dos colaboradores e clientes.
Arguente principal
Rodrigues, C. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09 Antecedentes e consequentes do trabalho emocional em docentes do Ensino Superior.
Arguente principal
Sousa, F. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/05 Emotional Labor in Financial Market Professional and its relation with stress and job – satisfaction.
Arguente principal
Fachada, T. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02 Teoria dos Stakeholders e Tomada de Decisão dos Gestores: Constrangimentos e Implicações para o Processo de Conciliação dos Interesses dos Stakeholders Organizacionais.
Arguente principal
Ribeiro, L. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02 Construindo Marketing Relacional com Stakeholders de Organizações Sem Fins Lucrativos.
Arguente principal
Amaral, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/09 A relação entre os discursos dos gestores e a saliência dos Stakeholders: O papel moderador do Ciclo de Vida das Organizações (CVO).
Arguente principal
Araújo, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2012/07 - Atual GBATA Conference New York

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Safety Science (0925-7535) Elsevier
2017 - Atual rPOT – Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (1984-6657) UFSC
2017 - Atual Journal of Workplace Learning (1366-5626) Emerald (MCB UP )
2015 - Atual Athens Journal of Health (2241-8229) Athens Institute for Education and Research ATINER
2014/05 - Atual The Learning Organization (0969-6474) Emerald (MCB UP )

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/01 - 2021/08/01 Colaboração com a empresa AppGeneration como consultora num projeto.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Editorial Board do SciMedicine Journal ITAL Publication, Reino Unido
2019 - Atual Membro da Comissão Científica da XI Conference on Research and Intervention in Human Resources
Membro
2018 - Atual Membro do Editorial Board do Athens Journal of Health and Medical Sciences
Membro
ATINER, Grécia
2017 - Atual Membro da Comissão Científica da IX Conference on Research and Intervention in Human Resources
Membro
2020 - 2020 Membro da Comissão Científica da 1st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/08 - Atual Lei Chi Hang, B. (2020). An extension of job demands resources model: the moderating effect of personal resources - Doctorate Proposal. Universidade de Saint Joseph, Macau, China. Avaliadora externa do projeto de doutoramento. Universidade de Saint Joseph, China
2020 - Atual Revisora para o livro “Solving Modern Healthcare Challenges with Gamification” IGI Global, Estados Unidos
2014 - Atual Perita Avaliadora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (projectos KA) Agência Nacional Erasmus+, Portugal