???global.info.a_carregar???
Maria Helena Gonçalves Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Gestão em 2016 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Mestrado em Erasmus Mundus Master on Work, Organizations and Personnel Psychology (WOP-P) em 2008 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Licenciatura em Psicologia em 2005 pelo(a) Universidade do Minho. É Formadora Externa na Área Comportamental no(a) Profissional Liberal (por conta própria) e Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros. Orientou 8 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 5. Orientou 3 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato e coorientou 2. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão com ênfase em Organização e Gestão de Empresas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Gonçalves Martins

Nomes de citação

  • Martins, H.
  • Martins, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
FF10-E82B-8ED6
ORCID iD
0000-0002-0749-917X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Chinês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Human resource management and performance-related worker self-efficacy: the role of the worker-organization relationship in Portuguese hospital workers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2008
Concluído
Erasmus Mundus Master on Work, Organizations and Personnel Psychology (WOP-P) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship." (TESE/DISSERTAÇÃO)
B
2005
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Licenciatura em Psicologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/09/01 - 2019/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015/09/01 - 2019/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/01 - 2018/11/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/09/01 - 2018/08/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2008/10/01 - 2018/08/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2008/10/01 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2014/02/01 - 2016/07/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015/02/01 - 2015/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012/01/01 - 2012/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02/01 - 2012/07/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2009/01/01 - 2010/09/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01/14 - Atual Formadora Externa na Área Comportamental Profissional Liberal (por conta própria), Portugal
2008/09/01 - 2009/09/01 Responsável da Formação Atlanco Rimec Group, Portugal
2006/01/16 - 2009/01/16 Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências Escola Secundária de Estarreja, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2020/11 Escola de Verão em Transformação Digital – Dimensões Organizacionais e Societais do CEOS.PP, ISCAP, P.Porto
não aplicável
Outra
Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2015/12/15 EMIC - Eramus Mundus Intercultural Competence project
EM Action 3 : Promotion of European Higher Education – 2013 – 2506/001-001
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
European Commission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Helena Martins; Ana Freitas; Ines Direito; Ana Salgado. "Engineering the future: transversal skills in Engineering Doctoral Education". 2021.
    10.1109/CISPEE47794.2021.9507210
  2. Alves, Patrícia; Saraiva, Pedro; Carneiro, João; Campos, Pedro; Martins, Helena; Novais, Paulo; Marreiros, Goreti. "Modeling Tourists' Personality in Recommender Systems". Genoa, 2020.
    10.1145/3340631.3394843
  3. Santos, Rita; Martins, Helena. "Coping strategies in civil aviation professionals: A case study of the COVID-19 pandemic.". Trabalho apresentado em st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020, Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. Fernandes, Sandra; Martins, Helena; Rouco, José. "Management of threats and errors in civil aviation.". Trabalho apresentado em 1st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020, Lisboa, 2020.
  5. Silva, Dina; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena. "Gamificação: um novo paradigma na gestão de pessoas.". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos Recursos Humanos e Transformação Social: trabalho, ética e tecnologia digital, Porto, 2019.
  6. Silva, Dina; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena. "Gamificação na gestão das equipas de vendas: um estudo de caso.". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos Recursos Humanos e Transformação Social: trabalho, ética e tecnologia digital., Porto, 2019.
    Publicado
  7. Cunha, Tiago; Carvalho, Amélia; Martins, Helena. "Evolução da Profissão de Contabilista: O Desenvolvimento Tecnológico e a Aquisição de Competências". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria: a Contabilidade na Era Digital: Oportunidades e Desafios, Porto, 2019.
  8. Silva, Susana Costa; Elo, Maria; Martins, Helena. "Should I stay or should I go? – Macau and Portuguese transnational diaspora.". Trabalho apresentado em 5th Global Conference on Economic Geography, Köhln, 2018.
  9. Lukic, Dane; Solari, Melina; Martins, Helena; Yarosh, Maria. "ERASMUS MUNDUS INTERCULTURAL COMPETENCE - RESULTS AND EMIC TOOLKIT". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1897
  10. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Andreia Magalhães; Rui Macedo. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)., Lisboa, 2016.
    Publicado
  11. Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Magalhães; Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Dores, Artemisa Rocha. "Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da Saúde.". Trabalho apresentado em Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016, Évora, 2016.
  12. Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Magalhães; Zita Castorina Ribeiro de Sousa (561B-434D-33DD); Dores, Artemisa Rocha. "Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portuguesas de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em XXIII Jornadas de classificação e Análise de Dados JOCLAD 2016, Évora, 2016.
  13. Martins, Helena; Martins, H.; Sousa, Jorge Freire; Pacheco, Edgar; Schuller, Pedro; Carrapatoso, Beatriz. "Harry Potter and the Cursed Child: an experience in gamification in higher education". Trabalho apresentado em 9th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla, 2016.
  14. Magalhães, Andreia; Salgado, Ana ; Martins, Helena; Martins, H.; Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis (A011-0063-CC22); Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Personalidade e empatia em estudantes do 1.ºano de Tecnologias da Saúde na Escola Superior de Saúde do Porto - P. Porto.". Trabalho apresentado em 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto, 2016.
  15. Martins, H.; Jorge Freire de Sousa. "“O Despertar da Força” – O Projeto de Gamificação da Unidade Curricular de Gestão de Recursos Humanos no Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão.". Trabalho apresentado em Workshop de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, 2016.
  16. Dane Lukic; Maria Yarosh; Melina Solari; Martins, H.. "Intercultural Competence of University Employees in Erasmus Mundus Joint Degrees.". Trabalho apresentado em . 9th International Conference in Research and Workplace Learning (RWL), Singapura, 2015.
  17. Martins, H.. "Games people play – creating a framework for the gamification of a Master’s course in a Portuguese University.". Trabalho apresentado em ICERI 2015 – 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation;, 2015.
  18. Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). ""I'm doing my best, considering" - The relationship between worker satisfaction with HRM practices and worker perception of individual performance in the healthcare sector.". Trabalho apresentado em 30th workshop on strategic human resource management, Brussels, 2015.
  19. Andreia Magalhães; Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Síndrome de burnout em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde". Trabalho apresentado em 10.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2014.
    Publicado
  20. Andreia Magalhães; Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.. "Síndrome de burnout e acontecimentos significativos de vida em estudantes do ensino superior de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso Iberoamericano de Psicologia, Lisboa, 2014.
  21. Patrícia Alves; Pedro Campos; Martins, H.. "Trustworthiness of a supplier: A conceptual model based on exploratory and con¿rmatory factor analysis". Trabalho apresentado em Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD), 2013.
    Publicado
  22. Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). "Minnesota Satisfaction Questionnaire: Validation and evaluation pf psychometric properties in the Portuguese hospital workers population.". Trabalho apresentado em Conferência em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, Vila do Conde, 2011.
  23. Andreia Santos; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); João Barreto; Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha. "Problem-based learning e suas implicações: Breve revisão teórica.". Trabalho apresentado em I International Health Congress, Gaia, 2010.
    Publicado
  24. Martins, H.; Andreia Santos; Dores, Artemisa Rocha; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); João Barreto. "Questionário de Envolvimento Académico – Propriedades psicométricas e validação numa população de estudantes de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em I International Health Congress, Gaia-Porto, Portugal., Gaia, 2010.
    Publicado
  25. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Andreia Santos; João Barreto; Rosália Fonte. "Problem based learning and learning styles: A study in higher education.". Trabalho apresentado em VII European Learning Styles Information Network (ELSIN), Aveiro, 2010.
  26. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Andreia Santos; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7). "Relação entre atitudes e comportamentos de estudo e rendimento académico no contexto de um modelo pedagógico inovador do ensino superior.". Trabalho apresentado em Learning and Teaching in Higher Education (EBSCO), Évora, 2010.
  27. Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha; Andreia Santos. "O problem-based learning e suas implicações nas expectativas e vivências académicas dos estudantes dos 1.ºs anos de cursos de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
  28. Dores, Artemisa Rocha; Martins, H.; Ana Isabel Gomes Salgado (9015-DE5A-33F7); Rosália Fonte. "O problem-based learning e suas implicações nas atitudes e comportamentos de estudo: Estudo exploratório do 1º ano de cursos de tecnologias da saúde.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
  29. Martins, H.; Teresa Rebelo; Inés Tomás. "The impact of firm-promoted accreditation of prior learning processes on the worker-organization relationship". Trabalho apresentado em II International Psychology Conference, Athens, 2008.
  30. Martins, H.; Teresa Rebelo; Inés Tomás. "A promoção do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências pelas Organizações: Impacto na Relação do Trabalhador com a Organização.". Trabalho apresentado em IV Conferência de Desenvolvimento Vocacional/ I Conferência Virtual da Universidade do Minho, Braga, 2008.
Artigo em jornal
  1. Martins, Helena; Martins, H.. "Era assim no antigamente.", P3, Jornal Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/06/18/p3/cronica/assim-antigamente-1920279.
  2. Martins, Helena; Martins, H.. "Zeros à direita: o que é e como se caracteriza a geração Z?", P3, Jornal Público, 2019, https://www.publico.pt/2019/04/24/p3/cronica/zeros-direita-caracteriza-geracao-z-1870191.
  3. Martins, Helena; Martins, H.. "Olha lá, este é o mês de quê?", P3, Jornal Público. , 2014, http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/15093/olha-la-este-e-o-mes-de-que.
Artigo em revista
  1. Mariana Gomes da Costa; Luisa Helena Pinto; Helena Martins; Diana Aguiar Vieira. "Developing psychological capital and emotional intelligence in higher education: A field experiment with economics and management students". The International Journal of Management Education 19 3 (2021): 100516-100516. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100516.
    10.1016/j.ijme.2021.100516
  2. Reis, Ana; Salgado, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 127-131. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2369.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2369
  3. Martins, Helena. "Strategic Organizational Learning – Using System Dynamics for Innovation and Sustained PerformanceStrategic Organizational Learning – Using System Dynamics for Innovation and Sustained Performance Martha A. Gephart and Victoria J. Marsick Springer, 2016 New York 176 pp. ISBN: 978-3-662-48641-2.". The Learning Organization 24 3 (2017): 198-200. http://dx.doi.org/10.1108/tlo-01-2017-0008.
    10.1108/tlo-01-2017-0008
  4. Martins, Helena; Sousa, Jorge Freire. "Game on: Reflexões sobre uma experiência de ludificação da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial". Revista Educação Cultura e Sociedade N.º supl. (2017): 193. https://cifi2d.fade.up.pt/files/escnum-supl1701.pdf.
    Publicado
  5. Dores, Artemisa Rocha; Grilo, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Salgado, Ana; Carvalho, Irene Palmares. "Psychometric properties of the Communication Skills Attitudes Scale (CSAS) among Portuguese undergraduate students in Allied Health Sciences". Medical Encounter 30 1 (2016): 102.
    Publicado
  6. Lamela, Diogo; Figueiredo, Barbara; Bastos, Alice; Martins, Helena. "Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Posttraumatic Growth Inventory Short Form Among Divorced Adults". European Journal of Psychological Assessment 30 1 (2014): 3-14. http://dx.doi.org/10.1027/1015-5759/a000161.
    10.1027/1015-5759/a000161
  7. Teixeira, Ricardo; Dores, Artemisa Rocha; Santos, Andreia; Barreto, João; Martins, Helena. "A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes de 1.º ano da ESTSP-IPP". Revista Saúde & Tecnologia 9 (2013): 43-48.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Martins, Helena; Martins, H.; Maria Teresa Vieira Campos Proença (951B-AD96-CAE7). "Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim - Mas só às vezes e em circunstâncias muito especiais - Uma reflexão sobre o crescente interesse da Gestão de Recursos Humanos no “lado humano” dos seus trabalhadores", InComunidade, 2014, http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11.
  2. Martins, Helena; Martins, H.. "Eu trabalho muito, mas aqui não me sabem dar valor.", RH Magazine [Edição especial de aniversário]. , 2014, http://inforh.pt/eu-trabalho-muito-mas-aqui-nao-me-sabem-dar-valor-por-helena-martins-do-instituto-politecnico-do-porto/.
Capítulo de livro
  1. Martins, Helena; Martins, H.; Dores, Artemisa Rocha. "Fun and Games: How to Actually Create a Gamified Approach to Health Education and Promotion". In Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification, 258-278. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7472-0.ch014
  2. Dores, Artemisa Rocha; Geraldo, Andreia; Martins, Helena; Martins, H.. "The Role of Gamification in Neurocognitive Rehabilitation". In Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification, 80-99. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7472-0.ch006
  3. Maria João Coelho Simões; Martins, H.; Andrea-Iulia Iordache. "Soft-skills e soluções de formação digital: uma revisão sistemática de literatura Soft-skills e soluções de formação digital: uma revisão sistemática de literatura". In Transformação digital, dimensões organizacionais e societais: cadernos de investigação da escola de verão do CEOS.PP, editado por Martins, H. (FF10-E82B-8ED6); Manuel Fernando Moreira da Silva (7619-C207-CDB4), 14-21. Porto, Portugal: CEOS.PP, ISCAP, P.Porto, 2020.
    Publicado
  4. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "The Promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship". In Research studies, literature reviews and perspectives in Psychological Science, 31-46. Athens, Grécia: ATINER, 2012.
    Publicado
  5. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: Impacto na relação do trabalhador com a organização". In Estudos de Psicologia Vocacional - Readings, editado por Taveira, Maria do Céu, 103-123. Portugal: Almedina, 2011.
    Publicado
  6. Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, Inés. "Escala de compromisso organizacional - Afectivo, Normativo e de Continuidade (ECO-ANC)". In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, editado por Simões, Mário; Machado, Carla; Gonçalves, Miguel; Almeida, Leandro da Silva. Coimbra, Portugal: Almedina, 2011.
Edição de livro
  1. Martins, H.. Transformação digital, dimensões organizacionais e societais: cadernos de investigação da escola de verão do CEOS.PP. Porto, Portugal: CEOS.PP, ISCAP, P.Porto. 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.26537/NE7D-VF69
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Revisão Sistemática da Literatura de formação de soft skills online
Orientador
Escola de Verão em Transformação Digital – Dimensões Organizacionais e Societais (Iniciação científica)
Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Quais as características que definem o perfil do expatriado português atual?
Orientador
Mestrado em Gestão de Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2019 - 2020 Coping strategies in civil aviation professionals: A case study of the COVID-19 pandemic.
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2019 - 2020 Management of threats and errors in civil aviation.
Orientador
Licenciatura em Gestão Aeronáutica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/15 Evolução das competências na profissão de contabilista: adequabilidade dos perfis dos contabilistas com o mercado de trabalho
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/15 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais em estudantes de Gestão
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Impacto da Satisfação com o Emprego na Qualidade de Vida dos Cuidadores Formais de Idosos
Orientador
Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Master in Innovation and Technological Entrepreneurship (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 Inteligência emocional e personalidade
Orientador
Licenciatura em Recursos Humanos (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 A Gamification como Ferramenta de Gesta~o de Recursos Humanos
Orientador
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2018 Chatbots efficiency: impact in consumer experience
Orientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2018 Estágio em Gestão de Recursos Humanos
Orientador
Mestrado de Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/15 Language diversity impact on the self-efficacy of members in teams
Coorientador
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2017 A relação da síndrome de burnout com o comprometimento organizacional nos contabilistas certificados na zona norte
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2015 - 2016 Contributo para a validação portuguesa do Questionário Sensorial de Glasgow
Coorientador
Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Representação Social da "Perda Auditiva" e da "Prótese Auditiva" na Sociedade Portuguesa
Coorientador
Licenciatura em Audiologia (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2011 - 2012 A Satisfação Profissional dos Técnicos de Farmácia
Orientador
Mestrado em Aconselhamento e Informação em Farmácia (Mestrado)
2011 - 2012 Combinações fixas de análogos de prostaglandina e beta-bloqueador versus os componentes isolados. Caraterização dos doentes com glaucoma acompanhados no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga e análise da Adesão Terapêutica.
Coorientador
Mestrado Integrado em Medicina (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
2009 - 2012 O Gestor do Design enquanto Líder
Coorientador
Mestrado em Design (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07 How to promote innovation in work teams: The role of trust and reflexivity
Arguente principal
Mendes, A. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07 Decent Work and Psychological Capital (PsyCap): A profile study with academic personnel.
Arguente principal
Bolito, C. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/11 Discriminação no processo de recrutamento no mercado de trabalho português com base na orientação sexual homossexual: a perceção dos/as candidatos/as.
Arguente principal
Grilo, R. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/09 A Gestão de Sobrevivência no mercado informal de São Paulo em Luanda: o caso das zungueiras
Arguente principal
Francisco, N. (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Ciências Económicas e das Organizações, Portugal
2018/10 The relationship between the Perceived Workload and the Withdrawal Intentions of Portuguese Young Auditors.
Arguente principal
Rodrigues, P (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/10 Perceived employer attractiveness: The effects of individual demographics and experience in practicing volunteering.
Arguente principal
Carvalho, M. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/07 Team Autonomy and Team Effectiveness in an organizational context: the mediating role of Supportive Behaviors
Arguente principal
Silva, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03 O Capital Psicológico Grupal e a Inovação das Equipas: O papel mediador da Confiança Grupal em equipas em contexto virtual
Arguente principal
Silva, L. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03 Grau de virtualidade, conflito intragrupal, regulação emocional dos membros e desempenho da equipa: Que relações?
Arguente principal
Santos, S. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/01 A Importância da Proposição de Valor do Empregado como Fator Motivacional e de Retenção do Colaborador.
Arguente principal
Barros, B. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017/12 A Gestão de Carreiras nas Sociedades de Advogados Portuguesas.
Arguente principal
Rocha, A. (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/11 A Importância da Proposição de Valor do Empregado como Fator Motivacional e de Retenção do Colaborador.
Arguente principal
Rodrigues, D. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/11 Desenho do Trabalho – Geração Y e o Mercado de Trabalho.
Arguente principal
Andrade, A. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/07 Team autonomy and team effectiveness in an organizational context: The mediating role of team learning behaviours.
Arguente principal
Bader, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2017/07 Transformational leadership and team effectiveness: the mediating role of affective team commitment.
Arguente principal
Paolucci, N. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/11 Empowerment in SMEs: two case studies.
Arguente principal
Araújo, J. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/11 Do empowerment estrutural ao psicológico: impacto na satisfação dos colaboradores e clientes.
Arguente principal
Rodrigues, C. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/09 Antecedentes e consequentes do trabalho emocional em docentes do Ensino Superior.
Arguente principal
Sousa, F. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/05 Emotional Labor in Financial Market Professional and its relation with stress and job – satisfaction.
Arguente principal
Fachada, T. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02 Teoria dos Stakeholders e Tomada de Decisão dos Gestores: Constrangimentos e Implicações para o Processo de Conciliação dos Interesses dos Stakeholders Organizacionais.
Arguente principal
Ribeiro, L. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02 Construindo Marketing Relacional com Stakeholders de Organizações Sem Fins Lucrativos.
Arguente principal
Amaral, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/09 A relação entre os discursos dos gestores e a saliência dos Stakeholders: O papel moderador do Ciclo de Vida das Organizações (CVO).
Arguente principal
Araújo, J. (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2012/07 - Atual GBATA Conference New York

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Safety Science (0925-7535) Elsevier
2017 - Atual rPOT – Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (1984-6657) UFSC
2017 - Atual Journal of Workplace Learning (1366-5626) Emerald (MCB UP )
2015 - Atual Athens Journal of Health (2241-8229) Athens Institute for Education and Research ATINER
2014/05 - Atual The Learning Organization (0969-6474) Emerald (MCB UP )

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/01 - 2021/08/01 Colaboração com a empresa AppGeneration como consultora num projeto.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Editorial Board do SciMedicine Journal ITAL Publication, Reino Unido
2019 - Atual Membro da Comissão Científica da XI Conference on Research and Intervention in Human Resources
Membro
2018 - Atual Membro do Editorial Board do Athens Journal of Health and Medical Sciences
Membro
ATINER, Grécia
2017 - Atual Membro da Comissão Científica da IX Conference on Research and Intervention in Human Resources
Membro
2020 - 2020 Membro da Comissão Científica da 1st International Conference On Aeronautical Management - Virtual 1st ICAM 2020
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/08 - Atual Lei Chi Hang, B. (2020). An extension of job demands resources model: the moderating effect of personal resources - Doctorate Proposal. Universidade de Saint Joseph, Macau, China. Avaliadora externa do projeto de doutoramento. Universidade de Saint Joseph, China
2020 - Atual Revisora para o livro “Solving Modern Healthcare Challenges with Gamification” IGI Global, Estados Unidos
2014 - Atual Perita Avaliadora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (projectos KA) Agência Nacional Erasmus+, Portugal