???global.info.a_carregar???
Jose Novais Santos holds a PhD in Management by the Universidade de Lisboa - ISEG Lisbon School of Economics and Management. He is assistant professor at Universidade de Lisboa (ISEG) and a member of ADVANCE research center. He works in the area of Management. In particular, his research interests are business networks, strategic alliances, and entrepreneurship. He has published in Industrial Marketing Management, Technological Forecasting and Social Change, Journal of Business and Industrial Marketing, International Entrepreneurship and Management Journal, Journal of Business Research, among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jose Novais Santos

Nomes de citação

  • Santos, Jose Novais
  • Santos, Jose

Identificadores de autor

Ciência ID
FE13-D424-A4DB
ORCID iD
0000-0002-6928-0763

Endereços de correio eletrónico

  • jnsantos@iseg.ulisboa.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"An Interaction and Network Perspective of Horizontal Relationships in the Portuguese Pharmaceutical Industry" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2011
Concluído
Gestão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"A Competitividade das Exportações da Indústria farmacêutica Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
MBA - Master in Business Administration (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Ciências Farmacêuticas (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Portugal
"Relatório em Farmácia de Oficina e Hospitalar: Farmácia da Prelada e Hospital Nossa Senhora da Oliveira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2016/10/01 - 2020/03/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/12/01 - 2017/09/30 Director Técnico e Gestor de Zona OCP Portugal - Produtos Farmacêuticos S.A., Portugal
2003/06/01 - 2004/07/31 Director Técnico Oliveira Leitão & Pena S.A. Produtos Farmacêuticos e Hospitalares, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Joao Mota; Jose Novais Santos. "Dynamic roles of suppliers in the specification of business services". Technological Forecasting and Social Change 164 (2021): 120523-120523. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120523.
    10.1016/j.techfore.2020.120523
  2. Santos, Jose Novais; Baptista, Cristina Sales. "Development of dyadic relationships between competitors within multi-actor alliances". Journal of Business & Industrial Marketing ahead-of-p ahead-of-p (2021): http://dx.doi.org/10.1108/jbim-10-2019-0460.
    10.1108/jbim-10-2019-0460
  3. Santos, Jose Novais. "Linking joint value creation to the interplay of competition and cooperation: A fuzzy set approach". Industrial Marketing Management (2021): http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.10.015.
    10.1016/j.indmarman.2020.10.015
  4. Santos, Jose Novais. "Value of initial relationships in new business start-ups". Journal of Business & Industrial Marketing ahead-of-p ahead-of-p (2020): http://dx.doi.org/10.1108/jbim-01-2020-0007.
    10.1108/jbim-01-2020-0007
  5. Jose Novais Santos; João Mota; Cristina Sales Baptista. "The role of a strategic net in international entrepreneurship: overcoming the liabilities of foreignness and outsidership in the context of the Pharma industry". International Entrepreneurship and Management Journal (2019): https://doi.org/10.1007/s11365-019-00615-3.
    10.1007/s11365-019-00615-3
  6. Jose Novais Santos; João Mota; Cristina Sales Baptista. "Understanding configurations of value creation functions in business relationships using a fuzzy-set QCA". Journal of Business Research 89 (2018): 429-434. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.12.009.
    10.1016/j.jbusres.2017.12.009
  7. Santos, Jose Novais. "Information exchange within horizontal relationships: a fuzzy-set approach to the role of companies’ characteristics". Journal of Business Research (2016): http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.121.
    10.1016/j.jbusres.2016.04.121
  8. Santos, Jose Novais. "Business interaction between competitors – towards a model for analyzing strategic alliances". IMP Journal (2015): http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/IMP-07-2015-0038.
    10.1108/IMP-07-2015-0038
Tese / Dissertação
  1. Novais Santos, Jose. "An interaction and network perspective of horizontal relationships in the portuguese pharmaceutical industry". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11950.
  2. Santos, José Manuel Novais de Magalhães. "A competitividade das exportações da indústria farmacêutica portuguesa". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3423.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Creating, capturing and destroying value in business networks: Evidence from the pharmaceutical sector.
Orientador
Programa de Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Natureza e Tensões em Coopetição: Relacionamentos entre Farmácias
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Gestão de Tensões Coopetitivas no Sector do Turismo
Orientador
Gestão e Estratégia Industrial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Plano de Marketing de uma ONGD – Associação Equipa d’África
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Plataformas Multilaterais e Redes Empresariais de Micro e Pequenas Empresas
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Benefícios e Tensões em Relacionamentos de Coopetição da Indústria Farmacêutica Portuguesa
Orientador
Gestão e Estratégia Industrial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Relacionamentos de coopetição: Tensões no sector de turismo em Portugal
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Plano de Marketing a Double Rhino - Lançamento de uma nova marca de cosmética
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Plano de Marketing para a Tramontina em Portugal
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Resposta estratégica de grupos empresariais portugueses à crise económica e financeira
Coorientador
Ciências Empresariais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Intenção de compra de uma marca de luxo: Desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Resposta estratégica de grupos empresariais portugueses à crise
Coorientador
Ciências Empresariais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Consumer reaction to sustainable food consumption: motivations shaping meat consumption frequency in semi-vegetarians
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 A influência da IoT no desenvolvimento de relacionamentos empresariais
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 The impact of Portugal 2020 in the Make or buy decision process: In the context of digital marketing services
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 A influência da Web 2.0 no processo de venda: Casos de estudo na indústria farmacêutica
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 The influence of mobile ad fraud on intercompany relationships: the case of hang my adds
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Redes na conceção e desenvolvimento de novos produtos: o projeto round the clock
Arguente principal
Jose Tiago (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 (Re)posicionamento de uma empresa na rede: um caso ilustrativo
Arguente principal
Daniel Coelho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Como evoluíram as estratégias promocionais das FMCGs desde 2012? (caso de estudo)
Arguente principal
Pedro Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Entrelaçamento de redes para intensificação sustentável de sistemas agropecuários: estudo de caso da carne carbono neutro
Arguente principal
Raíssa Alencar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 A Influência das Formações de Ecosistemas Digitais Nos Relacionamentos Empresariais
Arguente principal
Danilo Nunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Co-produção do serviço na indústria de consultoria de TI: um estudo de caso múltiplo
Arguente principal
Diogo Simão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Evolução de um Sistema produto serviço: caso de um concessionário automóvel em Portugal
Arguente principal
Filipe Santana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 A implementação de sistemas e-procurement: estudo de caso no banco ABC
Arguente principal
Ana Antunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 O processo de imprinting em start-ups numa perspetiva de redes: um caso exploratório
Arguente principal
Camila Soares (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Plano de Marketing para a empresa "Arrow Business and Architecture"
Arguente principal
Jinjin Zhang (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2020 Cape Diem – Contos para contar: Um plano de marketing mais solidário
Arguente principal
Ana Brioso (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 A Supply Chain do setor da música e os seus intervenientes
Arguente principal
Beatriz Ramirez (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 O impacto das politicas públicas de incentivo ao empreendedorismo na performance de micro e pequenas e médias empresas em Portugal
Arguente principal
Rui Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 A Influência do Marketing nos Eventos de Taekwondo
Arguente principal
Ana Mira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Natureza e valor de relacionamentos de negócio em start-ups: Dois casos de estudo
Arguente principal
Bárbara Lemos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Os principais motivos que fazem os usuários brasileiros interagirem com empresas no Instagram
Arguente principal
Bruna Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 O key account management e a articulação entre redes externas e internas: Um caso de estudo
Arguente principal
Cristiano Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Plano de Marketing para a Joalharia Lure
Arguente principal
Erika Antunes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 O lobbying como alavanca nas estratégias de marketing político: O caso de António Guterres
Arguente principal
Inês Cananão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Plano de Marketing Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos - Secção de Corfebol
Arguente principal
João Pinto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Resposta estratégica dos grupos empresariais portugueses à crise de 2008
Arguente principal
Pedro Soares (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e sua relação com o marketing de lugar
Arguente principal
Ricardo Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 O impacto das politicas públicas de incentivo ao empreendedorismo na performance de micro e pequenas e médias empresas em Portugal
Arguente principal
Rui Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2019 Effect of e-WOM message of opinion leaders on purchase intension of female consumers in China – Case of Douyin (tik tok)
Arguente principal
Wang Rong (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 O Design da Supply Chain da indústria da Música em Portugal
Arguente principal
Jose Faria (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Plano de Marketing para a Clínica de Medicinas Alternativas “Healthy Heart”
Arguente principal
Ana Frade (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Plano de Marketing para Aumento do Capital da Marca Redken
Arguente principal
André Bessa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Plano de Marketing para a Ashoka Portugalv
Arguente principal
Catarina Morais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Brand Equity within Business Networks - The Case of InnoEnergy
Arguente principal
Daniela Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 (D)Estabilização de Serviços e o Papel dos Fornecedores: Casos Ilustrativos
Arguente principal
Filipe dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Supply Chain Management na Indústria de Festivais de Música. o caso "Paredes de Coura"
Arguente principal
Júlio Timóteo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Plano de Marketing para o grupo "Qiosque Lisboa"
Arguente principal
Maria Dias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2018 Plano de Marketing para a Marca Própria Becken
Arguente principal
Rita Rosa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Criação de valor na ótica do cliente: Um estudo de caso de três empresas portuguesas
Arguente principal
Rui Mendes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Plano de Marketing para a Empresa Marechal Alimentos
Arguente principal
Luiza Meirelles (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Plano de marketing para a empresa A.J. Aires e Filhos Lda.
Arguente principal
André Aires (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 O papel da marca na seleção de um fornecedor: o caso Chronopost Portugal
Arguente principal
Daniela Bravo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Internacionalização como um processo de posicionamento em redes: Estudo do caso de uma empresa de serviços
Arguente principal
Hugo Carrasqueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Desenvolvimentos dos relacionamentos entre as agências e os seus clientes
Arguente principal
Inês Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 O comportamento de compra industrial em PMEs: Estudos de caso cloud Microsoft em Portugal
Arguente principal
Nuno Bota (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
2017 Criação de valor na ótica do cliente: Um estudo de caso de três empresas portuguesas
Arguente principal
Rui Mendes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
2016 - Atual Conference of the Global Innovation and Knowledge Academy

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual European Journal of Management Studies (2183-4172) Emerald
2020 - Atual Journal of Business and Industrial Marketing (0885-8624) Emerald
2016 - Atual Journal of Business Research (0148-2963) Elsevier
2014 - Atual IMP Journal (0809-7259) Emerald
Distinções

Prémio

2016 Highly Commended Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence
Emerald Group Holdings Ltd, Reino Unido