???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Ivete Pieruccini

Citation names

  • Pieruccini, Ivete

Author identifiers

Ciência ID
FC19-51B3-E37E
ORCID iD
0000-0001-5361-0644
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/04/10 - Current Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade de São Paulo, Brazil
2019/04/10 - Current Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade de São Paulo, Brazil
Outputs

Publications

Journal article
  1. "A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer". Perspectivas em Ciência da Informação (2016):
    10.1590/1981-5344/2652
Thesis / Dissertation
  1. Solange Maria Rodrigues Alberto. "Formação de mediadores culturais: o lugar da experiência". Master, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-21022018-152727/.
  2. Lilian Viana. "Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades". Master, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-18122014-094444/.
  3. Fernanda Medeiros Caires. "Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural". Master, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/.
  4. Marcos Paulo de Passos. "O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais". Master, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/.
  5. Edison Luis dos Santos. "Estação memória Cambury: mediação cultural com os parceiros do rio que muda". Master, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112013-161748/.
  6. Ivete Pieruccini. "A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação". PhD, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/.

Other

Other output
  1. Informação e educação no ensino superior. No cenário informacional contemporâneo as perspectivas de acesso avolumam-se, mas, por outro lado, a construção de significações torna-se cada vez mais complexa num mundo em que a informação parece ter sido colocada como valor acima do conhecimento. O ensino superior é espaço privilegiado à construção do conhecimento, instância capaz de promover mudanças sociais na medida em que considera o saber. 2017. Viana, Lilian; Pieruccini, Ivete. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/752.
  2. A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer. RESUMO O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem em co. 2016. Passos,Marcos Paulo de; Pieruccini,Ivete. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300089.
  3. A mediação cultural como categoria autônoma.. Introdução: Reflexão sobre a noção de mediação cultural,  como categoria teórica e operacional autônoma, definida em articulação permanente com as  da produção e da recepção culturais, considerados processos dinâmicos e complexos que regem a ecologia simbólica.Objetivo: definir a mediação cultural como instância essencial dos processos de produção de sentidoMetodologia: estudo dos elementos consti. 2014. Perrotti, Edmir; Pieruccini, Ivete. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992.