???global.info.a_carregar???
Ana Clara Santos. Concluiu o Doutoramento em Literatura Francesa em 1996 na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3. É Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade do Algarve. Atualmente, é Diretora do Departamento de Artes e Humanidades e Diretora de curso da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. É Membro do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (prémio Hervé Deluen da Academia Francesa em 2014) que, atualmente, codirige. Dirige a coleção de teatro « Entr’acte : études de théâtre et de performance » e codirige, na mesma editora (Le Manuscrit, Paris), a coleção « Exotopies » da APEF. Possui uma vasta obra publicada a nível nacional e internacional nos seguintes domínios de investigação: genética teatral, receção e tradução da literatura e dramaturgia francesas, história do espectáculo português (século XIX), história do ensino do francês em Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Clara Santos
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Ana Clara Santos
  • Santos, Ana Clara

Identificadores de autor

Ciência ID
F916-5C9E-5AD6

Endereços de correio eletrónico

  • avsantos@ualg.pt (Profissional)
  • anaclaravsantos@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 289800908 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Algarve (FCHS). Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1997/09/19
Concluído
PhD equivalence- Ciências da Literatura (Literatura Francesa) (Doutoramento)
Especialização em Literatura francesa
Universidade do Minho, Portugal
"O papel da personagem materna nas tragédias de Corneille e de Racine" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable
1996/02/26
Concluído
Doctorat (PhD)- Littérature et Civilisation Françaises (Docteur)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
"Le rôle du personnage maternel dans les tragédies de Corneille et de Racine" (TESE/DISSERTAÇÃO)
mention Très Honorable
1990/06
Concluído
Lettres Modernes (DEA)
Especialização em Littérature et Civilisation françaises
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
mention Bien
1989/06
Concluído
Lettres Modernes (Maîtrise)
Especialização em Littérature et civilisation françaises
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
1988
Concluído
Lettres Modernes- mention FLE (Licence)
Especialização em Littérature et Linguistique françaises - mention FLE
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2020/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1991 - 1997/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Cargos e Funções

2019/11/12 - Atual Diretora do Departamento de Artes e Humanidades
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/08/01 - Atual Diretora de curso- Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - Atual Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade do Algarve, Portugal
1998 - Atual Membro, por inerência, da Comissão Científica do Departamento de Artes e Humanidades (anteriormente, Área Departamental de Línguas e Literaturas, DLCM, DLCA, DAH)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2018 Membro eleito do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade do Algarve, Portugal
2011 - 2015 Diretora de curso- Licenciatura em Estudos Artísticos
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2013 Sub-Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Comunicação
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 2011 Membro, por inerência, do Conselho Científico
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2009 Membro eleito da Assembleia Estatutária da FCHS
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008 - 2009 Vice-Presidente da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Comunicação e Artes
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006 - 2009 Sub-Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003 - 2008 Membro da comissão coordenadora do Mestrado em Literatura
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005 - 2007 Co-coordenadora da edição de Mestrado em Literatura (especialização em Literatura francesa)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003 - 2004 Diretora-Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 2004 Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002 - 2003 Secretária da Comissão Científica do Departamento de Letras Clássicas e Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 1999 Presidente da Comissão Científica da Área Departamental de Línguas e Literaturas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Outros

2018 - Atual Membro de Centro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2017 - Atual Membro de Centro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2001 - Atual Membro de Centro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 ARGOS
597582-CREA-1-2018-1-FR-CULT-COOP1
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
European Commission Creative Europe
2006 - 2009/08/24 TETRA (TEatro e TRAdução): para uma história da tradução teatral em Portugal, 1800 - 2009
PTDC/ELT/67491/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2009 MULTICOM- Multilinguism and Communication
Multicom
Investigador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Cartografar Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa (séc. XVIII-XXI).
CLP
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
2018 - 2020 O velho Teatro S. João do Porto (1798-1908)
CESEM
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012 - 2017 GRAC- Grammaire et contextualisation
EA228 DILTEC
Investigador
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral; Almeida, José Domingues. "Francês, uma língua bem presente entre nós", Público, 2011
Artigo em revista
  1. Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. "Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 4 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100111.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/2237-2660100111
  2. Maria João brilhante; Brigitte Prost; Sophie Proust; Ana Clara Santos. "ARGOS, un projet innovant d'observations de processus de création en Europe". European Journal of Theatre and Performance 2 (2020): 294-333. https://journal.eastap.com.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. "Repérage du Training dans le Processus de Création de Inferno de O Bando: la conscience de l’acteur". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 4 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100111.
    Acesso aberto • 10.1590/2237-2660100111
  4. Ana Clara Santos. "La réception de Maeterlinck au Portugal et au Brésil". Confluências série belg 22 (2019): 139-160.
    Publicado
  5. Ana Clara Santos. "A history and historiography of foreign languages teaching and learning in Portugal". The Language Learning Journal 46 1 (2018): 62-70. http://dx.doi.org/10.1080/09571736.2017.1382057.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/09571736.2017.1382057
  6. Ana Clara Santos. "La culture en question dans l'enseignement du français au Portugal". Documents pour l'histoire du français langue étrangère ou seconde 60-61 (2018): 245-260. https://journals.openedition.org/dhfles/5473.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ana Clara Santos. "Traduire la culture littéraire et théâtrale française au Portugal. Effets de consécration culturelle". Hispanismes hors série 2 (2018): 302-314. http://www.hispanistes.fr/index.php/revue-hispanismes/31-hispanismes/1394-hispanismes-hors-serie-n-2-traduire-d-une-culture-a-l-autre.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Ana Clara Santos. "Introdução: da génética teatral à análise do processo criativo". Sinais de Cena série 2 2 (2017): 11-14.
    Publicado
  9. Santos, Ana Clara. "Légitimation du répertoire théâtral français sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 9 (2017): 140-154. http://journals.openedition.org/carnets/2087.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Ana Clara Santos. "Entretiens. Regards croisés sur la littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal 3 (2015): 103-123. https://gerflint.fr/Base/Portugal3/entretiens.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Ana Clara Santos. "Le théâtre français à l'étranger ou l'essor de l'adaptation théâtrale". Horizons/Théâtre, revue d'études théâtrales 3 (2014): 46-57.
    Publicado
  12. Ana Clara Santos. "Réception de la comédie française au Portugal (XVIIIe- XIXe siècles)". 21 (2013): 365-383. https://revistas.um.es/analesff/issue/view/12511.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Ana Clara Santos. "Controverses sur l'enseignement de la grammaire au Portugal au cours de la seconde moitié du XIXe siècle". 51 (2013): 163-178. https://journals.openedition.org/dhfles/3872.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Ana Clara Santos. "Institutionnalisation de l'enseignement du français au Portugal". Synergies Portugal 1 (2013): 39-50. https://gerflint.fr/Base/Portugal1/Article2Santos.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Ana Clara Santos; Juan Garcia Bascuñana. "Le texte littéraire dans l'enseignement du FLE: histoire, variations, perspectives". 52 (2012): 121-130.
    Publicado
  16. Ana Clara Santos. "Modalités de présence du théâtre français à l'étranger ou la fortune du répertoire parisien au Portugal". Carnets, revue électronique d’études françaises I série 4-spécial (2012): 207-218. https://journals.openedition.org/carnets/7682.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Ana Clara Santos. "Géneses teatrais ou um interesse renovado pelos estudos de genética teatral". Sinais de cena 15 (2011): 78-80.
    Publicado
  18. Ana Clara Santos. "O Archivo theatral: uma colecção de teatro francês". Sinais de cena 15 (2011): 119-124.
    Publicado
  19. Ana Clara Santos. "L'actualité de Sartre sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises I série 2- spécial (2011): 175-182. https://journals.openedition.org/carnets/5683.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Ana Clara Santos. "Les "langues entre elles" ou les manuels d'enseignement des langues au Portugal au cours de la deuxième moitié du XIXe siècle". Documents pour l’histoire du français langue étrangère ou seconde 42 (2009): 197-214. https://journals.openedition.org/dhfles/764.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Ana Clara Santos. "A mitologia grega no pensamento arcaico português". Quadrant 24 (2007): 41-53.
    Publicado
  22. Ana Clara Santos. "Le théâtre romantique au Portugal dans la première moitié du XIXe siècle". 13 (2006): 217-232.
    Publicado
  23. Ana Clara Santos. "La dramaturgie à l'heure de l'Europe ou le déplacement des troupes françaises à Lisbonne". Cadernos de Literatura Comparada 1 14/15 (2006): 385-400.
    Publicado
  24. Ana Clara Santos. "Images de la femme dans la dramaturgie classique". Faces de Eva. Revista de Estudos sobre a Mulher 16 (2006): 63-74.
    Publicado
  25. Ana Clara Santos. "Le naturalisme sur la scène portugiase: du projet créateur aux controverses". XX 1-2 (2005): 244-257. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v20n1-2.html.
    Publicado
  26. Ana Clara Santos. "L'hypotypose ou le langage de l'illusion dans la tragédie racinienne". Confluências 19 (2004): 89-98.
    Publicado
  27. Ana Clara Santos. "Images de la femme ou la démystification du sacré". Questão 1 (2004): 109-118. http://dx.doi.org/10.1016/j.femme.2013.06.001.
    Publicado
  28. Ana Clara Santos. "Réception et diffusion du naturalisme au théâtre. la présence d'Émile Zola au Portugal". Excavatio, Emile Zola and Naturalism XVII 1-2 (2002): 266-274. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v17.html.
    Publicado
  29. Ana Clara Santos. "Réception(s) de Racine". Ariane, revue d'études littéraires françaises 17 (2002): 115-126. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.39392.
    Publicado
  30. Ana Clara Santos. "La création de personnages maternels sur la scène racinienne et cornélienne: diversité et opposition". 14-15 (1998): 117-139.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Clara Santos; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos. "O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital?". In O velho Teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, editado por Cymbron, Luísa; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos, 177-221. Porto, Portugal: CESEM e Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  2. Ana Clara Santos. "Le "Théâtre français" à Lisbonne ou la promotion d'un répertoire national". editado por Ariane Ferry; Marianne Bouchardon, 337-354. França: Presses Universitaires du Septentrion, 2016.
    Publicado
  3. Ana Clara Santos. "Images de la pensée voltairienne". 429-447. Suiça: Peter Lang, 2016.
    Publicado
  4. Ana Clara Santos. "Représentations de l'étranger à Lisbonne ou le Théâtre Français à Rua dos Condes". In L'étranger, editado por Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral, 167-188. Paris, França: Le Manuscrit, coll. "Exotopies", 2016.
    Publicado
  5. Ana Clara Santos. "L'adaptation transgénérique ou le roman mis en pièces dans l'espace atlantique luso.brésilien". editado por Jean-Marc Moura; Véronique Porra, 177-194. Alemanha: Georg Olms Verlag, 2015.
    Publicado
  6. Ana Clara Santos. "L'avènement d'une esthétique théâtrale chez Rousseau". 221-232. Lisboa, Portugal: Humus, 2014.
    Publicado
  7. Ana Clara Santos. ""Théâtre de voyage(s)" ou les possibilités d'une nouvelle dramaturgie de l'insulaire au temps des Lumières". editado por Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos, 61-78. Paris, França: Petra, 2014.
    Publicado
  8. Ana Clara Santos. "La vogue du théâtre naturaliste au Portugal: entre la doctrine et les adaptations". Lisboa, Portugal: Humus, 2014.
    Publicado
  9. Ana Clara Santos. "Pour une histoire de l'enseignement du français au Portugal au XIXe siècle: des réformes de l'instruction publique aux livres scolaires". Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos, 2014.
    Publicado
  10. Ana Clara Santos. "Albert Camus au Portugal: de la lecture à la scène". 175-193. Paris, França: Le Manuscrit, coll. "Exotopies", 2012.
    Publicado
  11. Ana Clara Santos. "Contributos para a história da reforma do teatro nacional". 231-248. Espanha: Através Editora, 2012.
    Publicado
  12. Ana Clara Santos. "Pratiques de réécriture et échanges culturels franco-portugais autour du théâtre de Corneille". editado por Myriam Dufour-Maître, 165-181. Rouen, França: Publications des Universités de Rouen-Le Havre, 2012.
    Publicado
  13. Ana Clara Santos. "A colecção Arquivo teatral ou a importação do repertório teatral parisiense". editado por Manuela Carvalho; Daniela Di Pasquale, 75-98. Lisboa, Portugal: Nova Vega, 2012.
    Publicado
  14. Ana Clara Santos. "Das colecções de teatro estrangeiro em Portugal (séc. XVIII-XIX)". 1201-1211. Coimbra, Portugal: Minerva, 2011.
    Publicado
  15. Ana Clara Santos. "Actualisation(s) de Candide ou l'Optimisme de Voltaire sur la scène théâtrale". editado por Francisco Lafarga; Ángeles Llorca Tonda; Ángeles Sirvent Ramos, 105-120. Paris, França: Le Manuscrit, 2011.
    Publicado
  16. Ana Clara Santos. "La circulation des modèles français sur la scène portugaise au XIXe siècle". 215-224. Paris, França: L'Harmattan, 2011.
    Publicado
  17. Ana Clara Santos. "Recepção da tragédia clássica na Península Ibérica". editado por Luis Pegenaute; Enric Gallén; Francisco Lafarga, 159-169. Suiça: Peter Lang, 2010.
    Publicado
  18. Ana Clara Santos. "La réception de la dramaturgie de Jean-Luc Lagarce ou une voix enfin entendue". 497-506. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2010.
    Publicado
  19. Ana Clara Santos. "La présence du théâtre français sur la scène espagnole pendant la deuxième moitié du XIXe siècle". editado por Jean-Claude Yon, 342-353. Paris, França: Nouveau Monde éditions, 2008.
    Publicado
  20. Ana Clara Santos. "La pratique de la traduction théâtrale ou la voie de la création dramaturgique sur la scène portugaise au XIX esiècle". In Traduction et Lusophonie, Trans-actions ? Trans-missions ? Trans-positions ?, 185-203. Montpellier, França: Presses Universitaires de la Méditerranée (Université Paul-Valéry, Montpellier 3), 2007.
    Publicado
  21. Ana Clara Santos. "La réception de la dramaturgie de Victorien Sardou dans la Péninsule ibérique au XIXe siècle". editado por Guy Ducrey, 245-257. Strasbourg, França: Presses Universitaires de Strasbourg, 2007.
    Publicado
  22. Ana Clara Santos. "L'esthétique baroque et le théâtre de Corneille". 67-74. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2007.
    Publicado
  23. Ana Clara Santos. "Échanges culturels sur le théâtre naturaliste au Portugal et au Brésil à la fin du XIXe siècle". editado por Claudia Poncioni; José Manuel Esteves, 151-167. Paris, França: Édition Lusophone, 2006.
    Publicado
  24. Ana Clara Santos. "Le drame romantique sur l'espace péninsulaire: de Victor Hugo à Alexandre Dumas". editado por Francisco Lafarga; Luis Pegenaute, 447-462. Suiça: Peter Lang, 2006.
    Publicado
  25. Ana Clara Santos. "A mitologia no pensamento arcaico português". 371-383. Portugal: Universidade do Minho, 2006.
    Publicado
  26. Ana Clara Santos. "La mère dans sa condition de souveraine: de la Régence à la tragédie racinienne et cornélienne". editado por Pierre Civil; Danielle Boillet, 27-40. Paris, França: Presses Sorbonne Nouvelle, 2005.
    Publicado
  27. Ana Clara Santos. "De la réception du théâtre classique au Portugal: entre les Arcadiens et les Romantiques". editado por Ana Clara Santos, 289-302. Lisboa, Portugal: Colibri, 2005.
    Publicado
  28. Ana Clara Santos. "Réception(s) du théâtre classique au Portugal: de la doctrine à la représentation". editado por Otília Martins, 69-85. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ana Clara Santos; Corinne Weber. Enseigner la grammaire. Discours, descriptions et pratiques. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Histoire des Langues et Cultures Étrangères- HLCE ». 2018.
    Publicado
  2. Ana Clara Santos; Sophie Proust; Ana Isabel Vasconcelos. Parcours de génétique théâtrale: de l'atelier d'écriture à la scène. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2018.
    Publicado
  3. Dominique Faria; Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. Littérature et théâtre en français à l'épreuve de la traduction en Péninsule Ibérique. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2017.
    Publicado
  4. Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. Variations sur l'étranger. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto. 2016.
    Publicado
  5. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. L'étranger. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2016.
    Publicado
  6. Ana Clara Santos; Maria Luísa Malato. Diderot: paradoxes sur le comédien. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2015.
    Publicado
  7. Ana Clara Santos; Maria Celeste Natário; Maria de Jesus Cabral; Maria Luísa Malato; Renato Epifânio. L'exil et le royaume: d'Albert Camus à Vergílio Ferreira. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2014.
    Publicado
  8. Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. L'étranger tel qu'il (s')écrit. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto. 2014.
    Publicado
  9. Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos. Les possibilités d'une île. Paris, França: Petra. 2014.
    Publicado
  10. Ana Clara Santos; Artur Ribeiro Gonçalves; Pedro Sequeira; Teresa Salvado. Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares. Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos. 2014.
    Publicado
  11. Ana Clara Santos. Palco da ilusão. Ilusão teatral no palco europeu. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2014.
    Publicado
  12. Ana Clara Santos. Art et création chez Théophile Gautier. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2013.
    Publicado
  13. Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos; Jean-Baptiste Dussert. Lumières d'Albert Camus: enjeux et relectures. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2012.
    Publicado
  14. Ana Clara Santos; Silva, Ana Paula Coutinho; Almeida, José Domingues; Outeirinho, Maria de Fátima; Maria de Jesus Cabral. Assises du français au Portugal : états des lieux du français au Portugal : observatoire, acteurs & stratégies de relance. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2010.
    Publicado
  15. Ana Clara Santos. Descontinuidades e confluências de olhares críticos nos estudos francófonos. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2010.
    Publicado
  16. Ana Clara Santos; Catherine Simonot. Para uma história do ensino das línguas e literaturas estrangeiras: estudos de género. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2007.
    Publicado
  17. Ana Clara Santos; Maria José Salema; Luís Filipe Teixeira. O livro no ensino das línguas e literaturas modernas em Portugal: do século XVIII ao final da primeira República. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra. 2005.
    Publicado
  18. Ana Clara Santos. Relações literárias franco-peninsulares. Lisboa, Portugal: Colibri. 2005.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Ana Clara Santos. "Traduire la culture: éducation, transfert et créativité". Synergies Portugal (2020): https://gerflint.fr/synergies-portugal.
    No prelo
  2. Sântos, Ana Clara; Amarante, Natália. "Études de génétique théâtrale et littéraire". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 14 (2018): http://journals.openedition.org/carnets/8550.
    Publicado
  3. Cristina Robalo-Cordeiro; Ana Clara Santos. "Interactions culturelles et transversalité: le Portugal et les francophonies". Synergies Portugal- revue du Gerflint 6 (2018): https://gerflint.fr/Base/Portugal6/numero_complet.pdf.
    Publicado
  4. Ana Clara Santos. "Innovations pédagogiques dans l’enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives (XVIIIe-XXIe siècles)". 58-59 (2017): https://journals.openedition.org/dhfles/4438.
    Publicado
  5. Ana Clara Santos. "Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?". Synergies Portugal 5 (2017): https://gerflint.fr/Base/Portugal5/portugal5.html.
    Publicado
  6. Ana Clara Santos; Catherine Simonot; Maria de Jesus Cabral. "Du français en cause aux causes du français". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 8 (2016): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.1774.
    Publicado • 10.4000/carnets.1774
  7. Ana Clara Santos. "Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspectives historiques (XVIe-XXIe siècles)". 57 (2016): https://journals.openedition.org/dhfles/4351.
    Publicado
  8. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "La littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal 3 (2015): https://gerflint.fr/Base/Portugal3/portugal3.html.
    Publicado
  9. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "L'étranger". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 1 (2014): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.1114.
    Publicado • 10.4000/carnets.1114
  10. Christian Lagarde; Ilda Mendes dos Santos; Philippe Rabaté; Ana Clara Santos. "La part de l'étranger". Hispanismes 1 (2013): http://www.hispanistes.fr/index.php/31-hispanismes/278-hispanismes-nd1.
    Publicado
  11. Christian Lagarde; Geneviève Champeau; Ana Clara Santos. "L’étranger et la didactique des Langues Cultures". La Clé des Langues (2012): http://cle.ens-lyon.fr.
    Publicado
  12. Ana Clara Santos; Dominique Faria. "L’(in)vraisemblable". Carnets, revue électronique d'études françaises I série 3 (2011): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.3305.
    Publicado • 10.4000/carnets.3305
Livro
  1. Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1846-1852). Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 2011.
    Publicado
  2. Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1835-1846). Lisboa, Portugal. 2007.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Ana Clara Santos. "Introduction". Prefácio para Études de génétique théâtrale et littéraire. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2018.
    Publicado
  2. Ana Clara Santos; Cristina Robalo-Cordeiro. "Avant-propos". 7-11. França. 2018.
    Publicado
  3. Ana Clara Santos. "Présentation". Prefácio para Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?, 7-13. França: Gerflint- Synergies Portugal. 2017.
    Publicado
  4. Ana Clara Santos. "Présentation". Prefácio para Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives, 5-8. França: SIHFLES- Documents. 2017.
    Publicado
  5. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "Introduction". Prefácio para Du français en cause aux causes du français. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2016.
    Publicado
  6. Ana Clara Santos. "Présentation". Prefácio para Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspective historique, 5-9. França: SIHFLES- Documents. 2016.
    Publicado
  7. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "Présentation". Prefácio para La littérature dans et pour l'éducation, 7-14. França: Gerflint- revue Synergies Portugal. 2015.
    Publicado
  8. Santos, Ana Clara; João Domingos; Maria Hermínia Amado Laurel; Maria de Jesus Cabral. "Editorial". Prefácio para Invasions & évasions, 5-9. Portugal: Canets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2012.
    Publicado
  9. Ana Clara Santos; Dominique Faria. "Editorial". Prefácio para L'(In)vraisemblable, 5-9. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2011.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Ana Clara Santos. 2017. Dossiê Genética teatral. Coordenação do dossiê Genética teatral, Sinais de Cena, revista da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, série 2, nº 2, maio 2017..
  2. Ana Clara Santos. 2015. À Espera de Godot. Ana Clara Santos: dramaturgia e tradução da peça À ESpera de Godot, de Samuel Beckett. Luís Vicente: encenação. 67ª produção da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve;. Estreia- 17 de abril de 2015, Teatro da Trindade, Lisboa. Intérpretes: Luís Vicente, Pedro Laginha, Pedro Lima, René Barbosa e Tânia da Silva.. http://actateatro.org.pt/cenaspassadas/60/.
  3. Ana Clara Santos. 2006. Traduction en française de l'article de Marcelo Bulhões: Hystérie, séduction et frustration: l’érotisme dans les romans naturalistes brésiliens. Tradução do artigo em língua francesa (da língua portuguesa para a língua francesa). O artigo é da autoria de Marcelo Bulhões e foi publicado na Revista Excavatio, Emile Zola and Naturalism, International Review for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists around the World, vol. XXE, n. 1-2, 2006, 63-71.. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v21.html.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2019 Genética teatral e iconografia: contributos para a análise de um processo criativo da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve
Orientador de SÓNIA MARGARIDA SERRANO CORREIA AÇO
Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008 - 2014/02/10 Adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle.
Orientador de Lígia Domingos Cipriano
Literatura (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2012 La réception du théâtre d'Eugène Scribe sur la scène lisboète (1822-1860)
Orientador
Literatura (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2011 O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo
Coorientador de Ana Catarina Ruivo Remédios do Monte
Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008/07/25 A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX
Orientador de Alice do Carmo Mestre
Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008/01/30 Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux
Orientador de Lígia Domingos Cipriano
Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008 O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema
Coorientador
Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/10/23 Projecto Karamázov- Pesquisa e criação teatral a partir de Os Irmãos Karamázov de Fiódor Dostoiévski
Vogal
Sónia da Conceição Ferreira Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/13 Les pionniers de l’enseignement du français à l’École Polytechnique de Téhéran au XIXe siècle
Arguente
Zahra N. Moghaddam (Doutoramento)
Université de Strasbourg, França
2019 Genética teatral e iconografia: contributos para a análise do processo criativo da ACTA-Companhia de teatro do Algarve
Orientador
Sónia Margarida Serrano Correia Aço (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/06/12 Assimetrias linguísticas do currículo: a disciplina de inglês no liceu português entre 1836 e 1974
Arguente
Roberto Paulo dos Ramos Franco Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017/09/19 La morfología verbal en las gramáticas para enseñanza del francés para hispanohablantes (siglos XVI-XX). Adaptación, contrastividad y contextualización
Arguente principal
Irene Valdès Melguizo (Doutoramento)
Editorial Universidad de Granada, Espanha
2016/12/16 La pensée symbolique dans la fondation de l’identité insulaire
Arguente
Alexandra Bezières (Doutoramento)
Université de Corse Pascal Paoli, França
2016/02/26 L’apprentissage de la prononciation française par les espagnols aux XVIe, XVIIe et XVIIIe siècles
Arguente principal
Marc Viémon (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2015/04/16 A luz que ilumina O Lodo, representações existencialistas
Arguente principal
Luísa Maria da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014/12/12 Abordagem do texto narrativo e poético em língua materna e língua estrangeira. Recurso ao jogo dramático em atividades de pré e pós-leitura
Arguente principal
Inês Maria Oliveira dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/12 Occident. Orient: itinéraires, regards, croisements
Arguente
Suzan Massoumi (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/10/09 Alfreda ou la Chimère de Vasco Graça Moura, uma tradução comentada
Arguente principal
Cristina Dias Pires (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014/02/10 Du roman au théâtre: adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle
Orientador
Lígia Domingos Cipriano (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/12/18 A Cidadania enquanto código extralinguístico. O caso do projeto Comenius
Arguente principal
Maria Isabel Tomé Queirós (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/11/20 Zilda: a arte dramática de Alfredo Cortez
Arguente principal
Maria Manuela Rodrigues de Pinho Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013/01/09 Um contributo para o tratamento documental do fundo proveniente do antigo Magistério Primário de Faro
Presidente do júri
Idalina Lourenço da Silva Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/07/22 La réception du théâtre d’Eugène Scribe sur la scène lisboète
Orientador
Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/12/15 Camões e o Jáo no repertório teatral: Casimiro de Abreu em Lisboa, em 1856
Arguente principal
Sónia Irene Gonçalves da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2011/05/04 O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo
Orientador
Ana Catarina Ruivo Remédios do Monte (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/11/18 O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema
Orientador
Natércia Murta Silva Caravela (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/07/25 A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX
Orientador
Alice do Carmo Mestre (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/02/07 O texto e o contexto em Sir Politick Would-Be
Arguente principal
José António Geraldo Marques da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2008/01/30 Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux
Orientador
Lígia Domingos Cipriano (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/12/12 Jornal do Conservatório: comédia e drama de Almeida Garrett
Arguente principal
Maria Gabriela da Silva Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2007/08/29 O Condenado de Camilo Castelo Branco
Arguente principal
Ana Paula Costa Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2007/07/23 O motivo histórico em Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett: para uma abordagem em contexto escolar
Arguente principal
Maria Madalena Cadima Leite da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006 O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do ensino secundário - estudo de um caso
Arguente principal
Luís Manuel de Almeida Miranda (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/05/17 Saint-Évremond entre França e Inglaterra: uma visão comparatista da comédia Sir Politick Would-Be
Arguente principal
Carmen da Conceição da Silva Matos Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2004/05/03 Mise en scène de L’Avare de Molière par Andreï Serban: stances d’une vision documentaire
Arguente principal
Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2001/02/19 O jogo do desejo, retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon
Arguente
Ana Alexandra Seabra da Silva Andrade de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1999/01/12 O ensino do Francês Língua Estrangeira na década de 1926-1936. A aplicação do método directo
Arguente principal
Elisabeth Martins Pacheco de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2003/11/24 - 2003/11/24 RTP- Regiões Universidade do Algarve- colóquio Relações literárias franco-peninsulares

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance
2015 - Atual APROLÍNGUAS
2013 - Atual Société Internationale pour l’Histoire du Français Langue Étrangère ou Seconde (SIHFLES)
2010 - Atual Société Internationale d’Histoire Comparée du Théâtre, de l’Opéra et du Ballet
2003/09 - Atual Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) Membro fundador
2001 - Atual Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC)
1999 - Atual Associação Portuguesa para a História das Línguas e Literaturas Estrangeiras (APHELLE) Membro fundador
2001 - 2008 International Association for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies related to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists, Naturalism and the Cinema around the World (AIZEN)
Distinções

Prémio

2014 Prémio coletivo- APEF - Prix Hervé Deluen da Academia Francesa (Paris)
Académie Française, França
2003 Prix SQET (Société Québécoise d'Études Théâtrales) - Annuaire théâtral (Canadá)