???global.info.a_carregar???
Ana Clara Santos. Concluiu o Doutoramento em Literatura Francesa em 1996 na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3. É Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade do Algarve. Atualmente, é Diretora do Departamento de Artes e Humanidades e Diretora de curso da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. É Membro do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (prémio Hervé Deluen da Academia Francesa em 2014) que, atualmente, codirige. Dirige a coleção de teatro « Entr’acte : études de théâtre et de performance » e codirige, na mesma editora (Le Manuscrit, Paris), a coleção « Exotopies » da APEF. Possui uma vasta obra publicada a nível nacional e internacional nos seguintes domínios de investigação: genética teatral, receção e tradução da literatura e dramaturgia francesas, história do espectáculo português (século XIX), história do ensino do francês em Portugal.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Clara Santos
Gender
Female

Citation names

  • Ana Clara Santos
  • Santos, Ana Clara

Author identifiers

Ciência ID
F916-5C9E-5AD6

Email addresses

  • avsantos@ualg.pt (Professional)
  • anaclaravsantos@gmail.com (Personal)

Telephones

Telephone
  • 289800908 (Professional)

Addresses

  • Universidade do Algarve (FCHS). Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
1997/09/19
Concluded
PhD equivalence- Ciências da Literatura (Literatura Francesa) (Doutoramento)
Major in Literatura francesa
Universidade do Minho, Portugal
"O papel da personagem materna nas tragédias de Corneille e de Racine" (THESIS/DISSERTATION)
Très Honorable
1996/02/26
Concluded
Doctorat (PhD)- Littérature et Civilisation Françaises (Docteur)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
"Le rôle du personnage maternel dans les tragédies de Corneille et de Racine" (THESIS/DISSERTATION)
mention Très Honorable
1990/06
Concluded
Lettres Modernes (DEA)
Major in Littérature et Civilisation françaises
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
mention Bien
1989/06
Concluded
Lettres Modernes (Maîtrise)
Major in Littérature et civilisation françaises
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
1988
Concluded
Lettres Modernes- mention FLE (Licence)
Major in Littérature et Linguistique françaises - mention FLE
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
Affiliation

Teaching in Higher Education

2020/10/01 - Current Associate Professor (University Teacher)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998/01 - Current Assistant Professor (University Teacher)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1991 - 1997/12 Assistant (Polytechnic Teacher)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Positions / Appointments

2019/11/12 - Current Diretora do Departamento de Artes e Humanidades
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/08/01 - Current Diretora de curso- Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - Current Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade do Algarve, Portugal
1998 - Current Membro, por inerência, da Comissão Científica do Departamento de Artes e Humanidades (anteriormente, Área Departamental de Línguas e Literaturas, DLCM, DLCA, DAH)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2018 Membro eleito do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade do Algarve, Portugal
2011 - 2015 Diretora de curso- Licenciatura em Estudos Artísticos
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2013 Sub-Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Comunicação
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 2011 Membro, por inerência, do Conselho Científico
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2009 Membro eleito da Assembleia Estatutária da FCHS
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008 - 2009 Vice-Presidente da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Comunicação e Artes
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006 - 2009 Sub-Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003 - 2008 Membro da comissão coordenadora do Mestrado em Literatura
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005 - 2007 Co-coordenadora da edição de Mestrado em Literatura (especialização em Literatura francesa)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2003 - 2004 Diretora-Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 2004 Diretora de curso- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002 - 2003 Secretária da Comissão Científica do Departamento de Letras Clássicas e Modernas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 1999 Presidente da Comissão Científica da Área Departamental de Línguas e Literaturas
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Others

2018 - Current Membro de Centro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2017 - Current Membro de Centro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2001 - Current Membro de Centro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018 - 2021 ARGOS
597582-CREA-1-2018-1-FR-CULT-COOP1
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
European Commission Creative Europe
2006 - 2009/08/24 TETRA (TEatro e TRAdução): para uma história da tradução teatral em Portugal, 1800 - 2009
PTDC/ELT/67491/2006
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2009 MULTICOM- Multilinguism and Communication
Multicom
Researcher
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia

Other

Designation Funders
2019 - Current Cartografar Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa (séc. XVIII-XXI).
CLP
Researcher
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
2018 - 2020 O velho Teatro S. João do Porto (1798-1908)
CESEM
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012 - 2017 GRAC- Grammaire et contextualisation
EA228 DILTEC
Researcher
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
Outputs

Publications

Book
  1. Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1846-1852). Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 2011.
    Published
  2. Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1835-1846). Lisboa, Portugal. 2007.
    Published
Book chapter
  1. Ana Clara Santos; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos. "O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital?". In O velho Teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, edited by Cymbron, Luísa; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos, 177-221. Porto, Portugal: CESEM e Edições Afrontamento, 2020.
    Published
  2. Ana Clara Santos. "Le "Théâtre français" à Lisbonne ou la promotion d'un répertoire national". edited by Ariane Ferry; Marianne Bouchardon, 337-354. France: Presses Universitaires du Septentrion, 2016.
    Published
  3. Ana Clara Santos. "Images de la pensée voltairienne". 429-447. Switzerland: Peter Lang, 2016.
    Published
  4. Ana Clara Santos. "Représentations de l'étranger à Lisbonne ou le Théâtre Français à Rua dos Condes". In L'étranger, edited by Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral, 167-188. Paris, France: Le Manuscrit, coll. "Exotopies", 2016.
    Published
  5. Ana Clara Santos. "L'adaptation transgénérique ou le roman mis en pièces dans l'espace atlantique luso.brésilien". edited by Jean-Marc Moura; Véronique Porra, 177-194. Germany: Georg Olms Verlag, 2015.
    Published
  6. Ana Clara Santos. "L'avènement d'une esthétique théâtrale chez Rousseau". 221-232. Lisboa, Portugal: Humus, 2014.
    Published
  7. Ana Clara Santos. ""Théâtre de voyage(s)" ou les possibilités d'une nouvelle dramaturgie de l'insulaire au temps des Lumières". edited by Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos, 61-78. Paris, France: Petra, 2014.
    Published
  8. Ana Clara Santos. "La vogue du théâtre naturaliste au Portugal: entre la doctrine et les adaptations". Lisboa, Portugal: Humus, 2014.
    Published
  9. Ana Clara Santos. "Pour une histoire de l'enseignement du français au Portugal au XIXe siècle: des réformes de l'instruction publique aux livres scolaires". Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos, 2014.
    Published
  10. Ana Clara Santos. "Albert Camus au Portugal: de la lecture à la scène". 175-193. Paris, France: Le Manuscrit, coll. "Exotopies", 2012.
    Published
  11. Ana Clara Santos. "Contributos para a história da reforma do teatro nacional". 231-248. Spain: Através Editora, 2012.
    Published
  12. Ana Clara Santos. "Pratiques de réécriture et échanges culturels franco-portugais autour du théâtre de Corneille". edited by Myriam Dufour-Maître, 165-181. Rouen, France: Publications des Universités de Rouen-Le Havre, 2012.
    Published
  13. Ana Clara Santos. "A colecção Arquivo teatral ou a importação do repertório teatral parisiense". edited by Manuela Carvalho; Daniela Di Pasquale, 75-98. Lisboa, Portugal: Nova Vega, 2012.
    Published
  14. Ana Clara Santos. "Das colecções de teatro estrangeiro em Portugal (séc. XVIII-XIX)". 1201-1211. Coimbra, Portugal: Minerva, 2011.
    Published
  15. Ana Clara Santos. "Actualisation(s) de Candide ou l'Optimisme de Voltaire sur la scène théâtrale". edited by Francisco Lafarga; Ángeles Llorca Tonda; Ángeles Sirvent Ramos, 105-120. Paris, France: Le Manuscrit, 2011.
    Published
  16. Ana Clara Santos. "La circulation des modèles français sur la scène portugaise au XIXe siècle". 215-224. Paris, France: L'Harmattan, 2011.
    Published
  17. Ana Clara Santos. "Recepção da tragédia clássica na Península Ibérica". edited by Luis Pegenaute; Enric Gallén; Francisco Lafarga, 159-169. Switzerland: Peter Lang, 2010.
    Published
  18. Ana Clara Santos. "La réception de la dramaturgie de Jean-Luc Lagarce ou une voix enfin entendue". 497-506. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2010.
    Published
  19. Ana Clara Santos. "La présence du théâtre français sur la scène espagnole pendant la deuxième moitié du XIXe siècle". edited by Jean-Claude Yon, 342-353. Paris, France: Nouveau Monde éditions, 2008.
    Published
  20. Ana Clara Santos. "La pratique de la traduction théâtrale ou la voie de la création dramaturgique sur la scène portugaise au XIX esiècle". In Traduction et Lusophonie, Trans-actions ? Trans-missions ? Trans-positions ?, 185-203. Montpellier, France: Presses Universitaires de la Méditerranée (Université Paul-Valéry, Montpellier 3), 2007.
    Published
  21. Ana Clara Santos. "La réception de la dramaturgie de Victorien Sardou dans la Péninsule ibérique au XIXe siècle". edited by Guy Ducrey, 245-257. Strasbourg, France: Presses Universitaires de Strasbourg, 2007.
    Published
  22. Ana Clara Santos. "L'esthétique baroque et le théâtre de Corneille". 67-74. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2007.
    Published
  23. Ana Clara Santos. "Échanges culturels sur le théâtre naturaliste au Portugal et au Brésil à la fin du XIXe siècle". edited by Claudia Poncioni; José Manuel Esteves, 151-167. Paris, France: Édition Lusophone, 2006.
    Published
  24. Ana Clara Santos. "Le drame romantique sur l'espace péninsulaire: de Victor Hugo à Alexandre Dumas". edited by Francisco Lafarga; Luis Pegenaute, 447-462. Switzerland: Peter Lang, 2006.
    Published
  25. Ana Clara Santos. "A mitologia no pensamento arcaico português". 371-383. Portugal: Universidade do Minho, 2006.
    Published
  26. Ana Clara Santos. "La mère dans sa condition de souveraine: de la Régence à la tragédie racinienne et cornélienne". edited by Pierre Civil; Danielle Boillet, 27-40. Paris, France: Presses Sorbonne Nouvelle, 2005.
    Published
  27. Ana Clara Santos. "De la réception du théâtre classique au Portugal: entre les Arcadiens et les Romantiques". edited by Ana Clara Santos, 289-302. Lisboa, Portugal: Colibri, 2005.
    Published
  28. Ana Clara Santos. "Réception(s) du théâtre classique au Portugal: de la doctrine à la représentation". edited by Otília Martins, 69-85. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004.
    Published
Edited book
  1. Ana Clara Santos; Corinne Weber. Enseigner la grammaire. Discours, descriptions et pratiques. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Histoire des Langues et Cultures Étrangères- HLCE ». 2018.
    Published
  2. Ana Clara Santos; Sophie Proust; Ana Isabel Vasconcelos. Parcours de génétique théâtrale: de l'atelier d'écriture à la scène. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2018.
    Published
  3. Dominique Faria; Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. Littérature et théâtre en français à l'épreuve de la traduction en Péninsule Ibérique. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2017.
    Published
  4. Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. Variations sur l'étranger. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto. 2016.
    Published
  5. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. L'étranger. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2016.
    Published
  6. Ana Clara Santos; Maria Luísa Malato. Diderot: paradoxes sur le comédien. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2015.
    Published
  7. Ana Clara Santos; Maria Celeste Natário; Maria de Jesus Cabral; Maria Luísa Malato; Renato Epifânio. L'exil et le royaume: d'Albert Camus à Vergílio Ferreira. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2014.
    Published
  8. Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. L'étranger tel qu'il (s')écrit. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto. 2014.
    Published
  9. Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos. Les possibilités d'une île. Paris, France: Petra. 2014.
    Published
  10. Ana Clara Santos; Artur Ribeiro Gonçalves; Pedro Sequeira; Teresa Salvado. Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares. Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos. 2014.
    Published
  11. Ana Clara Santos. Palco da ilusão. Ilusão teatral no palco europeu. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ». 2014.
    Published
  12. Ana Clara Santos. Art et création chez Théophile Gautier. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2013.
    Published
  13. Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos; Jean-Baptiste Dussert. Lumières d'Albert Camus: enjeux et relectures. Paris, France: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ». 2012.
    Published
  14. Ana Clara Santos; Silva, Ana Paula Coutinho; Almeida, José Domingues; Outeirinho, Maria de Fátima; Maria de Jesus Cabral. Assises du français au Portugal : états des lieux du français au Portugal : observatoire, acteurs & stratégies de relance. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2010.
    Published
  15. Ana Clara Santos. Descontinuidades e confluências de olhares críticos nos estudos francófonos. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2010.
    Published
  16. Ana Clara Santos; Catherine Simonot. Para uma história do ensino das línguas e literaturas estrangeiras: estudos de género. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2007.
    Published
  17. Ana Clara Santos; Maria José Salema; Luís Filipe Teixeira. O livro no ensino das línguas e literaturas modernas em Portugal: do século XVIII ao final da primeira República. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra. 2005.
    Published
  18. Ana Clara Santos. Relações literárias franco-peninsulares. Lisboa, Portugal: Colibri. 2005.
    Published
Journal article
  1. Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. "Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 4 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100111.
    Open access • Published • 10.1590/2237-2660100111
  2. Maria João brilhante; Brigitte Prost; Sophie Proust; Ana Clara Santos. "ARGOS, un projet innovant d'observations de processus de création en Europe". European Journal of Theatre and Performance 2 (2020): 294-333. https://journal.eastap.com.
    Open access • Published
  3. Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. "Repérage du Training dans le Processus de Création de Inferno de O Bando: la conscience de l’acteur". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 4 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660100111.
    Open access • 10.1590/2237-2660100111
  4. Ana Clara Santos. "La réception de Maeterlinck au Portugal et au Brésil". Confluências série belg 22 (2019): 139-160.
    Published
  5. Ana Clara Santos. "A history and historiography of foreign languages teaching and learning in Portugal". The Language Learning Journal 46 1 (2018): 62-70. http://dx.doi.org/10.1080/09571736.2017.1382057.
    Open access • Published • 10.1080/09571736.2017.1382057
  6. Ana Clara Santos. "La culture en question dans l'enseignement du français au Portugal". Documents pour l'histoire du français langue étrangère ou seconde 60-61 (2018): 245-260. https://journals.openedition.org/dhfles/5473.
    Open access • Published
  7. Ana Clara Santos. "Traduire la culture littéraire et théâtrale française au Portugal. Effets de consécration culturelle". Hispanismes hors série 2 (2018): 302-314. http://www.hispanistes.fr/index.php/revue-hispanismes/31-hispanismes/1394-hispanismes-hors-serie-n-2-traduire-d-une-culture-a-l-autre.
    Open access • Published
  8. Ana Clara Santos. "Introdução: da génética teatral à análise do processo criativo". Sinais de Cena série 2 2 (2017): 11-14.
    Published
  9. Santos, Ana Clara. "Légitimation du répertoire théâtral français sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 9 (2017): 140-154. http://journals.openedition.org/carnets/2087.
    Open access • Published
  10. Ana Clara Santos. "Entretiens. Regards croisés sur la littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal 3 (2015): 103-123. https://gerflint.fr/Base/Portugal3/entretiens.pdf.
    Open access • Published
  11. Ana Clara Santos. "Le théâtre français à l'étranger ou l'essor de l'adaptation théâtrale". Horizons/Théâtre, revue d'études théâtrales 3 (2014): 46-57.
    Published
  12. Ana Clara Santos. "Réception de la comédie française au Portugal (XVIIIe- XIXe siècles)". 21 (2013): 365-383. https://revistas.um.es/analesff/issue/view/12511.
    Open access • Published
  13. Ana Clara Santos. "Controverses sur l'enseignement de la grammaire au Portugal au cours de la seconde moitié du XIXe siècle". 51 (2013): 163-178. https://journals.openedition.org/dhfles/3872.
    Open access • Published
  14. Ana Clara Santos. "Institutionnalisation de l'enseignement du français au Portugal". Synergies Portugal 1 (2013): 39-50. https://gerflint.fr/Base/Portugal1/Article2Santos.pdf.
    Open access • Published
  15. Ana Clara Santos; Juan Garcia Bascuñana. "Le texte littéraire dans l'enseignement du FLE: histoire, variations, perspectives". 52 (2012): 121-130.
    Published
  16. Ana Clara Santos. "Modalités de présence du théâtre français à l'étranger ou la fortune du répertoire parisien au Portugal". Carnets, revue électronique d’études françaises I série 4-spécial (2012): 207-218. https://journals.openedition.org/carnets/7682.
    Open access • Published
  17. Ana Clara Santos. "Géneses teatrais ou um interesse renovado pelos estudos de genética teatral". Sinais de cena 15 (2011): 78-80.
    Published
  18. Ana Clara Santos. "O Archivo theatral: uma colecção de teatro francês". Sinais de cena 15 (2011): 119-124.
    Published
  19. Ana Clara Santos. "L'actualité de Sartre sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises I série 2- spécial (2011): 175-182. https://journals.openedition.org/carnets/5683.
    Open access • Published
  20. Ana Clara Santos. "Les "langues entre elles" ou les manuels d'enseignement des langues au Portugal au cours de la deuxième moitié du XIXe siècle". Documents pour l’histoire du français langue étrangère ou seconde 42 (2009): 197-214. https://journals.openedition.org/dhfles/764.
    Open access • Published
  21. Ana Clara Santos. "A mitologia grega no pensamento arcaico português". Quadrant 24 (2007): 41-53.
    Published
  22. Ana Clara Santos. "Le théâtre romantique au Portugal dans la première moitié du XIXe siècle". 13 (2006): 217-232.
    Published
  23. Ana Clara Santos. "La dramaturgie à l'heure de l'Europe ou le déplacement des troupes françaises à Lisbonne". Cadernos de Literatura Comparada 1 14/15 (2006): 385-400.
    Published
  24. Ana Clara Santos. "Images de la femme dans la dramaturgie classique". Faces de Eva. Revista de Estudos sobre a Mulher 16 (2006): 63-74.
    Published
  25. Ana Clara Santos. "Le naturalisme sur la scène portugiase: du projet créateur aux controverses". XX 1-2 (2005): 244-257. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v20n1-2.html.
    Published
  26. Ana Clara Santos. "L'hypotypose ou le langage de l'illusion dans la tragédie racinienne". Confluências 19 (2004): 89-98.
    Published
  27. Ana Clara Santos. "Images de la femme ou la démystification du sacré". Questão 1 (2004): 109-118. http://dx.doi.org/10.1016/j.femme.2013.06.001.
    Published
  28. Ana Clara Santos. "Réception et diffusion du naturalisme au théâtre. la présence d'Émile Zola au Portugal". Excavatio, Emile Zola and Naturalism XVII 1-2 (2002): 266-274. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v17.html.
    Published
  29. Ana Clara Santos. "Réception(s) de Racine". Ariane, revue d'études littéraires françaises 17 (2002): 115-126. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.39392.
    Published
  30. Ana Clara Santos. "La création de personnages maternels sur la scène racinienne et cornélienne: diversité et opposition". 14-15 (1998): 117-139.
    Published
Journal issue
  1. Ana Clara Santos. "Traduire la culture: éducation, transfert et créativité". Synergies Portugal (2020): https://gerflint.fr/synergies-portugal.
    In press
  2. Sântos, Ana Clara; Amarante, Natália. "Études de génétique théâtrale et littéraire". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 14 (2018): http://journals.openedition.org/carnets/8550.
    Published
  3. Cristina Robalo-Cordeiro; Ana Clara Santos. "Interactions culturelles et transversalité: le Portugal et les francophonies". Synergies Portugal- revue du Gerflint 6 (2018): https://gerflint.fr/Base/Portugal6/numero_complet.pdf.
    Published
  4. Ana Clara Santos. "Innovations pédagogiques dans l’enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives (XVIIIe-XXIe siècles)". 58-59 (2017): https://journals.openedition.org/dhfles/4438.
    Published
  5. Ana Clara Santos. "Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?". Synergies Portugal 5 (2017): https://gerflint.fr/Base/Portugal5/portugal5.html.
    Published
  6. Ana Clara Santos; Catherine Simonot; Maria de Jesus Cabral. "Du français en cause aux causes du français". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 8 (2016): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.1774.
    Published • 10.4000/carnets.1774
  7. Ana Clara Santos. "Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspectives historiques (XVIe-XXIe siècles)". 57 (2016): https://journals.openedition.org/dhfles/4351.
    Published
  8. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "La littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal 3 (2015): https://gerflint.fr/Base/Portugal3/portugal3.html.
    Published
  9. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "L'étranger". Carnets, revue électronique d'études françaises II série 1 (2014): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.1114.
    Published • 10.4000/carnets.1114
  10. Christian Lagarde; Ilda Mendes dos Santos; Philippe Rabaté; Ana Clara Santos. "La part de l'étranger". Hispanismes 1 (2013): http://www.hispanistes.fr/index.php/31-hispanismes/278-hispanismes-nd1.
    Published
  11. Christian Lagarde; Geneviève Champeau; Ana Clara Santos. "L’étranger et la didactique des Langues Cultures". La Clé des Langues (2012): http://cle.ens-lyon.fr.
    Published
  12. Ana Clara Santos; Dominique Faria. "L’(in)vraisemblable". Carnets, revue électronique d'études françaises I série 3 (2011): http://dx.doi.org/10.4000/carnets.3305.
    Published • 10.4000/carnets.3305
Newspaper article
  1. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral; Almeida, José Domingues. "Francês, uma língua bem presente entre nós", Público, 2011
Preface / Postscript
  1. Ana Clara Santos. "Introduction". Preface to Études de génétique théâtrale et littéraire. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2018.
    Published
  2. Ana Clara Santos; Cristina Robalo-Cordeiro. "Avant-propos". 7-11. France. 2018.
    Published
  3. Ana Clara Santos. "Présentation". Preface to Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?, 7-13. France: Gerflint- Synergies Portugal. 2017.
    Published
  4. Ana Clara Santos. "Présentation". Preface to Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives, 5-8. France: SIHFLES- Documents. 2017.
    Published
  5. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "Introduction". Preface to Du français en cause aux causes du français. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2016.
    Published
  6. Ana Clara Santos. "Présentation". Preface to Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspective historique, 5-9. France: SIHFLES- Documents. 2016.
    Published
  7. Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. "Présentation". Preface to La littérature dans et pour l'éducation, 7-14. France: Gerflint- revue Synergies Portugal. 2015.
    Published
  8. Santos, Ana Clara; João Domingos; Maria Hermínia Amado Laurel; Maria de Jesus Cabral. "Editorial". Preface to Invasions & évasions, 5-9. Portugal: Canets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2012.
    Published
  9. Ana Clara Santos; Dominique Faria. "Editorial". Preface to L'(In)vraisemblable, 5-9. Portugal: Carnets, revue électronique d'études françaises- APEF. 2011.
    Published

Other

Other output
  1. Ana Clara Santos. 2017. Dossiê Genética teatral. Coordenação do dossiê Genética teatral, Sinais de Cena, revista da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, série 2, nº 2, maio 2017..
  2. Ana Clara Santos. 2015. À Espera de Godot. Ana Clara Santos: dramaturgia e tradução da peça À ESpera de Godot, de Samuel Beckett. Luís Vicente: encenação. 67ª produção da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve;. Estreia- 17 de abril de 2015, Teatro da Trindade, Lisboa. Intérpretes: Luís Vicente, Pedro Laginha, Pedro Lima, René Barbosa e Tânia da Silva.. http://actateatro.org.pt/cenaspassadas/60/.
  3. Ana Clara Santos. 2006. Traduction en française de l'article de Marcelo Bulhões: Hystérie, séduction et frustration: l’érotisme dans les romans naturalistes brésiliens. Tradução do artigo em língua francesa (da língua portuguesa para a língua francesa). O artigo é da autoria de Marcelo Bulhões e foi publicado na Revista Excavatio, Emile Zola and Naturalism, International Review for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists around the World, vol. XXE, n. 1-2, 2006, 63-71.. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v21.html.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2019 Genética teatral e iconografia: contributos para a análise de um processo criativo da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve
Supervisor of SÓNIA MARGARIDA SERRANO CORREIA AÇO
Comunicação, Cultura e Artes (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008 - 2014/02/10 Adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle.
Supervisor of Lígia Domingos Cipriano
Literatura (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2012 La réception du théâtre d'Eugène Scribe sur la scène lisboète (1822-1860)
Supervisor
Literatura (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2011 O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo
Co-supervisor of Ana Catarina Ruivo Remédios do Monte
Literatura (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008/07/25 A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX
Supervisor of Alice do Carmo Mestre
Literatura (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008/01/30 Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux
Supervisor of Lígia Domingos Cipriano
Literatura (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2008 O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema
Co-supervisor
Literatura (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/10/23 Projecto Karamázov- Pesquisa e criação teatral a partir de Os Irmãos Karamázov de Fiódor Dostoiévski
Thesis Member
Sónia da Conceição Ferreira Barbosa (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/13 Les pionniers de l’enseignement du français à l’École Polytechnique de Téhéran au XIXe siècle
(Thesis) Arguer
Zahra N. Moghaddam (PhD)
Université de Strasbourg, France
2019 Genética teatral e iconografia: contributos para a análise do processo criativo da ACTA-Companhia de teatro do Algarve
Supervisor
Sónia Margarida Serrano Correia Aço (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/06/12 Assimetrias linguísticas do currículo: a disciplina de inglês no liceu português entre 1836 e 1974
(Thesis) Arguer
Roberto Paulo dos Ramos Franco Correia (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017/09/19 La morfología verbal en las gramáticas para enseñanza del francés para hispanohablantes (siglos XVI-XX). Adaptación, contrastividad y contextualización
(Thesis) Main arguer
Irene Valdès Melguizo (PhD)
Editorial Universidad de Granada, Spain
2016/12/16 La pensée symbolique dans la fondation de l’identité insulaire
(Thesis) Arguer
Alexandra Bezières (PhD)
Université de Corse Pascal Paoli, France
2016/02/26 L’apprentissage de la prononciation française par les espagnols aux XVIe, XVIIe et XVIIIe siècles
(Thesis) Main arguer
Marc Viémon (PhD)
Universidad de Sevilla, Spain
2015/04/16 A luz que ilumina O Lodo, representações existencialistas
(Thesis) Main arguer
Luísa Maria da Silva Ribeiro (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014/12/12 Abordagem do texto narrativo e poético em língua materna e língua estrangeira. Recurso ao jogo dramático em atividades de pré e pós-leitura
(Thesis) Main arguer
Inês Maria Oliveira dos Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/12 Occident. Orient: itinéraires, regards, croisements
(Thesis) Arguer
Suzan Massoumi (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/10/09 Alfreda ou la Chimère de Vasco Graça Moura, uma tradução comentada
(Thesis) Main arguer
Cristina Dias Pires (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
2014/02/10 Du roman au théâtre: adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle
Supervisor
Lígia Domingos Cipriano (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/12/18 A Cidadania enquanto código extralinguístico. O caso do projeto Comenius
(Thesis) Main arguer
Maria Isabel Tomé Queirós (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/11/20 Zilda: a arte dramática de Alfredo Cortez
(Thesis) Main arguer
Maria Manuela Rodrigues de Pinho Borges (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013/01/09 Um contributo para o tratamento documental do fundo proveniente do antigo Magistério Primário de Faro
President of the jury
Idalina Lourenço da Silva Santos (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/07/22 La réception du théâtre d’Eugène Scribe sur la scène lisboète
Supervisor
Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/12/15 Camões e o Jáo no repertório teatral: Casimiro de Abreu em Lisboa, em 1856
(Thesis) Main arguer
Sónia Irene Gonçalves da Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2011/05/04 O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo
Supervisor
Ana Catarina Ruivo Remédios do Monte (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/11/18 O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema
Supervisor
Natércia Murta Silva Caravela (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/07/25 A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX
Supervisor
Alice do Carmo Mestre (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/02/07 O texto e o contexto em Sir Politick Would-Be
(Thesis) Main arguer
José António Geraldo Marques da Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2008/01/30 Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux
Supervisor
Lígia Domingos Cipriano (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/12/12 Jornal do Conservatório: comédia e drama de Almeida Garrett
(Thesis) Main arguer
Maria Gabriela da Silva Ferreira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2007/08/29 O Condenado de Camilo Castelo Branco
(Thesis) Main arguer
Ana Paula Costa Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2007/07/23 O motivo histórico em Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett: para uma abordagem em contexto escolar
(Thesis) Main arguer
Maria Madalena Cadima Leite da Silva (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do ensino secundário - estudo de um caso
(Thesis) Main arguer
Luís Manuel de Almeida Miranda (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/05/17 Saint-Évremond entre França e Inglaterra: uma visão comparatista da comédia Sir Politick Would-Be
(Thesis) Main arguer
Carmen da Conceição da Silva Matos Abreu (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2004/05/03 Mise en scène de L’Avare de Molière par Andreï Serban: stances d’une vision documentaire
(Thesis) Main arguer
Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2001/02/19 O jogo do desejo, retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon
(Thesis) Arguer
Ana Alexandra Seabra da Silva Andrade de Carvalho (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1999/01/12 O ensino do Francês Língua Estrangeira na década de 1926-1936. A aplicação do método directo
(Thesis) Main arguer
Elisabeth Martins Pacheco de Oliveira (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2019 - Current EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance
2015 - Current APROLÍNGUAS
2013 - Current Société Internationale pour l’Histoire du Français Langue Étrangère ou Seconde (SIHFLES)
2010 - Current Société Internationale d’Histoire Comparée du Théâtre, de l’Opéra et du Ballet
2003/09 - Current Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) Membro fundador
2001 - Current Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC)
1999 - Current Associação Portuguesa para a História das Línguas e Literaturas Estrangeiras (APHELLE) Membro fundador
2001 - 2008 International Association for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies related to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists, Naturalism and the Cinema around the World (AIZEN)

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2003/11/24 - 2003/11/24 RTP- Regiões Universidade do Algarve- colóquio Relações literárias franco-peninsulares
Distinctions

Award

2014 Prémio coletivo- APEF - Prix Hervé Deluen da Academia Francesa (Paris)
Académie Française, France
2003 Prix SQET (Société Québécoise d'Études Théâtrales) - Annuaire théâtral (Canadá)