???global.info.a_carregar???
Simone Auf der Maur Tomé. Concluiu o(a) Doutoramento em Didáctica das Línguas em 2016/02/10 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Mestrado em Estudos Alemães em 2007/07/20 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Licentiata Philosophiae em 1999/01/29 pelo(a) Universität Zürich. É Leitor no(a) Universidade do Porto. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Literaturas Específicas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Línguas modernas; Modern languages; Competência comunicativa; Investigação-ação; Línguas - Ensino; Jogos de representação; Humanidades; Humanities; Outras humanidades; Other humanities; Humanidades::Outras humanidades; Humanities::Other humanities; Aprendizagem; Educação; Leitura; Motivação; Escrita - Motivação; Língua estrangeira - Ensino; Competência oral; Competência textual; Legibilidade; Língua alemã; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Simone Madeleine Auf Der Maur

Nomes de citação

  • Auf der Maur Tomé, Simone

Identificadores de autor

Ciência ID
EF15-43B1-590A
ORCID iD
0000-0001-7581-3362

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em Didáticas de Línguas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch: Textkompetenz angehender Daf-Lehrender - eine empirisch-qualitive Untersuchung" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção com unanimiade
2007
Concluído
Mestrado em Estudos Alemães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Textverstehen - Textverständlichkeit: Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrandes eines Sachtextes für eine bestimmte Zielgruppe (am Beispiel der Textsorte "Zeitungsnachrichtentext")" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) (Licenciatura)
Universidade de Zurique - Faculdade de Letras, Suiça
"An Outsider within the British Literary Tradition: Eva Figes' Experimental Novels" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2019 Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2003 - 2016 Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Faculdade de Letras. "Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira". 2017.
Artigo em revista
  1. Tomé, Simone Auf der Maur. "Desafios na leitura de textos de especialidade em língua estrangeira : perceções de professores-estudantes em formação inicial". (2017): https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/1769.
    10.21747/16478770.7.1769
Livro
  1. Carvalho, Ângela; Duarte, Isabel Margarida; Santos, Paulo Jorge; Auf der Maur Tomé, Simone. Ensino da oralidade para falantes de alemão: recursos online de português língua estrangeira. 2019.
  2. Kind, Anette; Scholz, Ingrid; Auf der Maur Tomé, Simone. Videoprojekt 'Mein geheimes Porto": Anwendung eines Modells für handlungsorientiertes Lernen im universitären Kontext Anette. 2019.
    10.21747/9789898969217/paraa12
Relatório
  1. Faculdade de Letras. 2016. Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/113245.
Tese / Dissertação
  1. Simone Madeleine Auf Der Maur Arantes Tomé. "Die rezeption von fachtexten in der fremdsprache deutsch: textkompetenz angehender daf-lehrender - eine empirisch-qualitive untersuchung". Doutoramento, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82857.
  2. Cardoso, André Filipe Martins Pêra; Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto; Matos, Maria Elizabeth Ellison de; Tomé, Simone Auf der Maur. "O Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos do ensino básico". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20355.
  3. Sousa, Diana Raquel Ferreira de; Ribeiro, Nuno Pinto; Matos, Maria Elizabeth Ellison de; Tomé, Simone Auf der Maur. "O vídeo na aula de língua estrangeira : motivar para a troca de experiências comunicacionais". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20318.
  4. Ribeiro, Patrícia Fernandes; Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto; Hurst, Nicolas; Tomé, Simone Auf der Maur. "Motivar alunos com maiores dificuldades : que materiais e exercícios motivam os alunos com maiores dificuldades a participar na aula tendo em conta a competência da leitura". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20391.
  5. Gaifém, Elisabete Cristina Escrivães; Ribeiro, Nuno Pinto; Matos, Maria Elizabeth Ellison de; Tomé, Simone Auf der Maur. "Em busca de tarefas autênticas na aula de língua estrangeira : a leitura do texto autêntico como elemento motivador para a escrita do e-mail". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20316.
  6. Marques, Raquel Tavares Gonçalves Branco; Castilho, Maria Teresa; Hurst, Nicolas; Tomé, Simone Auf der Maur. "Anatomia da América em Adventures of Huckleberry Finn de Mark Twain : representações urbanas na demanda do ideal pastoril". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20403.
  7. Tomé, Simone Auf der Maur. "Textverstehen-Textverständlichkeit : Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrades eines Sachtextes für eine bestimmte Zielgrippe (am Beispiel der Textsorte ,,Zeitungsnachrichtentext'')". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10216/18121.

Outros

Outra produção
  1. Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios. The purpose of this paper is to describe the process undertaken (incorporating both theoretical and methodological perspectives) in the construction of a unified set of descriptors intended for the assessment of student teachers of pre-service master degrees in the teaching of Portuguese as a foreign language and other modern languages at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Por. 2017. Faculdade de Letras. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/111570.
  2. Desafios na leitura de textos de especialidade em língua estrangeira : perceções de professores-estudantes em formação inicial. This article aims to shed light on the diffi culties encountered by studentsas readers of scientifi c texts in a foreign language, in this case in German. The focus of study lies on the perspectives of three Portuguese students-teachers in initial training who participated in activities for the development of their receptive textual competence in the context of the German didactic seminars held ov. 2017. Tomé, Simone Auf der Maur. http://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/1769.
  3. Desafios na leitura de textos de especialidade em língua estrangeira : perceções de professores-estudantes em formação inicial. This article aims to shed light on the diffi culties encountered by students as readers of scientific texts in a foreign language, in this case in German. The focus of study lies on the perspectives of three Portuguese students-teachers in initial training who participated in activities for the development of their receptive textual competence in the context of the German didactic seminars held ov. 2016. Faculdade de Letras. 1647-8770.