Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cláudia Faria
Nomes de citação
- Faria, Cláudia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- ED14-CDC1-87DA
- ORCID iD
- 0000-0003-1278-8061
- Researcher Id
- K-7250-2012
- Scopus Author Id
- 7004073899
Endereços de correio eletrónico
- cbfaria@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1303392&_dad=portal&_schema=PORTAL (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia Marinha
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/04/23 - 2019/05/07
Concluído
|
Data Scientist com R (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
VI Workshop de Introdução à Plataforma Estatística R (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
|
|
2016/01 - 2016/03
Concluído
|
Comunicar em Museus: quem e como? (Outros)
Casa Museu Anastácio Gonçalves, Portugal
|
|
2013/06/03
Concluído
|
Education (Doutoramento)
Especialização em Didactic of Science
Universidade de Lisboa, Portugal
"Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado Distinção e Louvor |
2012 - 2012
Concluído
|
e-tutoria e modelação online (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2009 - 2010
Concluído
|
Análise de dados em ciências sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 |
2005 - 2006
Concluído
|
Education - Didactic of Science (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 |
2003 - 2006
Concluído
|
Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental
(Pós-doutoramento)
Especialização em Ecologia Marinha
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
2001/05/23
Concluído
|
Biology (Doutoramento)
Especialização em Ecology and Biosystematics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Biologia da Reprodução e Ecologia das Comunidades de Peixes Residentes nas Plataformas Rochosas Intertidais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
1998 - 1998
Concluído
|
Conflict and cooperation: the roots of social behaviour (Outros)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Conservation Biology (Outros)
Associação Portuguesa de Biólogos, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Sexual selection in animals (Outros)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1993 - 1996
Concluído
|
Ethology (Etologia) (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Distribuição vertical e ocupação diferencial do habitat de Lipophrys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius galerita (Blenniidae),
Gobius cobitis (Gobiidae) e Gobius paganellus (Gobiidae), na plataforma rochosa da costa do Estori" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado Muito Bom |
1992
Concluído
|
Biology - Recursos Faunísticos e Ambiente (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Eco-Etologia de peixes litorais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
1991 - 1991
Concluído
|
Curso Nacional de Mergulho Subaquático (Outros)
Centro Português de Actividades Subaquáticas, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/23 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2001/10/01 - 2013/07/31 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2003/10/01 - 2006/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1996/10/01 - 2005/07/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01 - 2020/11/22 | Principal Researcher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10/01 - 2014/12/31 | Invited Scientist | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/01/01 - 2013/09/30 | Researcher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2008/10/01 - 2010/12/31 | Researcher | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2007/10/01 - 2008/09/30 | Bolsa de pós-doutoramento (Post-Doc Grant) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2006 - 2007 | Bolsa de Pós-Doutoramento (Pos-Doc Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
2004/01/01 - 2006/12/31 | Auditor científico (Scientific Advisor) | Instituto de Avaliação Educativa, Portugal |
2003/01/01 - 2006/09/30 | Bolsa de pós-doutoramento (Post-Doc Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1996 - 2000 | Bolsa de Doutoramento (PhD Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1993 - 1995 | Bosla de Investigação Científica (Researcher Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2008/09 | O papel dos museus na promoção do conhecimento nas ciências biológicas: O Aquário Vasco da Gama como modelo de estudo (The
role of museums in the promotion of knowledge in biological sciences: The Vasco da Gama Aquarium as a study model
SFRH/BPD/26939/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2007 | Biogeografia e biodiversidade das plataformas rochosas da Península Ibérica (Biogeography and biodiversity of rocky platforms
in the Iberian Peninsula)
SFRH/BPD/26939/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003 - 2006 | Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental
(Dynamics and resilience of resident fish communities of rocky shores in mainland Portugal)
SFRH/BPD/14478/2003
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1996 - 2000 | Ecologia e Comportamento de duas espécies de peixes intertidais da costa portuguesa (Ecology and Behavior of two intertidal
fish species from the Portuguese coast)
PRAXIS XXI/BD/5666/95
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023/08/31 | Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills (High-Fliers)
KA203-1A1C867A
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2021 - 2023/01/17 | Era uma vez um peixe chamado Bacalhau… Para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
EEA.BG.SGS3.005.2019
Investigador responsável
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
EEAGrants - DGPM
Em curso
|
2020 - 2022/02 | Roteiro Entre-Marés
FA_06_2017_011
Investigador responsável
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Direção-Geral de Política do Mar
Em curso
|
2019 - 2022 | SEA-THINGS: Learning Objects for Promoting the Ocean Literacy
Sea-Things - PO2020 - 2018
Orientador
|
Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais
Em curso
|
2015 - 2020/01/01 | Science teachers and out-of-class teaching: How to support innovative science teaching?
IF/00958/2014/CP1226/CT0001
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2019/12 | Makerspace na Escola – Um projeto para a educação no séc. XXI (Makerspace at School - A project for education in the XXI Century)
OPP418/387
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ciência Viva |
2015 - 2016/07 | Roteiro dos Descobrimentos (Roteiro dos Descobrimentos: An App as a didactic resource)
PT02_2ºRPS_0017 - eeagrants
Investigador responsável
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
EEA-Grants Direção-Geral de Política do Mar Concluído
|
2012 - 2015/12 | SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science
EU. FP7 Capacities Programme S
Investigador
Dublin City University, Irlanda
Intel Performance Learning Solutions Limited, Irlanda Univerzita Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach, Eslováquia Uniwersytet Jagiellonski w Krakowie, Polónia Malmö University University of South Denmark, Suécia Syddansk Universitet, Dinamarca King's College London, Reino Unido Szegedi Tudomanyegyetem, Hungria ATiT, Bélgica University of Piraeus Research Centre, Grécia Hacettepe Üniversitesi, Turquia Leibniz Universität Hannover, Alemanha Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
European Commission
Concluído
|
2014 - 2015/06 | Práticas integradas de educação formal e não-formal: Identificação, partilha e análise no ensino superior Português (Integrated
practices of formal and non-formal education: Identification, sharing and analysis in Portuguese higher education)
138/ID/2014
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2015/01 | Between tide marks: Integrating literacy's (iLit)
PTDC/CPE-CED/117923/2010
Investigador responsável
Aquário Vasco da Gama, Portugal
Associação Viver a Ciência, Portugal Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências, Portugal Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Portugal Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Ciências, Portugal Associação Centro Ciência Viva de Estremoz, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2014/12/01 | The nature of science in science teaching: How to support innovative science teaching
SFRH/BPD/99075/2013
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013/12 | Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2010/12 | History and Philosophy in Science Teaching
7th Framework Program
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universität Bremen, Alemanha Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit , Alemanha Oldenbrug University, Alemanha University of Reading, Reino Unido Istituto Tecnico Toscano and Fondazione Scienza e Tecnica, Florence , Itália Institute of Physics, Nicolaus Copernicus University, Polónia Budapesti Muszaki es Gazdasagtudomanyi Egyetem, Hungria Hebrew University of Jerusalem, Israel Aristotle University of Thessaloniki, Grécia University of Patras, Grécia |
European Commission
Concluído
|
2008 - 2010/04 | Influência da predação na organização das comunidades intertidais de substrato rochoso (Influence of predation on the organization
of intertidal communities of rocky substrate)
PDCT/MAR/58544/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Instituto de Mar, Portugal Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2008/09/30 | ESTUDO DAS COMUNIDADES DE PEIXES QUE UTILIZA AS PLATAFORMAS ROCHOSAS INTERTIDAIS DURANTE O PERÍODO DE PREIA- -MAR
SFRH/BPD/26939/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2007/08 | Intertidal rocky shore fish communities during high-tide: patterns of fish behaviour and use of space
POCTI/BSE/46825/2002
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2004 | Biogeografia, fluxo genético e biodiversidade das comunidades de peixes das plataformas rochosas de Portugal (Biogeography,
genetic flow and biodiversity of fish communities on rocky platforms in Portugal)
PNAT/1999/BIA/15017
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade Concluído
|
1996 - 2000/05/31 | DISTRIBUIÇÃO VERTICAL E OCUPAÇÃO DIFERENCIAL DO HABITAT PELAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DA ICTIOFAUNA RESIDENTE NO INTERTIDAL ROCHOSO
DA COSTA DE PORTUGAL CONTINENTAL
PRAXIS XXI/BD/5666/95
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1997 - 2000 | Efeitos climáticos na ecologia dos peixes litorais: uma aproximação fenológica e translatitudinal (Climatic effects on the
ecology of coastal fish: a phenological and translatitudinal approach)
PRAXIS/3/3.2/EMG/1957/95
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1993 - 1995 | Biologia reprodutiva de espécies de peixe residentes no litoral rochoso da costa Portuguesa (Reproductive biology of resident
fish species of the rocky coast of Portugal)
1313/MAR/92
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06/14 | Educação para a Sustentabilidade: Análise do Sistema de Ensino Básico em Moçambique. | VI Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias SIEC 2022
(Espanha)
|
2022/04 | The use of an App as an educational tool in science education: two examples centred on out-of-school activities | International Conference on Modern Research in Education, teaching and Learning
University of Barcelona. Campus del Mar (Barcelona, Espanha)
|
2022/03/09 | An App as a technological resource in pre-service teacher science education. | 16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED2022),
University of Valencia (Espanha)
|
2022/03/08 | Education 4.0: The case study of the App Roteiro Entre Marés. | 16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED2022),
University of Valencia (Espanha)
|
2021/09 | Participação e construção de podcasts como promotor no desenvolvimento de competências de comunicação: Um trabalho com alunos de 12.° ano na temática “Produção de Alimentos e Sustentabilidade”. | XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências e IV International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/23 | Lesson study and health literacy: a new approach to pre-service science teachers’ education | 5th European Congress on Health Promotion Schools
(Moscovo, Rússia)
|
2019/09 | O manual escolar de ciências naturais como recurso didático para a literacia em saúde: Perspetiva de professores e alunos | Encontro Nacional de Educação em Ciências & International Seminar of Science Education (ENEC2019)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09 | Questionamento e Feedback no ensino das ciências. | Encontro Nacional de Educação em Ciências & International Seminar of Science Education (ENEC2019)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/08 | Inquiry in higher education: An example of crossing disciplinary knowledge boundaries | 13th European Science Education Research Association Conference
Universidade de Bologna (Bolonha, Itália)
|
2019/07 | Characterization of the History of Science in Portuguese Textbooks | 15th International Conference "History, Philosophy, and Science Teaching"
University of Thessaloniki (Thessaloniki, Grécia)
|
2018 | O uso da linguagem científica nas aulas de ciências: um estudo exploratório com uma turma do ensino básico e uma turma do ensino secundário | AFIRSE
IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo digital | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões curriculares
IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Roteiro dos Descobrimentos: Um recurso educativo digital | Challenges 2017
Universidade do MInho (Braga, Portugal)
|
2017 | Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano. | 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo. | Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Innovadores
Universidade de Alcalá (Virtual, Espanha)
|
2016/05/25 | Os descobrimentos Portugueses: um roteiro na cidade | Seminário “Cidade, Património e Educação”
IEUL (Portugal)
|
2016 | Teachers and explainers: in it together? | Ecsite Annual Conference
(Graz, Áustria)
|
2015/08 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015).
Helsinquia (Finlândia)
|
2015/06 | The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions. | EduLearn 2015
Barcelona (Espanha)
|
2015 | O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência. | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Formal e não-formal: uma combinação (im)provável? | Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências
Centro Integrada de Educação em Ciências/Universidade de Aveiro (Vila Nova da Barquinha, Portugal)
|
2015 | Avaliação das aprendizagens numa visita de estudo: potencialidades dos “mapas mentais” | Congresso Comunicação de Ciência (SciCom2015)
SciCom (Lagos, Portugal)
|
2015 | Science inside and outside the school: an inquiry-based activity based on a socioscientific issue | XVI Congresso Internacional de la AIFREF. “Las ciudades de la educación: el desarrollo psicossocial del/a niño/a através de
la coeducación família-escuela-comunidad”.
(Bilbao, Espanha)
|
2015 | Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?. | 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions | EduLearn15
(Barcelona, Espanha)
|
2015 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents. | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015).
ESERA (Helsinquia, Finlândia)
|
2014/05 | Teachers’ roles during school visits to a science centre: vital or trivial? | ECSITE annual conference: people, planet, peace
(Haia)
|
2014/03 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência. | ENEC2014
(Faro, Portugal)
|
2014 | Sedimentar caminhos de construção de conhecimento na formação de professores | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | Professores a bordo: um exemplo de imersão de professores de ciências em contextos reais de investigação | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | O processo de implementação do currículo das ciências físicas e naturais numa escola da amadora e a promoção de competências de raciocínio: perspetiva de professores e alunos. | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | Science inquiry-based activities in elementary education: how to support teachers’ practices? | 3rd International Conference on Management and Education Innovation - ICMEI 2014
(Paris, França)
|
2014 | Techers' role during school visits to science musems: vital or trivial? | ECSITE
(Haia)
|
2014 | The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. Symposium “Science|Environment|Health – Towards a Reconceptualization of Three Critical and Inter-linked Areas of Education | NARST
(Pittsburgh, EUA, Estados Unidos)
|
2014 | O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: perspetiva do professor | ENEC2014
(Faro, Portugal)
|
2013 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | XXº Colóquio da AFIRSE 2013: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
(Lisboa, Portugal)
|
2013 | Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível? | IX Encontro de Educação: Cidadania e Criatividade
Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2013 | Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? | ESERA
(Nicosia, Chipre)
|
2013 | A Science Problem Solving Activity: Wiki as a Resource for Engaging Students. | ESRA
(Nicosia, Chipre)
|
2013 | Portuguese curricular reform and teachers practices: an evaluation 12 years later. | ESERA
(Nicosia, Chipre)
|
2013 | School guided-visits to an Aquarium: a reflexion about teachers’ roles. | ESRA
(Nicosia, Chipre)
|
2012 | Mudança de práticas no ensino das ciências: do currículo prescrito aos constrangimentos na prática | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | A naturalist who became a pioneer of experimental marine oceanography in Portugal. Assets for science education | 5th International Conference of the European Society for the History of Science – simposio em History and Philosophy of science
in EU secondary curricula? New proposals wanted
(Atenas, Grécia)
|
2011 | Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? | ICERI
(Madrid, Espanha)
|
2010 | Utilização da aprendizagem por problemas numa disciplina on-line de educação para a saúde. | Informática Educativa
(Santiago do Chile, Chile)
|
2010 | Making Science classes more popular and relevant: How do students’ perceive it? | ICASE
(Tartu, Estónia)
|
2010 | Analysis of a case study: A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal | The International Conference on History and Philosophy in Science Teaching
(Kaiserslautern, Alemanha)
|
2009 | Development and evaluation or scientific experiments performed in a marine laboratory with children of the first cycle of Basic Education | ESERA
(Istambul, Turquia)
|
2009 | O Rei D Carlos de Bragança, um naturalista que se tornou pioneiro da Oceanograifa em Portugal: Recursos para o ensino das Ciências. | II Encontro Nacional do Projecto HIPST
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal. Assets for Science Education | XXIII International Congress of History of Science and Technology
(Budapeste, Hungria)
|
2009 | Workshop sobre aprendizagem por problemas: Um método centrado no aluno e promotor do trabalho colaborativo | Encontro Nacional de Educação
(Castelo Branco, Portugal)
|
2003 | Workshop sobre comportamento de peixes litorais | Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | Diferenças acentuadas na expressão de comportamentos agonísticos em espécies estreitamente aparentadas do género Chondrostoma (Pisces: Cyprinidae) | IV Congresso Nacional de Etologia
(Lisboa, Portugal)
|
1998 | Seasonal and inter-annual variations of the populations of rock intertidal fishes and the resilience of their communities | International Symposium on “Behaviour and Conservation of Littoral Fishes”
(Lisboa, Portugal)
|
1993 | Os peixes litorais | Etologia e Conservação da Natureza
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Participação em projetos Erasmus+ e o desenvolvimento de competências na disciplina de Ciências Naturais.
Orientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | A problemática ambiental no ensino superior marítimo. Um diálogo transdisciplinar entre oceanos de saberes
Orientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | Processo de ensino aprendizagem num curso vocacional – um estudo de caso
Orientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | O manual escolar de Ciências Naturais como recurso didático para a literacia em Saúde: perspetiva de professores e alunos
Orientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - Atual | Participação de professores em projectos de investigação em ciência: influência nas suas práticas e desenvolvimento profissional
Coorientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/01 - 2022/01 | Participação e construção de podcasts como promotor no desenvolvimento de competências de comunicação
Um trabalho com alunos de 12.° ano na temática “Produção de Alimentos e Sustentabilidade”
Orientador
|
Didática das Ciências (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - 2022/01 | O contributo da reconstrução dos Paleoambientes na interligação da Biologia e Geologia: um estudo com alunos do 11º ano de
escolaridade
Orientador
|
Didática das Ciências (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - 2022/01 | A influência do nível de literacia dos Oceanos do público escolar na sociedade
Orientador
|
Science Divulgation (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/10 - 2021/05 | Exploração da natureza: atividades interdisciplinares para professores do 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Didática das Ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01 - 2019/07 | Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01 - 2019/07 | As potencialidades de atividades investigativas na aprendizagem da
unidade “Imunidade e Controlo de doenças” – um estudo com alunos
do 12.º ano
Orientador
|
Mestrado de Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Perfis de ensino de professores de ciências: reflexões e práticas
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Aproximando (futuros) professores e cientistas na promoção da literacia científica
Orientador
|
Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | " O manual escolar de Ciências Naturais como recurso didático para a literacia em Saúde: perspetiva de professores e alunos"
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Químicas: o caso de uma escola de Lisboa
Orientador
|
Mestrado em Didática das Ciências (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | O processo de implementação do Currículo Nacional das Ciências Físicas e Naturais numa escola da Amadora : perspetiva dos
diferentes intervenientes
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Experiências Investigativas em Contextos Reais de Ciências. Uma Possível Abordagem na Formação de Professores/as do 1º e 2º
ciclo do Ensino Básico?
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Modelos de supervisão - Oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
Coorientador
|
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1998 - 1998 | Contribuição para o estudo do comportamento agonístico envolvido na separação do microhabitat em Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) na plataforma rochosa do Estoril
Coorientador
|
Biologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1995 - 1995 | Contribuição para o estudo comparativo dos mecanismos de separação de habitat entre Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae), Coryphoblennius
galerita e Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae), em aquário e no intertidal rochoso da costa do Estoril
Coorientador
|
Biologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/04/30 - 2021/04/30 | Webinar Educação para a Saúde de Mulheres, Jovens e Meninas Refugiadas e Migrantes, numa perspectiva dos Direitos Humanos (2021/04 - 2021/04)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal ACAMPA, Brasil |
2020/12/11 - 2020/12/11 | Webinar Uma abordagem intercultural para a educação das crianças e jovens migrantes e refugiados em Portugal. (2020/12 - 2020/12)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal ACAMPA, Brasil |
2019/05/28 - 2019/06/07 | Seminário em História e Filosofia das Ciências na Educação em Ciências (2019/05/28 - 2019/06/07)
Seminário
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Seminário "Roteiro dos Descobrimentos. a exploração de paisagens históricas, marítimas e culturais" (2017 - 2017)
Seminário
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Atividades de natureza investigativa (Inquiry) e avaliação de conhecimentos e competências (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação da e para a aprendizagem: O que avaliar, como avaliar e por quê? Uma proposta para o desenvolvimento de estratégias
de avaliação de tarefas de Inquiry (2014 - 2014)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas (2014 - 2014)
Conferência
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | II Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade (2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula (2013 - 2013)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | I Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | II Encontro Nacional do Projeto HIPST (2009 - 2009)
Seminário
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2001 - 2001 | Curso de Ilustração científica (2001 - 2001)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2001 - 2001 | Curso de iniciação à anilhagem científica de aves (2001 - 2001)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2001 - 2001 | Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente (2001 - 2001)
Oficina (workshop)
|
Instituto Piaget, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018)
Congresso
|
V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Casas Pasivas e Sustentabilidade Ambiental: ponto de partida para atividades Inquiry
Oficina (workshop)
|
Casas Passivas e Sustentabilidade Ambiental
Pavilhão do Conhecimento, Portugal
|
2016 - 2016 | Os descobrimentos Portugueses: um roteiro na cidade
Seminário
|
Cidade, Património e Educação
IE, Portugal
|
2016 - 2016 | Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?.
Encontro
|
Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, Brasil
|
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Congresso
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
IEUL, Brasil
|
2015 - 2015 | Organização da Tese
Oficina (workshop)
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Congresso
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula
Oficina (workshop)
|
Workshop de formação de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | 10th International Congresso no Hands-On Science
Congresso
|
10th International Congresso no Hands-On Science |
2012 - 2012 | Workshop sobre metodologia de projeto
Oficina (workshop)
|
Instituto de Ciências Educativas, Portugal
|
2012 - 2012 | Metodologia de projeto
Oficina (workshop)
|
Projeto "O espantalho" |
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos
Congresso
|
II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2012 - 2012 | Workshop sobre Ecossistemas Marinhos
Oficina (workshop)
|
Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”
Pavilhão do Conhecimento, Portugal
|
2011 - 2011 | Workshop de exploração de módulos interactivos
Oficina (workshop)
|
Escola Ciência Viva |
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Congresso
|
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Congresso
|
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual
Congresso
|
I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual |
2009 - 2009 | II Encontro Nacional do Projecto HIPST
Encontro
|
II Encontro Nacional do Projecto HIPST
Faculdade de Ciências de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2003 | “Workshop sobre comportamento de peixes litorais”
Oficina (workshop)
|
Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
Estudantes de Biologia, FCUL, Portugal
|
2001 - 2001 | Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente
Oficina (workshop)
|
Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente
Instituto Piaget, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de iniciação à anilhagem científica de aves
Oficina (workshop)
|
Curso de iniciação à anilhagem científica de aves
Instituto Piaget, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de Ilustração científica
Oficina (workshop)
|
Curso de Ilustração científica
Instituto Piaget, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06 | Da Biodiversidade à Expedição de Darwin a bordo do HMS Beagle: uma experiência virtual em divulgação científica
Arguente principal
|
Adriana Oliveira (Outro) |
2022/06 | Desenvolvimento profissional de professores de física e química no contexto de uma experiência de formação
Arguente
|
Luísa Lourenço (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/05 | Um diálogo entre as práticas avaliativas de professores de ciências experimentais: Um estudo no 3.º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Margarida Sousa (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/04/28 | Potencialidades do uso de recursos visuais no ensino e aprendizagem dos sismos
Arguente principal
|
Fábio Monteiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/01/26 | Contributos da educação STEM para a intenção dos alunos em seguirem carreiras científicas e para a construção de explicações
científicas
Arguente principal
|
Patrícia Pinto (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/12 | Science Communicators as Leaders of Change: a profile towards Social Innovation
Arguente principal
|
Joana Silva (Mestrado)
Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
|
2021/12 | Explorando a Biodiversidade em Tempos de Pandemia: Visita de Estudo Virtual à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Arguente principal
|
Alexandra Miguel Cunha Venâncio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Poluição dos oceanos através dos plásticos: uma proposta de intervenção com o modelo 5E no 1º CEB
Arguente principal
|
Andreia Barbosa Sarabando (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | “O envolvimento de alunos em atividades de divulgação científica como estratégia de promoção da literacia em geociências no
10.º ano de escolaridade: o caso do vulcanismo.”
Arguente principal
|
João Pelica (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/07 | Potencialidades das atividades de investigação na promoção da Literacia Científica e da Saúde em alunos do 9º ano do ensino
básico
Arguente
|
Ana Lemos (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/05 | Potencialidades da abordagem Inquiry-based science education no ensino da função excretora: um estudo com alunos do 9º ano
de escolaridade
Arguente principal
|
Cláudia Hollatz (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/04 | Contextos não formais para o conhecimento didático na formação de professores do 1ºCEB e educadores de infância com recurso à astronomia e ciências do espaço | Isabel Borges (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | “Abordagem CTS no Ensino e Aprendizagem da Engenharia Genética numa Turma de Biologia do 12º Ano”
Presidente do júri
|
Filipe Ribeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | As potencialidades dos organizadores gráficos para a aprendizagem dos alunos do 11.º ano de escolaridade no estudo da unidade
“Exploração sustentada de recursos geológicos
Arguente principal
|
Catarina Rodrigues (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | Contributos de atividades investigativas para a aprendizagem da temática “Interações seres vivos - ambiente”: um estudo com
alunos do 8º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Inês Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/11 | Implicações do Estudo de Aula nas Aprendizagens de Futuros Professores de Biologia e Geologia Sobre Explicação Científica
Arguente principal
|
Paula Márcia Abreu (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/10/26 | Atividades de Ciências no Jardim de Infância – Estudo sobre o desenvolvimento profissional dos educadores de Infância de São
Tomé e Príncipe
Arguente principal
|
Luís Filipe Vaz das Neves (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/06/22 | Os livros de divulgação científica. Contributos para a melhoria da literacia científica em crianças - um estudo no 1.º ciclo
do ensino básico
Arguente
|
Helena Tomás (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/12 | Importância da alimentação para o desenvolvimento de uma vida saudável. Um estudo com alunos do 6.º ano do 2.º C.E.B
Arguente principal
|
Ana Maria Viegas Botica (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/11/26 | Contributo das saídas de campo na aprendizagem da temática “magmatismo, rochas magmáticas”: um estudo com alunos do 11º ano
de escolaridade
Arguente
|
Maria Leonor Ascensão (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/11/26 | As potencialidades da metodologia trabalho projeto no processo de ensino-aprendizagem da temática “Magmatismo – rochas magmáticas”
com alunos do 11º ano
Arguente
|
Cátia Matias (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/10/25 | Estratégias de ensino das ciências numa cultura de avaliação ao serviço da aprendizagem
Arguente principal
|
Teresa Castilho (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | As potencialidades da utilização de vídeos, cartazes e apresentações digitais para a aprendizagem dos alunos de ciências naturais
do 9º ano do ensino básico, no estudo do sistema neurohormonal
Arguente principal
|
Rúben Simões (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem a leitura nas aulas de ciências do ensino fundamental II
Arguente principal
|
Marcelaine Ferreira (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Educação em Ciências no Jardim de Infância. Narrativas que revelam aprendizagens
Arguente
|
Susana Meirinho (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento
Arguente principal
|
Andreia Filipa Farroco Santana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | Atividades investigativas na promoção do raciocínio geológico – um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Diana Marques Fuzeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Concepções e práticas do engenheiro professor: um estudo no ensino superior
Arguente principal
|
Luís Júlio Pedroso (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | As tecnologias digitais na educação sexual: questões de género no 2º CEB
Arguente principal
|
Sónia Alexandra Gomes Antunes dos Reis Gomes (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A realização de projetos e a responsabilidade socioambiental, um estudo realizado com alunos do ensino fundamental de uma
escola brasileira
Arguente principal
|
Tânia Cristina Soares Pereira Maia (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Atividades lúdico-práticas no ensino das ciências naturais: jogos didáticos de tabuleiro em geociências. Um estudo com alunos
do 7º ano
Arguente principal
|
Maria Luísa Mota Veiga (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Atividades práticas na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica. Um estudo com alunos do 11º ano do ensino secundário
Arguente principal
|
Diana Isabel Máximo Rodrigues (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Novelas gráficas pedagógicas na compreensão de aspetos da natureza da ciência. Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Sílvia Filipa da Silva Firmino (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Projetos de “Education and outreach”. Potencialidades no ensino e aprendizagem das ciências
Arguente principal
|
Patrícia Azinhaga (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Blended learning na formação contínua em educação sexual: um estudo com educadores de infância e professores do 1º CEB
Arguente
|
Dhilma de Freitas (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | A relevância da metodologia de aprendizagem ativa e fora da sala de aula para a eficácia da educação ambiental | Ana Isabel Albino Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2015 | O papel das lideranças na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável
Arguente principal
|
Manuel Faustino (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | O que é a saúde? Quais os fatores que a condicionam? Um estudo exploratório com alunos do 6º ano em duas escolas de Maputo
Arguente principal
|
Maria de Fátima Amorim (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Atividades práticas: Contributos na aprendizagem da temática microorganismos e indústria alimentar. Um estudo com alunos do
12º ano
Arguente principal
|
Teresa Marina Fonseca de Almeida Santos Braga (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Educação em ciências em crianças de jardim-de-infância: desenvolvimento de competências
Arguente principal
|
Susana Meirinho (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Aprendizagem por problemas no contexto do Ensino Profissional. Um contributo para o ensino das ciências
Arguente principal
|
Marlene Serras (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A educação Ambiental em contexto não formal - estudo de caso do Município da Maia
Arguente principal
|
Marta Helena Campos da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Utilização de textos literários no ensino da sustentabilidade na Terra
Arguente principal
|
Susana Bernardes Seiça (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Tarefas de investigação no ensino da química. Um estudo com alunos do 10º ano do Ensino Profissional
Arguente principal
|
Sandra Valdrez (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Atividades de resolução de problemas no desenvolvimento de competências. Um estudo com alunos do 8º ano na temática dos ecossistemas
Arguente principal
|
Maria do Carmo Soares Drago (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | O contributo da análise de situações-problema na aprendizagem da temática “Ocupação antrópica e problemas de ordenamento”.
Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Pedro Filipe de Sousa Baptista (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Aprender Ciência Fora da Escola – Espaços e Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida
Arguente principal
|
Ana Margarida Vicêncio (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Os centros de ciências: Contextos educativos não-formais, literacia científica e crianças do 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Dolores Correia (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | As potencialidades dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas Estrutura e dinâmica interna da terra
Arguente principal
|
Maria Teresa Paisana de Andrade Ramos (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Práticas educativas num jardim-de-infancia pra a aprendizagem das ciências. Escutar educadoras e escutar crianças
Arguente principal
|
Susana Diogo Meirinho (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | As competências em literacia científica em manuais escolares
Arguente principal
|
Maria Plantier Santos Lobo Antunes (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Multimédia como recurso didático no ensino da biologia. Reflexão sobre a prática na sala de aula
Arguente principal
|
Carla Manuela de Pafífico Cardoso David Dias (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Diferenciação pedagógica no ensino das ciências – um estudo na sala de aula
Arguente principal
|
Ermelinda Maria da Silva Gomes Ribeiro (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Interacção Escola-Contextos informais de educação em Ciência. Concepções e práticas dos professores de Ciências do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Helena Simões (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Actividade do Centro de Ciência Júnior: Avaliação da promoção da aprendizagem e da motivação dos alunos para a Ciência
Arguente principal
|
Liliana Sousa (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Formação e sensibilização do público-escolar sobre invasões biológicas por espécies exóticas no âmbito da educação ambiental
Arguente principal
|
Sônia Batemarque (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Trabalho de projecto na educação de adultos. Uma investigação sobre a prática
Arguente principal
|
Maria Paula Bandeira de Oliveira (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Museus e centros de ciência virtuais. Perspectivas e explorações de alunos e professores
Arguente
|
Agostinho de Jesus Botelho (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | A discussão de controvérsias sócio-científicas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de biologia
do 12º ano
Arguente principal
|
Teresa Hilário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 | A área de projecto vivida por professoras do 1º ciclo. Estudo de caso
Arguente principal
|
Ana Natalícia Brito (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 | Concepções de educação ambiental/sustentabilidade dos professores de geografia
Arguente principal
|
Isabel Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/10/26 - 2021/10/29 | II Congresso de História da Ciência no Ensino | FCET-PUCSP, CESIMA-PUCSP, IG-Unicamp, Faculdade de Ciências do Porto, Universidade de Coimbra |
2021/10/12 - 2021/10/15 | VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | UNESP |
2019/11 - 2019/11 | 5º Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | Universidade do Minho |
2019 - 2019 | 13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2019) | Bolonha |
2018 - 2018 | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018 | IEUL |
2017 - 2017 | XVII Encontro Nacional de Educação em Ciência (XVII ENEC) | Viana do Castelo |
2017 - 2017 | 12th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2017) | Dublin |
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência (XVI ENEC) | IEUL |
2014 - 2014 | III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | IEUL |
2013 - 2013 | II Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade | IEUL |
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual | Brasil -UNESP |
2012 - 2012 | I Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade | IEUL |
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015 - Atual | Journal of Research in Science Education (2187-509X) | Society of Japan Science Teaching |
2015 - Atual | Science & Education (1573-1901) | Springer-Verlag |
2015 - 2015 | Cultural Studies of Science Education (1871-1510) | Springer-Verlag |
2010/01/01 - 2011/12/31 | Revista de Educação | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências |
2003 - 2005 | Central European Journal of Biology (1644-3632) | De Gruyter Open Sp. z o.o. |
2002 - 2005 | Journal of Fish Biology (1095-8649) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2002 - 2005 | Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (1469-7769) | Cambridge University Press |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007 - Atual | Relatório técnico: Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte | |
2006 - Atual | Relatório técnico: Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | |
2010 - 2010 | Revisor científico do guia de campo dia B, Bioeventos | Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural, Portugal |
2007 - 2007 | Revisor científico do Manual de Ciências Naturais para o 8º ano, Geovida 8 |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/10 - Atual | Metodologia do Ensino da Biologia e Geologia | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/10 - Atual | Metodologia de Investigação I | Mestrado em Admnistração Escolar (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/10 - Atual | Introdução à Investigação Educacional | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Introdução à Prática Profissional III | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Introdução à Prática Profissional IV | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Metodologias de Investigação em Ciências Sociais | Mestrado em Cultura Científica e Divulgação da Ciência (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Museologia da Ciência | Mestrado em Cultura Científica e Divulgação da Ciência (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - Atual | Designs de Investigação e Amostragem | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - Atual | Utilização do SPSS | Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/01 - Atual | Introdução à Prática Profissional I | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - Atual | Introdução à Prática Profissional II | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - Atual | Seminário de Investigação I e II | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - Atual | Seminário Temático I e II | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009/01 - Atual | Metodologia de Investigação | Mestrado em Educação (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Inquérito por Questionário | Aperfeiçoamento (Outros) | IX Fórum de Jovens Investigadores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Atividades de natureza investigativa (Inquiry) e avaliação de conhecimentos e competências. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação da e para a aprendizagem: O que avaliar, como avaliar e por quê? Uma proposta para o desenvolvimento de estratégias de avaliação de tarefas de Inquiry | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | “Escola na horta: Desenvolvimento de um currículo nos primeiros anos de escolaridade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Professores, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Portugal |
2013 - 2013 | “Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula” | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009/01 - 2013 | Metodologia de Projecto | Licencatura em Ciências da Educação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Workshop sobre Ecossistemas Marinhos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Pavilhão do Conhecimento - Conferência Europeia “Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”, Portugal |
2011 - 2011 | Ecologia Marinha, zona entre-marés | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Pavilhão do Conhecimento (Porjecto Europeu Fibonnaci), Portugal |
2007/01 - 2010/12 | Educação sexual | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2008/01 - 2010 | Observação em Educação | Mestrado em Educação (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | Ensino experimental das ciências em Biologia e Geologia”, para professores do 2º e 3º ciclo e Secundário | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação das escolas do Concelho de Benavente, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
2009 - 2009 | “Ensino experimental das ciências”, para professores do 1º ciclo e Educadores de Infância | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação das escolas do Concelho de Cascais, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
2009 - 2009 | Exploração pedagógica da zona entre-marés, para educadores de infância, integrada no projecto “Sair da Concha: à descoberta das ciências da vida no Jardim de Infância” | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação Viver a Ciência., Portugal |
1993/01 - 2006/12 | Metodologia de Investigação em Etologia | Mestrado em Etologia (Mestrado) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
2006 - 2006 | “Um laboratório Natural: A zona entre-marés”, para professores de ciências de todos os níveis de ensino | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Associação de Jardins-Escola João de Deus, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Eto-Ecologia e Biogenética | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, do 1º ciclo, e de educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Ecologia e Educação Ambiental | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Práticas Laboratoriais | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, do 1º ciclo e Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/10 - 2003/07 | Biologia | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, Biologia e Geologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1993/01 - Atual | Ordem de Biólogos | |
1993/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Etologia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/01 - 2013/09 | Membro de Comissão
Membro
|
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/01 - 2011/12 | Membro de Conselho Editorial
Membro
|
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009/06 - 2009/06 | Membro de Comissão Eleitoral
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2002/01 - 2002/12 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Best poster award
International Conference on Information Communication Technologies in Education, Portugal
|