???global.info.a_carregar???
Joana Oliveira is an Assistant Professor at School of Education at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo and a researcher from the Center for Research & Innovation in Education (inED). She coordinates the master¿s degree in Preschool Education and Primary Education Teaching. Since 2004, she has been working with the Unit of Education and Development Studies in Development Assistance and Global Education. She has a degree in Biology (educational branch) from the University of Coimbra, a master¿s degree in environmental sciences and a PhD in Sciences from the University of Minho. She has done a postdoctoral degree in Education - specializing in Environmental Education and Sustainability. Published 3 book chapters, 7 books and 8 articles papers in specialized journals. Participated as researcher in 6 projects and participate has Co-Principal Investigator in 1 project. Her main areas of interest are teacher professional development, global citizenship education, outdoor education, and local heritage.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
EC1B-C06F-F384
ORCID iD
0000-0003-0430-4143
Scopus Author Id
57196730254

Endereços de correio eletrónico

  • joanaoliveira@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 258806200 (Profissional)

Moradas

  • Avenida Capitão Gaspar de Castro, apartado 513, 4901 - 908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/19
Concluído
Educação [Education] (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade [Environmental and Sustainability Education]
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/09
Concluído
Doutoramento em Ciências [Science] (Doutoramento)
Especialização em Física
Universidade do Minho Departamento de Física, Portugal
"Kit "Energia, Ambiente e Sustentabilidade": uma estratégia para a promoção da Ciência na Guiné-Bissau [Kit "Energy, Environment and Sustainability": a strategy for promoting Science in Guinea-Bissau ]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/09
Concluído
Ciências do Ambiente [Environmental Science] (Mestrado)
Especialização em Especialização em Ensino
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"Estudo da Qualidade do Ar: uma abordagem participativa para alunos do Ensino Secundário [Air Quality: a participatory approach for secondary school students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/05/16
Concluído
Biologia [Biology] (Licenciatura)
Especialização em Ensino [Biology Education]
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/02 - 2016/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2003/09/01 - 2015/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2007/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Working Group Member for the UNESCO Viana do Castelo Coastal Geopark Application Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical - Scientific Council] Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - Atual Member of the Scientific Council of the Viana do Castelo Coastal Geopark Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal
2018/09/01 - 2024/08/31 Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Coordinator of Master's Degree in Pre-school and Primary School Education] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/09 - 2023/08 Coordenador do programa Eco-Escolas [Eco-Schools Program Coordinator] Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2021 Gestora do Processo Ambiente ESE-IPVC [ESE-IPVC Environment Process Manager] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/09 - 2018/07 Gestora do Processo de Cooperação Internacional - Coordenadora Erasmus da ESE-IPVC [International Cooperation Process Manager - Erasmus Coordinator at ESE-IPVC] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/01 - 2023/01 Membro integrado do Centro de Estudos Africanos (CEAUP) [Integrated Researcher at Center for African Studies of the University of Porto] Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2024 Kit "Energia, Ambiente e Sustentabilidade": uma estratégia para a promoção da Ciência na Guiné-Bissau
SFRH/PROTEC/67802/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/09 - Atual Escolas Transformadoras III: strengthening the transformative role of higher education through the integration of Global Education in the co-construction of knowledge and the involvement of educational communities
s/i
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2021 - 2023 Escolas Transformadoras: oportunidades e desafios de transformação social a partir da integração da ED e para a Cidadania Global no ensino superior [ET: opportunities and challenges for social transformation through the integration of Global Education in higher education]
s/i
Investigador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2020/10/07 - 2022/10/31 INPEC+ (Intervenção na promoção de Estilos de Vida e Cidadania +) - Academias Gulbenkian do Conhecimento [INPEC+ (Intervention in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +) - Gulbenkian Academies of Knowledge]
Investigador
Em curso
2017 - 2021 GET UP AND GOALS! GLOBAL EDUCATION TIME: AN INTERNATIONAL NETWORK OF LEARNING AND ACTIVE SCHOOLS FOR SDGS
Investigador
European Union
Concluído
2018/07 - 2020/07 Escolas Transformadoras, contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School]
Investigador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2018/07 - 2020/07 Escolas Transformadoras, contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School] Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2015 - 2018 GLOBAL SCHOOLS: EYD 2015 TO EMBED GLOBAL LEARNING IN PRIMARY EDUCATION
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
European Union
Concluído
2006/05 - 2008/09 EuroLifeNet/Ciência Viva: Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar [EuroLifeNet/Ciência Viva: Learning/exercising citizenship by measuring air quality]
CV/116-2005
Investigador
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Carvalho, Graça Simões. "Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB [Science education and global citizenship : proposals for curriculum integration in 5th and 6th grade]". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2017.
    Publicado
  2. Oliveira, Joana; Lanceros-Mendez, Senentxu; Neves, Luísa; Santos, Júlio. ""Energia, Ambiente e Sustentabilidade", uma proposta para a promoção da Educação Científica na Guiné-Bissau". Trabalho apresentado em Congresso II CoopEdu ¿ Cooperação e educação: áfrica e o mundo, Porto, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rui da Silva; Joana Oliveira. "Global education policy in African fragile and conflict-affected states: examining the Global Partnership for Education". Globalisation, Societies and Education (2022): https://doi.org/10.1080/14767724.2021.1947201.
    10.1080/14767724.2021.1947201
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Oliveira, Joana; Santos, Fernando de Sousa Ferreira; Leitão, Raquel B.. "Educational Services and Local Heritage: construction of a theoretical-conceptual training model at Viana do Castelo Polythecnic Institute". O Ideário Patrimonial 16 1 (2022): 128-151. /http://www.cta.ipt.pt/download/AntropeDownload/ANTROPE_14/OIP_JUL_2022_128_151.pdf.
    Publicado
  3. Oliveira, Joana; Neves, Luísa; Lanceros-Mendez, Senentxu. "Kit “Energy, Environment and Sustainability”: An Educational Strategy for a Sustainable Future. A Case Study for Guinea-Bissau". Education Sciences 11 12 (2021): 787. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11120787.
    10.3390/educsci11120787
  4. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. "Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau". Cadernos de Estudos Africanos 39 (2020): 85-111. http://dx.doi.org/10.4000/cea.4826.
    10.4000/cea.4826
  5. Da Silva, Rui; Oliveira, Joana. "Support for teachers in challenging situations as a factor of change: reflections from a continuing professional development programme in Guinea-Bissau". FIRE: Forum for International Research in Education 6 2 (2020): http://dx.doi.org/10.32865/fire202062181.
    10.32865/fire202062181
  6. Rui da Silva; Joana Oliveira. "PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 24 PAÍSES AFRICANOS: TENDÊNCIAS, PONTOS COMUNS E ATÍPICOS". Educação & Sociedade 41 (2020): https://doi.org/10.1590/es.238622.
    10.1590/es.238622
  7. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. "40 years of educational research in Guinea-Bissau: Mapping the terrain". International Journal of Educational Development 57 (2017): 21-29. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.09.003.
    10.1016/j.ijedudev.2017.09.003
  8. Oliveira, Joana; Neves, Luísa; COELHO, LA SALETE. "Gabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido". Revista de arte, cultura e educação 7 (2017): 61-80.
    Publicado
  9. Oliveira, Joana; Neves, Luísa; Garcia, Vicente. "Learning science in a STS perspective: a didactic experience with 5th grade students". Conexão Ciência 12 (2017): 217-222. https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/periodicos/index.php/conexaociencia/article/view/835.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Ana Margarida Alves; Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa; Oliveira, Joana Maria Guimarães de; Fernandes, Maria de Fátima Pereira Sousa Lima. "(RE)PENSAR A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM TEMPOS DE PANDEMIA". In Educação em tempos de pandemia e isolamento: propostas e práticas, 62-73. Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.1612108016
  2. Coelho ,La Salete; Gonçalves, Teresa; Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Saraiva, Linda. "Escola e comunidade comprometidas com a Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável. Instituto Politécnico de Viana do Castelo [School and community engaged with Global Education and sustainable developement ]". In Sustentabilidade. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas de Instituições de Ensino e Formação. Portugal: Instituto Português da Qualidade, 2021.
    Publicado
  3. Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Coelho, La Salete; Carvalho, Graça S.. "The roulette of vaccines: a didactic resource to approach Global Inequalities in Health Care Access with children". In Improving children's learning and well-being, 64-78. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. 40 anos de investigação no setor da educação na Guiné-Bissau: Um olhar sobre as publicações de 1975 a 2015. Porto: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. 2023.
    Publicado
  2. Neves, Luisa; COELHO, L. (4C14-60BA-C5ED); Pontes, A (B416-43A6-419A); Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Barbosa, G.; Oliveira, J. (EC1B-C06F-F384); Cruz, S.; Gonçalves, T. (8C1E-AFB9-6BE1). GET UP! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up! Climate change. Education Pathways for Development and Global Citizenship]. 2020.
    Publicado
  3. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, Joana; Cruz, S.; Gonçalves. T. GET UP! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up, Migrations. Education pathways for development and global citizenship]. 2020.
    Publicado
  4. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, Joana; Gonçalves, T.. GET UP! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up, gender equitaty. Education pathways for development and global citizenship]. Viana do Castelo, Portugal. 2020.
    Publicado
  5. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, Joana; Gonçalves, T.. GET UP! Desigualdades Mundiais. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Get up, global inequalities. Education pathways for development and global citizenship]. 2020.
    Publicado
  6. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, Joana; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Climate Change. Educational Pathways for Development Education and Global Citizenship. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  7. Pontes, Adalgisa; Costa, Alexandre; Ferreira, Ana; Aguiar, Ana; Manso, Augusta; Faria, Carla; Magalhães, Carla; et al. Escolas Transformadoras. Guia de integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na ESE-IPVC: 2019-2020 [Transforming Schools. Guide to integrating Education for Development and Global Citizenship at ESE-IPVC: 2019-2020]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2020.
    Publicado
  8. Esteves, A.; Barbosa, A.; Madeira, E.; Barbosa, G.; Oliveira, Joana; Cardoso, J.; Coelho. L.; Neves, L.; Gonçalves, T.. Global Schools: propostas de integração curricular de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1º e 2º CEB [Global Schools: proposals for curricular integration of Development Education and Global Citizenship in primary education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Neves, Luísa; Leitão, Raquel; Oliveira, Joana. "Determinantes de saúde: um estudo sobre as perceções de estudantes do IPVC". Trabalho apresentado em 1ªs Jornadas de Promoção e Educação para a saúde, Viana do Castelo, 2012.
    Publicado

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Oliveira, Joana; Silva, Rui da; Ao Norte (Produtor); Carlos Eduardo Viana (Realizador). 2009. Família Awal. Ao Norte.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 À Chuva e ao Sol: A importância do brincar no exterior. Um estudo realizado com crianças do pré-escolar. [In the rain and the sun: The importance of playing outside. A study with pre-school children] XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2024/07 Brincar ao ar livre com materiais de fim aberto: um estudo com crianças do Pré-Escolar [Outdoor play with open-ended materials: a study with pre-school children] Porto Internatinal Conference on Research in Education 2024
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/04 Construindo Escolas Transformadoras: O caso da ESE Viana do Castelo [Building transformative schools: the case of ESE Viana do Castelo] INW2 4 CONFERENCE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07 Educação fora de portas na formação inicial de professores e educadores: reconectar com a natureza em Viana do Castelo [Outdoor education in pre-service teacher training: reconnecting with nature in Viana do Castelo] Fórum Interno do inED'23
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/11 Get up! Pela diminuição das desigualdades mundiais [Get up! For the reduction of global inequalities] IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/07 Quando a pandemia co(n)vid(a) a refletir sobre as práticas pedagógicas: desafios e possibilidades da PES [When the pandemic invites us to reflect on pedagogical practices: challenges and possibilities for PES] 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21) [7th National Congress on Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES.21)]
Universidade de Aveiro [Aveiro University] (Aveiro, Portugal)
2020/11/13 Projeto “Eco-Trilho ESE-IPVC Eco-Luzia”: Cruzar patrimónios em tempos de Pandemia [ESE-IPVC Eco-Luzia Eco-Trail’ project: Crossing heritages in pandemic times] IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2020/11 Energia e Sustentabilidade: uma proposta didática para o 1.ºCEB [Energy and Sustainability: a didactic proposal for Primary School] IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019/07/12 Entrelaçando o Património: exploração do património natural e histórico-cultural na ESE-IPVC [ Connecting Heritage: exploring the natural and historical-cultural heritage at ESE-IPVC] I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Património Local [1st International Meeting on Education and Societal Challenges. History Education and Local Heritage]
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/25 From Ginkgo to Starfish: Teaching Early Childhood Teachers to use the outdoor environment Professional Competences for Teaching in the 21st Century
University of Kragujevac, Faculty of Educationin Jagodina, Serbi¿ (Jagodina, Sérvia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024 A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar [The importance of playing outdoors: a study with pre-school children]
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2024 Conexão com a natureza no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 (re)Descobrir o espaço exterior na Educação Pré–Escolar: por onde começar? [(Re)discovering the outdoors in pre-school education: where to start?]
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Valorizar o Património local com crianças em idade pré-escolar [Promoting local heritage with pre-school children]
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Da avaliação à ação: proposta de melhoria do espaço exterior de um JI [From evaluation to action: a proposal to improve a kindergarten's outdoor]
Coorientador
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 (h)istórias da História Local: À descoberta do património local com crianças em idade Pré-Escolar [(h)istories of Local History: Discovering local heritage with pre-school children]
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Escola” amiga dos Animais”: proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade ["Animal-friendly school": didactic proposal for 3rd graders]
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Os 3 R’s: Estudo Investigativo com crianças em idade Pré-Escolar [The 3 R's: Research study with pre-school children]
Orientador
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Brincar em tempos de pandemia no Pré-Escolar: Conceções de Encarregados de Educação e de Educadores de Infância [Playing during pandemic in Pre-School children: Conceptions of Parents and Kindergarten Teachers]
Coorientador
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2022 Impactos da COVID19 na vida das crianças: um estudo na Educação Pré-Escolar The impact of COVID-19 on children's lives: a study in pre-school education][
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2022 Abordagem da Diversidade na EPE como estratégia de inclusão [Addressing Diversity in Pre-school Education as an Inclusion Strategy]
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2022 Os Espaços exteriores como espaços de aprendizagem – Compreender o seu potencial [Outdoor spaces as learning spaces - Understanding their potential]
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2021 A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar [The importance of playing outdoors: a study with pre-school children]
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2021 Aprendo e descubro, In and Out: articulação de atividades dentro e fora de sala de aula [Learning and discovering, In and Out: linking activities inside and outside the classroom]
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 “The Wonderful Bag”: proposta didática para uma maior sustentabilidade e eficiência energética
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Reduzir o plástico é divertido: uma proposta didática com alunos do 1.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 A Hora do lanche: estratégias para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Mistérios na Quinta: atividades outdoor com uma turma do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 “À Descoberta dos Insetos”: uma proposta didática com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Implicações para a educação em ciências resultantes de uma ação pedagógica com orientação CTS, com alunos do 5º ano do 2º CEB
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Comunicar para aprender: a utilização da linguagem científica por alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 Água e sustentabilidade : uma experiência didática no 5º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/23 - 2019/05/25 Professional Competences for Teaching in the 21st Century (2019/05/23 - 2019/05/25)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2019/03/29 - 2019/03/30 3.º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes de Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [3rd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2019/03/29 - 2019/03/30)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/05 A Biodiversidade e a Cidade de Aveiro: uma sequência didática para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais do 10.º ano [Biodiversity and the City of Aveiro: a didactic sequence for the development of essential learning in the 10th grade]
Arguente
Bruno Filipe Laranjeira Pereira, (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/05 BIOAC: Desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa [BIOAC: Unravelling the biodiversity of cells and biomolecules through cooperative learning]
Arguente
Filipa Silveira Pessoa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/07/21 Igualdade e equidade de género no 1º CEB: uma intervenção com crianças do 2º ano de escolaridade [Gender equality and equity in primary school: an intervention with second graders]
Arguente
Eduarda Filipa Nunes Antunes. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/05/28 Ciências Naturais e Educação para a Saúde: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade [Natural Sciences and Health Education: a proposal for a study with 6th grade students]
Arguente
Rui Miguel da Cunha Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/01/17 Ciências Naturais: um caminho para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Natural Sciences: a way forward for Development Education and Global Citizenship]
Arguente
Manuela Sousa Franco Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/08/01 Conceções sobre microrganismos: um estudo com uma turma do 6.º ano de escolaridade [Conceptions about microorganisms: a study with a 6th grade class]
Arguente
Patrícia Vieira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/02/08 Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: Entrecruzando saberes - uma abordagem no 2.º CEB [Development Education and Natural Sciences: Crossing knowledge - an approach in the 2nd CEB ]
Arguente
Fátima Cristina Azevedo Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/12 - 2019/07/13 I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Património Local. [1st International Meeting on Education and Societal Challenges. History Education and Local Heritage] Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo