Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Oliveira
Nomes de citação
- Oliveira, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EC1B-C06F-F384
- ORCID iD
- 0000-0003-0430-4143
- Scopus Author Id
- 57196730254
Endereços de correio eletrónico
- joanaoliveira@ese.ipvc.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 258806200 (Profissional)
Moradas
- Avenida Capitão Gaspar de Castro, apartado 513, 4901 - 908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/09/19
Concluído
|
Educação [Education] (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade [Environmental and Sustainability Education]
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2014/09
Concluído
|
Doutoramento em Ciências [Science] (Doutoramento)
Especialização em Física
Universidade do Minho Departamento de Física, Portugal
"Kit "Energia, Ambiente e Sustentabilidade": uma estratégia para a promoção da Ciência na Guiné-Bissau [Kit "Energy, Environment
and Sustainability": a strategy for promoting Science in Guinea-Bissau ]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/09
Concluído
|
Ciências do Ambiente [Environmental Science] (Mestrado)
Especialização em Especialização em Ensino
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"Estudo da Qualidade do Ar: uma abordagem participativa para alunos do Ensino Secundário [Air Quality: a participatory approach
for secondary school students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2001/05/16
Concluído
|
Biologia [Biology] (Licenciatura)
Especialização em Ensino [Biology Education]
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2015/02 - 2016/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2003/09/01 - 2015/01 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/09/01 - 2007/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2005/09/01 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Working Group Member for the UNESCO Viana do Castelo Coastal Geopark Application | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2022 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical - Scientific Council] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2017 - Atual | Member of the Scientific Council of the Viana do Castelo Coastal Geopark | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal | ||
2018/09/01 - 2024/08/31 | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Coordinator of Master's Degree in Pre-school and Primary School Education] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2018/09 - 2023/08 | Coordenador do programa Eco-Escolas [Eco-Schools Program Coordinator] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019 - 2021 | Gestora do Processo Ambiente ESE-IPVC [ESE-IPVC Environment Process Manager] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2016/09 - 2018/07 | Gestora do Processo de Cooperação Internacional - Coordenadora Erasmus da ESE-IPVC [International Cooperation Process Manager - Erasmus Coordinator at ESE-IPVC] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2020/01 - 2023/01 | Membro integrado do Centro de Estudos Africanos (CEAUP) [Integrated Researcher at Center for African Studies of the University of Porto] | Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2024 | Kit "Energia, Ambiente e Sustentabilidade": uma estratégia para a promoção da Ciência na Guiné-Bissau
SFRH/PROTEC/67802/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Escolas Transformadoras III: strengthening the transformative role of higher education through the integration of Global Education
in the co-construction of knowledge and the involvement of educational communities
s/i
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2021 - 2023 | Escolas Transformadoras: oportunidades e desafios de transformação social a partir da integração da ED e para a Cidadania
Global no ensino superior [ET: opportunities and challenges for social transformation through the integration of Global Education
in higher education]
s/i
Investigador
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2020/10/07 - 2022/10/31 | INPEC+ (Intervenção na promoção de Estilos de Vida e Cidadania +) - Academias Gulbenkian do Conhecimento [INPEC+ (Intervention
in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +) - Gulbenkian Academies of Knowledge]
Investigador
|
Em curso
|
2017 - 2021 | GET UP AND GOALS! GLOBAL EDUCATION TIME: AN INTERNATIONAL NETWORK OF LEARNING AND ACTIVE SCHOOLS FOR SDGS
Investigador
|
European Union
Concluído
|
2018/07 - 2020/07 | Escolas Transformadoras, contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
Global na Escola [Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship
at School]
Investigador
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua |
2018/07 - 2020/07 | Escolas Transformadoras, contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School] | Camões Instituto da Cooperação e da Língua |
2015 - 2018 | GLOBAL SCHOOLS: EYD 2015 TO EMBED GLOBAL LEARNING IN PRIMARY EDUCATION
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2006/05 - 2008/09 | EuroLifeNet/Ciência Viva: Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar [EuroLifeNet/Ciência Viva: Learning/exercising
citizenship by measuring air quality]
CV/116-2005
Investigador
|
Ciência Viva
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10 | À Chuva e ao Sol: A importância do brincar no exterior. Um estudo realizado com crianças do pré-escolar. [In the rain and the sun: The importance of playing outside. A study with pre-school children] | XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2024/07 | Brincar ao ar livre com materiais de fim aberto: um estudo com crianças do Pré-Escolar [Outdoor play with open-ended materials: a study with pre-school children] | Porto Internatinal Conference on Research in Education 2024
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/04 | Construindo Escolas Transformadoras: O caso da ESE Viana do Castelo [Building transformative schools: the case of ESE Viana do Castelo] | INW2 4 CONFERENCE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07 | Educação fora de portas na formação inicial de professores e educadores: reconectar com a natureza em Viana do Castelo [Outdoor education in pre-service teacher training: reconnecting with nature in Viana do Castelo] | Fórum Interno do inED'23
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/11 | Get up! Pela diminuição das desigualdades mundiais [Get up! For the reduction of global inequalities] | IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/07 | Quando a pandemia co(n)vid(a) a refletir sobre as práticas pedagógicas: desafios e possibilidades da PES [When the pandemic invites us to reflect on pedagogical practices: challenges and possibilities for PES] | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21) [7th National Congress on Pedagogical Practices
in Higher Education (CNaPPES.21)]
Universidade de Aveiro [Aveiro University] (Aveiro, Portugal)
|
2020/11/13 | Projeto “Eco-Trilho ESE-IPVC Eco-Luzia”: Cruzar patrimónios em tempos de Pandemia [ESE-IPVC Eco-Luzia Eco-Trail’ project: Crossing heritages in pandemic times] | IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2020/11 | Energia e Sustentabilidade: uma proposta didática para o 1.ºCEB [Energy and Sustainability: a didactic proposal for Primary School] | IV Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento [IV International Congress ‘Education, Environment and Development’]
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2019/07/12 | Entrelaçando o Património: exploração do património natural e histórico-cultural na ESE-IPVC [ Connecting Heritage: exploring the natural and historical-cultural heritage at ESE-IPVC] | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Património Local [1st International Meeting
on Education and Societal Challenges. History Education and Local Heritage]
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/25 | From Ginkgo to Starfish: Teaching Early Childhood Teachers to use the outdoor environment | Professional Competences for Teaching in the 21st Century
University of Kragujevac, Faculty of Educationin Jagodina, Serbi¿ (Jagodina, Sérvia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2024 | A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar [The importance of playing outdoors: a study with
pre-school children]
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021 - 2024 | Conexão com a natureza no Jardim de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | (re)Descobrir o espaço exterior na Educação Pré–Escolar: por onde começar? [(Re)discovering the outdoors in pre-school education:
where to start?]
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | Valorizar o Património local com crianças em idade pré-escolar [Promoting local heritage with pre-school children]
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | Da avaliação à ação: proposta de melhoria do espaço exterior de um JI [From evaluation to action: a proposal to improve a
kindergarten's outdoor]
Coorientador
|
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | (h)istórias da História Local: À descoberta do património local com crianças em idade Pré-Escolar [(h)istories of Local History:
Discovering local heritage with pre-school children]
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | Escola” amiga dos Animais”: proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade ["Animal-friendly school": didactic proposal
for 3rd graders]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | Os 3 R’s: Estudo Investigativo com crianças em idade Pré-Escolar [The 3 R's: Research study with pre-school children]
Orientador
|
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022 - 2023 | Brincar em tempos de pandemia no Pré-Escolar: Conceções de Encarregados de Educação e de Educadores de Infância [Playing during
pandemic in Pre-School children: Conceptions of Parents and Kindergarten Teachers]
Coorientador
|
Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021 - 2022 | Impactos da COVID19 na vida das crianças: um estudo na Educação Pré-Escolar The impact of COVID-19 on children's lives: a
study in pre-school education][
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021 - 2022 | Abordagem da Diversidade na EPE como estratégia de inclusão [Addressing Diversity in Pre-school Education as an Inclusion
Strategy]
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021 - 2022 | Os Espaços exteriores como espaços de aprendizagem – Compreender o seu potencial [Outdoor spaces as learning spaces - Understanding
their potential]
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2021 - 2021 | A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar [The importance of playing outdoors: a study with
pre-school children]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2021 | Aprendo e descubro, In and Out: articulação de atividades dentro e fora de sala de aula [Learning and discovering, In and
Out: linking activities inside and outside the classroom]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2020 | “The Wonderful Bag”: proposta didática para uma maior sustentabilidade e eficiência energética
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020 - 2020 | Reduzir o plástico é divertido: uma proposta didática com alunos do 1.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2019 | Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2019 | A Hora do lanche: estratégias para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2019 | Mistérios na Quinta: atividades outdoor com uma turma do 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019 - 2019 | “À Descoberta dos Insetos”: uma proposta didática com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Implicações para a educação em ciências resultantes de uma ação pedagógica com orientação CTS, com alunos do 5º ano do 2º
CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 - 2014 | Comunicar para aprender: a utilização da linguagem científica por alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 - 2014 | Conhecimentos de alunos do 2º ciclo do ensino básico acerca da qualidade da água no mundo
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 - 2013 | Água e sustentabilidade : uma experiência didática no 5º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/05/23 - 2019/05/25 | Professional Competences for Teaching in the 21st Century (2019/05/23 - 2019/05/25)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019/03/29 - 2019/03/30 | 3.º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes de Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [3rd Forum of the
Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2019/03/29 - 2019/03/30)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/05 | A Biodiversidade e a Cidade de Aveiro: uma sequência didática para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais do 10.º ano
[Biodiversity and the City of Aveiro: a didactic sequence for the development of essential learning in the 10th grade]
Arguente
|
Bruno Filipe Laranjeira Pereira, (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/12/05 | BIOAC: Desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa [BIOAC: Unravelling the
biodiversity of cells and biomolecules through cooperative learning]
Arguente
|
Filipa Silveira Pessoa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/07/21 | Igualdade e equidade de género no 1º CEB: uma intervenção com crianças do 2º ano de escolaridade [Gender equality and equity
in primary school: an intervention with second graders]
Arguente
|
Eduarda Filipa Nunes Antunes. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021/05/28 | Ciências Naturais e Educação para a Saúde: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade [Natural Sciences and
Health Education: a proposal for a study with 6th grade students]
Arguente
|
Rui Miguel da Cunha Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020/01/17 | Ciências Naturais: um caminho para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Natural Sciences: a way forward for
Development Education and Global Citizenship]
Arguente
|
Manuela Sousa Franco Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/08/01 | Conceções sobre microrganismos: um estudo com uma turma do 6.º ano de escolaridade [Conceptions about microorganisms: a study
with a 6th grade class]
Arguente
|
Patrícia Vieira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/02/08 | Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: Entrecruzando saberes - uma abordagem no 2.º CEB [Development Education
and Natural Sciences: Crossing knowledge - an approach in the 2nd CEB ]
Arguente
|
Fátima Cristina Azevedo Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/07/12 - 2019/07/13 | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Património Local. [1st International Meeting on Education and Societal Challenges. History Education and Local Heritage] | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |