Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Cristina Oitavem Fonseca Rocha
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EC19-5A72-8F61
- ORCID iD
- 0000-0003-3865-7422
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2013 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - 2025 | Membro integrado de Centro de Investigação - Full member of Research Center | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | iMath PALOP
n/a
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
| 2023 - Atual | Professores de Matemática numa sociedade tecnológica - Mathematics teachers in a technologic society
2022.03892.PTDC
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
| 2018 - 2022 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática - Curricular Innovation and Success in Mathematics
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2016 - 2019 | 24.º problema de Hilbert - Hilbert's 24th problem
PTDC/MHC-FIL/2583/2014], 2016-2019
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2013 - 2015 | A noção da demonstração matemática - The notion of mathematical proof
PTDC/MHC-FIL/5363/2012
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
Atividades
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | ZDM (1863-9690) | Springer |
| 2021 - Atual | Educational Studies in Mathematics (0013-1954) | Springer |
| 2021 - Atual | Journal of Mathematics Teacher Education (1386-4416) | Springer |
| 2021 - Atual | Research in Mathematics Education (1479-4802) | Taylor & Francis |
| 2019 - Atual | Journal for Research in Mathematics Education (0021-8251) | National Council of Teachers of Mathematics |
| 2015 - Atual | Teaching Mathematics and its Applications An International Journal of the IMA (0268-3679) | Oxford Academic |
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Diretora associada da revista Quadrante - Associate Editor of the journal Quadrante (ISSN 2183-2838) | |
| 2021 - Atual | Membro do corpo editorial da revista Research in Mathematics Education - Member of the editorial board of the journal Research in Mathematics Education (ISSN:1479-4802) | Taylor & Francis Group, Reino Unido |
| 2014 - 2021 | Subdiretora da revista Educação e Matemática (ISSN 0871-7222) - Editor in chief of the journal Educação e Matemática (ISSN 0871-7222) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
Distinções
Prémio
| 2021 | Prémio de publicação científica CICS.NOVA 2021 - Scientific publication award CICS.NOVA 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
