???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Telma Elisabete de Oliveira Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Telma
  • Duarte, Telma Elisabete de Oliveira
  • de Oliveira Duarte, Telma Elisabete

Identificadores de autor

Ciência ID
EB16-314B-887A
ORCID iD
0000-0003-3099-4934

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2025
Em curso
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Didática das Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Marcadores conversacionais em conversas orais informais de estudantes hispanofalantes de Português Língua Estrangeira: Análise e implicações pedagógicas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2025
Em curso
Doctorado en Lenguas Modernas (Doctor)
Especialização em Estudios Portugueses y Brasileños
Universidad de Salamanca, Espanha
2023/10
Concluído
Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A construção de recursos digitais para o desenvolvimento de competências pragmáticas em aprendentes de PLNM: um contributo para o projeto internacional INCLUDEED" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/10
Concluído
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Cinco Unidades Didáticas com Provérbios - a produtividade dos provérbios na síntese e memorização de conhecimentos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/08
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Especialização em Português e Espanhol
Universidade de Aveiro, Portugal
2008
Concluído
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Pós-Graduação)
Instituto Piaget, Portugal
2006
Concluído
Necessidades Educativas Especiais (Pós-Graduação)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2003/05
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidad de Salamanca, Espanha
Universidad de Salamanca Facultad de Filología, Espanha
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Telma Duarte. "“Então” em produções orais de aprendentes hispanofalantes de PLNM". Portuguese Language Journal (2023): https://doi.org/10.56515/PLJ322303018.
    10.56515/PLJ322303018
  2. Conceição Carapinha; Cristina Martins; Telma Duarte. "Prevenção e gestão de conflitos através de cortesia linguística". Biblos (2023): https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-9_12.
    10.14195/0870-4112_3-9_12
  3. Telma Elisabete de Oliveira Duarte. "La colocación de pronombres personales clíticos en PLE: análisis de producciones escritas de aprendientes hispanohablantes". Tavira (2023): https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1102.
    10.25267/Tavira.2023.i28.1102
  4. Duarte, Telma. "Veinte años de la enseñanza de español en la Universidad de Coimbra (1980-2000)". Boletín de la Sociedad Española de Historiografía Lingüística 10 (2016): 155-172.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. de Oliveira Duarte, Telma Elisabete. "Acerca de privilégios masculinos – modalização, polifonia e argumentação numa crónica de Paula Cosme Pinto". 2025.
    No prelo
  2. de Oliveira Duarte, Telma Elisabete. "A evolução da interlíngua de aprendentes hispanofalantes de PLE de nível intermédio: uma análise comparativa de erros gramaticais". 2025.
    No prelo
  3. de Oliveira Duarte, Telma Elisabete. "A revolução na/da PO.EX: poesia e (contra)discurso". 2025.
    No prelo
  4. de Oliveira Duarte, Telma Elisabete. "Considerações sobre o plano de texto em textos de opinião elaborados por alunos hispanofalantes de Português Língua Estrangeira de nível B2". In Mundos de Língua Portuguesa, Olhares Cruzados (I), Temas de Linguística e Didática, 215-236. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024.
    Publicado
  5. Duarte, Telma. "Desvios de flexão verbal em produções escritas de aprendentes anglófonos de PLE". In Pelos mares da Língua Portuguesa, 271-291. UA Editora, 2023.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Duarte, Telma. "Cornelia Plag, Conceição Carapinha, Ana Paula Loureiro (coords.), Marcadores Discursivos e(m) Tradução III, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022, 189 p.". (2023): 319-322.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 Pragmatic knowledge and migrant inclusion: examples from European Portuguese 22th International Conference on Pragmatics and Language Learning
Indiana University (Bloomington - IN, Estados Unidos)
2024/10 Os marcadores conversacionais no ensino de português como língua estrangeira a hispanofalantes: primeiras conclusões. 40.º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (São Miguel , Portugal)
2024/10 Sobre o uso de então por aprendentes hispanofalantes de PLE (nível B2) em conversas orais informais IV Jornada sobre Marcadores Discursivos
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/08 A oralidade no ensino de PLE a aprendentes hispanofalantes XIII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Duke University (Durham - NC, Estados Unidos)
2024/06 Why and how to teach conversational markers? L2 Portuguese teachers’ beliefs Discourse Markers in Romance Languages (DISROM 8)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/08/04 Então em produções orais de aprendentes de PLNM – algumas considerações XII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Northwestern University (Evanston - Illinois, Estados Unidos)
2023/01/26 A colocação dos pronomes pessoais clíticos em produções escritas de aprendentes hispanofalantes de PLE em contexto de imersão IV Congrés Internacional sobre l’ensenyament de la gramàtica
Facultad de Magisterio de la Universidad de Valencia (Valência, Espanha)
2022/05/05 Desvios de flexão verbal em produções escritas de aprendentes anglófonos de PLE 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/07/28 Considerações sobre o plano de texto em textos de opinião elaborados por alunos hispanofalantes de Português Língua Estrangeira de nível B2 XIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
online
2016/10 El que la sigue, la consigue – una propuesta didáctica para la inclusión de la fraseología en la clase de ELE XXXI Congreso de la Asociación de Jóvenes Lingüistas
Universidad de Vigo (Vigo, Espanha)
2016/07/09 1980/1981 – 1999/2000 – vinte anos de Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Espanhóis na Universidade de Coimbra Colóquio SIHFLES2016 “Innovations pédagogiques dans l’enseignement des languages ètrangères: perspective historique (XVIe – XXIe siècle)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
Distinções

Prémio

2024 Bolsa de Estudo por Mérito
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal

Outra distinção

2024 Quadro de Mérito UC 2022/2023