Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Telma Elisabete de Oliveira Duarte
Nomes de citação
- Duarte, Telma
- Duarte, Telma Elisabete de Oliveira
- de Oliveira Duarte, Telma Elisabete
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EB16-314B-887A
- ORCID iD
- 0000-0003-3099-4934
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
| Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2025
Em curso
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Didática das Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Marcadores conversacionais em conversas orais informais de estudantes hispanofalantes de Português Língua Estrangeira: Análise
e implicações pedagógicas
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2025
Em curso
|
Doctorado en Lenguas Modernas (Doctor)
Especialização em Estudios Portugueses y Brasileños
Universidad de Salamanca, Espanha
|
|
|
2023/10
Concluído
|
Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A construção de recursos digitais para o desenvolvimento de competências pragmáticas em aprendentes de PLNM: um contributo
para o projeto internacional INCLUDEED" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2013/10
Concluído
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Cinco Unidades Didáticas com Provérbios - a produtividade dos provérbios na síntese e memorização de conhecimentos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2011/08
Concluído
|
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Especialização em Português e Espanhol
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
|
2008
Concluído
|
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Pós-Graduação)
Instituto Piaget, Portugal
|
|
|
2006
Concluído
|
Necessidades Educativas Especiais (Pós-Graduação)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
|
|
2003/05
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidad de Salamanca, Espanha |
| Universidad de Salamanca Facultad de Filología, Espanha |
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Revisão de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/10 | Pragmatic knowledge and migrant inclusion: examples from European Portuguese | 22th International Conference on Pragmatics and Language Learning
Indiana University (Bloomington - IN, Estados Unidos)
|
| 2024/10 | Os marcadores conversacionais no ensino de português como língua estrangeira a hispanofalantes: primeiras conclusões. | 40.º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (São Miguel , Portugal)
|
| 2024/10 | Sobre o uso de então por aprendentes hispanofalantes de PLE (nível B2) em conversas orais informais | IV Jornada sobre Marcadores Discursivos
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2024/08 | A oralidade no ensino de PLE a aprendentes hispanofalantes | XIII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Duke University (Durham - NC, Estados Unidos)
|
| 2024/06 | Why and how to teach conversational markers? L2 Portuguese teachers’ beliefs | Discourse Markers in Romance Languages (DISROM 8)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/08/04 | Então em produções orais de aprendentes de PLNM – algumas considerações | XII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Northwestern University (Evanston - Illinois, Estados Unidos)
|
| 2023/01/26 | A colocação dos pronomes pessoais clíticos em produções escritas de aprendentes hispanofalantes de PLE em contexto de imersão | IV Congrés Internacional sobre l’ensenyament de la gramàtica
Facultad de Magisterio de la Universidad de Valencia (Valência, Espanha)
|
| 2022/05/05 | Desvios de flexão verbal em produções escritas de aprendentes anglófonos de PLE | 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2021/07/28 | Considerações sobre o plano de texto em textos de opinião elaborados por alunos hispanofalantes de Português Língua Estrangeira de nível B2 | XIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
online
|
| 2016/10 | El que la sigue, la consigue – una propuesta didáctica para la inclusión de la fraseología en la clase de ELE | XXXI Congreso de la Asociación de Jóvenes Lingüistas
Universidad de Vigo (Vigo, Espanha)
|
| 2016/07/09 | 1980/1981 – 1999/2000 – vinte anos de Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Espanhóis na Universidade de Coimbra | Colóquio SIHFLES2016 “Innovations pédagogiques dans l’enseignement des languages ètrangères: perspective historique (XVIe
– XXIe siècle)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
Distinções
Prémio
| 2024 | Bolsa de Estudo por Mérito
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
|
Outra distinção
| 2024 | Quadro de Mérito UC 2022/2023 |
