Identification
Personal identification
- Full name
- Telma Elisabete de Oliveira Duarte
Citation names
- Duarte, Telma
- Duarte, Telma Elisabete de Oliveira
- de Oliveira Duarte, Telma Elisabete
Author identifiers
- Ciência ID
- EB16-314B-887A
- ORCID iD
- 0000-0003-3099-4934
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Portuguese (Mother tongue) | |||||
| English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | |
| German | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
| French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
| Spanish; Castilian | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2025
Ongoing
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Major in Didática das Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Marcadores conversacionais em conversas orais informais de estudantes hispanofalantes de Português Língua Estrangeira: Análise
e implicações pedagógicas
" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
|
2025
Ongoing
|
Doctorado en Lenguas Modernas (Doctor)
Major in Estudios Portugueses y Brasileños
Universidad de Salamanca, Spain
|
|
|
2023/10
Concluded
|
Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A construção de recursos digitais para o desenvolvimento de competências pragmáticas em aprendentes de PLNM: um contributo
para o projeto internacional INCLUDEED" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
|
2013/10
Concluded
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Cinco Unidades Didáticas com Provérbios - a produtividade dos provérbios na síntese e memorização de conhecimentos" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
|
2011/08
Concluded
|
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Major in Português e Espanhol
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
|
2008
Concluded
|
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Pós-Graduação)
Instituto Piaget, Portugal
|
|
|
2006
Concluded
|
Necessidades Educativas Especiais (Pós-Graduação)
Major in Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
|
|
2003/05
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2024/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidad de Salamanca, Spain |
| Universidad de Salamanca Facultad de Filología, Spain |
Outputs
Publications
| Book chapter |
|
| Book review |
|
| Journal article |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2024/10 | Pragmatic knowledge and migrant inclusion: examples from European Portuguese | 22th International Conference on Pragmatics and Language Learning
Indiana University (Bloomington - IN, United States)
|
| 2024/10 | Os marcadores conversacionais no ensino de português como língua estrangeira a hispanofalantes: primeiras conclusões. | 40.º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (São Miguel , Portugal)
|
| 2024/10 | Sobre o uso de então por aprendentes hispanofalantes de PLE (nível B2) em conversas orais informais | IV Jornada sobre Marcadores Discursivos
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2024/08 | A oralidade no ensino de PLE a aprendentes hispanofalantes | XIII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Duke University (Durham - NC, United States)
|
| 2024/06 | Why and how to teach conversational markers? L2 Portuguese teachers’ beliefs | Discourse Markers in Romance Languages (DISROM 8)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/08/04 | Então em produções orais de aprendentes de PLNM – algumas considerações | XII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Northwestern University (Evanston - Illinois, United States)
|
| 2023/01/26 | A colocação dos pronomes pessoais clíticos em produções escritas de aprendentes hispanofalantes de PLE em contexto de imersão | IV Congrés Internacional sobre l’ensenyament de la gramàtica
Facultad de Magisterio de la Universidad de Valencia (Valência, Spain)
|
| 2022/05/05 | Desvios de flexão verbal em produções escritas de aprendentes anglófonos de PLE | 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2021/07/28 | Considerações sobre o plano de texto em textos de opinião elaborados por alunos hispanofalantes de Português Língua Estrangeira de nível B2 | XIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
online
|
| 2016/10 | El que la sigue, la consigue – una propuesta didáctica para la inclusión de la fraseología en la clase de ELE | XXXI Congreso de la Asociación de Jóvenes Lingüistas
Universidad de Vigo (Vigo, Spain)
|
| 2016/07/09 | 1980/1981 – 1999/2000 – vinte anos de Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Espanhóis na Universidade de Coimbra | Colóquio SIHFLES2016 “Innovations pédagogiques dans l’enseignement des languages ètrangères: perspective historique (XVIe
– XXIe siècle)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
Distinctions
Award
| 2024 | Bolsa de Estudo por Mérito
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
|
Other distinction
| 2024 | Quadro de Mérito UC 2022/2023 |
