???global.info.a_carregar???
Marcela is a PhD candidate in Communication Studies at Universidade Católica Portuguesa (since 2022). She holds a master’s degree in Business Administration (Unihorizontes), an MBA in Marketing (FGV), and a postgraduate degree in Strategic Business Management (PUC Minas). She has extensive experience in both academic and market settings. She has worked as an organizational consultant, mentor, speaker, and trainer in various companies. She is an expert in the Disney Management Methodology, with work experience at the Walt Disney World Resort (2003/2004) and a course from the Disney Institute (2011), acquiring profound knowledge in service excellence and customer experience. From 2008 to 2022, she worked as a university lecturer in undergraduate and postgraduate programs, including executive education at renowned institutions in Brazil such as Fundação Getúlio Vargas – FGV. At Senac Minas, she worked as a lecturer and a coordinator of the postgraduate program in Marketing, where she also led the team that developed the technical program in Marketing at the institution. She is currently an invited assistant lecturer at the Faculty of Human Sciences (FCH) and a researcher on projects at the Research Centre on Peoples and Cultures (CEPCEP), in addition to being affiliated with the Research Centre for Communication and Culture (CECC) at Universidade Católica Portuguesa. Her main research interests are marketing, digital communication, and digital transformation, encompassing social media, AI, and emerging technologies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcela França
Data de nascimento
1976/05/26
Género
Feminino

Nomes de citação

  • França, Marcela
  • França, Marcela G V

Identificadores de autor

Ciência ID
E414-BB82-8FE6
ORCID iD
0000-0001-5675-1231

Endereços de correio eletrónico

  • mafranca@ucp.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/12 - 2025/06/30
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Digital
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/02/01 - 2015/04/08
Concluído
Mestrado em Administração (Master)
Especialização em Organização e Estratégia
Centro Universitário Unihorizontes, Brasil
"Do mal-estar gerencial ao estresse: as fontes de tensão de coordenadoras de curso de Instituições de Ensino Superior privadas de Belo Horizonte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A | 92,25 em 100 valores (Brasil) | Conversão para Portugal: 18,45
2008/05/10 - 2010/03/15
Concluído
MBA em Marketing (Postgraduate Certificate)
Especialização em Marketing
Fundação Getúlio Vargas Educação Executiva, Brasil
"Trabalho de Conclusão de Curso: Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Vaccinar Ind. e Com. Ltda." (TESE/DISSERTAÇÃO)
8,57 em 10 valores (Brasil) | Coversão para Portugal: 17,14
2003/02/03 - 2007/12/14
Concluído
Administração em Marketing (Bachelor)
Especialização em Marketing
Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
"Relatório de estágio: Marketing de Serviços, uma análise mercadológica da prática pedagógica do curso de Administração em Marketing do Centro Universitário Newton Paiva." (TESE/DISSERTAÇÃO)
92,7 em 100 valores (Brasil) | Conversão para Portugal: 18,54
2005/01/05 - 2006/06/30
Concluído
Gestão Estratégica de Negócios (Postgraduate Certificate)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
"Monografia: Plano de marketing estratégico para uma rede de lanchonetes de Belo Horizonte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
92 em 100 valores (Brasil) | Conversão para Portugal: 18,4
1995/08/07 - 2000/06/30
Concluído
Educação Física (Desporto) (Licence)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
"Trabalho de Conclusão de Curso: Diagnóstico da relação professor-aluno-ambiente em aulas de educação física de uma escola particular da zona oeste de Belo Horizonte." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/06 - 2024/02/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/04/04 - 2022/06/30 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Fundação Getúlio Vargas Educação Executiva, Brasil
Fundação Getúlio Vargas Educação Executiva, Brasil
2011/10/10 - 2022/06/30 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Senac Minas, Brasil
Senac Minas, Brasil
2015/10/05 - 2016/12/19 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário Unihorizontes, Brasil
Centro Universitário Unihorizontes, Brasil
2008/02/04 - 2012/07/13 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. França, Marcela G V. "Brasileiros a descobrir Portugal como destino. A arte de influenciar e ser influenciado pelos conteúdos do media sociais". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SOPCOM, Braga, 2024.
  2. França, Marcela G V. "Binary crossroads: Decoding the dual nature of digital tools in Higher Education". Trabalho apresentado em Lisbon Winter School for the Study of Communication: Media and Ambivalence, Lisboa, 2024.
  3. França, Marcela G V. "Um idioma, duas nacionalidades, muitas semelhanças e diferenças. Viva a diversidade!". Trabalho apresentado em Congresso Em Português, Lisboa, 2023.
  4. França, Marcela G V. "Don't label me! I, myself and my social media". Trabalho apresentado em 43rd APEAA Conference Culture(s) of the self, Lisboa, 2023.
Artigo em revista
  1. França, Marcela G. V; Bomfim, Eduardo M.. "Gerenciamento de Filas Virtuais: uma abordagem qualitativa da complexidade de organização e de controle de aspectos tangíveis do ambiente físico para filas de espera em operações de call center". Pós em Revista _ Núcleo de Publicações Acadêmicas do Centro Universitário Newton Paiva 6 (2013): https://www.academia.edu/20576330/Gerenciamento_de_Filas_Virtuais_uma_abordagem_qualitativa_da_complexidade_de_organiza%C3%A7%C3%A3o_e_de_controle_de_aspectos_tang%C3%ADveis_do_ambiente_f%C3%ADsico_para_filas_de_espera_em_opera%C3%A7%C3%B5es_de_call_center?email_work_card=view-paper.
    Acesso aberto • Publicado
Resumo em conferência
  1. Marcela França. "Brasileiros a descobrir Portugal como destino. A arte de influenciar e ser influenciado pelos conteúdos do media sociais". Trabalho apresentado em XIII SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades, Braga, 2024.
    Publicado
  2. Marcela França. "Binary crossroads: decoding the dual nature of digital tools in higher education". Trabalho apresentado em 4th Lisbon Winter School for the Study of Communication: Media and Ambivalence, 2024.
    Publicado
  3. Marcela França. "Um idioma, duas nacionalidades, muitas semelhanças e diferenças: viva a diversidade!". Trabalho apresentado em Congresso Em Português: falar, viver e pensar no século XXI, Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Marcela França. "Don't label me!: I, myself and my social media". Trabalho apresentado em 43rd APEAA Meeting – Cultures of the Self. Portuguese Association for Anglo-American Studies
    , Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Do mal-estar gerencial ao estresse: as fontes de tensão de coordenadoras de cursos de Instituições de Ensino Superior privadas de Belo Horizonte". Mestrado, Centro Universitário Unihorizontes, 2015. https://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2015/04/MARCELA-GLEICE-VILELA-FRAN%C3%87A.pdf.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/11/04 - 2024/11/04 Projeto U©P2 Mental Health: Sistema integrado de promoção de saúde mental
Outro
Projeto U©P2 Mental Health: Sistema integrado de promoção de saúde mental
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/11/07 - 2023/10/30 Fui convidada pelo diretor do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação, o professor Dr. Nelson Ribeiro, para integrar a comissão que produz o relatório anual da qualidade deste curso em 2022/2023 e 2023/2024.
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/12/14 - 2013/12/14 Banca examinadora de TCC, pós-graduação em Marketing: Froeder, S. V., A importância do branding para o reposionamento de uma marca e o redesign do seu logotipo; Domingos, G. O., Crescimento do consumo de cosméticos no Brasil: fatores de influência; Domingues, F. O neuromarketing como influenciador de compra; Pereira, E. J. Marketing olfativo como influência no consumo de café. Estudo de caso do Puro Café; Oliveira, A. B. Comportamento de consumo nas decisões de compa; Silveira, F. S. A importância do marketing esportivo para a visibilidade da marca Senac Minas, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/06 - 2024/02/02 Marketing e Publicidade Línguas Estrangeiras Aplicadas (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/06/01 - 2022/06/30 Marketing MBA em Marketing (Postgraduate Certificate) Fundação Getúlio Vargas Educação Executiva, Brasil
2016/04/04 - 2022/06/30 Liderança Pós em Administração (Postgraduate Certificate) Fundação Getúlio Vargas Educação Executiva, Brasil
2015/02/02 - 2022/06/30 Marketing Pessoal e Mídias Sociais MBA em Gestão Empresarial (Postgraduate Certificate) Faculdade Senac Minas - Unidade Belo Horizonte, Brasil
2011/10/10 - 2022/06/30 Marketing MBA em Gestão Empresarial (Postgraduate Certificate) Faculdade Senac Minas - Unidade Belo Horizonte, Brasil
2011/10/10 - 2022/06/30 Liderança e Desenvolvimento de Equipes MBA em Gestão de Pessoas (Postgraduate Certificate) Senac Minas, Brasil
2011/10/10 - 2020/07/31 Comunicação e Endomarketing Gestão Empresarial (Postgraduate Certificate) Faculdade Senac Minas - Unidade Belo Horizonte, Brasil
2015/10/05 - 2016/12/19 Marketing Estratégico Administração (Bachelor) Centro Universitário Unihorizontes, Brasil
2013/02/04 - 2016/12/17 Planejamento de Estratégias de Marketing - PEM MBA em Inovação e Empreendedorismo (Postgraduate Certificate) Faculdade Pitágoras de Divinópolis, Brasil
2008/02/04 - 2012/07/13 Desenvolvimento Gerencial e Organizacional Administração (Bachelor) Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
2008/02/04 - 2012/07/13 Marketing de Serviços Administração em Marketing (Bachelor) Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
Distinções

Prémio

2008 Melhor Trabalho de Conclusão de Curso -TCC / Relatório de Estágio
Centro Universitário Newton Paiva, Brasil
2003 Aluna Destaque do Curso
Centro Universitário Newton Paiva - Campus Carlos Luz, Brasil

Título

2018 Honra ao Mérito - Professora Homenageada
Faculdade de Minas Belo Horizonte, Brasil
2009 Honra ao Mérito - Professora Homenageada
Centro Universitário Newton Paiva, Brasil