???global.info.a_carregar???
Luís Miguel Almeida é Geógrafo, professor de Geografia e de História no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional (FCSH-NOVA), realizou uma pós-graduação em Gestão do Território, vertente Território e Desenvolvimento (FCSH-NOVA) e concluiu o mestrado em Ensino da História e da Geografia (FCSH-NOVA). Concluiu, em 2021, o doutoramento em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde defendeu uma tese intitulada de “Literacia em Avaliação de Professores: Desenvolvimento e Aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)”. O seu percurso profissional tem estado intimamente ligado ao ensino e aos Sistemas de Informação Geográfica. No domínio dos Sistemas de Informação Geográfica desempenhou funções de assistente de investigação na NOVA IMS e já desempenhou funções em várias empresas do setor público e do setor privado, onde se destacam a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Municípia, a Primesoft e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia. No domínio do ensino, desempenha, atualmente, a função de professor no Colégio Atlântico, onde leciona as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2ºCiclo) e as disciplinas de História (3ºCiclo) e Geografia (3ºCiclo). Possui igualmente experiência no ensino superior, onde lecionou como monitor no Departamento de Geografia e Planeamento Regional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luis Miguel Pires Almeida
Data de nascimento
1983/06/05

Nomes de citação

  • Almeida, Luis

Identificadores de autor

Ciência ID
E113-C126-0B84
ORCID iD
0000-0001-9655-5876
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Literacia em avaliação de professores: Desenvolvimento e aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2018
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Literacia em avaliação dos mestrandos em ensino. Evolução e perceções sobre o aprender a avaliar na formação inicial de professores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Avaliação das aprendizagens em História e em Geografia: uma experiência em Estágio Pedagógico. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/09/01 - 2007/06/30
Concluído
Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2017 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2012 - 2012 Gestão de Ciência e Tecnologia Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Atlântico, Portugal
2017 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Académico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2016 LanDyn - Land use and cover change in Continental Portugal: characterization, driving forces and future scenarios
PTDC/CS-GEO/101836/2008
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2017 Modelo SIG para a delimitação da Reserva Ecológica Nacional de Almeirim
RENALMEIRIM
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluído
2013 - 2017 SIGGESC - Sistema de Informação Geográfica de Carreiras.
SIGGESC
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Plano Zambeze - Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Plano Multisectorial da Província e parte do Vale do Zambeze (PM) e Plano Especial de Ordenamento Territorial da Província de Tete (PEOTT)
PlanoZambeze
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2009 - 2012 New strategies to help homeless people in Lisbon city area
Homeless
Assistente de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010 Sistemas de Informação Geográfica no estudo do envelhecimento na cidade de Lisboa
ProjetoEqual
Desenvolvimento técnico
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "DO TEACHERS' CONTINUOUS TRAINING IMPROVE ASSESSMENT LITERACY?". 2021.
    Publicado • 10.35603/sws.iscss.2021/s08.34
  2. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "Literacia em avaliação de mestrandos em ensino: Dimensões em análise". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2019.
    Publicado
  3. Painho, Marco; Almeida, Luis. "SPATIAL DATA INFRASTRUCTURE FOR THE ZAMBEZI VALLEY (MOZAMBIQUE)". 2015.
    10.5593/SGEM2015/B22/S11.134
  4. Painho, Marco; Almeida, Luis. "THE USE OF GIS IN THE STUDY OF BUS LINES: THE CASE OF LISBON AND OPORTO METROPOLITAN AREAS". 2014.
    10.5593/SGEM2014/B23/S11.125
  5. Painho, M.; de Oliveira, T.H.; Almeida, L.M.; Boieiro, I.; Roxo, M.; Seabra, I.. "The use of gis in the study of bus lines the case of Lisbon and Oporto metropolitan areas". 2014.
Artigo em revista
  1. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação 36 1 (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    https://doi.org/10.21814/rpe.24079